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WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
A Emirates conta com uma equipe multicultural de comissários de bordo, provenientes de mais de 120 países e fluentes em mais de 80 idiomas. Os profissionais têm a oportunidade de trabalhar em modernas aeronaves Boeing e Airbus que voam, atualmente, para mais de 100 cidades ao redor do mundo.
Aviação Brasil
Buddy Holly é um dos expoentes do rock'n'roll O dia 3 de fevereiro é um dos dias mais tristes da história da música, em especial para o rock. Há 51 anos, morria o americano Buddy Holly, principal expoente do gênero na década de 50.
Ao lado de Ritchie Valens, autor de La Bamba, e J.P. Richardson, Holly havia participado de um show em Iowa no dia anterior, mas sofreu um acidente aéreo fatal, graças a uma tempestade de neve, que atrapalhou a visão do piloto. A viagem durou poucos minutos, até o avião se perder em meio a um milharal.
O episódio ficou marcado para sempre na história do rock. Em 1971, o cantor Don McLean compôs a música American Pie, que imortalizava o acidente de Holly, 11 anos antes. Segundo trecho da canção de McLean, o dia 3 de fevereiro ficará para sempre marcado como "o dia em que o rock morreu".
Autor de sucessos como That'll be the day, Peggy Sue e Maybe baby, Buddy Holly foi um dos pioneiros do rock'n'roll e também rival de Elvis Presley, outra estrela em ascensão na época. Guitarrista de qualidade e compositor de canções consideradas sofisticadas pela crítica, Holly teve uma carreira curta, mas influenciou vários artistas que surgiram a seguir, como os Beatles.
Um dos integrantes da banda, Paul McCartney admitiu a influência que as músicas de Buddy Holly tiveram na formação do grupo. "Pelo menos 40 músicas que escrevemos com os Beatles foram influenciadas por ele", diz McCartney em uma reunião de citações da New Musical Express.
Segundo McCartney, o nome Beatles foi inspirado em função da primeira banda de Holly, chamada The Crickets. Outro que se influenciou pelas novidades trazidas por Holly foi Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones. Uma das primeiras canções gravadas pelos Stones foi Not Fade Away, que tinha feito sucesso na voz de Holly.
Além de Holly, os outros dois músicos mortos no acidente também influenciaram as gerações seguintes. Apelidado de The Big Bopper, Richardson foi o criador do primeiro vídeo musical, na apresentação de Chantilly Iace, em 1958, um ano antes de sua morte. Já Ritchie Valens foi o autor da canção La Bamba, lançada pouco antes do acidente, e ficou marcado ao utilizar a influência mexicana em suas canções.
TERRA
Domingo (7) é dia de festa para os associados do Aeroclube de Barretos, que na data completa 71 anos de fundação, prestando bons serviços à coletividade, sendo um dos mais conceituados do Estado de São Paulo, com mais de 1300 pilotos formados.
Fundado em 7 de fevereiro de 1939, tendo como primeiro presidente Abel Coimbra, o Aeroclube tem história. No ano de 1956, formou 60 pilotos de uma única vez, até hoje um recorde imbatível registrado no país.
Atualmente, o aeroclube está em pleno funcionamento, contando com 100 associados de Barretos, região e de outros estados, que têm no clube local um lugar para seus voos. "As pessoas optam por voos no interior por haver um melhor aproveitamento, já que o tráfego aéreo é mais tranquilo. Muitos de nossos associados são da capital paulista, de Minas Gerais, Goiás", fala o vice-presidente do Aeroclube, Wolinsk Maruco.
O Aeroclube de Barretos oferece cursos de Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC), Instrutor de Voo (INVA), Multi-Motor (MLT) e Instrumentos (IFR). A entidade conta instrutores qualificados pela Agência Nacional de Aviação (Anac). Para as aulas de instrução, o local possui modernas aeronaves: Beechcraft Baron 55, Neiva P-56 "Paulistinha", AMT-200 Super Ximango e AeroBoero AB-115.
