PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Se você é da Aviação - e está no Aeroporto de Congonhas- Faça aqui o seu pernoite



Se você é da Aviação - e está no Aeroporto de Congonhas- Faça aqui o seu pernoite!

Vagas para pernoite, acesse o menu ao lado e entre em contato!
Vagas limitadas!

Com prejuízo acima de 11/9, aéreas pressionam pela reabertura de aeroportos



Um dia depois de companhias aéreas europeias realizarem testes para provar que é seguro voar, a Associação Internacional de Aviação Comercial (IATA) aderiu à causa, pedindo a reabertura urgente do espaço aéreo.

A Associação criticou o que chamou de "reação exagerada" da Europa às cinzas após a erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia. A proibição, que vigora desde a última quinta-feira, provoca um prejuízo diário de até 250 milhões de dólares às empresas. As perdas podem superar as registradas após os ataques de 11 de setembro, nos Estados Unidos, que abalaram a aviação internacional.

O presidente da Iata, Giovanni Bisignani, criticou a maneira como as autoridades europeias estão lidando com o assunto. Ele disse que será "embaraçoso" quando houver, dentro de algumas semanas, uma análise dos danos reais que a nuvem de cinzas pode provocar.

Nesta segunda-feira, os ministros de Transportes da União Europeia promovem uma videoconferência sobre a situação. É a primeira reunião, mesmo que virtual, para discutir a maneira como lidar com a crise.

Apesar dos prejuízos exorbitantes, autoridades da União Européia dizem que não podem comprometer a segurança dos passageiros. A preocupação é que as partículas provocadas pela erupção - que contêm diversas substâncias, inclusive vidro - poderiam danificar ou até parar turbinas e, então, derrubar aviões.

Cautela - Apesar das proporções da crise e das perdas das companhias aéreas, a Eurocontrol, que reúne em Bruxelas os escritórios nacionais de controle do tráfego aéreo da Europa, é cautelosa. Informou, por meio de seu twitter, que não tomará a decisão de abrir ou fechar o espaço aéreo. Afirmou que apenas se baseia em informações meteorológicas e dados científicos para emitir suas recomendações.

As empresas aéreas afirmam que os governos europeus estão exagerando na reação à ameaça, confiando em dados incompletos de modelos feitos por computadores em vez de acreditar em testes reais no espaço aéreo europeu.

Companhias aéreas - Diversas companhias, como a alemã Lufthansa e a holandesa KLM, realizaram voos testes durante o fim de semana e não constataram dano algum às aeronaves.

A British Airways também informou que levou cinco pessoas - inclusive o diretor executivo da empresa, Willie Walsh - em uma destas viagens testes e não houve problema. O Boeing 737 decolou de Londres, sobrevoou a Irlanda e posou em Cardiff, no País de Gales.

"As condições estavam perfeitas e a aeronave não encontrou nenhuma dificuldade", disse a empresa em um comunicado.

Crise econômica - Desde a quinta-feira da semana passada, 63 mil vôos foram cancelados. Apenas no último domingo, 23 mil aviões deixaram de voar, na Europa. Segundo a Eurocontrol, apenas 30% das aeronaves que deveriam decolar, nesta segunda-feira, vão realmente sair. Ou seja, são cerca de oito mil voos em vez de 28 mil, conforme o previsto anteriormente.

O fechamento do espaço aéreo atinge em cheio as companhias, que ainda tentam se recuperar da crise econômica mundial.

Com medo das conseqüências, pilotos britânicos já se juntaram para buscar ajuda. Eles pedem ao governo um socorro às companhias aéreas semelhante àquele foi dados aos bancos, entre 2008 e 2009. “O governo precisa mostrar o mesmo empenho para conter a crise como quando impediu que bancos afundassem”, disse a Associação de Pilotos de Companhias Britânicas.

A Comissão da União Europeia já informou que está está disposta a autorizar que os Estados membros concedam ajudas públicas "excepcionais" às companhias afetadas pelo caos aéreo.

No Brasil, pelo menos 17 vôos com destino à Europa foram cancelados, nos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro.

veja.com

Europa enfrenta hoje o quinto dia com a maior parte do espaço aéreo fechado


A crise aérea que a Europa vive desde 15 de Abril ,devido a sequência da extensão da nuvem de cinzas do vulcão que entrou em erupção na islãndia persistem até hoje, embora a Eurocontrol seja um pouco otimista de que hoje iria operar 50% dos vôos regulares na Europa.


A nuvem tende a ser maior na Europa do Leste e permitir a abertura de rotas no continente que tenham sido fechadas. A magnitude da instabilidade também afetou centenas de voos. Um exemplo do efeito sobre a mobilidade reflete o jornal alemão 'Bild', conforme relatado na edição de hoje que existem cerca de 50.000 alemães Baleares que não conseguem regressar ao seu país.


mais fotos do cáos aéreo:


Passageiros  presos no aeroporto de Frankfurt.

