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terça-feira, 18 de maio de 2010

Festinha a 35.000 pés!

O "Copila" não foi promovido a comandante e resolveu botar na net uns videozinhos do atendimento VIP dado pelas comissárias.

Popout
Depois do ocorrido...
O copila iniciou outra vez sua carreira e hj voa malote de COPILA um senaca 2, no estado de Ohio.
A Comissária tornou-se cobradora de ônibus na linha que liga o Brooklin à manhatan.
E o comandante pilota um Pawnee na cidadezinha de Bay Green no estado de Wisconsin.
AERODICAS


Análise do tráfego low cost na Europa.

Abril de 2010

Redução de comissários autorizada pela Anac preocupa SNA


Conforme já havíamos noticiado em nosso site, a aprovação do novo regulamento da Anac, que prevê a redução do número de comissários por voo, poderá ter resultados desastrosos! A preocupação do SNA continua, pois a medida, além de significar menos segurança a bordo, resultará na diminuição das vagas de trabalho para comissários.
SNA

Justiça britânica suspende greve de tripulantes da British Airways


A justiça britânica concedeu nesta segunda-feira um mandado de injunção contra a primeira das quatro levas de greves programadas pelos tripulantes da British Airways através do sindicato Unite, informou a agência ABTN.

Tendo por base uma tecnicalidade – o não envio por parte do Unite a todos os tripulantes elegíveis para voto dos resultados da votação que decidiu pela greve – a paralisação a ser iniciada na terça-feira (18/05) foi considerada ilegal pela Alta Corte Britânica.

Em comunicado a British Airways disse ter ficado muito satisfeita pelo fato do Unite não mais poder seguir com seus planos de greve, mas ressaltou que apesar disso alguns dos voos programados para os próximos dias a partir de Heathrow serão inevitavelmente afetados por não haver tempo hábil para que os planos de contingência que já haviam reformulado a malha sejam desfeitos.

Segundo a companhia a meta agora é restabelecer a malha normal a partir do aeroporto até o próximo final de semana. Já nos outros dois principais aeroportos utilizados no Reino Unido, Gatwick e London City, as operações serão normais pois neles mesmo com as greves já estava prevista a realização de todos os voos.
contato radar

AIR MINAS INTERROMPE VOOS DE UBERABA PARA SÃO PAULO


A empresa área Air Minas confirmou ontem a interrupção de voos para reestruturação da empresa, como antecipou o Jornal da Manhã, através do jornalista Wellington Cardoso Ramos, no último sábado. Companhia suspenderá as operações no fim deste mês em todas as rotas. No aeroporto de Uberaba, os passageiros já não conseguem bilhetes para São Paulo com data a partir de 1º de junho.

Em comunicado oficial, a empresa posiciona que o número de pessoas que optam pelo transporte aéreo está crescendo e a nova tendência traz necessidade de reestudar a relação preço/custeio. A Air Minas informa que, com as aeronaves atuais, não é possível equilibrar a relação de custos e preços baixos para concorrer no mercado. "Operamos firmes durante os últimos três anos e o fizemos com políticas de manutenção e segurança de padrões internacionais, seguindo as mais modernas e exigentes normas de operação ditadas no mundo, ainda que esta política aplicada aos equipamentos operados impossibilitasse a plena transferência de custos aos preços, tornando nossas operações em sua grande maioria deficitárias", continua a nota.

O comunicado estabelece que a decisão é paralisar os voos no momento e analisar retomada futura com equipamentos modernos, com tecnologia que permita a rentabilidade da companhia. "Vimos comunicar ao mercado a suspensão temporária das operações a partir do próximo dia 30 de maio de 2010, convencidos de que precisamos estabelecer uma nova engenharia para a atividade", conclui.

As vendas de passagem com partida em junho estão bloqueadas no site e também nos guichês de atendimento da empresa. Por telefone, a informação repassada aos clientes é que a companhia está reestruturando horários de voos e não comercializar bilhetes para junho por enquanto.

A assessoria de imprensa da Air Minas declara que havia passagens compradas para junho. Porém, os clientes já receberam o reembolso dos valores após a confirmação do término das operações a partir do dia 30.
ifr online

Turkish Airlines e a polonesa LOT - possível fusão




Temel Kotila, presidente da Turkish Airlines, confirmou o interesse da empresa na companhia aérea polaca LOT, disse que ainda não tomou uma decisão definitiva pois terá que aguardar a conclusão do processo de reestruturação.

