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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Boeing e Airbus prevêem retoma do tráfego aéreo mundial em 2010


Dubai, Emirados Unidos, 16 Nov (Lusa) - As construtoras aeronáuticas Airbus e Boeing prevêem uma retoma do tráfego aéreo de passageiros no mundo em 2010, a acompanhar uma melhoria da conjuntura económica mundial, ambas indicaram no Salão aeronáutico de Dubai.

As companhias aéreas deixaram de adiar os pedidos para entrega, disse o responsável das operações da europeia Airbus, John Leahy no "show" (mostra de aviões) do Dubai.

A Boeing julga que o crescimento económico esperado em 2010 ajudará as companhias aéreas a reequilibrar os balanços, considerou por seu lado Randy Tinseth, vice-presidente do marketing do ramo comercial da Boeing, numa conferência de imprensa.

Visão

Governo indiano oferecerá US$ 170 mi para companhia aérea estatal

O Governo indiano oferecerá 8 bilhões de rúpias (US$ 170 milhões) à companhia aérea estatal Air India, anunciou neste sábado o ministro de Aviação Civil, Praful Patel.

Segundo Patel, citado pelas agências "PTI" e "Ians", a contribuição será feita em dezembro e está condicionada à redução de custos pela companhia, que o Executivo acompanhará mensalmente.

"Acompanharemos as medidas de redução de custos e aumento da receita e, sobre essa base, decidiremos sobre futuras injeções de capital", acrescentou o ministro.

A Air India registra neste ano fiscal (que começou em 1º de abril) perdas de 55 bilhões de rúpias (US$ 1,18 bilhão), que se somam aos 72 bilhões de rúpias (US$ 1,55 bilhão) do ano anterior.

A companhia teve nos últimos meses problemas para pagar seus empregados, que ameaçaram fazer greve se houver cortes em seus incentivos.

Com os prejuízos acumulados pela redução de passageiros, devido à crise do setor, o Governo exigiu que a Air India baixe seus custos em 20 bilhões de rúpias (US$ 430 milhões) até o final do ano fiscal, que acaba em abril de 2010.
Desástres Aéreos

Imagens mostram furto de laptops em Cumbica

Criminosos se aproveitam da distração de passageiros.
Polícia diz que acontecem dois casos por semana no terminal.


Câmeras de segurança registraram a ação de ladrões dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Dois peruanos foram presos em flagrante, furtando computadores portáteis. De acordo com a polícia, dois casos em média são registrados a cada semana em Guarulhos.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1378580-5605,00-IMAGENS+MOSTRAM+FURTO+DE+LAPTOPS+EM+CUMBICA.html

Imagens mostram que os ladrões chegam ao Aeroporto de Guarulhos, bem arrumados e de terno.

Eles entram em um restaurante e um deles sai com uma maleta com um computador portátil. A dupla entra em um táxi, mas é presa pela polícia.

A vítima foi um rapaz, de 23 anos, que mora em São Luiz, no Maranhão. Ele só descobriu que o computador havia sido furtado quando ouviu o próprio nome ser anunciado no sistema de som do aeroporto.
G1

GOL 1722 - SAO PAULO / SANTARÉM


Saiu ontem a noite e até o presente momento não chegou em Santarém.
Contato Radar

Problemas com A380 da Qantas



Na sexta-feira passada, um A380 da Qantas que voava de Sydney para Los Angeles foi obrigado a desviar sua rota após ter problemas com uma bomba de combustível.

O desvio pode não ter conquistado muita atenção, exceto que o cantor John Mayer estava a bordo do vôo, e ele aproveitou a oportunidade para desabafar suas frustrações via Twitter.

Mas problemas mecânicos com o A380 não são novas.

A Singapore Airlines, a primeira a voar o A380, também teve alguns problemas com sua aeronave por um tempo, devido a falhas da bomba de combustível.

O A380 está sendo pilotado por três companhias: Cingapura (10 jatos), a Emirates (5), e Qantas (4).

E duas novas transportadoras estão prestes a começar a voar o grande jato.

