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terça-feira, 21 de setembro de 2010

Airbus quer criar avião com fuselagem transparente


Veja se você consegue enrolar sua cabeça em torno dessa ideia: a Airbus, fabricante de aviões, planeja fazer uma aeronave com a fuselagem completamente transparente. O que a empresa quer fazer é renovar completamente a experiência de voar que ela proporciona aos passageiros. Com uma visão transparente de 360 graus do que estiver ao seu redor, eu acho que eles conseguiriam.

O avião está onde a seta aponta, juro

Para criar tal aeronave, a Airbus planeja usar na parte de fora do avião uma cerâmica especial que ficaria transparente quando uma corrente elétrica a atravessasse. Já no interior, os engenheiros imaginaram assentos que se modificam livremente de acordo com a necessidade do passageiro. A empresa diz que tais aviões podem se tornar realidade já em 2050, pois parte dos materiais necessários já existem atualmente.

A Mulher Maravilha, no entanto, não pretende esperar quarenta anos. Sua assessoria de imprensa já emitiu um comunicado oficial dizendo que a super-heroína planeja entrar com uma ação na justiça europeia por quebra de direitos autorais. Ok, talvez esse parágrafo seja mentira.

tecnoblog

Ei pedestre, cuidado com o avião

Você sabe o que quer dizer essa placa?

veja o que acontece

O Aeroporto Internacional de ilha caribenha de St. Maarten está localizado tão perto da praia Maho que os aviões que posam, voam a poucos metros acima das cabeças dos visitantes. As fotos são do fotógrafo Thomas Prior.

virtudes virtuais

Pequeno avião faz pouso entre carros de autoestrada dos EUA

Um pequeno avião interrompeu nesta segunda-feira (20) o tráfego na hora do rush em uma das estradas de entrada na cidade de Atlanta, no estado americano da Geórgia, ao fazer uma aterrissagem de emergência que não deixou feridos.

O avião, propriedade da empresa Saratoga Rental Options, perdeu estabilidade após manobras de decolagem ou aterrissagem, e desceu na estrada Interestadual 85, segundo a porta-voz da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), Kathleen Bergen.

Moradores observam avião que fez pouso de emergência na Interstate 85, próximo a Atlanta, nesta segunda-feira (20).Moradores observam avião que fez pouso de emergência na Interstate 85, próximo a Atlanta, nesta segunda-feira (20). (Foto: AP

O Departamento de Polícia do condado de Dekalb confirmou que o incidente não causou explosões nem deixou feridos, apesar das impressionantes imagens divulgadas pela “CNN”, que mostra o avião rodeado de cones laranjas bloqueando a estrada em direção ao sul, com veículos circulando com dificuldade pela pista direita.

O pouso complicou o trânsito. (Foto: AP)

O pouso complicou o trânsito. (Foto: AP)

g1



Google Earth permite ver aviões no espaço aéreo dos EUA

Nova função permite visualizar a localização de aeronaves comerciais no céu dos Estados Unidos praticamente em tempo real. Foto: Reprodução
Nova função permite visualizar a localização de aeronaves comerciais no céu dos Estados Unidos praticamente em tempo real

Em parceira com o site especializado em aviação Flightwise.com, o Google Earth traz uma nova função que adiciona uma camada de visualização ao aplicativo. Agora é possível ver voos comerciais no espaço aéreo norte-americano, praticamente em tempo real.

A cada cinco minutos, aproximadamente, a camada que exibe os aviões é atualizada, mostrando sua localização sobre o mapa americano. Ao passar o mouse por cima do ícone do avião você pode saber o número do voo.

Ao clicar sobre ele, o aplicativo exibe informações importantes, como companhia aérea, hora e local de saída e chegada e, se for o caso, o tempo de atraso da viagem. É possível, inclusive, fazer o download da trajetória do voo (¿Download flight path¿).