Para tirar o brevê, o aluno para passa exame médico, por aulas teóricas para o conhecimento de parte mecânica, navegação, teoria de voo, regulamentos, conhecimentos técnicos e meteorologia. Para o brevê de Piloto Privado são necessárias 40 horas de voo e para Piloto Comercial de 150h/voo. Todo piloto precisa fazer sua renovação do brevê, realizada conforme a faixa etária: até 30 anos de dois em dois anos, de 31 a 50 anos anualmente e a partir de 51 anos de seis em seis meses. O Aeroclube localizado na avenida Pedro Vicentini, s/nº, anexo ao Aeroporto Estadual Chafei Amsei, conta com salas de aula, alojamento e cantina mantida pelos próprios associados, servindo alunos, pilotos e visitantes. A entidade fica aberta de segunda a sábado, a partir das 15h; no domingo às 9h. Para a comemoração dos 71 anos, no domingo, está marcado almoço com a queima de alho, ao custo de R$ 10 a adesão por pessoa. A renda obtida será utilizada para a manutenção do local, que na oportunidade recebe integrantes dos Motoclubes de Jaboticabal e Barretos.
Jornal de Barretos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu que irá manter até a última hora a redistribuição de slots (horários de pouso e decolagem) que não vem sendo usados com a devida frequência no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O sorteio está previsto para as 14h.
A expectativa da agência reguladora é de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) dê a palavra final a respeito do recurso apresentado pela empresa aérea Pantanal em tempo hábil para a realização da redistribuição. Na terça-feira, a presidente da agência, Solange Vieira, conversou com o procurador-geral federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Marcelo de Siqueira Freitas, que entregou, à tarde, ao presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, os documentos necessários para justificar a inclusão dos horários da Pantanal.
Segundo a assessoria da Anac, por hora, a intenção da agência é não realizar a redistribuição sem os horários da Pantanal. No final da tarde de terça, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, determinou que a Anac não redistribua os slots da Pantanal até o julgamento final do recurso impetrado pela empresa. Em sua decisão, o ministro ainda enfatizou que a medida é válida apenas para as 61 autorizações da companhia. Isso significa que, se quiser, a Anac poderá realizar a partilha das outras 294 autorizações previstas para serem redistribuídas entre as seis empresas habilitadas a participar do processo.
A redistribuição deveria ter ocorrido na última segunda-feira (1), mas a data foi adiada para pela própria agência porque, na ocasião, o prazo legal para que as companhias não habilitadas apresentassem recursos ainda não havia se esgotado. No recurso que apresentou ao STJ, a Pantanal (que foi comprada pela TAM recentemente) pede que a Anac seja impedida de redistribuir os 61 horários que detém no aeroporto. A companhia argumenta que não há subaproveitamento das autorizações para pouso e decolagem e que o direito dos usuários de Congonhas será melhor preservado com a alienação dos slots à TAM.
A Anac justifica a redistribuição das 61 autorizações afirmando que a Pantanal descumpriu uma resolução de 2006. A norma determina que os slots que não estejam sendo usados adequadamente (com um mínimo de 80% de regularidade durante um período de 90 dias) devem ser devolvidos à agência para redistribuição a outras empresas interessadas. Segundo a agência, esta é a única forma de permitir que outras empresas aéreas passem a operar no aeroporto, cujos horários já estão todos ocupados e sem chance de expansão, uma vez que desde o auge da crise aérea as operações de pouso e decolagem comerciais foram limitadas a 30 movimentos por hora.
AGÊNCIA BRASILO diretor comercial e de Marketing da Tam, Klaus Kuhnast afirmou hoje durante a abertura do workshop CVC que a avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil ao excluir a Pantanal do processo de distribuição dos slots de Congonhas não foi correta. Segundo ele a companhia aérea está num processo de recuperação.
"A decisão da Pantanal de recorrer a justiça foi correta uma vez que a decisão da Anac foi equivocada e não levou em consideração o fato da empresa estar iniciando um processo de recuperação', adiantou.
Mercados e Eventos
A Israel Aerospace Industries (IAI), cuja especialidade vai desde aviões comerciais a aviões teleguiados, desenvolveu modelos de negócios com dois parceiros na Ásia para montar aeronaves com capacidade entre 40 e 90 assentos, disse o presidente do conselho da IAI, Yair Shamir, à Reuters.
Contudo, ele se recusou a dar nome às empresas ou dizer de que país são.
"Estamos procurando um parceiro para desenvolver e produzir aviões regionais aqui", disse Shamir em entrevista durante a Singapore Airshow.
