WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
terça-feira, 3 de agosto de 2010
EasyJet apresenta os números do vulcão em £ 65m
A nuvem de cinzas vulcânicas gerou um prejuízo de 65 milhões de euros no orçamento da companhia aérea , que foi obrigada a cancelar 7.314 vôos e perturbar os planos de viagem de quase um milhão de passageiros.
Apesar da lei a Ryanair continuará cobrando taxas de cartões
A companhia aérea Ryanair disse que não tem planos de deixar de cobrar taxas para pagamentos com cartões bancários, apesar de uma nova lei sueca proibir a prática.
O porta-voz da companhia aérea , Stephen McNamara, disse ao jornal Södermanlands Nyheter que o sistema da linha aérea não havia sido adaptado para ter em conta a nova lei sueca, que entrou em vigor em 01 de agosto.
ANANA procura parceiros para sua futura linha Low Cost
Em blog, tripulantes da Gol convocam paralisação para 13 de agosto
TRIPULANTES DA GOL
Blog destinado a opinião e exposição de idéias da Tripulação da GOL
Os responsáveis pela página publicaram uma enquete na qual perguntam “vou parar no dia 13?”. Por volta de 17h30 desta segunda-feira (2), 402 usuários do blog haviam votado; 70% eram favoráveis à paralisação, 17% contrários e 12% estavam indecisos. Não é necessário cadastro para votar. Nenhum dos blogueiros quis se identificar, e as mensagens são postadas por anônimos.
Na convocatória para a paralisação, além de reivindicar uma escala “mais humana”, os trabalhadores exigem aumento salarial de 25% para toda a categoria, plano de saúde, plano de previdência privada e plano de carreira para todos os funcionários.
A página foi criada em meados de julho, alguns dias depois de a Gol alterar o formato e o sistema que gera e administra a escala dos funcionários. Segundo os trabalhadores, a nova escala --chamada crew link-- altera os horários de uma hora para outra e fere a lei trabalhista, que determina que as escalas sejam divulgadas com uma semana de antecedência.
A assessoria de imprensa da Gol foi procurada para comentar a paralisação e as críticas dos funcionários, mas solicitou à reportagem que mandasse as perguntas por e-mail. Os questionamento foram enviados às 19h13, mas até às 20h50, ninguém havia retornado. Procurada novamente pela reportagem, a assessoria não atendeu as ligações.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) afirma ter conhecimento da mobilização, mas diz que a paralisação não foi convocada pela organização. Segundo Carlos Camacho, diretor do SNA, o sindicato não está convocando a greve nem incentivando a categoria a parar, mas acredita que o movimento será inevitável se a empresa não atender as reivindicações, sobretudo as referentes à mudança na escala.
Atrasos
A Infraero, estatal que administra os aeroportos do país, informou que a Gol teve 335 voos domésticos atrasados e 77 cancelados entre 0h e 18h desta segunda-feira. Os atrasos representam quase 54% dos voos domésticos da companhia que estavam previstos para o horário.
Segundo o comandante Gelson Fochesato, presidente do SNA, o alto índice de atrasos é reflexo de um acordo feito nos últimos dias entre a companhia e o sindicato. Fochesato afirmou que, depois de três reuniões com a categoria, a Gol concordou no dia 26 de julho em alterar o formato da escala e reduzir o número de voos para cada tripulante a partir de hoje.
“Em julho, acontecem muitos voos extras. As companhias fretam aviões para agências de viagens, há voos de férias. E eles não levam em consideração a capacidade da tripulação. Em agosto, isso deve melhorar, mas o acordo é de que agora os voos extras só serão aceitos dentro da capacidade”, disse.
Em nota, a companhia disse que os voos da empresa vêm sofrendo cancelamentos e atrasos além do normal desde a sexta-feira por conta do intenso tráfego aéreo causado pelo fim das férias escolares e pelos remanejamentos de voos do Aeroporto de Congonhas, que fecha as 23h, para o Aeroporto de Guarulhos.
“A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários”, completou a companhia. “Algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia.”
“Falha” na lei
De acordo com a Lei do Aeronauta (Lei 7.183/84), por questões de segurança operacional, um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de voo por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano. O texto também impede que a tripulação que cumpriu três horas de jornada entre 23h e 6h viaje na madrugada do dia seguinte.
Para o comandante Carlos Camacho, diretor do SNA, algumas empresas aproveitam uma falha no texto da regulamentação da categoria e obrigam os tripulantes a trabalhar durante várias madrugadas seguidas.
“As empresas se apropriaram de uma falha na regulamentação que permite uma interpretação segundo a qual só não podem ser escalados na madrugada seguinte os tripulantes que voltaram à sua base. O problema é que muitas vezes os trabalhadores viajam de madrugada, mas não voltam para sua base, vão para outras cidades”, diz. “Mas o que está em questão é a condição física do ser humano, e não a cidade para onde o tripulante vai”, afirma.
De acordo com Camacho, o site do SNA recebeu, até por volta de 16h de hoje, 845 denúncias de funcionários contra empresas aéreas. Por conta da mobilização contra a Gol, só no mês de julho foram 330 denúncias.
A Anac informou que está acompanhando a normalização da situação e fiscalizando o cumprimento da lei do aeronauta. Segundo a agência, caso o passageiro não seja atendido pela companhia aérea, ele pode registrar queixa pelo 0800 725 4445 ou pelo site: www.anac.gov.br/faleanac.
*Com reportagem de Fabiana Uchinaka
uol
Compra de aviões pode ser solução de curto prazo para os Correios
A compra direta de aeronaves pode ser a solução a ser adotada, ainda este ano, pelos Correios para superar a dificuldade com os problemas de logística enfrentados desde o início do ano. "Esta é uma alternativa possível", disse o novo presidente dos Correios, David José de Matos, após cerimônia de posse.
A compra de aeronaves é considerada uma alternativa de curto prazo pelo novo presidente dos Correios para reduzir os riscos de atrasos no serviço expresso de encomendas, o Sedex.
Em fevereiro, os problemas de contrato com as empresas aéreas terceirizadas e a suspensão de rotas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - por conta do uso aeronaves fora dos padrões - comprometeram a eficiência das entregas realizadas em todo o País.
A outra opção, que ainda não foi descartada, é a criação de uma empresa subsidiária de logística. Tal medida está incluída no plano de reestruturação dos Correios formulado pela administração anterior.
Este plano prevê uma série de mudanças, entre elas a transformação da companhia em uma sociedade anônima (S/A) com capital fechado. Estas propostas dependeriam da provação da medida provisória (MP) que atualmente está na Presidência da República.
