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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lufthansa Technik desenvolve procedimento de reparo automatizado para estruturas de avião com materiais compostos

A Lufthansa Technik AG desenvolveu pela primeira vez um procedimento de reparo parcial automatizado com materiais compostos de fibras em componentes estruturais de aeronaves. O novo procedimento permitirá consertar o casco externo de aeronaves de forma mais eficiente e rápida. Os materiais compostos estão sendo cada vez mais usados na construção de aviões. O procedimento de reparos será utilizado principalmente em estruturas de fuselagem e asas de aviões, mas também em lâminas de rotores de helicópteros. A pesquisa, desenvolvida no âmbito de um projeto que deverá terminar em abril de 2012, foi promovido pelo Ministério da Economia alemão (BMWi) e já teve a patente solicitada.

O reparo em si começa depois da análise do dano e da limpeza da respectiva peça. Em primeiro lugar, superfície e contorno são submetidos a uma varredura com a ajuda de um método de medição ótica (projeção de luz) que registra até centésimos de milímetros. Em seguida, uma fresadora computadorizada produz áreas de colagem, utilizando um software desenvolvido especificamente para esse projeto. Para finalizar, são produzidos recortes cem por cento exatos de camadas individuais de fibra, que então são colocados sobre a peça danificada, colados e endurecidos

Franz-Josef Kirschfink, diretor de pesquisa e projetos tecnológicos da Lufthansa Technik, enfatiza as vantagens do novo procedimento: “Graças à colaboração com as nossas parceiras da indústria e da pesquisa, conseguimos alcançar uma automatização quase completa da cadeia de processos de reparos. Na comparação com o reparo manual, o novo procedimento da Lufthansa Technik deverá economizar até 60% do tempo necessário.” As parceiras do projeto são iSAM AG, Cassidian, GOM – Companhia para Técnica de Medição Ótica, Electro Optical Systems – EOS assim como Eurocopter.

Como a maior parte do processo de trabalho é baseada em robôs, no momento o procedimento está em fase estacionária, mas isso deve mudar num futuro próximo. Jan Popp, diretor do projeto “Rapid Repair” na área de revisão de aeronaves da Lufthansa Technik, dá sua visão sobre o futuro do novo procedimento de reparos: “Já durante o projeto de pesquisa em curso, planejamos o projeto imediatamente posterior com duração de três anos (a partir de abril de 2012), no qual deverá ser criada a base para a utilização móvel, para que a longo prazo os clientes possam se beneficiar do reparo local do avião.”

FONTE: Aviação Brasil.

Turbinas Trent XWB, do Airbus A380, completam seu primeiro teste de voo

O motor Rolls-Royce Trent XWB, o mais eficiente disponível no mercado de aviação civil, ganhou os céus pela primeira vez no último sábado, dia 18 de fevereiro, em Toulouse, no sul da França. Em um excitante voo de teste, o equipamento gerou energia para a aeronave Airbus A380, que antes operava com quatro motores Trent 900.

O Trent XWB é o motor mais rapidamente vendido da história, com mais de 1.100 unidades encomendadas até o momento. Entre as 34 companhias aéreas que solicitaram o equipamento está a brasileira TAM Linhas Aéreas, que fechou contrato com a Rolls-Royce, em junho do ano passado, no valor de USD 2,2 bilhões. O motor vai equipar as aeronaves Airbus A350 XWB.

José Zaidan Maluf, vice-presidente de Suprimentos e Contratos da TAM Linhas Aéreas, declarou que “essa última geração de motores Trent atende às nossas exigências de capacidade operacional, que crescem proporcionalmente ao aumento da nossa demanda de passageiros. A frota moderna e de baixa idade média que mantemos em nossas rotas domésticas e internacionais devem ter o melhor desempenho possível, e a nova opção da Rolls-Royce é capaz de incrementar ainda mais a eficiência de combustível de nossas aeronaves”, afirma o executivo.

Chris Young, Diretor do Programa Trent XWB da Rolls-Royce, comemorou o sucesso do teste. “É ótimo ver que o Trent XWB ganhou os céus pela primeira vez. O que vimos hoje é produto de muitos anos de trabalho e demonstra o progresso que foi feito em nossa jornada de entregar esta tecnologia líder mundial”, declarou Young.