"Nossa ideia é aparecer com um modelo de negócio único."
A IAI é a mais nova fabricante de aviões a entrar na competição por aviões menores para a Ásia-Pacífico, que deve tomar o lugar os Estados Unidos e Europa como maior mercado para transporte aéreo em duas décadas.
Na Singapore Airshow, a Embraer, terceira maior fabricante mundial de aeronaves depois da Airbus e Boeing, disse que planeja apresentar novos modelos em 12 a 18 meses, incluindo seu novo maior jato.
Shamir disse que levará cerca de cinco anos para que o primeiro avião da IAI fabricado na Ásia decole e que a nova joint-venture tenha uma produção inicial de 24 aeronaves por ano.
As vendas na Ásia-Pacífico correspondem a cerca de 40 por cento da receita total da IAI, disse Shamir.
, cuja especialidade vai desde aviões comerciais a aviões teleguiados, desenvolveu modelos de negócios com dois parceiros na Ásia para montar aeronaves com capacidade entre 40 e 90 assentos, disse o presidente do conselho da IAI, Yair Shamir, à Reuters.
Contudo, ele se recusou a dar nome às empresas ou dizer de que país são.
"Estamos procurando um parceiro para desenvolver e produzir aviões regionais aqui", disse Shamir em entrevista durante a Singapore Airshow.
"Nossa ideia é aparecer com um modelo de negócio único."
A IAI é a mais nova fabricante de aviões a entrar na competição por aviões menores para a Ásia-Pacífico, que deve tomar o lugar os Estados Unidos e Europa como maior mercado para transporte aéreo em duas décadas.
Na Singapore Airshow, a Embraer, terceira maior fabricante mundial de aeronaves depois da Airbus e Boeing, disse que planeja apresentar novos modelos em 12 a 18 meses, incluindo seu novo maior jato.
Shamir disse que levará cerca de cinco anos para que o primeiro avião da IAI fabricado na Ásia decole e que a nova joint-venture tenha uma produção inicial de 24 aeronaves por ano.
As vendas na Ásia-Pacífico correspondem a cerca de 40 por cento da receita total da IAI, disse Shamir.
O Globo
Viajar requer espírito de aventura, mas planejamento de roteiro e controle de gastos podem ampliar ao máximo as opções de passeio. Se a meta for se arriscar num país estrangeiro, ter um guia de ruas e um dicionário à mão farão toda a diferença.
A boa notícia é que tudo isso já não vai ocupar espaço na mala: basta ter um smartphone. Com o aparelho, além de manter contato com a família e ter um telefone ao alcance para emergências, você poderá encontrar locais com internet sem fio, reservar restaurantes, encontrar hotéis e museus e se comunicar em línguas estrangeiras.
Para completar, boa parte dos aplicativos é gratuita. Mas fique atento, pois alguns recursos, como mapas, só serão plenamente acessíveis em aparelhos com GPS e conexão à internet.
Os programas são encontrados nas lojas virtuais de aplicativos dos fabricantes, como a LG e a BlackBerry ou, no caso dos sistemas operacionais, do Android Market e do Windows Marketplace for Mobile da Microsoft. Os aplicativos para iPhone podem ser comprados e baixados a partir do iTunes.
Confira a seleção que o IDG Now! preparou, classificada por tipo de plataforma.
Places Directory (Google, gratuito) - O nome diz tudo: é um catálogo de locais de interesse, que pode ajudar a se localizar em diversas cidades dos EUA. Você pode ligar para o local ou encontrar sua localização no Google Maps.
NYC Subway Map (Episode6, gratuito) – Item básico para quem vai visitar a cidade. O acesso ao mapa, felizmente, é offline (lembre-se, nem sempre há sinal dentro dos trens e das estações).
Hotels Near Me (BluMedialab, gratuito) – O “primeiro localizador de hotéis GPS do mundo” dispõe de dados sobre 66 mil hotéis em 71 países. E os preços geralmente serão mais baratos do que os de balcão.
Translator (SpeedyMarks, gratuito) – Um programa que usa o Google Translator para converter texto entre diversas línguas. Não fala, mas você poderá mostra a tela para seu interlocutor.
