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sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Imagens inéditas mostram impacto de avião numa das Torres Gémeas

O momento em que o avião embate na Torre Sul do World Trade Center

A Sky News revelou um vídeo que mostra imagens nunca antes vistas sobre o impacto do segundo avião na torre Sul do World Trade Center, em Nova Iorque, que acabou por ruir, tal como a Torre Norte. O vídeo amador é um de muitos que uma Fundação que está a construir um memorial e museu recolheu.



As imagens, captadas a quilómetros de distância do WTC, revelam a Torre Norte em chamas e, pouco depois, o momento em que o avião da United Airlines, com 60 pessoas a bordo, embate na Torre Sul, entre os pisos 78 e 84.


Nessa sequência é ainda possível perceber que momentos depois, mesmo a uma considerável distância, papéis que estavam nas torres caem do céu sobre a pessoa que estava a filmar.

O vídeo mostra os destroços das Torres Gémeas e bombeiros desgastados com a situação e com os trabalhos para encontrar sobreviventes.

Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro

As imagens captadas por um vídeo-amador pertencem à Fundação do Museu online agora lançado que ao longo dos últimos tempos tem recolhido depoimentos vídeos, áudios ou textos.

A 11 de Setembro de 2001, faz amanhã oito anos, 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais com a intenção de atacar o World Trade Center e outros alvos em Washington.

Dois desses aviões atingiram as Torres Gémeas e um outro caiu sobre o Pentágono. Um quarto aparelho cai sobre um campo em Somerset County, na Pennsylvania.

Mais de três mil pessoas morreram.


RTP


50 Grandes Operadores de Aeroportos em 2008


Com base no exercício de 2007, o Blog publicou o ranking dos doze principais operadores de aeroportos no mundo. Naquela ocasião, a Infraero ficou classificada na terceira posição, tendo operado 110,6 milhões de passageiros, atrás apenas da Aena (Espanha) com 210,5 milhões e da BAA (Inglaterra) com 155,7 milhões.

A pesquisa foi atualizada com base nos dados de 2008. A amostra da pesquisa considerou cinquenta grandes operadores do mundo, com 2,5 bilhões de passageiros, mais de 50% dos 4,9 bilhões de passageiros operados naquele exercício.

Neste novo levantamento, a Infraero apareceu na quarta posição, com 113,2 milhões de passageiros. Em primeiro manteve-se a Aena (Espanha) com 203,8 milhões, seguido da BAA (Inglaterra) com 151,4 milhões e da Fraport (Alemanha) com 133,3 milhões. A mudança da Fraport da sétima posição em 2007 para a terceira em 2008 decorreu do fato de terem sido considerados, neste novo levantamento, todos os aeroportos operados por aquela empresa, inclusive fora da Alemanha.

Outra constatação da pesquisa é que, dentre os cinqüenta grandes operadores, a Infraero é a que possui a maior rede com 67 aeroportos, seguida da Aena com 48.

O quadro a seguir mostra os dez maiores operadores, ordenados pelo número de passageiros:


A pesquisa indicou que 85,3% dos passageiros foram operados por aeroportos controlados diretamente pelo setor público, por meio de entidades e empresas públicas. Apenas 14,7% referem-se a aeroportos privados.



Quanto à origem, 33,9% dos passageiros são da Europa, 24,5% da Ásia, 32,9% da América do Norte, 2,3% da Oceania e 6,4% da América Latina.




O quadro a seguir mostra detalhamente os operadores considerados, ordenados pelo número de passageiros:


Aeroportos no Brasil

Comissão da Aeronáutica vai apontar qual é o melhor caça


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá sofrer constrangimento ao anunciar oficialmente a opção do Brasil por um dos três caças que disputam a renovação da frota da FAB, pois o presidente da comissão responsável pelo processo de seleção, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, disse que irá indicar um técnico.

Estão na disputa o Rafale, da empresa francesa Dassault, o F-18, da norte-americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab. Se a opção técnica não coincidir com a vontade política de Lula de comprar os 36 caças da França, o presidente terá que explicitar que a escolha é política e estratégica.

As áreas analisadas pela comissão são: 1) técnica, como garantias; 2) operacional, como armamento e capacidade de carregamento de armas; 3) transferência de tecnologia, que significa averiguar o que essa parceria vai dar e vai render para o Brasil hoje e no futuro nesse componente; 4) offset, que pode ser direto no avião que está sendo comprado ou pode ser para um outro projeto estratégico, ou de materiais, ou de sistema, ou de mísseis, que aquele fabricante domina e transfere para o Brasil; 5) comercial, e aí se incluem preços e condições do negócio.

