WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Emirates anuncia lucro líquido 165% maior em relação a 2008
Emirates: aumento de mais de 165% no lucro deste ano |
Mercado e Eventos
Acidente da Tam (2007) tem 92% dos casos resolvidos
“Conseguir resolver a situação de 195 das 199 famílias envolvidas no acidente, ou seja, 92% dos casos. Foram 59 requerimentos, 55 acordos, três desistências e uma proposta não aceita, que ainda corre em esfera jurídica”, contabilizou Eliane, que aproveitou para elogiar a atitude da Tam em todos os momentos do processo. “Posso afirmar que a Tam seguiu à risca todas condições estabelecidas pelo Poder Judiciário, mesmo ele sendo, muitas vezes, bastante duro com a empresa”, comentou ela, que aproveitou para citar o caso da Air France, que passa pela mesma situação neste momento.
“Estamos trabalhando com o processo do voo AF 447, mas ainda não começaram os acordos. Em 10 de dezembro será aberto o programa de indenização às famílias e é aí que começaremos todos os trâmites da negociação. Mas, posso adiantar que um dos problemas que vamos enfrentar diz respeito à desconsideração ao Tratado de Montreal, que foi aprovado após o Código de Defesa do Consumidor. Essa manobra motiva os juízes a estabelecerem valores altíssimos à companhia aérea, sem que ela tenha o direito de explicar a situação”, explicou ela, acrescendo que isso “é péssimo para a imagem do Brasil perante à comunidade internacional.
PANROTAS
Avião bate em área VIP de aeroporto e mata um em Ruanda
Um avião da Rwandair com destino a Uganda bateu na área VIP do aeroporto internacional de Kigali, capital de Ruanda, quando tentava levantar voo nesta quinta-feira (12). O acidente provocou a morte de uma pessoa, disseram fontes oficiais.
"O voo da Rwandair estava se preparando para partir para Campala quando teve dificuldades técnicas e bateu na área VIP", disse o ministro da Informação de Ruanda, Louise Mushikiwabo, à agência de notícias Reuters.
Um policial no local disse que dez pessoas foram levadas ao hospital. Richard Masozera, diretor geral da Autoridade da Aviação Civil de Ruanda, disse aos jornalistas que um passageiro morreu no acidente.
Uma fonte médica no Hospital Rei Faisal, em Kigali, disse que o piloto havia se ferido e estava em condições críticas. Não foram fornecidos mais detalhes.
UOL
Pais do "menino do balão" vão confessar farsa no tribunal, diz advogado
Os americanos Richard e Mayumi Heene, pais do garoto que ficou conhecido em todo o mundo como "menino do balão", vão confessar a culpa por mentir que o filho estava em um balão de fabricação caseira que sobrevoou desgovernado o Estado do Colorado. A informação é do advogado do casal, citado pela rede de TV CNN.
Os dois devem comparecer à corte do Condado de Larimer nesta sexta-feira. Mayume deve se declarar culpado sob a acusação de falsa denúncia às autoridades, um crime de menor gravidade, segundo o advogado. Já Richard deve declarar-se culpado por crime grave ao tentar influenciar um funcionário público.
Richard Heene e seus três filhos, Bradford, Ryo e Falcon, deixam uma loja de fantasias para o Halloween nos Estados Unidos |
O advogado afirma ainda que, apesar de serem crimes sujeitos à prisão, o promotor do caso sugeriu sentença de liberdade condicional.
A sentença seria parte de um acordo fechado com a Promotoria e que envolveu ainda a ameaça de deportação de Mayumi, cidadã japonesa. "É irônico que eles tenham expressado tal preocupação com o bem estar das crianças, mas foi a ameaça de tirar a mãe das crianças da família e deportá-la ao Japão que alimentou este acordo", afirma o advogado.
Voo
A atenção mundial se voltou para os Hennes no dia 15 de outubro, quando foi divulgada a suspeita que o menino Falcon, de apenas seis anos, estivesse a 2.000 metros de altura em um balão caseiro que o pai mantinha nos fundos de casa. O balão foi perseguido ao longo de cem quilômetros no norte do Colorado, sendo acompanhado ao vivo por inúmeras emissoras de TV.
Cerca de cinco horas depois, Falcon apareceu são e salvo no sótão da garagem de sua casa, onde, segundo a família, esteve o tempo todo. Segundo a versão da família, ele tinha desaparecido depois de levar uma bronca de seu pai. Quando soltaram o balão, o filho mais velho, Bradford, afirmou que o menino estava lá dentro.