Deskbell (Swiss Codemonkeys, gratuito) – Quer chamar a atenção de garçons e concierges? Use este aplicativo, que simula uma campainha de mesa como as dos velhos hotéis.
Travel Genius Pro (MobileVision, US$ 2,99) – Quem tem um BlackBerry com GPS e mapas vai aproveitar bem esse software, que poderá ajudá-lo a encontrar serviços úteis, como táxi, lavanderias, postos de gasolina e lojas, entre outros. Disponível na BlackBerry App Store.
Flight and Hotel Travel Search (Kayak, gratuito) – Uma ferramenta para encontrar os melhores preços em hotéis e passagens aéreas, de acordo com o banco de dados da Kayak. Disponível na BlackBerry App Store.
WorldMate (WorldMate, gratuito) – Disponível para todos os tipos de smartphone, este aplicativo ajuda o viajante a organizar seu roteiro, com busca de hotéis, lembretes de horários, consulta a horários de vôos, conversores de moeda e relógio mundial, apenas para citar alguns. Disponível no site da WorldMate.
Traxx (Curtis Moxley, US$ 4,99) – Para quem viaja por terra e gosta de coletar dados, o Traxx é ideal. Baseado no GPS, ele registra velocidade, distância viajada, rota e posição, e as informações são apresentadas em mapas ou graficamente. Disponível na BlackBerry App Store.
Wi-Fi Finder (JiWire, gratuito) – Quer saber se há alguma rede sem fio por perto? Use este aplicativo. Há duas versões, uma que só acha os hot spots grátis e outra que descobre também os pagos. Disponível no site da JiWire.
iTranslate (Sonico, gratuito) – Um tradutor para 35 línguas e que converte frases inteiras. Assim é o iTranslate, cujo dicionário contempla até línguas como croata, tagalog e árabe (e português, claro). Disponível no site da Sonico.
Yelp (Yelp, gratuito) – O Yelp tem versões para diversos smartphones, incluindo o iPhone, e ajuda a encontrar pontos de interesse. Além de endereços, telefones e distância, em alguns casos o serviço dispõe de avaliações dos lugares, feitas pelos próprios usuários. Disponível pela loja virtual do iTunes.
Bento (FileMaker, R$ 4,99) – Viagem significa despesas, e controlá-las é tarefa para o Bento. O aplicativo também ajuda a planejar eventos e gerenciar listas. Disponível por meio da loja virtual do iTunes.
Segundo a Iata o ano de 2009 foi o pior ano na aviação comercial desde a IIª guerra mundial.
Os números apontam um só sentido. Os voos internacionais tiveram -3.5% de passageiros e -3% de movimentos.
Por sua vez, a carga voada baixou -10,1% e -8.4% na oferta de serviços. Com resultados favoráveis restaram as companhias do Oriente Médio (11.2%) e da América Latina (0.3%), mas seguiram a tendência na descida de “load factor”.
A IATA não inclui resultados das companhias aéreas de baixo custo, pois não são membros associados.
A companhia espanhola Iberia vai passar a cobrar o check-in de segundo volume de bagagem nos bilhetes de económica, a partir de 1 de Março, data em que passa a ter uma nova política de bagagens, na qual reduz o serviço gratuito para as tarifas mais baixas e aumenta para as de business. Um comunicado divulgado hoje pela Iberia indica que reduz de dois para um o número de volumes de bagagem, de até 23 Kg, incluídos nos preços dos bilhetes das tarifas mais baixas, tanto nas ligações de curta e média distância como nos voos de longo curso.
Para as tarifas de business, a companhia indica que nos voos de curta e média distância os passageiros podem continuar a despachar sem encargos adicionais dois volumes de bagagem de porão e que inclusivamente o limite máximo passou de 30 para 46 Kg (23 Kg em cada um).
Para os voos de longo curso, a Iberia indicou ainda que mantém os limites actuais para os passageiros que compraram full fares ou tenham tarifas de excursão ou de empresa e destacou que os titulares dos cartões Iberia Plus Platino, Oro ou Plata têm direito a um volume de bagagem adicional em relação ao que corresponda na tarifa comprada.
A Iberia refere ainda que no seu site, durante o self check-in, os passageiros que o necessitem podem pagar os encargos por despacharem volumes adicionais em relação aos previstos na nova política de bagagens. A Iberia também indicou que mantém a política de bagagens anterior para os bilhetes comprados antes de 1 de Março.
