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PANROTAS
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
Os aficionados por aviões terão uma grande oportunidade de vivenciar de perto o mundo da aviação. Nos dias 24, 25 e 26, o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, recebe a Feira Nacional de Aviação Civil 2009. O objetivo do evento, que é gratuito e estará aberto ao grande público no sábado e domingo (25 e 26), é proporcionar lazer, diversão e informação sobre esse segmento que desperta curiosidade.
Os visitantes conhecerão aeronaves antigas e históricas, além de máquinas modernas que povoam o imaginário dos apaixonados pela aviação. A Feira será realizada no hangar do Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar), que funciona no complexo do Aeroporto Santos Dumont. A entrada será pela Praça Marechal Âncora 77, em frente à subida da Perimetral.
Os visitantes poderão vivenciar boa parte da história da aviação com a exibição de aeronaves históricas e até traçar uma linha de tempo evolutiva, quando se depararem com jatos de última geração. No dia 24, data da abertura, o evento receberá cerca de 1,5 mil crianças da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, além de autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipal.
A curadoria técnica da Feira é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por toda a programação relacionada à aviação civil.
A primeira edição da Feira Nacional de Aviação Civil foi realizada em Brasília em abril de 2008, no Aeroporto Internacional, com a presença do Ministro da Defesa Nelson Jobim na cerimônia de inauguração. No fim de semana em que a Feira esteve aberta ao público, cerca de 25 mil pessoas passaram por lá. Para edição 2009, a expectativa é de 50 mil visitantes. Mais de 30 aeronaves estarão expostas e empresas como Embraer, OceanAir, TAM, GOL e Webjet.
Depois de cinco anos interditado, o Aeroporto de Nova Iguaçu voltou a funcionar há três meses. O espaço tem recebido média de 80 pousos de aviões de pequeno porte por mês. Subsecretário municipal de Transporte e administrador do aeroporto, Douglas Mucciolo diz que o objetivo é trabalhar com táxi aéreo, transporte de carga e escola de aviação. A formação de pilotos, aliás, faz parte da história do aeroporto, inaugurado em 1942. Morador de Nova Iguaçu, Carlos Emílio Targueta (foto), de 47 anos, aprendeu a pilotar aviões no local. Para ele, a reabertura da pista tem tudo para fomentar a economia do município, atraindo investimentos e gerando emprego.
Passageiros de um vôo entre a Espanha e a Escócia escaparam de um longo atraso depois que um deles consertou um problema mecânico da aeronave.
O problema ocasionaria um atraso de mais de oito horas no voo TXC 9641, operado pela Thomas Cook, porque seria necessário trasladar um engenheiro da Grã-Bretanha para a Espanha.
Um passageiro se identificou então como um engenheiro de aviões qualificado e se ofereceu para consertar o defeito.Resolvido o problema, a aeronave pôde deixar a ilha de Menorca no sábado e aterrissar em Glasgow com um atraso de apenas 35 minutos.
Uma porta-voz da Thomas Cook disse que a companhia seguiu procedimentos rigorosos de segurança para confirmar que o passageiro possuía a qualificação necessária para trabalhar no Boeing 757-200.Segundo ela, o engenheiro trabalha para outra companhia aérea, a Thomsonfly, que tem um contrato de manutenção com a Thomas Cook.
"Quando eles anunciaram que havia um problema técnico, ele se apresentou e disse quem era", afirmou a porta-voz. "Checamos o seu registro profissional e verificamos que ele eram quem dizia ser."A porta-voz agradeceu ao passageiro pelo esforço que evitou o atraso do voo. "Somos muitos gratos que ele estivesse no vôo naquele dia."