Passageiros presos no aeroporto de Frankfurt.


Camp  passageiros retidos no aeroporto de Munique.

passageiros retidos no aeroporto de Munique.



companhias aéreas alemãs pressionam o governo






O espaço aéreo alemão permanecerá fechado pelo menos até terça-feira 20/4/2010 até às 2 da manhã.

As grandes companhias aéreas alemãs exigem agora por parte do governo alguma compensação.

O ministro dos Transportes, Peter Ramsauer, não se deixou intimidar pelos pedidos das companhias aéreas. Tanto a Lufthansa e a Air Berlin pedem ao governo, algum alento como forma de enfrentar a crise única na história da aviação.

dw-world

Mapa divulgado pelo governo britânico referente as cinzas do vulcão islandês

Mapa de dispersão de las Cenizas

Niki Lauda criticou o fechamento do espaço aéreo na Áustria



Após o desembarque no aeroporto de Salzburg com um Airbus A 320 da sua empresa, Niki Lauda disse que esse era "o mais belo voo que fez, com céu azul. Eu não entendo tudo o que acontece."

Referindo-se ao fechamento do espaço aéreo em vários países europeus, incluindo Alemanha e Áustria.

Na última sexta-feira, Lauda disse que o teste de vôo transcorreu sem intercorrências.

JAL nomeada a Cia aérea global mais pontual em 2009



A Japan Airlines (JAL), foi nomeada a vencedora do 2009 "FlightStats On-Time Performance Service (OPS) Award", prêmio conferido pela Conducive Technology Corporation - um provedor de dados de informação de voo da indústria de transportes.

Com base nas estatísticas tabuladas pela FlightStats a Jal atingiu o percentual de 90,95% de pontualidade dos 216.478 voos regulares operados no ano de 2009.

japan today

O mundo mágico da Ryanair!

Novas rotas da Ryanair a partir de "Paris"

A Ryanair acaba de anunciar sua intenção de operar duas novas rotas a partir de Paris-Vatry.

Paris Vatry é um pequeno aeroporto distante a 150 km de Paris.

Na verdade, a Ryanair pretende abrir estas duas novas rotas para Oslo, Estocolmo Skavsta e Rygge.

Uma última chance para o Aeroporto de Vatry

Os planos da Ryanair pode muito bem ser a última chance de Vatry. Vatry tem sido um ponto muito difícil há vários anos. Ano após ano, o aeroporto está perdendo sua finalidade, antes do anúncio da Ryanair, Vatry foi usado apenas para operações de carga.

Vatry não tem uma localização estratégica. Muito longe de Paris (150 km), os passageiros sempre preferiram o Paris Beauvais Airport ("apenas" 70 km de Paris).

LEMBREM-SE DE VIRACOPOS HÁ 02 ANOS ATRÁS?....SÓ CARGAS E SEM INTERESSE.

A única vantagem Vatry pode muito bem ser a sua proximidade ao parque Eurodisney.

Eurodisney Map. Eurodisney Map and Iinfromation guide. Eurodisney Transfer Bookings from or to Charles de Gaulle, Orly and Beauvais Airport.

eurodisney map

Mídia social: O outro lado além das dicas e promoções


A utilização dos meios de comunicação sociais das cias Aéreas não foi exclusivo para o lado mais leve da viagem (compartilhamento de fotos, dicas de viagem, etc) também foram nelas detalhadas a crise aérea e os voos na Europa.

facebook virgin atlantic


Muitas companhias aéreas e aeroportos estão interagindo diretamente com os clientes que tentaram e não conseguiram receber a assistência desejada através de call centers.


lufthansa usa twitter ash




Cinco companhias aéreas não irão adicionar taxas carry-on

O senador Charles Schumer fala em Centenário do NAACP de  Convenções, em Nova York, 12 de julho de 2009. REUTERS / Chip East
WASHINGTON (Reuters) - Senator Charles Schumer said on Sunday that he has commitments from five airlines to not follow the lead of Spirit Airlines by charging passengers a fee for carry-on baggage.

WASHINGTON
(Reuters) - O
senador americano, Charles Schumer, disse no domingo que ele tem compromissos a partir de cinco companhias aéreas para não seguirem o exemplo da Spirit Airlines cobrando dos passageiros uma taxa de bagagem de mão.

Schumer disse que ele recebeu promessas de American Airlines, uma unidade da AMR Corp, Delta Air Lines Inc; JetBlue Airways, United Airlines, uma unidade da UAL Corp, e E.U. Air Airways que não cobrarão m taxas para bagagem de mão.




"Estou satisfeito por algumas das principais operadoras responderam aos nossos esforços e concordarem em não cobrar por algo que sempre esteve livre."