O chefe da Turkish Airlines comentou seus planos de expansão, considerada inevitável , assegurando que a região da Europa Central e nos Balcãs é um bom lugar para se consolidar.

O primeiro passo para a possibilidade de cooperação com a LOT é a criação de uma joint venture para determinadas rotas, bem como o investimento conjunto em certas conexões e a criação de uma central de novas instalações (hubs) com voos para Varsóvia.


Dr. Conrad Murray está fazendo notícia novamente


doctor conrad murray Conrad Murray Did Not  Call 911 for Michael Jackson for 30 Minutes

Dr. Conrad Murray

Dr. Conrad Murray está fazendo notícia novamente desta vez, ele foi capaz de salvar a vida de uma jovem mulher em voo a bordo de um avião da jet Airways E.U.

Murray, que enfrenta acusações de homicídio culposo na morte de Michael Jackson foi capaz de acudir uma mulher de 23 anos e estabilizá-la até que o avião pudesse aterrissar.
A tripulação notou que a jovem havia caído em um estado de inconsciência e pediu aos passageiros que caso houvesse entre eles um médico a bordo, que se apressenta-se.

O avião foi desviado para Albuquerque para um pouso de emergência e a mulher foi levada para o hospital em emergência e a aeronave depois continuou em seu caminho.

Murray estava viajando de Houston a Phoenix para se reunir com seus advogados no momento do incidente.
dbtechno

MIT projeta avião que consome 70% menos

MIT projeta avião que consome 70% menos

Avião para 180 passageiros (abaixo) e para 350: consumo de até 70% menos combustível

SÃO PAULO - Pensar no futuro da aeronáutica. Esse era o desafio proposto pela NASA a seis equipes de projetistas americanos.

Um dos resultados é a aeronave proposta pelo Massachusetts Institute of Technology, que consome 70% menos combustível durante o vôo.

O projeto de US$2,1 milhões da Agência Espacial Americana é voltado para pesquisas que ajudem a estabelecer os rumos da aeronáutica nos próximos 25 anos. Conhecido como N+3, por se propor a pensar à frente das próximas 3 gerações de aviões, ele deve estabelecer os rumos da NASA até 2035.

As seis equipes contratadas em outubro de 2008 para o projeto (entre elas Boeing, GE Aviation e Northrop Grumman) devem melhorar a sustentabilidade em itens como eficiência, barulho e emissão de NOx pesando em uma sociedade na qual o tráfego aéreo será pelo menos o dobro do atual.

Do MIT, a única instituição de ensino do grupo, saíram duas ideias promissoras: uma para substituir os atuais Boeing 737, e a outra para substituir os 777.

Chamado de “180-Passenger D Series”, em uma referência ao número de passageiros que comporta, este modelo seria usado para vôos comerciais. Fabricado em alumínio e tecnologias já existentes, ele queimaria 50% menos combustível que os atuais 737. No entanto, considerada a hipótese de se utilizar materiais e até mesmo combustíveis mais modernos, essa economia poderia chegar a 70%.

Já o “350-Passenger H Series” seria a aeronave grande para vôos internacionais. A novidade é que a parte larga do corpo cria um novo equilíbrio que elimina a necessidade de uma cauda para balancear a nave. Além de 70% menos combustível, ele também elimina 75% das reduções de NOx.

info.abri

Acidente com Cessna T206H da California Highway Patrol/EUA

Durante a manhã do dia 07 de maio de 2010, Policial Rodoviário Estadual, Daniel Benavides, estava voando um Cessna T206H, N663HP, patrulhando Imperial County. Aproximadamente às 10:30 horas, por razões desconhecidas, o avião caiu em uma área remota, montanhosa e acidentada, na San Diego County, fronteira com Imperial County.

California Highway Patrol - Officer Dan Benavides

Equipes de buscas vasculharam a área e, finalmente, localizaram os destroços do avião no Parque Estadual Anza Borrego em uma área chamada Split Mountain. Benavides foi declarado morto no local.

O policial havia entrado para Academia de Polícia Rodoviária da Califórnia em março de 1997. Ele foi designado para a Divisão de Fronteiras e trabalhou no escritório de San Diego 2000-2003 e, em seguida, em Oceanside, até 2005, quando tornou-se um piloto policial, em julho de 2006, e estava voando desde então. Possuia cerca de 2.000 horas de voo! Ele deixou esposa e uma filha 9 anos.

