WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
sábado, 4 de setembro de 2010
Procura-se terrorista à bordo
Nova Delhi (Índia) - Um avião pertencente à companhia aérea de baixo custo IndiGo foi vítima de um alerta de terrorismo alguns momentos antes de aterrissar no aeroporto internacional de Nova Délhi (Índia) depois de um telefonema recebido pelas autoridades do aeroporto, indicando a presença de terroristas à bordo.
O avião, um Airbus A320, vôo 6E-309, que tinha feito a ligação entre o aeroporto regional Amausi Lucknow (Índia) e Io aeroporto internacional ndira Gandhi em Nova Deli, com um número de passageiros não informado, estava se aproximando do mesmo, quando as autoridades do aeroporto receberam um telefonema dando conhecimento a presença de terroristas nesta aeronave.
A aeronave pousou sem incidentes e foi orientada para a remota do aeroporto para uma busca em meio aos passageiros.
Nenhum terrorista foi encontrado, mas o autor do telefonema anônimo foi entretanto detido pela polícia, um homem chamado Raj Bajaj cujos motivos são ainda desconhecidos.
Companhia de leasing dos EUA adquire seis jatos Sukhoi Superjet 100
A financeira norte americana Willis Lease Finance Corporation, especializada em contratos de leasing de jatos comerciais, encomendou seis jatos Sukhoi Superjet (SSJ) 100/95 LR com uma opção para mais quatro unidades num acordo avaliado em US$300 milhões com a empresa Superjet International do Grupo Sukhoi.
A primeira aeronave está programada para ser entregue em setembro de 2012. Este é o segundo pedido de uma empresa internacional do Sukhoi SSJ100. O primeiro ocorreu durante o Farnborough 2010, com a venda de 30 unidades para a Pearl Aviation.
“O Sukhoi Superjet representa um significativo avanço no mercado de jatos regionais, e nós acreditamos que ele preenche uma necessidade por um transporte eficiente e adequado nos centros regionais menores,” disse Charles F Willis, Presidente e CEO da Willis Lease. “Baseado nos testes operacionais anteriores, o Sukhoi Superjet 100 pode ser apto a ter um índice de eficiência operacional de 10% ou mais sobre as aeronaves rivais da mesma categoria.”
cavok
Bombardeiro da Segunda Guerra Mundial encontrado no Canal da Mancha
Um bombardeiro alemão, que nunca chegou à costa durante a Batalha da Grã-Bretanha – derrubado em 26 agosto de 1940 – foi encontrado novamente.
“Um sonar geofísico de busca Sidescan encontrou um Dornier 17, conhecido como ‘Lápis Voador’, muito bem preservado”, disse um representante do Royal Air Force Museum, em Londres.
O avião, que serviu na Luftwaffe alemã durante a Batalha da Grã-Bretanha, foi um bombardeiro de médio alcance com cinco tripulantes. Era conhecido como Lápis Voador devido ao seu design extremamente elegante. O avião também carregava um canhão de 20mm, metralhadora 13 milímetros, e três metralhadoras de defesa de 7,9 milímetros. Essas armas protegiam cerca de 1.000 kg de bombas destinadas – neste caso – a um aeroporto militar na Inglaterra.
Um porta-voz do museu disse ao jornal Daily Mail que a aeronave está tão bem preservada porque ela realmente conseguiu pousar com segurança, após ter sido atingida. Mas, tendo pousado num banco de areia molhada no canal, afundou rapidamente, matando dois membros da tripulação. O piloto e os outros dois foram capturados.