A busca por Falcon mobilizou os serviços de emergência e as autoridades de aviação, chegando a interromper as operações no aeroporto de Denver.
As primeiras suspeitas de farsa surgiram depois que, durante uma entrevista da família Heene a um canal de TV, Falcon foi questionado por seu pai por que não respondia quando era chamado e respondeu: "Você disse que fizemos isso para um programa".
De acordo com o xerife, os três filhos do casal sabiam da armação, mas não devem ser indiciados por causa da idade. O filho mais velho tem dez anos.
Folha On Line
Aeroporto de Curitiba é o primeiro a oferecer serviço “pague e durma”
E eu não pensei duas vezes: paguei. Mas ainda não dormi. Acabei de tomar um belo dum banho e “guardei” as três horinhas de sono que comprei para mais tarde. Tá, deixa eu explicar isso melhor.
Há, no aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, o Fast Sleep, “franquia” que fornece a opção de banho e de cama por até mesmo uma hora apenas. E disse “franquia” porque, além de Curitiba, há outras duas unidades do Fast Sleep em São Paulo, ambas no aeroporto de Guarulhos.
“Está em processo de licitação, pois há outras empresas interessadas, mas em breve esse serviço estará em demais aeroportos”, disse Wilson Abrão, coordenador de vendas do Fast Sleep. Mas afinal, como isso funciona? Veja abaixo a tabela de preços e serviços:
- Somente o banho: R$ 25 (com direito a toalha e kit banho)
- 1 hora de sono: R$ 40 (com direito a banho)
- 3 horas de sono: R$ 50 (com direito a banho)
- 4 a 7 horas de sono: R$ 70 (com direito a banho)
- 8 a 12 horas de sono: R$ 100 (com direito a banho)
“Mais do que isso nós não aconselhamos porque o quarto é pequeno, não é tão confortável para uma pessoa passar dias, entede?”, explicou Wilson. Eu, claro, fui no pacote das três horas por 50 contos. Tomei o banho antes e deixei o sono para mais tarde – o Fast Sleep funciona 24 horas por dia.
Muito usado por passageiros que perderam voos, que estão em conexões, ou com voos atrasados, o serviço pode não ser barato, mas quem vai negar que é útil?
Homem Terminal
Força Aérea Britânica terá primeira mulher piloto de acrobacias
Ela já foi instrutora de voo e pilotou em missões no Iraque.
A aviadora Kirsty Moore posa em frente a avião Hawk nesta quinta-feira (12) na base aérea da RAF na cidade inglesa de Scampton. Ela se tornou a primeira mulher a pilotar com os Arrows, o time de acrobacias da Força Aérea Britânica. Kirsty, de 31 anos, já foi instrutora de voo e pilotou o Tornado GR 4 em operações no Iraque.
CONTATO RADAR
TAM e Gol são aéreas mais lucrativas das Américas, diz consultoria
As companhias aéreas brasileiras TAM e Gol são as mais lucrativas da América Latina e Estados Unidos em 2009 até setembro, segundo um levantamento da consultoria Economatica.
Das empresas de transporte aéreo regular de capital aberto desse setor na região, a TAM apresenta o maior lucro líquido no período acumulado de janeiro a setembro, com US$ 674,115 milhões, seguida por Gol, com US$ 267,184 milhões.
Em terceiro lugar no levantamento aparece a Lan Chile, com US$ 122,292 milhões, à frente da norte-americana Skywest, com US$ 64,158 milhões, e JetBlue, US$ 47 milhões.
As demais grandes companhias aéreas norte-americanas apuraram prejuízo no acumulado dos nove primeiros meses deste ano: Southwest (US$ 16 milhões), US Airways (US$ 125 milhões), Continental Airlines (US$ 367 milhões), UAL Corp (US$ 411 milhões), AMR (US$ 1,124 bilhão) e Delta Airlines (US$ 1,212 bilhão).
AEROBLOG
Cruz Alta Formará nova turma de pilotos privados
Estão abertas as inscrições para mais uma turma de Piloto Privado - Avião. O curso, com duração de aproximadamente 3 meses, terá o início das aulas no dia 23 de novembro do presente ano (2009).
Venha vencer este desafio! Faça parte de uma carreira de futuro certo e promissor ou apenas voe por puro prazer! INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PELO TELEFONE (55) 3322-6909 OU NO PRÓPRIO AEROCLUBE DE CRUZ ALTA.
