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terça-feira, 11 de agosto de 2009

Centro de aviação abre 40 vagas para instrutores

Disciplinas vão desde segurança até de postura e etiqueta. Currículos precisam ser enviados até 28 de agosto.

As disciplinas selecionadas são: postura e etiqueta, maquiagem, segurança e emergência, sobrevivência na selva, primeiros socorros, medicina aeroespacial, direito do trabalho, regulamento da profissão, sistema de aviação civil, segurança de voo, conhecimento geral de aeronave, teoria de vôo e meteorologia.

A seleção será feita até 28 de agosto e os candidatos precisam enviar currículo para ceab@ceabbrasil.com.br com o assunto “vaga instrutor” e o nome da disciplina que deseja.

Os requisitos básicos para os interessados são: possuir formação como comissários, pilotos, despachantes operacionais de voo ou terem os conhecimentos técnicos das disciplinas citadas. Não é necessário ter fluência em outros idiomas nem experiência anterior comprovada, segundo o Ceab.

Os salários variam conforme o número de horas de aulas dadas.

Após triagem de currículo, os selecionados passarão por entrevistas individuais.

Azul planeja voos para fora em 3 anos


Segundo o diretor de Marketing da Azul, Gianfranco Beting, mais três anos (até 2012) seria um “prazo plausível” para a empresa já estar voando para fora do Brasil. A Azul planeja manter a linha de negócios, explorando rotas de curta distância (que dependem da autonomia das aeronaves que compõem sua frota) na América do Sul. “Mas para isso, precisamos que haja, pelo menos, uma densidade razoável da demanda na malha doméstica para se pensar e rotas internacionais”.

Se for levado em consideração o crescimento exponencial da Azul em menos de um ano de operação – e do próprio setor como um todo –, essa densidade de demanda que justificaria a ampliação das operações da Azul para rotas internacionais, deve ser alcançada em breve. Para se ter uma ideia, a empresa, que começou a operar em dezembro de 2008, já ocupa o quarto lugar entre as maiores do mercado e atinge no próximo dia 13, quinta-feira, um milhão de passageiros transportados. “Até o final do ano serão dois milhões”, disse Beting.

A Azul conta com uma frota de 12 jatos da Embraer e fechará o ano com 14. Há encomendas de mais 78 jatos para os próximos cinco anos. Em um ano e meio a companhia quer pular de 14 cidades atendidas para 26.
PANROTAS

Homem fuma no banheiro e causa pane em aeronave no interior de SP


Avião está em solo desde a 12h08 desta terça (11) em Rio Preto.
Passageiros que iam do Rio para Campo Grande aguardam no saguão.

Foto: Divulgação/Daesp

Imagem aérea do Aeroporto de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo (Foto: Divulgação/Daesp)

Um passageiro fumou dentro do banheiro de um jato Embraer 175 no Aeroporto de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e provocou uma pane no aparelho, por volta das 12h08 desta desta terça-feira (11), de acordo com informações confirmadas pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), responsável pela administração do terminal.

A fumaça acionou o sistema anti-incêndio do avião e provocou uma pane total no avião, que não havia sido solucionada até as 16h40. De acordo com o Daesp, cerca de 30 passageiros foram obrigados a descer e aguardar no saguão.

O comandante chamou a polícia e impediu o passageiro de embarcar novamente na aeronave. A polícia registrou boletim de ocorrência e liberou o fumante.

A aeronave partiu do Rio de Janeiro com destino a Campo Grande e fez escala em São José do Rio Preto. O aparelho já estava em manutenção quando o passageiro refugiou-se no banheiro para fumar.

G1

Obras na pista mudarão operações da Tam e Gol no SDU



A Infraero inicia entre setembro e agosto as obras de recuperação da pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Enquanto a pista estiver em obras – a previsão é que o processo dure 60 dias –, as companhias aéreas utilizarão a pista auxiliar, que tem restrições para operações de grandes aeronaves. Por esse motivo, a Gol e a Tam irão transferir temporariamente seus voos do Santos Dumont para o Galeão. A partir do Santos Dumont, as duas empresas só irão operar voos para Congonhas, no período de reforma da pista.
Panrotas

Bombardier cancela pedido de 15 jatos feito por aérea italiana

A Bombardier informou nesta terça-feira que cancelou encomenda firme feita pela companhia aérea italiana de baixo custo MyAir.com. A empresa havia feito pedido de 15 aviões regionais modelo CRJ1000.

A Bombardier informou que a decisão foi tomada diante da situação da MyAir, que recentemente teve sua licença suspensa por autoridades italianas. A fabricante canadense de aviões citou a "situação incerta" da companhia aérea como justificativa para o cancelamento.

Quatro aviões CRJ 900 já tinham sido entregues para a empresa.

A fabricante canadense informou que ainda tem 49 encomendas firmes do CRJ1000 NextGen.

