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sábado, 26 de fevereiro de 2011

Empresas aéreas do Golfo são uma ameaça, diz Air France



Em Paris, Pierre-Henri Gourgeon, presidente mundial da Air France-KLM, relata ao site de VEJA sua visão sobre a competição das empresas aereas do Golfo Pérsico: "É uma concorrência desleal"

Ana Clara Costa, de Paris
Gourgeon: "modelo das companhias aereas do Golfo não é sustentável no longo prazo"

Gourgeon: "modelo das companhias aereas do Golfo não é sustentável no longo prazo" (Victor Sokolowicz/Bloomberg)

Subvencionadas pelos seus governos, as empresas aéreas do Golfo Pérsico, como a Emirates e a Qatar Airways, avançam na Europa e incomodam os grupos que tradicionalmente operam naquele mercado. “É uma concorrência desleal”, afirmou em Paris o presidente mundial da Air France-KLM, Pierre-Henri Gourgeon, ao site de VEJA. O grupo resolveu reagir e agora pede proteção das autoridades da União Europeia.

A Air France-KLM juntou-se a outras companhias no ano passado para cobrar da União Europeia uma reação ao avanço das empresas aereas do Golfo Pérsico. Por quê?

Acreditamos que elas são uma verdadeira ameaça porque são estatais completamente financiadas por seus governos – e estamos falando de nações muito ricas. Eles as ajudam enormemente. Não há cobrança de imposto sobre receita, nem de contribuição previdenciária; essas empresas não pagam o controle aéreo; os aeroportos são construídos pelo estado; e elas não têm de contribuir com quase nada para usufruir das instalações. É assim com a Emirates, a Catar Airways, entre outras. Enfim, são empresas que decidiram não apenas atender os mercados de Dubai e Doha, mas se colocar entre a Europa e a Ásia. Elas querem pegar o trabalho que nós fazemos, pois nossa missão é interconectar o continente europeu com o resto do mundo. E elas ainda vêm até aqui pedir direito de tráfego em nossos países.

O que vocês fazem para brigar com essas companhias?

Aqui na França, especificamente, nós tentamos dizer ao nosso governo: ‘Atenção, não lhes dêem muito direito de tráfego porque essas empresas pegam nosso trabalho – e depois vocês reclamarão que não há uma rede aérea potente em Paris’. Se um país perde essa rede, ele enfraquece. Tudo o que essas companhias querem é assumir nosso trabalho, além de convencer multinacionais para que se instalem em Dubai, e não Paris, Londres ou Frankfurt. Eles querem atrair a riqueza pra eles.

E qual foi a resposta do governo francês?

Ele concedeu direito de tráfego, mas pouco. Felizmente, o governo nos escutou. Essas companhias conseguiram apenas autorizações para rotas no interior do país, o que nos dá tempo de reagir. O estado francês certamente deu menos a elas do que foi pedido.

De qualquer maneira, nada impede que essas aereas do Golfo façam acordos de ‘codeshare’ com as européias.

Sim, mas garanto a você que as companhias europeias não querem. É difícil trabalhar com quem tenta devorá-lo. O crescimento deles é muito rápido, de cerca de 25% ao ano, em grande parte baseado na estratégia de tomar clientes da concorrência. Por isso, eles têm dificuldade em encontrar parceiros.

Daniel Acker/Bloomberg

Airbus A380 da Air France

Custos altos, margens baixas

Mas a literatura econômica diz que é justamente isso que gera benefício aos consumidores: a concorrência. Todos os que cruzam os céus da Europa devem estar muito contentes com este movimento. Não estão?

Num primeiro momento, eu diria que sim. O consumidor sempre gosta de preços baixo e boa qualidade de serviço. O meu ponto é que não acredito que isso seja sustentável no longo prazo. As companhias aéreas do Golfo trabalham com aviões em excesso e, conseqüentemente, muitos lugares vazios. Por terem supercapacidade, oferecem preços menores para atrair público. Contudo, este não é um preço de mercado – ele não se dá em condições normais. Essa companhias só podem fazer isso porque são subvencionadas pelo estado, o que é inaceitável. É uma concorrência desleal. No longo prazo, a meu ver, essas companhias começarão a ter problemas porque este modelo é impraticável. Aí, o consumidor não vai gostar.

Há um novo gigante no céu europeu, fruto da fusão da British Airways e da Iberia. Também não há o temor de que elas tomem seu mercado?

Acredito que essa transação beneficia o mercado. Fomos os pioneiros, com a fusão com a KLM, a mostrar que seria possível realizar este tipo de operação, respeitando as regras nacionais e de trafego aéreo. Foi um exercício muito complicado, mas tivemos sucesso, pois tomamos a precaução de preservar a identidade de ambas. Hoje, com esse negócio da British, aportamos no fim da consolidação europeia. As grandes companhias estão em três polos – Lufthansa, Air France-KLM e British-Iberia. Quando a consolidação avança, surgem concorrentes mais sensatos. Eles são em menor número, mas mais sensatos.