AEROCLUBE DE CRUZ ALTA
SATA com mais um Airbus parado por suspeita de aterrissagem brusca
A SATA Internacional está reduzida a 6 aviões, dos 8 que possui, para contretizar os voos que tem que efetuar.
O avião "Autonomia", o Aibus A310, prefixo CS-TKM (foto acima), que seguia de Lisboa com destino a Boston, ao fazer escala no Aeroporto de Ponta Delgada, o Comandante suspeitou de ter feito uma aterrissagem brusca, o que, na linguagem aeronáutica se chama de "aterrissagem dura", o que pode provocar graves danos pessoais aos passageiros e ao próprio aparelho.
O Comandante - ao contrário do que se passou, recentemente, com o Airbus "Diáspora", que ainda se encontra em manutenção na TAP, em Lisboa - fez o registro da suspeita na caderneta do aparelho.
Além disso, durante a viagem de Lisboa para Boston, com escala em Ponta Delgada, o Comandante detectou uma diferença de pressão num dos motores.
A manutenção da SATA impediu o avião de prosseguir viagem para Boston, tendo o voo da passada sexta-feira, atrasado mais de 4 horas.
A SATA descartou a "aterrissagem dura" e informou que a aeronave está realizando uma manutenção que já estava agendada.
Desástres Aéreos
Atraso em novo terminal de Abu Dhabi pode atrapalhar planos da Etihad
O novo e suntuoso terminal do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, originalmente previsto para ser inaugurado em 2011, não ficará pronto antes de 2015, segundo informou o comitê de supervisão para a expansão do aeroporto ao site aviationnews.eu.
O novo terminal, que terá capacidade para 20 milhões de passageiros por ano (somando-se aos 32 milhões que o aeroporto comporta atualmente), é, senão o mais importante, um dos mais importantes itens nos planos de crescimento da companhia aérea Etihad.
A empresa, baseada em Abu Dhabi, possui planos de aumentar em mais de 300% o número de passageiros que transporta anualmente, de 6 para 25 milhões, o que seria feito entre 2010 e 2025. Por essa meta passa, invariavelmente, o novo terminal do aeroporto.
Como motivos para a revisão na data de inauguração estão mudanças nos requirimentos iniciais, dentre elas a necessidade de acomodar o grande crescimento de frota programado pela própria Etihad.
CR
Ryanair - Fazendo Discípulos - Air Asia :Um Milhão de Bilhetes Grátis
A companhia aérea Air Asia, como outras empresas já estão fazendo na indústria, lançou uma promoção de um milhão de bilhetes grátis Estes bilhetes grátis da companhia aérea Air Asia vão proporcionar a oportunidade de viajar para mais de 70 diferentes cidades da Índia, China, Tailândia, Taiwan e Indonésia.
A oferta para a reserva destas passagens grátis da Air Asia vai estar em aberto até domingo, 15 de novembro. Para ganhar um destes bilhetes livres da Air Asia, só precisa pagar as taxas de aeroporto.
As datas das viagens deverão ser realizadasr entre 1 de Maio e 30 de Outubro de 2010.
Spanair concorda em despedir 117 pilotos
A Spanair acordou com os representantes dos pilotos o despedimento de 117 dos atuais 500 membros da tripulação. Os pilotos tomarão ainda uma participação de 5% no capital da companhia, com direito a um lugar na administração, avança a "Efe". Para além da dispensa de 23% dos pilotos, o acordo prevê também que 73 comandantes passem a co-pilotos, o que pressupõe uma diminuição no ordenado entre 15% e 20%. Esta corte no pessoal decorre dos planos da Spanair para reduzir a sua frota de aviões em dez aviões McDonnell Douglas, os aparelhos mais antigos.
O acordo precisa ainda de ser ratificado numa reunião de pilotos que terá lugar no próximo dia 19. Se o resultado for positivo, os pilotos poderão tomar uma participação de 5% no capital da companhia, com um lugar na administração. Nesse caso, os pilotos juntar-se-ão à Iniciativas Empresariais Aeronáuticas (IEASA), uma empresa detida por instituições e empresários catalães, que adquiriu ao grupo SAS 80,1% da Spanair. A IEASA tem de garantir um aumento de capital de 100 milhões de euros até 31 de Dezembro, dos quais falta desembolsar pouco mais de 30 milhões, um valor que pode ser reduzido pela contribuição dos pilotos.
