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segunda-feira, 6 de maio de 2013

Comissário da Gol diz que Roraima é ´fim do mundo´ e causa revolta

Funcionário fez comentário em rede social e indignou roraimenses. Gol informou em nota que lamenta ocorrido e irá tomar medidas cabíveis.

Postagem
Postagem foi feita na manhã desta quarta-feira (1º) (Foto: Reprodução/Facebook)
 
 
Internautas roraimenses se revoltaram nesta quarta-feira (1º) após postagem de um funcionário da Gol Linhas Aéreas em uma rede social. Segundo eles, o comissário de bordo ofendeu o estado quando publicou: ´#boavista  #roraima #fimdomundo #bvexiste #medo #maismedo´.

A proprietária de uma agência de turismos de Boa Vista, Shirley Cabral de Brito, disse que o sentimento é de revolta. Ela conta que visualizou a foto com o comentário ao acessar sua rede social.

Ele deveria saber mais sobre geografia. O Brasil começa aqui, no Caburaí (Roraima) e termina no Chuí (Rio Grande do Sul). Merecemos mais respeito por parte das grandes empresas e seus funcionários, disse.
Shirley, que está há mais de 30 anos no mercado e é membro da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), fará uma representação contra a empresa e o funcionário. Ela disse que respeitar o brasileiro, ainda mais neste segmento, é obrigação.

O professor José Maria Rodrigues Neto compartilhou a informação em seu perfil na internet. Ele disse que como roraimense, e filho de pais nascidos em Roraima, é revoltante ler comentários como este.
Como professor defendo o respeito. Como roraimense espero uma retratação da empresa. Mandei um manifesto por meio do site da Gol, disse.

Em 7 horas de postagem, mais de 500 pessoas já haviam compartilhado a  publicação do funcionário da empresa, além dos comentários.
A publicação foi retirada pelo usuário logo após o G1 entrar em contato com assessoria de comunicação da empresa Gol Linhas Aéreas. Além disso, o funcionário da Gol mudou o nome e a foto do perfil da rede social.
A reportagem tentou entrar em contato, por meio da rede social, com o comissário de bordo, mas não obteve resposta.

Outro lado
Por meio de nota, a Gol Linhas Aéreas informou que expressões individuais de seus colaboradores não refletem a opinião oficial da Companhia. Diante dos fatos, a Gol irá tomar as medidas cabíveis e lamenta o ocorrido.

Fonte: www.g1.com.br

Credores da Passaredo acatam plano para sanar dívida de R$ 150 milhões

Companhia de Ribeirão Preto conseguiu aprovação de 88% em assembleia.
Operação de voos comerciais não foi afetada, segundo a empresa.


Os credores da Passaredo Linhas Aéreas, com sede em Ribeirão Preto (SP), aprovaram nesta sexta-feira (30) um plano de recuperação judicial para renegociar uma dívida superior a R$ 150 milhões, informou, em nota, a empresa. A aprovação, acatada por 88% dos participantes de uma assembleia geral, foi confirmada seis meses depois que a companhia entrou com pedido de recuperação, diante de uma crise financeira.

Após reunião nesta sexta, os credores acordaram uma estratégia de reestruturação que visa sanar o passivo em até 15 anos, segundo a assessoria de imprensa da Passaredo. O plano, que segundo a empresa é o primeiro aprovado para uma companhia aérea desde a promulgação da nova Lei de Falências, está protocolado na 8ª Vara Civil de Ribeirão Preto.

O projeto prevê que as dívidas trabalhistas, cujo montante não foi informado, sejam pagas no prazo de um ano, de acordo com a assessoria da Exame Auditores, consultoria envolvida na elaboração do processo de recuperação judicial.
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Avião retornou a Ribeirão Preto após meia hora de voo com destino ao Rio de Janeiro (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV) 
Passaredo planeja sanar dívidas em 15 anos
(Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)

Segundo a Passaredo, no período em que se articulou a reestruturação financeira, itinerários foram remanejados, mas a operação de voos comerciais não foi prejudicada. Para os próximos meses, a previsão é de que novas aeronaves sejam adquiridas. “Novas rotas podem ser anunciadas”, informou a assessoria de imprensa.
A Passaredo opera atualmente em 26 destinos dentro do território nacional, como Ribeirão Preto, Belém (PA), Salvador (BA), e Londrina (PR).