Apea
Popout
Querem saber como é uma “Premium Economy Class” lá para os lados da Nova Zelândia? Basta ver o vídeo de apresentação da Air New Zealand, publicado pela Gadling.com. Aqui, ainda uma galeria bem explicativa, além do artigo completo. As poltronas são “space seats” muito mais espaçosos, maior é a distância entre os lugare, com muito mais espaço para as pernas além de portas USB e conexão para o iPod. As poltronas ainda possuem uma maior possibilidade de inclinação e orientamento; tudo para garantir mais privacidade e uma melhor vista das janelas.
Tudo não passa de um protótipo, mas algumas destas novidades já estarão à disposição dos passageiros da companhia em novembro de 2010. Um sonho de classe econômica, vocês não acham? Agora nos resta esperar que as idéias da Air New Zealand sejam imitadas pelas outras companhias e principalmente, nos resta verificar a diferença de preço entre um bilhete “economy” e um “premium economy”…
Viajandaun
Aeronave da FAB se prepara para decolar em Fernando de Noronha |
"Um ataque não é a teoria principal no momento", disse Anthony Glees, diretor do Centro de Estudos de Segurança e Inteligência da Universidade de Buckingham, no Reino Unido. Uma fonte de segurança ocidental, que se negou a ser identificada por não ser autorizada a falar à imprensa disse, sem dar maiores detalhes, que por enquanto o desastre está sendo visto como acidente.
As autoridades estão perplexas, sem entender como um avião moderno pode ter caído no mar sem dar a sua equipe de três pilotos experientes tempo para enviar um pedido de socorro.
"O sentimento é de estranheza. Muitas pessoas acham que não se pode excluir a hipótese de terrorismo, mas não encontramos nada que substancie essa idéia", disse Claude Moniquet, do Centro Europeu de Inteligência Estratégica e Segurança, um instituto de estudos com sede em Bruxelas.
A Air France e o governo francês vêm dizendo que o mau tempo e a turbulência provavelmente provocaram o desastre ocorrido no vôo que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, mas não excluíram outras causas possíveis, incluindo o terrorismo.
As especulações sobre uma bomba se devem à notícia de que em 27 de maio, quatro dias antes da queda do avião, a Air France recebeu um telefonema anônimo avisando que uma bomba estava escondida num avião que partiria de Buenos Aires.
Um porta-voz da companhia aérea disse que o avião foi revistado, não foi encontrada nenhuma bomba, e o avião decolou com uma hora e meia de atraso. O porta-voz acrescentou que alertas desse tipo são relativamente comuns.
Uma fonte da Polícia de Segurança da Aeronáutica, na Argentina, disse que as autoridades francesas não pediram informações adicionais sobre a ameaça de bomba de 27 de maio.
Um juiz foi encarregado de realizar uma investigação de rotina sobre a ameaça de bomba. Uma fonte no tribunal que conduz a investigação disse que até agora os esforços para rastrear o telefonema em que foi feita a ameaça de bomba não renderam resultados.
As fontes disseram que um homem anônimo telefonou para um escritório da Air France no centro de Buenos Aires, não para o escritório da empresa no aeroporto, na manhã de 27 de maio, e perguntou sobre o horário de partida de um vôo da Air France. Então disse "há uma bomba nesse avião", e desligou.
Analistas de segurança acreditam que as agências de inteligência que monitoram sites na internet e interceptam telefonemas teriam captado algum comentário sobre o incidente entre grupos e redes como a Al Qaeda, se essas organizações fossem responsáveis.
Os sites usados por grupos filiados à Al Qaeda e que são monitorados por jornalistas da Reuters não divulgaram mensagens sobre o assunto.
Moniquet disse que sua organização não encontrou nada nos sites de extremistas. O Grupo de Inteligência de Sites, que monitora terrorismo e tem sua sede nos EUA, também informou não ter visto "nada relevante".
Uma reivindicação de responsabilidade, quer seja espúria ou genuína, normalmente é feita após a derrubada criminosa de um avião.
Philip Baum, da Aviation Security International, disse que a ausência de reivindicação de autoria não é sinônimo de ausência de ação criminosa.