Recentemente, a Air France reduziu as estimativas de ganhos para 2010. Por quê?

Reduzimos nossas estimativas em parte pelos problemas no Egito, Tunísia, Mauritânia e Nigéria. Com os problemas geopolíticos em andamento, há poucos turistas que querem viajar a estes destinos, que são importantes para a Air France, sobretudo a África francófona. Por essa razão, e também pelas greves de controladores de vôo e as tempestades de neve, tivemos de cancelar sete mil vôos no ano passado. Revisamos então nossas estimativas de lucro em 2010 de 300 milhões de euros para zero. Contudo, como havíamos acumulado um prejuízo de 1,3 bilhão de euros em 2009, conseguir recuperar isso já foi algo muito bom.

Veja.com


Joana Machado revela ter feito sexo com Adriano em avião

Joana Machado

Joana Machado gosta mesmo de uma polêmica. Capa e principal recheio da revista “Sexy” deste mês, com fotos bem ousadas, a loura também abre o verbo na entrevista. Ela não só confirma que quebrou os carros dos jogadores que estavam com Adriano naquela confusão no baile do Morro da Chatuba, como revela ter feito sexo com o atacante na primeira classe de um avião. “Estávamos voltando da Itália”, conta Joana.

Extra- On line

A ANAC BRASILEIRA mudar a sua imagem, seu site e seu presidente


A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil colocou online o seu novo site www.anac.gov.br, orientada para o utilizador e segmentadas para cada uma das suas audiências. O novo site traz uma área especial para os passageiros, e outro para profissionais da aviação civil com espaço para solicitação de licenças e qualificações. Para a construção do local foram utilizados como referência de conteúdo de outras agências de aviação civil, especialmente a FAA (Federal Aviation Administration), EUA A identidade visual também foi atualizado. Por outro lado, depois de três anos e meio à frente do órgão, Solange Vieira deixará a presidência da instituição para fazer face às despesas, poucos dias antes de seu mandato termina oficialmente em 17 de março. Seus passos podem ser seguidos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Aviacion News

Vitória do SNA!!!


Anac se compromete a rever questão do RBAC n° 67.
O SNA conseguiu mais uma vitória na luta pelos direitos dos aeronautas!

Em reunião do Conselho Consultivo da Anac realizada hoje, 24 de fevereiro, o Sindicato cobrou um posicionamento da Agência a respeito da questão do Certificado de Capacidade Física (CCF). A Anac havia aberto uma consulta pública, até o dia 7 de janeiro, para que as empresas não mais exigissem que o CCF fosse emitido pela autoridade aeronáutica. O SNA em várias oportunidades solicitou o adiamento do prazo, além de argumentar juridicamente a fim de ampliar a discussão sobre o tema.

Com a mudança, o Certificado poderia ser emitido também pelos médicos das próprias empresas, que passariam a ter total poder de decisão sobre manter a carteira de saúde válida para voar ou não. Um verdadeiro desrespeito ao aeronauta!

Por isso o SNA não mediu esforços e tomou todas as medidas cabíveis para que tal mudança não fosse aprovada. Após a reunião de hoje, o presidente do Conselho, Cláudio Passos Simão, afirmou que esta posição da Anac sobre a consulta pública será revista e em breve vão dar publicidade ao assunto.

Nossa luta é para que o CCF continue sendo realizado por um órgão de saúde do trabalhador aeronauta, que seja independente, sem qualquer prejuízo
SNA.

BOEING completa milésimo voo com 787


O Boeing 787 Dreamliner realizou nesta semana (quarta, 23), o seu milésimo voo atingindo mais um marco no programa de testes. São sete aeronaves participando dos testes de voo. O pouso do 787, de prefixo ZA004, aconteceu às 17 horas, no horário de Brasília –13:00, no horário local do Yuma International Airport, no Arizona –, contabilizando o milésimo voo oficial.

“O time está realizando grande progresso”, disse o vice-presidente e gerente-geral do Programa 787, Scott Fancher. “Estamos alcançando as condições necessárias para a certificação desta aeronave, com quase 80% para este primeiro modelo – com turbinas Rolls-Royce – já satisfeitas. E nós já estamos com mais de 60% das condições de teste concluídas para os 787s com turbinas General Electric”.

O Capitão Mike Carriker, piloto-chefe para Teste e Avaliação do 787, disse que o avião continua a se comportar bem durante os testes. “Nós realmente desejamos que esse avião realize seu programa de testes de voo, assim nossos clientes podem ver por si próprios o seu excelente desempenho ”, afirmou.
BRASILTURIS

Azul é a única empresa brasileira entre as 50 mais inovadoras do mundo

O baixo custo e as diferentes formas de pagamento são algumas das razões que colocam a Azul no ranking

A companhia Azul Linhas Aéreas é a única empresa brasileira no ranking das 50 mais inovadoras do mundo, segundo a revista americana Fast Company. A empresa ocupa o 47º lugar na lista. Em primeiro, está a Apple, seguida pelo Twitter e Facebook.