Schumer disse que pretende continuar conversando com às companhias aéreas e elas assumirem compromissos semelhantes e está incentivando privada Spirit Airlines para reverter sua decisão de cobrar até US $ 45 por bagagem de mão que não se encaixam em bancos e que são acondicionadas nos Bins.

reuters

Cessna pretende estreitar relações com proprietários de Citation, durante conferência em Wichita

A conferência “Cessna mantém você conectado”, para clientes de Citation, será realizada no Hyatt Regency Century ll e Convention Center, em Wichita, Kansas.

O tema da conferência serve para reforçar as conexões estabelecidas entre clientes, fornecedores e a Cessna.

“Este será um encontro muito importante para a família Cessna, desde o evento do ano passado”, diz Mark Paolucci, vice-presidente de Customer Service Cessna. “Temos uma série de informativos interessantes, nas sessões previstas para 2010, e estamos ansiosos para um bom atendimento da comunidade Citation”.

citationXL0607

O evento oferece a oportunidade de trocar idéias com outros pilotos de Citation, diretores de manutenção e operadores. “Durante o evento existe a oportunidade de aprender em um ambiente colegial. As sessões têm perguntas e respostas a questões cotidianas levantadas pelos clientes Cessna.”Disse Paolucci.

Richard Rhodes, Gerent

e de Manutenção da Murphy Oil Company, que participou da última conferência do cliente Citation, disse: “O evento dá uma grande oportunidade para a comunicação face a face. Eu gosto de ouvir problemas de outros operadores em primeira mão”.

Entre os oradores convidados para o evento deste ano estão algumas celebridades: o recordista por tempo de voo sem reabastecimento Dick Rutan e o piloto da NASCAR Carl Edwards.

Um dos pioneiros da

aviação de ajuste, Rutan voou em seu avião Voyager ao redor do mundo sem escalas e sem reabastecimento em nove dias em 1986. Ele foi um piloto de combate altamente condecorado da USAF (Força Aérea USA) e foi integrado ao Hall da Fama da Aviação Nacional Americana, em 2002.

Edwards, um dos mais famosos pilotos da NASCAR e cliente Cessna, irá falar sobre a sua carreira e as semelhanças com seus vôos, e como os dois se entrelaçam em sua vida.

Camargo Filho

Foto do dano causados por cinzas vulcânicas em um motor do F18

Eyjafjallajökull finlandesa F-18

Foto tirada em 15- abril- 2010

Os pilotos podem não sentir qualquer sintoma anormal durante o vôo , mas aquando do desembarque, e durante as inspeções de rotina, os mecânicos descobriram o que a foto nos mostra.

O problema principal reside no poder abrasivo de silício, e os efeitos que isso pode causar no funcionamento do motor em altas temperaturas.

Cinzas de vulcão afetam avião de combate da Otan

Grande parte do espaço aéreo europeu permanece fechado nesta segunda-feira (19).

Umit Bektas/09.04.2010/Reuters
Foto por Umit Bektas/09.04.2010/Reuters
Avião de caça F-16 turco decola de base em Bandirma; oficial americano diz que aeronave similar foi afetada por cinzas de vulcão islandês na Europa

As cinzas do vulcão islandês que cobrem parte da Europa desde a última quinta-feira (15) afetaram a turbina de um avião de caça F-16 da Otan (organização militar ocidental), informou nesta segunda-feira (19) um oficial americano.

Segundo a fonte, que não quis ser identificada, os militares encontraram restos de vidro na turbina da aeronave de combate.

- Foi detectado um processo de cristalização dentro dos motores de um aparelho, que não sofreu, no entanto, qualquer percalço.

A cinza vulcânica pode se transformar em vidro a altas temperaturas como, por exemplo, quando entra na turbina de um avião.

Para o oficial consultado, a nuvem de cinzas representa uma ameaça às operações da Otan na região.

- É algo muito sério, que pode começar a ter um impacto real nas capacidades militares.

O militar também explicou que as Forças Armadas dos EUA limitaram a execução de vários exercícios militares enquanto os efeitos da nuvem de cinzas nos aparelhos são estudados.

Europa vive novo dia de caos aéreo

A Organização Europeia para a Navegação Aérea (Eurocontrol) informou que entre 8.000 e 9.000 voos devem ocorrer nesta segunda-feira, o que corresponde a cerca de 30% do total de viagens que a Europa costuma abrigar neste dia da semana.

A previsão inicial era de que 50% das partidas poderiam ocorrer hoje, se as condições metereológicas fossem adequadas. A iniciativa de permitir mais viagens foi uma pressão das principais associações de empresas aéreas. A Eurocontrol informou neste domingo (18) que esperava chegar a tal patamar de liberação, mas a nota de hoje frustrou parte das expectativas.