California Highway Patrol - Officer Dan Benavides

PILOTO POLICIAL

HUMOR: Chicken Wings

Com a permissão de Michael e Stefan Strasser, www.chickenwingscomics.com
CAVOK

Mulher é presa por portar ... pênis de tigre em aeroporto

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Muitos acreditam que o órgão sexual do bicho possui poderes medicinais

Uma mulher foi presa no aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia, acusada de tráfico de... pênis de tigre.

Isso mesmo, o porte do órgão sexual do animal é um crime em diversos países do mundo. Isso porque, o tigre é um espécie em extinção e é protegido por leis ambientais internacionais muito rígidas.

Entretanto, muitas culturas acreditam que o pênis do animal possui qualidades medicinais. Por isso, um órgão genuíno pode valer milhares de dólares no mercado negro.

A mulher presa carregava o pênis de tigre e uma vesícula biliar em uma meia amarrada em sua cintura e em uma sacola plástica presa na perna.

Ela só foi descoberta por causa do trabalho de cães farejadores no aeroporto.

A mulher estava acompanhada de seu marido e sua filha. Se for condenada, ela pode pegar até cinco anos de cadeia, além de ter de pagar uma salgada multa.

CONEXÃO PENEDO

Whitejets mostra avião e conta planos a parceiros

Na home, Douglas Machado, gerente de Operações da Whitejets,  Janaína Loureiro, diretora financeira, e Roberto Coimbra, diretor geral  da empresa aérea; acima, os diretores da Whitejets e da Club Vip, com os  operadores convidados
Na home, Douglas Machado, gerente de Operações da Whitejets, Janaína Loureiro, diretora financeira, e Roberto Coimbra, diretor geral da empresa aérea; acima, os diretores da Whitejets e da Club Vip, com os operadores convidados.

A Whitejets, nova companhia aérea exclusivamente charteira do Brasil, fez hoje, no Rio de Janeiro, a primeira ação efetiva de aproximação com o mercado.

O primeiro avião da Whitejets, ainda no hangar de manutenção da  Tap, no Galeão (RJ)
O primeiro avião da Whitejets, ainda no hangar de manutenção da Tap, no Galeão (RJ)

Os diretores da empresa, acompanhados de Martim Diniz, supervisor de Operações da operadora Club Vip, apresentaram ao pool de operadores que comercializarão os voos e pacotes com a Whitejets (AIT Operadora, Ancoradouro Viagens, Bis Operadora, BRT, Esferatur, Intercontinental, JSC, Monark, Sanchat Tour, Soft Travel e Visual), o primeiro avião da área, que entra em operação no dia 12 de junho, e as instalações que darão suporte às operações da empresa aérea.
Classe executiva conta com 12 lugares
Classe executiva conta com 12 lugares

A Whitejets, controlada pelo Grupo Omni, operará apenas voos charteres em parceria com a Club Vip Tur, que fará a intermediação dos pacotes já montados com as operadoras parceiras. O equipamento utilizado – neste início será um Airbus A310, com capacidade para 225 pessoas na classe econômica e 12 na executiva – permitirá à companhia oferecer diferenciais em relação aos produtos de charteres que existem hoje no Brasil, segundo o diretor geral da Whitejets, Roberto Coimbra. “Vamos mudar o conceito de produto massificado em relação aos voos charteres no Brasil”, disse.

De acordo com o diretor, uma das grandes características da Whitejets será o conforto em todos os sentidos. “Nossa frota será de aviões Airbus A310 e A320, que oferecem maior autonomia, portando, mais opções de voos diretos. Como teremos frota própria e não operaremos voos regulares, nossos horários são bem mais flexíveis, de acordo com o perfil dos passageiros de charteres”, explicou.
Os aviões widebody da Whitejets, com três colunas de assentos
Os aviões widebody da Whitejets, com três colunas de assentos

Outros diferenciais serão o serviço de bordo, com refeições quentes, e as possibilidades de ações específicas, como entretenimento a bordo, por exemplo. “Além de contarmos com uma rede de parceiros, principalmente fornecedores parceiros, de alto nível”, acrescentou Martin Diniz.

A Whitejets começa operando com uma aeronave e já espera para outubro o segundo avião. A intenção é chegar ao final de 2011 com quatro aeronaves, realizando até quatro rotas por equipamento. “Existe um mercado reprimido no segmento de charter. Dependendo do retorno do mercado, poderemos até incorporar uma terceira aeronave ainda este ano”, adiantou Coimbra.
PANROTAS

Carro atropela e mata dois cães de John Travolta em aeroporto nos EUA


Acidente aconteceu nesta terça-feira (18) em aeroporto no Maine.
Dois cães do astro de Hollywood foram atropelados na pista do local.