A indústria de aviação tem sofrido uma acentuada crise durante a recessão. A Bombardier informou em abril que vai demitir 3.000 funcionários para ajustar-se à demanda em queda por novos aviões. Os cortes se somam a quase 1.400 demissões executadas no início do ano.

uol

Azul atinge a marca de 1 milhão de passageiros transportados



A companhia aérea Azul anunciou que vai atingir a marca de 1 milhão de clientes transportados, após completar apenas oito meses de operação. Para brindar mais esta conquista, um grande evento será realizado no Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas/SP, quando o cliente de número 1 milhão vai poder voar de graça com a empresa durante um ano, com direito a acompanhante. Assim que for identificado, o milionésimo passageiro vai ser convidado para uma foto ao lado de representante de todos os setores que compõem a equipe da Azul. A companhia voa atualmente para quatorze destinos no Brasil, utilizando uma frota composta por doze jatos Embraer 190/195.
Revista Flap Internacional

Aviação executiva em busca da recuperação




efeitos da crise econômica. No auge da turbulência, os cancelamentos de encomendas vieram de todos os lados.

No Brasil, esse índice ficou em 40%; nos EUA, em 85%; no Leste Europeu, em praticamente 100%, segundo Marco Antonio Bologna, presidente da TAM Aviação Executiva, representante no Brasil da fabricante americana Cessna. Passado quase um ano da quebra do Lehman Brothers, marco inicial da crise, os problemas do setor ainda estão muito longe de acabar. Mas há, pelo menos, uma coisa a ser comemorada: o cenário parou de piorar.

"Temos hoje uma lista de 300 interessados na compra de aviões. Desses, pelo menos uns 60 estão na fase de avaliação mais minuciosa, com boas possibilidades de fechar negócio. Para mim, isso indica que 2010 pode ser já um ano melhor no Brasil", diz Bologna. A TAM Aviação Executiva prevê fechar o ano com entrega de 38 aviões, 14 a menos que no ano passado.

A fabricante brasileira Embraer, porém, que fornece para todo o mundo, acredita que o mercado global para os aviões executivos só deve se recuperar entre 2011 e 2012. "Esse é um setor cujo direcionamento é dado pelos lucros corporativos. E, como os lucros das empresas estão em queda, a consequência é direta", diz Claudio Camelier, diretor de Inteligência de Mercado da Aviação Executiva da Embraer. Segundo ele, as projeções são de que as empresas comecem a se recuperar no ano que vem, dando confiança para que retomem as encomendas em 2011, com mais aviões sendo entregues em 2012.

Segundo Camelier, o mercado dos aviões executivos vinha crescendo constantemente desde 2003. No ano passado, o número total de jatos entregues pelos fabricantes em todo o mundo foi de 1,2 mil. Este ano, porém, a previsão é que esse número fique abaixo de mil. "Essa, definitivamente, não é uma crise rápida." Mas ele confirma que o cenário, pelo menos, se estabilizou. A Embraer prevê entregar este ano 127 jatos - sendo 110 Phenom, seu menor modelo, com preços a partir de US$ 3,5 milhões, e 17 jatos Legacy 600 (US$ 27 milhões) e Lineage 1000 (US$ 42 milhões).

Os aviões executivos, porém, podem custar bem menos que isso. Segundo Bologna, tem feito sucesso no Brasil o avião Cessna Skycatcher, monomotor a pistão para duas pessoas. "É um avião experimental, muito útil para ensino de pilotagem, por exemplo", diz. Desde o fim do ano passado, já foram vendidos 50 aviões desses no País. O preço do produto, sem o custo do frete, é de US$ 112 mil.

O mercado da aviação executiva no Brasil passará por um teste esta semana, com a feira Latin America Business Aviation Conference & Exhibition (Labace), que começa na quinta-feira, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. "Apesar de toda a crise global, será a maior feira de todos os tempos", diz Bologna. "É um evento muito especial para o setor, já que, nessa área, boa parte das vendas vem essencialmente de relacionamento."

Mas, segundo ele, o grande termômetro do mercado será mesmo a feira que será realizada nos EUA, em outubro. "O maior mercado do mundo está lá, e é aí que conseguiremos sentir realmente como está o mercado."

Segundo Camelier, cerca de 70% da frota de aviões executivos em uso hoje no mundo está nos EUA. "Isso deve mudar nos próximos anos, já que outras regiões, como a Ásia, vêm crescendo", diz. "Mas os americanos ainda são a referência."

O Estado de São Paulo

Code-share da Tam com Air China começa este mês


A Tam e a Air China dão início neste mês à operação de voos compartilhados (code-share) interligando São Paulo e Pequim (China). O acordo foi aprovado pela Anac em abril. Partindo do Brasil pela Tam, os passageiros terão a chance de comprar bilhetes até Pequim, com conexão no aeroporto de Barajas, em Madri. Lá, contarão com os serviços e apoio de equipes brasileiras da Tam para fazer conexão com os voos operados pela Air China, que levarão o código JJ até Pequim.

Da capital chinesa para cá, os passageiros da Air China terão as mesmas facilidades na montagem dos seus roteiros aéreos, fazendo conexão também na capital espanhola para os voos diretos da Tam até São Paulo.

Para a Tam, a parceria é bastante estratégica. "É o primeiro acordo que fechamos com uma companhia asiática, fato que ganha relevância ainda maior por se tratar de uma empresa com a capilaridade e o padrão de atendimento da Air China, nossa parceira na Star Alliance", declara o vice-presidente Comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco.

"A Tam é um novo membro da Star Alliance. Estamos felizes em estabelecer essa parceria com ela, que permite aos passageiros viajar com maior comodidade em nossas operações próprias ou por code-share com parceiros", diz o vice-presidente da Air China, Zhang Lan.
Panrotas

Ryanair vende um milhão de viagens a 5 euros



A partir do aeroporto de Faro, os clientes da Ryanair vão poder viajar para a Europa por 5 euros.