Air France começará seus primeiros voos comerciais com o avião dia 23 de novembro de Paris a Nova York-JFK. E no Ano Novo, a alemã Lufthansa também vai inaugurar seus vôos.

Qantas é atualmente a única companhia aérea a voar o A380 em Los Angeles. No entanto, a Emirates também trouxe o A380 para Los Angeles quando lançou novo serviço entre Dubai e Los Angeles.
Aeroblog

Lula não voa em avião com reverso pinado



O comandante da Aeronáutica disse que o avião que transporta o presidente Lula não decola, se tiver com um dos reversos pinado, como ocorreu com o airbus da TAM que sofreu acidente em São Paulo. Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, Juniti Saito afirmou que a norma vale apenas para o caso do presidente da República.

Já o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse no Senado que o governo vai exigir que as companhias aéreas aumentem o espaço entre as cadeiras nos aviões. E lembrou que, com um metro e noventa de altura, não tem o menor conforto nas viagens aéreas.
O maior acidente da aviação brasileira, ocorrido no dia 17 de julho de 2007, matou todos os tripulantes e passageiros do vôo da TAM.
12 HORAS AÉREA

Solange Vieira garante festas de final de ano sem apagão aéreo nos aeroportos


A presidente da Anac, Solange Vieira, garantiu hoje que não existe risco da repetição dos "apagões" aéreos registrados nos principais aeroportos do país durante o período de festas de final de ano, em temporadas passadas.

" Vivemos um momento completamente diferenciado e mesmo com o crescimento no volume de passageiros registrados nos últimos meses estamos tomando providência para garantir um final de ano dos mais tranquilos aos passageiros durante as festas. Já solicitamos às empresas aéreas informações sobre voos extras e também a planilha com operações durante os períodos de pique", explicou.

MERCADO E EVENTOS

Know how é argumento dos EUA na venda de caças ao Brasil

Em português o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Brasil, Thomas White, existem três boas razões para o país optar pela compra dos caça-militares F-18 fabricados pela americana Boeing. A mais importante, de acordo com Thomas White, é o "know how" norte-americano no segmento bélico. Na opnião dele, se o acordo não for fechado, o Brasil vai perder uma boa oportunidade.

terra

Air Canadá registra lucro líquido de CD$277 milhões


A Air Canadá reportou um lucro líquido de CD$277 milhões no terceiro trimestre de 2009, que incluiu ganhos de CAD$295 milhões com câmbio de moeda estrangeira. No terceiro trimestre de 2008 a empresa registrou um prejuízo líquido de CAD$132 milhões, que incluíram perdas de CAD$87 milhões com câmbio de moeda estrangeira.

Fusão Iberia-British Airways cria novo colosso na aviação europeia


A fusão acordada entre a Iberia e a British Airways criará uma nova companhia com 419 aeronaves, mais de duzentos destinos, cerca de 60 milhões de passageiros por ano e receitas conjuntas de 15 mil milhões de Euros.

Será a segunda companhia aérea europeia em termos de capitalização bolsista (4,9 mil milhões de Euros) e a terceira em receitas, sendo detida a 55 % pela British Airways e a 45 % pela Iberia.

"A fusão vai criar uma companhia aérea europeia forte, capaz de competir no século XXI", afirma Willie Walsh, CEO da British Airways, que será também CEO da nova companhia (director executivo), enquanto António Vazquez, presidente da Iberia, será também presidente ("Chairman") da companhia resultante da fusão, que será cotada na Bolsa de Londres. Para Vazquez, trata-se de "colocar as fundações do que será uma das mais importantes companhias aéreas do mundo, uma verdadeira companhia global".

Apesar da fusão, serão mantidas ambas as marcas, Iberia e British airways, detidas por uma nova empresa, a "holding" TopCo, cujos accionistas serão os accionistas das duas companhias. A TopCo terá sede social e fiscal em Madrid, sede financeira e operativa em Londres, e um conselho de administração composto por 14 membros, com cada uma das companhias a eleger sete.

