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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Já está no ar a nova campanha da TRIP Linhas Aéreas



Criada pela Giovanni+Draftfcb. Depois da campanha de lançamento com o conceito “Tem Algo Diferente no Ar” para salientar os atributos e diferenciais da companhia aérea, nesta segunda fase a ideia é explorar os benefícios dos usuários de TRIP como rotas exclusivas, preços e serviço de bordo, com a campanha “Todo mundo tem um ótimo motivo pra voar de TRIP. Descubra o seu.”

portal da propaganda

Livro revela conversas entre pilotos do AirBus que caiu no Brasil


Publicação lançada na França traz falas não divulgadas pela investigação.
Avião caiu no Oceano Atlântico em junho de 2009, matando os 228 a bordo.


Capa do livro 'Erreurs de Pilotage - tome 5' (Foto: Divulgação)Capa do livro 'Erreurs de Pilotage - tome 5'
(Foto: Divulgação)

Um livro lançado nesta quinta-feira (13) na França revela novos trechos da gravação com os últimos momentos na cabine do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo em 2009 quando cumpria o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris.

Intitulado "Erreurs de Pilotage - tome 5" ("Erros de Pilotagem - volume 5"), a publicação da editora Altipresse é de autoria de Jean Pierre Otelli, especialista em aeronáutica, e traz a transcrição completa da conversa entre os pilotos, inclusive dos segundos finais antes de a gravação da caixa-preta ser cortada.

Segundo o relatório divulgado pelo Escritório de Análise e Investigações (BEA) da aviação civil da Françano final de julho, o registro em áudio se encerra às 2h14min26. No relatório, aparecem trechos da conversa entre os dois copilotos e o comandante da aeronave.

Segundo a degravação, o copiloto menos experiente, Pierre-Cedric Bonin, de 32 anos e com 2.936 horas de voo, diz que possui os comandos e descreve para o colega, o copiloto mais experiente, David Robert, de 37 anos e com 6.547 horas de voo, o que está fazendo. Isso continua após o retorno à cabine do comandante de bordo, Marc Dubois, de 58 anos e com quase 11 mil horas de voo.

O relatório indica que o copiloto com menos horas de voo estava no comando do Airbus da Air France quando os pitots (sensores) congelaram e a aeronave começou a cair no Oceano Atlântico em 1º de junho de 2009, deixando 228 mortos.

O livro lançado em francês inclui falas que são da casa de 2h14min, ou seja, dos segundos finais da gravação. Leia abaixo:

Comandante (Marc Dubois): Atenção! Erga o bico - Agora, tire!

Copiloto David Robert: Agora, tire!

Dubois: M... Vamos cair... Não é possível

Copiloto Pierre-Cedric Bonin: Mas o que está acontecendo? (fim da gravação)

A editora de "Erreurs de Pilotage" afirmou que, no momento, não há perpectiva para lançar uma versão do livro em português.

Tanto o BEA quanto a Air France divulgaram notas condenando a divulgação das falas no livro e afirmando que isso fere a norma europeia. Também afirmam que o ato fere a memória dos tripulantes, mortos na tragédia.

Relatório do BEA
O comando do avião mudou de mãos às 2h13min45, quando Robert, segundo o BEA, diz para o copiloto com menos horas de voo que irá pegar os comandos. Conforme o BEA, Robert diz a Bonin: "Então me passe os comandos, me dê os comandos".

Com base nesse dado, assume-se que, durante as falas mostradas pelo livro, quem estava no comando era o copiloto mais experiente, David Robert.

Pela descrição, durante a queda e após a perda das informações de voo devido ao congelamento dos pitots, Bonin diz aos colegas que está cabrando (elevando o bico do nariz) da aeronave, o procedimento que, segundo o BEA, foi errado para reverter a situação de estol (perda de sustentação do avião), que começou a cair. Quando o alarme de estol começou a tocar, os pilotos deveriam ter jogado o bico do avião para baixo.