A Ryanair está a promover uma campanha para celebrar a inauguração da sua 34ª base em Leeds Bradford e 14 novas rotas, oferecendo ao público um milhão de lugares a cinco euros, para viajar em Outubro e Novembro, em toda a sua rede europeia, informa a empresa em comunicado.

As reservas para esta promoção podem efectuar-se através do site da companhia aérea até à meia noite de quinta-feira, dia 13 de Agosto.

"Com um total de 17 rotas de tarifas baixas a partir de Leeds Bradford no próximo Verão, os passageiros poderão viajar para fantásticos destinos em toda a Europa, incluindo Espanha, França, Itália e Portugal", anunciou Michael O'Leary, presidente da Ryanair.
Sapo.pt

89% dos voos da Ryanair aterram à hora prevista

Os mesmos dados apontam ainda para menos de uma reclamação por cada 1.000 passageiros transportados.

Os mesmos dados apontam ainda para menos de uma reclamação por cada 1.000 passageiros transportados.

No mês de Junho, 89% dos voos da Ryanair aterraram à hora prevista, segundo as estatísticas de serviço ao cliente divulgadas hoje pela 'low cost' irlandesa.

Os mesmos dados apontam para menos de uma reclamação por cada 1.000 passageiros transportados em Junho e menos de uma reclamação por bagagem perdida.

Numa entrevista recente ao "New York Times", o presidente da Ryanair explicava: "O nosso atendimento ao consumidor é diferente do de todas as outras linhas aéreas". Segundo O'Leary, a Ryanair destaca-se em quatro factores fundamentais: tarifas baixas, um bom registo de voos dentro do horário, poucos cancelamentos e poucas bagagens perdidas.

Sapo.pt

Companhias aéreas vão ampliar oferta até 2014

Azul, apesar de não ter um plano estratégico para a Copa de 2014, também vai incrementar a oferta.


Marcelo Lacerda


Janot pretende que a Azul chegue a 58 aeronaves até 2013 De olho no crescimento da demanda turística por conta da Copa de 2014, as companhias aéreas já fazem planos para atender o crescente número de turistas que vão aportar no Brasil. A Tam, além de aumentar o número de aeronaves de 132 hoje para 157 em 2014, também vai ampliar a oferta.

“Vamos substituir os airbus A330 pelos airbus A350, que são maiores, aumentando o número de assentos. Para 2014, ainda vamos preparar uma malha especial, com voos fretados e charters”, afirmou o diretor Comercial da Tam, Klaus Kuhnast.

A Azul, apesar de não ter um plano estratégico para a Copa de 2014, também vai incrementar a oferta. “Hoje temos 12 aeronaves. Queremos fechar este ano com 14 e chegar a 58 em 2013”, disse o presidente da companhia aérea, Pedro Janot.

A Trip, por sua vez, vai voltar o foco na malha aérea regional. “Na Copa, os voos regionais serão muito importantes para o turismo interno e a Trip terá papel importante nisso”, ressaltou o presidente José Mário Caprioli. A companhia aérea pretende dobrar a frota até 2014, passando dos atuais 30 aviões para 60. O investimento será de US$ 200 milhões, em média, por ano.

Para o diretor presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, não apenas os investimentos das companhias aéreas são importantes. “O que pode afetar o movimento nos aeroportos são investimentos em infraestrutura aeroportuária”, disse.

De acordo com o diretor Comercial da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Fernando Nicácio, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre vai passar por melhorias. “O fluxo de passageiros na Copa deve crescer entre 30% e 40%, mas o aeroporto está pronto para receber sem dificuldade. Mesmo assim vai ganhar mais quatro fingers até fevereiro de 2010 e passar por melhorias no pátio de manobra das aeronaves, na pista de táxi e na pista principal de pouso e decolagem”, explicou.
Folha de Pernambuco

Cubana Airlines

IL-96-300 /CUBANA / CU-T1250

IL-96-300 / CUBANA / CU-T1250

Cubana Airlines é a maior companhia aérea de Cuba, servindo 35 destinos com uma frota de 14 aeronaves. A companhia aérea, que tem em funcionamento há 80 anos, é da exclusiva propriedade do governo cubano.

AEA fala em novo panorama na aviação europeia

ImageCom atenuação forte da queda de tráfego em Julho.

A AEA, associação que reúne as maiores companhia de rede europeias, anunciou hoje que os indicadores de tráfego preliminares do mês de Julho apontam para uma queda em 2,2%, o que considera "abrir um novo panorama", tendo em conta a queda média de 7,2% no primeiro semestre. A associação avança ainda que os indicadores para Julho apontam para uma redução de capacidade menos forte que no primeiro semestre, na ordem de 3% face a uma média de 4,6% nos primeiros seis meses, mas suficiente para gerar "uma pequena melhoria" da taxa de ocupação dos voos. A expressão "novo panorama" utilizada pela AEA para o mês de Julho contrasta com a análise que faz ao tráfego no mês de Junho, que, diz, não tendo sido tão mau como Maio, no qual o tráfego (em RPK = passageiros x quilómetros percorridos) caiu 8,3%, foi ainda assim "fortemente negativo", com uma queda de 6,5%.