A estimativa é que a fusão permita poupanças de cerca de 400 milhões de Euros por ano, com a maioria dos analistas a alvitrar que ambas as companhias serão alvo de "emagrecimento" de recursos humanos, especialmente no que toca aos sectores comerciais e de manutenção, alvos das maiores sinergias. Já um porta-voz da British Airways prefere sublinhar que a maioria das poupanças será obtida através da partilha de recursos informáticos. A fusão tem conclusão prevista para o final de 2010, não se esperando mudanças significativas no serviço de cada uma das companhias nos próximos meses.

Necessária é, ainda, aprovação da fusão pela União Europeia, e a Iberia pode abandonar a fusão caso não se atinja uma solução satisfatória para o fundo de pensões da British Airways, que de há vários anos a esta parte tem representando uma responsabilidade financeira elevada. O acordo preliminar agora alcançado surge após mais de um ano de negociações, assumidas publicamente pelas duas companhias desde Julho do ano passado. A fusão é indissociável do contexto de crise que a aviação mundial atravessa, sendo encarada como forma de a ultrapassar para duas companhias a braços com prejuízos elevados.

A ibéria registou prejuízos recorde de 72,8 milhões de Euros no segundo trimestre deste ano, e de 16,4 milhões no terceiro trimestre, acumulando perdas de 182 milhões até Setembro. A British Airways anunciou na semana passada mais uma vaga de despedimentos, e perdas de 217 milhões de Libras no primeiro semestre, mais de 240 milhões de Euros.

Turisver

Fim do F-X2 parte 2, a missão?


Lula e Sarkozy 14-11-09- foto Ricardo Stuckert - sec de imprensa - presidencia da república

Mais uma vez, Presidente Lula cita acordo de caças em declaração conjunta, ao lado do Presidente Sarkozy

O áudio da declaração conjunta pode ser ouvido diretamente no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República (clique no link ao final da matéria para acessar), de onde também se pode baixar um texto em word, do qual destacamos o trecho abaixo:

“Mas a verdade é essa, é que Brasil e França sempre foram muito parceiros, sempre se gostaram muito, muitos franceses vão ao Brasil, muitos brasileiros vem a Paris, ou seja… Mas nós nunca levamos muito a sério a relação entre o Estado francês e o Estado brasileiro. E o presidente Sarkozy, ao tomar posse, deu um passo gigantesco para consolidar essa que era uma boa amizade política, cultural, sabe, em uma relação profissional entre o Estado francês e o Estado brasileiro. Ou seja, além de sermos amigos, nós precisamos ter um pensamento estratégico para os próximos 50, 100, ou quem sabe, para o século XXI inteiro.

E começamos a estabelecer nessa ideia da estratégia entre França e Brasil os acordos do submarino, os acordos dos helicópteros, os acordos dos aviões caça, que mantém os mesmos princípios que nós acordamos em Brasília. Todo mundo sabe que essa não é uma coisa simplista, é uma coisa complicada e que nós temos concorrentes e que, portanto, nós temos que conversar com muito jeito. Mas mais importante, e esse, presidente Sarkozy, me permite lhe dizer uma coisa aqui: a França é o único país da Europa que pode orgulhosamente dizer que tem 700 quilômetros de fronteira na Amazônia com o Brasil. É um privilégio extraordinário ao mesmo tempo ser um país europeu e um país amazônico.”

FONTE / FOTO (R. Stuckert): Presidência da República – Secretaria de Imprensa

NOTA DO BLOG 1: a foto em que o presidente francês aparece sorrindo foi uma escolha deste editor.