De acordo com a reportagem, a Azul é considerada inovadora por levar pacotes de voos domésticos de baixo custo à crescente classe média brasileira. Com isso, viajar de avião tornou-se uma alternativa mais rápida e barata em relação a trajetos de ônibus. “De 25% a 30% dos voos custam o mesmo ou menos que os ônibus”, afirmou o fundador da companhia, David Neeleman, em entrevista à revista.

Outra inovação apontada pela publicação é a variedade de formas de pagamento. Para os brasileiros que não possuem cartão de crédito ou têm limite baixo, a empresa oferece a opção de parcelamento e de débito bancário.

Desde que foi inaugurada no Brasil, há dois anos, a empresa é responsável por 8% do mercado brasileiro, com 4 milhões de passageiros apenas em 2010. Segundo a revista, até o final de 2011, a Azul deve passar a oferecer voos para 50 novos destinos brasileiros, alguns deles sem transporte aéreo no momento.

E BAND

Paulus pretende captar R$ 500 milhões para Webjet


Companhia aérea, operadora de turismo e rede de hotelaria. Empresário de destaque no setor turístico, Guilherme Paulus, começou a carreira organizando excursões rodoviárias para metalúrgicos de Santo André e fazendo roteiros de viagem para executivos estrangeiros das montadoras que visitavam as filiais brasileiras. Quase 39 anos depois, o Samuel Klein do turismo brasileiro, envereda pelo segmento de luxo com a inauguração do hotel Saint Andrews, em Gramado, na Serra Gaúcha, e prepara o lançamento de ações na BM&F Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) da aérea Webjet, companhia de que é sócio desde 2007.

A meta da oferta inicial de ações da companhia é captar aproximadamente R$ 500 milhões, saindo na frente da concorrente Azul Linhas Aéreas, do empresário David Neeleman, terceira maior companhia do País, atrás da TAM e Gol, que ainda não foi à Bolsa. Com participação de 5,5% do mercado brasileiro, a Webjet enfrentou problemas no fim de 2010, quando foi impedida de vender bilhetes pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) porque a carga horária de seus funcionários foi excedida.

Para a GJP Hotéis & Resorts, fundada em 2005, tem nove empreendimentos distribuídos por seis Estados, a expectativa é aumentar o portfólio. Paulus aguarda a entrega do projeto de resort em Aracaju, Sergipe, que funcionará com sistema CF51all inclusive/CF, tendo como foco a nova classe média brasileira, que representa cerca de 90 milhões de habitantes no País.

DIÁRIO Qual a perspectiva para o setor para os próximos anos em função da Copa do Mundo de 2014?

GUILHERME PAULUS A expectativa é das melhores, estamos com crescimento na faixa de 20% a 30% anualmente. No ano passado alcançamos quase 30% de incremento, totalizando perto de 2,5 milhões de passageiros transportados. Nossa meta para 2011 é embarcar pouco mais de 3 milhões de passageiros.

DIÁRIO - Como está a participação da chamada nova classe média no turismo?

PAULUS - Entre as classes C e D temos quase 150 milhões de pessoas, se conseguirmos atingir esses 50 milhões com poder aquisitivo de comprar viagens seria excelente.

DIÁRIO - Quais os planos para a Webjet neste ano?

PAULUS - Desde o ano passado a frota da companhia aumentou em três aeronaves, totalizando 23. E a expectativa até o fim do ano é atingir 30 aviões, que são adquiridas por meio de leasing.

DIÁRIO -E o lançamento de ações da companhia na Bolsa está em curso?

PAULUS - Estamos nos preparando para o IPO (Oferta Pública Inicial de Ações, na sigla em inglês), e entramos com pedido na Comissão de Valores Mobiliários. Não tenho acompanhado diretamente este processo, mas deveremos captar por volta de R$ 500 milhões. Meu filho Gustavo (Paulus) está mais à frente dessa questão.

DIÁRIO - No braço de hotelaria, a GJP planeja resort a preço popular. Como será este projeto?

PAULUS - Queremos desenvolver resort em Aracaju. Como não conseguimos desenvolver hotel luxuoso, mudamos o tema e agora vamos apostar num empreendimento popular. Estamos esperando as liberações ambientais para iniciar as obras até meados de julho. Também temos o Tropical Bahia para ser entregue e um golf resort em Foz do Iguaçu, com 200 apartamentos.

DIÁRIO - As medidas de contenção de crédito tomadas pelo Banco Central interferem na política de parcelamento da CVC?

PAULUS - O consumidor tem a opção de financiar a compra do seu pacote em seis, oito ou dez vezes sem juros. As viagens internacionais mais procuradas são financiadas em oito vezes, em virtude da própria variação cambial. Os destinos preferidos dos brasileiros, como o Caribe, Chile e Argentina continuam divididos em dez vezes no carnê, assim como todos os pacotes nacionais.

diário do grande ABC

Bimotor de empresa de valores faz pouso forçado em Arapongas (PR)

Bimotor de empresa de valores faz pouso forçado em Arapongas (PR)

Bimotor fez pouso forçado na área rural de Arapongas.Pane pode ter obrigado o pouso; plantação de cana amorteceu o impacto.