A questão da transferência de tecnologia é estratégica, diz o presidente da comissão responsável pelo processo de seleção, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro. "Para que um avião desses possa efetivamente defender o país, eu preciso ter acesso e controle sobre o que é o avião e o que eu posso dispor dele. E se eu quiser colocar nele um míssil da empresa X ou Y, nós temos que ter autonomia para fazer isso. Se não, o avião não é nosso", explica Noro.

Folha Online

Venezuela restringe operações de companhias aéreas colombianas




O Governo da Venezuela impôs restrições às operações de transporte de carga e de passageiros de diversas companhias aéreas colombianas, segundo um relatório da Aeronáutica Civil da Colômbia.

O documento diz que, atualmente, por causa de uma "decisão unilateral do Instituto Nacional de Aviação Civil d
a Venezuela (INAC)", o transporte de carga para o país feito por algumas companhias colombianas ficou suspenso.

"Como consequência direta desta restrição, a empresa venezuelana Vensecar se encontra atendendo a totalidade do serviço de carga bilateral, com o pertinente desequilíbrio comercial", aponta o relatório colombiano.

Quanto ao transporte de passageiros, a companhia aérea colombiana Avianca teve várias rotas suspensas. Além disso, não recebeu aprovação para utilizar novos modelos Airbus na frota que pode operar na Venezuela.

Segundo o relatório, a empresa Aero República, também sediada na Colômbia, não pode mais operar os dois voos diários que tinha na rota Bogotá-Caracas e teve horários suspensos entre a capital venezuelana e Medellín.

A Aeronáutica Civil lembra em seu relatório que Colômbia e Venezuela têm um acordo bilateral assinado em 1991 que estabelece liberdade de voos de passageiros e carga.

"O acordo bilateral não está sendo respeitado. Neste sentido, não há permissões de operação sem restrições, como a Colômbia deu às empresas venezuelanas", ressalta o documento.

As autoridades colombianas tentaram entrar em contato por telefone e por escrito com o INAC, sem obter respostas até o momento.

No final de julho, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, decidiu congelar as relações com a Colômbia e recentemente ordenou que seu ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, prepare a "ruptura".

A decisão de Chávez aconteceu por causa de acusações do Governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, sobre o suposto desvio de armas venezuelanas para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Uol

Avião Diáspora substitui todos os trens de aterragem


O avião Airbus 320 Diáspora, recentemente adquirido pela Sata, irá ter todos os seus três trens de aterragem substituídos, por indicação do fabricante francês, segundo avançou ontem a RTP/Açores.
De acordo com aquela fonte, a substituição destas peças deve-se a uma “aterragem dura”, que a aeronave efetuou no aeroporto de Ponta Delgada, no passado dia quatro de Agosto e sobre a qual, a transportadora aérea açoriana tem neste momento um inquérito a decorrer.
Entretanto, o aparelho encontra-se em Lisboa, onde está a ser alvo de uma completa revisão, que visa apurar se sofreu danos noutras estruturas.
De acordo com informações divulgadas pela Sata, o avião deverá regressar aos céus em Outubro.

JornalDiario

Pólo de Capacitação Aeronáutica será instalado em São Paulo

São Paulo vai contar com um novo Pólo de Capacitação Aeronáutica. O estado concentra grande contingente de profissionais de aviação e a maior frota de aeronaves do país, graças as diversas empresas aéreas localizadas no estado.

O Protocolo de Intenções para a criação do Pólo será assinado na próxima quarta feira (16/09) no escritório da Agência em São José dos Campos, pela Anac, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São José dos Campos, Associação das Indústrias Aeroespaciais Brasileiras (AIAB) e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

O objetivo é viabilizar a cooperação técnico-científica entre as instituições para a formação de pessoal e desenvolvimento de políticas públicas. A ideia é desenvolver projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, desenvolvimento e difusão de tecnologia, planejamento e desenvolvimento da aviação civil.

Mercado e Eventos

Azul poderá 'furar fila' para ter mais jatos Embraer em 2010


A Azul, atualmente terceira maior companhia aérea do país, vê chance de se aproveitar de recuo em encomendas de aviões dos Estados Unidos e da Europa para ocupar espaços adicionais na fila de produção da Embraer em 2010, afirmou nesta quarta-feira o presidente-executivo da empresa, Pedro Janot.

A Azul --que começou a operar em dezembro passado-- está voando atualmente com 12 aeronaves Embraer. Pelo cronograma oficial de frota, terá um total de 14 jatos até o final de 2009. Para 2010, a previsão da empresa é de chegar a 21 aeronaves.

Mas, diante de uma ocupação de seus aviões de 76% no primeiro semestre, acima das líderes TAM e Gol que operam jatos de maior porte da Airbus e Boeing, a Azul vislumbra a chance de reforçar ainda mais sua frota no próximo ano, se aproveitando de desistências de companhias estrangeiras que estão cortando capacidade.