Crise financeira
Em 19 de outubro de 2012, a Passaredo entrou com um pedido de recuperação judicial para viabilizar o pagamento de débitos gerados em razão de uma série de fatores. Na época, a empresa atribuiu as dívidas ao alto preço do combustível, ao atendimento de demandas regionais e a uma "concorrência predatória" em sua base de Ribeirão Preto.
A companhia chegou a anunciar, em julho do mesmo ano, a demissão de 113 funcionários, por conta de uma readequação em sua área de atuação.
 G1

Tam cancela voos diretos do Rio de Janeiro para Paris

 
Avião da Tam Linhas Aéreas chega ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, cruzando aeronave da Air France na pista.
Avião da Tam Linhas Aéreas chega ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, cruzando aeronave da Air France na pista.


A companhia aérea TAM anunciou na última terça-feira, 30 de abril, que a partir de agosto não vai mais realizar voos diretos entre o Rio de Janeiro e duas importantes cidades europeias, Paris (França) e Frankfurt (Alemanha). A empresa brasileira, a principal nas rotas internacionais, alegou um “ajuste pontual na malha aérea, tendo em vista a eficiência, a demanda e o custo das rotas”.

A TAM já parou de vender passagens com destino à capital francesa e à cidade alemã em datas a partir de 11 de agosto. Será preciso fazer conexão em São Paulo para chegar até Paris ou Frankfurt, ou passar por outras cidades europeias, como Londres ou Madri, antes de aterrissar nos dois destinos. Desta forma, apenas a companhia francesa Air France continuará voando diretamente para Paris com partida do aeroporto do Galeão, e a alemã Lufthansa seguirá para Frankfurt.

Com as mudanças, as partidas de São Paulo em direção à Europa vão aumentar, assegura a Tam. No segundo semestre, novos Boeings 777 começarão a operar pelo aeroporto de Guarulhos. Com a mudança, o número de assentos nos vôos de São Paulo para Paris vai aumentar de 223 para 363, uma elevação de 63% em relação à oferta atual. Nos voos entre São Paulo e Frankfurt, a TAM já opera com o Boeing 777.

Os clientes que haviam comprado bilhetes para as duas cidades com partida após 11 de agosto devem procurar a companhia e terão as passagens trocadas ou reembolsadas. O pedido de suspensão dos voos foi protocolado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
RFI

Embraer é a melhor empresa para inciar a carreira em 2013

Embraer
Fábrica da Embraer em São José dos Campos: quase 10% dos funcionários têm entre 18 e 26 anos

São Paulo –  A Embraer acaba de levar o prêmio de melhor empresa para começar a carreira, segundo guia da revista VOCÊ S/A. A premiação aconteceu nesta quinta-feira no Terraço Abril, em São Paulo.