Outras ações prioritárias a serem adotadas pela nova administração incluem a realização de concurso público para repor o quadro de funcionários e a tomada de decisão para pôr fim ao impasse sobre a licitação de franquias, que atualmente é analisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O ministro das Comunicações, José Artur Filardi, disse que não há tempo hábil para que a MP da reestruturação dos Correios seja aprovada e implementada ainda este ano. Segundo ele, esta responsabilidade caberá ao próximo governo.
"Prefiro que a MP seja, inicialmente, discutida e apresentada aos funcionários, que não tem muita confiança nela por achar que pode ser uma privatização. Em hora nenhuma, isso foi cogitado", disse Filardi, ao sair da cerimônia de posse do novo presidente e dos diretores de Operação, Eduardo Artur Rodrigues Silva, e de Gestão de Pessoas, Nelson Luiz de Freitas.
BLOG DO VINNA
BOM EXEMPLO
Madrid e Medellin.
Spirit lança a Carry on
British Airways e Unite: ainda sem acordo
A British Airways e a Unite, o sindicato que representa 14 mil trabalhadores de tripulação de cabine, terminaram nesta segunda-feira as negociações em curso, sem um acordo.
O encontro foi moderado por um Consultivo de Conciliação e Arbitragem (ACAS), que escutou os dois lados e continua a trabalhar em um possível acordo sobre salários e condições de trabalho na companhia.
O dia terminou sem entretanto um acordo ser alcançado.
Cadê os pilotos da Philippine Airlines
Na segunda-feira a Philippine Airlines disse que vai ter que cancelar vários de seus vôos de forma permanente após um certo número de pilotos saírem da empresa porque os pilotos aceitaram empregos mais bem pagos no exterior.
China realiza exercícios aéreos em meio à tensão com os EUA
Pequim havia se queixado de manobras conjuntas entre militares americanos e sul-coreanos na região.
A China iniciou nesta terça-feira cinco dias de exercícios aéreos, nas províncias de Henan (centro) e Shandong (leste), informou a agência de notícias estatal. As manobras, que mobilizam caças e milhares de soldados, ocorrem em meio à tensão diplomática e militar com os Estados Unidos. Na semana passada, o governo chinês criticou exercícios militares americanos em parceria com a Coreia do Sul.
De acordo com a imprensa local, a operação "Vanguarda 2010" envolve mais de 100 aeronaves do exército, da aeronáutica e da marinha - inclusive helicópteros e aviões espiões. Eles disparam mísseis reais para simular a defesa de Pequim contra um possível ataque aéreo.
Os militares chineses negaram, no entanto, que os exercícios tenham relação com tensões regionais e disseram que estão tentando ser mais transparentes. "O objetivo é elevar as capacidades de combate nesta região militar e tornar efetivos os preparativos para o combate", disse o general Zhao Zongqi, um dos responsáveis pela atividade, à agência de notícias China News Service. A publicação Semanário Militar também informou que, embora os exercícios sejam rotineiros e "discretos", eles "passam um recado". "Se outras pessoas ameaçarem os nossos interesses, temos suficientes meios militares e métodos tecnológicos para contê-los", diz o artigo.
Tensão - Na semana passada, a China se queixou de um exercício conjunto entre Estados Unidos e Coreia do Sul no Mar Amarelo. O governo chinês alegou que as manobras ameaçariam sua segurança e a estabilidade regional. No entanto, Washington e Seul afirmaram que o objetivo era dissuadir a Coreia do Norte - que é aliada da China - de eventuais agressões.
Declarações do governo americano sobre uma delicada disputa territorial no Mar do Sul da China também incomodaram Pequim. Nas últimas semanas, o governo chinês tem ampliado os investimentos na sua Força Aérea e anunciado vários exercícios militares - fatos normalmente sigilosos.
VEJA
Controladores aéreos marcam greve para Agosto em Espanha
Os controladores aéreos espanhóis aprovaram hoje a convocação de uma greve em Agosto, que será a primeira de sempre em Espanha, num protesto contra as novas regras do sector estipuladas pelo Governo liderado por Zapatero.
Segundo disseram fontes do sindicato dos controladores aéreos espanhóis (USCA), citadas pelo jornal El País, só falta definir a data da greve e o número de dias que a mesma durará.
De acordo com a lei espanhola, todas as convocatórias de greve devem ser comunicadas com 10 dias de antecipação, pelo que a greve deverá ter lugar a partir do dia 18 de Agosto.
Durante este prazo manter-se-á o braço de ferro entre os controladores aéreos e o Governo espanhol, uma vez que o sector turístico do país vizinho já exigiu ao Ministério do Fomento que imponha a existência de serviços mínimos alargados para garantir o fluxo do tráfego aéreo em plena época alta.
publico pt
Gol cancela 34 voos e tem mais de 150 atrasos no país todo
SÃO PAULO (Reuters) - A Gol cancelou 34 voos e registrava atrasos em mais de 150 partidas na tarde desta terça-feira, um dia depois de a empresa protagonizar uma onda de atrasos em aeroportos de todo o país por conta de problemas em uma nova escala de funcionários da empresa.
Segundo informações da Infraero, até às 13h a Gol tinha atrasado em mais de 30 minutos ao menos 145 dos seus 398 voos domésticos programados e oito das 17 partidas internacionais previstas.
Nos principais aeroportos do país, ainda de acordo com a Infraero, pelo menos 203 voos domésticos e 13 internacionais haviam registrado demoras, somando todas as companhias, enquanto 47 domésticos e 1 internacional foram cancelados.
Na segunda-feira, a Gol protagonizou uma série de atrasos e cancelamentos no tráfego aéreo brasileiro. Mais de 300 partidas da companhia registraram atrasos superores a meia hora e mais de 70 voos foram cancelados.
A empresa atribuiu os atrasos a um "pico de movimento em razão do retorno das férias escolares" e à implantação de uma nova escala de funcionários.
"Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia", informou a Gol em nota divulgada na segunda-feira.
Dos atrasos registrados em rotas domésticas até o início da tarde de terça-feira, 18 eram em voos da TAM, 4 da Azul, 7 da Avianca e 8 da WebJet. A TAM também registrou dois atrasos em voos internacionais e cancelou sete saídas domésticas, de acordo com levantamento da estatal que administra os aeroportos do país realizado com informações das companhias aéreas.
Em meio aos atrasos registrados no voo da Gol, as ações da empresa registraram queda superior a 4 por cento. Os papéis preferenciais da companhia caíam 4,31 por cento às 13h44 (horário de Brasília), negociadas a 24,20 reais. No mesmo horário, o Ibovespa, referência do pregão, subia 0,49 por cento.
o globo
Funcionários da Gol prometem paralisar atividades no dia 13
Presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários critica condições de trabalho na empresa.
