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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aponte seu celular para o céu e receba as informações das aeronaves que estão voando no momento

O Plane Finder AR parece ser o dispositivo dos sonhos para todos spotters de aviação, pois é um aplicativo para smartphone que utiliza realidade aumentada a qual rastreia e mostra os detalhes das aeronaves que estão passando sobre a sua cabeça.

O novo aplicativo para smartphones Plane Finder AR mostra no display do aparelho as informações das aeronaves que estão passando no exato momento no céu sobre o usuário.

O novo aplicativo Plane Finder AR é da mesma família do aplicativo Plane and Ship Finder para o iPhone, utilizando a informação da existente posição global juntamente com a tecnologia de realidade aumentada (AR) para apontar a localização da aeronave em relação ao usuário do celular.

O novo programa utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada e o sistema de posicionamento global do aparelho para disponibilizar as informações mostradas no dispositivo.

E teoria, onde quer que o aplicativo for acionado e o usuário apontar para o céu, detalhes de todas aeronaves serão mostrados no dispositivo, tais como número de voo, prefixo da aeronave, velocidade, altitude e a distância para o usuário.

O Plane Finder informa apenas as aeronaves com o equipamento ADS-B que permitirá a apresentação no serviço AR.

Muitas pessoas reclamaram no início que o sistema tem alguma falta de cobertura e baixa acuracidade, apesar de ser uma “ótima ideia” e que estão buscando as melhorias durante a execução.

loucos por aeromodelismo


1° Concurso de Fotografia da Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça está promovendo o seu 1° Concurso de Fotografia, aberto ao público em geral, fãs e profissionais.

O objetivo é retratar a Esquadrilha da Fumaça, suas aeronaves, tripulantes e o público, valendo apenas fotos tiradas pelo próprio inscrito, históricas ou tiradas nas apresentações do ano de 2010.

Os participantes poderão inscrever até no máximo três fotos por categoria.

Mais informações sobre como se inscrever, regulamentos e formas de envio do material, poderão ser acessadas aqui.

Poder Aéreo

Atenção aeronautas da GOL/VRG: assembleia dia 24/09


O SNA convoca todos os aeronautas da GOL/VRG para assembleia que será realizada na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro, às 10h em primeira convocação e às 10h30 em segunda e última convocação na Sede (Rio de Janeiro) e Subsede (São Paulo), para deliberação da proposta final apresentada pela empresa.
sna

Russian Technologies compra 50 Boeing 737



A empresa russa Russian Technologies assinou um acordo com a fabricante de aviões Boeing para comprar 50 aviões Boeing 737 Next Generation, o preço estimado de $ 3,700 milhões (2.837.000 €).

Oa aviões então adquiridos pela Russian Technologies deverão ser entregues entre 2013 e 2016.

Casa de ferreiro



Acredite. Dois ladrões entraram quarta na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio, e levaram uma refém, funcionária do Banco Real que fica no quartel.
Ela foi solta do lado de fora.

Segue...

O objetivo era assaltar o banco. Mas o gerente desconfiou e alertou a segurança militar.
Ainda assim, eles fugiram com a moça. Foi instaurado um inquérito militar.

ANCELMO GOIS

Queda de pequeno avião deixa dois mortos na França

Acidente ocorreu a 10 km do local da decolagem, próximo a Roanne.
Motivos ainda são desconhecidos, segundo a polícia.


Policiais e bombeiros observam destroços de pequeno avião de turismo que caiu nesta quarta-feira (22) em Saint-Romain-la-Motte, próximo à cidade francesa de Roanne.

Policiais e bombeiros observam destroços de pequeno avião de turismo que caiu nesta quarta-feira (22) em Saint-Romain-la-Motte, próximo à cidade francesa de Roanne. (Foto: AFP)
Os dois ocupantes, policiais da reserva de cerca de 40 anos, morreram. Eles haviam decolado do aeroporto de Roanne e caíram cerca de dez quilômetros depois, por motivos ainda desconhecidos.
Os dois ocupantes, policiais de cerca de 40 anos, morreram. Eles haviam decolado do aeroporto de Roanne e caíram cerca de dez quilômetros depois, por motivos ainda desconhecidos. (Foto: AP)

G1

Aviação agrícola cresce 8% em 2010


A aviação agrícola brasileira passa por um momento peculiar. Com faturamento de R$ 600 milhões em 2009 e crescimento estimado entre 5% e 8% para 2010, as 231 empresas que terceirizam aviões para pulverização de defensivos agrícolas em lavouras como de soja, milho e trigo, buscam ampliar a participação de novas culturas no seu faturamento.

As plantações tradicionais respondem por 80% da receita dessas empresas. Mas elas querem elevar a fatia proveniente da pulverização aérea de plantações de verduras e frutas, por exemplo, que respondem por 20% do movimento financeiro do setor.

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) informa que, atualmente, 25% do total de terras tratadas no Brasil são pulverizadas por aviões, o maior nível da história desse setor. O restante é feito por máquinas terrestres.

PORKWORLD

CHARGE PESQUISA


Promoção relâmpago da Azul tem passagens por R$5


Em comemoração à marca de 5 milhões de passageiros transportados a Azul acaba de colocar no ar uma promoção relâmpago: comprando passagens de ida e volta a volta sai por apenas R$5.

Nós já verificamos e de fato a promoção está valendo e não aumentaram o valor da ida! Brasília – São Paulo por Exemplo tá custando apenas R$134 e você ainda consegue desconto de 10% se usar o código promocional azul, assim esse trecho sair por apenas R$120.

As passagens dessa promoção estão sendo vendidas apenas até as 17h de hoje 22/09/2010.