Dados gravados durante uma série de testes de voo, que vai acumular cerca de 175 horas de voo e será realizada num período de sete meses, irão validar os resultados de testes no solo e apontar qual o real desempenho do motor em voo. O Trent XWB já completou com sucesso mais de 1.500 horas de testes, incluindo resistência, congelamento e altitude simulada.

O motor já havia sido testado, no solo, pela primeira vez em junho de 2010. Foi nesta ocasião que os resultados mostraram que o Trent XWB era o motor mais eficiente para aviação civil já produzido. O equipamento mostrou consumir 28% a menos de combustível do que todos os outros da linha Trent.

FONTE: Aviação Brasil.

Empresas Aéreas buscam acordo junto a ONU para evitar guerra comercial

Foto: Enos Moura Filho

Companhias aéreas globais pediram recentemente por um acordo patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de evitar que divergências entre a China e a União Europeia (UE) sobre emissões do setor de aviação resultem em uma prejudicial guerra comercial.

O chamado feito pelo chefe da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) vem em meio a sinais de que a UE pode estar disposta a afrouxar uma posição unilateral, a qual também pode colocar em risco esforços para resolver a crise da dívida soberana da Europa com apoio chinês.

Em uma entrevista, o diretor geral da IATA, Tony Tyler, afirmou que as companhias aéreas ficaram no fogo cruzado entre leis domésticas conflitantes, após a China ordenar que as suas companhias aéreas não se unam ao sistema compulsório da UE para regular as emissões do setor aéreo.

“A ação dos chineses para prevenir que suas companhias aéreas escolham um lado no Esquema Comercial de Emissões é muito atrevido e força as transportadoras chinesas para a linha de frente dessa disputa específica”, afirmou Tyler à Reuters.

“Essa é uma situação intolerável que claramente precisa ser resolvida; isso não pode continuar assim. É claro que eu espero muito que nós não estejamos vendo o início de uma guerra comercial sobre essa questão e por fim conselhos mais sábios irão prevalecer”, disse.

A China era um oponente do esquema da UE, que também trouxe protestos dos Estados Unidos e da Índia, e as crescentes brigas ameaçam os esforços para desenvolver uma solução internacional para a crise da dívida soberana da Europa. Banindo suas companhias aéreas, na semana passada, de cooperar, a China endureceu sua postura pouco antes do encontro de 14 de fevereiro em Pequim, no qual a UE irá procurar ajuda chinesa para aliviar a sua crise da dívida. A UE afirma que a regulamentação de taxar companhias aéreas por emissões de voos entrando ou saindo da Europa, que começou a valer em 1o de janeiro, é necessária como parte da luta contra as mudanças climáticas globais.

A UE insiste que foi levada a agir depois de mais de uma década de inércia da agência de aviação das Nações Unidas, a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês), que ainda precisa encontrar uma solução global para enfrentar as emissões do setor aéreo. Tyler afirmou que as câmaras da ICAO constituem o único fórum para resolver a briga, e ele e outras autoridades da indústria aérea notaram que a UE indicou disposição para evitar mais isolamento.

“A Comissão Europeia está agora muito mais aberta para uma solução da ICAO”, afirmou. “Eu espero muito que a UE e todos os seus Estados-membros trabalhem ardualmente com a ICAO por uma solução global. Não será fácil.” Tyler falou na véspera do Cingapura Airshow.

Fonte:http://br.reuters.com/ Aviação Brasil.

Embraer prevê em encontro com investidores receita de até R$ 6,2 bilhões em 2012

A Embraer (EMBR3) realizou, entre os dias 9 e 10 deste mês, a edição 2012 do Embraer Day. O principal destaque do encontro com investidores, segundo a equipe de análise da Fator Corretora, foi a apresentação do guidance da companhia para este ano.