Para chegar aos nomes que compõem o guia "As melhores empresas para começar a carreira 2013”, a publicação, em parceria com a Cia de Talentos e com a Fundação Instituto de Administração (FIA), avaliou as práticas para gerir profissionais com idade entre 18 e 26 anos presentes em 84 empresas que atuam no Brasil.
Por meio de entrevistas com os jovens e executivos de RH das empresas, foram avaliados itens como carreira e reconhecimento, desenvolvimento profissional, identidade, qualidade de vida e liderança.
Com base nestes dados, a VOCÊ S/A mediu o índice de felicidade dos jovens profissionais de cada companhia. Ao todo, 35 empresas foram classificadas no ranking. Juntas, elas empregam 96.817 jovens entre 18 e 26 anos.
Além da Embraer, o Itaú Unibanco foi premiado como empresa destaque na área de "Carreira e Reconhecimento". Já o Instituto de Pesquisa Eldorado ficou com o prêmio de "Qualidade de Vida". O destaque em "Desenvolvimento Profissional" foi para o Laboratório Sabin. Na categoria "Identidade", a escolhida foi a empresa Ticket. A MAN Latin America ficou com o prêmio de"Inovação em RH" e, por fim, a Accenture ficou com o destaque em "Liderança".
Embraer
Os jovens profissionais representam quase 10% da força de trabalho da Embraer. Ao todo, segundo o guia, a empresa abriga 16.325 funcionários. Só no ano passado, a companhia investiu 9 milhões de reais em treinamento e premiou autores de mais de 7 mil ideias.
No entanto, para Jackson Schneider, vice-presidente executivo de pessoas, relações institucionais e sustentabilidade da Embraer, o que faz a diferença na satisfação dos jovens funcionários é o ambiente de trabalho da companhia. “É um ambiente de respeito e integridade. Acho que com isso nós conseguimos atrair os talentos”, disse.  Resultado? Jovens com um índice de felicidade de 82,8.
De acordo com Cláudia Vassalo, diretora superintendente de EXAME, PME, INFO, VOCÊ S/A, VOCÊ RH e EXAME.com, as empresas nunca contrataram tantos jovens como agora. Para se ter uma ideia, segundo ela, entre 2011 e 2012, o número de oportunidades em programas de trainee cresceu 56% nas companhias avaliadas pelo guia.
“Esta movimentação das empresas em busca de talentos que ainda estão na universidade, ou que acabaram de deixar os bancos escolares, é uma necessidade em tempos de pleno emprego e maior competição por mão-de-obra qualificada”, afirmou a diretora durante a cerimônia de premiação das vencedoras do guia. “O que os jovens querem é um propósito para trabalhar, querem entender a missão por trás do trabalho de todos os dias”.
Para participar da pesquisa, as empresas precisam ter, no mínimo, cinco anos de existência e 200 funcionários. Destes, pelo menos 70 devem ter entre 18 e 26 anos.
Confira a tabela completa das classificadas no guia "As melhores empresas para você começar a carreira 2013" e detalhes sobre as 7 premiadas esta noite.
EXAME.COM

Segundo a Infraero, Gol foi a companhia mais pontual em abril

Apesar do momento de crise e do plano de redução de custos, a Gol Linhas Aéreas apresentou no mês de abril o maior nível de pontualidade, segundo a Infraero. 
Desde o início do ano, a empresa ficou entre o primeiro e o segundo lugar em pontualidade, sendo que 5,21% dos voos da Gol tiveram atrasos comparados com TAM (6,01%), Avianca (8,30%), Azul (9,66%) e Trip (13,03%).
 
De acordo com a Gol, entre os principais pontos que contribuíram para o baixo índice de atrasos está a agilidade no processo de embarque. 
Apesar de ter ficado abaixo dos concorrentes, o porcentual de atrasos da Gol em abril foi maior que o apresentado em meses anteriores, como fevereiro (5,14%) e março (4,84%). 
ISTO É DINHEIRO

Avianca patrocina musical que homenageia Michael Jackson

A Avianca é a transportadora oficial do musical “Thriller Live Brasil Tour”, que homenageia Michael Jackson. A turnê nacional do musical começou no Rio de Janeiro e, no dia 10 de maio, deve chegar em São Paulo. A Avianca será responsável pelo transporte de elenco e equipe durante as temporadas do espetáculo. 


Com mais de 50 artistas, nacionais e internacionais, e interpretações de mais de 30 canções, “Thriller Live” já foi assistido por mais de dois milhões de pessoas na Europa e Ásia e o Brasil é o primeiro país das Américas a recebê-lo. O musical trazido de West End, a Brodway do Reino Unido, apresenta diversas fases da carreira do maior ídolo do pop de todos os tempos.
“Vamos continuar levando cultura, de Norte a Sul do Brasil, e nos orgulhamos de fazer parte da história da vinda dos grandes musicais para o Brasil”, afirma o Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni.
Fonte: Mercado e Eventos

Boeing inicia venda de 777x, abre porta a disputa com Airbus

Fábrica da Boeing no estado americano de Washington
Fábrica da Boeing no estado americano de Washington: divisão de aviões comerciais pode começar a receber pedidos para uma versão reformulada de seu jato de grande porte mais vendido


Seattle/Paris- A Boeing iniciou a oferta do aguardado avião de longo alcance 777X, abrindo caminho para uma guerra de "mini-jumbos" com a rival europeia Airbus, disseram fontes da indústria.

