Constantino Jr., dono da Gol, reuniu-se ontem no auditório da Infraero, no Galeão, no Rio, com 50 funcionários da empresa.
É parte de um esforço concentrado do comando da voadora para tentar evitar uma greve convocada para amanhã.
ancelmo.com
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
Equipamentos de raio laser comprados pela internet por R$ 89 são a nova ameaça aos aeroportos brasileiros nas operações noturnas. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos) já registrou neste ano cinco ocorrências. As informações são do site Hoje em Dia.
Três foram no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e duas em Londrina, no Paraná, onde um avião com 130 passageiros teve dificuldades de pousar no dia 14 de janeiro por causa do feixe de luz jogado no olho do piloto.
Com cinco mega watts de potência e podendo atingir 6.000 metros de alcance, esse raio de luz jogado na cabine do avião pode comprometer a visão do piloto e até mesmo deixá-lo cego, aumentando o risco de acidentes durante o pouso.
Na Pampulha, a primeira ocorrência foi no dia 27 de janeiro, quando um piloto de uma aeronave de pequeno porte comunicou o fato à torre de comando do aeroporto. O nome do comandante não foi divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
O último registro de uso de laser durante a aproximação da pista foi no dia 16 de fevereiro deste ano, por volta das 21h30, quando as aeronaves estavam a cerca de cinco minutos da pista. Um dos aviões transportava 45 passageiros. Nos dois casos os pilotos não tiveram problemas durante o pouso, mas comunicaram o caso ao Cenipa.
Conforme consta no relatório do órgão, o feixe de luz azul vinha da pista 13, que fica próxima ao vertedouro da lagoa da Pampulha. Nesse mesmo dia, um helicóptero da Polícia Militar fez uma varredura na região, mas não conseguiu localizar nenhum suspeito.
A pessoa que for flagrada jogando raio laser no avião pode pegar de seis a 20 anos de prisão, caso alguém morra ou fique ferido em um acidente, ou mesmo se houver comprometimento da visão do piloto. A fiscalização nos aeroportos é feita pela Infraero e fora dos limites da pista, a responsabilidade é da PM.
O oftalmologista André Oliveira Mendonça, 43 anos, alerta que o laser, em contato direto com o olho, pode fazer com que o piloto perca toda a visão, podendo voltar a enxergar em no mínimo dez minutos.
O capitão piloto Farley Rocha Soares, do Corpo de Bombeiros, reforça que qualquer luz jogada na cabine pode prejudicar as operações de pouso e decolagem. Apesar de não ter presenciado esse tipo de ocorrência, ele lembra que uma viseira amarela, como a usada pelos bombeiros, ajuda a amenizar os efeitos de luz nas cabines das aeronaves. Segundo a Polícia Militar, desde que o Cenipa relatou a presença de pessoas na cabeceira da pista, o policiamento na região foi reforçado.Em 22 de maio de 2009, uma tragédia em Trancoso, no sul da Bahia: o avião modelo Super King Air B-350 caiu e explodiu, deixando 15 mortos. Dez vítimas pertenciam à família do empresário Roger Ian Wright, de 56 anos, entre elas quatro crianças.
Na região amazônica, em Manacapuru, a queda de um avião Bandeirante da companhia Manaus Táxi Aéreo sobre o Rio Manacapuru matou 24 pessoas. Apenas quatro sobreviveram. O acidente aconteceu a 500 metros da pista do aeroporto. Outra tragédia com um avião de pequeno porte aconteceu na zona norte da cidade de São Paulo. O Learjet modelo 35, prefixo PTOVC, da empresa Reale Taxi Aéreo, caiu sobre uma casa em 4 de novembro de 2007, matando oito pessoas.
Um dos maiores desastres da aviação brasileira aconteceu em 29 de setembro de 2006, quando o Boeing da Gol, do voo 1907, chocou-se com um jato Legacy e caiu em uma região de mata fechada, no norte do Mato Grosso, deixando 154 mortos.
A Ocean Air Táxi Aéreo divulgou nota nesta quinta-feira (12) informando que a aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, deslizou na pista quando pousava no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e caiu de baixa altitude nas águas da Baía da Guanabara. O acidente aconteceu às 9h16.
Segundo a nota, os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos e encaminhados para avaliação médica, com acompanhamento da empresa. A Ocean Air Táxi Aéreo diz que já iniciou as investigações para apurar o motivo do acidente.