A Embraer estima receita líquida entre US$ 5,8 bilhões e US$ 6,2 bilhões para o período, ficando acima das expectativas da corretora, que giram em torno de US$ 5,6 bilhões. A empresa avalia que os resultados deste ano devem se manter em linha com os números apresentados em 2011, com estabilidade dos mercados de aviação executiva e comercial, além da possibilidade de um ligeiro avanço de receita por conta de uma expansão no segmento de defesa e segurança.

Avanço das despesas:

Em relação às despesas, a companhia espera um crescimento de 10% da folha de pagamentos por conta do dissídio coletivo, além de maiores despesas comerciais, como conseqüência de novo mix de produtos e aumento da comercialização. Desta forma, a Embraer espera Ebitda (geração operacional de caixa) entre 11,5% e 12,5%, acima das projeções de 10,4% da corretora. A margem Ebit deve ficar entre 8,0% e 8,5%, segundo a empresa.

Investimentos para 2012

Já o capex estimado para 2012 pela Embraer atinge o montante de US$ 650 milhões, com maior parte desse total destinada para o desenvolvimento de produtos, que deve responder por 53,84% do total e ser arcado integralmente pela companhia.

“Vale lembrar que, em relação a 2011, a companhia conseguiu bater o guidance em aviação comercial, porém, conforme esperávamos, a empresa não conseguiu atingir as estimativas para aviação executiva – ficando 16% abaixo do esperado”, constatam os analistas Jacqueline Lison, Rodrigo Faria e Gustavo Perez.

Recomendação e preço-alvo:

A equipe de análise da Fator Corretora recomenda a manutenção do ativo EMBR3, com preço-alvo de R$ 15,00 para dezembro deste ano, o que configura um potencial de valorização de 20,28%.

Fonte: Aviação Brasil.

Trip fará Uberlândia – Confins

A partir de 05 de março a Trip Linhas Aéreas irá disponibilizar pela primeira vez voo direto de Uberlândia (MG) para Belo Horizonte via aeroporto de Confins (MG). A partir do aeroporto internacional Tancredo Neves (Confins), o passageiro vai poder voar para qualquer um dos mais de 80 destinos operados pela companhia.

“Atualmente a TRIP já opera seis voos diários entre Uberlândia e o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, mas com a alta demanda, a companhia visualizou a necessidade de ampliar as operações e oferecer a opção de os passageiros desembarcarem também no aeroporto de Confins, assim nossos clientes terão duas opções de desembarque na capital mineira.” explica o diretor de Marketing e Vendas da TRIP Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas.

A nova rota favorecerá principalmente as viagens a negócios, uma vez que os voos a partir de Uberlândia para Belo Horizonte serão operados em diversos horários. Em Uberlândia a TRIP opera voos diretos para Brasília, Uberaba e Araxá além de voos para Guarulhos e Goiânia.

FONTE: Aviação Brasil.

Lan Airlines tem tarifa promocional para Miami e Buenos Aires


A LAN Airlines está com promoção para viagens, partindo de São Paulo, para Miami, por US$ 645 e, para Buenos Aires, por US$ 200. Para o destino norte-americano a tarifa é válida para compras até 5 de março próximo e a viagem, realizada até 20 de junho, com término em 30 de junho. Já para a capital argentina, devem ser adquiridas até amanhã, sexta-feira, dia 24 de fevereiro, e utilizadas até 16 de junho.

FONTE: Aviação Brasil.

Senado debate concessões de aeroportos esta semana


Agencia Estado

São Paulo, 26 - O processo de concessão dos aeroportos de Brasília (DF), Campinas (SP) e Guarulhos (SP) à iniciativa privada, em leilão realizado no último dia 6, será debatido em audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira (1), a partir das 9h, na sala 13 da ala Alexandre Costa, no Senado.

De acordo com informações da Agência Senado, a audiência foi solicitada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). O parlamentar argumenta que o leilão dos aeroportos foi um fato relevante que propiciou uma arrecadação de cerca de R$ 24 bilhões e que "algumas situações" precisam ser esclarecidas.

Foram convidados para o debate o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt de Oliveira; o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antonio Gustavo Matos do Vale.

FONTE: G1

Companhia aérea tailandesa contará com equipe de aeromoças transexuais


Agencia EFE

Gaspar Ruiz-Canela.