O início da oferta significa que a divisão de aviões comerciais pode começar a receber pedidos para uma versão reformulada de seu jato de grande porte mais vendido, o 777, que pode incluir novos motores da General Electric e pontas de asas dobráveis.

A Boeing não quis comentar reunião da diretoria da companhia realizada na segunda-feira, mas disse que prosseguirá com o projeto para atualizar o jato, em serviço desde a década de 1990.

"Estamos dando o próximo passo junto a clientes sobre o 777X", disse o porta-voz da empresa, Doug Alder. A companhia iniciou "discussões técnicas adicionais, sobre precificação e detalhes de calendário com clientes", acrescentou.
A Reuters publicou em 24 de abril que a Boeing estava pronta para seguir com o projeto "dentro de semanas", após um de seus principais clientes, a British Airways, fazer um pedido de 6 bilhões de dólares pelos jatos A350-1000 da rival Airbus.

Até então, a Boeing se aproveitava de um monopólio virtual no lucrativo mercado de jatos de grande porte e equipados com dois motores, mas a Airbus começou a desafiar essa posição com o A350-1000 para 350 passageiros e que deve entrar em serviço em 2017.

A resposta da Boeing é uma revisão substancial no design do 777, que deverá entrar em serviço por volta de 2020.

Pessoas familiarizadas com o assunto disseram que o conselho de administração da Boeing havia aprovado a chamada "autorização de oferta", permitindo o início das vendas do modelo.
Depois de atrair encomendas suficientes, a diretoria da Boeing reunirá seu conselho de administração para receber permissão para começar a desenvolver e construir o jato.

"A Boeing estava esperando para ver o que aconteceria com o A350-1000 e a encomenda da BA claramente apoiou a decisão deles", disse o analista Nick Cunningham, da Agency Partners, em Londres.
"Poderá ser um competidor incrível, dado o sucesso do 777-300ER, mas eu suspeito que vai acabar tendo grande parte do custo e risco de um novo programa completo (de aeronave)."

EXAME

Colisão de Airbus com disco voador seria catastrófica, diz relatório.




 
 
Um relatório divulgado na Grã-Bretanha revelou que um avião de passageiros quase colidiu no ar com um misterioso objeto voador não identificado (óvni) quando a aeronave, um Airbus A320, estava se preparando para pousar no aeroporto internacional de Glasgow, na Escócia.   Segundo o relatório, preparado pela organização britânica que avalia segurança aérea e investiga casos de quase colisão no país, a UK Airprox Board, o episódio ocorreu em 2 de dezembro do ano passado. O avião já estava com as luzes de pouso acesas, em condições meteorológicas boas e a uma altitude de quase 1,2 mil metros, quando o piloto viu um objeto “emergir à frente”.
O objeto teria passado diretamente abaixo da aeronave, a pouco mais de 90 metros de distância, antes que a tripulação tivesse tempo de tomar medidas preventivas (para o caso de uma colisão) ou ‘realmente registrar’ o que seria este objeto.
O ovni não apareceu no radar, e o piloto do Airbus afirmou que o risco de colisão foi “alto”. Tanto os tripulantes quanto o piloto concordam que o objeto parecia ser amarelo e azul e ter uma pequena área frontal, mas era “maior que um balão”.
Durante o incidente, o piloto chegou a perguntar a um controlador de tráfego aéreo de Glasgow se ele estava em contato com alguma outra aeronave na área, mas o controlador afirmou que não estava falando com mais ninguém e não tinha registrado nada no radar. (BBC Brasil)
JORNAL DA MÍDIA.COM

Piloto morre ao bater com avião durante acrobacia na Espanha


Espanha -  Em um acidente durante um show de acrobacias no aeroclube de Cuatro Vientos, na Espanha, um piloto de 45 anos morreu neste domingo ao bater com um avião do modelo Saeta contra um hangar. Ele tentava executar um "looping" de 360º.
Durante a operação, a parte traseira da aeronave chocou-se com um poste permitindo que ela batesse no hangar, gerando uma explosão com bola de fogo e incêndio.