Apea

British Airways corta refeições a bordo para reduzir despesas


A companhia aérea British Airways vai começar a cobrar uma parte dos seus serviços que são atualmente gratuitos, como as refeições servidas a bordo, no âmbito dos esforços de redução de despesas, anunciou hoje um porta-voz da empresa.

aeiou.pt

China Eastern Airlines continua estudando fusão


China Eastern Airlines disse na seg. que iria avançar ativamente com o processo de aquisição da sua menor rival: Shanghai Airlines na segunda metade do ano, mas alertou para uma indústria com perspectivas incertas.

A China Eastern, uma das três principais operadoras do país, também disse que obteve um lucro líquido no primeiro semestre do ano de CNY 984.65 milhões de iuanes (US $ 144 milhões).A transportadora não forneceu orientação e projeções para ganhos ao longodo ano, mas advertiu sobre incertezas que continuam a enfrentar na indústria, incluindo o fraco tráfego aéreo internacional e do impacto prolongado da gripe H1N1 do vírus.

China Eastern já havia revelado no mês passado um plano detalhado para adquirir a Xangai Air através de um estudo e custos de CNY9 bilhões que segundo levantamentos lhes dará cerca da metade do mercado de viagens aéreas na China.
Airwise

Southwest Aumenta Oferta



A Southwest Airlines impulsionou a sua oferta de aquisição pela falida Frontier Airlines para mais de US $ 170 milhões na segunda-feira, dizendo que seu plano iria oferecer aos credores um maior retorno do que o lance do concorrente.

A oferta da Southwest, foi superior à sua proposta inicial de R $ 113,6 milhões no final de Julho e um pouco superior a US $ 108,75 milhões de sua rival na aquisição: Republic Airways.
AIRWISE

Tribunal Superior do Trabalho dá ganho de causa à EMBRAER



No julgamento do dissídio coletivo realizado ontem, 10/08/09, relativo à legalidade da dispensa de empregados ocorrida em 19 de fevereiro de 2009, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou que a Embraer conduziu as referidas dispensas em pleno respeito à legislação brasileira e, portanto, de forma legal e não-abusiva, mantendo a referida data como a de encerramento dos contratos de trabalho.

Foi também confirmado que não cabe qualquer pagamento adicional às verbas rescisórias e aos benefícios voluntários que a Empresa já efetivou.

A Embraer vê essa decisão como de grande relevância, uma vez que direitos previstos em lei foram plenamente respeitados.


Aeroblog

Ryanair lança rota doméstica Porto – Faro e duas internacionais

A Ryanair anunciou a abertura da primeira rota interna em Portugal. Porto e Faro passam a estar ligados quatro vezes por semana a partir de 26 de Outubro de 2009.

Em conferência de imprensa foram apresentadas outras duas rotas internacionais: Porto – Dusseldorf (Weeze) e Porto – Karlsruhe (Baden-Baden). Todas já estão à venda no portal da companhia “low cost”.

As três novas opções vêm justificar a colocação de um terceiro aparelho da Ryanair na base do Porto.

Lcp

Embraer: futuras dispensas em massa deverão ser negociadas


BRASÍLIA - As futuras dispensas em massa da Embraer vão ter que ser negociadas previamente com os representantes dos trabalhadores. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que manteve as 4.273 demissões realizadas pela Embraer em fevereiro deste ano. O tribunal entendeu que não houve abuso da empresa nos cortes e, portanto, não teria que negociar as demissões com o sindicato da categoria.

Também ficou definido que não caberá qualquer pagamento adicional às verbas rescisórias e aos benefícios voluntários que a empresa já realizou.

O presidente do TST, ministro Milton de Moura França, destacou voto dos colegas de que não há na legislação brasileira norma que obrigue as empresas a negociarem demissões com os sindicatos. Afirmou também que o Tribunal não poderia obrigar a empresa a pagar quase um mês de salário aos demitidos, se não foi dada a ela o direito de se defender antes do dia 13 de março, data em que a entidade passou a discutir o problema com a companhia.

O ministro lembrou que a Embraer se dispôs voluntariamente a pagar dois salários de aviso prévio e assistência médica para os demitidos durante este ano.

O advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Aristeu Cesar Pinto, informou que a entidade vai recorrer à própria seção do TST que julgou o dissídio, dentro de 15 dias. Segundo ele, o Tribunal se contradiz ao decidir que a Embraer não cometeu abuso por demitir sem negociar com o sindicato e, ao mesmo tempo, defender que isso será necessário em caso de futuras demissões em massa.

Já a Embraer viu a decisão como de "grande relevância, uma vez que direitos previstos em lei foram plenamente respeitados".

No dia 19 de fevereiro, a Embraer anunciou a demissão dos funcionários, total que correspondia a cerca de 20% de sua força de trabalho. No mesmo dia, anunciou a redução das estimativas de entrega de aviões e de investimentos neste ano. Foi o maior corte anunciado por uma empresa brasileira desde o agravamento da crise, em setembro de 2008.

Indignado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive, anunciou que iria chamar o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, para cobrar explicações sobre o motivo da demissão dos 4 mil funcionários.

Avião da embraer na fábrica de São José dos Campos/Divulgação

Terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, na época, a empresa afirmou que os cortes foram necessários para enfrentar uma "crise sem precedentes", que provocou o adiamento ou cancelamento de novos pedidos e uma redução em 30% do ritmo na linha de produção. No ano passado, entre demissões e novas contratações, a empresa já havia fechado cerca de 700 postos.