Leia, a seguir, os trechos das falas gravadas na cabine do voo 447 que foram divulgados em julho pelo BEA:

2h11min21 - Robert - Nós ainda temos os motores. O que está acontecendo (...)?
2h11min32 - Bonin - (...) eu não tenho mais os controles do avião. Eu não tenho nenhum controle do avião.
2h11min38 - Robert - Vire à esquerda
2h11min41 - Bonin - Eu tenho a impressão (que temos) a velocidade
2h11min43 - (Barulho de abertura da porta da cabine)
Dubois - O que vocês estão fazendo?
Robert - O que está acontecendo? Eu não sei, eu não sei o que está acontecendo
2h11min52 - Dubois - Então peguem os comandos logo
2h11min58 - Bonin - Acho que temos um problema, que tem muita variação.
Dubois - Sim.
Bonin - Não tenho mais nenhuma indicação
2h12min04 - Bonin - Tenho a impressão que nós estamos numa velocidade maluca, não? O que vocês acham?
2h12min07 - Robert - Não sei, mas não solte (...)
2h12min13 - Robert - O que você acha? O que você acha? O que devemos fazer?
2h12min15 - Dubois - Eu não sei. Está descendo.
2h12min26 - Robert - A velocidade?
2h12min27 - Robert - Você está subindo. Você está caindo, caindo, caindo
2h12min30 - Bonin - Mas eu estou caindo?
Robert - Caindo
2h12min32 - Dubois - Você está subindo
2h12min33 - Bonin - Eu estou subindo? Ok, então vou descer
2h12min42 - Bonin - Quanto subimos?
2h12min44 - Dubois - (...) não é possível!
2h12min45 - Robert - Como está a altitude?
Bonin - Estamos caindo ou não?
Robert - Agora você está caindo
Dubois - Coloque as asas na horizontal
Bonin - É o que estou tentando fazer
Dubois - Coloque as asas na horizontal
2h13min25 - Bonin - O que está havendo... Por que nós continuamos caindo?
2h13min28 - Robert - Tente encontrar um jeito de acionar os comandos lá pra cima, os principais etc.
2h13min36 - Bonin - Nove mil pés
2h13min39 - Robert - Sobe, sobe, sobe, sobe
2h13min40 - Bonin - Mas eu estou empinando já há algum tempo
Dubois - Não, não, não, não suba mais
Robert - Agora caindo
2h13min45 - Robert - Então me passe os comandos, me dê os comandos
2h14min05 - Dubois - Atenção, você está subindo.
Robert - Estou empinando?
Bonin - Bem, é o que nós devemos fazer, estamos a 4 mil pés
2h14min18 - Dubois - Então puxa.
Bonin - Puxa, puxa, puxa, puxa
2h14min26 - Fim das transmissões


ARTE últimos minutos do voo 447 15h30 (Foto: Arte G1)

g1

Participação da TAM e GOL nos voos nacionais fica quase empatada em setembro


A participação das duas maiores companhias aéreas brasileiras no mercado doméstico ficou praticamente empatada em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.


De acordo com dados divulgados pela Anac (AgênciaNacional de Aviação Civil) nesta segunda-feira (17), ospassageiros transportados pelo Grupo TAMrepresentaram 38,22% do total no nono mês deste ano, após queda de 3,76 pontos percentuais, frente aos 41,98% de participação que a empresa tinha em setembro do ano passado.


A participação da GOL/VGR em viagens nacionais também caiu 0,85 p.p no período, passando de 39,72% para 38,87% no mês passado.

infomoney

Greve na Infraero pode tumultuar aeroportos em SP e Brasília


Passageiros caminham na pista no aeroporto de Viracopos

"A Infraero precisa continuar no controle dos aeroportos", exigem os sindicalistas

São Paulo – Três aeroportos com grande fluxo de passageiros no Brasil podem ter suas operações prejudicadas por 48 horas a partir de quinta-feira devido à greve dos funcionários da Infraero, que protestam contra a proposta do governo de privatizar os aeroportos brasileiros.

