A Sky News revelou um vídeo que mostra imagens nunca antes vistas sobre o impacto do segundo avião na torre Sul do World Trade Center, em Nova Iorque, que acabou por ruir, tal como a Torre Norte. O vídeo amador é um de muitos que uma Fundação que está a construir um memorial e museu recolheu.
As imagens, captadas a quilómetros de distância do WTC, revelam a Torre Norte em chamas e, pouco depois, o momento em que o avião da United Airlines, com 60 pessoas a bordo, embate na Torre Sul, entre os pisos 78 e 84.
Nessa sequência é ainda possível perceber que momentos depois, mesmo a uma considerável distância, papéis que estavam nas torres caem do céu sobre a pessoa que estava a filmar.
O vídeo mostra os destroços das Torres Gémeas e bombeiros desgastados com a situação e com os trabalhos para encontrar sobreviventes.
As imagens captadas por um vídeo-amador pertencem à Fundação do Museu online agora lançado que ao longo dos últimos tempos tem recolhido depoimentos vídeos, áudios ou textos.
A 11 de Setembro de 2001, faz amanhã oito anos, 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais com a intenção de atacar o World Trade Center e outros alvos em Washington.
Dois desses aviões atingiram as Torres Gémeas e um outro caiu sobre o Pentágono. Um quarto aparelho cai sobre um campo em Somerset County, na Pennsylvania.
Mais de três mil pessoas morreram.
RTP