Piloto e copiloto tiveram ferimentos leves e já sairam do hospital.

Um avião bimotor caiu na área rural de Arapongas, na região Norte do Paraná, na tarde desta sexta-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, chamado por volta das 17h, uma pane obrigou o pouso forçado em uma plantação de cana. O piloto e o copiloto, de 32 e 33 anos, respectivamente, sofreram ferimentos leves e não tiveram os nomes divulgados a pedido da Aeronáutica. Eles estavam sozinhos e, depois de aterrissar, correram para fora, com medo de uma explosão.

O caminhão dos Bombeiros levado até o lugar do acidente não foi usado. O bimotor foi encontrado por volta das 19h40.

A aeronave (modelo EMB820C Navajo, prefixo PT-ELY, com capacidade para oito pessoas) fazia a rota Londrina-Arapongas. O bimotor pertencia à empresa Weiss, de Curitiba, especializada em transporte de valores.

A empresa foi procurada na manhã deste sábado (26), mas quem atendeu ao telefonema não se identificou e informou que "nada será divulgado até o fim da investigação". A investigação é responsabilidade da Aeronáutica.
midiacon

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Exposições nas salas VIP do aeroporto de Guarulhos contam história da TAM

A TAM Linhas Aéreas acaba de inaugurar em suas salas VIP no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, duas exposições de objetos, fotografias, publicações e documentos que retratam fatos, acontecimentos e iniciativas marcantes da trajetória da companhia, que neste ano celebra 35 anos. “Com essas exposições, nossos clientes têm a oportunidade de conhecer um pouco da nossa história e da nossa essência. Além de saber como tudo começou, podem acompanhar as evoluções e as melhorias que fizemos em nossos serviços ao longo destas três décadas e meia”, afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

Na sala VIP Executiva, a mostra Linha do Tempo apresenta objetos vinculados a fatos e acontecimentos marcantes de cada década, como as canetas que o Comandante Rolim Amaro, fundador da companhia, utilizou para assinar a chegada das primeiras aeronaves Fokker 27, Fokker 100 e Airbus A320.

Na sala VIP Primeira Classe, a exposição Entretenimento de Bordo mostra o surgimento e a evolução das publicações colocadas à disposição dos passageiros durante os voos, que espelham o Espírito de Servir da companhia. Entre elas, estão edições das revistas Classe, TAM Nas Nuvens e TAM Nas Nuvens Kids, o guia Viajante e Saúde a Bordo TAM.

As exposições foram organizadas pelo Centro de Memória, departamento do Museu TAM dedicado a pesquisas e estudos da trajetória da companhia. A TAM faz parte da história da aviação civil nacional e internacional e mantém um acervo com rico conteúdo museológico, tridimensional e multimídia, formado por meio de doações e empréstimos.

Aviação Brasil.

Copa Airlines alterará horários no Rio de Janeiro

A partir de 15 de junho, o voo da Copa Airlines, começa a ser operado a 1h30 no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão (Rio de Janeiro). A chegada na Cidade do Panamá ocorrerá às 7h.

A chegada ao Rio de Janeiro também foi alterada. Os voos de regresso partem do Panamá às 15h12 e aterrissam no Rio às 00h22. A rota continua sendo operada pelo Boeing 737-700, com 124 lugares – 112 na classe econômica e 12 em classe executiva. A aeronave possui amplo espaço interno com grandes compartimentos superiores, assentos reclináveis com apoio ajustável para cabeça, além de 12 canais de áudio e vídeo.

Aviação Brasil.

Frotas atualizadas - Fevereiro 2011.

Empresas domésticas:

A Azul recebeu em 20 de fevereiro um ATR 72-202 (PR-AZT), em Belo Horizonte, Confins. É a terceira aeronave ATR 72-202 da companhia, curiosamente uma aeronave ex-Trip (PP-PTH). A frota com esta aeronave está composta por 10 Embraer 190, 17 Embraer 195 e 3 ATR 72-200. Este ano mais 2 ATR 72-200 devem chegar. A expectativa é receber o primeiro ATR 72-600 ainda no segundo semestre além de 11 novos jatos da Embraer.

A Avianca Brasil permanece com 3 Airbus A319-115 e 14 Fokker 100 (MK 28).

A Gol Transportes Aéreos está com uma frota consolidada de 33 Boeing 737-700NG e 64 Boeing 737-800NG. Soma-se ainda os 9 Boeing 737-700, 9 Boeing 737-800, 1 Boeing 767-200ER e 4 Boeing 767-300ER que estão em operação na VRG Transportes Aéreos.

A PumaAir possui um único Boeing 737-322 e um Boeing 767-300ER arrendado para operar a linha de Luanda.