Esforços estão em andamento para içar o avião e fazer-lhe um ponto focal de um novo display no museu sobre a Batalha da Grã-Bretanha.
poder aéreo
ANAC prorroga prazo da Resolução 113
A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC publica a Resolução 170 de 24/08/2010 de agosto, contendo emenda ao art. 16 da Resolução 113 de 22/09/2009. A emenda modifica o prazo para ajustes de contratos de áreas aeroportuárias de 22 de setembro de 2010 para 23 de setembro de 2011. A Câmara Técnica de Infra-Estrutura, criada no âmbito do Conselho Consultivo da ANAC, criou um Comitê Setorial para analisar o tema e propor ajustes á Diretoria da ANAC.
acecam
Airbus A380 pousa pela primeira vez no Aeroporto de Manchester
O primeiro Airbus A380 pousou no Aeroporto de Manchester no Reino Unido nessa quarta-feira, sendo visto por ansiados espectadores que aguardavam a chegada do gigante da EADS.
A aeronave foi a mais recente a ser entregue para a Emirates Airlines (prefixo A6-EDL), configurada com 427 assentos na classe econômica na cabine principal, 76 na classe executiva e 14 na primeira classe no andar superior. Nos controles da aeronave estava o Comandante britânico Gyles Stokes.
cavok
CAMPEONATO PAULISTA DE BALONISMO COMEÇA NESTE SÁBADO EM JACAREÍ
ifronline
Air France Express
A Air France planeja desafiar a Ryanair e a EasyJet e outros no seu próprio território.
Segundo Les Echos, a empresa francesa planeja criar sua própria filial de baixo custo para voos domésticos, com bases em Marselha, Nice e Toulouse.
O projeto, conhecido internamente como "Air France Express" poderia surgir no próximo ano.
le echos
Boeing prevê troca de aeronaves com valor estimado de US $ 700 bilhões.
A Boeing reiterou que espera que as companhias aéreas norte-americanas façam a recepção de cerca de 7.200 novos aviões nos próximos 20 anos, com um valor de cerca de US $ 700 bilhões.
A Boeing disse que as entregas novas aeronaves nos Estados Unidos e no Canadá será impulsionada pela necessidade de se aposentar os aviões mais antigos.
Três pneus estouram na aterrissagem de um avião em Taiwan
Os pilotos do Boeing 747-45E, prefixo B-16410, mantiveram o controle da aeronave e nenhuma das 248 pessoas a bordo se feriu.
O avião estava completando o percurso entre o Aeroporto Internacional Shanghai Pudong na China o Aeroporto Internacional Taipé Taoyuan (voo BR-701) e, ao pousar na pista 24, por volta das 09:40 (hora local), três pneus do trem de pouso principal esquerdo explodiram (por motivos ainda desconhecidos). O trem de pouso quebrou quando a aeronave começou a rodar para fora da pista de taxiamento S2.
desástres aéreos
Chance de morte em acidente é maior em empresas aéreas de países pobres, diz estudo
As chances de um passageiro morrer ao voar com uma companhia aérea de países emergentes, como China e Brasil, são sete vezes maiores do que em companhias de países desenvolvidos.
Ainda assim, o risco de um voo resultar em um acidente fatal em nações em desenvolvimento é de apenas um em dois milhões.
Os dados constam de um estudo do pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts) Arnold Barnett, publicado na última edição da Transportation Science, uma publicação trimestral especializada em transportes.
Para calcular os índices, Barnett dividiu a quantidade de acidentes aéreos com mortes ocorridos em cada país com ao menos 100 milhões de habitantes ou agrupamento de países menores entre 2000 e 2007 pelo total de voos ocorridos nessas regiões.
Empresas
No estudo, foram considerados os países de onde vem as empresas aéreas cujos aviões se envolveram os acidentes e não o país onde o acidente ocorreu.
Os resultados mostram que, nas empresas do grupo dos países ricos (que engloba EUA, Canadá, Japão, Israel, Austrália, Nova Zelândia, Europa Central e Ocidental), houve um acidente em que todos os passageiros morreram para cada 14 milhões de voos.
Entre as companhias aéreas países emergentes, grupo que agrega os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), Coreia do Sul e Cingapura, entre outros, onde o índice foi de um em dois milhões.
