Representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e empresas aéreas (que formam a comissão paritária) se reuniram na semana passada (09/09) para discutir a forma de pagamento das diárias internacionais para os aeronautas, cumprindo uma cláusula antiga da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Criada recentemente, a Comissão Paritária tem por objetivo atender à reivindicação antiga do sindicato e os anseios dos aeronautas, pois o sindicato alega que em algumas localidades os valores praticados não são suficientes para uma alimentação adequada, seja nos hotéis de pernoites ou nos restaurantes próximos.
O encontro da semana passada foi mais informativo, onde as empresas que fazem voos de longa distância – GOL e TAM – apresentaram suas regras e valores pagos pelas diárias internacionais, confira abaixo:
Em função disso, o Portal Meio Aéreo, em parceria com o SNA pede aos tripulantes que enviem, até o dia 29/9, por e-mail (contato@meioaereo.com) ou via correio (Av. Franklin Roosevelt nº 194 salas 802/805 – Rio de Janeiro – RJ) cópias dos cardápios de hotéis de pernoite e de restaurantes e similares que ficam nas imediações desses hotéis.
Tais documentos serão fundamentais para a próxima reunião da Comissão, no dia 30/9, e servirão como dados concretos para o início das negociações.
Diárias nacionais
O SNA aproveitou o encontro para exigir, novamente, que a empresa GOL regularize a forma de pagamento das diárias nacionais (que são pagas após o tripulante ter voado). Ao contrário do que acontece na empresa TAM (onde diárias são depositadas antecipadamente e há uma compensação semanal), a GOL faz pagamentos quinzenais, ou seja: nos voos do dia 5 ao dia 19 o aeronauta recebe as diárias somente no dia 30 do mês e nos voos de 4 a 20, recebe o pagamento no dia 15 do mês seguinte.
E vocês leitores que já voam ou ainda buscam uma colocação, o que acham do valor das diárias e as opções que temos de locais para nos alimentarmos em pernoites? Dê sua opinião, é importante!Meio Aéreo