A decisão de cruzar os braços deve afetar os aeroportos de Brasília, Cumbica em São Paulo e Campinas. “Acreditamos que os aeroportos são estratégicos para o Brasil”, disse em nota o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), Francisco Lemos.

A hipótese de outros aeroportos aderirem a paralisação não está descartada, segundo informações da assessoria de imprensa do SINA, já que há “muita disposição por parte dos trabalhadores” em contestar a concessão dos terminais para a iniciativa privada.

A realização da greve está sendo votada neste momento em assembleia que ocorre em Campinas, no aeroporto de Viracopos. Ontem, a paralização foi aprovada “quase por unanimidade” durante assembleia em Cumbica, informa o sindicato.

A expectativa é de que a greve afete a fiscalização de pátio e o controle do tráfego aéreo, o que deve impedir pousos e decolagens.

“Não é vendendo o patrimônio público para a iniciativa privada que vamos agilizar a modernização dos aeroportos”, explica Lemos.

“O controle da malha aérea brasileira tem de ficar sob controle do Estado Nacional, por se tratar de uma questão de segurança e soberania. A Infraero precisa continuar no controle dos aeroportos”, acrescentou.

Em resposta à solicitação de EXAME.com, a Infraero garantiu que os aeroportos “funcionarão com normalidade” na quinta e sexta-feira, descartando assim a possibilidade da paralisação afetar o pouso e a decolagem de aeronaves.

exame


Passaredo Linhas Aéreas passa a atender mais quatro novas cidades e encerra 2011 voando para 26 destinos


A estratégia de crescimento da Passaredo Linhas Aéreas, se mantém sólida e continua. Possui hoje 14 jatos Embraer ERJ 145 e busca cada vez mais ser a solução eficaz na aviação regional, que interliguem importantes cidades do país às principais capitais brasileiras.
Até o final deste ano, seguindo sua política de ampliação, passará a atender mais quatro novos destinos: Belém, Carajás e Santarém, no estado do Pará, em novembro e Cascavel no Paraná em dezembro. “Acreditamos muito no desenvolvimento no Estado do Pará e temos certeza de que as novas rotas irão oferecer maior conforto e agilidade aos passageiros” - afirma José Luiz Felício Filho, o presidente da Passaredo Linhas Aéreas.
segs

Boeing-727 fez pouso de emergência


O avião de passageiros da companhia Iran Air, que seguia de Moscou para Teerã, efetuou esta terça-feira um pouso de emergência no aeroporto iraniano de Mehrabad, que não provocou vítimas.

O avião Boeing-727 iniciou o pouso em regime de emergência e com um atraso de 40 minutos, uma vez que no início da operação tinham sido detetadas falhas no trem de pouso dianteiro.

A bordo da aeronave encontravam-se 94 passageiros e 19 integrantes da tripulação. Ninguém ficou ferido.

voz da rússia

Fusão Avianca, Taca marca é meados de 2012

Fusion de marcas Avianca-Taca será a mediados del 2012

A Avianca e Taca devem finalizar a integração de suas marcas durante o segundo trimestre de 2012, informou o presidente da Avianca Fabio Villegas Ramirez.

O representante explicou que não faz sentido gerir duas marcas separadas, mas antes da fusão irá verificar se seus produtos estão alinhados.

Ambas as companhias têm trabalhado juntas em um sistema comum e estariam prontas entre os meses de Maio e junho do próximo ano.

Villegas acrescentou que estão ampliando vôos para destinos na Colômbia, com rotas para as cidades de Florença e Yopal.

aeronotícas

Avianca, Taca abre centro de formação



El Salvador. Aterragem em uma pista coberta de neve, com uma turbina de um plano de falha é uma das muitas experiências que os pilotos podem praticar na Avianca, Taca no novo Aviation Training Center, que lançou o avião em El Salvador.

Ele consiste em uma academia onde a companhia aérea não só pode formar o seu pessoal, mas também presta assistência a outras companhias aéreas na região se assim o desejarem.

