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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Autoridades venezuelanas resgataram 23 sobreviventes


As autoridades venezuelanas resgataram 23 sobreviventes das 51 pessoas que iam a bordo de um avião ATR42 da estatal Conviasa, que caiu quando efetuava um voo entre Porlamar, na Ilha de Margarita e Ciudad Gauyana, 650 quilómetros a sul de Caracas.

Segundo o governador do Estado venezuelano de Bolívar, Francisco Rangel Gomez, o avião, com 47 passageiros e quatro tripulantes a bordo, caiu a cerca de 10 quilómetros do aeroporto Manuel Carlos Pilar, aparentemente devido a uma perda de controlo do piloto.

Gomez explicou que "23 sobreviventes foram transportados para centros hospitalares" e que "não há ainda informação precisa" sobre a existência de mais sobreviventes.

A aeronave caiu pelas 10:20 horas locais (15:30 horas) nas proximidades de Matanzas, onde estão situadas diversas empresas estatais de siderúrgica e alumínio.

aeiou


Venezuela - Avião da Conviasa cai em Ciudad Guayana


Fotografía del avión de Conviasa publicada por @razaires en Twitter

Havia quatro tripulantes e 47 passageiros a bordo. Inicialmente, havia sido dito que havia um total de 47 pessoas na aeronave.Ainda não há notícias sobre o destino dos demais ocupantes, e os trabalhos de resgate continuavam nos destroços. "Esperamos encontrar mais sobreviventes", disse o governador.

O avião ATR-42 de fabricação francesa pertencia à empresa estatal Conviasa e fazia uma rota doméstica entre Porlamar, na turística Isla de Margarita, e Ciudad Guayana. Inicialmente, as autoridades haviam dito que o avião partia de Ciudad Guayana.

ATR-42 YV-1010 | Foto: Jacques Panas

O acidente ocorreu a pouco mais de 9 quilômetros de Puerto Ordaz, que faz parte de Ciudad Gayana e fica a 730 km a sudeste da capital, Caracas.

O avião caiu próximo à entrada das instalações da Siderúrgica del Orinoco (Sidor). Apesar de ter caído numa área movimentada, ele não deixou vítimas em terra, segundo o governador, porque caiu em uma área usada como depósito de materiais usados.

O governador explicou que o acidente aconteceu depois que o avião registrou uma "perda de controle", que chegou a ser notificada à torre pelo piloto.

Plane crash near Ciudad Guayana (13 September 2010)

O ATR-42 atinge 555 km/h, tem capacidade para entre 44 e 50 passageiros e tem autonomia de voo de 1.611 km.

O último grande acidente aéreo na Venezuela havia ocorrido em 2008, quando um avião da empresa local Santa Barbara com 46 a bordo caiu em uma região montanhosa, matando todos a bordo.


O número de vítimas ainda não conhecida com exatidão.

g1/reuters




Quarta , dia 15 - Negociação GOL/VRG: marcada audiência!


o SNA recebeu uma notificação Ministério Público do Trabalho sobre a audiência que será realizada na próxima quarta-feira, dia 15, às 14h, para tratar da negociação com a GOL/VRG.

Na ocasião, serão finalizadas as propostas que ainda não foram devidamente compreendidas pela empresa.

A audiência será mediada pela procuradora regional do trabalho Laura Martins Maia de Andrade.
sna

China Airlines decidiu: Será membra da SkyTeam

China Airlines joins SkyTeam Alliance
Air China to join SkyTeam
China Airlines anunciou esta semana que eles concordaram em aderir à aliança SkyTeam, que conta com a Delta Air Lines e a Air France de acordo com fontes próximas à maior operadora de Formosa.

O acordo deverá ser anunciado já amanhã, terça-feira 14 setembro pela China Airlines.

O que tem nove asas e oito motores? O Noviplano Caproni Ca.60

Se você gosta de asas, você vai amar o Caproni Ca.60 Noviplano. Tinha nove asas e este barco voador foi criado para 100 passageiros . Para ajudar as suas nove asas a sair do chão, contava com a ajuda de oito motores.

Demorou um tempo de voo, atingiu 60 metros antes da colisão em 4 de março de 1921.

Houve um pouco de lastro de chumbo na aeronave e supõe-se que esta perda tenha causado com que o nariz da aeronave mergulhasse na água. Felizmente o piloto de testes sobreviveu.

O Caproni Ca.60 Noviplano não poderia ter sido bem sucedido, mas é um (foi) avião único.




Passageiro acusado de fazer ameaças


VEGAS (AP), - Um passageiro em um vôo de Las Vegas para Phoenix, alegadamente fez uma ameaça no sábado, depois que o avião foi forçado a retornar ao aeroporto devido a um problema mecânico, disseram autoridades.

** Arquivo ** aviões E.U. Airways são vistos em Reagan National Airport perto de Washington em dezembro de 2009. (Foto: AP) **

O passageiro fez algum tipo de ameaça", após o avião ter pousado afirmou o sr. Seeley, embora não soubesse detalhes.

policiais foram chamados e o encontraram na aeronave.
A polícia eo FBI disseram ao jornal Las Vegas Sun que estão investigando, mas nenhuma prisão foi feita.

"Ele não parece estar relacionadao com o terrorismo ,afirmou o agente Dickey Joseph do FBI ao jornal.
washington times


De volta ao tribunal


O nigeriano acusado de tentar explodir um vôo internacional no dia de Natal estará de volta em um tribunal federal hoje pela primeira vez desde 08 de janeiro.

Umar Farouk Abdulmutallab estará presente para uma audiência preliminar sobre o caso, onde uma possível data para o julgamento poderá ser fixada pela juíza americana Nancy Edmunds.

Cerca de 300 pessoas estavam a bordo de um vôo da Northwest Airlines em dezembro passado, quando Abdulmutallab teria tentado incendiar uma bomba armazenada em sua cueca.

miami herald


Germanwings reforçada pela Lufthansa



A Germanwings, companhia low cost do grupo Lufthansa, aumentou a sua cooperação com a principal companhia aérea da casa-mãe.


A partir de agora todos os passageiros frequentes da Lufthansa que estejam associados ao seu clube de fidelização, o Miles & More, poderão não só acumular pontos nos voos da Germanwings bem como gastá-los nos voos da companhia low cost.

Macaé e Infraero já discutem um novo aeroporto


Prefeitura também vai reformar terminal existente no município

Macaé - A Prefeitura de Macaé quer construir um novo aeroporto no município. O prefeito Riverton Mussi se reuniu com executivos da Infraero para discutir o projeto. O empreendimento ficaria às margens da BR-101. “O município é cenário das principais descobertas do setor petrolífero brasileiro, é a sede da Petrobras na Bacia de Campos, recebe cargas importadas que são destinadas a 115 empresas. Esperamos que a Infraero veja a importância de um novo aeroporto para a cidade”, ressaltou Riverton.