NOTA DO BLOG 2(poder aéreo): se já há acordos para aviões de caça, para que serve exatamente o relatório em preparação pela FAB para o programa F-X2? Há quem diga que serve para pressionar os franceses por redução dos preços e melhoria da proposta. Há quem diga que não serve para nada. Para relembrar os fatos de pouco mais de dois meses atrás, clique nos links abaixo e formule aqui sua própria opinião.

poder aéreo

AVIÃO DA AEROSUR FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM TUCUMAN, ARGENTINA


Às 16:07 (hora local) de hoje (13), o voo 5L-211 da Aerosur decolou do Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, na Argentina, para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Mais tarde, a aeronave apresentou uma falha em um de seus motores e seu comandante solicitou autorização para um pouso de emergência no Aeroporto Benjamin Matienzo, em Tucuman. Por volta das 18 horas, depois de passar alguns momentos de angústia, o Boeing 737 pousou em segurança.

O vicecomodoro Manuel Izquierdo Vázquez, diretor do aeroporto, confirmou o pouso de emergência da aeronaves da Aerosur. Ele observou que os mecânicos da companhia aérea boliviana estavam avaliando se o avião poderia continuar a viagem ou se o voo teria que ser cancelado.

O Blog aeropuertotucuman.blogspot.com, informou que o avião transportava 51 passageiros e 8 tripulantes, e uma perigosa carga de extintores de incêndio.
IFR Online

URGENTE - DOAÇÃO DE SANGUE E PLAQUETAS PARA O DIRETOR DE YIELD TAM



Amigos, o diretor de Yield/Pricing da TAM, o Christian Moldan, está internado em estado grave na UTI do hospital Nove de Julho (SP) com quadro de leucemia.


Infelizmente, o número de doadores de sangue e plaquetas ainda está muito baixo e ele corre risco de morte. Por isso, quem puder, por favor, siga as instruções abaixo e ajude a salvar a vida dele.

ONDE FAZER A DOAÇÃO

Hospital Nove de Julho
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 613 – Cerqueira César
Fone: (11) 3147-9999
Paciente: Christian Moldan
Segunda à sexta, das 8 as 17h30; sábados, das 08 às 13 horas.

ESTACIONAMENTO GRÁTIS
Edifício Blue Tower
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 707

Ajudem também a levar esse pedido a outros amigos e a outros fóruns.
IFR Online

O dilema de um bilionário


Sebastian Piñera: Com a promessa de erradicar a pobreza do país, ele tem 37% das intenções de voto
Falta apenas um mês para a eleição presidencial do Chile, mas antes disso o país deverá ser palco de um meganegócio. O bilionário Sebastian Piñera, que é dono da empresa de aviação LAN e candidato pela Renovação Nacional, divulgou um comunicado na terça-feira 10, anunciando que pode diluir o comando acionário de seu grupo, chamado de Axxion, vendendo uma quantidade não declarada de papéis no mercado.

Piñera lidera com folga as pesquisas de opinião. ele tem 37% das intenções de voto e plenas chances de encerrar o reinado de 20 anos da Concertação, uma coalizão que reúne vários partidos de centro-esquerda e à qual pertence a presidente Michelle Bachelet. Na reta final de campanha, ele sofre um bombardeio - a oposição o acusa de ser um Silvio Berlusconi chileno, que misturaria o poder econômico e político. E é esse rótulo que ele quer evitar. "As empresas já são tão grandes que não precisam mais dele no comando direto", disse à Dinheiro Guillermo Holzman, professor de Ciências políticas da universidade do Chile.


Aos 59 anos, Piñera é o homem mais rico do país, com patrimônio estimado em us$ 2 bilhões. além da LAN, marca que substitui a Lanchile, ele é dono da rede de televisão Chilevisión, do clube de futebol Colo-Colo e possui participação em financeiras, bancos e construtoras. Sua candidatura tem apoio quase explícito do governo dos Estados unidos. "ele seria uma resposta ao bolivarianismo que cresce na América do Sul", avalia o consultor Ruy Schneider, que acaba de voltar de uma viagem de negócios a Santiago. E a decisão de diluir o controle acionário, criando uma empresa sem dono, é uma resposta às pressões que ele sofre do governo de Bachelet.