Com a decisão, o TST seguiu entendimento da instância inferior, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas, primeiro a analisar a disputa.Em abril último, o presidente do TST, ministro Milton de Moura França, já havia aceitado pedido feito pela companhia para manter as demissões, justificadas pela queda na demanda por aviões, resultante da crise internacional.

O Globo

TAP oferece 20% de desconto a jovens


No dia 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, os jovens entre os 12 e os 25 anos podem usufruir de um desconto de 20% sobre a tarifa, em voos TAP, para destinos europeus.

Para usufruírem deste desconto, os clientes deverão aceder ao site da companhia em www.flytap.com onde estará disponível o código promocional e toda a informação sobre esta campanha. O período de reservas está limitado ao dia 12 de Agosto (das 00h00 às 24H00) e a oferta é válida para viagens a partir do dia 1 de Outubro.

A TAP junta-se assim à comemoração do Dia Internacional da Juventude, numa parceria com o Instituto Português da Juventude.

FLYTAP


TAM não deve pagar indenização por foto em revista



Com o argumento de uso indevido de imagem, uma adolescente contratada como estagiária pediu indenização de R$ 151 mil por danos morais após ter sua foto publicada em peça publicitária na revista de bordo da TAM Linhas Aéreas e no site na companhia aérea na internet. A 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o pedido.

Os ministros mantiveram decisão anterior por não constar ofensa à honra ou à dignidade. Isso porque a estagiária recebeu o valor de R$ 50, que estava estipulado em contrato.

A trabalhadora cursava o ensino médio quando foi contratada pela ACS — Algar Call Center Service como estagiária, em fevereiro de 2000, com o salário de R$ 250. Grávida de seis meses, ela foi dispensada em agosto. Ao ajuizar ação trabalhista em janeiro de 2001, solicitou vínculo empregatício, reintegração no emprego por ser portadora da estabilidade decorrente de gravidez e danos morais e materiais pelo uso de sua imagem.

Ela alegou que à época da assinatura do contrato de imagem era menor relativamente capaz e não foi assistida por representante legal, pretendendo que o documento fosse considerado nulo. Disse-se ludibriada e alegou que sua imagem foi veiculada sem autorização legal na revista bimestral de bordo da empresa aérea, com 200 mil exemplares e circulação internacional, e no site. Solicitou indenização por danos morais por sentir-se vítima de constrangimento.

A 2ª Vara do Trabalho de Uberlândia (MG) reconheceu o vínculo empregatício da autora. Na verdade, suas atividades eram de atendimento telefônico, digitação, consulta de arquivos no computador, prestação de informações aos clientes em geral, comercialização e execução dos serviços solicitados, participação em programas de retenção e fidelização de clientes em um dos postos da ACS, alugado para a TAM. O juiz, então, concedeu as verbas rescisórias relativas a contrato por tempo indeterminado e mandou pagar a indenização pelos meses de garantia de emprego devido à gravidez. A indenização por danos morais, contudo, foi negada.

A autora recorreu da decisão no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), que negou o apelo. O Recurso de Revista ao TST também foi barrado pelo TRT- MG e a trabalhadora tentou, então, liberar o recurso por meio de Agravo de Instrumento, mas não obteve sucesso. O relator, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, considerou que não foi demonstrada, pela trabalhadora, nenhuma violação literal de dispositivo constitucional ou legal nem divergência jurisprudencial capaz de modificar o entendimento da instância inferior. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior do Trabalho.

AIRR-66/2001-044-03-41.4

Consultor Jurídico

Justiça extingue processo de apreensão judicial de bens dos administradores da Varig

O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio, julgou extinto o processo no qual o Ministério Público Estadual pedia a apreensão judicial de todos os bens dos ex-administradores do Instituto Aerus de Seguridade Social; da Varig S/A; da Transbrasil S/A Linhas Aéreas e da Interbrasil Star S/A - Sistema de Transporte Aéreo Regional.

A extinção do processo deveu-se ao fato de o MP ter baseado suas acusações em um inquérito administrativo que acabou tendo seu relatório conclusivo anulado, evidenciando-se, assim, ausência de justa causa para o prosseguimento da ação.

Na decisão, o juiz explicou que o MP trouxe como prova documentação retirada de um inquérito administrativo desenvolvido pela Secretaria de Previdência Complementar.

O Ministério Público pedia ainda a suspensão da ação de apreensão judicial até que novo relatório conclusivo fosse elaborado, o que também foi negado pelo juiz.

"Não se justifica que se mantenha em suspensão um processo que resulta em inegáveis prejuízos a todos os réus, sem conhecimento do futuro no tocante à conclusão daquele procedimento administrativo. Ainda, é relevante ser desconhecido o que o Ministério Público, titular da ação, fará a partir do momento da conclusão do ato administrativo que, repita-se, iniciou-se em razão da anulação do anterior", concluiu o juiz Ayoub.

O Dia

Cada dia de greve pode custar à TAP cinco milhões

Cada dia de greve pode custar à TAP cinco milhões


Os quatro dias de greve propostos pelos sindicatos dos trabalhadores da TAP vão dificultar uma eventual revisão salarial, disse hoje fonte oficial da companhia, avançando que cada dia de paralisação poderá provocar um prejuízo de cinco milhões de euros.