A TAM recebe dia 23 de fevereiro, em Guarulhos, o Airbus A321-231 (PT-MXH). Com isso sua frota atualizada passa a ser de 24 Airbus A319, 85 Airbus A320, 8 Airbus A321, 18 Airbus A330-200, 2 Airbus A340-500, 3 Boeing 767-300ER e 4 Boeing 777-300ER. Soma-se a este número mais 5 ATR 42-300, 2 Airbus A319 e 1 Airbus A320 da Pantanal. A empresa espera receber em 2011 mais 2 Airbus A319, 1 Airbus A321 e 2 Airbus A330.

A Webjet possui 23 Boeing 737-300 e espera receber em breve mais uma aeronave do mesmo modelo.

A Whitejets, de fretamento, possui um Airbus A310-300 e um A320-200.

Empresas regionais:

Abaeté: 2 Embraer 110

Meta: 2 Embraer 120

NHT: 6 Let 410

Noar: 2 Let 410 mais um encomendado

Passaredo: 3 Embraer 120, 1 ERJ 135 e 11 ERJ 145, sendo que o último Embraer 145 que chegou foi o PR-PSP em 13 de fevereiro.

Sete: 5 Cessna 208B Caravan e 1 Embraer 120

Sol: 1 Let 410

Team: 3 Let 410

Trip: 11 ATR 42-300, 6 ATR 42-500, 14 ATR 72-200 e 9 Embraer 175. Deve receber mais 17 aeronaves este ano, incluíndo 6 Embraer 170 e 3 Embraer 190. Em 2012 começam a chegar 5 ATR 72-600 e 5 Embraer 190, além de outras 3 aeronaves que farão com que a frota fique com 70 aeronaves ao final do próximo ano. Entregou o ATR 72-202 (PP-PTH) que foi revisado em Toulouse para operar na Azul, como PR-AZT.

Aviação Brasil.

Atenção Vaspeanos - Encontro RIO 2011.




Amigos leitores, a comissão organizadora, na pessoa do colega CMRO. Pedro Domett (pdomett@bol.com.br), informa que o próximo encontro de tripulantes e amigos este ano acontece na cidade do Rio de Janeiro. As informações são as seguintes:

Data do evento: 29 de maio de 2011 - DOMINGO
Local: Iate Clube do Jardim Guanabara, na Ilha do Governador (mesmo local dos eventos anteriores).
Horário: do meio-dia às 18 horas.
Participação: R$ 80,00 (oitenta reais), que podem ser parcelados em 2 vezes - uma até 10 de abril e a outra, até 10 de maio de 2011.
Banco Itaú 341 / Agência 370 / Conta 36701-3 / Pede-se fazer depósito identificado.
Na impossibilidade, favor comunicar o depósito pelos telefones (21) 8898-3123 ou (21) 2462-3717, confirmando-o com a colega Valéria Moraes (lanabia@terra.com.br)

Colegas, habilitem-se à alegria e ao contentamento de mais um encontro vaspeano e da aviação em geral. Até breve!

Embraer empresta jato de luxo para viagens presidenciais de Dilma

As amargas lembranças deixadas pelo Sucatão, o carinhoso apelido do Boeing 707 que serviu à Presidência da República entre 1986 e 2005, parecem mesmo ter ficado no passado e na memória daqueles que voaram no avião, fabricado no fim da década de 60.

Após quase ter matado de susto o então vice-presidente Marco Maciel quando uma de suas turbinas simplesmente pegou fogo em pleno voo para a China, em 1999, o Sucatão foi finalmente trocado por um moderno Airbus 319.

Depois de correr o mundo levando o presidente Lula e sua comitiva nos últimos oito anos, a aeronave, que também ganhou um simpático apelido - Aerolula -, não vai poder voar pelo menos nos próximos 30 dias, por conta de manutenções.

Dilma, no entanto, não precisará recorrer aos préstimos do Sucatão nem de seus primos menores, os Sucatinhas, em suas viagens pelo Brasil ou mundo afora. A Embraer emprestou, sem nenhum custo para a Presidência da República, um de seus aviões mais caros, o Lineage 1000, uma aeronave preparada para servir xeques árabes, bilionários russos ou magnatas do mundo dos negócios.

Repleto de luxos, extravagâncias e conforto, o avião mais se parece com um palácio voador. Trata-se de uma ação que promove a empresa brasileira no Exterior e ao mesmo tempo não traz gastos ao governo. (Com informações do portal Terra).




12 horas aérea news aviation

Emirates solicita 3° frequência para VCP

A Emirates Sky Cargo parece estar tendo ótimos resultados com seus voos para o Brasil. Iniciou as operações em 2010 com uma frequência semanal, aumentou para duas no início de 2011, e agora solicita à ANAC sua terceira frequência em Viracopos. Porém, dessa vez o pedido inclui Curitiba na rota. Veja abaixo o novo voo, que pousará aos sábados com aeronaves 747-400F. O início é previsto para o dia 18 de março.
Spotting Viracopos.