As viagens podem ser realizadas em três períodos:
– 22/09 a 05/10/10
– 09/10 a 11/10/10
– 14/10 a 28/10/10

O site da Azul já está congestionado, mas você pode comprar também em agências de turismo.

melhores destinos

Making of do aviãozinho da GOL


Pós-Graduação em Segurança da Aviação Civil



Curso de Pós-Graduação em Segurança da Aviação Civil



Perfil do Profissional:
Este curso pretende levar o profissional a raciocinar segundo conceitos e teorias indispensáveis à prática administrativa da Segurança na Aviação, analisando e resolvendo situações variadas e complexas. A proposta é formar agentes de mudanças e de inovações, com habilidades que os levem a perceber e diagnosticar as causas dos problemas das organizações ligadas ao setor, com opções diferentes para a solução daqueles problemas, os quais se alteram e se diferenciam, em razão do perfil de cada organização.

Mercado de Trabalho:
O mercado de trabalho está em expansão e cada vez mais necessitado de profissionais especialistas na área de segurança da aviação, com vistas a uma atuação administrativa eficiente e eficaz, que considere um cenário global no qual a empresa aérea se insere, dando suporte à dinâmica da sociedade atual em constante transformação.



Local: Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro
Duração do curso: 18 MESES (Aulas: Presenciais)
Periodicidade: Semanal
Investimento: 18 MESES de R$ 373,75
Coordenação: RONALDO JENKINS DE LEMOS

direto da pista

Ryanair usa papa para fazer propaganda de voos baratos


A marca registrada da companhia irlandesa é destaque mais uma vez na imprensa européia pela repercussão que teve hoje com o anúncio publicado em jornais de Londres. Utilizou uma imagem do Papa Bento XVI, para alertar sobre o custo de uma viagem programada do Sumo Pontífice ao Reino Unido – cerca de R$ 40 milhões.

Na notícia que serve como tema da publicidade, a companhia utilizou uma foto do Papa de braços abertos e dizendo, por meio de um texto sugerido, que deveria ter viajado para Londres em um voo da Ryanair.

"Economizemos o dinheiro dos contribuintes", completa a companhia low fare, que oferece algumas passagens a partir de cinco libras, quase o mesmo preço de uma passagem do metrô de Londres, entre as muitas promoções que realiza seguidamente, um dos motivos do seu contínuo crescimento. Anunciou para agosto um aumento de 12% no seu tráfego de passageiros.
exame/brasilturis

Mais uma greve na França que afetará o tráfego aéreo


Terá m início daqui a pouco mais de uma hora uma greve geral na França que terá, naturalmente, impactos nos voos de e para os aeroportos franceses.
A greve decorre das 18:00 (GMT) do dia de hoje, 22 de Setembro, até às 06:00 (GMT) de sexta-feira, dia 24.

Zen da Semana - The answer is blowin' in the wind


As vezes você percebe que precisa parar - dar um tempo e mudar o rumo das coisas. Não dá pra carregar o mundo nas costas, pra responder todas as perguntas que deseja e se culpar por cada detalhe que foge do planejado.

Alitalia considera cortar até 1.400 empregos em plano de reestruturação


O plano de reestruturação em curso exige da Alitalia a redução do número de funcionários para 12.600, uma redução de 1400 a partir do nível atual.

Puma Air chega a Fortaleza em novembro


Motivada pela grande demanda turística e comercial entre Belém e Fortaleza, a Puma Air anuncia para 1º de novembro o início do voo diário para o Pinto Martins, com Boeing 737-300 para 132 passageiros.

O voo será somente à noite, saindo da capital paraense às 20h45 e chegando ao Pinto Martins às 22h35. No percurso inverso, a Puma decola de Fortaleza às 23h05, com chegada prevista a Belém às 0h55.
o povo

TAM sente o peso das despesas fixas



São Paulo - A líder entre as companhias aéreas também lidera esta lista com uma relação entre a dívida bruta e o patrimônio líquido de 977,4%. Segundo a consultoria Economática, a dívida bruta da empresa é quase de 7,7 bilhões de reais, enquanto o patrimônio líquido gira em torno de 788 milhões de reais. No segundo trimestre, a receita total líquida da companhia atingiu 2,6 bilhões de reais -- um salto de 15% em relação ao período anterior -- com prejuízo de 154,1 milhões de reais (um ano antes, a empresa lucrou 555,1 milhões de reais). O vencimento da dívida foi postergado em quatro anos, o que beneficiou o caixa da empresa.

Os executivos da empresa esperam uma recuperação dos resultados no terceiro trimestre, impulsionado pela estabilização do dólar e do preço do barril de petróleo. "As companhias do setor de aviação no mercado doméstico em geral têm despesas fixas significativas (relacionadas principalmente aos arrendamentos contratados para aeronaves)", afirmou a empresa em comunicado.

Em agosto, a TAM anunciou a associação com o grupo chileno LAN, que ainda espera aprovação das autoridades reguladoras. Segundo Marco Antonio Bologna, presidente da TAM S/A -- que engloba a TAM Linhas Aéreas, TAM Viagens, TAM Cargo, Pantanal e Multiplus -- as sinergias estão estimadas em 400 milhões de reais. Um terço delas deve ser captado ainda neste ano. No mesmo mês, a empresa registrou um aumento de 30,5% na demanda em relação ao mesmo período de 2009. O aumento da oferta foi de 18,9% na mesma comparação.

exame

Aerop. de Guarulhos funcionará pela metade em 2011



A redução de 50% na malha de voos realizados em Guarulhos (SP) em 2011 deve ser um dos assuntos mais comentados e debatidos na pauta da reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT) amanhã, dia 22, em Brasília. A Infraero e a Anac já anunciaram a medida, que vai vigorar entre 1 de março e 31 de dezembro do ano que vem, enquanto durarem as obras de ampliação da pista do aeroporto, mas não divulgaram medidas para minimizar o transtorno para o País ou como vão compensar essa redução de voos em um dos principais terminais do Brasil. O trade está preocupado, já que já há grandes eventos fechados para São Paulo no próximo ano, fora o crescimento natural esperado.