A camada de visualização de aviões é classificada como "praticamente em tempo real", pois por medidas de segurança da FAA (Federal Aviation Administration, órgão responsável pela aviação comercial nos EUA) não é possível visualizar a localização do avião no mapa em tempo real. A diferença de horário varia entre 15 a 20 minutos de atraso em relação ao tempo correto.

terra

Ultraleve cai sobre casa em Blumenau, em Santa Catarina

Um ultraleve caiu sobre uma casa na manhã deste domingo no bairro Itoupavazinha, em Blumenau. Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto, que estava sozinho no aparelho, saiu ileso do acidente.

A queda aconteceu por volta das 9h30min. Os quatro moradores foram retirados da residência por causa do risco de explosão, após o vazamento do combustível do avião. Parte do telhado do imóvel ficou danificado.

Jener Clóvis Pinto, o piloto, explicou que houve um problema estrutural na aeronave. Também ressaltou que, quando percebeu a falha, puxou o paraquedas e foi descendo até cair na casa. A aeronave decolou do Aeroporto Quero-Quero em Blumenau.

O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Instituto Geral de Perícias estiveram no local. O aparelho foi retirado da residência por volta das 14h35min.

Um cinegrafista amador conseguiu gravar o momento da queda da aeronave e colocou as imagens no site youtube:

a notícia

Avião militar cai no extremo oriente russo; não há vítimas


Um caça Su-27 caiu nesta segunda na região de Primorie, no extremo oriente da Rússia, sem deixar vítimas, informou hoje o porta-voz da Aeronáutica russa, Vladimir Dirk.

"Os dois pilotos se ejetaram e saíram ilesos", assinalou Dirk à agência oficial Itar-Tass. O avião caiu minutos após decolar do aeroporto de Vozdvizhenka em Ussuriysk, centro administrativo de Primorie.

Segundo os especialistas, o acidente aconteceu por causa de uma falha técnica na aeronave que, justo antes da decolagem, tinha sido submetida a uma revisão.

Especialistas do Ministério da Defesa russo se deslocaram até o local do acidente para investigar os fatos. Este é o segundo avião Su-27 a cair neste ano, depois de em 14 de janeiro outra aeronave militar desaparecer na região de Khabarovsk, na fronteira com a China.

Em 2008, o piloto de um desses aviões militares morreu em outro acidente similar. A região de Khabarovsk é centro de produção de aviões Su-27 desde 1982.

terra

Avião solar voará por 5 anos sem nenhuma parada

Aeronave será usada em missões de espionagem

Solar Eagle
impressão artística do Solar Eagle, avião de espionagem que será capaz de voar por 5 anos sem parar (Boeing)

A aeronave terá motores elétricos espalhados por uma asa de 120 metros, 10 a mais que o comprimento do campo de futebol no estádio do maracanã

A fabricante americana de aviões Boeing está desenvolvendo uma aeronave sem tripulação e abastecida por energia solar que poderá voar por cinco anos ininterruptos. O avião recebeu o nome de Solar Eagle e está sendo desenvolvido para sobrevoar a alta atmosfera terrestre — acima de 18 quilômetros de altura — enviando ao solo informações de vigilância e inteligência. O projeto vai custar 89 milhões de dólares.
A pesquisa está sendo financiada pela Defense Advanced Research Projects Agency (Darpa), agência do exército americano responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias militares. A Darpa foi responsável, por exemplo, pela criação da estrutura que depois daria origem à internet. Quem está executando o projeto é a Phantom Works, braço de pesquisas da Boeing. A divisão também está trabalhando em outros projetos de aviões militares que não necessitam de tripulação, como um avião caça e um movido a hidrogênio.
Durante a fase de testes, o Solar Eagle irá permanecer na alta atmosfera por 30 dias, coletando energia solar durante o dia que será usada para fornecer energia durante a noite. A aeronave terá motores elétricos de alto desempenho espalhados em uma asa de 120 metros, 10 metros a mais que o comprimento do campo de futebol no estádio do Maracanã. O voo de estreia está previsto para 2014.
veja

religião e fé - Observe como o avião pousa


O que é mais difícil: acelerar ou parar?
O avião está perto de pousar. O piloto já iniciou os procedimentos próprios. Do lado de dentro, é possível ver a pista se aproximando. De repente, a aeronave toca o solo. Ouve-se o impacto. Em seguida, o ruído aumenta, ensurdecedor.
Das asas saem peças que enfrentam o vento e ajudam o avião a se conter. Dentro, os corpos se projetam com força para a frente, contidos pelo cinto de segurança.
Há pouco o mais pesado que o ar voava próximo da velocidade do som. Agora se arrasta agarrado ao chão.
Quando ele subiu, foi quase imperceptível. Quando desceu, parecia que ia explodir.
Tente diminuir o ritmo da vida. O esforço será a de um avião aterrisando, mas é assim que o avião chega.
Se queremos chegar, há tempos em que precisamos diminuir o ritmo.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