Os funcionários da empresa de linhas aérea Gol prometem paralisar as atividades no próximo dia 13 de agosto. Eles questionam os baixos salários, o excesso de jornada e casos de assédio moral. A paralisação foi divulgada no site do Sindicato Nacional dos Aeroviários – pessoas que trabalham nos aeroportos ou prestam, em terra, serviço para o setor aeroviário.
Segundo a presidente do sindicato, Selma Balbino, esse é o último recurso em defesa dos direitos trabalhistas dos aeroviários:
– Além dos baixos salários e da falta de um plano de saúde, o excesso de jornada é uma das principais queixas da categoria. O setor está em amplo crescimento. A Gol é uma das empresas que mais cresce e as condições de seus funcionários continuam ruins.
O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas - que representa comissários, pilotos, copilotos e mecânicos de voo - Gelson Dagmar Fochesato, disse que entidade ainda não foi informada da suspensão das atividades, mas defendeu as reivindicações da categoria e responsabilizou a falta de uma política nacional para o setor aéreo pelos recentes problemas de atrasos, cancelamentos e insatisfação dos funcionários.
– As empresas foram crescendo de forma desorganizada e desproporcional, ultrapassando os limites de jornada de trabalho e pondo em risco a segurança dos voos. A Gol sentou com o sindicato em julho para reorganizar essa jornada e é a única que está respeitando a legislação – disse Fochesato.
A legislação trabalhista determina que comissários, pilotos e copilotos tenham no máximo 85 horas mensais de voo. De acordo com Fochesato, algumas tripulações voam atualmente cerca de noventa horas por mês ou mais:
– E entre uma jornada e outra eles não estão descansando o suficiente. Isto é perigo para eles e para os passageiros.
Saiba quais são os seus direitos como passageiro:
zh dinheiro
Qantas recebe primeiro Boeing 787 em 2012
Segundo o CEO da empresa, Alan Joyce, esse primeiro 787-8 será usado em rotas internacionais da outra aérea do grupo australiano, a Jetstar. A configuração será de 313 poltronas em duas classes – econômica e executiva.
A compra da Qantas junto a Boeing compreende 15 unidade do modelo B787-8 e 35 do modelo B787-9.
panrotas
Japan Airlines deve gastar US$ 2,8 bi para comprar 65 aviões, diz agência
TÓQUIO (Reuters) - A Japan Airlines planeja destinar 241,5 bilhões de ienes (US$ 2,8 bilhões) nos próximos cinco anos para comprar 65 aeronaves, à medida que a empresa adapta sua frota para aviões menores e mais eficientes, disse neste sábado a agência de notícias Jiji.
A JAL, que pediu proteção contra falência em janeiro como parte de uma reestruturação conduzida pelo Estado, planeja aposentar aviões maiores, como o jumbo da Boeing 747-400, na tentativa de economizar em cinco anos 100 bilhões de ienes em gastos com combustíveis, segundo a reportagem.
A companhia irá adquirir até 2014/15 da Boeing 18 unidades do modelo 787-8, 29 aviões 737-800, 9 aeronaves 767-300ER, além de 9 unidades do modelo 170 da brasileira Embraer.
A JAL já começou a vender 95 aparelhos antigos, esperando arrecadar 62,5 bilhões de ienes com as vendas.
A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo depois da Airbus e da Boeing.
"A JAL está migrando para o uso de aviões menores e mais eficientes na questão de combustíveis. A revisão da frota será abordada no Plano de Revitalização que pretendemos apresentar até o fim de agosto", afirmou neste sábado a porta-voz da companhia, Sze Hunn Yap, sem comentar outros detalhes.
o globo
À Venda: NHT Linhas Aéreas
Infraero diz que 44% dos voos domésticos da Gol permanecem com problemas
Metade das viagens internacionais da empresa está atrasada
Dos 454 voos previstos desde a meia-noite, 164 (36,1%) atrasaram mais de 30 minutos e 37 (8,1%) foram cancelados, de acordo com a Infraero.
O total de voos domésticos atrasados ou cancelados em todo país às 14h chega a 22,9 % - cerca de 8% acima do limite considerado tolerável pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Dos 1.263 voos programados, 237 (18,8%) atrasaram e 52 (4,1%) foram cancelados.
Em relação aos voos internacionais, metade das viagens da Gol foi afetada. Dos 18 voos programados, nove atrasaram. Em todo o país, segundo a Infraero, das 79 viagens internacionais previstas, 14 atrasaram e apenas uma foi cancelada.
Na segunda-feira (2), os atrasos em todo país atingiram um a cada quatro voos. A Gol teve mais da metade deles atrasados ou cancelados. Os aeroportos ficaram lotados. Muitos passageiros tentavam viajar desde domingo (1º). O caos foi provocado pelo aumento do movimento com o fim das férias escolares e também por uma falha no sistema de tripulação da Gol.Trabalhadores da companhia aérea marcaram uma paralisação de 24 horas para o próximo dia 13 de agosto. Eles reivindicam melhores salários, plano de saúde e fim do excesso de jornada e de assédio moral.
Em nota, a empresa informou que "trabalha intensamente para normalizar a situação de seus voos: acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos".
Os juizados especiais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília registraram ao menos 104 queixas até o fim da noite de segunda-feira. O número de ações contra as companhias aéreas, porém, ainda é muito pequeno perto da quantidade de passageiros prejudicados em momentos de caos; ontem foram cerca de 50 mil.
Segundo resolução da Anac publicada em junho deste ano, o consumidor tem direito a acesso à internet e facilidade de comunicação depois de uma hora de atraso, alimentação adequada a partir de duas horas, e hospedagem a partir de quatro horas.
r7
Bandidos mantém funcionário de companhia área preso dentro de banheiro por dois dias
Um funcionário da Azul Linhas Aéreas foi sequestrado em Maceió e passou dois dias preso dentro de um banheiro por bandidos armados. O sequestro de Natanael da Silva, de 30 anos, que mora em São Paulo, foi iniciado na última quinta-feira e a libertação dele aconteceu no início da noite deste sábado.
O relatório do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) descreve que o funcionário desembarcou na capital para fazer uma consultoria. Esteve em um hotel, na Ponta Verde, onde fez a reserva de um quarto, mas, como não havia vagas, foi orientado pelos recepcionistas a procurar outro estabelecimento. No percurso que fez a pé até outro hotel foi abordado por assaltantes em um veículo.