Infraero lança edital para estacionamento em Viracopos

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) publicou nesta segunda-feira no Diário Oficial da União um edital para contratação da empresa que vai ampliar a estrutura dos estacionamentos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, aumentando a capacidade em até 50%. O pregão eletrônico está marcado para 10 de março.
De acordo com o edital, serão seis áreas que ganharão nova iluminação e sinalização. O número de vagas passará de 1200 para 1800, e a Infraero calcula que serão investidos R$ 2,1 milhões. As obras devem durar cinco meses a partir da entrega da ordem de serviço para a empresa vencedora.
Atualmente, o Aeroporto de Campinas recebe cerca de 14 mil pessoas, entre embarques e desembarques, e estacionar o veículo é tarefa complicada. De acordo com funcionários, os piores dias são quarta e quinta-feira, quando a maior parte dos carros que chegam ao terminal têm que estacionar na rua ou em locais proibidos.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) chegou a sugerir uma parceria com a Infraero em um projeto de reorganização viária, que incluía a construção de um novo estacionamento[/LINK]. Além desse projeto, a Empresa também sugeriu um convênio para manter agentes de trânsito em tempo integral no terminal, mas ainda não teve resposta da Infraero. Hoje, os amarelinhos só vão ao aeroporto fora do horário de pico.
Spotting Viracopos.

Azul solicita autorização de voos em Marília e começa a operar em maio.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recebeu ontem solicitação da Azul Linhas Aéreas, que pede autorização para operar quatro voos - dois de ida e dois de volta - entre Marília e o aeroporto de Viracopos (Campinas), com início previsto para o dia 3 de maio.
A Anac já deu início a avaliação do pedido, que consiste na análise da documentação da companhia aérea e a segurança operacional. Em seguida a solicitação passa pelos crivos do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), no que diz respeito a infraestrutura aeroportuária disponível, e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), que irá observar os horários e rotas disponíveis no espaço aéreo.
O Daesp se antecipou e divulgou recentemente laudo confirmando a capacidade do aeroporto local de receber as aeronaves ATR 72 - 68 lugares - operadas pela Azul. O restante do trâmite deve correr de forma rápida e a resposta sai dentro de alguns dias.
Os embarques em Marília estão previstos para ocorrer às 10h05 e às 18h25. De Campinas para Marília os voos partirão às 8h30 e 16h50, todos com tempo de viagem estimado em uma hora. Quem for a Campinas terá a disposição o serviço gratuito de ônibus até diversos pontos da capital paulista, como aeroporto de Congonhas e terminal rodoviário da Barra Funda.
Os usuários do transporte aéreo comemoram o anúncio. “Marília precisa de um atendimento a altura. Tomara que a Azul chegue aqui com a mesma seriedade com que atua em outras cidades”, diz o consultor Wagner José Montoro.


Por Diário de Marília / Foto: Alessandro C. Lopes

Tartaruga no caminho.


No final da tarde de anteontem ao ingressar na "taxiway" em direção ao pátio de estacionamento de Porto Alegre, havia uma tartaruga no caminho. Talvez tenha sido uma jabuti, não sei bem a diferença, pois ela (ou ele) vinha de uma área de banhado que há entre a pista de pouso e a taxiway. A tartaruga tinha saído desta área de banhado e estava tentando cruzar a taxiway, mas ao sentir a aproximação do Boeing efetuou 180 graus e voltou para onde estava. Deu tempo de abrir a janela e registrar o momento.

Dizem que todos os dias no final da tarde esta mesma tartaruga tenta fazer este percurso e nunca consegue, já que sempre surge um avião para atrapalhar. Persistente a bichinha, e com uma vida longa pela frente, um dia ela consegue.
De Roberto Carvalho.

Anac promove classificação de aeroportos para cobrança de tarifas


BRASÍLIA - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje no Diário Oficial da União portaria com a classificação dos 168 aeroportos brasileiros, para a cobrança de tarifas.

Novas tarifas de pouso, permanência e embarque, cobradas das companhias aéreas e dos passageiros pela utilização da infraestrutura aeroportuária entram em vigor dia 14 de março. Desde o mês passado, as tarifas passaram a ser reguladas por critérios técnicos.

De acordo com a Anac, o objetivo é melhorar a eficiência do setor e a qualidade dos serviços. Para isso, os reajustes serão concedidos de acordo com o desempenho do administrador do aeroporto – que pode ser a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ou os governos estaduais e municipais.

Até então, não havia uma norma específica e os reajustes eram concedidos pela Anac de forma única para todos os aeroportos, sem critério predefinido, após pedido do administrador e análise do órgão regulador.

Em resolução publicada no mês passado, a Anac estabeleceu o modelo de regulação em que serão definidos valores-teto para as tarifas, com reajustes anuais, além de uma revisão a cada cinco anos, quando serão novamente calculadas as metas dos aeroportos. O reajuste anual será feito pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, deflacionado por um fator X de produtividade esperada do setor.

A revisão a cada cinco anos será feita com a análise de custos e receitas das operações dos aeroportos. O reajuste das tarifas, no entanto, será calculado de acordo com o desempenho de cada um, baseado no alcance de metas de eficiência atribuídas pela Anac e o nível de qualidade de serviço oferecido às companhias aéreas e aos passageiros. As metas de eficiência são calculadas em termos de redução do custo do aeroporto por passageiros e cargas transportados.