Classe C já responde por 66% dos novos viajantes de avião


Seis a cada dez brasileiros que planejam viajar de avião pela primeira vez nos próximos 12 meses são da classe C (com renda de três a dez salários mínimos). É o que mostra levantamento feito pelo instituto Data Popular com 5 mil consumidores de todo o país durante o primeiro semestre.

O crescimento da participação da nova classe média no setor aéreo deve pressionar ainda mais a infraestrutura aeroportuária, que já enfrenta os desafios impostos pela Copa do Mundo de 2014. "O impacto é muito maior que o de uma Copa", afirma Renato Meirelles, sócio do Data Popular, especializado em baixa renda.

O Ministério do Turismo estima que 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros circularão pelo país durante a competição. Nos próximos 12 meses, 10,7 milhões de pessoas devem fazer sua primeira viagem de avião. Do total, 7 milhões são da classe C e 1,7 milhão da classe D. A projeção indica uma expansão mais rápida do que a dos últimos sete anos, em que o percentual de passageiros da classe C cresceu 29%.

O Brasil ainda tem uma proporção relativamente baixa de passageiros entre os habitantes – equivalente a 20% da média dos mercados maduros, como Estados Unidos e Espanha. Mas, para Juliano Norman, superintendente de Regulação Econômica da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o mercado tem potencial para triplicar em 15 anos, desde que o país supere os gargalos de infraestrutura.

Novos serviços

Apesar da restrição de infraestrutura, as empresas se dedicam a conquistar o novo cliente com mais canais de venda, parcelamento e material didático, após a guerra de tarifas do ano passado. Para Paulo Castello Branco, vice-presidente da TAM, preço e modo de pagamento são decisivos.

A TAM passou a vender bilhetes nas Casas Bahia de São Paulo, parcelados a partir de R$ 20. "Venda presencial é importante. Há um esforço para que as pessoas se sintam à vontade para viajar." Os destinos preferidos são o Nordeste e a América do Sul. Já a Azul negocia com o Magazine Luiza a venda de passagens. A Gol planeja abrir mais lojas do programa de parcelamento Voe Fácil.

"Ainda há um descompasso entre o ritmo de crescimento da classe C e as iniciativas das empresas", diz o consultor do Data Popular. Uma das ideias que as companhias poderiam explorar, segundo ele, é criar vendas de bilhetes aéreos integradas com passagens de empresas rodoviárias.

O passageiro que mora em Feira de Santana (BA), por exemplo, compraria o voo a Salvador já integrado com o ônibus para sua cidade. "O consumidor de baixa renda quer uma solução completa. Como tem menos dinheiro no bolso, é mais exigente."
Folha.com

AVIÃO BOLIVIANO QUE TRANSPORTAVA DROGAS É ABATIDO NO PARAGUAI


ASSUNÇÃO, 19 SET (ANSA) - As autoridades paraguaias detiveram hoje dois cidadãos bolivianos que viajavam em um avião que transportava 440 quilogramas de cocaína em seu interior e foi abatido em uma colônia indígena 400 quilômetros e leste de Assunção.

De acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), a polícia interveio em um estabelecimento agrícola da região com a certeza de que o local servia para o armazenamento de drogas.

O avião Cessna 210 aterrissou e, quando o piloto se deu conta da presença das forças de ordem, decolou novamente. A aeronave foi então abatida a tiros pelos agentes.