Os criminosos saíram rapidamente da Ponta Verde e levaram a vítima para uma residência, cujo local exato ainda é desconhecido pela polícia. Lá, Natanael da Silva foi mantido como refém durante dois dias e ficou preso dentro de um banheiro.
Após este prazo, os bandidos decidiram libertar a vítima nas proximidades do Posto Jacutinga, na Via Expressa. Foram roubados dele um notebook, dois cartões bancários, dois aparelhos celulares, a mala inteira com as roupas, além de todos os documentos.
Policiais militares do 5º Batalhão foram acionados e conduziram o funcionário para a Central de Polícia, no bairro do Prado, onde foi registrada a ocorrência. Em seguida, Natanael foi levado para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares para embarcar de volta para São Paulo.
o jornal web
Um aeroporto à espera de comando
O nome é nobre: Antônio Carlos Jobim. Mas a reputação do Aeroporto Internacional do Rio, o quarto mais movimentado do país, tem tropeçado em escadas rolantes quebradas, esteiras paradas, elevadores enguiçados e instalações malconservadas.
A quatro anos da Copa do Mundo e a seis das Olimpíadas, a principal porta de entrada da capital fluminense coleciona alcunhas como "rodoviária de quinta" ou "aeroforno" e suscita um debate sobre o atual modelo de gestão do terminal.
Embora a Infraero, estatal que administra 67 aeroportos, anuncie investimentos de R$ 687 milhões no Galeão entre 2011 e 2014 - que ficarão para o próximo governo - a plástica pode não ser suficiente para que o Tom Jobim decole.
Na opinião de Elton Fernandes, professor da Coppe/UFRJ e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA), o grande problema do aeroporto, inaugurado em 1977 e ampliado em 1998, é a gestão:
- O Galeão é a joia da Coroa. Mas não está sendo bem gerenciado. A gestão dos aeroportos está sendo influenciada politicamente. A Infraero tem bons profissionais, mas eles ou não estão exercendo função de mando ou estão sem recursos para agir. Isso precisa ser revisto. Será que as pessoas estão lá por terem perfil adequado ou por serem afilhados políticos, amigos do rei, ou são mais apegados à cadeira do que ao objetivo da função? O transporte aéreo foi relegado a segundo plano, com a nomeação, em vários casos, de pessoas com bons relacionamentos políticos e pouco ou nenhum conhecimento de gestão - diz Elton Fernandes, que defende a abertura de capital da Infraero como forma de melhorar a gestão dos aeroportos.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, os problemas de gestão no Galeão/Tom Jobim tornam o aeroporto uma vergonha nacional:
- A primeira impressão que o estrangeiro tem ao chegar é a de um país de vigésimo mundo.
(...) Na tarde de quinta-feira, os problemas do Galeão podiam ser testemunhados sem esforço, ou quase. Das seis esteiras que ligam os terminais 1 e 2, duas estavam inoperantes. Nos dois terminais, havia escadas rolantes e elevadores parados.
blog do noblat
MP que flexibiliza licitação para aeroportos pode ser aprovada hoje
Deve entrar em votação hoje (3), na Câmara dos Deputados, a medida provisória (MP) que flexibiliza a lei de licitações para a contratação de obras e serviços dos aeroportos que servirão à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016. Enviada em maio ao Congresso, a MP tranca a pauta de votações dos deputados, que voltaram ontem do recesso.
A infraestrutura aérea para o Mundial de futebol abrange 16 aeroportos nas 12 cidades-sede. A Infraero programa investimentos de R$ 5,4 bilhões até 2014 nessas praças.
Pregão e inversão de fases
Pelo texto da MP, a Infraero poderá realizar pregão eletrônico para acelerar a contratação de obras e serviços. A nova regra inclui a construção de terminais de passageiros, pistas de pouso e decolagem, torres de controle e módulos operacionais. Até então, o pregão era restrito a compra de equipamentos.
Caso a MP seja aprovada, a Infraero também poderá inverter as fases do processo licitatório. Pela legislação em vigor (8.666/93), o processo inclui ao menos três fases: análise da documentação das empresas, comprovação da capacidade técnica e tomada de preços. Com a inversão, uma empresa que apresente menor preço pode se revelar tecnicamente incapaz de realizar a obra ou serviço licitado.
portal2014
Brasil precisa levar mais a sério o transporte aéreo
Ontem, houve confusão e atrasos nos aeroportos por parte da Gol e pela falta de administração. Quando a autoridade fala sobre a questão de abertura do capital da Infraero, quer agradar a dois públicos: de um lado, quem quer a privatização, diz que já é alguma coisa; de outro, os contrários à ideia falam que vai continuar tudo na mão do estado, os políticos que nomeiam seus indicados ficam felizes, satisfeitos, porque sabem que vão continuar tendo aquela boquinha. Mas isso não resolve o problema.
No caso da Infraero, isso tem que ser enfrentado de forma bem direta: a empresa tem que ser mais profissional, não pode ter indicados políticos de forma alguma.
Num país em que se exige cada vez mais da logística aérea, precisamos ter boa administração nos aeroportos. É preciso também levar mais a sério as propostas que a agência reguladora, a Anac, faz. Basta a volta das férias, como ontem, para se ter um dia caótico.
O Brasil precisa levar mais a sério, porque o transporte aéreo será cada vez mais exigido e nós temos aí pela frente eventos internacionais importantes em que seremos testados num momento de pressão aguda da demanda.
Até 2014, torcemos para que as condições estejam melhores. Mas a economia está crescendo, mais pessoas usam avião, mercadorias mais caras são transportadas, por isso, não podemos esperar até lá, como se fosse cair do céu, uma solução. A solução para 2014 deve começar a ser construída agora para nós, brasileiros.
miriam leitão
Infraero lança conta oficial no twitter
Get short, timely messages from infraero.
Twitter is a rich source of instantly updated information. It's easy to stay updated on an incredibly wide variety of topics. Join today and follow @canalinfraero.
canalinfraero
A Infraero inaugurou seu canal oficial no Twitter, quinta-feira (29/07), e vai usá-lo para passar informações e notícias sobre a empresa e os 67 aeroportos que possui. O endereço é www.twitter.com/canalinfraero.
Murilo Marques Barboza, presidente da Infraero, explicou a importância do uso da ferramenta para a empresa: "O twitter dará a chance de explicar o papel da empresa com um alcance e velocidade que o microblog oferece".
A Superintendência de Marketing e Comunicação Social (PRMC) será a responsável pelas informações publicadas no miniblog. Para a superintendente de Marketing e Comunicação Social, Léa Cavallero, o @canalinfraero vai reforçar o papel da comunicação da empresa com a sociedade.