Desde a última quinta-feira (15), grande parte do espaço aéreo europeu está fechado devido a uma nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia. Ontem, apenas cerca de 4.000 voos puderam ser feitos, mesmo com a reabertura de aeroportos do sul da França e, por algumas horas, do de Frankfurt, na Alemanha.

Em uma segunda-feira normal, ocorrem cerca de 28 mil viagens no espaço aéreo europeu. Por outro lado, as companhias aéreas pressionam para a liberação de voos e exigem reembolso pelas perdas. A Comissão Europeia prepara uma determinação de ajuda para as empresas do setor.


Satélite Vulcão Islândia G

Imagem de satélite mostra nuvem de cinzas de vulcão islandês sendo levada pelo vento - (Foto: Reuters)

R7

Temos vagas

Vagas de Programa JAVA para a Área de Aviação em São Paulo

  1. Candidatar-se a esta oferta
  2. Imprimir
  3. Enviar a um amigo
Descrição da empresa
  1. Setor da empresa:Comunicação Audiovisual
  2. Porte da empresa:Pequeno (até 200 funcionários)
  3. Descrição:COMUNICA GERAL é um portal de serviços de comunicação e tecnologia, onde Empresários (clientes) cadastram serviços e Profissionais fazem propostas para realizar esses serviços cadastrados.
  4. Estado:São Paulo
  5. Cidade:São Paulo - SP
Descrição da Vaga de Emprego
  1. Se oferece 1 vaga/s para trabalhar em São Paulo na área profissional Programador / Desenvolvedor

  2. Programa JAVA para a Área de Aviação
  3. São Paulo
  4. São Paulo - SP
  5. Informática, TI, Telecomunicações - Programador / Desenvolvedor
  6. 1
  7. Preciso de um profissional para desenvolver um programa em JAVA preferencialmente com banco de dados. Atualmente tenho um programa de uso pessoal com programação clipper que é voltado para profissionais na área de aviação. O programa tem como finalidade controlar as receitas que são geradas a cada prestação de serviços do Piloto, Co-Piloto, Comissários de Bordo e demais profissionais da área. Algumas funcionalidades são essenciais para gerar o controle de recebimentos como informar no sistema sobre os vôos (Origem e Destino, Partida e Chegada, Horas de viagem entre outros). Tenho preferência por profissionais de São Paulo-SP, pois preciso que se desloque até a região da Zona Sul para conhecer o passo a passo do sistema atual que tenho para gerar o mesmo fluxo ou novas funcionalidades se for o caso. O programa deve ser fornecido em CD com disposição para ser salvo em desktop (Windows sete, Windows Vista, Windows XP e Linux) através de uma licença fornecida ao usuário.
Exigências
  1. Estudos Mínimos:Técnico/ Profissionalizante
O que esta vaga oferece

  1. Tipo contrato:Temporário
  2. Jornada:Período Integral
Candidatar-se a esta oferta

China Eastern Airlines entra para a Skyteam em 2011




A China Eastern Airlines, a segunda maior companhia aérea chinesa, vai juntar-se à aliança SkyTeam, depois de rejeitar as propostas da Oneworld e da Star Alliance.

A decisão foi anunciada pelo CEO da companhia, Ma Xulum e pelo presidente da Skyteam, Leo van Wijk. A entrada para a aliança deverá acontecer em meados de 2011.

“Aderir a uma aliança internacional faz parte da estratégia da China Eastern Airlines para se tornar mais competitiva e enfrentar as dificuldades do mercado.

Este é mais um passo para entrarmos em um mercado global que nos vai permitir crescer”, referiu Liu Shaoyong, presidente da companhia chinesa.
jornal de turismo

GOL Se Arrepende e Muda Regras da sua Promoção. TAM Faz a Sua Também

A Gol deve ter se arrependido das regras da sua promoção, regras que chegamos a ressaltar no post anterior e que podiam deixar sua “promoção” menos atraente em relação a da Webjet, e mudou as regras.

Regras antigas enviadas aos associados Smiles (seus clientes preferenciais….):

Regras novas postadas no site:



Mudaram-se os vôos envolvidos que passaram a ser de 7 de maio a 30 de junho ao invés de 24 de abril a 30 de junho, as taxas de alteração que eram de 80 reais e agora são de 50 reais e segundo leitor Milon as tarifas acumularai 100% das milhas (as regras novas no site omitem essa informação, sendo que nas antigas acumulava-se apenas 30%). O site mudou de novo e agora já consta o acúmulo de 100% das milhas Smiles (obrigado ao Milon e ao Fábio G.).

Mesmo que as regras tenham melhorado para o consumidor fica uma impressão de amadorismo em uma empresa que de amadora não tem nada.

Se é promoção mesmo ou promocinho ver, vamos esperar a pescaria dos leitores. Até o momento, as críticas estão vencendo e olha que os leitores do Aquela Passagem entendem de passagem aérea!