G1
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Após sua palestra no workshop corporativo Guia Hotéis e Convenções neste sábado (4), no Maksoud Plaza, em São Paulo, o vice-presidente de Marketing e Serviços da Gol, Tarcìsio Gargioni, atendeu o Diário do Turismo e concedeu esta entrevista ao editor Paulo Atzingen. Tarcìsio falou do mercado da Gol na Amèrica do Sul, das novas aquisições da empresa aérea e do acordo operacional com instituições financeiras que deve render ao Banco do Brasil (BB) e ao Bradesco pelo menos 1 milhão de usuários de cartões de crédito Smiles em sete anos, prazo de vigência da parceria anunciada na terça-feira. A empresa recentemente bateu o seu próprio recorde transportando em um único dia mais de 100 mil passageiros, comprovando com isso que a fórmula simplicidade & baixo custo dá certo principalmente em tempos de crise. Abaixo a entrevista, na íntegra Diário – O senhor poderia dar detalhes desse acordo da Gol com o Banco do Brasil e o Bradesco... Tarcìsio – A Gol firmou um acordo operacional com essas instituições financeiras para emissão e administração de cartões de crédito "co-branded" - associações entre bancos e varejo -, com a marca do programa de milhagem Smiles. Na verdade, os bancos compraram milhas antecipadas, e como parte do acordo, a Gol receberá, inicialmente, R$ 252 milhões, relativos à compra de milhas do programa, a direitos de acesso e de utilização do cadastro pelas instituições financeiras e à participação no faturamento registrado nos cartões emitidos. Desse total, cerca de 60% será recebido até 31 de julho de 2009, 22% até 31 de janeiro de 2010 e 18% será parcelado em mensalidades a serem pagas durante cinco anos. Diário – A Boeing divulgou nesta sexta-feira que no primeiro trimestre entregou 215 aviões, apenas uma aeronave a menos que o mesmo período do ano passado. Essa é uma ótima notícia para a Gol, já que opera só com esse tipo de equipamento? Tarcísio - Nós vamos receber 15 aeronaves novas este ano. Temos um cronograma e ele não sofreu qualquer alteração. Já recebemos seis e vamos receber mais nove até o final do ano, trata-se de um cronograma que já estava montado. Todos são modelos 787-800 e iremos devolver aos poucos as aeronaves 783-300, que também integram o cronograma de devolução. Então, o plano de renovação de frota não sofreu nenhuma alteração. Em 2009 terminaremos com 108 aeronaves e em 2012 com 127 aeronaves. Diário – O panorama internacional aponta e os economistas afirmam que o mundo está se fechando em blocos e as viagens estão se concentrando em curta distâncias. Como o senhor analisa a Gol nesse cenário? Tarcisio - Nós estamos focados na América do Sul e o Brasil como o centro. Não temos nenhum plano de sair dessa área geográfica no momento. Acreditamos que o tráfego aéreo do Brasil e da América do Sul crescerá nos próximos anos e o nosso modelo de negócio e o nosso modelo de avião é o mais adequado para essa região. Estamos focados nisso. Diário – Fale sobre o acordo AirFrance/KLM... Tarcísio – O acordo começou no dia 1º de maio e as pessoas que estão voando já estão acumulando milhas. A partir de 15 de agosto já poderão resgatar as milhas para viajar na KLM – AirFrance com as milhas do Smiles e vice-versa. O acordo já tem o intercambio operacional. Diário – Como está o panorama das reservas diretas e as reservas via agências? Tarcísio – Temos algumas mudanças em períodos que antecedem as altas temporadas. Um pouco antes, as viagens de lazer são maiores e temos uma quantidade maior de pessoas que compram diretamente; em compensação, após as temporadas, as vendas corporativas sobem muito, então as vendas por agências de viagens também sobem, pois o corporativo está muito vinculado às agências de viagens. Mas na média do ano continua o mesmo perfil, 70% das nossas vendas são por intermédio das agências de viagens e 30% são vendas diretas. Isso está mais ou menos fixo há mais de 5 anos. Diário - A Gol registrou recentemente um recorde de passageiros transportados. Parece que para a companhia não existe tempo ruim... Tarcíso - Sim, tivemos mais de 100 mil clientes embarcados em um único dia que geraram ocupação média de 80,2% Isto aconteceu no dia 15 de junho, quando viajaram conosco exatos 101.501 clientes em nossos 800 voos diários. Esse recorde no número de passageiros transportados reflete o bom aproveitamento de nossa malha aérea que é integrada, e oferece 49 destinos no Brasil e nove na América do Sul, com as marcas Gol e Varig. “Essa conquista é reflexo de nossa busca contínua pela excelência e consistência em nossas operações”, É muito gratificante contar com a preferência de nossos clientes e registrar números tão positivos, mesmo com o cenário de retração econômica mundial. Diário do turismo |
Confirmando a retração dos negócios, principalmente no segmento de voos de alto custo, a companhia aérea britânica British Airways revelou na sexta-feira (3) dados que mostram que a crise na empresa está longe de acabar. Para a irlandesa Ryanair, no entanto, a maior demanda por voos baratos impulsiona os negócios.