Cinco sindicatos que representam trabalhadores da TAP anunciaram hoje que vão propor greves para os dias 28 e 29 de Agosto e 11 e 12 de Setembro, em protesto contra a ausência de revisões salariais desde 2008.

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial da TAP disse que a estratégia dos sindicatos de convocar uma greve "é um contra-senso".

A fonte oficial da companhia aérea explicou que ao avançar com uma greve os sindicatos estão a contribuir para "reduzir as receitas e agravar os custos", o que "torna mais difícil" fazer uma revisão salarial.

A TAP, que registou prejuízos de 72,4 milhões de euros no primeiro semestre, informou os trabalhadores que, de momento, não estão reunidas condições para fazer revisões salariais, remetendo para o último trimestre do ano a possibilidade de avançar com negociações nesse sentido.

"Se agora o que é dito [aos trabalhadores] é que não há condições para fazer uma revisão salarial, se a situação financeira se agravar, menos condições haverá para fazer o que os sindicatos pretendem", disse a fonte oficial da TAP, que estima que cada dia de paralisação possa custar à companhia aérea cerca de cinco milhões de euros.

"Os prejuízos por dia de greve variam, mas se a greve tiver impacto, podem rondar os cinco milhões de euros por dia", disse a mesma fonte.

Os cinco sindicatos que propuseram a greve denunciaram também, em comunicado, a compra de 42 novos automóveis para directores da TAP, qualificando o negócio como um exemplo das "medidas drásticas de contenção e redução de custos" levadas a cabo pela companhia aérea.

No mesmo comunicado, as estruturas sindicais recordam que os rendimentos declarados por Fernando Pinto em 2008 totalizaram "816 mil euros, duplicando os de 2007", e que as despesas com salários dos membros dos órgãos sociais do grupo TAP ascenderam a "3,88 milhões" de euros em 2008,"mais de 17 por cento em relação a 2007".

Propuseram os quatro dias de greve os sindicatos dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (SITAVA), das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC).

A TAP encerrou o primeiro semestre do ano com prejuízos de 72,4 milhões de euros, um valor que compara com as perdas de 154,9 milhões de euros registadas em igual período de 2008.

Sapo pt

Avião desaparece com 13 pessoas em Papua Nova Guiné

Um avião de passageiros com 13 pessoas a bordo desapareceu durante um voo doméstico na ilha de Papua Nova Guiné, no Pacífico Sul, informaram a companhia aérea e autoridades australianas nesta terça-feira (11).

A empresa Airlines PNG, em um comunicado citado pela emissora Australian Broadcasting Corp., disse que o avião de Havilland DHC-6-300 Twin Otter, prefixo P2-MCB, sumiu dos radares quando realizava um voo da capital Port Moresby para o destino turístico de Kokoda (voo CG-4684) com chegada prevista para as 10:15 (hora local).

"O último contato da aeronave desaparecida foi recebido quando ela se aproximava de Kokoda e uma grande missão de busca e resgate foi ativada uma vez que a aeronave não pousou", disse o comunicado, de acordo com a ABC.

A nota acrescentou que o avião tinha um radar localizador de emergência, mas que nenhum sinal tinha sido detectado por enquanto.

O Departamento de Relações Exteriores da Austrália disse que nove australianos estavam entre os 11 passageiros a bordo do avião bimotor, operado por uma tripulação de duas pessoas.

"Uma busca pela aeronave está em andamento", disse o chanceler australiano Stephen Smith ao Parlamento do país.

Ele afirmou que campos de aviação próximos estavam sendo contatados para checar se o avião pousou, mas que as nuvens baixas estavam prejudicando as buscas aéreas.

Uma companhia de turismo australiana disse que oito turistas da Austrália e um guia estavam no avião, junto com um outro guia local. A aviação é arriscada em Papua Nova Guiné devido ao terreno acidentado, às montanhas altas e às rápidas mudanças do clima.

A Airlines PNG, que tem ação listada na Bolsa de Papua Nova Guiné, opera voos domésticos e para o norte da Austrália. O site da empresa na internet disse que a companhia tem oito modelos Twin Otters em sua frota.

Turistas australianos visitam Kokoda para caminhar na Pista de Kokoda, onde durante a Segunda Guerra Mundial as forças australianas impediram um avanço de tropas japonesas a Port Moresby. A ilha de Papua Nova Guiné fica no oeste da Oceania.

Desástres Aéreos

Aerolíneas Argentinas perde US$ 78 mi em julho



A companhia aérea Aerolíneas Argentinas perdeu, em julho, US$ 78 milhões, depois de um ano de gestão estatal em substituição ao grupo espanhol Marsans, segundo dados provisórios da empresa publicados nesta segunda-feira pelo jornal La Nación.

Essas perdas se somam aos resultados negativos de US$ 289 milhões acumulados pela companhia aérea no primeiro semestre do ano, como consequência da crise global, além da pandemia de gripe A, que afetou o turismo e causou 337 mortes no país, segundo os últimos números oficiais.

A situação da companhia aérea é motivo de crescentes críticas das forças de oposição ao governo de Cristina Fernández de Kirchner, que impulsionou a nacionalização da companhia e enfrenta um processo da Marsans no tribunal arbitral do Banco Mundial.

O chefe do gabinete argentino, Aníbal Fernández, assegurou que o déficit da Aerolíneas Argentinas "é próprio de uma situação não desejada, uma vez que foi vendida (na década de 90) e foi mal administrada, só para lucro dos empresários".