Um veículo que prestava serviços para o aeroporto internacional de Bangor, no Maine, nos Estados Unidos, atropelou e matou dois cães que pertenciam ao ator John Travolta.

O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (18).

Segundo autoridades locais, o atropelamento ocorreu após o pouso de uma aeronave em que familiares do ator viajavam. Os cães ja haviam sido desembarcados e uma pessoa passeava com eles no momento do acidente.

Procurado pela agência de notícias Associated Press, um porta-voz do astro preferiu não seu pronunciar.

A diretora do aeroporto, Rebecca Hupp, expressou profundo pesar pela morte dos cães.
G1

Este cara já transportou milhares de passageiros como um piloto falso

Este é Thomas Salme, um engenheiro de manutenção que se tornou um piloto de Boeing 737 depois de treinar algumas noites em um simulador e imprimir um licença de piloto falsa em casa. Por treze anos, ele transportou passageiros sem nenhum incidente.

Treze anos de ida e volta entre a Suécia e outros países da Europa. Ninguém notou até alguns meses atrás, quando a polícia pegou Salme logo antes de uma decolagem. Ele admite que foi tudo uma ideia maluca.

Eu tive a ideia de jerico de me candidatar a co-piloto em uma companhia aérea de verdade, então imprimi um brevê sueco. Não esatava laminado e parecia mesmo com algo feito em casa. Foi surpreendentemente fácil. Os documentos são diferentes em cada lugar da Europa, então uma companhia aérea italiana muitas vezes não sabe como são os documentos de pilotos suecos. Dá pra forjar tudo que você precisa. Eu treinava lá por duas ou três horas de uma vez — pelo menos umas 15 ou 20 vezes por um ano e meio.

noticiastech

Com Copa do Mundo, SAA crescerá até 17%



Não são apenas os torcedores de futebol que terão em 2010 um ano para lá de especial. A Copa do Mundo também será um sonho para muitas empresas sul-africanas.

A South African Airways, a maior companhia aérea do país sede da competição, projeta um crescimento de 15% a 17% neste ano. No ano fiscal 2008/2009, a empresa faturou US$ 3,4 bilhões e registrou lucro líquido de US$ 52 milhões, após dois anos de prejuízo.

“Estamos muito ansiosos pela competição. A Copa vai ajudar no nosso crescimento tanto neste ano, como, esperamos, nos próximos, ao atrair a atenção do mundo para a África do Sul. O país está preparado para receber a todos que estão a caminho”, diz Siza Mzimela, presidente da South African Airways.

Apesar de não arriscar o número de passageiros que serão transportados durante o período da competição, Siza, a primeira mulher a ser presidente da companhia aérea, afirma que a empresa contratou 220 funcionários para dar conta do aumento da demanda devido à competição.

Outras medidas estão sendo tomadas para garantir que os fãs de futebol não passem por problemas de deslocamento durante a Copa. Nos dias de jogos, a South African Airways irá manter voos pelo país durante 24 horas.

Atualmente, a empresa opera no Brasil um voo diário saindo de São Paulo rumo a Johannesburgo, capital da África do Sul. A partir de junho, mês da Copa, quatro voos adicionais por semana passarão a fazer o percurso. Quer assistir à Copa na África? É melhor se apressar porque as passagens estão se esgotando rapidamente.
ÉPOCA NEGÓCIOS

Anac constata realização de obras no aeroporto de Resende


Resende

Representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estiveram na tarde de hoje (18) no Aeroporto de Resende e constataram o cumprimento das exigências do órgão para liberar o uso do local para pousos e decolagens. A informação foi dada pelo secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços do município, Edgar Moreira Gomes.

O secretário informou ainda que a liberação, que deve ser oficializada dentro de alguns dias, remove os obstáculos para a operação de voos comerciais a partir da cidade. A empresa aérea Trip está interessada em operar rotas em Resende, e já há negociações com a Anac nesse sentido.

De acordo com o diretor do aeroporto de Resende, Nélio da Silva Sampaio, os inspetores concluíram que os procedimentos exigidos para a reabertura do aeroporto foram cumpridos rigorosamente, o que o leva a acreditar na retomada do funcionamento do local até o fim deste mês.

O Aeroporto Municipal de Resende foi interditado pela Anac, em setembro do ano passado e passou por obras de recuperação feitas pela prefeitura, em parceria com a Votorantim Siderurgia. As intervenções consistiram na construção de um muro em alvenaria com 500 metros de extensão e na instalação de mais 1.900 metros de cerca, além da colocação de 300 metros de alambrado. A prefeitura municipal cedeu a mão de obra e a Votorantim entrou com todo o material necessário para a realização dos serviços.