Transportes & Negócios
ITA projeta aeronaves com Dassault
A Dassault é a mesma fabricante do Rafale que compete no FX-2 da FAB
ITA projeta aeronaves com Dassault
Fonte: Baguete Jornalismo Digital - Via Aviation News
Com a implementação da solução Delmia - Manufacturing Engineer Academic Bundle, a expectativa é desenvolver um processo de automação robótica para a montagem de estruturas de aeronaves.
O projeto foi iniciado com o lançamento do Laboratório de Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (Lame), em junho deste ano.
De acordo com Luís Gonzaga Trabasso, coordenador da Graduação de Engenharia Mecânica e Aeronáutica do ITA e coordenador do projeto, a Embraer já utiliza a Delmia para realizar simulações.
Instalado em uma área de 300 m2, o Lame complementa a infraestrutura do Centro de Competência em Manufatura da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA. O novo espaço permite, também, capacitar recursos humanos nesta área tecnológica.
Especializada em soluções 3D e PLM, a Dassault Systèmes atende a mais de 115 mil clientes em 80 países. Além do Delia, o portifólio da companhia é composto pelos softwares Catia, para desenho do produto virtual, SolidWorks, para desenho mecânico 3D; Simulia, para avaliação virtual; Enovia, para gerenciamento colaborativo do ciclo de vida de produtos e 3Dvia, para experiências em 3D online.
Blog do Vinna
Empresa russa cria cabine do sono para aeroportos
Essas cabines poderiam ser alugadas por 15 minutos a diversas horas e apesar de terem um espaço reduzido (2m de profundidade, 1,4m de largura e 2,3m de altura), contam com cama, tela LCD, Wi-Fi e tomadas para carregar celulares e laptops. A cobertura da cama também é trocada automaticamente depois de cada usuário.
Elas também serviriam para quem tivesse o voo cancelado e precisasse passar a noite no aeroporto. A Arch Tech indica a instalação delas em outros locais onde as pessoas podem esperar muito, como shopping centers, estações de trem e centros de convenção.
Desástres Aéreos
Ryanair lança versão 2010 de seu famoso calendário
Criado originalmente em 2008, o calendário retrata comissárias de bordo da companhia e, este ano, espera obter mais de R$ 250 mil em vendas que serão revertidas para caridade.
Toda a renda do calendário 2010, que foi produzido na base que a Ryanair possui em Alicante na Espanha, será doada ao centro de suporte a crianças com necessidades especiais KIDS, localizado no Reino Unido.
“Nós estamos muito contentes pelo fato da Ryanair ter escolhido apoiar o valoroso apoio prático que o KIDS provém às crianças com necessidades especiais e suas famílias por todo o Reino Unido. O nosso agradecimento vai para todas as tripulantes que tomaram parte – é ótimo quando um pouco de descontração pode servir a um propósito tão sério”, disse o Executivo Chefe da Ryanair, Kevin Williams.
Já o CEO da companhia, Michael O'Leray, não perdeu a oportunidade de fazer valer seu lado provocador, e disse já ter encaminhado um calendário para a integrante do Partido dos Trabalhadores do Parlamento Britânico, Mary Honneyball, que no último ano havia erroneamente acusado a Ryanair de forçar suas tripulantes a participar das sessões fotográficas.
Aeroblog
Donald Trump coloca seu 727 à venda
Em 2010, GRU não poderá receber mais voos.
A limitação infraestrutural do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) obrigará a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a barrar novas propostas de companhias aéreas para operações internacionais. O anúncio oficial deve sair no começo do ano que vem. Quem garante é a presidente do órgão, Solange Vieira (foto), que participou hoje de um seminário no Centro Brasileiro Britânico, na capital paulista. Solange foi bastante incisiva na afirmação, e estendeu o problema aos aeroportos de Congonhas, também em São Paulo, e Viracopos, em Campinas, no interior paulista.
“É imprescindível a construção do Terminal 3 em Guarulhos. Enquanto essa obra não for concretizada ficamos impossibilitados de liberar mais voos. Viracopos está indo para o mesmo caminho. Creio que até o final do ano a infraestrutura de lá também ficará saturada”, afirmou a dirigente, completando que o grande problema é a relação demanda x infraestrutura.
“Há uma concentração muito grande de passageiros em São Paulo, o que leva ao crescimento da oferta, mas, como não temos infraestrutura suficiente, as companhias não colocam mais voos e trabalham com os aviões na capacidade máxima, o que gera aumento de tarifa”, explicou ela. A tendência, ainda segundo Solange, é que essa constatação fique ainda mais evidente em 2010.
Contato Radar