Depois da queda do aparato, a 20 quilômetros da pista em uma construção indígena, foram detidos o piloto Carmelo Medina Parada, de 30 anos, e o copiloto Isaías Limpia Salvatierra, de 46. A droga foi apreendida.
(ANSA)

Canadense é condenado em caso de bomba em avião da Air India


VANCOUVER, Canadá (Reuters) - Um canadense que admitiu ter ajudado a montar bomba que destruiu o voo 182 da Air India em 1985 foi considerado neste sábado como culpado por ter cometido perjúrio durante um julgamento de outros dois homens acusados pelo ataque à bomba mais mortal da história.

Um juri de Vancouver considerou que Inderjit Singh Reyat mentiu quando testemunhou em tribunal que apesar de ter ajudado a fazer a bomba que matou 329 pessoas em 1985, ele não sabia mais nada sobre o plano.

A polícia canadense e indiana há tempos têm afirmado que o ataque foi realizado por extremistas Sikh que viviam no oeste do Canadá. O ataque teria sido realizado como um ato de vingança pela Índia ter invadido o Golden Temple, em Amritsar, em 1984.

Reyat foi convocado como testemunha em 2003, durante o julgamento de dois outros homens acusados pelo ataque, depois que ele confessou em troca de pena reduzida. Os outros dois homens foram mais tarde liberados de acusações de assassinato.

Promotores afirmam que Reyat disse não ter conhecimento do plano para enganar o tribunal, mas ele disse que problemas de idioma o prejudicaram na corte. Ele afirmou ainda que sabia pouco sobre o plano e que tinha esquecido o pouco que sabia.

Reyat enfrenta pena de até 14 anos de prisão.

o globo

Aviação internacional com lucros de quase 9 mil milhões de dólares


A recuperação do sector tem sido "mais forte e mais rápida que o previsto", diz a IATA.

Em Junho, as previsões apontavam para lucros de 2,5 mil milhões de dólares. Em Março, era esperado um prejuízo de 2,8 mil milhões de dólares.

A recuperação é devida, segundo a instituição, à procura crescente e à estabilização dos custos.

Há, no entanto, alguma incerteza no que diz respeito à robustez da recuperação, ressalvou Giovanni Bisignani, responsável da IATA.

sapo pt

Ben Affleck tem medo de voar de avião

Ben Affleck (arquivo)

O ator Ben Affleck confessou em entrevista ao site "Starpulse" que morre de medo de andar de avião. O trauma dele começou quando tinha nove anos e o avião em que estava começou a pegar fogo. "O piloto disse que um dos motores estava pegando fogo. Eu fiquei com muito medo e nervoso", lembrou.
ego

avião arremete em SP após erro de comunicação


Um voo que chegava de Paris ao Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, na tarde de sexta-feira, precisou arremeter durante o pouso. Segundo a Infraero, o piloto da aeronave do voo AF 456 fez a manobra após constatar um erro na comunicação com a torre de comando.

De acordo com um dos passageiros, o cineasta Antonio Gil, após a arremetida, o piloto disse nos alto-falantes que "havia outra aeronave na pista" no momento do pouso. A companhia aérea Air France não confirmou o erro de comunicação entre seu avião e a torre. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, não há nenhum registro de arremetida nos voos da última semana.

O voo AF 456 saiu de Paris às 10h40 (horário local) de sexta-feira. O pouso ocorreu no aeroporto de Guarulhos por volta das 17h. Ninguém ficou ferido na operação. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, a arremetida "é um procedimento normal". "Anormal seria não fazer a arremetida, isso seria grave", disse a empresa.

terra

Passageiro morreu a bordo do avião da SATA que ligava Boston a Ponta Delgada


Ponta Delgada, 18 set (Lusa) -- Um passageiro de nacionalidade portuguesa morreu a bordo do avião da transportadora aérea açoriana SATA que fazia a ligação entre Boston, EUA, e Ponta Delgada, Açores, revelou à Lusa fonte da companhia aérea.

O incidente quando o aparelho, um Airbus A310, se preparava para começar a descer para Ponta Delgada, de onde seguiria depois para Lisboa.

dn portugal

Companhias aéreas líbias reforçadas com frotas modernas


Tripoli - As companhias Libyan Airlines e Afriqiyah Airways, ambas da Líbia, serão reforçadas com uma frota de 37 novos aviões modernos em finais de 2012, de acordo com a empresa líbia, Holding Líbia África para a Aviação.