Registrou a queda do avião? Envie relato para VC no G1
A assessoria de imprensa da Infraero em Brasília informou que o jato já havia decolado do Aeroporto Santos Dumont, em direção ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, e teve que retornar por causa de um problema. A Infraero, entretanto, não divulgou o que aconteceu. De acordo com a Infraero, as ações iniciais de investigação já começaram a ser executadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Ainda segundo a Infraero, uma pista ao lado de onde caiu o avião de pequeno porte foi liberada para manobras de pouso e decolagem por volta das 10h30. As manobras haviam sido suspensas mais cedo por causa do acidente.
A Infraero esclareceu também que está se empenhando junto com a empresa aérea e o Corpo de Bombeiros em apoiar a retirada do equipamento do local. Dois guindastes já foram colocados próximo à aeronave.
Inicialmente, a informação dada por bombeiros era de que o acidente havia acontecido durante a decolagem. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente.
Duas lanchas do Grupamento Marítimo (G-Mar) dão apoio à operação de resgate.
AirTran |
rotocolo ainda vai ser votado pelos membros do sindicato do pessoal de voo da aviação civil na próxima segunda-feira.
A TAP e o sindicato que representa os tripulantes de cabina da companhia aérea portuguesa já encontraram uma solução para a falta de pessoal que tem levado alguns voos a serem realizados sem serviço aos passageiros, tal como o Diário Económico avançou ontem.
A saída para esta crise temporária consta de um protocolo assinado entre o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e a TAP, mas que só se tornará efectiva se o documento for aprovado na assembleia geral extraordinária do sindicato convocada para a próxima segunda-feira, dia 16.
A TAP diz que "não tem disponível, de momento, o número de voos que possam ter sido afectados", mas está desde a última segunda-feira a entregar refeições ligeiras para colmatar a falta de serviço aos passageiros nos voos que se realizem com tripulações incompletas.
Com o protocolo agora assinado, a ideia é, conta Cristina Vigon, presidente do SNPVAC, ao Diário Económico, que seja garantido um serviço mínimo aos passageiros mesmo com as designadas tripulações de segurança. E mesmo que o protocolo seja aprovado, caberá às tripulações, na hora de realizar o voo, a decisão de prestar ou não serviço aos passageiros. Uma solução que só irá vigorar até ao final do chamado Verão IATA, ou seja, até 31 de Outubro.
Tripulações mínimas
"Temos tripulações tipo, em que é assegurado o serviço aos passageiros, e tripulações de segurança, mas mesmo com estas é possível prestar algum serviço, o que também irá depender do tamanho do voo", explica Cristina Vigon. Pelo acordo de empresa assinado entre a TAP e o SNPVAC, o número de tripulantes de cabina depende do tipo de avião usado - um A319, que transporta 132 pessoas, precisará de quatro assistentes de bordo para garantir o serviço aos passageiros, enquanto que um A321, onde podem viajar até 194 pessoas, necessita de uma equipa de seis elementos, por exemplo - e basta que falte um elemento para que o chefe de cabina decida não prestar serviço aos passageiros, o que significa não servir refeições ou prestar vendas a bordo.
Ao facto de Julho e Agosto serem meses de maior procura (a TAP atingiu a 31 de Julho o recorde de passageiros transportados num único dia, com 36.738 pessoas), junta-se o reforço de ligações para destinos como Moscovo e São Paulo ou a criação de novas rotas como Marraquexe ou Argel, e a falta de pessoal.
Segundo fonte contactada pelo Diário Económico, a TAP deveria ter procedido em Abril à formação de novos chefes de cabina, precisamente para colmatar esta situação, mas só agora avançou com a formação de 14 tripulantes que não podem, por isso, ser incluídos na operação.
A Webjet está nunciando uma promoção que envolve vôos a serem realizados em setembro. Ela promete desconto de 30% nas tarifas para as compras de 12 a 15 de agosto de 2010. Use o código SETE30 para conseguir o desconto.
Pode ser uma opção para voar inclusive no feriado de independência, caso já não tenha comprado nas promoções anteriores da Gol e Tam (a Webjet só fez promoção para vôos em agosto) ou não vai tentar usar as milhas/pontos nas promoções que permitem emissão de trechos com apenas 4 mil milhas/pontos do Smiles e Fidelidade Tam.
aquela passagem
A Força Aérea Brasileira inscreve entre os dias 16 de agosto e 23 de setembro para o exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT). Esse ano foram abertas 160 vagas para 23 profissões. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00. Para inscrever-se o candidato não deve completar 43 anos até o dia 31 de dezembro de 2011.