“A quantidade de carga que chega de outros aeroportos é grande dentro da indústria offshore. Essa demanda seria tratada diretamente aqui”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos.
O DIA

DEMOROU!!!! MAS APESAR DO ATRASO COMEÇOU HOJE






Companhia aérea Pan Am deve ganhar um museu em Miami

Museu Pan Am

Quem é que nunca ouviu falar da Pan American World Airways ou simplesmente, Pan Am? Se trata, provavelmente, de uma das companhias aéreas mais famosas do mundo e não apenas nos Estados Unidos. Mesmo depois de quase 20 anos da falência (em 1991), a marca ainda é conhecida e reconhecida em todo o planeta. A Pan Am geralmente tem a sua imagem associada à época de ouro da aviação, àquela onde os passageiros eram tratados como verdadeiras estrelas e ser uma hostess, ou um piloto, era o sonho de milhares e milhares de pessoas.

Se algum de vocês é afeiçoado, pelo menos um pouquinho, à marca vai gostar de saber que um grupo de ex-funcionários da companhia aérea está tentando de dedicar à empresa um Museu, reagrupando uma vasta coleção de objetos, souvenir e da história do grupo. Miami deve ser a cidade escolhida para sediar o museu e nada mais justo visto que a cidade era um dos principais hub da Pan Am .

O objetivo da Pan Am Historical Foundation é recolher muitos objetos e documentos espalhados pelos vários museus e universidades do país, reunindo todo o acervo em um único museu. As negociações já começaram a assim que tivermos novidades, voltamos a falar no assunto.

viajandaun

Novo portal da INFRAERO já está no ar


A Infraero lançou nesta quinta-feira, dia 9, seu novo portal. Com um layout mais moderno e funcional, o novo portal possui as mesmas facilidades do antigo site e ainda traz novidades, como o link “Tempo nos Aeroportos”, onde é possível conferir dados sobre temperatura, visibilidade e outros quesitos nos aeroportos brasileiros. No link “Obras e Investimentos” estão os planejamentos da Infraero na modernização e ampliação de sua Rede.


Os itens sobre atrasos de voos (“Situação dos Voos”), voos online (“Consulte seu Voo”), bastante requisitados no antigo site, ganharam nova formatação no portal, tornando-se mais funcionais para os usuários.


O novo portal também apresenta outras ferramentas inéditas até então: vídeos sobre os aeroportos da Rede Infraero, um banco de imagens com fotos dos aeroportos administrados pela empresa, além de um link para o canal da Infraero no Twitter – o @canalinfraero. Tudo preparado para oferecer uma melhor navegação e informações sempre atualizadas aos passageiros e usuários.


Informações: www.infraero.gov.br
brasilturis

Dívidas da velha Varig sobem para R$ 18,6 bi


Rio - Cinco anos após o início da recuperação judicial, as dívidas da velha Varig mais do que dobraram e somam ao menos R$ 18,6 bilhões. A informação consta do relatório entregue pela Licks Associados, administradora judicial da companhia, à Justiça do Rio. Desde 2005, o montante de dívidas era estimado em cerca de R$ 7 bilhões, com base em informações prestadas pela diretoria à época do último balanço. A Varig foi dividida em duas. A marca e as autorizações de pouso e decolagem foram vendidas em leilão e hoje pertencem à Gol. A "velha Varig´´ permaneceu com as dívidas e é na verdade um conjunto de três empresas: Viação Aérea Rio Grandense, Nordeste e Rio-Sul Linhas Aéreas. A análise isolada das empresas mostra que a Viação Aérea Rio Grandense tem dívidas de R$ 17,5 bilhões. A relação entre dívidas e ativos da empresa mostra que no longo prazo ela é capaz de pagar 2,74% do total.

Com base no relatório, a juíza Marcia Cunha, da 1ª Vara Empresarial do Rio, decretou a falência da "velha Varig´´ no mês passado. A Fundação Ruben Berta, que foi afastada do controle da empresa, obteve uma liminar que suspende os efeitos da decisão, assinada pelo desembargador Reinaldo Alberto Filho. Cesar Curi, presidente da fundação, afirma que o relatório do administrador judicial, que assumiu a empresa neste ano, não tem legitimidade.
diário do nordeste

Gol fecha acordo para vender passagens da Noar Linhas Aéreas

Companha oferecerá novas ligações diretas entre destinos da região Nordeste

Avião da Gol no Aeroporto Santos Dumont

O acordo não inclui o acúmulo de milhas Smiles nos voos da Noar

A Gol anunciou hoje a assinatura de um acordo comercial para venda, em todos os seus canais de passagens, da recém-criada Noar Linhas Aéreas. A empresa opera voos de segunda a sexta-feira entre Recife e Caruaru, Recife e Aracaju (com escala em Maceió), Recife e Natal (com escala em João Pessoa) e, nos fins de semana, para Aracaju (com escala em Maceió).

A partir de agora, além da incorporação do destino Caruaru à sua malha, a Gol passará a oferecer novas ligações diretas entre destinos da região Nordeste. Os clientes provenientes de voos operados pela Gol em conexão com a Noar poderão realizar somente um check-in e despachar sua bagagem até o destino final. O acordo não inclui o acúmulo de milhas Smiles nos voos da Noar.

"Para a Gol, este acordo é estratégico, pois amplia a capilaridade regional de sua malha", informou em comunicado a vice-presidente de Mercado da companhia, Cláudia Pagnano. "A princípio, passamos a oferecer aos nossos clientes o destino Caruaru, a cidade mais populosa do interior de Pernambuco."

Sediada no Recife, a Noar Linhas Aéreas iniciou operações no dia 14 de junho de 2010, com a intenção de promover a ligação entre capitais do Nordeste brasileiro e grandes centros urbanos do interior. Segundo comunicado da Gol, a Noar opera com duas aeronaves LET-410, modelo bimotor turbo-hélice com capacidade para transportar até 19 passageiros.

veja

Pantanal anuncia nova malha aérea e tarifas


A Pantanal Linhas Aéreas apresentou hoje (10/09), em reunião com representantes de 13 agências de viagens e consolidadores de São Paulo, sua nova malha aérea que entrou em operação no dia 23 de agosto e será ampliada com novos voos para os seguintes destinos – São José do Rio Preto, Uberlândia e Brasília, a partir de 20 de setembro; Ribeirão Preto e Uberaba, com início em 18 de outubro, os quais já estão disponíveis no sistema de vendas da empresa.

A nova malha da Pantanal terá 70 etapas de voo nos dias úteis da semana, a partir dos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão), Brasília e São José do Rio Preto. A companhia passará a operar 456 etapas de voo por semana, com crescimento de 107% em relação às 220 etapas realizadas antes da nova malha. A empresa passará a atender 19 cidades brasileiras com seus voos.
mercado e eventos

Infraero vai conceder áreas para hotéis

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O aeroporto do Galeão, que já conta com dois hotéis, ganhará mais um no novo projeto da Infraero.

A empresa analisa conceder áreas nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas, Vitória, Confins e Curitiba


Brasília. Na tentativa de melhorar os serviços nos aeroportos, a Infraero vai conceder ao setor privado novas áreas nos principais terminais do país. O foco da empresa será a construção de hotéis e edifícios-garagem que poderão ser explorados por prazos de até 25 anos. Neste último caso, disse uma fonte, há uma forte demanda e a estatal não consegue atendê-la.

Na próxima quarta-feira, será aberta uma licitação internacional inédita para construir um empreendimento hoteleiro no aeroporto de Brasília.