Segundo Sampaio, que acompanhou os inspetores na vistoria desta terça-feira, os técnicos ficaram bastante satisfeitos com as obras realizadas e a liberação total do aeroporto para pouso e decolagem passará agora por trâmites burocráticos. Os técnicos farão um parecer técnico sobre a vistoria feita hoje (18), que será entregue à direção da Anac.

- Estamos bastante confiantes na liberação. Para que sejam permitidos o pouso e a decolagem no aeroporto é necessário um documento emitido pela Anac que chamamos de Notificação Aeronáutica. Depois de emitido, este documento é repassado para todos aeroportos do Brasil e do exterior - disse Nélio.

DIÁRIO DO VALE

Rio ganha em junho voos diretos para Londres e Lima

RIO - O Ministro do Turismo Luiz Barretto anunciou na manhã desta segunda-feira que em junho o Rio de Janeiro vai ganhar voos diretos para a Inglaterra e para o Peru. Segundo Luiz Barreto, a TAM vai operar um voo Rio-Londres, e a TACA, o voo direto Rio-Lima. De acordo com o ministro, as negociações com a American Airlines para a entrada em apuração de um voo direto Rio-Nova Iorque também estão bastante avançadas.

O ministro divulgou a novidade durante o discurso de lançamento do Programa Rio Hospitaleiro no Palácio da Cidade, em Botafogo.

O GLOBO

Lucro da Boeing cai 15% no 1º tri, para US$ 519 mi


Segunda maior fabricante mundial de aviões também teve queda de 11% nas entregas de aeronaves comerciais.


A Boeing, segunda maior fabricante mundial de aviões, registrou lucro menor no primeiro trimestre e também uma queda de 11% nas entregas de aeronaves comerciais em relação ao mesmo período de 2009. O lucro líquido da empresa de Seattle foi de US$ 519 milhões, ou US$ 0,70 por ação. Há um ano, havia sido de US$ 610 milhões (US$ 0,87 por ação).

Segundo a Thomson Reuters, o resultado foi melhor do que a estimativa média de Wall Street, que era de um lucro de US$ 0,64 por ação. Os resultados incluem um ônus de US$ 0,20 por ação por conta da reforma da saúde pública nos EUA. O faturamento da empresa no trimestre foi de US$ 15,2 bilhões, queda de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa disse já ter encomendas no valor de US$ 315 bilhões.

No ano passado, a empresa foi afetada pela redução de pedidos por parte das companhias aéreas e por reduções no orçamento militar dos EUA. A Boeing reiterou que a primeira entrega do seu modelo 787 Dreamliner continua sendo planejada para o quarto trimestre deste ano. A empresa previu para 2010 um lucro de US$ 3,50 a US$ 3,80 por ação, já incluindo os custos relativos à nova legislação da saúde.
IG

Bahia capta charter de Paris por 6 meses



A Bahia captou mais um voo internacional, desta vez, de Paris (França). A partir de outubro, toda semana, a aeronave Boeing 737-800 da XL Airways, com capacidade para transportar 189 passageiros, deverá deixar mais de cinco mil franceses na capital baiana, durante seis meses.

O serviço será oferecido pela operadora francesa Heliades. O voo charter começa a operar em 25 de outubro, com previsão para encerrar em 2 de maio de 2011. A ideia é repetir a operação todos os anos, no período de alta estação no Brasil.
PANROTAS

Embraer entrega 1º jato Phenom 300 brasileiro

A Embraer acaba de entregar a primeira unidade do jato executivo Phenom 300 a um cliente brasileiro. O avião, que faz parte da categoria "very light jets", que muitas vezes dispensam a figura do co-piloto, foi lançado em 2005, porém começou a voar somente no final de 2009, após ser homologado pelas autoridades aeronáuticas de Brasil, EUA e Europa. O jato custa US$ 6,65 milhões.

A empresa não revela a identidade do feliz proprietário, mas comemora a venda. "É uma grande satisfação entregar o Phenom 300, um produto verdadeiramente revolucionário, ao primeiro cliente brasileiro", afirma Breno Corrêa, diretor de marketing e vendas da Embraer para a América Latina, divisão Aviação Executiva.