A British Airways anunciou que o tráfego da companhia, medido em termos de passageiros por quilômetro percorrido, apresentou um recuo de 3,8% em junho, frente ao mesmo mês do ano passado. Os voos de tarifas mais altas (classe executiva e primeira classe) perderam 14,9% passageiros, enquanto os que englobam as classes mais baratas tiveram recuo 1,3%.
No período, a proporção de assentos vendidos nas aeronaves da companhia declinou 1,8 ponto percentual, para 79,6%.
A empresa aérea afirmou ainda que adiou por cinco meses a entrega de seis aeronaves A380 da Airbus , prevista para ter início somente em 2012. Para enfrentar o momento de retração, a British Airways revisou também seus planos de negócios e decidiu cortar a capacidade em 3,5% neste verão europeu, ao invés dos 2,5% anteriormente definidos. Para o inverno, os cortes de capacidade ficarão em 5%.
Em situação bem diferente está a Ryanair. Hoje a empresa, famosa pelos voos de baixo custo, anunciou que houve um aumento de 13% no tráfego de passageiros em junho, frente ao mesmo período do ano passado. A proporção de assentos vendidos nas aeronaves da empresa também apresentou avanço, de 84% para 85%, na mesma base de comparação.
Diário do Turismo
A companhia Trip Linhas Aéreas marcou presença na 12ª edição da Feira Internacional de Aeronáutica e Defesa, que aconteceu de 2 a 5 de julho, em São José dos Campos (SP). No sábado e domingo, a companhia apresentou ao público seu novo ATR 72-500. Os visitantes puderam conhecer o interior da aeronave e até a cabine de comando.
Estes turbo-hélices regionais de última geração são fabricados na França, e incorporam inúmeras inovações tecnológicas em comunicações e ferramentas de navegação. Possuem uma ampla cabine interna, sem assentos do meio, e fazem parte de uma família de aeronaves com baixa emissão de ruído e gases poluentes. A empresa já possui seis aviões modelo ATRs 72-500 para 68 passageiros e, até o final de 2009, deverá receber mais 3. A Trip tem hoje 25 aeronaves e opera em 73 cidades do País.
Revista Aviação
Desde o último sábado, dia 4/07, a Webjet Linhas Aéreas está operando no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim / Galeão, no Rio de Janeiro. Foram transferidas do Terminal 1 (antigo) as operações de loja, check-in, chegada e partida de aeronaves, setor de bagagens e demais áreas operacionais de aeroporto.
Com a mudança, os clientes contarão com um espaço mais moderno, amplo e confortável. O atendimento também será agilizado, pois as posições de check-in passam de cinco, no Terminal 1, para oito, um aumento de 60% na capacidade.
Na próxima semana, entra em operação a 16ª aeronave da Webjet, que junto com os quatro aviões incorporados nos últimos dois meses, possibilitará reforço na malha. A companhia passará a contar com cerca de 100 voos diários conectando as 10 cidades onde opera.
Mais informações sobre os voos, horários, tarifas e serviços da Webjet estão disponíveis pelo telefone 0300 21 01234 ou no site www.webjet.com.br
Mercado e Eventos
Para incentivar os clientes a se inscreverem no programa de vantagens da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o Tudo Azul, a companhia está premiando os novos cadastrados com 20 créditos. O bônus acelera o processo de resgate e uso dos benefícios, já que com 50 créditos o cliente recebe um voucher eletrônico de R$ 50 para utilizar na compra de passagens.
O Tudo Azul funciona da seguinte maneira: a cada compra de passagem aérea, o cliente da Azul recebe o equivalente a 5% do valor da tarifa paga como crédito em sua conta. A partir de R$ 50,00 acumulados, pode usar os créditos em múltiplos de R$ 50, tanto para comprar integralmente um bilhete quanto para obter desconto na compra de outra passagem, seja para o próprio cliente, para um amigo ou parente. Além disso não há restrições de data, destino ou voo.