O palácio de La Moneda já havia enviado ao Congresso um projeto que o obrigaria a se desfazer de boa parte dos seus ativos. "O que queremos é que não haja conflitos entre o interesse público e a riqueza privada", declarou o ministro José Antonio Viera-Gallo. em resposta, Piñera prometeu não só pulverizar seu grupo como também criar um blind trust - um fundo no qual ele não teria nenhuma ingerência - para administrar sua fortuna pessoal.
Rumo ao Brasil: a empresa poderá operar voos locais, associada à Morro Vermelho, do grupo Camargo Corrêa


Rumo ao Brasil: a empresa poderá operar voos locais, associada à Morro Vermelho, do grupo Camargo Corrêa
Ao mesmo tempo que Piñera estuda sair da LAN, a companhia aérea, a maior da América Latina, quer entrar no Brasil operando linhas locais. Em abril, durante uma visita do presidente lula ao Chile, o presidente da empresa, Jorge Awad, manifestou seu plano de explorar o transporte de passageiros no Brasil. "É uma prioridade no curto e médio prazo", disse Awad, à época, aos jornalistas brasileiros. "Mas precisamos que o presidente apresse o projeto de lei que estabelece que o capital estrangeiro passe do atual limite de 20% para 49%." atualmente, a LAN já é uma das principais investidoras da Absa, empresa de transporte de cargas com sede em Campinas. a LAN Chile detém 20% das ações ordinárias e 100% das preferenciais da companhia, que tem ainda os sócios brasileiros Norberto Jochmann e Talito Endler. seguindo essa linha, nas últimas semanas aumentaram os rumores de que a aérea chilena estaria negociando com a morro Vermelho, uma empresa de táxi aéreo que pertence ao grupo Camargo Corrêa. Na agência nacional de aviação Civil (Anac), ainda não consta nenhum pedido formal da LAN, mas os técnicos admitem que é só esperar pela aprovação da lei para que a companhia desembarque por aqui.Mas sem Piñera na cabine de comando.
Isto É Dinheiro - SP

Ricardo Murad aluga aeronaves por R$ 1,2 mi para transportar 'enfermos'


O secretário de saúde, Ricardo Murad, alugou um helicóptero e um avião a título de, vejam bem, ?fazer operações de transporte aéreo público de enfermos no Estado do Maranhão?. Isso mesmo, de agora em diante os nossos enfermos serão transportados rapidamente para um centro mais avançado.

E mais rapidamente ainda o nosso glorioso secretário poderá sobrevoar o imenso Maranhão, como exige o pouco tempo que resta até abril, quando por lei é obrigado a deixar a secretaria. Poderá também atender aos pedidos dos prefeitos e transportar quem quiser a seu bel prazer.

As duas aeronaves foram alugadas exatamente por quatro meses ao preço de R$ 1,2 mi e não possuem equipamentos que possam compará-la a uma UTI no ar, como seria mais recomendável para os casos mais graves que exigem o transporte aéreo.
Jornal Pequeno - MA

Aparelho está desativado VOR



O VOR, aparelho que funciona por frequência de rádio e ajuda os aviões nos procedimentos de pousos e decolagens
no Aeroporto de Joinville, está desativado. O superintendente Sérgio Santiago confirma que ele está inoperante, mas não sabe precisar há quanto tempo. "Há algum tempo ele vem apresentando problemas", disse.

A informação chegou à redação de "A Notícia" por e-mail, como sugestão de pauta de um leitor. O VOR é um aparelho de auxílio à navegação que opera em VHF nas frequências de 108.00 até 117.95 MHz.

Segundo Santiago, o aparelho não atrapalha as operações das aeronaves porque a maioria já opera por GPS. "Esse é um equipamento antigo, da década de 50. Em breve, ele deve cair em desuso", disse.

Em sites sobre aviação, o VOR é identificado como o meio de navegação mais utilizado em todo o mundo, mas que vem sendo substituído pelo GPS. O ILS, equipamento que dá mais precisão e segurança aos pilotos, poderia substituir o VOR problemático do Aeroporto de Joinville. Ele custaria R$ 3,5 milhões.