Quais alternativas o mercado terá para atender no ano que vem a contratos que já estão fechados por empresas e eventos agendados durante todo o ano?. Representantes do Conselho de Turismo discutirão se opções como a transferência para Viracopos ou Congonhas – que teve a sua capacidade operacional reduzida após o acidente com a Tam – são plausíveis e se esses aeroportos terão capacidade para atender a essa demanda extra. Aeroportos como São José dos Campos e mesmo Guarujá estão sendo analisados.

A Anac informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já está em contato com as companhias aéreas que operam em Guarulhos para avaliarem as melhores opções. A agência informa que até outubro já deverá ter um plano de ação que definirá quantos voos serão cancelados ou desviados para outros aeroportos.
panrotas

Infraero e Gol negam procedimento de emergência no Aeroporto dos Guararapes


Uma informação repassada pelo Twitter trouxe preocupação esta manhã aos moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR). As pessoas retransmitiam a notícia de que um avião da Gol Linhas Aéreas estaria sobrevoando o Recife para gastar o combustível antes de realizar um pouso de emergência.

De acordo com a assessoria de comunicação da Infraero, a informação não procede. A assessora Solange Argenta garantiu que não existe nenhuma operação de emergência sendo realizada no Aeroporto Internacioal dos Guararapes/Gilberto Freyre. Ela acredita que alguém pode ter escutado uma frequência de rádio e entendido mal alguma operação de simulação realizada pela Aeronáutica.

A informação também foi negada pela assessoria de comunicação da Gol Linhas Aéreas. A empresa afirma ter consultado o controle aéreo e não ter verificado nenhuna ocorrência com qualquer de suas aeronaves.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram vistas molhando a pista do aeroporto. De acordo com a assessoria da corporação, o local possui um grupamento permanente e realiza um procedimento de rotina, feito diariamente no período de verão.

DIARIODEPERNAMBUCO

Louco ou visionário?

Quebrar paradigmas em um negócio expõe empreendedores ao ridículo. Mas o tempo pode dar razão a eles ..

Boa parte da tarefa de profissionais de marketing está em sofisticar um produto ou serviço, tratando-o como algo além da mera utilidade. Exemplos: carros são vendidos como uma representação da liberdade e da personalidade de cada um; roupas, como expressão do gosto pessoal e do jeito de ser do usuário; e celular, uma fonte de segurança e mobilidade.

Ryanair310xNum cenário assim, parece não haver espaço para um negócio que se venda como aquilo que ele é: transporte de um lugar ao outro, proteção contra o frio ou comunicação rápida, simplesmente.

Não é o que pensa Michael O'Leary (foto), CEO da Ryanair, companhia aérea de baixo custo com sede na Irlanda. Para ele, viajar de avião é só uma forma de ir do ponto A ao ponto B. E pronto.

Por isso, O'Leary é a favor de eliminar tudo o que é "inútil" em um vôo: o co-piloto, o despacho de bagagens e, claro, as refeições a bordo. Seu objetivo é atrair passageiros com bilhetes baratos e, depois, cobrar por serviços extras ou por vendas de produtos e serviços durante os vôos.

Nessa sua cruzada, O'Leary levanta bandeiras polêmicas, como a da eliminação do co-piloto - que, em vôos curtos, ele considera desnecessário, podendo ser substituído por uma aeromoça treinada para emergências.

Outra de suas proposições: eliminação de dois dos três banheiros das aeronaves, permitindo que, assim, mais passageiros sejam acomodados nos aviões, diminuindo o preço do tíquete. Ah, sim: o uso do banheiro remanescente seria cobrado.

E a mais controversa das suas ideias: o transporte de passageiros em pé. As 10 últimas fileiras de poltronas seriam trocadas por 15 encostos verticais (e cintos prenderiam o passageiro pelos ombros, como as alças de uma mochila).

A justificativa, claro, está nos custos absurdamente altos para tirar um avião do chão. Custos esses que volta e meia põem as companhias aéreas em crise, obrigam-nas a fusões com rivais, levam ao fechamento de suas portas ou, simplesmente, a fazem continuar operando com prejuízo. Como O'Leary disse ao The Wall Street Journal, "se você não aborda as viagens aéreas de um ponto de vista radical, então você tem a mesma mentalidade de todos os outros imbecis nesse setor".

A radicalidade de O'Leary gera reações que vão da raiva à galhofa, mas deveria ser tratada com algum respeito. Primeiro, porque muitos negócios de sucesso começam justamente assim, com idéias inusitadas, desafiadoras do status quo. Não raro são tratadas como piada para, mais adiante, já quando tornadas sucesso, virarem alvo do famoso "mas como é que ninguém pensou nisso antes?".

Segundo, porque o CEO da Ryanair propõe mudanças severas em um setor cuja forma de funcionamento, até agora, não deu mostras de ser a melhor economicamente.

Quando foi criada a primeira aérea de baixo custo, a Southwest Airlines, nos EUA, em meados da década de 1960, as reações também foram de estranhamento. Até hoje, no entanto, a Southwest é única companhia aérea americana que nunca deu prejuízo e o modelo de baixo custo/baixa tarifa é visto como o mais racional para o negócio.