No dia 23 de setembro, será aberta outra licitação internacional para construir mais um hotel no Tom Jobim (Galeão). O terceiro hotel, ainda em fase de estudo, deverá ser no Santos Dumont, num espaço nobre, em frente à Marina da Glória, que pertencia à antiga Varig e está ocioso. Também será erguido no local um edifício-garagem.

Os hotéis em Brasília e no Galeão têm previsão de investimento de R$ 13,575 milhões cada um. O valor mínimo de aluguel mensal para a Infraero é de R$ 19 mil, no caso de Brasília, e de cerca de R$ 22 mil no caso do Galeão. Estes são valores fixos, mas poderão ser estabelecidos também variáveis, de acordo com o lucro.

A Infraero analisa conceder áreas para a construção de hotéis também nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas (áreas retomadas da Vasp e da Transbrasil), Vitória, Confins (BH) e Curitiba.

A empresa também está concluindo estudos para conceder ao setor privado uma área em Guarulhos (SP), onde será construído um edifício-garagem. Estão em fase de definição, por exemplo, o modelo de licitação e o prazo da concessão. A previsão é que o edital seja lançado ainda este ano.

O próximo da lista deverá ser Curitiba. Os dois aeroportos enfrentam gargalos no estacionamento de veículos. Na concorrência pela construção dos dois hotéis em Brasília e no Galeão, vencerá a disputa quem oferecer o maior preço. Segundo fontes da empresa, a expectativa em torno do resultado da licitação é muito positiva devido à procura de grandes operadores nacionais e estrangeiros (ingleses, espanhóis e italianos, além de investidores em geral).

"Fizemos várias reuniões com grupos estrangeiros. Há um grande interesse no Brasil, motivado pelos eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas", disse um técnico da Infraero, acrescentando que, para divulgar o evento fora do país, a Infraero contou com a ajuda do Itamaraty e das embaixadas. Hoje, há um hotel em Guarulhos e dois no Galeão. A intenção é ampliar o serviço para toda a rede. Os hotéis terão que oferecer categoria econômica mínima e serviços diversificados.
diário do nordeste

Passageira impedida de embarcar em avião é indenizada no RN


Uma passageira da empresa TAM Linhas Aéreas viveu uma situação desagradável ao ser impedida de embarcar. Ela adquiriu pela Internet um bilhete de passagem aérea para viajar de férias até a cidade de Salvador, através do cartão de crédito de seu tio, mas na hora de embarcar, a responsável pelo check-in não autorizou o embarque, alegando a ausência de assinatura do titular do cartão.

A sentença do Juízo da 8ª Vara Cível determinou que a empresa pagasse 5 mil reais em indenização por danos morais, sob o argumento de que se a ré disponibiliza um serviço de aquisição de passagens aéreas via Internet, pressupõe-se a dispensa de formalidades como a presença do titular do cartão no ato do embarque do passageiro, do contrário, seria melhor adquirir a passagem em uma agência de turismo. A empresa apelou ao Tribunal de Justiça alegando que o procedimento visava a segurança da autora e, ainda, que o dano não foi efetivamente comprovado.

De acordo com a relatora da Apelação, a juíza convocada Sulamita Pacheco, a responsabilidade do fornecedor está presente quando um defeito seja capaz de frustrar a expectativa do consumidor em relação ao serviço oferecido, o que aconteceu no caso em questão. Diante disso, o Tribunal decidiu manter o valor da indenização e a sentença de primeiro grau.
diario de natal
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do TJ/RN

EUA pode travar entrada da Google na venda de viagens online

Autoridades norte-americanas investigam se a compra da ITA Software pela Google pode prejudicar a concorrência.

A Google avançou em Julho com uma oferta de compra da ITA Software, por 550 milhões de euros.

A Google avançou em Julho com uma oferta de compra da ITA Software, por 550 milhões de euros.

No início de Julho, a Google anunciou a compra da ITA Software, empresa especializada em informações de voos, por 550 milhões de euros, tendo em vista promover o negócio da venda de bilhetes online e proporcionar uma busca mais rigorosa de voos em termos de qualidade/preço.

A análise do processo de fusão das duas empresas está ainda numa fase inicial, mas segundo fontes próximas do negócio, as autoridades da concorrência estão preocupadas com dois aspectos: se as suas rivais vão continuar a ter acesso aos dados da ITA; e, se a Google poderá levar os utilizadores em erro, fazendo com que estes optem pelos seus próprios serviços.

Vários operadores do sector já manifestaram as duas preocupações às autoridades locais, na esperança de travar o negócio da compra da ITA por parte da Google.

O maior motor de busca do mundo tinha já revelado, no mês passado, que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estava a fazer uma extensa análise da sua oferta de 700 milhões de dólares (550 milhões de euros) para a compra da ITA, embora não tenha especificado quais as verdadeiras preocupações das autoridades.

A ITA Software é utilizada por vários sites de comparação de voos, como a Kayak.com, SideStep.com e a Hotwire.com, bem como pela Bing, o motor de busca online da Microsoft. A ITA controla ainda a ferramenta de busca de bilhetes e reserva de lugares de várias companhias, como a Continental e a American Airlines.

economico

Low cost europeias cresceram 12 % desde Junho do ano passado


De Junho do ano passado até Junho deste ano as companhias aéreas da ELFAA, associação europeia de companhias low cost, transportaram 167 milhões de passageiros, aumento de 12 % face ao mesmo período em 2008/2009. Quase três quartos destes passageiros foram transportados pela Ryanair e pela easyJet.

A taxa de ocupação média das dez companhias que integram a ELFAA foi de 80.5 %. É de referir que dos 167 milhões de passageiros
, quase 117 milhões foram assegurados por apenas duas companhias, Ryanair (69,2 milhões) e easyJet (47,6 milhões), com a Norwegian a fechar o TOP 3 a larga distância, com 11,5 milhões.

Refira-se que os dados divulgados pela ELFAA incluem ainda cerca de 400 mil passageiros transportados pela Sky Europe até Setembro do ano passado, data em que suspendeu serviços.

John Hanlon, secretário-geral da associação, afirma que “estes resultados demonstram a crescente popularidade do modelo de tarifas baixas entre os consumidores europeus”, acrescentando que “mostram também que as companhias aéreas podem permanecer altamente competitivas mesmo durante tempos económicos difíceis”.

Hanlon critica ainda, como habitualmente, os modelos de negócio das companhias “tradicionais”, e apela ao levantamento de barreiras fiscais e de regulação como “taxas de passageiros injustas”.
N.A.
turisver

Germanwings admite cortar rotas em consequência de nova taxa aérea alemã




A low cost Germanwings, do grupo Lufthansa, admite ter que cortar rotas, designadamente no mercado doméstico, pelo impacto nos consumidores da decisão do Governo alemão de impor uma taxa sobre os passageiros que partem dos aeroportos do País.

“As rotas dentro da Alemanha são especialmente afectadas”, disse o CEO da Germanwings, Thomas Winkelmann, citado em notícias da imprensa alemã.