A Tam aproveitou e colocou a sua promoção no ar também mas sem regras claras…

Depois de tanto tempo vendo pseudopromoções, hoje em dia eu não olho tanto para a propaganda, me agarro mais nas minhas buscas em todos os sites das cias que operam a rota que eu desejo.

Repito: pesquise, compare, leia as regras e compre consciente. Você pode até garimpar uma boa tarifa, mas não se deixe levar apenas pela emoção gerada por essas campanhas publicitárias.

Aquela passagem

Doutor, Custa 6, Mas na Promoção Está por Meia Dúzia…



O final de semana que passou foi marcado por mais uma estrondosa campanha publicitária visando a incentivar o consumo, mas sem oferecer nada mais que falsas promesas de preços mais baixos.

Quem já praticava bons preços ou preços nem tão bons assim mudou pouco seu cenário de tarifas, mas investiu pesado na divulgação de promoções.

Promoção (definição do Aurélio): O conjunto de atividades que visam a fortalecer a imagem de uma marca, instituição, indivíduo, etc., ou a influenciar pessoas na escolha de determinado produto ou serviços.

Olha, vivemos um momento onde a estratégia de marketing de massa vale mais que o respeito ao consumidor. Vocês consumidores conscientes e que acompanham o mercado não se deixam levar por essas falsas promessas, mas devemos lembrar que somos ainda poucos.

A grande massa, foco dessas promoções, é muito maior e acaba sendo influenciada mais facilmente. Assim, as cias dão-se ao luxo de ver seus consumidores mais informados se sentirem enganados enquanto colhem os lucros daqueles que são levados a comprar por impulso.

Um dia colemos os frutos de tudo que plantamos. Eu tento plantar consciência e respeito e quero colher consumidores mais conscientes, informados, autossuficientes e responsáveis. As cias aéreas um dia vão colher frutos do que plantam hoje. Só tempo dirá quais serão.

Aquela passagem

Austríaco bate campeão e fica com a vitória na 2ª etapa da Red Bull Air Race

Austríaco bate campeão e fica com a vitória na 2ª etapa da Red Bull Air Race

O austríaco Hannes Arch conseguiu deter o domínio de Paul Bonhomme e derrotou o atual campeão na segunda etapa da Red Bull Air Race. A prova foi realizada neste domingo na cidade de Perth, Austrália, para um público estimado em 140 mil pessoas.

O austriaco Hannes Arch voa em Perth, na vitória da 2ª etapa da Red Bull Air Race

Bonhomme foi o vencedor da etapa inicial, em Abu Dhabi, mas desta vez não passou da terceira posição, apesar de liderar no geral, com 22 pontos. Arch, terceiro na classificação, ficou com o tempo de 1min26s51, seu melhor no fim de semana.

A segunda posição foi do australiano Matt Hall, que com a ajuda da torcida fez sua melhor posição na competição.

“Eu tive de lutar muito neste fim de semana. Não sabia se devia atacar ou apenas desacelerar. Estou satisfeito com o resultado”, disse o vencedor austríaco.

A próxima etapa da Red Bull Air Race será no Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de maio.

Brasileiro pode usar avião emprestado

Depois do acidente no treino de quinta-feira, o brasileiro Adilson Kindlemann pode voltar a pilotar em avião emprestado. O espanhol Alejandro MacLean se ofereceu para ajudar o colega na readaptação para a prova do Rio de Janeiro, em maio.

“Sou muito próximo a Adilson. Talvez seja o vínculo pelo sangue latino”, disse o espanhol, ao jornal O Globo. “É possível que ele vá à Espanha voar em um outro avião que tenho para treinar e se preparar para as próximas corridas.”

O acidente de Kindlemann foi o primeiro da Red Bull Air Race. Seu avião caiu no Rio sobre o qual é disputada a prova, mas ele foi tirado com ferimentos leves, apenas.
blog do vinna

Eurocontrol prevê para hoje a realização de oito a nove mil voos


Nuvem de cinzas baixa de altitude.

O mais recente comunicado da Eurocontrol indica que hoje deverão realizar-se entre oito a nove mil voos dos 28 mil previstos no espaço aéreo europeu. Até agora mantêm-se encerrados os espaços aéreos na maior parte da Europa, incluindo Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, partes de França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, norte de Itália, Polónia, Roménia, Eslovénia, Suíça, partes da Ucrânia e Reino Unido.

A agência indica que hoje deverão ser realizados cerca de 30% dos voos previstos na Europa, representando cerca de 50% do total do continente. O sul da Europa incluindo Portugal, Espanha, parte da Itália e França, os Balcãs, Bulgária, Grécia e Turquia, bem como partes da Europa do Norte como a Noruega e partes da Suécia estão abertos à aviação civil.

A agência para a segurança da aviação civil na Europa diz ainda que em algumas zonas o espaço aéreo a maior altitude está disponível dependendo das previsões e observação, mas indica que é difícil chegar a esta altitude pois na maioria dos casos a área circundante não está aberta.