Talvez as propostas de O'Leary sejam vistas como uma obviedade ululante daqui a alguns anos. E acabe se dando razão a ele, que diz que "o processo físico de ir do ponto A ao ponto B não deveria ser prazeroso nem enriquecedor. Deveria ser rápido, eficiente, acessível e seguro".
amanhã

Lufthansa Cargo tem novos containers refrigerados


A empresa de carga aérea Lufthansa Cargo apresenta, em Frankfurt, containers com nova tecnologia de refrigeração. O Opticooler, elaborado com o fabricante de dispositivos de carregamento Dokasch, combina inovação com confiabilidade e qualidade de transporte. Com o crescimento do transporte de cargas sensíveis à temperatura, a inserção desses novos containers foi necessária, visando possibilidades maiores para os clientes que necessitam do serviço de armazenamento especial.

Com temperaturas externas nos aeroportos de -30 a +40 graus centígrados, as variações dentro do compartimento têm de ser pequenas para não prejudicar a carga sensível. Quanto a isso, o novo equipamento tem se mostrado mais eficiente em relação aos outros, permitindo um raio de ação um pouco maior do que os refrigerados clássicos. Produtos que não podem entrar em contato com dióxido de carbono também podem ser transportados nele. Outra vantagem é que Opticooler marca as temperaturas durante o transporte e as informa se o cliente pedir.
avião revue

São Paulo quer aplicar teto para pensionistas da Vasp

O governo de São Paulo pediu ao Supremo Tribunal Federal que interrompa os efeitos das decisões que impedem o estado de aplicar o teto salarial aos agentes fiscais de renda e aos pensionistas de ex-funcionários da Vasp. Por meio de Suspensão de Segurança, o estado alega que as decisões estão causando grave lesão à ordem e às finanças públicas.

As decisões questionadas foram concedidas em Mandados de Segurança que tramitam nas 2ª, 4ª e 12ª Varas da Fazenda Pública da capital. Nestas ações, os servidores questionam o teto salarial instituído pela Emenda Constitucional 41/2003 e afirmam que seus vencimentos, proventos e pensões estão sofrendo redução indevida.

Porém, de acordo com o governo do estado, a aplicação da EC 41/03 está adequada ao artigo 17 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, de 5 de outubro de 1988, ou seja, se os valores recebidos por servidores ativos ou inativos forem reduzidos, não poderá haver invocação de direito adquirido.

O Decreto 48.407/04, do governo do estado, em seu artigo 1º, estabelece que, para a aplicação do limite citado pela EC 41/03, deve ser considerado o valor do subsídio mensal do chefe do executivo estadual. Como o salário recebido pelo governador era inferior ao recebido pelos servidores, eles recorreram à Justiça, que atendeu aos pedidos concedendo liminares.

O estado recorreu ao Supremo com o objetivo de suspender as decisões da primeira instância “a fim de cessar a grave lesão à ordem e finanças públicas”. Segundo o governo de São Paulo, a aplicação do teto salarial deve ser mantida, pois a emenda constitucional foi criada para suprimir as brechas ao recebimento de remunerações excessivas no serviço público.

Além disso, a manutenção dos salários acima do teto causa lesão à ordem econômica, pois uma projeção da Secretaria de Estado da Fazenda indica que o gasto será de mais de R$ 100 milhões por mês e de R$ 1,3 bilhão por ano. A ação está sob análise da Presidência do STF. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

SS 4.272

conjur

Decisão, por maioria esmagadora, abre caminho para a conclusão da operação na data prevista




LOS ANGELES [ ABN NEWS ] - A UAL Corporation, empresa holding que tem a United Airlines como sua principal subsidiária, anunciou nesta sexta (17) a aprovação por seus acionistas da fusão de uma subsidiária de propriedade integral da UAL na Continental Airlines. Abrindo caminho para que a operação seja concluída na data prevista, 1 de outubro. Mais de 98% dos votos depositados e 84% das ações válidas foram favoráveis à fusão, na votação dos acionistas da UAL. Na votação dos acionistas da Continental, o resultado foi de mais de 98% dos votos e 75% das ações válidas a favor da transação.

“Esta votação é um passo significativo para nossa fusão com a Continental, que criará a empresa aérea líder do mundo e a melhor rede do setor para nossos clientes, uma empresa forte, capaz de oferecer oportunidades de carreira para nossa gente e dar retorno aos nossos acionistas”, declarou o presidente do Conselho e CEO da United, Glenn Tilton. “Há muito trabalho pela frente, para unir as duas empresas, optando pelo melhor de cada uma e construindo sobre o trabalho feito para o fortalecimento de ambas”.

A United e a Continental anunciaram no dia 3 de maio de 2010 sua intenção de fundir-se, por meio de uma operação de troca de ações entre iguais. A proposta de fusão entre as duas empresas já foi aprovada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e pela Comissão Europeia.

A United - A United Airlines, em conjunto com a United Express, opera aproximadamente 3,3 mil voos diários, servindo mais de 230 destinos domésticos e internacionais a partir de seus centros de conexões em Los Angeles, San Francisco, Denver, Chicago e Washington. Presente na Ásia, Oceania, Europa e América Latina, a United está entre as maiores empresas aéreas internacionais com sede nos Estados Unidos. Os 46 mil funcionários da United residem em todos os estados dos Estados Unidos e em diversos países. Do Brasil, voa diariamente do Rio de Janeiro e São Paulo para os aeroportos O’Hare, em Chicago, e Dulles, em Washington. A United foi a mais pontual das cinco maiores empresas internacionais dos Estados Unidos em 2009, de acordo com as estatísticas do Departamento dos Transportes, publicadas no Air Travel Consumer Report de 2009.

abn

SP: turbulência deixa 3 feridos em voo que saiu do Panamá


Três pessoas ficaram feridas após o avião da companhia aérea Copa Airlines, passar um turbulência poucas horas antes de pousar no aeroporto de Guarulhos, região metropolitana da capital paulista, na noite de domingo. As informações são do Record Notícias.

