O Boeing 737-200 estacionado desde
2004 em uma área remota do Aeroporto de Confins já tem um novo dono. A
aeronave, fabricada em 1969, foi arrematada por R$ 92 mil em um leilão no dia
30 de outubro. A reportagem do Vrum conversou com o vencedor do leilão, um
empresário de Belo Horizonte que preferiu não se identificar e nem informar a
finalidade da compra do Boeing.
O comprador, sócio em um grupo empresarial do ramo
hoteleiro e imobiliário em Minas, disse que, em breve, a aeronave será exposta
ao público e que ele faz questão de preservar a memória do PP-SMA, prefixo do
Boeing, que foi o primeiro 737 a voar na América Latina e recordista por voar
mais tempo em uma única companhia aérea. O novo dono do avião informou que, por
causa da importância histórica desta unidade, a Boeing entrou em contato com
ele fazendo uma excelente oferta para comprá-la e levá-la para o museu dela em
Seattle, nos Estados Unidos, além de oferecer um outro avião semelhante na
troca pelo PP-SMA, mas a oferta foi recusada.
Apesar do precário estado de conservação da
fuselagem, o interior da cabine principal se manteve praticamente intacto, com
as poltronas em couro e revestimentos em bom estado. Já na cabine de comando,
faltam diversos equipamentos, mas que o empresário já está providenciando para
deixar o cockpit original. Como o avião não ostenta mais as turbinas acopladas
às asas, o vencedor do leilão disse que irá colocar as carenagens para que a
aparência externa seja idêntica a de um avião ainda em operação.
Cabine de passageiros
Poltronas em couro
O empresário pretende pintar o
avião novamente com as cores da Vasp, no mesmo esquema de quando ela deixou de
operar, para isso, está buscando uma autorização para usar a marca da companhia
aérea, que teve a falência confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)
em junho de 2013. O investimento somente na reforma da aeronave é de cerca de
R$ 90 mil, mas os valores para o desmonte e translado da aeronave não foram
revelados.
O Boeing deverá deixar o Aeroporto
de Confins em no máximo 30 dias, segundo o comprador e a logística já vem sendo
estudada com as autoridades de trânsito e com a Infraero. "Temos algumas
ideias legais, mas no momento não vamos revelar, mas os admiradores da aviação
irão gostar", disse o comprador em tom misterioso.
Bom pessoal é isso esta noticia foi publicada ontem pelo portal de
noticias automobilísticas Vrum, e até onde vi é uma realidade, e fico
muito feliz com esta iniciativa, e quero sim ver o SMA montado e
pintado, uma pena não velo novamente em voo, mas velo montado guardado e
sendo cuidado já me vale, porem devo ressaltar que este trabalho deve
demorar, tendo em vista o estado da aeronave, inclusive de seu cockpit;
Situação do cockpit
Painel faltando os avionicos
Situação do Overhead
Visual da cabine
Si a ideia
for restaurá-lo, por completo este sera o ponto mais trabalhoso tendo
em vista a fata de praticamente todos os avionicos e painéis dos mais
diversos sistemas, acredito que uma saída seria a compra de peças dos
outros aviões antes que eles sejam desmanchados.
Mas
agradecemos a iniciativa do empresario misterioso e desejamos sucesso em
sua caminhada e assim que estiver pronto eu estarei lá pra ver esta
bela ave.
MANUTENÇÃO DE AERONAVES
Carlos Henrique Peroni jr
yeezy boost 350
ResponderExcluirgolden goose outlet
birkin bag
off white hoodie
hermes bag
kd 13
jordan retro
giannis shoes
kyrie 6 shoes
kyrie shoes