"Com mais esse canal de relacionamento ampliaremos a agilidade da nossa comunicação, além de aprimorar o relacionamento com os nossos diversos públicos", avaliou Léa.
mercado e eventos
A Infraero inaugurou seu canal oficial no Twitter, quinta-feira (29/07), e vai usá-lo para passar informações e notícias sobre a empresa e os 67 aeroportos que possui. O endereço é www.twitter.com/canalinfraero.
Murilo Marques Barboza, presidente da Infraero, explicou a importância do uso da ferramenta para a empresa: "O twitter dará a chance de explicar o papel da empresa com um alcance e velocidade que o microblog oferece".
A Superintendência de Marketing e Comunicação Social (PRMC) será a responsável pelas informações publicadas no miniblog. Para a superintendente de Marketing e Comunicação Social, Léa Cavallero, o @canalinfraero vai reforçar o papel da comunicação da empresa com a sociedade.
"Com mais esse canal de relacionamento ampliaremos a agilidade da nossa comunicação, além de aprimorar o relacionamento com os nossos diversos públicos", avaliou Léa.
mercado e eventos
Reestruturação da JAL passa pela aquisição de aviões da Embraer
A Japan Airlines planeja destinar 241,5 bilhões de ienes (2,8 bilhões de dólares) nos próximos cinco anos para comprar 65 aeronaves, à medida que a empresa adapta sua frota para aviões menores e mais eficientes, disse neste sábado a agência de notícias Jiji.
A JAL, que pediu proteção contra falência em janeiro como parte de uma reestruturação conduzida pelo Estado, planeja aposentar aviões maiores, como o jumbo da Boeing 747-400, na tentativa de economizar em cinco anos 100 bilhões de ienes em gastos com combustíveis, segundo a reportagem.
A companhia irá adquirir até 2014/15 da Boeing 18 unidades do modelo 787-8, 29 aviões 737-800, 9 aeronaves 767-300ER, além de 9 unidades do modelo 170 da brasileira Embraer.
A JAL já começou a vender 95 aparelhos antigos, esperando arrecadar 62,5 bilhões de ienes com as vendas.
A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo depois da Airbus e da Boeing.
“A JAL está migrando para o uso de aviões menores e mais eficientes na questão de combustíveis. A revisão da frota será abordada no Plano de Revitalização que pretendemos apresentar até o fim de agosto”, afirmou neste sábado a porta-voz da companhia, Sze Hunn Yap, sem comentar outros detalhes.
poder aéreo
DILMA DEFENDE ABERTURA DE CAPITAL DA INFRAERO
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Embraer comemora 40 anos do voo do Ipanema
O Ipanema é um avião concebido para modernizar a agricultura brasileira. Os estudos iniciais começaram em 1969 e o nome escolhido foi uma homenagem à Fazenda Ipanema, situada em Iperó, a 128 km da cidade de São Paulo. Na época, esta propriedade abrigava uma escola de formação de pilotos e um centro de pesquisas de aviação agrícola mantidos pelo Ministério da Agricultura.
O primeiro protótipo do Ipanema, matrícula PP-ZIP, foi o segundo avião produzido pela Embraer, logo após o planador Urupema (EMB 400). O modelo original (EMB 200) tinha motor de 260hp, hélice de passo fixo, sistema hidráulico de pulverização e reservatório para aplicação (hopper) com capacidade de 580 litros.
O vôo inaugural ocorreu em 31 de julho de 1970 na sede da Embraer em São José dos Campos (SP) e a homologação foi obtida em dezembro de 1971. A empresa Corsário de Aviação, de Goiás, encomendou dez aeronaves em março de 1971 e tornou-se o primeiro cliente do Ipanema. Em fevereiro de 1972, o exemplar número 1, matrícula PT-GBA, foi entregue e começou a ser utilizado no combate de pragas que ameaçavam plantações de algodão.
As vendas do Ipanema não pararam de crescer, colaborando significativamente para o desenvolvimento da Embraer. Em novembro de 1973, o 100º avião foi entregue para os Serviços Agro Aéreos do Sul. Em 1975, o Ministério de Agricultura e Pesca do Uruguai encomendou dez unidades do Ipanema, juntamente com cinco EMB 110 Bandeirante, marcando a primeira exportação da Embraer.
Em 1980, a Embraer adquiriu a Indústria Aeronáutica Neiva, empresa fundada em 1954 e que produzia aeronaves de pequeno porte. Com a integração das duas empresas, a produção do Ipanema foi transferida, em 1982, para Botucatu (SP), onde até hoje é executada. Para adaptá-lo à realidade das operações e mantê-lo como um produto atual e moderno, a Embraer realizou, ao longo dos anos, diversas modificações no projeto do Ipanema, tais como hélice de velocidade constante (passo variável), rodas maiores, motor mais potente, com 300hp, bequilha de maior diâmetro, novos amortecedores e perfil da asa, entre outras.
A partir de 1992, com o aumento da capacidade do reservatório para aplicação para 950 litros, o novo modelo EMB 202 foi carinhosamente apelidado de Ipanemão. Esta versão também incorporava melhorias aerodinâmicas para garantir maior velocidade e estabilidade e um inovador sistema de pulverização eletrostática.
A mais recente e significativa mudança, no entanto, concretizou-se em 2005. No dia 15 de março, foi entregue o milésimo Ipanema. O exemplar era, coincidentemente, o primeiro movido pelo motor de 320hp a etanol, o mesmo combustível desenvolvido no Brasil e utilizado por grande parte da frota nacional de automóveis. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
A partir de então, a Embraer começou a oferecer também kits de conversão para etanol aos proprietários de aviões movidos a gasolina de aviação (AvGas). Atualmente, cerca de 25% da frota brasileira utiliza etanol. Além de ser menos poluente, o uso deste combustível prolonga a vida útil do motor, reduzindo o custo de operação da aeronave. O Ipanema consagrou-se como o primeiro avião no mundo a ser produzido em série com motor movido a etanol.
O reconhecimento da grande inovação na aviação mundial veio rápido. Em 2005, o Ipanema recebeu o Prêmio da Indústria Aeronáutica na categoria Aviação Geral, promovido pela prestigiada revista britânica Flight Internacional. No mesmo ano, outra importante publicação internacional, a revista norte-americana Scientific American, considerou a novidade uma das 50 invenções mais importantes do ano. No Brasil, o Ipanema foi condecorado com o Prêmio Melhores da Terra, do Grupo Gerdau.