Vários meios de comunicação e agências avançaram esta manhã que o vulcão que entrou em erupção na Islândia provocou novos abalos, mas que a nuvem de cinzas baixou para uma altura de cerca de dois quilómetros.

A produção de cinzas reduziu e os cientistas e autoridades da guarda costeira iriam sobrevoar a área do vulcão para tentar verificar se a cratera está a produzir lava.

apea

ANA esclarece aplicação de sobretaxa a estacionamento de aviões


O presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal esclareceu ontem que a empresa foi obrigada a cobrar uma sobretaxa aos aviões que estejam estacionados mais de 18 horas no Aeroporto de Lisboa devido ao grande número de aparelhos que em 2009 ali estiveram estacionados, "alguns mais de um mês", avançou Guilhermino Rodrigues. "Sempre conseguimos gerir este problema mas no ano passado os aviões estiveram mais tempo parados, pelo que a ANA teve que tomar medidas. Houve aviões que estiveram mais de um mês parados", afirmou o presidente do Conselho de Administração da ANA.

A polémica à volta da sobretaxa surgiu depois de a companhia euroAtlantic airways ter anunciado que iria deslocar a sua base para o Aeroporto de Châteauroux, em França, alegando que as taxas cobradas pela ANA são "escandalosas", pelo que a companhia teve que procurar "alternativas que viabilizem a sua existência e continuidade".

De acordo com Guilhermino Rodrigues, a medida já estava prevista há mais de 10 anos, segundo uma prorrogativa que previa a aplicação de uma taxa aos aviões que estivessem estacionados no Aeroporto mais de 18 horas.

O que acontecia, explicou o responsável, era que até ao ano passado os casos de aviões estacionados por um período superior ao previsto eram uma minoria, que nunca tinha causado problemas, dai que a sobretaxa não fosse cobrada.

No entanto, continuou o responsável, com a diminuição da procura em 2009 o número de aviões que estavam nesta situação aumentou, pelo que a ANA foi obrigada a aplicar a medida, com o presidente do Conselho de Administração da empresa a admitir que o valor da sobretaxa é "pesado".

"No ano passado a ANA tinha duas soluções: ou mantinha o regime ou diminuía a capacidade declarada", explicou Guilhermino Rodrigues, acrescentando que "tem que existir sempre um número mínimo de estacionamentos para processar os passageiros e se isto não acontecer o aeroporto teria que encerrar".

Neste momento, avançou ainda o responsável, existem apenas dois aviões nesta situação no Aeroporto de Lisboa, no entanto "a ANA vai manter a sobretaxa e aplicá-la até quando for necessário", garantiu.

Turisver

Chegou a Azul Viagens!

Chegou a Azul Viagens!



http://www.voeazul.com.br/azulviagens

ATA 100. Entendendo e aliando-se à Documentação técnica.

[schematic view of ATA reference number  and meaning of number elements]

Documentação Técnica de Aeronaves
A documentação técnica de uma aeronave pode ser apresentada de várias formas ao operador. A forma mais comum é, a apresentação da documentação, no formato proposto pela Norma Ata 100. Esta Norma é uma especificação aprovada e utilizada pela maioria dos fabricantes de aeronaves. As informações contidas nos manuais são organizadas e padronizadas de modo a se obter qualquer informação sobre a aeronave e seus sistemas no menor tempo possível.


Introdução a Norma Ata 100
A idéia foi de dividir a aeronave em 100 capítulos (daí o nome Ata 100). Cada capítulo foi divido em seções e cada seção dividida em assuntos. Com essa divisão podemos encontrar rapidamente qualquer capítulo equivalente a um sistema da aeronave, que utiliza a norma Ata 100, e dentro deste localizar com a mesma facilidade um assunto de nosso interesse. Quando trabalhamos com uma outra aeronave que também tem seus manuais organizados pela Norma Ata 100, nos sentimos familiarizados e não temos dificuldades de entender como funciona a documentação desta nova aeronave. Veja abaixo um exemplo de um número da Norma Ata 100 e como é fácil de interpretá-lo. Um número utilizado para identificação da norma Ata 100 é formado da seguinte forma:

XX . XX . XX . XXX
1º 2º 3º 4º


O primeiro grupo de números:
Representa o capítulo. Veja alguns exemplos:
33 iluminação
35 oxigênio
62 rotor principal
63 acionamento do rotor pricipal
64 rotor de cauda
65 acionamento do rotor de cauda
70 grupo moto propulsor, etc.


O segundo grupo de números
Representa as seções. Veja alguns exemplos levando em conta que o capítulo tratado é o 33 - iluminação:
00 geral
10 compartimento de vôo
20 compartimento de passageiros
30 compartimento de carga
40 externas
50 iluminação de emergência, etc.