O DIA / JORNAL DE NOTÍCIAS

Venezuela: avião de pequeno porte cai sobre casa e deixa 2 mortos

Imagem do Ministério do Interior do país mostra equipes de resgate no local do acidente, em Valencia Foto: EFE
Imagem do Ministério do Interior do país mostra equipes de resgate no local do acidente, em Valencia
Foto: EFE
O piloto e o copiloto de um jato executivo morreram neste domingo quando a aeronave em que viajavam caiu em uma área residencial de Valencia, no centro Venezuela, informou o Ministério do Interior e Justiça, que reunia informações sobre possíveis vítimas em terra.

O avião, que partiu do aeroporto de Caracas, realizava manobras de aproximação da pista de aterrissagem local "quando caiu no setor Parque Valencia", declarou à emissora estatal VTV o ministro Miguel Rodriguez.

"Morreram o piloto e o copiloto", indicou Rodriguez ao especificar que o jato, um Learjet 60, caiu sobre parte de uma casa e atingiu um outro prédio. "Os bombeiros e a Defesa Civil estão no local para determinar se há outras vítimas no local (...). Danos foram registrados em uma casa, em um prédio e em seis veículos", apontou.
Imagem mostra prédio afetado pelo acidente Foto: EFE
Imagem mostra prédio afetado pelo acidente
Foto: EFE

Imagens da televisão mostraram o local do acidente, de onde emanava uma densa coluna de fumaça e chamas atrás de um prédio. Outras imagens mostravam bombeiros lutando contra o fogo e os danos causados .

Valencia está localizada cerca de 170 km a oeste de Caracas e tem cerca de três milhões de habitantes.

Este é o quarto acidente envolvendo aeronaves de pequeno porte na Venezuela em 2013. Em janeiro, um avião no qual viajava Vittorio Missoni, herdeiro de uma famosa casa de moda italiana, sua esposa e dois amigos, todos italianos, desapareceu quando sobrevoava Los Roques, no caribe venezuelano.
TERRA
 

Aluno grava sobrevoo de avião em escola atingida por veneno, em GO



Um aluno registrou o momento em que o avião que jogou veneno na Escola Municipal São José do Pontal, sobrevoava o local, na zona rural de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Com o celular, ele flagrou a aeronave voando bem baixo nas proximidades do colégio. O menino estava com outras crianças na quadra de esportes quando o vídeo foi feito. As imagens foram cedidas pela Polícia Civil. Crianças e professores foram intoxicados na manhã de sexta-feira (3). Três vítimas continuam internadas em um hospital da cidade.
A escola está fechada nesta segunda-feira (6). Os 250 estudantes foram dispensados  porque ainda pode haver veneno no local. A direção do colégio aguarda uma vistoria do Corpo de Bombeiros para retomar as aulas. A empresa Aerotex Aviação Agrícola Ltda, que fazia a pulverização do inseticida, se comprometeu em fazer a limpeza do prédio ainda nesta semana.
O piloto, um funcionário e o dono da empresa de aviação estavam presos na delegacia de Rio Verde desde sexta-feira, mas foram soltos na tarde de domingo (6), por uma decisão da Justiça. Eles pagaram fiança de R$ 25 mil.