O superintendente diz que esta não é a primeira vez que o equipamento tem problemas. "É um equipamento eletrônico que está sujeito a falhas", explicou Santiago.



CRONOLOGIA
2 DE ABRIL
Na Fatma, é protocolado pedido para corte de árvores no entorno do Aeroporto de Joinville.
14 DE ABRIL
Fatma libera poda de árvores que ameaçam operações de pouso e decolagem.
8 DE MAIO
Fundema diz que corte e poda de árvores começam em 30 dias.
25 DE JUNHO
Fatma e Fundema não se entendem sobre a necessidade de notificação dos proprietários dos terrenos para corte das árvores.
26 DE JUNHO
Prefeitura declara área no entorno do aeroporto de utilidade pública.
17 DE JULHO
Fundema lança edital para o corte das árvores.
19 DE JULHO
"AN" mostra que não são só as árvores que dificultam as operações no Aeroporto de Joinville. Outros problemas são a falta de bombeiros e o nevoeiro e as chuvas.
6 DE AGOSTO
Nenhuma das 18 empresas que retiraram o edital para o corte das árvores preenche os requisitos exigidos pela Fundema.
12 DE SETEMBRO
Fundema anuncia mudanças no edital para facilitar contratação da empresa que cortará a vegetação.
22 DE SETEMBRO
Anac determina restrições às operações no Aeroporto de Joinville.
25 DE SETEMBRO
Começa o corte das árvores no aeroporto.
5 DE NOVEMBRO
Suspenso corte das árvores por causa de conflito com os moradores.
14 DE NOVEMBRO
Retomada do corte pela empreiteira Kalb.
A Notícia - SC

DECOLAGENS LIVRES À VISTA,...Será o fim da novel mexicana?


O dia será decisivo para o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville. Hoje, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) vão vistoriar a área em que o terminal está instalado. O objetivo é conferir se as árvores de mais de 27 metros que atrapalhavam os pousos e decolagens não são mais obstáculos às operações.

No sábado, a empreiteira Kalb recomeçou o corte na cabeceira 15 da pista, próximo ao rio Cubatão. Cerca de 70% dos 117,5 mil m² já foram cortados.

O trabalho foi retomado depois que os moradores Ruth e Laudônio Paradela autorizaram o acesso à sua propriedade, na sexta-feira pela manhã. "Eles cortaram as árvores mais altas no sábado. Agora, falta pouco", disse Laudônio.

Desde 22 de setembro, o Aeroporto de Joinville está trabalhando com restrições para pousos e decolagens à noite e em dias de chuva. Como resultado, a TAM suspendeu o voo noturno com destino a Congonhas. A Gol chegou a retirar uma frequência em função da determinação da Aeronáutica, mas retomou as operações assim que o horário de verão entrou em vigor.

De acordo com o superintendente do aeroporto, Sérgio Santiago, o resultado da vistoria deve sair hoje mesmo. A visita foi solicitada pela Infraero no começo da semana. "Fizemos todo o trabalho para que os técnicos viessem o mais rápido possível", disse.

Além das árvores, que tiveram o corte suspenso no dia 5 de novembro, outra restrição ao pousos e decolagens são postes em um clube de futebol no entorno do aeroporto. De acordo com Sérgio, eles têm mais de 5 metros de altura e estão em posição que atrapalha o movimento das aeronaves.

Apesar do acordo, na cabeceira 33 e nas laterais ainda há processo de negociação entre os moradores e a Prefeitura. Um grupo de 12 proprietários quer indenização por desapropriação indireta.
A Notícia - SC

R.R. Soares e seu King Air 350



O pastor R.R. Soares, que é fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus e apresenta o programa ``Show da Fé``, da Band, comprou por US$ 5 milhões [cerca de R$ 8,6 milhões] um avião turboélice King Air 350 com banheiro a bordo e capacidade para oito passageiros.
O Povo - CE

Aeroporto Internacional de Dubai: crescimento de dois dígitos em outubro


Dubai – O Aeroporto Internacional de Dubai cresceu na casa dos dois dígitos no transporte de passageiros e de cargas em outubro, na comparação com igual mês em 2008. O movimento de passageiros cresceu 11,7% em outubro, o quinto mês seguido em que o aeroporto apresenta crescimento de dois dígitos na comparação com o ano passado.