A meta da companhia aérea é chegar a 1 milhão de associados até o fim do ano. Em breve serão anunciadas parcerias com empresas de cartões de crédito, hotéis e programas de fidelidade que vão facilitar ainda mais o acúmulo e o uso dos créditos. Mais informações em www.voeazul.com.br ou na linha direta do programa 4004 6630.
Mercado e Eventos
A ponte aérea Rio-São Paulo completa 50 anos nesta segunda-feira em expansão
O número de passageiros da rota antes da década de 90 é desconhecido, mas, entre 1997 e 2007, dobrou. Passou de cerca de 2 milhões para 4 milhões por ano, diz a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Um dos brasileiros que acompanharam de perto a evolução foi a consultora de finanças Helena Campos, 47, habitué do trecho há 20 anos.
"São Paulo é bom para trabalhar, Rio é bom para morar", opina. "Adoto a ponte como meu caminho de casa." O advogado Agnaldo Dias Paes, 61, sente saudade da época em que era jovem e fazia sucesso com as aeromoças. Mas ele deixa o bom humor de lado ao falar sobre o serviço de bordo de hoje.
"A comida melhora e piora, não faz sentido. Quem depende de comida de avião vai acabar se dando mal", comenta. Sem concorrência para o mesmo público-alvo, o avião reina absoluto hoje em dia entre os executivos e pessoas de maior poder aquisitivo.
Mas, de acordo com especialistas, a ponte aérea está ameaçada pela promessa da construção, até 2014, de um trem-bala capaz de percorrer os 365 km entre as duas capitais em tempo semelhante ao do voo -cerca de uma hora. A tendência, dizem, é que parte dos usuários migre para o transporte ferroviário.
Um deles usa o exemplo europeu como termômetro. Ele diz que, segundo reportagem do blog da revista "The Economist", o trem-bala Londres-Paris, no ano retrasado, fez 70% das viagens da rota.
"A conquista de mais ou menos passageiros pelo trem dependerá de onde serão suas as paradas, pois os aeroportos Santos Dumont e Congonhas são bem localizados", analisa Alessandro de Oliveira, coordenador do Núcleo de Economia dos Transportes Antitruste e Regulação), do ITA. Passagens mais baratas, maior sensação de segurança, poltronas maiores e até um vagão-restaurante são algumas das vantagens do trem na comparação com o avião -as viagens duram uma hora e meia e uma hora, respectivamente, segundo Eduardo Artur Rodrigues Silva, da consultoria Mater, com 25 anos de experiência na área de aviação civil. "Por enquanto a ponte aérea continuará a crescer porque seus clientes fixos, executivos em sua maioria, precisam do serviço e não têm outra opção com rapidez semelhante", diz Silva. "Mas, se o trem-bala sair do papel, tudo muda de figura", diz Silva.
Electra
O modelo de avião mais usado nas décadas iniciais da ponte aérea Rio-São Paulo era o Electra. Com 10 m de altura, 30 m de envergadura e 31,81 m de comprimento, a aeronave transportava 104 passageiros.
Sua velocidade era 602 km/h, contra cerca de 800 km/h de um dos aviões de hoje, o Boeing 737-700. Com 12,5 m de altura, 34 m de envergadura e 33,6 m de comprimento, leva 149 pessoas.A Azul Cargo, braço da Azul Linhas Aéreas para transporte de cargas, começa a operar no Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior na próxima semana. Segundo o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, a companhia já havia solicitado a área antes ocupada pela Tam Cargo no terminal de cargas.
A saída da Tam Cargo não preocupa o superintendente. "Foi uma questão estratégica da própria empresa, mas existem outras três empresas que operam cargas aéreas em Maringá, a Gollog, a Variglog e a Trip". Ainda de acordo com Valêncio, a instalação da empresa traz benefícios à cidade, já que a Azul atua no aeroporto com transporte de passageiros. "Por já ter as aeronaves aqui, a Azul vai conseguir trabalhar com fretes mais acessíveis".
Em breve, uma outra empresa vai começar a atuar no aeroporto de Maringá para o transporte internacional de cargas. "Já está praticamente tudo certo. A princípio será um voo por semana de Miami para Maringá", informou Valêncio. No dia 16 de junho, o Diário Oficial da União trouxe a boa notícia: o alfandegamento do Aeroporto Silvio Name Júnior.