Thomas Winkelmann não especificou que rotas poderão ter que ser eliminadas, comentando apenas que é provável que face à introdução das taxas, de oito, 25 e 45 euros, consoante as distâncias (clique para ler: Governo alemão aprova nova taxa aérea passageiros pagam entre 8 a 45 euros a partir de 2011), muitos passageiros do mercado alemão irão optar por aeroportos de países vizinhos que não aplicam esses novos encargos.
presstur

Hands on: Wi-Fi no vôo da American Airlines

Desde o final do ano passado a American Airlines vem oferecendo um serviço de acesso Wi-Fi em algumas de suas rotas domésticas e como não tinha nada pra fazer durante o vôo de Dallas para San Francisco, eu dei uma olhada in loco nesse sistema.

Batizado de GoGo Inflight Internet esse sistema funciona mais ou menos como uma rede de telefonia celular mas com as torres direcionadas para cima transmitindo assim o seu sinal para os aviões que estiverem passando pelo local, o que pode incluir aeronaves de outras empresas além da AA.

E como ocorre quando usamos nossos celulares o aparelho procura e utiliza a torre que ofereça o melhor sinal. Essa rede já cobre todos os EUA e até partes do Canadá e México mais próximas da fronteira.

No caso a American, esse serviço já está disponível em todos os Boeing 767-200 e em algumas unidades do MD80 e 737. Nesses casos, o serviço é anunciado na forma de um folheto em cada poltrona e um adesivo perto do compartimento de bagagem (imagem acima).

Seu uso é o como de qualquer hotspot de acesso pago: ligue o PC, handheld ou celular com Wi-Fi (obviamente nunca nas decolagens e aterrissagens) e procure pelo ponto(s) de acesso disponíveis. Interessante notar que meu note observou três redes dentro do avião em pleno vôo e no meio do deserto americano.

Feito isso, basta se conectar:

Ai é só entrar no seu browser favorito, escolher e comprar o plano de acesso que melhor se ajuste às suas necessidades e sair navegando.

Segundo colegas que já utilizaram esse serviço, por enquanto ele é bastante veloz mas isso sempre dependerá do nível de uso da rede como um todo.

O curioso é notar que no folheto da American eles recomendam o uso moderado desse serviço em atividades leves como acessar emails, entrar na intranet da empresa, fazer algumas transações comerciais como alugar um carro, etc. Ligações de VoIP são proibidas e acho que deve haver alguma restrição para uso de redes peer-to-peer (como Bittorrent) ou acessar o YouTube. A empresa também recomenda que o usuário não acesse qualquer site que possa ofender o seu vizinho de poltrona, ou seja, site de sacanagem nem pensar.

zumo blog

Hong Kong Airlines é mais um novo operador do A330-200F

A Hong Kong Airlines tornou-se a primeira companhia aérea do Oriente Médio a operar com o novo A330-200F, após a entrega do primeiro dos três aviões arrendados a longo prazo da arrendadora mundial de aeronaves Aircastle Limited. Os três cargueiros A330-200F serão utilizados em serviços ligando Hong Kong a vários destinos da Ásia, assim como para o Oriente Médio e Europa.

Na cerimônia de entrega da nova aeronave, Yang Jian Hong, Presidente da Hong Kong Airlines, disse que os A330-200F permitirão à empresa entrar no exclusivo mercado de carga com a aeronave mais eficiente disponível hoje na sua classe. “Com os nossos novos serviços cargueiros poderemos complementar a crescente rede de roas de passageiros, enquanto trabalhamos para fazer da Hong Kong Airlines como uma das principais companhias aéreas na região da Asia”, afirmou o executivo.

Na mesma ocasião, Ron Wainshal, Diretor Geral da Aircastle, declarou que a sua empresa sente-se satisfeita por capitalizar a forte recuperação do mercado de carga aérea com a entrega do primeiro avião cargueiro no seu programa A330, pois o maior alcance e os baixos custos operacionais da aeronave fazem dela a melhor da sua classe. “Este é o primeiro dos três aviões que fazem parte da encomenda da Hong Kong Airlines e um importante acréscimo ao já diversificado portfólio de modernos aviões da Aircastle”, disse Wainshal.

“Esta entrega reflete a confiança, tanto da companhia aérea quanto do mercado investidor no A330-200F”, disse John Leahy, Diretor de Operações com os Clientes da Airbus. “A aeronave marca uma mudança de patamar, trazendo incomparáveis níveis de eficiência, no mercado dos cargueiros de médio porte. Estamos muito satisfeitos pela Hong Kong Airlines e a Aircastle estarem entre os clientes lançadores do programa”, completou Leahy.

aviação brasil

British Airways passa a operar em codeshare com Kingfisher Airlines



No dia 15 de setembro a British Airways e a Kingfisher Airlines começarão a operar voos em codeshare na Índia, Sri Lanka, Reino Unido e Europa. Os voos em codeshare estão à venda desde o dia 7 de setembro.

Essa é a primeira vez que a British Airways estabelece um acordo de codeshare com uma companhia indiana. O código British Airways (BA) será incluso em 11 rotas domésticas na Índia e uma no Sri Lanka operados pela Kingfisher Airlines, enquanto o código Kingfisher Airlines (IT) será incluso em nove rotas da British Airways do aeroporto de Londres - Heathrow com destino a algumas regiões do Reino Unido e da Europa.

Este novo acordo oferece aos clientes mais opções na hora da reserva e acesso a mais lounges de aeroportos; também permite que os clientes façam sua reserva por meio de um processo mais prático e que os membros do Executive Club tenham mais oportunidades de acumular milhas BA.
mercado e eventos

EUA propõem novas regras de descanso para pilotos de avião


WASHINGTON (Reuters) - Companhias aéreas terão de dar aos pilotos períodos mais longos de descanso e diminuir o tempo de serviço sob uma nova proposta do governo norte-americano, apresentada nesta sexta-feira, que visa combater a fadiga nas cabines de comando.

As propostas da Autoridade Federal de Aviação dos EUA (FAA), se forem aprovadas, forçariam as companhias aéreas a contratar mais pilotos, mudar os horários de voos, e retomar as negociações trabalhistas com os sindicatos.

As grandes companhias aéreas são muito sensíveis a qualquer mudança que poderia aumentar seus custos, pois vivem um momento de recuperação de suas finanças após o recuo causado pela crise internacional.

Pilotos vêm pedindo, através de seus sindicatos, por horários de trabalho mais flexíveis e mais empregos no setor.

Empresas aéreas grandes como a Delta Air Lines, a United Airlines e a Continental Airlines empregam milhares de pilotos. O impacto de qualquer mudança dependeria das políticas internas de cada empresa sobre o cansaço dos funcionários.

O regulamento da FAA também se aplicaria a operações de companhias de voos domésticos, como a Comair, da Delta, e a Pinnacle Airlines , da Colgan Air.

Sofrendo pressão das famílias de vítimas do acidente aéreo da Colgan no ano passado em Nova York, que deixou 49 mortos e levantou questões sobre a carga horária da tripulação, o Congresso exigiu novos esforços para abordar a fadiga e o treinamento dos pilotos.

o globo

Ryanair planeja a compra de 300 novos aviões

Companhia aérea ‘low cost’ pode gastar 11,8 bilhões de euros com aviões da Boeing.