A partir de 2013, os valores das tarifas serão estabelecidos mediante compromissos que implicam aumento da eficiência e melhoria da qualidade dos serviços. Os ajustes dependerão dos resultados alcançados.
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De Aeroportos no Brasil.

Em 8 Sedes Da Copa, Obra De Aeroporto Tem Atraso De 1 Ano


Dos 13 aeroportos que atenderão as cidades-sede da Copa do Mundo de futebol em 2014, oito apresentam atrasos de mais de um ano nas obras. São eles Brasília, Confins, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e Guarulhos. Três projetos de ampliação - em Natal, Recife e Salvador - podem ser afetados, pois dependem de licença ambiental, aval do Tribunal de Contas da União ou da elaboração dos projetos. Apenas dois aeroportos têm seus empreendimentos dentro do prazo, Viracopos, em Campinas (SP), e o Galeão (RJ).

A três anos do Mundial, a Infraero ainda busca alternativas para alavancar os investimentos. A estatal mantém os prazos de entrega das obras e afirma que ainda é possível ter todos os aeroportos prontos até 2013, apesar dos atrasos em relação ao prazo planejado anteriormente.

Uma das formas de adiantar as obras é a parceria com os Estados. É o caso do Mato Grosso, onde o governo estadual deve formalizar esta semana um convênio com a estatal, em que se compromete a cuidar da licitação e da contratação das obras para a ampliação do terminal de passageiros. Enquanto isso, a Infraero vai cuidar da instalação de uma área provisória para a recepção dos passageiros, o chamado módulo operacional.

A previsão é que o módulo seja contratado ainda neste semestre, um investimento de R$ 3,5 milhões. A licitação pode ocorrer ainda em fevereiro. O projeto básico para a ampliação do terminal de passageiros e estacionamento deve ser entregue em setembro de 2011, quando o Estado pretende lançar a licitação de contratação das obras. Assim, quando o projeto executivo estiver pronto, por volta de janeiro de 2012, será possível dar a ordem de serviço ao empreendimento, segundo o secretário de acompanhamento da logística de transportes, Francisco Vuolo. "Esse acordo é um grande avanço, pois definimos as obrigações, o que vai permitir que a gente cumpra o cronograma", diz. O governo está trabalhando também na formulação dos projetos para melhorar os acessos ao aeroporto, o que inclui a construção de um corredor de ônibus.

Os dois aeroportos de São Paulo com obras relacionadas à Copa - Guarulhos e Viracopos - vivem situações distintas. Os problemas de Guarulhos estão entre os mais complexos - os investimentos no sistema de pista e pátio estão atrasados há mais de seis anos (houve apenas uma reforma da pista entre 2007 e 2008) e o terceiro terminal de passageiros só agora começou a ser construído. A terraplenagem da área está sendo realizada pelo Exército e a perspectiva é lançar os editais para a infraestrutura do terminal até julho. Segundo a Infraero, a previsão é concluir a primeira fase do novo terminal até 2014 - ano da Copa.

No Aeroporto de Viracopos, os prazos estão em dia. A licença ambiental foi liberada no fim de janeiro e Infraero abriu a licitação para a elaboração dos projetos. Será uma concorrência internacional, e envolve o projeto do novo terminal de passageiros, garagem, sistema viário de acessos, pátio de estacionamento de aeronaves e hotel com centro de convenções. A abertura das propostas será no dia 15 de março, e os investimentos somam R$ 44,6 milhões.

A licitação para as obras só deve ser feita em 2013, mesmo ano para o qual a Infraero projeta a conclusão da primeira etapa de ampliação do aeroporto. A construção do terminal será feita em duas fases. A estimativa de custo para a primeira etapa é de R$ 823 milhões e permitirá que o aeroporto receba 9 milhões de passageiros por ano. Essa fase deve ser finalizada em novembro de 2013, indicando pouco mais de um semestre para a realização do investimento.

Em Curitiba as licitações também estão em andamento, mas começaram atrasadas. A contratação do projeto para a ampliação do sistema de pátio e pista de táxi teve o edital publicado em 10 de janeiro, e a ampliação do terminal de passageiros e do sistema viário terá o edital lançado em 2 de março.

A Infraero enfrenta problemas com as obras de reforma do terminal de passageiros do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) mandou suspender a licitação por verificar sobrepreço de R$ 45,9 milhões. O investimento total é de R$ 294,7 milhões. Outra conclusão do TCU é de que a proibição da participação de consórcios na licitação é um indício da irregularidade. A Infraero tem até o fim do mês para apresentar justificativas, e informou que já está adequando o edital, empenhada em "minimizar o prazo para as adequações".