Embora a diferença em relação às companhias aéreas de nações desenvolvidas pareça expressiva, esse valor indica que, em teoria, um passageiro teria de voar uma vez por dia por 5,5 mil anos até morrer num acidente aéreo.
Nas nações pobres restantes, as chances de acidentes são de um em 800 mil.
Cerca de 200 milhões de voos foram registrados entre 2000 e 2007, dos quais aproximadamente cem resultaram em acidentes fatais.
Brasil
Na pesquisa, Barnett comparou os dados de acidentes de cada país com a média de dois grandes grupos em que foram alocados (um só com países do Primeiro Mundo e outro com as nações pobres ou em desenvolvimento).
Presente no segundo, o Brasil teve desempenho próximo à média do grupo. Dada a quantidade de voos ocorridos no país, a quantidade esperada de acidentes fatais era de 4,09. Mas foram registrados 4,73 acidentes.
O número é quebrado porque a fórmula leva em conta a porcentagem de passageiros mortos num acidente aéreo, e não o número bruto de acidentes com vítimas fatais.
Entre os Brics, só a Rússia teve desempenho proporcionalmente pior: houve 3,73 acidentes, quando se esperavam 2,02.
Já a Índia (com 0,87 acidentes contra 2,52 esperados) e a China (2,84 contra 8,35) ficaram bem acima da média do grupo.
Entre os países do Primeiro Mundo, os índices de acidentes por voo são uniformes, mas Israel e Japão, sem nenhum acidente registrado, se destacaram.
Das nações em desenvolvimento, a Nigéria, o grupo que comporta os outros países da África Subsaariana e a Indonésia têm os piores índices.
Comparados com estudos anteriores de aviação, os dados revelam que os números de acidentes aéreos com vítimas têm caído no mundo todo.
Dados de 1976 a 1986 compilados pelo próprio Barnett indicam que naquela época o índice de acidentes por voo era de 1 em 5 milhões no Primeiro Mundo e de 1 em 400 mil entre os países em desenvolvimento.
o globo
Iluminação impediu avião da Globo de pousar em SRN, diz governo
O jornalista Ernesto Paglia, que comanda a equipe,falou que ele estaria tendo a honra de pisar na terra do berço do homem americano e que seria de grande importância esta visita, pois estaria mostrando ao mundo as belezas tanto do Parque Nacional quando do município.
O avião que trazia a equipe pousou na manhã desta sexta-feira (43), vindo de Petrolina, onde a equipe passou a noite após o sorteio realizado ao vivo por Fátima Bernades no Jornal Nacional.
O deslocamento para São Raimundo Nonato só não aconteceu logo após o sorteio porque o aeroporto da cidade não está homologado para receber vôos noturnos.
O governo do estado do Piauí enviou nota ao Acessepiaui onde presta informações a respeito do pouso da aeronave do projeto JN no Ar, da Rede Globo, não ter acontecido em São Raimundo, cidade escolhida ontem, e sim em Petrolina, Pernambuco. A equipe de jornalistas da Globo chegou ao Piauí em um avião de pequeno porte.
De acordo com a nota, o aeroporto de São Raimundo está homologado para receber aeronaves de pequeno, médio e grande porte. "Desde a inauguração, em junho de 2009, a pista recebeu pouso de naves de grande porte, maiores que o Falcon utilizada pela Globo. Já houve pouso inclusive de Boeing", afirma.
"A cautela da Rede Globo em não pousar na quinta-feira à noite foi em razão da iluminação da pista, que está concluída, não ter recebido ainda a homologação definitiva das autoridades aeronáuticas", continua a nota.
A Coordenadoria de Comunicação diz ainda que a construção do Aeroporto Internacional de São Raimundo acontece em duas etapas. "Na primeira, foi feita a pista que permite pousos de aeronaves do porte de aviões como um Boeing 737 e AirBus 320. A segunda etapa é a construção da Casa de Passageitos, que deverá ficar concluída no primeiro semestre de 2011". informa.