"Acelerar uma linha de produção (de aviões) nunca é fácil... O que tem é oportunidade de companhias europeias e norte-americanas cederem posições na linha da Embraer", afirmou Janot, acrescentando que o período de tempo de encomenda e recebimento de uma aeronave da fabricante nacional pode chegar a 1,5 ano.

Ele afirmou que uma alternativa também poderia ser a aquisição de aviões Embraer de outras companhias aéreas interessadas em reduzir capacidade.

"Se o Brasil crescer perto de cinco por cento ano que vem, existe a oportunidade de incrementar o projeto Embraer", disse o presidente da Azul. "A gente precisa reagir rápido a essa demanda.'

O presidente-executivo da Azul disse que conversas com outras companhias aéreas e com a Embraer 'ocorrem a todo o momento', mas não confirmou se já houve contato específico com a fabricante sobre aceleração nas entregas.

Segundo Janot, uma opção por aeronaves adicionais de outro fabricante, por exemplo a Bombardier --rival direta da Embraer-- não é cogitada pela Azul. "Seremos monomarca pelo menos pelos próximos 10 anos", disse o executivo.

Folha Onlie

Companhia aérea britânica inicia voos para Ilha da Madeira


Lisboa, 9 set (Lusa) - A companhia aérea britânica de baixo custo Jet2.com vai começar a voar para a Ilha da Madeira em maio de 2010, apoiada por um programa do Governo luso para promover novas rotas, anunciou a secretaria de Estado do Turismo.

A nova rota, a partir de Manchester, terá apoio do Fundo de Promoção de Novas Rotas, agora designado com o nome Initiative.pt, criado pelo Governo luso em 2006, num investimento promocional inicial de 200 mil euros.
Uol

Air Minas quer voar PLU-MOC


A solicitação da empresa Air Minas para operar quatro novos voos entre Belo Horizonte e Montes Claros está em fase final de análise na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O anúncio foi feito ontem pelo diretor superintendente da empresa, comandante Sérgio José Martins, na audiência Pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposta da empresa é de voos partindo de BH, de segunda a sexta-feira, às 7 horas e às 19h15, com retornos de Montes Claros nos horários de 8h20 e 20h35.
O parlamentar Gil Pererira lamentou a situação atual vivida pelos passageiros do Norte de Minas. "Hoje, a empresa Trip tem quatro voos diários entre Belo Horizonte e Montes Claros, cobrando 700,00 pelo trecho, ida ou volta.

Muitas viagens internacionais tem esse mesmo preço!", reclamou Gil Pereira. Ele comparou o valor com o de outros voos que partem da Capital mineira para cidades a distâncias similares ou até maiores que a de Montes Claros, que fica a 417 km de BH: Campinas (R$ 164,00); Uberaba (R$ 295,00); e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (R$ 587,00).

O deputado também criticou a existência de apenas um voo nos finais de semana, que sai da Capital no sábado, com retorno no domingo de Montes Claros.
Jetsite

Pastor que sequestrou avião no México pode ser acusado de terrorismo

O boliviano José Mar Flores Pereira, que tomou por cerca de uma hora um avião da Aeromexico com uma falsa bomba na quarta-feira passada (9), pode ser acusado de terrorismo e sequestro pela Justiça mexicana.


Conhecido como Josmar, o fanático religioso usou uma lata de suco com fios e luzes para tomar o voo 576, que ia de Cancún à Cidade do México com outros 103 passageiros, os quais só souberam do episódio após sair do avião e de a polícia entrar em cena, sem ter havido troca de tiros.

Ele passou ontem por interrogatório na Procuradoria Geral mexicana, que hoje deve apresentar acusações. Flores, 44, também foi submetido a testes psicológicos, para determinar se padece de doenças mentais -caso em que pode ser mandado a um hospital psiquiátrico.

Flores, que tem histórico de alcoolismo, vício em drogas e roubo à mão armada, atribuiu o sequestro a uma "revelação divina" que queria transmitir ao presidente mexicano, Felipe Calderón.

A mãe do acusado contou que ele foi mandado ao México pelo pai aos 17 anos, porque não conseguia se livrar das drogas, e não voltou.

Em vídeos de pregação e canções evangélicas na web, Flores diz que se converteu à religião e se tornou pastor para abandonar o vício. Durante a ameaça de anteontem, ele presenteou a tripulação do voo 576 com suas canções em discos e DVDs.

Elisa Melgar, que se identificou à imprensa como mulher de Flores (e com quem tem três filhos), disse que ele tem transtornos mentais e que "só queria ser escutado".