Michael O'Leary/Foto: Alberto Aja/EPA

Michael O'Leary , o midiático presidente da Ryanair, está de volta ao mercado e prepara-se para comprar 300 novos aviões.

Uma operação que envolve bilhões de dólares e que pode gorar as esperanças dos investidores no sentido de obterem dividendos no futuro com esta companhia aérea de baixo custo.

O líder da companhia aérea confirmou que está em contato com as autoridades do setor de aviação no sentido de ter autorização para usar apenas um piloto nas suas aeronaves. O gestor alega que os copilotos deixaram de ser necessários nos aviões mais modernos, uma vez que a maioria dos aparelhos já é "operada por computador durante a maior parte do voo. Seria uma forma de a indústria poupar uma fortuna," afirmou O'Leary numa entrevista, acrescentando que os trens podem ter apenas um maquinista, isto apesar da possibilidade de acidente caso o maquinista sofra um ataque cardíaco.

"Em 25 anos e com mais de dez milhões de voos, só houve um episódio em que um dos pilotos sofreu um ataque cardíaco e, mesmo assim, conseguiu aterrissar o avião", afirmou. O'Leary admite a necessidade de dois pilotos nos voos de longo curso, afirmando que nas viagens mais curtas os comissários de bordo podem assumir a função de copilotos, que muitas vezes estão nas cabines de modo a evitar que o piloto adormeça ou caia sobre os comandos.
bga

Passageiro grava video após pouso forçado na Rússia

Avião com 81 pessoas a bordo fez pouso de emergência em pista abandonada na Rússia

O Tupolev TU-154M, prefixo RA-85684, da empresa Alrosa Mirny Air, que realizava na última terça-feira (7) o voo 6R-514 entre Polyarny e Moscou, na Rússia, fez um pouso de emergência na pista abandonada do Aeroporto de Izhma - com 1.200 metros de comprimento -, mas acabou por ultrapasá-la por cerca de 150 a 200 metros parando num pequeno bosque. O avião sofreu danos substanciais, mas os ocupantes escaparam sem lesões. Veja o vídeo gravado por um dos passageiros:

Popout

desástres aéreos

Ultraleve cai no PR e mata empresário

Acidente ocorreu em Cambé, no norte do estado.

Ultraleve caiu numa propriedade rural, às margens de uma rodovia.

Um empresário do Paraná morreu após a queda de um ultraleve pilotado por ele na noite deste sábado (11). O acidente ocorreu numa propriedade rural, às margens de uma rodovia em Cambé, no norte do estado.


Testemunhas disseram que o empresário, Jeferson Adilson Moreno, de 45 anos, voou por cerca de duas horas e sofreu acidente após uma manobra voando baixo.

Amigos disseram que o homem tinha licença para voar, mais de dez anos de experiência e há quatro anos havia comprado o ultraleve para usar nos finais de semana.

Uma investigação vai apurar as circunstâncias do acidente.

desástres aéreos

TRIP Linhas Aéreas recebe a aeronave ATR número 900


Aquisição eleva a companhia aérea ao patamar de maior operadora de aviões da empresa francesa na América Latina e segunda maior frota de ATRs do mundo.

São Paulo – A francesa ATR entregou no dia 09 de setembro (quinta-feira), em Toulouse, na França, sua 900ª aeronave. Em um evento de grandes proporções, que contou com a participação de todos os empregados da empresa francesa, a brasileira TRIP Linhas Aéreas recebeu o ATR 72-500, o 30º de sua frota de modelos ATRs. A aquisição posiciona a companhia aérea como a segunda maior operadora desses aviões do mundo e a maior companhia de aviação regional da America Latina.

“É um grande prazer receber a nossa 30ª aeronave ATR e a 900ª entregue pela empresa francesa. Seus turboélices ATRs atendem perfeitamente as necessidades da TRIP frente à aviação regional. Já temos a segunda maior frota de ATRs do mundo e atendemos ao maior número de destinos no Brasil. Com esta nova aeronave daremos continuidade ao nosso plano de expansão, que prevê o crescimento da malha aérea, com ampliação de rotas e de frequências de trechos”, afirma José Mario Caprioli dos Santos, presidente da TRIP Linhas Aéreas.

A escolha do modelo ATR 72-500 com capacidade para 68 lugares e está relacionada aos valores comuns das empresas TRIP Linhas Aéreas e ATR: elevado conforto proporcionado aos passageiros, segurança, eficiência de combustível, baixo custo operacional. Seu alto desempenho em pistas curtas é primordial para a operação em pequenos aeroportos e a TRIP, ao atender a mais de 70 destinos, está presente em vários deles.

“Com uma população de aproximadamente 180 milhões de pessoas e um rápido crescimento econômico, o Brasil tem grandes oportunidades para aumentar a frota de ATRs no País. A capacidade de nossas aeronaves em ligar os grandes centros às pequenas cidades, aliada ao baixo custo de manutenção, bem como os elevados padrões de conforto, contribuem para consolidar essa parceria de sucesso entre TRIP e ATR”, acrescenta Filippo Bagnato, CEO da ATR.
direto da pista

'Bird strike' em um Antonov An-124-100 "Ruslan"



O Antonov An-124-100 "Ruslan", prefixo RA-82079, da empresa russa Volga-Dnepr, partindo para realizar um voo de carga em Turim, na Itália, nesta quinta-feira (9), foi obrigado a abortar a decolagem após dois de seus quatro motores se incendiarem.

Eram 8:20 da manhã (hora local) e a aeronave - com 19 passageiros e sete tripulantes - ainda rolava em baixa velocidade na pista 36 do Aeroporto de Turim quando um bando de pássaros atingiu os motores nº 1 (do lado exterior esquerdo), o nº 3 (interior, direito) e o nº4 (exterior, à direita). Assim que as chamas foram observadas, a tripulação parou o avião. Os serviços de emergência se dirigiram imediatamente para a pista. A pista foi fechada.

Logo após o fogo ser combatido, o avião foi escoltado para uma área remota do aeroporto usada para operações de carga e descarga de aviões de cargueiros.

Esse procedimento levou cerca de meia hora e a pista reabriu pouco depois.

O Antonov havia aterrissado em Turim no final da noite de terça-feira e levava a bordo diferentes partes de um satélite fabricado em Turim e destinado aos EUA.

A Autoridade da Aviação Civil da Itália (ENAC) informou que o avião teve a decolagem rejeitada devido a danos aos motores e que a causa ainda está sendo investigada. Num primeiro exame realizado pelo pessoal da ENAC, a colisão com aves foi a causa do dano aos motores.

A Agência da Itália para a Segurança da Aviação (ANSV) iria coletar dados para análise para auxiliar na investigação a ser iniciada.