Terceiro Grupo de números:
Representa o assunto dentro da seção:
01 farol escamoteavel
02 farol fixo, etc.


Quarto Grupo de números:
Representa o tipo de intervenção a ser efetuada pelo mecânico:
200 operações de manutenção
300 manutenção corrente
400 remoção e instalação, etc.

O número depois de pronto, fica assim: 33.40.01.401


Reflexão
Pense na documentação técnica da aeronave como sendo o seu maior aliado. Esteja sempre com os documentos de trabalho ao seu lado quando fizer qualquer intervenção na aeronave. Sem documentos de trabalho apropriados, você será responsável por qualquer serviço ou operação indevida sobre a aeronave. Você não precisa correr esse risco!

Remover estrelaCompartilhar
Hangar do Heinz

Substituição do 737 pelo 757


A Aerosur, companhia aérea boliviana, começou a substituir os B737 que iam para Guarulhos, por modelos B757. Esta aeronave será utilizada nos voos de segundas, quartas e sextas-feiras.

Eagle sky

Qatar encontra sede em SP e terá voos com 2 classes


A Qatar Airways praticamente já bateu o martelo em relação à nova sede da empresa no País. O escritório, que ficará em São Paulo, comandará, junto com o de Buenos Aires, as operações da aérea na América Latina. “E, por uma questão estratégica da matriz, os voos para o Brasil e a Argentina terão duas classes – econômica e executiva”, afirma o gerente para a região da companhia, Antonio Bandeira, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS realizada hoje pela manhã, em São Paulo.

A empresa, que já teve escritório próprio na capital paulista (região dos Jardins) – liderado por Ian Gillespie, que depois retornou para a Taca –, tem como GSA a Handy and Support Sales Agent (HSSA). O escritório da HSSA funciona no bairro da Liberdade, região central de São Paulo. “Vamos estar na área da avenida Berrini e praticamente já escolhemos o imóvel”, adianta Bandeira.

“Temos o apoio e o suporte da HSSA nessa fase de transição”, destaca o gerente. “Estamos montando nossa equipe e todos ficarão instalados nesse escritório, que seguirá o standard de decoração e funcionalidades determinados pela matriz”, completa ele.

"CINCO ESTRELAS"
Segundo Antonio Bandeira, os voos da Qatar no Boeing 777-200ER terão duas classes – 42 assentos na executiva (configurados em 2-2-2) e 217 na econômica. “Não teremos a primeira classe por uma decisão estratégica da matriz”, justifica ele.

“Mas, por outro lado, posso garantir que nosso produto e serviço da executiva é excepcional; somos uma empresa ranqueada com cinco estrelas pela Skytrax”, enfatiza, citando a empresa que certifica aéreas e aeroportos em todo o mundo.

“Os passageiros que voarem conosco, a partir de junho, terão uma experiência de viagem e, tenho certeza, vão adorar o serviço”, acredita o executivo. “Eles vão sentir o que é voar em uma empresa cinco estrelas”, finaliza ele.

A Qatar começa a voar entre Doha e São Paulo (GRU) – com extensão em Buenos Aires –no dia 24 de junho. E o primeiro voo para Doha parte no dia seguinte. A operação será diária e direta.
panrotas

Alguns recordes de aviação

Avião mais alto

Dois modelos dividem esse título. O A380, da Airbus, e o avião de carga Hughes H-4 (foto abaixo), ambos com 24,1 metros de altura. O A380 é o maior avião de passageiros, com seus dois andares, 73 metros de comprimento e 80 metros de envergadura (asa a asa). A aeronave, que fez seu voo inaugural em abril de 2005, comporta 850 passageiros.

Maior envergadura (asa a asa)
O Hughes H-4 também é o detentor desse título, com 97,5 metros. O modelo foi desenvolvido por Howard Hughes, que foi interpretado por Leonardo DiCapriono filme "O Aviador"(2004). Em segundo lugar vem o russo Antonov AN-225, com 88,4 metros.

Maior avião cargueiro
É o Antonov AN-225 (foto abaixo), conhecido como Mriya ("sonho", em russo). Ele consegue transportar 250 toneladas de carga por 4.500 quilômetros, e é o avião mais longo já produzido, com 84 metros.
Menor avião
Construído em 1988, o Bumble Bee (foto abaixo) voou apenas 3 vezes. Foi o suficiente para se tornar o menor avião do mundo, com seu 1,7 metro de envergadura e 2,46 metros de comprimento.
Mais rápido
Dois aviões aparecem nessa categoria. Quem leva entre as aeronaves de passageiros é o Tupolev 144, que antes mesmo do famoso Concorde ser lançado, já havia alcançado uma velocidade de 2.550 km/h. Mas o vencedor absoluto do quesito é o "quase foguete" X-15A2. Fabricado pela NASA em 1967, conseguiu voar a 7.115 km/h.