Um responsável de Holding indica que o valor contratual de modernização das duas companhias aéreas civis líbias é de sete biliões de dinares líbios (um dólar americano equivale a 1,280 dinares líbios), sublinhando que é o maior valor mobilizado pelo seu estabelecimento no domínio económico.


A Libyan Airlines receberá, no quadro da melhoria das suas prestações, cada vez mais aparelhos modernos nos próximos três meses.


A mesma fonte precisa que foram encomendados para a Libyan Airlines, sete aviões 3204, cinco aviões 330A e outros cinco 350A que garantirão voos internos e externos.

angop

Jato Lineage 1000 voa de Mumbai a Londres, maior distância voada por uma aeronave Embraer

O jato executivo da categoria ultra-large Lineage 1000 utilizado como demonstrador percorreu recentemente a maior distância já voada por um avião Embraer. Em seu primeiro vôo sem escalas de Mumbai, na Índia, para o Aeroporto Luton (LTN), em Londres, na Inglaterra, o Lineage 1000 voou 7.435 km (4.015 milhas náuticas) em 9 horas e 15 minutos. Esta distância é equivalente a 8.149 km (4.400 milhas náuticas), se desconsiderado o vento de proa.

“Ao longo deste ano, nosso jato executivo ultra-large Lineage 1000 utilizado como demonstrador foi exibido em vários locais no mundo e estamos satisfeitos por ele ter percorrido com sucesso a maior distância já voada por um avião Embraer, indo de Mumbai a Londres”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Nossos clientes apreciam a combinação de alcance e conforto oferecida pelo Lineage 1000 e esta rota em particular, que conecta os mercados asiático e europeu, voada sob condições operacionais reais, é mais uma demonstração da capacidade da nossa aeronave.”

O vôo foi realizado conforme os requisitos para reserva de combustível estabelecidos pela autoridade de aviação civil indiana, a Directorate General of Civil Aviation (DGCA), com sete ocupantes – três tripulantes e quatro passageiros – em um Lineage 1000 com configuração típica. A rota voada demonstra a proprietários, passageiros e potenciais usuários deste moderno e exclusivo jato ultra-large a possibilidade de ir ainda mais longe por outros continentes, com estilo e requinte inigualáveis.

aviação brasil

Empresário começou na aviação na década de 80

Um documento do Departamento Transportes do governo dos Estados Unidos resume os negócios do empresário argentino Alfonso Rey, dono oculto da MTA no Brasil.

A carreira dele na aviação começou em Miami, em 1987, como diretor da argentina Staf (Serviços de Transporte Aéreo Fueguinos) em Miami.

De lá para cá, Rey investiu no ramo de transporte de cargas e montou uma grande rede de empresas em vários países sob a batuta do grupo Centurion. Segundo os papéis, ele é naturalizado cidadão norte-americano.

O empresário esteve no Brasil em agosto. Passou um dia em São Paulo e, no dia 2, foi para Brasília prestigiar a posse do coronel Artur Rodrigues na Diretoria de Operações dos Correios.

Entre os braços operacionais do grupo Centurion está a Sky Lease, com sede em Miami.

O Estado teve acesso ao contrato de aluguel de aeronaves fechado entre a MTA e a Sky Lease, em 31 de janeiro de 2006.

Documentos do Banco Central mostram ainda que cerca de R$ 10 milhões transitaram entre as duas empresas naquele ano.

Nova empresa. Alfonso Rey está de olho na futura empresa de logística dos Correios.

Em um e-mail enviado aos operadores da MTA no Brasil, no dia 6 de abril passado, o advogado Eduardo Galasio, homem de confiança de Rey e que dirige a MTA n Brasil, informa que já consultou o coronel Eduardo Artur Rodrigues sobre possíveis mudanças na sociedade da MTA. para que saia tudo planejado em nome da propriedade de Rey.
O Estado de S.Paulo

Setor aéreo cobra regras globais contra emissões de carbono


GENEBRA (Reuters) - O setor aéreo pediu na sexta-feira aos governos que apressem a definição das novas regras globais para a emissão de carbono, de modo a evitar o caos resultante da superposição de sistemas conflitantes.