Testemunhas em solo disseram que o avião estava acelerando quando cruzou com um bando de pássaros e três dos quatro motores incendiaram-se na sequência.
blog do vinna

F-16 em visual “supercônico”

O “cone” de condensação criado pelo F-16, aproximando-se de Mach 1, foi fotografado em 21 de agosto, numa passagem sobre a Base da Guarda Aérea Nacional de Wiscounsin, Volk Field. Trata-se de uma demonstração do “Viper East Demonstration Team”, da Base Aérea de Shaw (Carolina do Sul).

poder aéreo

Força Aérea do México agora possui seu primeiro Esquadrão de Demonstração Aérea

Uma das cinco aeronaves Pilatus PC-7 do primeiro Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Mexicana, a "Escuadrilla Acrobatica del Colegio del Aire". (Foto: Eduardo Salazar)

A Força Aérea Mexicana tem agora, pela primeira vez, sua Equipe de Demonstração Aérea, chamada de “Escuadrilla Acrobatica del Colegio del Aire”. A equipe utiliza cinco aeronaves Pilatus PC- 7 com um esquema de pintura em particular homenageando com o mesmo padrão de camuflagem das aeronaves P-47 Thunderbolt, do Esquadrão 201 da Força Aérea Mexicana, que voaram nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma das aeronaves de ataque P-47 Thunderbolt do Esquadrão 201 da Força Aérea Mexicana, que lutou na Segunda Guerra Mundial, nas Filipinas.

As aeronaves estão baseadas na Base Aérea N°5 em Zapopan, e a equipe planeja sua primeira aperesentação aérea durante a celebração do Bicentenário Mexicano, que será realizado na Cidade do México no dia 16 de setembro.

cavok

Jornada de Medicina Aeroespacial e VII Fórum de Álcool e Drogas


O Departamento de Medicina Aeroespacial da Associação Paulista de Medicina (APM) realiza sua Jornada em 18 de setembro 2010, simultaneamente ao VII Fórum de Álcool e Drogas.

Os eventos ocorrerão tratarão de temas atuais e de grande importância científica para a medicina de aviação. O objetivo é debater a relevância do ensino de medicina aeroespacial na graduação médica, assim como durante a residência.

Segundo a dra. Vânia Elizabeth Melhado, presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Aeroespacial da APM, é fundamental que se perceba a necessidade da inclusão do tema no currículo das faculdades de medicina de todo o país. “O evento é caminho para preencher uma lacuna existente hoje no curso de medicina, mas é também uma ótima oportunidade para que médicos de empresas aéreas e setores de segurança conheçam e discutam o Programa A&D proposto e certificado pela Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA), que passará a ser obrigatório em todas as companhias.”

Também serão levados para discussão estudos recentes a respeito de acidentes aéreos relacionados ao uso de drogas e pesquisas sobre aspectos psíquicos em aeronautas.

O encontro contará com a presença especial do dr. Farhad Sahiar, diretor da cadeira de medicina aeroespacial da Wright State University, Dayton (Ohio), escola que formou os maiores especialistas no assunto. Junto a ele, estará o dr. Fábio Schmidt Goffi Jr., mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP.

A discussão é direcionada a médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, funcionários de empresas de aviação e alunos de graduação e pós-graduação de medicina.

Mais informações pelos telefones (11) 3188-4252/4334 ou pelo e-mail eventos@apm.org.br.


Jornada de Medicina Aeroespacial
VII Fórum de Álcool e Drogas

Data: 18 de setembro de 2010
Horário: das 9h às 17h
Local: APMEndereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista – São Paulo/SP
Informações e inscrições: (11) 3188-4252/4334
www.apm.org.br
E-mail: eventos@apm.org.br
revista vigor

Argentina deve integrar projeto de novo jato militar da Embraer


Depois de Chile e Colômbia e, mais recentemente, Portugal oficializarem a intenção dos seus governos de participar do desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390, projeto encomendado à brasileira Embraer pela Força Aérea Brasileira (FAB), a Argentina deve ser o próximo parceiro do programa. Segundo fonte do setor de defesa do governo, os dois países já estão negociando os termos da carta de intenção para assiná-la em breve.

Na sexta-feira, os Ministérios da Defesa do Brasil e de Portugal assinaram uma Declaração de Intenções de parceria no programa do cargueiro brasileiro. O acordo, informou a Embraer, também marca o início das negociações para entrada de empresas portuguesas no projeto e na fabricação do novo avião. O governo português também revelou a intenção de adquirir seis aeronaves para equipar a Força Aérea de seu país.

Com os novos parceiros, o número de intenções de compra do KC-390 sobe para 52. Desse total, 28 são da FAB, seis do Chile, seis de Portugal e 12 da Colômbia. A África do Sul, de acordo com a fonte, ainda não definiu participação no projeto, mas segue na lista dos parceiros mais próximos do KC-390.

A Embraer planejou produzir 180 unidades do seu novo avião de transporte militar nos primeiros dez anos de comercialização da aeronave. A empresa identificou demanda potencial de 700 aeronaves na classe do KC-390, um negócio estimado em US$ 50 bilhões, sendo 100 delas na América do Sul.

O KC-390 começou a ser desenvolvido em abril do ano passado, a partir de um acordo assinado entre a Embraer e a FAB, que destinará US$ 1,3 bilhão para o projeto. O valor, segundo a FAB, cobre todas as atividades de concepção, desenvolvimento, ensaios, certificação e preparação para produção. Neste ano, segundo o gerente executivo do projeto do KC-390 na FAB, coronel Adalberto Zavaroni, o projeto receberá cerca de R$ 95 milhões. Para 2011, já existe previsão de aporte da ordem de R$ 220 milhões.

O programa de desenvolvimento do cargueiro, de acordo com o gerente do projeto, encerrou em maio a fase de estudos preliminares e trabalha, agora, na definição inicial dos principais sistemas que equiparão a aeronave. “Selecionamos oito sistemas que representam o coração da operação de um jato de transporte e de reabastecimento em voo, não só pelas suas características críticas, mas também pelo alto nível de tecnologia que agregam”, explicou.

Nos últimos quatro meses, segundo Zavaroni, a Embraer e a Aeronáutica trabalharam em conjunto na definição dos requisitos relacionados ao motor, trem de pouso, comandos de voo e sistemas de manuseio e lançamento de carga. “Já identificamos alguns potenciais fornecedores para esses sistemas e a Embraer se encarregou de avaliar as ofertas sob o ponto de vista técnico e comercial. A FAB está analisando as propostas sob o ponto de vista de “off set” (compensação comercial, tecnológica e industrial)”.

O gerente informou ainda que, até abril de 2010 (sic), as duas partes estarão envolvidas na definição dos requisitos e de fornecedores para os sistemas de missão do KC-390 (radares e aviônica), de reabastecimento em voo e de auto-defesa.

A indústria aeroespacial brasileira, de acordo com Zavaroni, também terá um papel de importante no programa de desenvolvimento do KC-390, seja através dos acordos de compensação (off set) ou também com o fornecimento de sistemas que envolvam tecnologias já dominadas no país. “A indústria nacional já tem competência em áreas estratégicas como a de aviônicos, estrutura e trem de pouso”, afirmou.

O KC-390 vai substituir a frota de C-130 da FAB, utilizada hoje nas áreas de transporte logístico pesado, busca e resgate, ressuprimento aéreo, evacuação médica, combate a incêndio florestal e reabastecimento em voo. O preço da aeronave, segundo o gerente do projeto, deve ser menor que o do C-130, que custa na faixa de US$ 80 milhões a US$ 90 milhões.


poder aéreo

Airbus em negociações para vender 150 aviões à China

O fabricantes aeronáutico europeu Airbus, do grupo EADS, está em negociações com empresas chinesas para garantir o abastecimento de 120 unidades A320, 20 aviões A330 e uma dezena do futuro modelo A350, noticia hoje o “Expansión”, citando o francês “La Tribune”.