O Processo Seletivo é constituído das seguintes etapas: Exame de Escolaridade e Conhecimentos Especializados, Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP) e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). A prova escrita ocorre no dia 21 de novembro em dezesseis cidades brasileiras. A prova de redação será aplicada apenas para as especialidades de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Serviços Jurídicos, Pedagogia e Magistério.
O candidato aprovado em todas as etapas do certame fará o Estágio, que tem duração de 13 semanas, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG). Concluindo-o com aproveitamento, será nomeado Segundo-Tenente, sendo designado para servir em Organização Militar da localidade escolhida no ato da inscrição. O edital pode ser acessado na página www.fab.mil.br.
LOCALIDADES PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
Belém – PA , Recife – PE, Fortaleza – CE, Salvador – BA, Natal – RN, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP, Campo Grande – MS, Canoas – RS, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Brasília – DF, Manaus – AM, Boa Vista – RR, Porto Velho – RO,
Vagas por Especialidades :
Administração (ADM) – 07; Análise de Sistemas (ANS) – 15; Arquitetura (AQT) – 02; Arquivologia (AQV) – 04; Serviço Social (ASS) – 09; Biblioteconomia (BIB) – 05; Ciências Contábeis (CCO) – 11; Economia (ECO) – 03; Educação Física (EFI) – 03; Enfermagem (ENF) – 25; Estatística (EST) – 06; Fisioterapia (FIS) – 03; Fonoaudiologia (FON) – 04; Jornalismo (JOR) – 03; Magistério Língua Inglesa (MLI) – 01; Nutrição (NUT) – 05; Pedagogia (PED) – 11; Psicologia Educacional (PSE) – 04; Psicologia Clínica (PSL) – 11; Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSO) – 09; Publicidade e Propagada (PUP) – 02; Relações Públicas (REP) – 05; Serviços Jurídicos (SJU) – 12.
poder aéreo
Tripulantes da Gol Linhas Aéreas publicaram um blog "destinado a conscientização e divulgação de idéias e rumos dos tripulantes da Gol", conforme o próprio blog se define.
portal meio aéreo
Este foi um dos poucos modelos que quando vi as fotos na internet pensei que não funcionaria, mas para a minha surpresa o “carro voador” não só decola com muita perfeição como pousa tbm. Só gostaria de saber como ele reagiria se entrasse em uma tempestade…
Vejam o vídeo, é bem legal:
Respondendo a minha própria pergunta, acho que se ele entrasse em uma tempestade, não sairia dela. Não inteiro.
loucos por aeromodelismo
A companhia aérea nacional da Índia, a Air India, está “sendo dura contra a fabricante de aeronaves norte-americana Boeing devido a falha de entrega no prazo das aeronaves 787 Dreamliner”, disse o jornal Indian Today.
De acordo com a reportagem, a companhia aérea está buscando uma compensação de US$ 1 bilhão (€800 milhões) devido ao atraso no recebimento da encomenda de 27 aeronaves Dreamliner, originalmente previstos para serem entregues em setembro de 2008. A Boeing agora informou que a primeira aeronave será entregue somente em março de 2011.
A publicação disse que existe uma cláusula de penalidade no contrato e que a companhia aérea enviou uma notificação para Boeing, informando que a compensação é baseada nos custos extras de operações contínuas de 25 anos com aeronaves antigas.
cavok
“Embora não tenha sido alcançado um acordo global sobre a matéria [em causa], quer a SATA quer o Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil [SNPVAC] consideram que, neste momento e com os dados existentes, a situação do conflito laboral se encontra sanada”, assegura a transportadora aérea açoriana em comunicado.
Em declarações aos jornalistas depois da greve de Julho, o vice-presidente do SNPVAC, Henrique Martins, admitiu nova paralisação em Agosto na SATA/Air Açores, que garante em exclusivo os voos entre as ilhas açorianas e entre a Madeira e Porto Santo.
Segundo o comunicado distribuído pela companhia, após reuniões entre responsáveis da empresa e do sindicato, mediadas pelo secretário regional da Economia, foram resolvidas “algumas das questões que opunham o SNPVAC e a SATA/Air Açores, nomeadamente as relativas a casos concretos de mobilidade funcional”.
“As partes continuam a trabalhar na procura de uma solução global para a questão da globalidade funcional”, acrescenta.