Folha online

Nova York homenageia vítimas dos ataques terroristas de 11/9


Nova York manteve nesta sexta um minuto de silêncio em tributo às vítimas dos atentados contra as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, para iniciar, assim, a comemoração do oitavo aniversário de ataques no quais quase 3 mil pessoas morreram.
Também às 8h46, o presidente Barack Obama fez um minuto de silêncio junto à esposa, Michelle Obama, em Washington, onde participará pela primeira vez como presidente dos atos do 11 de Setembro, com um comparecimento no Pentágono, um discurso e uma reunião com familiares das vítimas.
O Documento

Em reunião com Ministro da Fazenda, Abetar propõe linha de crédito específica para aviação regional

Divulgação


Apostole Lazaro Chryssafidis, presidente da Abetar, com os presidentes das aéreas regionais para definir a pauta que seria levada para reunião com Mantega

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, se reuniu hoje (10/09) em Brasília com o Ministro da Fazenda Guido Mantega, que se comprometeu a analisar as reivindicações do setor.

Segundo Lack, a aviação regional precisa contar com uma política de financiamento específica para o setor, que contemple 100% do valor do negócio com mais 30% de capital de giro atrelado ao empréstimo, para crescer e se desenvolver de forma sustentável.

"Nós aproveitamos a audiência para agradecer ao Ministro Mantega pelo apoio que o Ministério da Fazenda deu a aviação regional, incluindo o setor no Fundo Garantidor de Exportação. Além disso, expusemos a necessidade da criação de um Programa de Incentivo para Aviação em Destinos com Baixa Capilaridade e de uma linha de crédito adequada para aviação regional" disse Lack.

Fundo de Aval – Durante o encontro, Lack também solitcitou ao Ministro que a Abetar possa acompanhar de perto a regulamentação do Fundo de Aval, aprovado na última semana por meio da MP 465, de autoria do deputado federal Carlos Zarattini.

Mercado e Eventos

Aeroporto terá torre de 40m



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NOVAS FUNÇÕES: a torre também vai abrigar o Departamento de Telecomunicações e Controle do Espaço Aéreo, setor responsável pelo controle do tráfego.

Novo equipamento irá substituir o atual, que tem apenas 18 metros de altura, mas apenas a partir de dezembro

O Aeroporto Internacional Pinto Martins funciona, a partir de dezembro deste ano, com uma nova torre de comando, de 40 metros de altura e visão 360 graus do complexo do terminal. A estrutura física da torre, que estava sendo construída desde 2005, já foi finalizada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e localiza-se nas proximidades da Lagoa do Opaia.

Conforme o superintendente da Infraero no Estado do Ceará, Sérgio Baltoré, a parte da obra civil da nova torre, que vai a substituir a atual com 18 metros de altura, já foi finalizada. Porém, a torre só começará a operar de fato em dezembro, quando os equipamentos devem estar instalados.

"A nova etapa é de responsabilidade da Aeronáutica, que vai instalar os equipamentos", disse. Ele explica que tratam-se de equipamento eletrônicos, radares, consoles e outros de alta precisão que demandam tempo para serem instalados e funcionar de forma precisa.

A torre, segundo Baltoré, também vai abrigar o Departamen to de Telecomunicações e Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que é o setor da Aeronáutica Brasileira responsável pelo controle do tráfego aéreo e vai ter salas administrativas, laboratórios, espaços para manutenção, entre outros.

A torre de 18 metros que está em funcionamento, de acordo com o superintendente da Infraero, será desativada quando a outra começar a funcionar. "A nova torre não vai alterar em nada a rotina do aeroporto. Como permite uma visão panorâmica de 360 graus, vai trazer mais qualidade, mais precisão e mais segurança ao serviço de tráfego aéreo", disse.

Ampliação do terminal

O movimento de passageiros no Pinto Martins aumentou 33,3% no período de um ano, entre de julho de 2008 e julho passado. O superintendente da Infraero destaca que, só no último mês de julho, a movimentação de passageiros foi recorde, com 421 mil operações.

Em vista disso, a ampliação do terminal de passageiros e a construção de um outro ao lado do que já existe é um dos projetos da Infraero para o Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Conforme Sérgio Baltoré, está em fase inicial a elaboração do projeto e só deve ser entregue em outubro de 2010. A obra de ampliação, segundo Baltoré, tem previsão para ser iniciada em 2011 e finalizada em 2013, já para ser utilizado durante a Copa do Mundo de 2014, quando Fortaleza receberá um fluxo grande de turistas.

FIQUE POR DENTRO
Serviço orienta e monitora aeronaves no ar e em solo

Controle de tráfego aéreo é um serviço prestado por controladores, em terra, que orientam e monitoram aeronaves no ar e no solo para garantir um fluxo de tráfego seguro e ordenado. Os controladores de tráfego aéreo fornecem indicações e autorizações de vôo, decolagens e aterrissagens de acordo com as características operacionais das aeronaves e as condições de tráfego em determinado momento. Essas autorizações podem incidir sobre a rota, altitude e/ou velocidade propostas pelo operador da aeronave, para determinado vôo.
Diário do Nordeste