"Mas seria extremamente incomum que não fosse feita qualquer ameaça anterior específica contra a aeronave ou contra essa rota em geral. E o fato de não ter sido feita nenhuma reivindicação de autoria imediatamente após o ataque tende a reduzir a probabilidade de ação criminosa."
"Em última análise, precisamos ter acesso aos destroços do aparelho", disse Chris Yates, da Jane's Aviation. "Se estamos falando de um artefato explosivo, então, mesmo que os destroços tenham passado tempo considerável mergulhados na água, ainda haverá evidências físicas que indicarão o que foi."
O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
terra
A Air Berlin, a segunda linha aérea na Alemanha por tamanho e carga de trabalho (A Lufthansa é a primeira), acaba de receber o prêmio Business Travel Award 2010 na categoria de Melhor Companhia Aérea em de curto alcance, estando à frente da poderosaBritish Airways e a IMC.
O júri, composto por um grupo de jornalistas e especialistas em viagens.
Segundo o Jornal de Turismo, a Webjet está com uma promoção para compras até 8 de fevereiro. A matéria cita passagens promocionais em várias rotas da Webjet.
Até hoje a Webjet não sabe usar o seu site ou o seu Twitter para divulgas suas promoções. Existem algumas tarifas muito boas, mas elas e principalmente suas regras não são colocadas de forma clara, um problema crônico, e com destaque devido para ganhar o consumidor. A parte gráfica do site (que sofreu mudanças recentemente) parece ser mais importante do que os preços que ela pratica.
Lembrando ainda que essa cia foi uma das poucas que não pararam de ter tarifas com preços acessíveis mesmo em datas mais próximas às dos vôos, já que o discurso da Azul, Gol e Tam (muito semelhante por sinal) foi de promoções somente para quem compra com boa antecedência.
Será necessário a Ryanair comprar uma parcela da Webjet para ela aprender usar o que ela já tem? Enquanto uns fazem festa e divulgam no megafone qualquer pseudopromoção, outros não sabem divulgar nem uma boa promoção.
Aquela Passagem
O Yuneec e430, com capacidade para dois ocupantes, deverá ser o primeiro avião elétrico produzido em série a chegar no mercado. O aparelho deve começar a ser comercializado em 2011 por aproximadamente 165 mil reais. O Yuneec é uma aeronave de grande envergadura capaz de funcionar como um planador, sem propulsão, por um bom período de tempo. |
A empresa responsável pela construção do avião afirma que o custo da hora de voo não ultrapassa os cinco reais. A autonomia de voo depende da configuração das baterias e pode alcançar até 2,5 horas (ou 230 km) com uma velocidade máxima de 150 km/h. O projeto futuro do aviãozinho contempla o uso de painéis solares em suas asas para aumentar sua autonomia.
MOSCOU, 3 de fevereiro (Reuters) - A Rússia atrasou ainda mais as primeiras entregas do jato Superjet 100, o primeiro avião de passageiros desenvolvido no país desde a queda da União Soviética, afirmou o chefe empresa que constroi a aeronave nesta quarta-feira.
Alexei Fyodorov, chefe da United Aviation Corporation (UAC), controlada pelo governo russo, disse a repórteres que as entregas serão adiadas para a segunda metade de 2010 ante previsão anterior do primeiro semestre. O prazo inicial era até o fim de 2008.
"Estamos agora conversando com a Aeroflot e outros clientes do Superjet para trabalhar com uma nova agenda de entregas", explicou Fyodorov.
A UAC é dona da Sukhoi - mais conhecida por fabricar caças militares - que está desenvolvendo o Superjet 100 em parceria com a italiana Finmeccanica, grupo italiano de defesa aeroespacial.
Fyodorov havia culpado inicialmente os motores pelo atraso, que estão sendo produzidos pela russa Saturn com a francesa Safran, enquanto a francesa Thales desenvolve a aviônica do modelo.
Cerca de 100 aviões foram encomendados e a companhia aérea russa Aeroflot é a primeira na fila de espera.
O Superjet é um jato regional com capacidade para entre 75 e 95 passageiros. Nos mercados internacionais ele concorrerá com modelos da brasileira Embraer e da canadense Bombardier, que dominam o mercado.
O Globo