Diário on line
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), o prejuízo do setor deve chegar a US$ 9 bilhões em 2009.
Os prejuízos vão se somando na maior parte do mundo porque as companhias aéreas ainda não conseguiram equalizar o corte na sua capacidade à queda da demanda pelo transporte aéreo. Outra preocupação são os preços do combustível de aviação, que aumentaram quase 50% desde o início do ano, e mais de 30% desde maio.
O executivo-chefe da British Airways diz que a empresa está em plena “luta pela sobrevivência”. No último ano fiscal, a companhia aérea registrou o pior prejuízo de sua história: £ 401 milhões (cerca de US$ 665 milhões), dos quais £ 331 milhões (cerca de US$ 540 milhões) nos três primeiros meses de 2009. A Iata vê alguns sinais de recuperação na Ásia, mas a previsão para as empresas norte-americanas e europeias do setor é de longas e duras dificuldade.A United Airlines, principal subsidiária da UAL Corporation, anunciou as condições para sua oferta de títulos do tipo senior secured notes com vencimento em 2012, no valor de US$ 175 milhões. As notas foram emitidas com um desconto com relação a seu valor de face e pagarão juros de 12,75% ao ano.
As notas serão garantidas inicialmente por uma lista de todas as peças de aeronaves mantidas em estoque pela United nos Estados Unidos, com algumas exceções. Caberá à UAL Corporation exercer a garantia das notas. A empresa pretende usar os recursos obtidos pela oferta para fins corporativos de ordem geral.
As notas estão sendo oferecidas nos termos dos estatutos em vigor da empresa. Um suplemento e outros prospectos descrevendo os termos da oferta foram registrados na Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos.
Aumento da frota sustentou as operações da empresa
Três milhões de passageiros transportados. Essa foi a marca alcançada pela companhia aérea Webjet Linhas Aéreas desde a sua criação em 2005. De acordo com a empresa, os resultados foram sustentados pelo aumento de sua frota.
Somente nos últimos 18 meses, período em que a companhia elevou o número de aeronaves de três para 15 aviões, foram transportadas mais de 2 milhões de pessoas.
Nesta semana, entra em operação a 16ª aeronave da Webjet, consolidando um aumento de 45% na frota somente neste ano. Os novos equipamentos possibilitarão reforço na malha, que passará a contar com cerca de 100 voos diários conectando as 10 cidades onde a empresa opera.Uma briga entre vizinhos, em Itápolis, causou a demissão de 35 pessoas da fábrica de aviões Aerogard, que deve parar sua produção nos próximos dias e ser transferida para outra cidade. |
Por Folha de São Paulo - SP |
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UOL |
Na aeronave estavam apenas o piloto e o copiloto. As informações iniciais apontam que um quebrou a perna e outro, o braço. As duas vítimas foram levadas para o hospital da cidade.
Agentes da Infraero isolaram a área onde aconteceu o acidente.
Centenas de pessoas participam de marcha silenciosa, em Marseille, em memória aos passageiros do acidente da companhia Yemenia |
A companhia aérea responsável pelo avião que caiu no Oceano Índico na última terça-feira cancelou neste sábado todos os voos entre o Iêmen e as Ilhas Comores, rota feita pela aeronave acidentada. A informação é da rede de TV americana CNN.
Apenas um voo programado para amanhã entre Sanaa e Moroni foi mantido, todos os demais foram cancelados, de acordo com comunicado emitido pela Yemenia Airlines. Das 154 pessoas a bordo da aeronave que caiu, apenas uma menina foi resgatada com vida do mar. Ela já retornou à França, onde mora.
O Airbus A310 que caiu pouco antes de chegar a seu destino final levava mais de 60 passageiros franceses, que embarcaram em outra aeronave, substituída no Iêmen.
Ontem, a companhia já tinha suspendido seus voos a partir de Paris, segundo declarou uma porta-voz da autoridade aeroportuária da capital francesa. ela declarou que a autoridade aeroportuária recebeu uma carta da companhia aérea Yemenia informando da decisão.
A França anunciou, também ontem, que vai colocar a Yemenia Airway na "lista negra" europeia de companhias aéreas, a menos que a empresa demonstre "grandes esforços" para melhorar suas medidas de segurança