A greve de Julho na SATA/Air Açores teve por objectivo obrigar a transportadora a aplicar o acordo de empresa em matérias respeitantes às regras aplicáveis à promoção de pessoal de cabine.
Segundo o SNPVAC, que apontou taxas de adesão à paralisação de 100 por cento, a companhia não estaria a cumprir o acordado, o que a empresa negou.
rádio atlândida
A United Airlines e a Continental Airlines revelaram a noma marca visual para a companhia aérea após a fusão.
A mnarca que combina as duas identidades, mostrará o nome United nas laterais, com o logo do “Globo” da Continental aplicado no leme. O esquema de pintura da companhia aérea após a fusão será adotado utilizando as cores da Continental (branco e azul, com detalhes em amarelo), cores essas utilizadas desde 1991.
cavok
A companhia Puma Air, com sede em Belém (PA), planeja iniciar operações ligando o Brasil a Angola, na África. A empresa brasileira aguarda a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar a nova rota. Segundo o vice-presidente da Puma Air, Jorge Vianna, a operação se justifica pelo número de brasileiros que vive hoje em Luanda, cerca de 50 mil pessoas, e pela forte presença de empresas brasileiras, como a Petrobrás, no mercado daquele país.
A companhia iniciou, há pouco mais de três meses, voos diários ligando Belém, Macapá (AP) e Guarulhos (SP). A Puma Air havia parado de operar em 2008 por problemas financeiros, mas retomou as operações este ano ao ser adquirida por um grupo de investidores. Os controladores atuais da empresa são o empresário Gleison Gambogi, dono da Ipiranga Engenharia e Obras Públicas, com 80% do capital, e a companhia aérea angolana Angola Air Services, com 20%.
A expectativa da empresa é transportar um milhão de passageiros nos primeiros 12 meses de atuação, entre voos nacionais e para o exterior. Isso equivale a uma fatia de 1,5% do mercado doméstico e 2,5% do mercado internacional, segundo Jorge Vianna, vice-presidente da Puma Air
aeromagazine
Aconteceu há 15 anos, em Agosto de 1995, o avião russo IL-76TD RA-76842 foi capturado por militantes Talibãs no Afeganistão. Juntamente com o avião,os 8 membros da tripulação foram igualmente feitos reféns.
O IL-76 era propriedade de uma companhia de aviação privada do Cazaquistão chamada Aerostan, e que depois foi sub-alugado pelo governo afegão para transporte de munições na rota Tirana-Sharjah-Kabul.
A carga encontrava-se sob todas as normas da ICAO e o carregamento foi então autorizado. Não era o primeiro vôo desta aeronave para a capital do Afeganistão Kabul, nem no rádio surgiu nenhum alerta de proibições especiais ou limitações de qualquer tipo para o vôo.
Enquanto sobrevoavam os céus do Afeganistão, a uma altura de 8000 metros, foi capturado por um caça MIG-21 pertencente ao movimento Talibã, tendo nos momentos imediatos sido forçado a aterrar no aeroporto de Kandahar.
Os talibãs iniciaram então um processo reivindicativo junto do governo de Moscovo e até mesmo da própria tripulação do avião já que acusavam o Kremlin de se intrometer nos assuntos internos do Afeganistão, ainda com a memória da guerra do Afeganistão bem fresca. A tripulação foi imediatamente feita refém sob segurança máxima, até que as condições impostas pelos terroristas fossem satisfeitas na plenitude. O governo russo, as Nações Unidas, a OIC (Organização para a Conferência Islâmica) e os Estados Unidos iniciaram uma corrida diplomática tendo como missão a libertação da tripulação feita refém, sem sucesso.
Assim sendo, o interesse no caso foi esmorecendo com o passar do tempo, tendo surgido por parte dos rebeldes uma nova ameaça de que poderiam matar toda a tripulação do avião. Foi então encetado novo plano negocial com as autoridades talibãs para entrega de um resgate, que nunca chegou a ser divulgado.
A tripulação, quase um ano depois ( volvidos 378 dias em cativeiro) conseguiu escapar. O plano foi o de iniciar a reparação do avião, e enquanto efectuavam estas tarefas, e num perfeito jogo de sintonia, conseguiram arrancar com o avião sem atraír a atenção dos rebeldes que os vigiavam. O descolar foi díficil, já que a pista disponível para o enorme avião de carga, equipado com 4 motores, era demasiado pequena, e a perseguição com alguns veículos militares dos talibãs não facilitava em nada as operações.