Passaram pelo aeroporto 3.496.366 passageiros em outubro de 2009, contra 3.130.333 passageiros no mesmo mês de 2008. Nos primeiros dez meses do ano passaram pelo aeroporto um total de 33,5 milhões de passageiros, aumento de 8,3% na comparação com igual período em 2008.

Após nove meses de pouco crescimento, o movimento de carga no aeroporto cresceu 17,7% em outubro, a primeira vez em 13 meses que ele cresce na casa dos dois dígitos, principalmente devido a reuniões, convenções e feiras em Dubai no último mês.

Passaram também pelo aeroporto 185.867 toneladas de carga em outubro, contra 157.968 toneladas em igual mês em 2008. De janeiro a outubro deste ano, o volume de cargas movimentadas no aeroporto alcançou 1,552 milhão de toneladas, contra 1,519 milhão de toneladas em igual período em 2008, um aumento de 2,2%.
Anba

Piloto morre em queda de avião em show aéreo na África do Sul

Um jato ex-militar caiu matando o piloto em um show aéreo na África do Sul

Na foto, a aeronave decolando pouco antes do acidente

A aeronave English Electric Lightning T5, prefixo ZU-BEX, explodiu depois de cair perto de uma Base da Força Aérea em Bredasdorp, na África do Sul, neste sábado (14).

O avião era operado pela Thunder City Aircraft Company na Cidade do Cabo, que oferece viagens cheias de emoção em jatos ex-militares.

O CEO da Thunder City, Mike Beachy Head, disse que o piloto relatou uma falha hidráulica e estava se preparando para ejetar pouco antes de cair.

Um espectador - que não quis ser identificado - disse que viu quando o avião caiu em espiral para o chão e depois desapareceu no mato. "Um segundo ou dois mais tarde eu vi um cogumelo grande de fumaça preta", disse o homem.

Anzelle Smit, porta-voz da Metro EMS (serviço de resgate), disse, depois de quase duas horas de buscas pelo corpo do piloto, que ele foi encontrado. "Ele foi encontrado fora do avião, não muito longe da base da Força Aérea", disse Smit.
Desástres Aéreos

Avião de pequeno porte cai na Califórnia e mata o piloto

O avião de pequeno porte Beechcraft A36 Bonanza, prefixo N17803, caiu sobre uma rodovia na Califórnia, nos Estados unidos, na tarde de sábado (14).

O piloto morreu na hora. O acidente aconteceu na populosa região de San Gabriel, perto de Los Angeles. Ninguém ficou ferido em terra.

O monomotor caiu numa autoestrada e pegou fogo. Os bombeiros apagaram o incêndio e interditaram a pista.
Desástres Aéreos

General Electric alia-se a empresa chinesa

A norte-americana General Electric (GE) vai aliar-se à chinesa Aviation Industry (AVIC) para comercializar sistemas eletrônicos para aviões comerciais, incluindo o jato C919 com que a China quer competir com os gigantes Boeing e Airbus.

O objetivo é lançar, até meados de 2010, uma nova empresa sediada na China, uma parceria em que a GE fornecerá motores, partes e sistemas para as atuais aeronaves comerciais e militares, enquanto a AVIC fornecerá componentes electrônicos para futuros projetos de aviões comerciais.

O acordo permitirá a criação de 200 postos de trabalho nos Estados Unidos, disse hoje (16) em Pequim Lorraine Bolsinger, presidente da GE - Sistemas de Aviação, durante o anúncio da parceria que coincidiu com a primeira visita do presidente norte-americano à China.

Monomotor aborta decolagem e fecha aeroporto no Rio Grande do Sul

Um problema durante a decolagem de um mononomotor de uma empresa de táxi aéreo, nesta segunda-feira, fechou o Aeroporto Internacional Salgado Filho - para pousos e decolagens -, em Porto Alegre, por aproximadamente 2 horas.