Bangcoc, 26 fev (EFE).- Uma equipe de aeromoças do 'terceiro sexo', termo empregado na Tailândia para se referir a pessoas transexuais, se prepara para tripular voos de uma nova companhia aérea solidária aos direitos do grupo.

A primeira viagem comercial da empresa tailandesa de baixo custo, PC Airline, acontecerá no início de março, entre Bangcoc e a cidade chinesa de Tianjin, e, para evitar eventuais incidentes nos controles aeroportuários, as aeromoças levarão um certificado médico de mudança de sexo para provar que são as donas de seus passaportes, expedidos em nomes masculinos.

'Meu objetivo é dar uma oportunidade aos transexuais, que são pessoas com os mesmos direitos que qualquer outra. Esta companhia é um sonho para elas e para mim', explicou à Agência Efe Peter Chan, fundador da companhia aérea pioneira na contratação de transexuais para trabalhar como comissários de bordo.

'Muitos transexuais têm boa educação, mas não podem ter bons empregos. Eles não escolhem nascer assim, por que a sociedade os castiga?', enfatizou Chan, empreendedor tailandês de 45 anos que também já trabalhou como comissário de bordo.

As autoridades de aviação civil da Tailândia, Hong Kong e Laos deram sinal verde à iniciativa da PC Airline, mas Chan ainda espera uma resposta dos japoneses e sul-coreanos, que estudam o caso.

'Acredito que não haverá problemas, embora as aeromoças tenham que mostrar um certificado médico, pois ainda aparecem em seus passaportes como homens', explicou o empresário.

Há um ano, a companhia publicou um anúncio para contratar auxiliares de voo aberto às pessoas do terceiro sexo, que têm poucas opções de trabalho fora do mundo do entretenimento, em empregos de menor qualificação. Das mais de cem solicitações de transexuais que recebeu, quatro foram contratados, além de 19 mulheres e sete homens.

'Os transexuais que contratamos passaram por um exame geral de conhecimentos, idiomas e testes de aptidões, nisto todos os sexos são tratados igualmente', disse o presidente da companhia.

'Não sei se vamos atrair mais clientes, mas o certo é que será muito difícil, ou quase impossível, um passageiro diferenciá-las de qualquer outra mulher', especificou.

Na Tailândia, os transexuais têm certa aceitação social e trabalham em vários programas de televisão, no mundo do cinema, em comércios de artigos femininos, salões de beleza, mas são muito poucos os que trabalham em administração pública ou diretores de empresas privadas.

'Estou muito animada e agradecida por este trabalho. Fui professora de tailandês no Japão, falo japonês e inglês e me sinto como qualquer outra mulher', diz Nathatai Sukkaset, uma das aeromoças transexuais.

'Com cinco anos já sabia que era uma mulher. Comecei a usar vestidos quando cresci e depois me submeti a uma operação de mudança de sexo, durante meus estudos na universidade', explica a jovem tailandesa.

Para outra das aeromoças transexuais, Phuntakarn Sringern, a sociedade tailandesa agora aceita esta minoria, embora ainda não tenha o direito de modificar seus documentos de identidade para que sejam oficialmente consideradas mulheres e não homens.

Em janeiro, um avião com a equipe da PC Airline e dezenas de funcionários realizou um voo fretado entre Bangcoc e Vientiane, capital do Laos, para divulgar a companhia aérea, o que foi um sucesso publicitário.

A companhia aérea conta com uma frota de três aviões airbus e, depois do primeiro voo a Tianjin, planeja novas rotas a outras cidades da China, Japão e Coreia do Sul.

O fundador da companhia trabalhou como comissário durante quase 13 anos na Thai Airways. Depois, começou a também trabalhar como consultor de investimentos em bens imobiliários até realizar seu sonho de ser proprietário de uma companhia aérea.

'Meu sonho custou US$ 70 milhões. Todo o investimento saiu do meu bolso', concluiu Chan, que com 15 anos conseguiu seu primeiro emprego para ajudar os pais a sustentar a família. EFE

FONTE: G1