Investimento em novas instalações ultrapassa os US $ 15 milhões, mas pode aumentar à medida que a empresa pretende adquirir mais equipamentos aéreos, pois acredita que o atual não oferta no curto prazo.

Um simulador de vôo é o coração do centro de treinamento. Ele consiste de exatamente cabine de um Airbus A320-200 que tem software que recria o mais pistas do mundo.

Os pilotos põem em prática qualquer eventualidade que poderia acontecer em um vôo, como uma tempestade forte, neve, fumaça em um motor ou dois.

Mas não só os pilotos são treinados na nova academia, neste centro de treinamento , também voltado para toda a equipe ,preparando toda a companhia aérea tanto pessoal de vôo como de solo.
Assim, uma piscina que simula um lago, é o lugar onde atendentes de de voo preparam-se para evacuar passageiros em caso de afundamento, utilizando as jangadas originais
Também é praticado repetidas vezes a técnica de evacuação do avião em caso de uma emergência no solo. Esta equipe tem a missão de evacuar o avião em 90 segundos usando as quatro saídas de emergência que é o tempo máximo que você deve tomar para ser bem sucedido.

Com novas instalações, Avianca, Taca visa melhorar a experiência de seu pessoal e reduzir os custos de treinamento, como antes deve enviar seus funcionários para treinar nos Estados Unidos ou na Europa, disse Roberto Kriete, presidente do conselho de administração da empresa .
Para pessoal mais experiente é Avianca, Taca, todos eles atendem um processo regular de treino.

Anac impõe novas regras às companhias aéreas



Empresas devem disponibilizar funcionário para registrar reclamações de passageiros

As companhias aéreas que transportam mais de 500 mil passageiros por ano deverão se adequar a novas regras impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a partir de 29 de outubro.

Pelas novas normas, as empresas devem disponibilizar um funcionário que ficará responsável por registrar reclamações no guichê da companhia e também nas lojas destinadas a vendas de passagens nos aeroportos.

O atendimento virtual ao cliente também deverá ser feito de maneira clara em sites fáceis de navegar e o passageiro terá direito a um número de protocolo para acompanhar o andamento da reclamação que deverá ser respondida em até cinco dias úteis.

ep ribeirão

Indisciplina a bordo obriga a aterragem de emergência


Um homem foi preso na terça-feira por comportamento indisciplinado durante um voo da Southwest Airlines de Los Angeles para a cidade do Kansas, obrigando a uma aterragem de emergência no Texas.

Segundo testemunhos de passageiros do voo, o indivíduo começou a gritar obscenidades para outros passageiros durante o voo e não acatou as ordens da tripulação, que tentou acalmá-lo.

O voo 3683 aterrou sem incidentes e o homem foi interrogado por agentes federais.

Ali Reza Shahsavari, de 29 anos, e residente na Florida, está sob custódia numa prisão do Texas, onde será presente perante um juiz.

DN Globo

Scoot Airlines ao serviço em Abril


ScootAirlinesScoot Airlines é a próxima low-cost a entrar no mercado.

A Singapore Airlines prepara-se para entrar no mercado do baixo custo, com a criação desta nova companhia aérea, que inicia operação em Abril próximo.

A nova low-cost irá realizar voos de médio e longo curso oferecendo wi-fi com acesso à Internet, telemóvel e touch pad.

A frota será numa primeira fase composta por um Boeing 777-200, ao qual será adicionado quatro aeronaves nos três meses seguintes. O objectivo é chegar a meados de 2016 com 14 aeronaves.