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Monomotor tem problema e interdita pista em aeroporto no Sul

Monomotor interdita pista em aeroporto no Sul

O incidente, registrado por volta das 7h55, fez com que o piloto abortasse a decolagem. Com isso, a aeronave ficou parada em uma das pistas do aeroporto, bloqueando todas as operações.

Segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), pequenas partes do monomotor caíram na pista e técnicos do aeroporto realizaram uma limpeza no local para que a pista fosse liberada.

Onze pousos e 10 decolagens estão atrasados e dois voos foram cancelados. O aeroporto foi reaberto por volta das 9h40.

Duas pessoas estavam na aeronave e não tiveram ferimentos. A Infraero não soube informar o que aconteceu com a aeronave.

último Segundo

Aerolíneas se compromete com o turismo argentino


Durante a abertura da FIT América Latina 2009, o gerente geral da Aerolíneas Argentinas, Mariano Recalde, falou sobre o comprometimento da companhia aérea com o turismo do país. A intenção foi de dar uma resposta aos agentes de viagens argentinos após a reestatização da empresa.

“A Aerolíneas Argentinas vai ser um instrumento para o desenvolvimento do turismo em diversas regiões do país”, disse Recalde, quando chamado ao palco pelo presidente da FIT.

O executivo também falou sobre o retorno de rotas diretas com o Brasil. “Vamos seguir voando não só com as rotas rentáveis, mas temos também um plano de mercado para cobrir rotas importantes com voos diretos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Trabalhamos com todos os atores e a Aerolíneas será sócia do desenvolvimento do turismo nacional. Estamos trabalhando para isso”, disse Recalde.

JT

Fluxo no aeroporto aumenta 41%

O número de passageiros do transporte aéreo em Bauru voltou aos patamares de 2002, com cerca de quatro mil embarques e desembarques por mês. Quem mostra isso é o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).

Explica-se: depois da volta da concorrência, com a operação em setembro da Passaredo em conjunto com a Pantanal, o número de embarques e desembarques cresceu 41%. Foram 3.319 passageiros em setembro e 4.677 em outubro no aeroporto Moussa Tobias (Bauru-Arealva). Em 2002, só a TAM/Pantanal (na época atuavam em parceria) operavam três voos para Congonhas e dois para Guarulhos do Aeroclube.

O especialista em solados para calçados, Jackson Setti, 30 anos, é um dos que viajam mais para Bauru. “Moro em Santa Catarina e para mim é importante ter uma opção de transporte rápido para o Interior de São Paulo. Quanto mais concorrência é melhor para nós”, comenta.

Espaço para crescer
“Os passageiros são de todo o tipo: empresários, alunos de pós-graduação, pacientes de hospitais, entre outros. Há demanda pelo uso do avião”, afirma o gerente da Pantanal em Bauru e região, Antônio Antunes Rodrigues, que ocupa o cargo desde 2000.

Ele confirma o impulso. A Pantanal faz voos para São Paulo (Congonhas) com tarifa a partir de R$ 179. Já a Passaredo opera também em São Paulo (Guarulhos) com tarifa a partir de R$ 164. A Gol prevê se instalar, mas após homologação do voo por instrumentos.

avião com falha na pressurização retorna ao Galeão


Um avião da companhia aérea Webjet com falha na pressurização precisou retornar ao aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro (RJ), minutos depois de decolar nesta sexta-feira com destino à capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS). O piloto do vôo 6724, que faria escala em Curitiba (PR), detectou o problema na pressurização da aeronave e decidiu, preventivamente, não prosseguir viagem, informou a Webjet.

De acordo com a companhia, alguns passageiros que iam para Curitiba foram encaminhados imediatamente para outra empresa aérea para seguir viagem.

Já os que tinham como destino Porto Alegre e preferiram embarcar na manhã deste sábado, em outro voo da Webjet, irão receber auxílio alimentação e hospedagem em um hotel da região.