O voo 701 transportava 145 pessoas e ao passar pela zona de instabilidade sofreu uma queda o que fez com que algumas pessoas flutuassem dentro da aeronave. Segundo os passageiros, a tripulação não teve tempo para acionar o aviso de emergência. Os feridos, duas mulheres e um homem, receberam atendimento em hospitais de Guarulhos e foram liberados.

terra

Varig abre nova loja em Bogotá, na Colômbia


A Gol está investindo no mercado colombiano, com a abertura de uma nova loja Varig na capital, em substituição à antiga. No local, os clientes poderão adquirir passagens para os 51 destinos brasileiros da companhia e outros 11 em toda a América do Sul e Caribe. O supervisor comercial local, Juan Antonio Venegas, é colombiano e tem 27 anos de experiência no setor.
"Bogotá é um importante mercado internacional em nossa malha e temos lá uma forte bandeira. A marca Varig é, para os colombianos, sinônimo de Brasil há 50 anos", diz Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da companhia. "Queremos estimular a demanda e contribuir para o fortalecimento do turismo e dos negócios desse país, que é um grande parceiro comercial".
A Varig opera voos diretos seis vezes por semana entre Bogotá e São Paulo e Rio de Janeiro. O serviço é realizado com modernas aeronaves Boeing 737-800 Next Generation configuradas com duas classes: a econômica e a classe Comfort.
mercado e eventos

Documentos secretos da FAB revelam que óvnis vêm sendo estudados há décadas


Documentos oficiais da Aeronáutica, que eram mantidos em segredo, vieram a público e estão à disposição do Arquivo Nacional. Segundo os arquivos militares, a cada minuto uma pessoa afirma ter visto um disco voador.

Agora, novos documentos mostram que o fenômeno dos óvnis (objetos voadores não identificados) vêm sendo estudados há décadas porque podem colocar em risco a segurança dos países.

Entre os relatos aparece um avistamento por pilotos da Varig Log em 2003. Uma luz acompanhou a aeronave por três horas sem aparecer no radar, segundo o documento. Ufólogos estimam oito milhões de ocorrências registradas em todo o mundo.


r7

Avião pousa sem uma das rodas e deixa aeroporto interditado


Um avião bimotor, modelo Aero Commander, prefixo PP ACK, pousou por volta das 10 horas desta terça-feira, dia 21, na pista do Aeroporto Municipal de Juína, no Noroeste de Mato Grosso, sem uma das rodas do trem de pouso. A aeronave ficou no meio da pista deixando o aeroporto municipal interditado por quase 3 horas. De acordo com o piloto Canutto que estava com apenas um passageiro, a decolagem feita em Juara foi normal e só percebeu que o avião estava sem a roda ao tocar no solo.

“Percebi que estava sem a roda quando a asa puxou para um lado e a aeronave quase foi para o meio da mata, segurei, e consegui mantê-la na pista” contou. Canutto é piloto há 9 anos e possui no currículo 3mil horas de vôo, ele não soube explicar o que aconteceu, ele acredita que a roda tenha caído após a decolagem feita em Juara, o avião pertence a uma empresa de taxi aéreo.

Um taxista que estava no aeroporto contou que viu no momento que o avião se aproximava do solo. “Quando ele pousou ficou coberto de faíscas, foi um barulho muito alto” - informou.

Para a retirada da aeronave foi preciso utilizar uma maquina retro escavadeira e equipamentos, como correntes e "jacaré". Funcionários da Secretaria de Obras auxiliaram na retirada do bimotor.

Devido o acidente, a UTI aéreo que deveria pousar as 10h30m para levar uma criança para Cuiabá teve que adiar a aterrissagem e pousou no município de Juara retornando horas depois. O avião que faz linha diária as 11h30m deixou para trás nesta terça-feira três passageiros.
Apesar da gravidade do acidente ninguém ficou ferido.

24hnews

Dois estilos de voar

Duas empresas criadas pelo comandante Rolim tiveram destinos diferentes: a TAM se tornou a maior do País, mas a Sete só agora ganha força para crescer

Por Paulo Brito

O empresário Luiz Vilella, 58 anos, não consegue esconder a alegria quando fala sobre os planos para a Sete Linhas Aéreas, companhia de sua propriedade sediada em Goiás. A empresa acaba de receber o primeiro de três EMB Brasília, um avião de 30 lugares fabricado pela Embraer, inaugurando uma nova fase de crescimento.

“Vamos voar para Palmas (TO) e Altamira (PA)”, diz o empresário. Quem o vê fazendo previsões modestas para os padrões da aviação brasileira não imagina que sua história se confunde com a de um dos mais lendários empreendedores do setor no País: o comandante Rolim Amaro (1942-2001), fundador da TAM.