A Scoot Airlines, é uma low-cost com capital da Singapore Airlines, que, funcionará independente da companhia-mãe.

opção turismo

Pilotos franceses criticam divulgação de diálogo no AF 447

Familiares prestam homenagem a vítimas brasileiras do acidente com avião da Air France. Foto: Murilo Rezende/Futura Press

Familiares prestam homenagem a vítimas brasileiras do acidente com avião da Air France
Foto: Murilo Rezende/Futura Press

O Sindicato Nacional de Pilotos de Linha da França (SNPL) declarou nesta segunda-feira que não aprova a divulgação das gravações das conversas da tripulação do voo AF 447, realizado entre Rio de Janeiro e Paris, que caiu em 1º de junho de 2009, matando 228 pessoas. O SNPL disse que apoia a investigação das causas do acidente, mas rejeita "a exploração mercantil das conversas pessoais e dos últimos momentos" dos pilotos.

Em comunicado divulgado hoje, o sindicato alegou que a profissão de piloto de linha "é a única que aceita estar sob vigilância e gravação permanente com o único fim de melhorar a segurança dos voos". É um sistema, alegou o SNPL, que só pode "funcionar com a confiança total da comunidade de pilotos", e a publicação das conversas representa um "desvio", pois não respeitariam a norma.

Em agosto, a imprensa francesa revelou que os pilotos do voo que caiu no Atlântico não quiseram evitar uma zona de turbulências, ao contrário de outros aviões que fizeram o mesmo trajeto no dia do acidente. O jornal Le Figaro chegou a afirmar que as conversas revelavam que os pilotos não tinham atuado com "profissionalismo" em tais circunstâncias.

Ainda segundo a imprensa local, todas as aeronaves que passaram pela região no dia da queda do voo AF 447 mudaram sua rota para evitar grandes nuvens carregadas de gelo, capazes de congelar as sondas de medição de velocidade. O avião Airbus modelo A330, que fazia o voo, havia decolado normalmente do aeroporto do Galeão, no Rio, com 12 tripulantes e 216 passageiros, em sua maioria, franceses e brasileiros.

Cerca de 20 minutos antes do acidente, de acordo com as gravações, o comandante disse a seus adjuntos que o avião passaria por turbulências enquanto ele estivesse dormindo, e depois avisou que era hora do seu intervalo. Os copilotos modificaram ligeiramente o trajeto da aeronave, mas passaram pela zona de nuvens carregadas, o que fez com que as sondas de velocidade congelassem. Por não enviar as informações corretas, o piloto automático foi desligado.

De acordo com o Escritório de Investigação e Análise francês (BEA), em seu terceiro relatório preliminar, com o voo manual os pilotos, que não tinham a formação adequada para este tipo de situação, tomaram decisões erradas. Espera-se que o relatório definitivo do BEA seja publicado no primeiro trimestre de 2012.

O acidente do AF 447
O voo AF 447 da Air France saiu do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo no dia 31 de maio de 2009, às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o voo fez o último contato via rádio. A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). Depois disso, não houve mais qualquer tipo de contato e o avião desapareceu em meio ao oceano.

Os primeiros fragmentos dos destroços foram encontrados cerca de uma semana depois pelas equipes de busca do País. Naquela ocasião, foram resgatados apenas 50 corpos, sendo 20 deles de brasileiros. As caixas-pretas da aeronave só foram achadas em maio de 2011, em uma nova fase de buscas coordenada pelo BEA da França, que localizou a 3,9 mil m no fundo do mar a maior parte da fuselagem do Airbus e corpos de passageiros em quantidade não informada.

Após o acidente, dados preliminares das investigações indicaram um congelamento das sondas Pitot, responsáveis pela medição da velocidade da aeronave, como principal hipótese para a causa do acidente. No final de maio de 2011, um relatório do BEA confirmou que os pilotos tiveram de lidar com indicações de velocidades incoerentes no painel da aeronave. Especialistas acreditam que a pane pode ter sido mal interpretada pelo sistema do Airbus e pela tripulação. O avião despencou a uma velocidade de 200 km/h, em uma queda que durou três minutos e meio. Em julho de 2009, a fabricante anunciou que recomendou às companhias aéreas que trocassem pelo menos dois dos três sensores - até então feitos pela francesa Thales - por equipamentos fabricados pela americana Goodrich. Na época da troca, a Thales não quis se manifestar.

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