Com pouco combustível nos depósitos, a tripulação decidiu então ter o vizinho Irão como rota, e felizmente para eles conseguiram posteriormente todas as autorizações para o sucedido que poderia ter despoletado um grave incidente diplomático entre o governo russo e o governo iraniano, voando a uma altitude na gama entre os 50 e 100m e sem efectuar comunicações via rádio para prevenir nova intercepção por parte dos talibãs que deveriam estar à sua procura em território Russo.
Já em céus iranianos o piloto colocou a aeronave na sua altitude normal de operação e aterrou no aeroporto de Sharjah, já nos Emirados Árabes Unidos.
MAIS IMAGENS EM www.englishrussia.com
+ motores
É a sétima maior cidade do estado de São Paulo, 30ª maior do Brasil e a terceira maior cidade do interior do Brasil (atrás apenas de Campinas e Uberlândia). Localizado no Vale do Paraíba, o município é um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina. Faz parte do Complexo Metropolitano Expandido da cidade de São Paulo, que é formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Santos,e as cidades de São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí, e cuja a população somada ultrapassa os 31 milhões de habitantes.
Estão instaladas na cidade importantes empresas e possui importantes centros de ensino e pesquisas como: o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Fomento Industrial (IFI), Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCASJ), o Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D), a UNIVAP, a UNIP, a UNIFESP, a ETEP, a FATEC e a UNESP.
A criação da EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. em 1969, originada em um setor de desenvolvimento de aeronaves do CTA, chamado PAR, colocou a cidade em uma nova era de desenvolvimento tecnológico, o que gerou muitos empregos e mão-de-obra especializada, sendo atualmente a maior empregadora da cidade, e fazendo que a cidade seja considerada a Capital do Avião. É a terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás da Boeing e da Airbus, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros.
A instalação do ITA, em 1950, impulsionou o processo de industrialização do município e a sua formação de mão de obra especializada foi fundamental para o desenvolvimento da EMBRAER. O ITA é uma instituição de educação e ensino superior ligada ao Comando da Aeronáutica e possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas a engenharia, principalmente no setor Aeroespacial, sendo considerado um centro de referência no ensino de engenharia.
Jato de pequeno porte caiu na Baía de Guanabara e ficou boiando na cabeceira da pista
Foto: Reprodução
Um jato de pequeno porte da OceanAir Táxi Aéreo, com três passageiros a bordo, caiu na manhã desta quinta-feira na Baía de Guanabara, próximo à cabeceira do aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro. As três pessoas foram resgatadas com vida, segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
As operações de pousos e decolagens foram suspensas às 9h33 e retomadas às 10h31, segundo a Infraero. A Infraero informou ainda que o avião bimotor percence à empresa de táxi aéreo Ocean Air. Ainda não se sabe o que causou a queda do aparelho. Um catamarã passava pelo local e ajudou a resgatar as vítimas. Um caminhão do Corpo de Bombeiros e uma lancha da Capitania dos Portos auxiliam o trabalho.
De acordo com as primeiras informações, o piloto não teria conseguido obter velocidade suficiente para decolar no sentido da Ponte Rio-Niterói, por volta de 9h30. Contactada, a assessoria da OceanAir afirmou que deverá se manifestar por nota posteriormente.
terra
Um avião da Gol que saiu de Londrina (PR) às 6 horas desta manhã com destino a Porto Alegre (RS) colidiu com um pássaro de pequeno porte durante o pouso em Curitiba (PR), onde fazia escala. Após o episódio, a aeronave foi recolhida para passar por manutenção.
De acordo com a Gol, o desembarque dos 104 passageiros que estavam a bordo ocorreu normalmente. Destes, 17 seguiram para Porto Alegre, às 7h50, em outro avião. Em nota, a companhia destacou que "os outros passageiros em conexão para outros destinos foram acomodados em voos da companhia".Em comunicado à imprensa, a companhia informou que a ocorrência com a aeronave ATR 72, prefixo PP-PTN, que realizava o voo 5590, se deu às 9h55m, sem maiores conseqüências para as 39 pessoas a bordo. Segundo a nota, todos os passageiros foram assistidos pela empresa e seguirão para o destino em outra aeronave.
Segundo a Trip, a aeronave é original da fábrica e começou a operar voos para a empresa em 2008. A última manutenção foi feita na madrugada desta quarta-feira. As causas estão sendo apuradas.
o globo