"Não há uma companhia, que não seja a Air France, que tenha resolvido seus problemas" diante da crise econômica mundial, afirmou à Rádio 10, de Buenos Aires.

A Aerolíneas Argentinas sofreu perdas anuais de US$ 200 milhões durante a gestão da espanhola Iberia, entre 1991 e 1998, de US$ 300 milhões quando foi operada pela American Airlanes, de 1999 a 2000, e de US$ 41.
Terra

Aposentados e pensionistas da Varig



Finalmente encontraram uma solução para as dívidas com o pessoal aposentado da Varig. Por um acordo já aceito, o governo federal pagará parte dos prejuízos sofridos pelo Aerus, fundo de pensão da antiga Varig. Uma pendência que atinge milhares de participantes dos planos de previdência complementar da companhia liquidados em 2008. Calcula-se que imediatamente serão liberados R$50 milhões. Como a Varig tem dívidas com o fundo de pensão de seus funcionários, o Aerus garantirá recursos a cerca de 20 mil aposentados e pensionistas.
o povo

Boeing sinaliza interesse em novo cargueiro da Embraer

Boeing sinaliza interesse em novo cargueiro da Embraer

Conceito atual do futuro KC-390, com cauda em "T" e capacidade de carga aumentada de 19 para 27 ton. (Arte Embraer)

Um importante executivo da Boeing sinalizou nesta segunda-feira interesse da empresa de participar do desenvolvimento do cargueiro KC-390, que a Embraer está desenvolvendo a partir de um contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB).

O presidente da divisão de defesa da Boeing e vice-presidente-executivo da fabricante, Jim Albaugh, disse em entrevista coletiva que a empresa pretende fazer negócios no Brasil independentemente do resultado de uma concorrência que selecionará os novos caças de multiemprego da FAB.

Ele afirmou ainda que já houve conversas entre representantes da Boeing e da Embraer sobre possíveis parcerias.

"Sempre admiramos a Embraer e conversamos com eles sobre alguns projetos", disse Albaugh a jornalistas.

Questionado sobre quais projetos teriam sido alvos dessas conversas, o executivo não quis entrar em detalhes, mas afirmou que "o KC-390 é um projeto que nós gostamos muito".

A Boeing, com seu caça F-18 Super Hornet, é uma das três finalistas do programa F-X2 da FAB, pelo qual a Força Aérea pretende adquirir 36 caças de multiemprego. Os outros dois finalistas são o caça Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG, da sueca Saab. A decisão sobre o vencedor deve ser anunciada até o mês que vem.

Na semana passada, a Agência de Cooperação em Segurança Nacional dos Estados Unidos, ligada ao Pentágono, pediu aval do Congresso norte-americano para a eventual venda dos Super Hornets ao Brasil num valor de 7 bilhões de dólares.

Albaugh, no entanto, procurou assegurar que a oferta entregue pela Boeing à FAB é de valor menor. "Posso garantir que nosso preço não é de 7 bilhões de dólares", disse.

"Nosso governo é bastante cuidadoso em não permitir que nossos concorrentes saibam nosso preço", justificou. Apesar disso, ele se recusou a revelar valores da proposta entregue ao governo brasileiro.

SUBSTITUTO DO HÉRCULES

FAB e Embraer assinaram o acordo de 1,3 bilhão de dólares para o desenvolvimento do KC-390 em abril deste ano durante feira de defesa no Rio de Janeiro. A expectativa é que as Forças Armadas comprem 22 unidades da nova aeronave, que substituirá os aviões C-130 Hércules, fabricados pela norte-americana Lockheed.

A linha de montagem e os dois primeiros protótipos devem estar prontos em sete anos. A Embraer estima o mercado externo total de cargueiros em 700 unidades num período de 15 anos, dos quais a fabricante brasileira espera deter um terço, o que significaria exportações de 18 bilhões de dólares.

Procurada, a Embraer não tinha representantes imediatamente disponíveis para falar sobre os comentários do executivo da Boeing sobre eventuais parcerias.
Mídiacom

Nova regional nordestina aguarda obtenção do Cheta

Com investimento inicial de R$ 35 milhões, a Nordeste Aviação Regional (Noar) está em processo de certificação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa, que já tem autorização judicial para se estabelecer como empresa aérea na modalidade regional, aguarda a obtenção do certificado de homologação de empresa de transporte aéreo (Cheta). A empresa ficará sediada em Caruaru (PE) fechou contrato em junho para receber quatro turboélices modelo 410 da Let, da República Tcheca, com capacidade para 19 passageiros. O plano é operar rotas de até 400 km, entre cidades pequenas e médias do Nordeste.

"O Nordeste vem crescendo muito e há necessidade de transporte aéreo onde hoje as grandes companhias não chegam", diz Rodrigues. As rotas ainda estão sendo definidas. Hoje, Gol, Tam e Oceanair são algumas das empresas que operam nas capitais nordestinas e cidades grandes como Petrolina (PE) e Campina Grande (PB). Azul e Trip têm planos de crescer na região.
Panrotas

Sindicatos dos trabalhadores da TAP querem revisão salarial


Lisboa - Os cinco sindicatos que representam trabalhadores da TAP vão propor greves para os dias 28 e 29 de Agosto e 11 e 12 de Setembro, em protesto contra a ausência de revisões salariais desde 2008, noticiou nesta segunda-feira (10) a rádio TSF.