Mais caro
Quem detém o posto é o bombardeiro B-2 Spirit. O avião custa 2 bilhões de dólares.

Mais econômico
O norte-americano Burt Rutan construiu o Voyager (foto abaixo), que em 1986 foi usado por Dick Rutan e Jeana Yeager para dar a volta ao mundo em apenas 9 dias.
Primeiro a álcool
O EMB 202 Ipanema, idealizado no Brasil, foi lançado em 2002 pela Embraer. Trata-se de um monoplano dotado de um propulsor movido à álcool.

Primeiro com banheiro
O primeiro avião com banheiro foi o russo Russky Vitiaz (foto abaixo), projetado por Igor Sikorski e testado em 13 de maio de 1913.
Primeiro brasileiro a cruzar o Oceano Atlântico
O brasileiro João Ribeiro de Barros abandonou a faculdade de direito para praticar a aviação, sua verdadeira paixão. Em 1926 João foi até Gênova, na Itália, para "buscar" um avião hidromotor Savoia Marchetti S55, batizado mais tarde como Jahu. A viagem levou 12 horas e terminou em Fernando de Noronha, em Pernambuco. O Jahu existe até hoje e é o único de seu modelo que ainda está inteiro.


cultura aeronáutica



Concurso Cultural “Milão e a moda” TAM



Concurso cultural TAM Milão e a moda

A companhia aérea TAM lançou o concurso cultural “Milão e a moda” onde o vencedor ganhará uma jóia exclusiva do designer italiano Jack Vartarian, um dos mais badalados da atualidade.

Para participar é só se inscrever no site www.tamconexaomoda.com.br e responder, em até 300 caracteres, a pergunta: “Qual é a melhor conexão entre moda e viagem?”. A resposta mais criativa vence. O período de inscrições é até o dia 12 de maio de 2010, a participação é exclusiva para maiores de 18 anos. O vencedor será divulgado no site da promoção no dia 19 de maio.

Em conjunto com a promoção está sendo lançado o Guia Milão, uma das mais importantes capitais do mundo fashion, que apresenta o que de melhor acontece na cidade italiana.

passagemdeavião

Webjet terá voos para Buenos Aires e Bariloche


CAMPOS DO JORDÃO (SP) - A Webjet terá dois voos semanais, às quintas-feira e aos domingos, a partir de julho, saindo do Aeroporto de Viracopos, para Buenos Aires. Além deste voo, segundo o gerente comercial e de Vendas da CVC para a América do Sul, João Paulo Stropaissi, segunda-feira (dia 19) estará disponível no sistema um voo de Campinas para Bariloche. Vale lembrar que estes voos são apenas para a temporada de julho.

O executivo aproveitou também para ressaltar que o aeroporto do Chile está em perfeitas condições de funcionamento. "Nós investimos junto com o governo chileno US$ 1,3 milhão em campanhas publicitárias", revelou. O mercado chileno representava 35% das vendas para a América do Sul, antes do terremoto. "Mesmo co a gripe do ano passado, levaos 26 mil brasileiros para o Chile no ano passado. Este ano vamos incrementar esta oferta em 20%", falou.

Para Bariloche, a CVC disponibilizará 15 aviões semanalmente, que representam 2,5 mil pessoas por semana e mais de 15 mil na temporada. "Quatro mil pacotes já foram vendidos e dos 55% dos 15 mil pacotes já foram reservados", finalizou.
panrotas

Embraer 145 /R-99 Aeronave Radar



O Embraer EMB-145 R-99, é uma aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, com capacidade autônoma de vigilância e controle aéreo. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de vigilância aérea, capaz de prover dados de inteligência sobre aeronaves voando a baixa altura, sobretudo na Amazônia brasileira, cumprindo missões em apoio ao SIVAM.

Os sensores e sistemas embarcados do EMB-145 AEW&C o torna capacitado em atuar numa vasta gama de missões, entre as quais: comando e controle; vigilância e controle de fronteiras; vigilância marítima; monitoramento de sinais de comunicações; coordenação de operações de busca e salvamento; vetoração de caças e gerenciamento do espaço aéreo.












Gabriel ellwanger

Barack Obama cancela viagem para funeral na Polônia


O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, cancelou neste sábado a sua viagem à Polónia para participar do funeral do ex-presidente polaco Lech Kaczynski, devido às cinzas vulcânicas que estão a paralisar o tráfego aéreo na Europa, informou uma fonte da Casa Branca.

"Falei com o presidente em exercício, Bronislaw kmorowski, e disse a ele que lamentava não poder ir à Polónia", informou o chefe de Estado americano, em um comunicado da Casa Branca.

"Michelle e eu continuamos a pensar no povo polaco e rezamos por ele. Apoiaremos da melhor forma possível enquanto eles se recuperam desta terrível tragédia", acrescentou.

vooz