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Pronto para a decolagem: Araújo (a esq.) e Vilella, com o primeiro dos três Brasília encomendados pela Sete

Além de criar a TAM, Amaro fundou, em 1976, a Sete Táxi Aéreo, que, na época, explorava a aviação executiva. Mas, na década de 80, Rolim preferiu vender a Sete para Vilella e se dedicar exclusivamente à TAM.
O final da história todos conhecem: a TAM tornou-se uma gigante, líder de mercado, enquanto o grupo Sete (formado pela Sete Táxi Aéreo e a Sete Linhas Aéreas) não é nem uma fração da empresa controlada pela família Amaro.
Hoje, a primeira transporta perto de 2,5 milhões de passageiros por mês e a segunda apenas três mil (leia quadro). Fundadas pelo mesmo empreendedor, as empresas, definitivamente, trilharam caminhos completamente diferentes.
Ao que se deve isso? “O Rolim sempre foi muito mais agressivo nos negócios do que eu”, diz Vilella sobre o seu estilo de gestão. E prossegue: “Se eu fosse fazer tudo de novo, talvez fosse mais agressivo, talvez me aventurasse mais. Acabamos de comprar um Brasília, mas se fosse o Rolim ele já estaria encomendando mais 20”, diz Vilella.
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Em pessoa: para fazer a TAM, Rolim assumiu vários riscos.
Quando comprou o primeiro Fokker, passou um dia inteiro com dor de barriga
O empresário relembra uma passagem que revela muito do arrojo de Rolim. “Certa vez, ele me disse que, depois de comprar seu primeiro Fokker, passou um dia inteiro com dor de barriga, de nervoso. Outra vez, num almoço, contou que, pelo terceiro mês consecutivo, pagava os salários dos funcionários com dinheiro do banco e que o crédito estava acabando”, relembra. “Sou mais prudente. Não passei por isso.”
Mas Vilella também não viu sua empresa decolar como a de Rolim, que buscou mercados mais disputados, como o paulista. Afinal, o risco que se corre em qualquer negócio serve tanto para o mal como para o bem. Vilella tornou-se amigo de Rolim de tanto se cruzarem nos aeroportos brasileiros: ele, transportando executivos do Frigorífico Bordon entre São Paulo e as fazendas da empresa.
Rolim transportando tudo o que era possível embarcar nos seus pequenos Cessna. “Até porco vivo ele levava nos aviões”, diz Vilella. A Sete Táxi Aéreo possui hoje 13 aviões, enquanto a Sete Linhas Aéreas, que faz voos de Goiânia para 14 cidades do Pará e Tocantins, conta com seis.
Mas isso, diz Ériston Araújo, sócio de Vilella, vai mudar. “Os novos aviões vão nos ajudar a dobrar o número de passageiros que transportamos”, conta Araújo. “Acredito que no final de 2011 a demanda de passageiros exija que a nossa frota cresça para dez aviões”, explica.
O investimento nos três Brasília consumirá US$ 6 milhões. “A Sete está em transformação e aproveita um excelente momento do mercado”, diz Paulo Sampaio, diretor da consultoria Multiplan. “Isso inclui uma ligação inteiramente nova entre Goiânia e Belém, que aumentou muito sua rentabilidade”, diz.

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Hoje, as companhias regionais estão divididas em dois grupos. “Em um deles estão Trip, Passaredo e Pantanal, que devem responder por 93% do mercado, enquanto as outras disputam o restante”, diz Sampaio. “As estatísticas mostram que as empresas aéreas regionais brasileiras crescem, em média, a uma taxa de até duas vezes e meia a do PIB”, conta André Castellini, sócio da consultoria Bain & Company.
“Neste ritmo, nos próximos 20 anos, esse setor vai triplicar de tamanho”, calcula o consultor. Para aproveitar esse momento, entretanto, é preciso contar com a sorte. “Sobre isso, o Rolim dizia o seguinte: Todas as vezes que a sorte o procurou na empresa, entre as 8 da manhã e as 6 da tarde, ele estava lá”, diz Vilella.
isto é dinheiro

Steve Jobs é barrado no Japão com estrelas de ninja em seu jato particular


Eis uma história supercuriosa: a Bloomberg divulgou que, no final de julho, Steve Jobs foi barrado pela segurança de um aeroporto japonês por levar estrelas ninja (shuriken, para os mais cultos) em sua bagagem de mão.

Estrela ninja da Apple

O incidente teria ocorrido no Aeroporto Internacional Kansai — próximo de Osaka, no Japão. Segundo a reportagem, Jobs estava prestes a embarcar em seu jato particular depois de um passeio de férias com sua família em Kyoto.

Indignado com a situação, Jobs teria brincado dizendo que não faria sentido algum ele usar uma arma para sequestrar seu próprio avião. Depois, revoltado e obrigado a jogar fora os artefatos, afirmou categoricamente que nunca voltaria ao Japão. A Apple não comentou o assunto, mas um porta-voz do aeroporto confirmou o incidente, sem citar nomes.

macmagazine



Nova norma na Europa para ACIDENTES aéreos


O Parlamento Europeu aprovou em plenário uma nova norma para melhorar as investigações de acidentes aéreos. Com a medida, as empresas deverão facilitar a lista de passageiros em um máximo de tempo de duas horas. Corresponde a uma petição feita pela Espanha depois do acidente com o avião da Spanair no aeroporto Barajas, de Madri, em 20 de agosto de 2008, com 154 vitimas fatais.


A nova legislação, aprovada por 604 votos a favor, 11 contra e 26 abstenções, entrará em vigor dentro de 20 dias após publicação no Diário Oficial da UE e obrigará as companhias européias bem como a de paises que operem vôos com origem nos aeroportos da Europa, a apresentar uma lista válida dos passageiros a bordo no prazo máximo de duas horas após a notificação do acidente. Os nomes dos passageiros do avião acidentado não serão publkicos antes que seus familiares sejam informados pelas autoridades competentes, mantendo-se a condição confidencial se assim for expresso pela familia.


As empresas aéreas também terão que apresentar imediatamente após a notificação do sinistro, a,lista dos produtos perigosos existentes a bordo.

A nova norma cria uma rede européia de autoridades de investigação sobre a segurança da aviação civil que coordenará a cooperação entre os estados membros e a agência européia de segurança aérea – AESA.