O exemplar de número 1100 do Ipanema.
mundo aéreo
Retirada de aviões velhos amplia pátio de Viracopos
A Infraero precisou de alguns meses para conseguir a autorização para alterar a posição dos aviões de empresas falidas, pois como elas possuem processos na justiça, não é permitido mexer em nenhum de seus bens. O novo local para o qual foram levadas as aeronaves, porém, deve se tornar novamente um problema no futuro, pois fica exatamente onde será construído o novo terminal de carga de Viracopos.
SPOTTINGVIRACOPOS
Aerofesta Americana 2010
DETALHES DO EVENTO | |
Americana Aerofesta 2010 08/08/2010 - AMERICANA AEROFESTA 2010
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AEROMERCADO |
Força aérea americana libera fotos do C-17 acidentado
Motorizado com quatro turbinas turbofans Pratt & Whitney F117, a aeronave caiu em área de bosque dentro do perímetro da base, logo após a decolagem, para uma missão de treinamento. O avião foi destruído pelo impacto ao solo e pelo incêndio resultante.
As três imagens liberadas pela força aérea, identificam o avião acidentado como o equipamento 00173. Este avião havia sido entregue à força aérea americana em 2001, de acordo com o que consta no MiliCAS database da Flightglobal.
A força aérea informou que foi formada, em 02 de agôsto, uma equipe de investigação, e que a mesma já começou seu trabalho, objetivando determinar os fatores que causaram a perda do primeiro C-17. A força aérea declarou que não há como determinar a duração da investigação.
Airbus aumentará produção de aeronaves de corredor único
A Airbus revelou planos para aumentar a produção de suas aeronaves de corredor único da família A320.
Atualmente a Airbus consegue produzir 34 aeronaves por mês mas espera aumentar essa capacidade para 36 em dezembro desse ano. Para os próximos dois anos a fabricante espera aumentar a eficiência na sua linha de produção e chegar a 40 aeronaves produzidas por mês até 2012.
Ainda de acordo com a Airbus, a decisão de aumentar a produção se deve à grande demanda das aeronaves pelas companhias, como se viu durante a ultima edição da Farnborough Air Show.
flightlife
Jobim prepara anúncio do Rafale
Desde 15 de julho um dia depois da festa nacional da Queda da Bastilha , os franceses comemoram antecipadamente a compra de 36 caças Rafale para a Força Aérea Brasileira (FAB), supostamente ratificada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Ministério da Defesa informou à reportagem que a exposição de motivos técnicos e políticos pelo ministro Nelson Jobim deve sair nos próximos dias. O relatório, segundo adiantado no fim de junho pelo Correio e pelo site Inforel (especializado em notícias internacionais), resume em 40 páginas as mais de 20 mil geradas em documentos dos comandos da FAB e da Marinha sobre a compra dos caças.
Com o Rafale, a francesa Dassault lideraria a preferência sobre o F/A-18 Super Hornet, da americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab, depois de uma alteração com base na nova Estratégia Nacional de Defesa (END), que mudou os pesos da avaliação e deu mais valor à transferência de tecnologia, reduzindo a importância dos custos de aquisição e manutenção da aeronave.
Também há rumores de que Lula já estaria estudando o relatório desde maio e junho.
Espero tranquila e serenamente, o anúncio ou a declaração do presidente Lula prevista para o mês de julho, declarou o ministro francês da Defesa, Hervé Morin, ao canal de TV LCI, em meados do mês passado. O Brasil é um sócio estratégico maior e decidiu refazer seu exército com a indústria francesa, anunciou ainda o ministro.
Luis Alexandre Fuccille, pesquisador da Facamp, pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp, considera que a confirmação do Rafale seria uma boa decisão. Esse projeto vem sendo postergado há muito tempo, desde o governo do presidente Fernando Henrique, que acabou deixando para Lula, e estamos no fim do governo Lula sem nenhuma decisão tomada sobre um projeto que é para ontem importantíssimo para a defesa da nossa independência e soberania nacional e, sobretudo, para esse maior protagonismo que o Brasil busca na cena internacional, analisa Luis Alexandre.
Meu único senão seria talvez com relação à conveniência de uma decisão tão importante faltando menos de seis meses para o fim do mandato, aponta o pesquisador, pois a conta e as implicações ficarão para o governo seguinte. Teria sido desejável que tivesse sido antes.
Enquanto os franceses comemoram a decisão do governo brasileiro pelo Rafale e sua parceria estratégica, os suecos comemoram este mês um ano de trabalho com a indústria brasileira. “Estamos há um ano projetando com empresas brasileiras a fuselagem, intermediária, traseira, parte das asas e portas do trem de pouso para o Grippen Mundial”, diz Begt Janer, da assessoria assessoria da SAAB.
plano brasil
Bimotor inglês dos anos 40 se destaca na EAA 2010
Andar pelo Wittman Field é descobrir aeronaves raras. Caso do bimotor De Havilland Dragon Rapid. Esse classudo avião inglês foi usado no Brasil pela Varig, muito antes de ela ter se transformado na maior companhia aérea do país. O exemplar exibido aqui é de 1944 e se encontra em primoroso estado de conservação. Chama a atenção o conjunto que serve de carenagem para os motores e que também cobre as rodas dianteiras, dando a impressão de que se trata de uma única peça -- solução muito inglesa, engenhosa e elegante.
aeromagazine
É isso mesmo, um avião sobre uma casa
É produto da excentricidade de um homem a quem os vizinhos chamavam carinhosamente de “comandante”, falecido há poucos meses.
O velho modelo é um DC-3, que durante a segunda guerra era o C-46, avião de transporte militar. Quando a guerra acabou, muitos desses aparelhos foram adaptados para transporte civil e vendidos para muitos países. Na Amazônia, eles vieram substituir os velhos Catalinas, que pousavam tanto em terra como n’água, nos tempos de poucas pistas de pouso na região.
O exemplar que está sobre a casa do “comandante” pertenceu à Paraense Transportes Aéreos, fundada em 1957, e que tinha sede em Belém. Até 1958 foram adquiridos oito C-46, mas até o final de 1965, houve igual número de acidentes.
A empresa, aliás, ficou conhecida pela pouca segurança, incluindo o desastre que matou o cantor nordestino Luiz Jacinto, o Coronel Ludugero, no dia 14 de março de 1970, quando um Hirondelle da Paraense caiu na baía de Guajará, em frente a Belém do Pará. O corpo de Jacinto só foi encontrado no dia 30 de março e sepultado um dia depois, em Caruaru, Pernambuco.
Em 1968, a Paraense recebeu oito aviões Fairchild Hiller FH-227B, que eram os Fokker F-27 fabricados sob licença, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil passaram a se chamar Hirondelle, nome inventado pelo publicitário paraense Oswaldo Mendes.