Segundo as investigações, o plano de voo da aeronave mostra que o avião despejou agrotóxico a menos de 15 metros da escola. O dono do avião justifica que o piloto não viu que era uma unidade de ensino. “Em hipótese alguma, um ser humano, um piloto agrícola ia fazer o trabalho sabendo que ali existia alguém “, ressalta o empresário Rui Alberto Textor.
O delegado regional de Rio Verde, Danilo Carvalho, afirmou que os três devem ser responsabilizados, uma vez que não tomaram as medidas necessárias para a utilização do produto. “Eles colocaram em risco todas aquelas crianças. Portanto, eles incorreram em pelo menos dois crimes: um ambiental e um relacionado à utilização de agrotóxico”, argumenta o delegado.
Agrotóxico
O veneno que intoxicou as pessoas que estavam na escola é o engeo pleno. De acordo com o delegado regional de Rio Verde, Danilo Carvalho, pelas leis ambientais e de utilização de agrotóxico, esse inseticida só pode ser aplicado via terrestre.
O delegado explicou que o receituário agronômico do veneno é bem claro ao dizer que ele não pode ser pulverizado de forma aérea, somente pelo chão. "Mesmo assim, tomando todas as medidas de precaução para evitar que ele pudesse contaminar e trazer risco a saúde de qualquer ser humano", explicou.
Escola atingida por veneno jogado de avião está fechada, em Rio Verde, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Escola pública da zona rural de Rio Verde está fechada (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Intoxicação
O avião que pulverizou o veneno na quadra de esportes da escola passou pelo local na manhã de sexta-feira. O colégio fica no Assentamento Pontal dos Buritis, às margens da GO-174, a cerca de 130km de Rio Verde. No momento em que o agrotóxico foi despejado, mais de 100 alunos estavam na escola.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 37 pessoas foram intoxicadas, sendo oito adultos. As 29 crianças, com idade entre seis e 14 anos, foram atingidas enquanto brincavam na quadra de esportes.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 42 alunos chegaram a ser levados para hospitais de Rio Verde e Montividiu vomitando, sentido tonturas e fortes dores de cabeça, que segundo o órgão, é comum em casos de intoxicação. Desses, 29 ficaram internados. O diretor e uma professora da escola que tentaram retirar os alunos da quadra também precisaram ser atendidos.
Na manhã de sábado, a maioria dos estudantes foi liberada. Apenas três crianças continuam internadas. Mesmo após elas voltarem para casa, os pais terão de ficar atentos pelos próximos cinco dias por causa de possíveis sintomas como dor de cabeça, vômito e coceira.
"Se surgir algum sintoma tardio, eles devem nos procurar, pois há médicos disponíveis 24 horas para atendimento", diz Gilsa Diniz Dias, coordenadora do Centro Toxicológico.

G1

Crise impulsiona avanço da aviação executiva no Brasil

O Brasil vive um de seus melhores momentos no setor da aviação executiva, sendo hoje o país com a segunda maior frota de jatinhos, atrás somente dos Estados Unidos, e o terceiro que mais produz aeronaves deste tipo. À frente da Embraer, fabricante nacional, só estão a canadense Bombardier e a americana Cessna.

O bom desempenho se deve, em grande parte, à crise internacional iniciada em 2008, que criou um ambiente favorável à compra desses aviões em outros países, além do crescimento dos emergentes.

"O real sobrevalorizado, o mercado externo deprimido, o surgimento de melhores taxas de juros e até descontos, que acabaram reduzindo o preço, além do bom desempenho da economia nacional, são fatores que tornaram mais fácil para os brasileiros comprarem essas aeronaves no exterior", avalia Francisco Lyra, diretor da consultoria C-Fly Aviation e ex-presidente da Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral).

Ele explica que tradicionalmente havia mais aviões executivos nos Estados Unidos e na Europa, mas com a contínua crise nesses mercados e o avanço das economias em desenvolvimento, sobretudo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) outros centros tornaram-se os grandes motores desta indústria - e a tendência é de expansão.

"É claro que eles estão se beneficiando do momento circunstancial, mas além disso, esses países têm dimensões continentais e estão investindo para expandir o setor. A China está construindo centenas de aeroportos regionais e o Brasil planeja construir mais de 200. Há uma demanda enorme, e o crescimento vai continuar", afirma Lyra.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 5.565 municípios, mas destes, de acordo com o analista ouvido pela BBC Brasil, apenas 130 têm aeroportos atendidos por companhias aéreas.
Em contrapartida, há 4.105 pistas de pouso para aviões de pequeno porte, sendo 713 pavimentadas e 3.392 de terra. Em comparação, os Estados Unidos têm 500 aeroportos atendidos por linhas comerciais e 18 mil voltados aos jatos executivos.
As pistas de terra só podem ser utilizadas por aviões turboélice, e geralmente estão localizadas em regiões do interior do país, além de fazendas. A cifra denota o potencial de crescimento do mercado de jatos no país e a demanda reprimida por mais aeroportos regionais.
"A capilaridade do sistema se dá pela aviação executiva. Num país das dimensões do Brasil é inviável para um empresário ter alcance nacional por meio das linhas aéreas comerciais. Esta se torna a única opção", indica.