Embraer Phenom 300 - foto Divulgação


Embraer Phenom 300 - foto Divulgação
O Phenom 300 pode voar até 3.650 quilômetros sem escalas


O Phenom 300 foi projetado para levar até dez ocupantes e teve seu interior projetado em parceira com o grupo BMW DesignworksUSA. Traz asas enflechadas, com winglets (pontas das asas curvadas, o que otimiza a resistência aerodinâmica, economizando combustível), e pode operar em pistas curtas, como a do aeroporto Santos Dumont, no Rio.

De acordo com a Embraer, o Phenom 300 é um dos mais velozes da categoria e atinge até 839 km/h (453 nós KTAS). Voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros) e tem autonomia de 3.650 quilômetros, o suficiente para uma viagem sem escalas de São Paulo a Santiago (Chile) ou a Manaus.

Além do 300, a Embraer também produz o Phenom 100, menor e que pertence a categoria Entry Level. As primeiras entregas do jato ocorreram há um ano e já são 40 unidades em operação no país. Na América Latina, voam mais de cem unidades, entre Phenom 100 e 300, 70% delas vendidas para clientes do Brasil.

Interpressmoto

Infraero cobra R$ 75 mensais de funcionários pelo estacionamento


Aeroporto Augusto Severo não "decola". Não agrada nem   aos funcionários que prestam serviços às lojas cujos aluguéis costumam   ser bem altos

Aeroporto Augusto Severo não "decola". Não agrada nem aos funcionários que prestam serviços às lojas cujos aluguéis costumam ser bem altos

Antes eram R$ 20 reais por mês. Passou para R$ 30. Agora custa R$ 75 mensais para os funcionários que trabalham no aeroporto Augusto Severo estacionarem o carro.

Como os colaboradores de companhias aéreas, locadoras de automóveis e lojas consideraram absurdo o aumento, passaram a estacionar perto do terminal de cargas, onde não há cobrança.

Aí a Infraero agiu rápido: mandou uma circular informando que a partir do próximo dia 24 vai multar os carros estacionados na área do terminal de cargas.

A reclamação é geral entre os funcionários. Quase a metade das pessoas que trabalham no Augusto Severo utiliza o carro para chegar ao aeroporto.

É o Brasil de hoje, onde muita gente conseguiu comprar carro. E consegue arcar com a manutenção do veículo.

Mas a Infraero, uma rede de shopping-centers com pista de pouso, não segue os passos do Brasil de hoje.

O importante para a Infraero não é atender bem o passageiro ou se sensibilizar ante as necessidades dos prestadores de serviço no aeroporto.

Para a Infraero, o importante é faturar. O aluguel de seus espaços comerciais é tão absurdo quanto os R$ 75 cobrados mensalmente para os funcionários estacionarem no Augusto Severo.

CID PARKING

Aviões arremetem devido a suspeita de pneu na pista de Congonhas, em SP


SÃO PAULO - Dois aviões que se preparavam para pousar no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, arremeteram há pouco porque havia suspeita de pneu na pista. A Infraero fechou por cerca de dez minutos o aeroporto para checar a suspeita, mas constatou que não havia nada de errado com a pista. As aeronaves tiveram que sobrevoar a região do aeroporto até ter autorização para pousar. No momento, Congonhas opera normalmente.
O GLOBO

Pantanal deixa o aeroporto de Maringá

A Pantanal linhas aéreas vai deixar de operar em Maringá, essa estratégia da empresa está relacionada a reformulação da malha aérea.


A Pantanal linhas aéreas vai deixar de operar no aeroporto de Maringá Silvio Name Júnior, essa estratégia da empresa está relacionada a reformulação da malha aérea, a Pantanal tinha duas frequências no aeroporto de Maringá.

Com adoção de aeronaves Airbus da TAM, fica claro a estratégia da empresa em deixar os destinos regionais como Maringá, Araçatuba, Juiz de Fora e Marília e integrar as novas cidades em sua malha como, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Joinvile, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto e Uberãndia.

Anac confirmou que a TAM solicitou o cancelamento das linhas.

HNEWS


Incêndio no Cockpit

Ashley Olsen hair
Ashley Olsen

Ashley Olsen estava a bordo do avião da United Airlines que precisou fazer um pouso de emergência após um incêndio no cockpit.

As coisas poderiam ter sido muito piores, como o incêndio resultou em uma rachadura no pára-brisa do avião, mas o piloto conseguiu pousar com segurança e ninguém ficou ferido.

Uma investigação já está em andamento para determinar o que causou o incêndio elétrico.