O aeroporto do Recife teve o contrato de recuperação da pista rescindido pela Infraero por incapacidade técnica da empresa, e a previsão atual é de relançar a licitação em até o fim de março

Outros aeroportos estão em fase de desenvolvimento dos projetos, e, portanto, ainda sujeitos à análise do TCU e às inseguranças do tempo para a obtenção das licenças ambientais. São eles os aeroportos de Manaus, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Brasília.

Em Natal, a Infraero está inaugurando um modelo de concessão à iniciativa privada, que está sendo avaliado pelo TCU. Foi a forma encontrada para deslanchar uma obra que já se arrasta por mais de seis anos, desde o início de 2004. A pista do aeroporto de São Gonçalo do Amarante está sendo construída pelo Exército, um aporte de R$ 100 milhões. O parceiro privado deverá investir cerca de R$ 408 milhões na construção dos terminais de cargas e de passageiros, além da montagem da estrutura para suportar os equipamentos de proteção de voo. A expectativa é de que a licitação possa ocorrer entre abril e maio deste ano.
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De Aeroportos do Brasil.

Lucro Líquido Da Companhia Somou R$ 214 Milhões Em 2010, Queda De 76%


A Gol encerrou 2010 com lucro líquido de R$ 214,2 milhões, 76% menor do que o verificado no ano anterior. Segundo Rodrigo Alves, diretor de mercado de capitais da companhia, 2009 foi um ano atípico. “Tivemos um ajuste positivo de R$ 350 milhões referentes a créditos tributários depois da compra da Varig”, explicou. Além disso, a desvalorização do dólar em 2009 — de R$ 2,30 para R$ 1,76 — reduziu o montante das dívidas da companhia e gerou ganhos extras.
Por isso, Alves defendeu que os resultados de 2010 foram positivos, apesar de terem sido menores do que no ano anterior. “Conseguimos um crescimento baseado em nossas operações em 2010, enquanto em 2009 o lucro foi financeiro, recorrente de benfeitorias ocasionais.” A receita da empresa aumentou 15,8% no ano passado para R$ 6,979 bilhões, enquanto a geração operacional de caixa cresceu 76%para R$ 979,4 milhões. As dívidas da companhia aérea encerraram 2010 em R$ 4 bilhões, valor maior do que o verificado em 2009, quando somaram R$ 3,6 bilhões. O prazo para a amortização dos débitos é de seis anos, maior do que o índice de alavancagem — que mede o tempo necessário para a quitação baseado em geração de caixa -, que ficou em cinco anos. “Este índice era de 6,4 em 2009. Podemos considerar que a dívida diminuiu, se olharmos o tempo necessário para pagá-la em linha com nossa geração de caixa”, diz Alves.
De Aeroportos no Brasil.

ATR 72 da Trip sai da pista em Altamira


ATR 72-200 PR-TTI saiu da pista em Altamira, Pará
(Foto via blog RedBaron)


Um ATR-72 (PR-TTI) da Trip saiu da pista após a aterrissagem em Altamira, Pará. Segundo a Trip, o avião teve problemas no trem de pouso durante a frenagem após o toque no solo, fazendo com que o avião tombasse para a esquerda e saísse da pista, danificando parte da estrutura da asa esquerda e do motor #1.

O avião realizava o voo 5204 procedente de Belém e transportava 46 passageiros. O acidente deixou um passageiro ferido e ocorreu durante o pouso na pista 25

Manaus Spotting team

Super Tucano da FAB cai em Porto Velho; piloto é resgatado


Um avião Super Tucano A-29, da Força Aérea Brasileira (FAB), caiu em uma mata próxima ao Aeroporto Internacional de Porto Velho, por volta das 17h50 de hoje. Em nota, a FAB informou que o avião "apresentou problemas obrigando o piloto a usar o mecanismo de ejeção para abandonar o equipamento".





O 1º Tenente-Aviador Marcelino Aparecido Feitosa foi resgatado por um helicóptero H-60 (Black Hawk), da FAB, e encaminhado ao Hospital da Guarnição do Exército na capital de Rondônia. Ele permanece em observação. "No momento do resgate, o militar estava consciente", disse a FAB. A FAB irá investigar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
BLOG do VINNA

Anac distingue Avianca por espaço entre as poltronas



A Avianca acaba de receber a etiqueta A de Avaliação Dimensional da Anac. Trata-se, segundo a companhia, da primeira aérea brasileira a adquirir a etiqueta no Brasil, cujo objetivo é informar aos passageiros, no momento da compra, a distância entre as poltronas das aeronaves. Para ter direito à etiqueta na categoria A (atribuída a aeronaves com poltronas mais amplas e de maior conforto), a empresa aérea tem de oferecer mais de 73 cm de espaço mínimo entre os assentos. Na Avianca, a distância entre as poltronas de todas as suas aeronaves ainda está acima deste valor. De acordo com o presidente da companhia, José Efromovich, o reconhecimento confirma a estratégia de priorizar respeito ao passageiro com qualidade de serviço e sem nenhum custo adicional. “Estamos muito felizes de sermos a primeira empresa aérea do Brasil com a classificação A da Anac”, afirma o executivo.
12 h Aéreas.