Expansão
Mirando obter uma parcela maior deste segmento, a Embraer, que desde 1969 se tornou a terceira maior fabricante de aviões comerciais e de defesa do mundo, atrás somente da Boeing e da Airbus, tem planos de aumentar seus investimentos no mercado executivo.
Embora o primeiro avião do tipo tenha sido entregue em 2002, a empresa só montou uma linha completa de jatinhos cinco anos atrás, com modelos que custam de US$ 4,1 milhões (R$ 8,2 milhões) a R$ 55 milhões (R$ 110,06 milhões).

Neste pouco tempo a Embraer já detém uma posição de destaque global, tendo sido responsável por 15% das entregas dessas aeronaves em todo o mundo em 2012 - e a intenção é elevar esse número, inclusive entre o público brasileiro.
"O Brasil está indo bastante bem, o mercado está comprador, e nós esperamos entregar uma quantidade significativa de aeronaves no país neste ano", diz Marco Túlio Pellegrini, vice-presidente da Embraer Aviação Executiva, que atualmente conta com fábricas em Portugal, Estados Unidos e na China, além do Brasil.

Os jatinhos respondem atualmente por 21% do faturamento da Embraer, e a intenção, diz Pellegrini, é que a cifra seja elevada para 25% até o fim de 2013.
Ele explica que mesmo nos países em crise ainda há mercado, e que os Estados Unidos, por exemplo, apesar de não registrarem aumento das vendas, continuam sendo o número um em compras mundiais.
"O número de milionários no Brasil e no mundo continua, os negócios estão florescendo. Existe uma dúvida quanto à economia mundial, mas é uma dúvida. As pessoas que lideram o mundo dos negócios aceitam tomar riscos em momentos de indefinição. E é onde se dão bem", avalia.

Os Estados Unidos estão no topo da lista de compradores da Embraer, com 40% dos 630 jatos executivos brasileiros em operação no mundo atualmente. O Brasil fica em segundo, com 20%, seguido da Grã-Bretanha, Alemanha e Emirados Árabes Unidos.

Luxo x Negócios
O analista Francisco Lyra diz que há um estereótipo entre o público de que os jatinhos são associados ao mercado de luxo, quando na verdade, apesar da sofisticação, eles são primordialmente voltados ao mundo dos negócios e ajudam a otimizar o tempo e os recursos das grandes companhias.
"Há essa visão de mordomia, luxo, mas na verdade trata-se de um escritório móvel, com internet, telefones e locais para reuniões. Hoje, 80% das viagens de jatos executivos estão relacionadas a tomadas de decisões sobre investimentos. São CEOs, presidentes, diretores, e o custo por hora dessas pessoas é tão elevado para as empresas que vale mais a pena enviá-los num avião particular do que deixá-los ociosos em trânsito", explica.

Além disso, grandes redes bancárias e varejistas, como de supermercados, que têm presença nacional, não poderiam ser gerenciadas de outra forma, e há ainda a questão de segurança e confidencialidade. "Você discutiria decisões estratégicas que levam em conta investimentos de bilhões de dólares num voo com 150 pessoas, ou num ônibus?", diz.

Lyra explica que os jatos Ultra Long Range (ULR, ou jatos de longo alcance), com maior autonomia de voo, foram um dos segmentos que mais cresceram dentro da aviação executiva nos últimos anos e que eles são comprados por mega investidores e as maiores multinacionais. "Esse tipo de aeronave teve procura na Europa. Em tempos de crise, é preciso buscar novos negócios", diz.
No caso da Embraer, o modelo desta categoria é de tamanho semelhante ao ERJ-190, que é usado por companhias aéreas de todo mundo, e que na configuração executiva pode levar até 19 passageiros. "Os compradores dessas aeronaves são em geral grandes empresas, e até governos dos mais variados países", diz Marco Túlio Pellegrini.
Ele explica que o avião é capaz de fazer rotas para os Estados Unidos e a Europa com apenas uma parada e que entre seus diferenciais estão cinco áreas de cabine, com hall de entr
ada, sala de estar e reuniões e até uma suíte com cama de casal e banheiro com chuveiro.
"É como se fosse a sua casa, tem todo o conforto, mas com a diferença de estar a 40 mil pés de altura", diz Pellegrini, acrescentando que há centenas de opções disponíveis para configurar o interior da aeronave - bastam R$ 110 milhões para personalizar o seu.
TERRA