As paralisações estão previstas para os dias 28 e 29 de Agosto e 11 e 12 de Setembro. Segundo a TSF, o porta-voz da TAP admitiu a possibilidade de haver negociações para rever salários.

Vítor Mesquita, do Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (SITAVA), disse que, enquanto não houver sinais de diálogo com os sindicatos, o pré-aviso de greve vai manter-se.

Além das revisões salariais, os cinco sindicatos da TAP denunciaram, em comunicado, a deslocalização de alguns serviços da empresa e a aquisição de novos veículos para executivos da transportadora.
Portugal Digital

Infraero premia empresas com bom desempenho


A Infraero realiza, hoje, a solenidade de entrega dos 38 troféus e placas do "1° Prêmio Infraero de Eficiência Logística do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos". Mais de 500 executivos do segmento de comércio exterior, logística e transporte aéreo e terrestre confirmaram presença.

O Prêmio Infraero de Eficiência Logística foi criado com o objetivo de identificar as empresas que se destacaram pela eficiência na gestão da cadeia logística internacional em 2008. Além disso, a premiação quer estimular a busca constante do aprimoramento nos processos logísticos no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em benefício do comércio exterior do Brasil.

Foram habilitados para concorrer à premiação os importadores que figuraram no ranking de Eficiência Logística do Aeroporto - elaborado pela Infraero com base no Tempo Médio de Liberação de Cargas Importadas - e as empresas que integraram suas cadeias logísticas, a saber: agente de carga, comissária de despacho e transportador rodoviário.

Esse prêmio valoriza a competência individual e o sucesso coletivo das empresas envolvidas, sem desmerecer a capacidade de integração entre as diferentes organizações que compõem a cadeia logística de cada importador. Serão premiados os importadores e respectivas cadeias logísticas nos segmentos: Automotivo, Farmacêutico, Metal-Mecânico, Tecnologia, Regime Recof, Linha Azul e diversos.

Mercado e Eventos

Achado oitavo corpo de vítima de colisão aérea em NY


NOVA YORK - Mergulhadores encontraram nesta segunda-feira, no rio Hudson, o corpo de uma oitava vítima da colisão do sábado entre um helicóptero e um pequeno avião, que matou nove pessoas. Autoridades disseram, no entanto, que foi impossível recolher o corpo dos destroços em baixo da água.

Cinco turistas italianos, o piloto do helicóptero, o piloto do avião, seu irmão e seu sobrinho morreram no acidente sobre o rio que separa Nova York de Nova Jersey.

Sete corpos foram recuperados --os cinco italianos (sendo dois adolescentes), o piloto do helicóptero e o sobrinho do piloto do avião, de 15 anos--, segundo as autoridades.

Um oitavo corpo foi localizado na segunda-feira, mas não pôde ser resgatado, segundo Paul Browne, porta-voz da polícia de Nova York. O cadáver está preso às ferragens a cerca de 18 metros de profundidade.

O avião havia acabado de decolar da vizinha Teterboro, em Nova Jersey, por volta de 12h de sábado, quando se chocou contra um helicóptero que também havia acabado de decolar, para o que deveria ser um voo turístico de 12 minutos.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que o avião, um Piper Saratoga, aparentemente atingiu a cauda do helicóptero, modelo Eurocopter AS350.

"A primeira responsabilidade dos pilotos é ver e evitar", disse Bloomberg. "Infelizmente às vezes as pessoas cometem erros. Não sei neste caso quem cometeu um erro. Isso cabe (ao Conselho Nacional de Segurança dos Transportes) decidir."

O acidente, que está sob investigação, imediatamente despertou propostas para uma maior regulamentação do tráfego aéreo sobre as águas que cercam Nova York e servem de rota para aviões pequenos.

"É realmente cedo demais para especular sobre o que aconteceu", disse Debbie Hersman, presidente do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes, numa entrevista coletiva em Nova York.

De acordo com ela, a agência já fez recomendações que não foram cumpridas pela Administração Federal de Aviação, que supervisiona e regulamenta o uso do espaço aéreo.

"Acreditamos que se essas recomendações fossem implementadas, a segurança da aviação seria melhorada. Acho que o fato de estarmos aqui mostra que ainda há muito trabalho a fazer", disse Hersman.

Na média, 225 aviões operam diariamente em um raio de 3 milhas em torno do local do acidente, a no máximo 1.100 pés (335 metros), a altura do avião na hora da colisão, segundo ao Conselho Nacional de Segurança dos Transportes.
Estadão

Governo do Rio emite licença com restrições para o Santos Dumont e multa aeroporto



O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu ontem (10) a nova licença ambiental do Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O documento determina, entre outras coisas, a interrupção do uso da chamada Rota 2, que passa sobre vários bairros da zona sul da cidade.

O Inea considerou que a Rota 2 causa muitos transtornos aos moradores dos bairros, devido ao ruído dos aviões durante as operações de pouso e decolagem. A rota só poderá ser usada apenas em casos de emergência.

As restrições são válidas até que um estudo ambiental por parte da administração do aeroporto, permite a suspensão delas.


Hoje, o Inea também multou o Aeroporto Santos Dumont em R$ 250 mil por ter funcionado por quase dois anos sem a licença ambiental, depois que o documento venceu em 2007.

Agência Brasil