O valor da compra ronda os 16 mil milhões de dólares (12,5 mil milhões de euros). De acordo com o jornal, a encomenda de 150 aviões representa o valor mínimo possível para a transacção, pois o contracto poderá superar as 200 unidades, bem como pode abranger futuros negócios com outros aparelhos.

Esta é, no entanto, a maior encomenda proveniente da China caso o acordo seja alcançado, depois de 150 aviões encomendados em 2005 e 160 encomendados em 2007. O acordo poderá ser encerrado formalmente em Novembro, coincidindo com a visita do presidente chinês, Hu Jintao a França.

O secretário de Estado francês dos Transportes, Dominique Bussereau, encontra-se na China para “aprofundar a cooperação chino-francesa na área dos transportes urbanos e construção aeronáutica”, de acordo com o departamento dos Transportes francês. No âmbito desta cooperação encontra-se também o projecto do avião C919 produzido na China e que entrará ao serviço em 2016. As acções da EADS sobem 2,13% para 19,405 euros.
negócios online

Corpo de segundo tripulante de helicóptero que caiu em SP é encontrado

A FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou, neste domingo, que o corpo da segunda vítima da queda do helicóptero em Itanhaém, no litoral paulista, foi encontrado. A aeronave desapareceu nesta sexta-feira, após decolar de Peruíbe com destino ao Campo de Marte, em São Paulo.

O corpo do segundo tripulante do helicóptero Robinson R-44 foi encontrado nesta manhã, por uma equipe do COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia Militar, que foi chamada para auxiliar nas buscas. Trinta militares, distribuídos em três aeronaves (duas da FAB e uma da Polícia Militar de São Paulo), participaram da operação.

Os destroços da aeronave foram encontrados na Fazenda Mambu, em Itanhaém, na manhã de ontem e à tarde o corpo do piloto Valdemir Ricardo da Silva Lima, de 31 anos, foi localizado.

O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos apura as possíveis causas do acidente.

band

Bebê recém-nascido é encontrado em banheiro de avião nas Filipinas

Saudável, menino foi achado em cesto de lixo pelo pessoal da limpeza.
Ele foi levado às autoridades de Manila, que vão procurar os pais.


Um bebê recém-nascido foi achado neste domingo (12) em um cesto de lixo no banheiro de um avião que havia pousado no principal aeroporto das Filipinas.

A equipe de limpeza do avião chamou rapidamente os médicos do aeroporto de Manila.

O avião, da empresa Gulf Air, havia chegado de Bahrein e estava sendo preparado para outro voo, segundo autoridades do aeroporto.

Médicos do aeroporto de Manila, nas Filipinas, examinam neste domingo (12) o bebê abandonado em um avião.Médicas do aeroporto de Manila, nas Filipinas, examinam neste domingo (12) o bebê abandonado em um avião. (Foto: AFP)

O menino foi levado ao hospital. Ele está em boas condições de saúde e foi levado às autoridades.

Imagens feitas por fotógrafos do próprio aeroporto mostram o bebê enrolado em uma toalha e sendo examinado pelos médicos.

Os funcionários do aeroporto "batizaram" o bebê como Jorge Francis. As autoridades filipinas vão tentar localizar os pais.

g1

O avião e o chefão


O jornal “Sport” não só veste a camisa do Barcelona como também gosta de vender camisas sobre o Barcelona. A loja online do diário traz vários modelos provocando os rivais (principalmente o Real Madrid) e exaltando os ídolos do time catalão. O último a receber homenagem foi o brasileiro Daniel Alves, considerado um “avião”. Pep Guardiola também tem uma camisa nova, agora retratado como o “Poderoso Chefão”. Cada uma custa R$ 41.

Camisas do Barcelona

globo esporte

Coelhinha da 'Playboy' tenta abrir porta de avião em pleno voo nos EUA

A modelo Tiffany Livingston em foto publicada por jornal britânico.A
modelo Tiffany Livingston em foto publicada por jornal britânico. (Foto: Reprodução)


A coelhinha da Playboy norte-americana Tiffany Livingston foi detida na quinta-feira (9) depois de tentar abrir a porta de um aviao da com-panhia JetBlue durante um ataque de ansiedade.

O caso, segundo a imprensa dos EUA, ocorreu a bordo do voo 522, entre Orlando, na Flórida, e Newark, em Nova Jersey.

Fontes próximas à modelo de 21 anos disseram que ela se portou assim porque não havia tomado seus remédios.

O caso foi investigado pelas autoridades federais, que a liberaram depois de avaliar que não se tratou de um crime.

g1

Colômbia: avião é achado e ocupantes são dados como mortos

Os destroços da aeronave da Força Aérea Colombiana (FAC) desaparecida há quatro dias foram encontradas neste sábado em um local de difícil acesso da cordilheira dos Andes, e as autoridades dão por mortos seus seis ocupantes.

O comandante da FAC, o general Julio Alberto González, explicou que os destroços do avião bimotor se encontravam em um lugar muito "escabroso" da cordilheira, entre os departamentos de Cundinamarca e Meta.

"A possibilidade de que haja sobreviventes é mínima", disse González ao anunciar que imediatamente vai iniciar o resgate dos destroços do pequeno avião e de seus seis ocupantes. A aeronave da FAC, que realizava uma "missão de reconhecimento", desapareceu poucos minutos após decolar do terminal militar de Bogotá na terça-feira passada.

O aparelho perdeu contato com os controladores por volta da meia-noite (local) de terça-feira, quando voava sobre a localidade de Gutiérrez, em Cundinamarca, departamento que tem Bogotá como capital. O general González não quis antecipar nenhuma hipótese sobre as causas do acidente, e afirmou que com os destroços será possível investigar o que ocorreu.

terra

Novo incidente na aviação comercial chinesa causa pânico entre passageiros


Pequim, 13 set (EFE).- Um incidente em um avião comercial que voava de Shenyang (nordeste da China) para Xian (centro) causou pânico entre os passageiros, um fato que acontece quando a aviação chinesa continua em alerta após ter sofrido há algumas semanas seu primeiro acidente fatal em seis anos, informou hoje a agência "Xinhua".

As rodas do trem de aterrissagem do avião, um McDonell Douglas MD-90 da companhia aérea estatal China Southern Airlines, desprenderam uma grande quantidade de fumaça quando o aparelho aterrissou, o que gerou um grande alarme entre os passageiros, que tiveram que ser evacuados perante o possível incêndio, destacou a informação

O fato não causou danos pessoais, e segundo as autoridades do aeroporto foi um falso alarme, já que a fumaça aconteceu pela combinação de um escapamento de óleo de uma roda com as altas temperaturas do trem de aterrissagem (até 500 graus centígrados).



O fato revela, no entanto, o forte alerta na qual se encontra a aviação civil chinesa desde que no dia 24 de agosto um Embraer ERJ-190 caiu na cidade nordeste chinesa de Yichun, com um saldo de 42 mortos e 54 feridos.