Porém, após pouco tempo de uso, algumas aeronaves estavam fora de serviços por falta de peças. Em 1970 a frota foi reduzida para duas aeronaves.
Em maio de 1970 o governo cancelou a autorização de funcionamento da Paraense, repassando os aviões para a Varig. Alguns exemplares foram empregados na ponte aérea Rio-SP.
Manuel dutra
Passageiro fotografa UFO do avião
Fotografado de avião sobre o Rio de Janeiro, Brasil.
Um dos nossos leitores , o Sr. Henrique Costa, enviou duas imagens interessantes.
Henrique não tirou as fotografias, mas um colega dele, que depois, enviou para ele.
O homem que tirou as fotografias , três no total, era um passageiro em um avião, e estava fazendo uma viagem de férias , voando perto da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Não enviaram muitas informações, mas até o momento é isso que sabemos.
Vários passageiros viram o objeto em questão, que foi primeiramente descrito como uma bola de luz, em forma de uma bola de futebol .
alguns passageiros gritaram de medo quando sentiu que o avião estava muito perto do objeto desconhecido , e havia a possibilidade de uma colisão.
Segundo declarações dos passageiros, o UFO manobrou entre as nuvens , mas continuou a acompanhar a aeronave por cerca de dois minutos.
De acordo com informações, as fotos foram tiradas às 03:40 , no dia 14 julho de 2010 . A câmera utilizada era uma Nokia 3120 Classic .
Informações e fotografias enviadas por Henrique Costa.
Fonte: UFOCASEBOOK
mundo ufo
Relatório aponta sucessão de falhas em acidente aéreo no Amazonas
MANAUS – O descumprimento de procedimentos padronizados da aviação foi apontado como o fator principal para o acidente aéreo envolvendo a queda de um bimotor da Manaus Aerotáxi. O acidente aconteceu no dia 7 de fevereiro do ano passado, quando o Bandeirante PT-SEA com 28 pessoas a bordo caiu no rio Manacapuru, matando 24 passageiros. Quatro pessoas sobreviveram.
Segundo o relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a tripulação contrariou as normas e procedimentos ao informar um número menor do que o real de pessoas a bordo na aeronave. Apesar de haver quase 30 pessoas dentro do Bandeirante, o piloto afirmou ao controle do tráfego aéreo que eram apenas 20, no voo que fazia o trajeto Coari-Manaus.
Saiba mais sobre o acidente com o Bandeirante PT-SEA
O número acima do permitido e o peso que ultrapassava em 744 quilos o máximo estipulado para a aeronave, que era em torno de 5.670 quilos, tiveram forte responsabilidade sobre o acidente aéreo. Apesar dos resultados apontarem para a falha do aquecedor de combustível como sendo a hipotese mais provável para a pane mecânica, o avião ainda teria chances de realizar um pouso de emergência se não estivesse com excesso de peso.
Para o Cenipa, apesar da hélice do motor esquerdo ter parado de girar, os pilotos teriam condições de seguir em voo monomotor, utilizando a hélice da asa direita. O reabastecimento com menor quantidade de combustível e o embarque do número correto de passageiros possibilitariam que a aeronave pousasse em segurança.
Críticas
O relatório confirmou ainda que o piloto informou que retornaria para Coari, o que não foi confirmado. Imagens de radar mostram que a aeronave seguiu para uma pista desativada na cidade de Manacapuru. Os especialistas acreditam ainda que o transponder desligado pode ter sido intencional.
A direção da Manaus Aerotáxi também teve a contribuição apontada no relatório sobre o acidente. O estudo afirmou que as atitudes dos pilotos não eram supervisionadas e os procedimentos legais não eram controlados, além de ter sido constatada a falta de treinamento.
Falhas na manutenção da aeronave e no planejamento do voo também foram citados pelo relatório, que disse ainda que os passageiros não foram informados verbalmente pelos pilotos sobre os problemas durante a viagem.
Mau tempo
De acordo com o relatório, outra questão influenciadora foi a presença de nuvens baixas, teriam dificultado a visão e contribuido para o erro de calculo de aproximação da pista. Os pilotos da aeronave pretendiam pousar em uma pista desativada em Manacapuru. O Bandeirante PT-SEA colidiu contra a água cerca de 1,2 mil metros do local. (IP)
portal amazonia
Infraestrutura aeroportuária
No primeiro semestre, a Infraero investiu 11% do total previsto no orçamento de 2010
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) investiu até agora 11% dos recursos previstos no orçamento de 2010, segundo cálculos da ONG Contas Abertas. Ao todo, foram gastos R$ 178 milhões. O orçamento para empresa no ano é de R$ 1,6 bilhão.
Nas obras de revitalização e modernização do terminal de passageiros 2 e demais instalações de apoio do Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), a Infraero investiu R$ 10,4 milhões entre janeiro e junho. As obras de adequação e ampliação do sistema de pistas e pátios do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) receberam pouco mais de R$ 6 milhões no mesmo período.
No primeiro semestre de 2009, a Infraero investiu R$ 137 milhões, de um total de R$ 1 bilhão estipulado à empresa para investimentos ao longo do ano. De janeiro a dezembro de 2009, R$ 421 milhões (43%) foram investidos pela Infraero, de uma previsão de R$ 981 milhões.
aeromagazine
Pane em avião da Azul deixa passageiros esperando há mais de 6 horas em Campo Grande (MS)
Segundo informado pela Infraero, a aeronave permanece em manutenção na pista e os passageiros aguardam no local.
A assessoria de imprensa da Azul informou que eles deverão ser acomodados em outro voo, com previsão de saída às 20h, e que o problema ocorreu por conta da necessidade de manutenção na aeronave.
desástres aéreos
Queda de avião na Sibéria mata 11; quatro sobrevivem
MOSCOU — Onze pessoas morreram e quatro ficaram feridas nesta terça-feira quando um avião de passageiros russo caiu ao tentar pousar num aeroporto no extremo norte da Sibéria.
O aparelho An-24 voava da cidade de Krasnoyarsk, centro da Sibéria, para a cidade de Igarka, no norte da mesma região.
O comandante, o co-piloto, o mecânico e um passageiro estão entre os sobreviventes, que foram hospitalizados. Entre os mortos, há uma criança.
A agência ITAR-TASS informou ainda que um dos sobreviventes, um funcionário do governo local, está muito ferido, mas que a condição dos outros três é satisfatória.
Segundo informações preliminares, o avião, que pertence a uma companhia aérea local, a Katekavia, explodiu numa bola de fogo ao iniciar os procedimentos de ouso.