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Piloto incrivelmente escapa da morte após bater seu planador de frente na pista

Centímetros antes do impacto: o planador de Newman perde o controle e se direciona para o solo. (Foto: Rob Yuill)

As imagens deste post mostram o exato momento quando um planador atinge a pista num acidente, em frente de 15.000 pessoas presentes num show aéreo na Inglaterra, e o piloto Mike Newman, 35 anos, de forma incrível do planador de alta performance Swift S-1 todo destruído após o cockpit se quebrar no impacto. Veja a sequência do acidente a seguir.

Impacto: a ponta da asa toca a pista e a asa começa a quebrar. (Foto: Rob Yuill)

O ex-piloto de corrida teve apenas três costelas quebradas no acidente, mas os médicos esperam que ele em breve esteja totalmente recuperado.

Newman sofreu o acidente enquanto executava sua apresentação para a Swift Aerobatic Display Team no show aéreo da Royal Air Forces Association realizado em Shoreham, West Sussex.

Destruição: a parte frontal do planador começa a se despedaçar deixando o piloto perigosamente exposto. (Foto: Rob Yuill)

O fotógrafo amador Rob Yuill, 62 anos, de Hornchurch, Essex, que fez a incrível sequência de fotos, disse: “Ele teve muita sorte em escapar do acidente.”

“O planador deveria realizar uma manobra acrobática com duas aeronaves motorizadas – mas foi um dia com muitas nuvens com teto baixo”, adicionou Rob. “O planador apenas executou uns dois minutos de show aéreo antes de curvar e efetuar a aproximação final para pouso.”

Após o impacto: o planador não vira de cabeça para baixo, e começa a parar numa atitude normal.

(Foto: Rob Yuill)”Assim que ele virou, eu vi que o planador estava no ângulo errado e apontava o nariz para baixo. Ele então perdeu velocidade e se direcionou para o solo. Ele ficou quase na vertical quanto atingiu o solo. No momento que o planador tocou o solo foi uma coisa bem ruim de se ver.”

Após parar: o planador fica parado na pista com o piloto ainda atordoado sentado no cockpit. (Foto: Rob Yuill)

“Houve um silêncio do público enquanto as pessoas viam o que acontecia a cerca de 150 metros delas. Eu senti uma real sensação de alívio quando o piloto se arrastou para fora da aeronave. Eu achei que tinha ocorrido o pior devido a gravidade do impacto.”

“Duas ambulâncias e dois caminhões dos bombeiros chegaram rapidamente ao local e o piloto foi levado numa maca para o hospital.”

Mesmo após o incrível acidente, o piloto conseguiu levantar, com três costelas quebradas, e se afastar da aeronave destruída. (Foto: Rob Yuill)

Newman foi o campeão de planador de acrobacia categoria ilimitada no Reino Unido em 2008 e 2009. Ele foi levado para o Worthing Hospital após o acidente, o qual ocorreu no dia 23 de agosto. Após foi transferido para um hospital próximo de sua residência em Egham, Surrey, onde disse já estar recuperado.

Newman, um instrutor de piloto de planadores e técnico da equipe de acrobacia, voa desde 1996.

A Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos e a Associação de Planadores Britânicos iniciaram as investigações sobre o acidente.

O organizados do show aéreo Don Bean disse: “Nós lamentamos pelo piloto ter se ferido – mas felizmente o acidente não foi mais sério.”

cavok

VIDEO - REABASTECIMENTO NOTURNO - REVO


ifr online

Aviões chocam-se no ar durante exibição na Alemanha

Acidente em Warngau foi filmado. Piloto de uma das aeronaves morreu, segundo a polícia.

Dois aviões chocam-se em pleno ar durante show na cidade alemã de Warngau neste sábado (18).

Um piloto morreu vítima do choque, segundo a polícia. Uma das aeronaves continuou em voo, mas a outra caiu, matando o piloto. O acidente foi filmado. Assista ao vídeo da Bild (em alemão)

Foto mostra o momento do choque entre os dois aviões. (Foto: AFP)

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BGA

TAM e ANA anunciam codeshare para ligar São Paulo e Tóquio via Londres



A TAM e a companhia japonesa ANA (All Nippon) fecharam um acordo de codeshare (compartilhamento de voos) para ligar diariamente as cidades de São Paulo e Tóquio via Londres. A operação conjunta está prevista para começar no dia 15 de outubro, mas ainda está sujeita à aprovação governamental.

A TAM passará seu código de voo JJ para os voos da ANA entre o aeroporto de Narita (Tóquio) e Heathrow (Londres). A ANA vai colocar seu código NH nos voos da TAM de Heathrow para Guarulhos (São Paulo).

Segundo a TAM, o compartilhamento vai aumentar a presença das duas companhias nos respectivos mercados e facilitar a viagem dos passageiros para outras cidades da Ásia e da América do Sul. Desde maio deste ano, clientes das duas companhias e participantes do "TAM Fidelidade" e do "ANA Mileage Club" já acumulam e resgatam pontos em ambas as empresas.

AEROMAGAZINE

Depois de 10 anos, Rússia-Brasil com a Transaero

Com um Boeing 747-400, a Transaero aguarda a permissão das autoridades brasileiras para dar início no dia 3 de janeiro de 2011, os voos de Moscou para o Rio de Janeiro, direto. Será um voo semanal ligando a capital russa e o Rio.

O Boeing 747-400 é configurado em três classes. A imperial com 11 assentos, Business com 56 e a Econômica com 285 assentos. Totalizando 352 lugares.

eaglesky

Avião que caiu em Jardim não fazia vôo seguro



Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) estiveram nesta terça-feira (21) em Jardim para apurar as causas da queda de um avião Cessna 172 durante o enterro do prefeito Evandro Bazzo, ocorrido no último sábado (19). No acidente, o piloto e o co-piloto sofreram fraturas, e o passageiro teve escoriações.