Anac nega ter privilegiado renovação de contrato de empresa aérea


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negou neste domingo que a diretora-presidente da entidade, Solange Paiva, tenha favorecido a empresa MTA (Master Top Linhas Aéreas) na renovação do seu contrato de concessão.

A denúncia do jornal Folha de S.Paulo diz que Solange contrariou decisão da diretoria da ANAC e autorizou a renovação dos contratos a mando da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra.

Segundo nota da Anac, a diretoria da agência antecipou a decisão de regularizar a concessão da MTA por conta das festas de fim de ano. Sem a aprovação acelerada, a demora “representaria impacto financeiro para a MTA, que, em termos técnicos, já estava regularizada, faltando apenas a formalização da diretoria sobre sua regularização”. Ainda de acordo com o texto, a antecipação da regularização de companhias aéreas, chamada de ad referendum, é utilizada para situações específicas e que estejam tecnicamente justificadas.

A Anac informa que a renovação da concessão e a antecipação da decisão basearam-se em um parecer técnico do diretor Marcelo Pacheco dos Guaranys, responsável pela área de regulação econômica da agência. Segundo a nota, a reunião ordinária de diretoria ocorrida em janeiro aprovou a previsão, não havendo, portanto, decisão isolada contra parecer do colegiado.

Veja abaixo a nota oficial da Anac:

"Brasília, 12 de setembro de 2010 – Com referência à notícia publicada hoje pela “Folha de S.Paulo”, intitulada “Contra parecer, Anac beneficiou empresa”, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) presta os seguintes esclarecimentos:

* Em 15 de dezembro de 2009, a diretoria colegiada da Anac, em reunião ordinária, decidiu por unanimidade – inclusive com o voto da diretora-presidente da Agência, Solange Paiva Vieira – não prorrogar o contrato de concessão para exploração de serviço de transporte aéreo público regular de carga e mala postal da Master Top Linhas Aéreas (MTA), porque a empresa não havia comprovado regularidade em seus pagamentos previdenciários. De acordo com a regulação estabelecida, para obter ou manter uma concessão de serviço de transporte aéreo regular, a empresa concessionária precisa estar em dia com todos os seus compromissos fiscais. A decisão da diretoria está publicada em ata, disponível na página da ANAC na Internet, na seção “Transparência”.

* Em 18 de dezembro, a diretora-presidente da ANAC recebeu parecer técnico do diretor Marcelo Pacheco dos Guaranys, responsável pela área de regulação econômica da Agência, onde o mesmo informava que a MTA já havia apresentado comprovação de sua regularização previdenciária e, desta forma, atendia ao exigido pela reunião de diretoria da ANAC em 15 de dezembro. Assim, não havia mais obstáculos regulamentares para a prorrogação de seu contrato de concessão.

* Além disso, em seu parecer, o diretor Marcelo Guaranys recomendava que essa prorrogação fosse aprovada imediatamente pela presidência, no formato ad referendum da diretoria, visto que a próxima reunião ordinária de diretoria só aconteceria após os feriados de Natal e Ano Novo. Esse período de interrupção das atividades da empresa representaria impacto financeiro para a MTA que, em termos técnicos, já estava regularizada, faltando apenas a formalização da diretoria sobre sua regularização.

* O mecanismo de aprovação ad referendum é legal, previsto no Regimento Interno da Anac, e é utilizado para situações específicas e que estejam tecnicamente justificadas. É normalmente usado quando o espaço entre duas Reuniões Ordinárias de Diretoria seja muito longo, garantindo assim agilidade às decisões mais relevantes da Agência. No caso da MTA, a presidência da ANAC considerou que o parecer atendia a esses requisitos e, assim, acatou a recomendação da diretoria de Regulação Econômica e aprovou a prorrogação do contrato de concessão da empresa no formato ad referendum.

* Em 12 de janeiro de 2010, a diretoria da Anac, em reunião ordinária, aprovou por unanimidade a decisão ad referendum da presidência da Agência, concedendo a prorrogação do contrato de concessão da MTA. A decisão da diretoria está publicada em ata, disponível na página da ANAC na Internet, na seção “Transparência”.

De acordo com o exposto acima, a Anac esclarece que, ao contrário do que afirma a reportagem da Folha de S. Paulo, a decisão da presidência não “contrariou decisão da diretoria da agência”. Ao contrário, a decisão ad referendum de 18 de dezembro está alinhada com o decidido pela diretoria em 15 de dezembro – pois observou a exigência de comprovação da regularidade previdenciária – e posteriormente foi referendada pelos diretores por unanimidade.

Assessoria de Imprensa da Anac

último segundo

Erros de pilotagem e violação de regras são causas da maioria dos acidentes de aviação em Portugal

Lisboa, 12 set (Lusa) -- Erros de pilotagem e violação de regras de voo estão entre as causas da maioria dos acidentes com aeronaves em Portugal e o número de mortos está a aumentar, revelam documentos oficiais a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), em 2008 foram registados sete acidentes com um morto, número que subiu para 17 acidentes e sete mortes em 2009.

Este ano, até final de agosto, já houve 10 acidentes com seis vítimas mortais.

epa

Programa Tudo Azul: Cria Categoria Elite

O programa de fidelidade da Azul criou uma categoria elite: cartão Safira.

Atingindo o nível Safira, o associado passa a acumular 10% dos valores gastos na compra de passagens na Azul no lugar dos 5% usuais. Já disse mais de uma vez que não gosto muito desse sistema cashback da Azul, mas esses 10% deixam a coisa mais interessante. Vale lembrar que apenas o valor pago pela tarifa entra no cálculo, já que os valores pagos em taxas são excluídos.

Para se atingir esse nível elite é necessário ter acumulado 100 créditos no período iniciado em 01 de janeiro até o fim do mesmo ano. Assim que acumular os 1oo créditos receberia o upgrade para Safira. Outra forma de atingir esse nível elite é enviar um comprovante de que se faz parte de outro programa de fidelidade. No site não diz nada sobre a necessidade de ser elite no outro programa.

Você se manterá com o Status Safira pelo restante de tempo que falta para o fim do ano no qual conseguiu conquistá-lo e pelo ano seguinte. Assim se conseguir o upgrade em Janeiro, o status terá validade máxima de 2 anos.

Se você voa muito de Azul ou vive em uma cidade bem atendida por ela seja no número de vôos ou em rotas que te interessa, o Tudo Azul pode ser uma boa opção, já que os créditos poderiam ser facilmente usados para emitir uma passagem.

De qualquer forma, leia bem as regras do programa antes de decidir por centralizar suas compras na Azul por causa dele. Lembre-se que os créditos na Azul tem validade de apenas 12 meses!

Vale lembrar que o programa Sempre Presente dos cartões Itaucard permite transferências de pontos para o programa Tudo Azul. 2500 pontos transferidos do Sempre Presente transformam-se em 50 reais em créditos no Tudo Azul. Seguindo essa lógica, 20 mil pontos equivaleriam a 400 reais, 40 mil pontos equivaleriam custariam a 800 reais e 50 mil pontos equivaleriam a 1000 reais. Mais um referencial para avaliar o poder das suas milhas acumuladas!

aquela passagem