As investigações abertas cogitam uma possível infração das regras de segurança de viagens aéreas.
De acordo com a autoridade aeroviária Rosaviatsia, chovia forte na hora da aterrissagem, mas que as condições de pouso eram adequadas.
Apesar de a segurança aérea na Rússia ter passado por intensas reformulações nos últimos anos, desastres aéreas são relativamente frequentes devido à antiguidade dos equipamentos e má observação das regras de segurança.
afp
Avião da Pantanal faz pouso forçado e deixa passageiros em alerta
Aeronave que faria rota Marília/São Paulo teve problemas no trem de pouso.
Após mais de uma hora de atraso, a aeronave da Pantanal que vinha de Presidente Prudente para fazer a primeira linha Marília/Congonhas, às 6h10, apresentou problemas no trem de pouso e teve que seguir para Bauru, onde aterrissou de barriga por volta das 8h.
A bordo do avião apenas quatro tripulantes, que nada sofreram. Contudo, a reincidência do problema deixa usuários preocupados. Há menos de um mês o Diário noticiou o atraso de mais de três horas em um voo, também devido a problemas no trem de pouso.
A companhia não informou se é a mesma aeronave, mas os fatos ocorridos geram reclamações entre passageiros. A gerente comercial Eliana Plaza acredita que a cidade merece um atendimento mais qualificado no setor.
“Dessa vez deu para descer, mas e se da próxima vez o avião estiver cheio de passageiros e não tiverem a mesma sorte?”, diz. “A cidade precisa de aeronaves mais modernas e de melhor atendimento”.
A médica Vera Lúcia Plaza conta que perdeu três cirurgias por conta do atraso. “O atendimento está longe do ideal. A gente só pode lamentar que as coisas caminhem desta maneira em Marília”.
Os passageiros que insistiram em ir no início da manhã para São Paulo acabaram seguindo de ônibus. O voo operado pela empresa às 11h30 também apresentou atraso de mais de uma hora, já que teria conexão com Bauru e a pista só foi desinterditada por volta das 13h.
srzd
Comissária da Gol cai de avião no aeroporto de Maceió
Uma comissária de bordo da companhia aérea Gol, cujo nome é mantido em sigilo, caiu de um avião no aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió.
O acidente aconteceu na madrugada desta segunda-feira (02), quando a comissária se preparava para fechar a porta traseira da aeronave, que estava parada na pista de pouso. Ela teria se desequilibrado e caiu, ficando ferida. Apesar da altura da queda, a jovem teria tido apenas ferimentos leves, foi medicada e, de acordo com a assessoria da Gol, passa bem.
Tanto a Gol quanto a Infraero vão investigar as causas e circunstâncias do acidente.
o jornal
Um avião, 50 tarifas e muita matemática
SÃO PAULO - Para um consumidor, poucos universos são tão enigmáticos como o dos sites de companhias aéreas. Como é possível que o mesmo produto – o mesmo voo, ligando o mesmo par de cidades – apresente uma profusão de preços distintos dependendo de mínimas diferenças de horário? E o que faz o valor das tarifas mudar em questão de horas?
A supersegmentação de preços é um reflexo do momento vivido pelas empresas aéreas. "As companhias tornaram-se mais eficientes e já não têm muito onde cortar custos. Nesse cenário, tornou-se mais importante maximizar a receita", diz Vanessa Ferraz, analista do HSBC.
A grande arma das companhias para encher seus aviões cobrando o máximo possível de cada passageiro é o chamado revenue management (gerenciamento de receita). "Testamos a elasticidade para saber o quanto os consumidores estão dispostos a pagar", diz Maurício Oliveira, diretor estratégico de receita da TAM. Obviamente, a "elasticidade" pode ser maior ou menor dependendo do passageiro. A dificuldade está exatamente em atrair todos os perfis, sem cobrar pouco de quem poderia desembolsar mais e sem deixar de fora os que, mesmo pagando menos, ajudam na rentabilidade.
"A maioria dos custos de um voo é fixa, independentemente do número de passageiros transportados. Portanto, é melhor para a rentabilidade que entrem R$ 20 do que deixar um assento vazio", diz Trey Urbahn, vice-presidente Comercial e de Planejamento da Azul.
Na TAM, a definição dos preços é feita com a ajuda de 20 sistemas de computador. Alguns de seus aviões decolam com até 50 tarifas diferentes incluindo, entre outras variáveis, a antecedência de compra e os vários canais de vendas, de agências de viagens à internet.
Inteligência. Os softwares usam sistemas de modelagem estatística que analisam um histórico de 331 dias para a procura daquele voo e dão sugestões de preços. Ao mesmo tempo, os 80 analistas da TAM fazem, manualmente, cerca de 800 mudanças de preços por dia dependendo da movimentação de concorrentes e mudanças na demanda. Na ponte aérea Rio-São Paulo, o preço das tarifas é acompanhado de meia em meia hora. A flutuação, determinada pela oferta e demanda, lembra o ambiente de uma bolsa de valores. "É um exercício de ameaça, oportunidade, força e fraqueza", diz Oliveira.
Recentemente a TAM criou uma área de pesquisa para estudar fórmulas matemáticas que possam aprimorar os modelos estatísticos. Trata-se de um campo de pesquisa global, que envolve tanto as companhias aéreas como pesquisadores de instituições como o aclamado MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos.
O revenue management tem algumas regras gerais. A primeira diz respeito aos horários de pico. As passagens mais caras se concentram entre às 7h e 9h e entre às 17h e 19h. Tratam-se dos períodos de preferência dos passageiros de negócios, que têm mais urgência para viajar e se dispõem a pagar mais caro.
A segunda regra diz respeito à antecedência da compra. A Azul, por exemplo, tem seis níveis básicos de preço assim divididos de acordo com o número de dias de antecedência: 30, 21, 14, 7, 4 e no dia na viagem. Entre os extremos dessa lista, o valor da tarifa pode multiplicar por quatro.
Para a Azul, o revenue management também é uma ferramenta de marketing. Em vez de investir em propaganda, a companhia procura atrair o máximo de novos consumidores possível e gerar o boca a boca. "TAM e Gol não vão nos deixar ter grandes vantagens de preço. Então, procuramos ter nos nossos aviões mais gente pagando tarifas baixas na comparação com os concorrentes", diz Urbahn. "Focamos mais na ocupação das aeronaves que no preço." No primeiro semestre, os aviões da Azul decolaram com 86% de seus assentos ocupados, em média. A taxa das concorrentes Gol e TAM não passou de 66%estadão