Ainda de acordo com a nota, desde o momento em que a cidade de São Raimundo foi sorteada, a Secretaria de Transportes do Estado adotou providências para assegurar a tranqüilidade da presença da equipe da Rede Globo.
Leia mais: JN no Ar pousa em Petrolina ao invés de SRN
Lucro da Bombardier cai 27% e entrega de aviões tem retração de 57,5% no 2º trimestre
O lucro líquido do fabricante canadense de aeronaves Bombardier caiu 27% no segundo trimestre em relação a período equivalente do ano passado.
No período deste ano, o lucro foi de US$ 148 milhões e no ano passado havia sido de US$ 202 milhões.
Incluindo as divisões aeroespacial e de transportes, a receita caiu 16%, para US$ 4,1 bilhões. Na divisão aeroespacial, a diminuição foi de 17%, e o valor chegou a US$ 2 bilhões. As entregas de aeronaves no segundo trimestre também caíram para 46, bem abaixo das 80 registradas entre abril e junho de 2009. Porém o número de cancelamentos caiu para 12, de 80 um ano antes.
Na divisão aeroespacial, os pedidos somaram US$ 17,1 bilhões no fim do segundo trimestre, comparado aos US$ 16,7 bilhões registrados em 31 de janeiro.
aeromagazine
Queda de avião mata 2 deputados e 1 prefeito no México
Oaxaca (México), 3 set (EFE).- Seis pessoas, entre as quais estão dois deputados federais e um prefeito eleito, morreram hoje no estado mexicano de Oaxaca na queda do avião executivo em que estavam a bordo, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
As vítimas são os deputados Guillermo Zavaleta Rojas e Juan Huerta Montero; o assistente deste último, Rafael Leonel Rojas; o prefeito eleito da cidade de Santa Catarina Juquila, Joaquín Cortés; o presidente do Partido da Ação Nacional (PAN) no município, Francisco Cruz Santos; e o piloto da aeronave, Raymundo Manzano.
Contrariamente à informação divulgada nos primeiros momentos pelas autoridades da região, não estava entre os ocupantes do avião o prefeito de Huatuculco, Lorenzo Lavariega.
Zavaleta e Montero pertenciam ao governista Partido da Ação Nacional (PAN) e eram deputados pelos estados de Oaxaca e Guanajuato, respectivamente.
O acidente aconteceu por volta das 11h30 local (13h30 de Brasília) a cerca de 500 metros do aeroporto da cidade turística de Santa María de Huatulco, quando o avião Cesna proveniente de Atizapán de Zaragoza caiu e se chocou contra o solo.
Os políticos a bordo viajavam rumo à cidade turística de Huatulco para participar de um fórum internacional organizado por uma ONG, segundo informações do PAN.
Em nota, o partido lamentou as mortes e estendeu suas condolências às famílias das vítimas.
Membros dos bombeiros de Huatulco e da Defesa Civil foram ao local, enquanto equipes de legistas realizam o resgate dos corpos, explicou Rueda.
Este é o segundo acidente aéreo que acontece hoje em Oaxaca, onde esta manhã o piloto e copiloto de um helicóptero morreram quando a aeronave caiu sobre uma plantação de cana-de-açúcar no município de Tuxtepec.
epa
Notícias » Notícias TAM aborta decolagem para fazer manutenção em avião no PR
O avião que faria o voo JJ3330, entre Londrina (PR) e Guarulhos (SP), com escala em Curitiba (PR), abortou a decolagem nesta sexta-feira porque, segundo a companhia TAM, houve a necessidade de uma manutenção não programada.