Nesta etapa foram colhidos documentos e dados referentes à ocorrência. O responsável pela investigação, coronel Amaury, informou que o Seripa vai elaborar um relatório de ação inicial com prazo de 30 dias para ser concluído.

Apurações preliminares dão conta que a aeronave era pilotada a uma altura abaixo do mínimo esperado para um vôo seguro, que é de 300 metros em relação ao solo. O Cessna caiu poucos metros do cemitério onde centenas de pessoas acopanhavam o cortejo fúnebre do prefeito da cidade. O piloto Rogério Pinto da Silva não pôde ser ouvido pois está hospitalizado em Campo Grande, recuperando-se das lesões sofridas durante a queda.

O Seripa atua na prevenção de acidentes, e o relatório servirá para dar recomendações de segurança. Cabe à polícia e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontar responsáveis e estipular punições cabíveis.

midiamax

Homem resolve cubo mágico durante salto de avião

Esperteza e ousadia se combinaram no feito do paraquedista alemão Ludwig Fichte. O homem saltou de um avião a 4,3 mil metros de altura em um bote de borracha e resolveu um cubo gico durante a queda (veja o vídeo abaixo).

“Para que o bote de borracha?”, você pode estar se perguntando. Conforme o “Daily Mail“, Ludwig explica que pelo menos outros três malucos destemidos já resolveram cubos mágicos durante quedas livres - mas o alemão é o primeiro a fazê-lo em um bote. O homem conseguiu fechar o enigma em 31,5seg, com 2,5 mil metros de sobra.

E o alemão já planeja ir além nos desafios. Dentre as propostas está resolver dois cubos durante a queda. Eu sugiro tentar também sem usar o paraquedas.

mundoidao

SP: empresários são detidos em avião ilegal com R$ 60 mil

O avião, que se preparava para decolar com o dinheiro, foi apreendido pela polícia . Foto: Piton/A Cidade/Futura Press
O avião, que se preparava para decolar com o dinheiro, foi apreendido pela polícia

A Polícia Civil de Jaboticabal, no interior de São Paulo, apreendeu nesta terça-feira um avião monomotor Neiva, modelo EMB 721C, prefixo PT-EGG, durante um pouso e uma tentativa de decolagem sem permissão do aeroporto da cidade. Três homens identificados como empresários estavam a bordo da aeronave, cuja autorização de voo está suspensa a pedido da União. Os três homens, que não tiveram os nomes informados, carregavam quase R$ 60 mil em dinheiro e foram detidos.

O caso vinha sendo investigado há uma semana. O delegado José Carvalho de Araújo Júnior disse que a denúncia era justamente de um avião utilizando a pista de pouso fechada desde setembro de 2009. A suspeita era de crime de contrabando. Hoje, ao fazer a movimentação para decolagem, os policiais civis bloquearam o voo.

A aeronave, segundo a polícia, esteve envolvida em uma condenação da Justiça Federal de contrabando, em 2007. O dinheiro, que não teve a origem informada, estava dentro de uma mala. "Tinha notas variadas, até de R$ 1 e R$ 5. Eles disseram que o dinheiro seria usado para pagar uma parte da compra do avião", afirmou o delegado.

O trio, no entanto, não informou quem negociaria a aeronave. Dois deles têm passagem criminal por porte de entorpecente e uso de documento falso. De acordo com o site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião pertence à empresa Serviço Aéreo Privados, e está "perdido em favor da união". A aeronave, no entanto, tinha autorização de voo com validade até março de 2014.

O delegado afirmou ter ouvido os empresários e os liberado depois. O caso do uso do monomotor será apurado pela Anac, pois será preciso descobrir como o avião apreendido estava voando. Uma cópia do Boletim de Ocorrência (BO) foi encaminhada à Polícia Federal (PF) de Ribeirão Preto, assim como o dinheiro apreendido. O avião monomotor ficou no aeroporto.

terra

Avião movido a energia solar pousa pela 1ª vez em aeroporto comercial

O avião Solar Impulse, movido à energia solar, deu mais um passo em direção ao objetivo de dar a volta ao mundo em 2013. Ele chegou nesta terça-feira (21) a Genebra, em sua primeira aterrissagem em um aeroporto comercial, após um trajeto de 100 km feito em quatro horas e 20 minutos.

A ideia é construir um veículo que "voe dia e noite, de forma independente, movido apenas por energia solar, ao redor do mundo sem usar combustível ou emitir poluição".

O avião tem grandes asas (similares à de um grande Airbus A340) cobertas com cerca de 12 mil células solares que alimentam 400 kg de baterias e motores elétricos. Apesar das asas grandes, o veículo pesa só 1.600 kg, algo comparável a um carro popular. Há espaço apenas para o piloto.

O projeto é tocado pelo suíço Bertrand Piccard, que já deu a volta ao mundo em um balão e pilotou o Solar Impulse no voo inaugural. A ideia é fazer mais testes com o protótipo e criar um avião que efetivamente dê a volta ao mundo usando energia solar.

r7


Adolescente viajou de avião sem bilhete nem documentos


A segurança está cada vez mais apertada nos aeroportos mas, pelos vistos, ainda há falhas impressionantes. Um adolescente colombiano, por exemplo, conseguiu viajar para o Chile sem bilhete nem documentos.

O rapaz de 15 anos foi passando os vários controles de segurança do aeroporto de Bogotá e acabou por conseguir entrar no avião da companhia Avianca e aterrar em Santiago.

As imagens de videovigilância do aeroporto foram agora divulgadas.
iol