Executivos de companhias aéreas, aeroportos, órgãos do tráfego aéreo e fábricas de aviões também pediram mais cooperação dos Estados e das empresas de energia na sua iniciativa de alcançar metas ambientais.

O apelo foi feito a poucos dias de uma reunião dos países membros da Organização Internacional da Aviação Civil (OIAC, um órgão da ONU), de 28 de setembro a 8 de outubro em Montreal, no Canadá.

O texto dirigido à entidade diz que só "um marco global para limitar e reduzir as emissões da aviação" poderá permitir ao setor cumprir a sua promessa de controlar até 2020 as emissões de gases do efeito estufa pelos aviões.

Os dirigentes pediram que os governos definam as novas regras antes da conferência climática do final do ano em Cancún, no México.

Durante uma conferência de dois dias em Genebra sobre aviação e meio ambiente, delegados de todos os setores da aviação disseram que sua meta de ampliar a eficiência de combustível em 1,5 por cento ao ano ao longo da próxima década ficará ameaçada se os países da OIAC não chegarem a um acordo.

Eles argumentaram que o esquema de créditos de carbono que vigora há cerca de cinco anos na União Europeia, e que é muito contestado pelo setor e por governos de fora da Europa, demonstra o perigo de medidas unilaterais.

O setor teme que a propagação desses sistemas, e também de impostos ditos "ambientais", mas na verdade usados para engordar os orçamentos nacionais, poderá prejudicar a aviação e "afetar adversamente a economia mundial como um todo."

A aviação, atividade responsável por cerca de 2 por cento das emissões globais de carbono, merece um status especial na pauta da conferência de Cancún, permitindo que seja tratada à parte de um eventual acordo climático global.

Mas isso só valerá se o setor chegar a Cancún com apoio dos governos para um plano de controle das emissões, o que significa ter o aval da OIAC.

Giovanni Bisignani, presidente da Iata, entidade setorial das companhias aéreas, queixou-se durante a conferência da falta de apoio ao desenvolvimento de combustíveis alternativos ao querosene de aviação.

"Os governos investiram ninharias, e as empresas de petróleo ainda menos", afirmou. "Os biocombustíveis poderiam acabar com a tirania do petróleo e tirar milhões de pessoas da pobreza, além de fornecer uma fonte sustentável de combustível para a aviação."

o globo

Embraer irá à feira de aviação na África do Sul

Na próxima semana, a Embraer vai levar três modelos de jatos executivos para a África Aerospace & Defense.

Cockpit do Phenom 100 e 300, da Embraer: no Salão Aeronáutico de Farnborough a Embraer acumulou cerca de 7,9 bilhões de dólares em novos contratos
São Paulo - Na próxima terça-feira terá início a Africa Aerospace & Defense. As feiras de aviação são uma oportunidade para as empresas apresentarem seus produtos e iniciarem - ou finalizarem - negociações com possíveis compradores. A Embraer vai levar três modelos de jato para serem exibidos na mostra.

A empresa vai focar na aviação executiva nessa feira, tendo em vista que a África do Sul está na rota de países emergentes e a aviação executiva poderá crescer mais, segundo a empresa. Com a Copa do Mundo os investimentos também aumentaram, o que é benéfico para a aviação executiva, segundo a Embraer. A feira será realizada na base da Força Aérea Sul-Africana em Ysterplaat, próximo à Cidade do Cabo, de 21 a 25 de setembro.

exame



A bolsa controversa para piloto

A bolsa controversa para piloto

A concessão de uma bolsa de estudo ao filho da Secretária do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, superior a 9 mil euros, para se formar como piloto de aviação civil em Évora, está a provocar controvérsia nos Açores e já levou o Governo Regional a tomar uma posição pública de defesa daquela membro do Executivo.

A notícia, dada nos media dos Açores, dá conta de que a atribuição de apoios para contemplar pilotos de linha aérea não constava do Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo para Formação Profissional da Região, tendo sido introduzido por uma portaria publicada em Outubro de 2009, a qual também aumentou o valor dos apoios a atribuir.

DN PORTUGAL