Em nota, a empresa não detalhou as falhas detectadas no procedimento de decolagem, mas afirmou que os 75 passageiros que estavam a bordo foram reacomodados em outros voos da companhia ou receberam estadia em hotel e refeições para aguardar o voo de sábado.
terra
Pilotos de avião relatam fogo durante decolagem
Nova York (AE) - Os pilotos de um avião de carga da UPS que caiu ontem logo depois de decolar de Dubai (Emirados Árabes Unidos), aparentemente relataram que “uma luz de alerta indicativa de incêndio” estava acionada antes do acidente, ocorrido por volta das 20h locais, segundo informações preliminares obtidas pelo departamento local de aviação civil. Ainda não se sabe se o alerta de incêndio aparentemente mencionado pelos pilotos referia-se aos motores ou ao compartimento de carga da aeronave, um Boeing 747-400.
O avião de carga seguiria de Dubai para Colônia, na Alemanha. A agência de notícias WAM, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), citando a autoridade local da aviação civil, reportou que os “corpos de dois pilotos” foram encontrados na cena do acidente, mas a UPS não confirmou essa informação.
Um comunicado postado ontem no site da UPS diz que por volta das 20h (horário local) o Boeing 747-400 caiu após decolar. A empresa não confirmou se os pilotos, os únicos tripulantes da aeronave, estão feridos ou mortos. De acordo com as primeiras informações disponíveis, o avião teria caído perto de um entroncamento rodoviário a cerca de 15 quilômetros do Aeroporto Internacional de Dubai. Surgiram a seguir relatos segundo os quais a aeronave teria caído em um lugar desabitado.
A porta-voz da UPS, Kristen Petrella, disse ontem que o avião decolou após as 20h de Dubai. Ela apenas confirmou que o cargueiro levava dois tripulantes. Dois especialistas norte-americanos em aviação disseram que o Boeing 747 decolou e então tentou voltar ao aeroporto, quando o acidente aconteceu.
tribuna do norte
Nova Zelândia: Nove mortos em queda de avião de turismo
Um pequeno avião, no qual viajavam nove pessoas, sendo quatro estrangeiros, que iriam praticar paraquedismo, caiu neste sábado (04), no sul da Nova Zelândia. Ninguém sobreviveu.
Conforme informações do G1, a aeronave se incendiou logo após a decolagem do aeroporto Fox Glacier, que fica a cerca de 645 km ao sul de Wellington, a capital do estado.
Os turistas eram um irlandês, um britânico, um alemão e um australiano. Os nomes das nove vítimas ainda não serão divulgados e os corpos permanecerão no local do acidente até domingo, quando serão levados a um hospital para autópsia.
A polícia explicou que o avião é um modelo Fletcher, de motor de hélice, desenhado e fabricado na Nova Zelândia. (Diário Online)
diário do pará
Avião de carga cai em estrada de Dubai
DUBAI - Um avião Boeing 747-400 de carga, operado pela United Parcel Services Inc (UPS), caiu nesta sexta-feira em uma base aérea perto do aeroporto de Dubai depois de levantar voo. A autoridade da aviação civil dos Emirados Árabes Unidos afirmou terem sido encontrados os corpos dos dois tripulantes.
Funcionários do aeroporto de Dubai, o mais movimentado do Oriente Médio, não deram declarações de imediato, mas as informações sobre tráfego aéreo de seu website indicam que os voos não foram afetados pelo acidente. O Boeing se dirigia para Colônia, na Alemanha, informou a empresa.
Uma testemunha disse ter visto fumaça emergindo da base. Inicialmente, a TV Al Arabiya informara que a aeronave havia se chocado contra uma movimentada rodovia, mas relatos posteriores indicaram que o avião não caiu numa estrada.
Segundo testemunhas citadas pela TV Al Jazeera, de Dubai, a aeronave estava em chamas antes de se acidentar. A emissora afirmou que o acidente parece ter sido causado por falha técnica.
- Estou no local do choque, uma área deserta... perto da rodovia Dubai Al Ain, não na estrada - disse o correspondente da emissora por telefone.
o globo