Também estavam no vôo Pamela Adlon de Californication e Jersey Boys estrelas de Jarrod Spector.

dbtechno

ITA PROJETA NOVO HELICÓPTERO

ITA's logo

Estudantes do curso de mestrado do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, desenvolvem o projeto de um novo helicóptero que poderá ser utilizado em missões de segurança pública no Brasil, e que poderá ser fabricado por empresas da cadeia aeronáutica do Vale do Paríba.

A nova aeronave substituíria a compra feita pela SENASP (Secretária Nacional de Segurança Pública, de helicópteros fabricados no exterior, importados para as forças de segurança pública.

De acordo com o autor do projeto, o tenente-coronel Milton Kern Pinto, aluno do curso de Engenharia Aeronáutica e Segurança de Voo, um projeto nacional também incluíria a adaptação física dos helicópteros, feita pelas empresas para atender a necessidade dos órgão de policiamento.

" Não existe uma aeronave no Brasil, utilizada por policiais militares, que seja apropriada para voos rasantes em ambientes hostis ou em áreas com ameaças naturais. As aeronaves são adaptadas, o que pode prejudicar o funcionamento das operações" , afirmou o coronel Kern.

Um dos fatos que incentivou o militar a desenvolver o projeto de engenharia aeronáutica foi a queda do helicóptero da PM do Rio de Janeiro, em outubo passado, que matou dois policias após troca de tiros com traficantes.
" Dentro do projeto, propomos à SENASP o desenvolvimento do projeto por técnicos do Brasil, além de sua construção pela indústria nacional, nos moldes do cargueiro KC-390, elaborado pela Força Aérea Brasileira mas desenvolvido pela Embraer", disse.

De acordo com a SENASP, ligada ao Ministério da Justiça, a idéia de desenvolver um projeto brasileiro tem o incentivo do órgão, que defende a iniciativa de otimizar os recursos nesta área.

Além disso, a SENASP informou que, assim que o projeto for finalizado, será analisado e poderá ser desenvolvido e fabricado em série no Brasil.

IFR ONLINE

Azul operará em Brasília a partir de agosto

Quem estava esperando a Azul começar a operar em Brasília, já pode dar pulinhos de alegria. A capital federal vai contar com mais uma companhia aérea a partir de agosto para fazer voos domésticos. Ô coisa boa!

A primeira rota a ser operada será Campinas à Brasília e o sentido contrário também. A Azul solicitou autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar três frequências diárias entre as duas cidades. Os voos serão direitos, ou seja, não terão escalas, e a duração é de aproximadamente uma hora e dez minutos.

A companhia exalta as qualidades dos aviões utilizados nas rotas da Azul, que são jatos Embraer, 100% brasileiros, com assentos de couro ecológico, dispostos dois a dois, não tendo poltrona do meio, havendo assim, mais espaço para a acomodação dos passageiros.

passagens e turismo

PF busca grupo que arremessa droga de avião em 3 Estados


A Polícia Federal lançou nesta terça-feira a Operação Arremesso para cumprir 14 mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Os alvos são quadrilhas que operam o tráfico de drogas entre os três Estados.

O nome da operação se refere à principal prática do grupo criminoso, que "arremessava" os entorpecentes de aviões de pequeno porte. As aeronaves eram carregadas no Paraguai e jogavam embalagens com drogas em pontos combinados do território brasileiro.

A partir daí, outro segmento da quadrilha utilizava caminhões e carros para conduzir a droga até o destino final. Durante as investigações, iniciadas no ano passado, 20 pessoas já foram presas em flagrante em São Paulo, Goiás, Paraná e no Mato Grosso do Sul e 8 t de entorpecentes foram apreendidos.

terra

Equipes continuam buscas por avião desaparecido no Afeganistão


Cabul, 18 mai (EFE).- As equipes de resgate retomaram nesta terça-feira por terra e ar os trabalhos de buscas pelo avião de passageiros que caiu ontem no norte do Afeganistão com 43 pessoas a bordo, informou uma fonte oficial.

Desde o início da manhã, sete helicópteros vasculham a área em que desapareceu a aeronave da companhia Pamir Airways, que caiu na região montanhosa de Salang, explicou à agência afegã "AIP" o porta-voz do Ministério de Aviação.

"Dois helicópteros das Forças Aéreas do Afeganistão, quatro da Força de Assistência para a Segurança no Afeganistão (Isaf) e um helicóptero da Pamir estão trabalhando nas buscas, mas até agora não encontraram vestígios do acidente.

Centenas de habitantes da região também saíram a cavalo para rastrear o local desde as 9h no horário local (1h30 em Brasília), disse o porta-voz.

No aeroporto de Cabul ocorreu uma reunião de emergência sobre o acidente, com a participação do ministro de Transportes e oficiais da Força Aérea e de representantes da companhia.

No avião viajavam 38 passageiros e cinco tripulantes. Destes, 11 eram estrangeiros.

efe

França tenta apressar venda dos caças Rafale ao Brasil


A França prepara uma última oferta para evitar que mais uma venda de aviões militares escape das suas mãos. Desta vez, porque a eleição presidencial brasileira pode atrapalhar a transação com os caças Rafale.

Após problemas semelhantes em Marrocos e na Ásia, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, lidera a campanha para que o Brasil compre 36 aviões Rafale, num valor estimado de US$ 6,3 bilhões, como parte de uma corrida global em que os países tentam aumentar seu poderio aéreo.

Sarkozy deve discutir o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, nos intervalos de uma cúpula Europa-América do Sul, em Madri. Em setembro do ano passado, durante visita ao Brasil, o líder francês chegou a alardear a conclusão iminente do negócio.

– Cada semana que nos leva mais perto da eleição (presidencial brasileira) está nos preocupando um pouco mais – disse uma fonte familiarizada com a proposta francesa.

Alguns especialistas acreditam que o próximo presidente, que toma posse em janeiro, poderia determinar uma pausa nas negociações ou mesmo um reinício do longo processo. Os caças bimotores Rafale são produzidos pela Dassault Aviation, empresa familiar francesa. Eles competem com o F-18 Super Hornet, da Boeing, também bimotor, e com o monomotor Gripen, da Saab.

O Brasil promete anunciar a escolha até o fim de julho, mas fontes do setor lembram que os prazos já foram descumpridos anteriormente.

– Mesmo que o Rafale seja escolhido e uma negociação (para concluir a venda) comece em poucos dias, não vai acabar antes da transferência de poder – disse uma fonte francesa do setor de aviação.

Eleições à vista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, demonstram preferência pelos caças franceses, mas o governo ainda não descartou oficialmente as ofertas da norte-americana Boeing e da sueca Saab. Há relatos de que militares de alta patente teriam preferência pelo modelo sueco.

– Há uma tensão entre a Força Aérea e o governo civil. Lula manifestou uma escolha pela transferência de tecnologia e pelas relações industriais com a França e com a Dassault, mas a Força Aérea parece ter outras ideias sobre com o que deseja voar – disse Richard Aboulafia, analista de defesa e assuntos aeroespaciais do Teal Group, em Washington.

Para tornar sua oferta mais atraente, a França promete uma intensa transferência de tecnologia para a Embraer, mas estaria adotando uma postura mais dura com relação a preços.

– Os contatos entre os brasileiros e os franceses progrediram bem a respeito de transferência de tecnologia e manutenção, mas a Dassault não quer cortar preços e o Rafale é o avião mais caro – disse uma fonte francesa do setor aéreo.

A Boeing e a Saab dizem que seus aviões são mais competitivos do que o da Dassault, mas não dão detalhes.

– A Boeing forneceu ao governo brasileiro uma oferta detalhada do Super Hornet, que estamos confiantes que melhor atenda as exigências técnicas e de compensação da concorrência – disse um porta-voz da Boeing. A Dassault e a Saab não quiseram se manifestar.

A concorrência é parte de uma disputa por vantagens estratégicas em uma das regiões com maior crescimento econômico no mundo – e onde Estados Unidos, Rússia e Europa tentam exercer mais influência. Em janeiro, o porta-aviões norte-americano Carl Vinson foi ao Rio de Janeiro levando caças F-18, e há poucas semanas os governos do Brasil e dos EUA assinaram um acordo de defesa, algo que Brasil e França já haviam feito no ano passado.

Analistas de defesa dizem que os EUA enfrentam algumas barreiras políticas, mas estão determinados em continuarem na disputa.

– O Gripen e o Rafale seriam muito mais fáceis para a opinião pública e para os vizinhos do Brasil – disse François Heisbourg, presidente do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos.

O vencedor também deve obter melhor acesso aos contratos de defesa na América do Sul, e teria uma vitória simbólica antes de uma disputa muito mais importante, pela venda de 126 aviões de combate para a Índia, um dos contratos mais cobiçados no comércio bélico mundial. Sarkozy determinou que a França, quarto maior exportador mundial, reveja sua postura em negociações armamentistas, depois que sua ex-colônia Marrocos chocou Paris ao comprar caças F-16 da norte-americana Lockheed Martin, em detrimento dos Rafales.

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