
A Malásia Airlines, a transportadora nacional da Malásia, foi votada como "a principal companhia aérea da Ásia" por mais de 180.000 profissionais da indústria em uma pesquisa global realizada pela World Travel Awards.
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
O CENIPA informou, em nota, que para suprir necessidade do CINDACTA II, localizado em Curitiba (PR), o V COMAR realizou, com especialistas da Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SPAA-5) e do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA V), uma Vistoria de Segurança Operacional e ministrou a primeira instrução de treinamento de Gerenciamento de Recursos de Tripulação (CRM) para os tripulantes da aeronave C-98 Caravan.
Seguindo os princípios da filosofia de CRM de 5ª Geração, foram apresentados assuntos referentes à Comunicação, Dinâmica de Equipe, Consciência Situacional, Processo Decisório, Treinamento Prático (Loft) e Manutenção (MRM).
O destaque especial foi dado ao tema “Gerenciamento de Recursos de Manutenção” (Maintenance Resource Management - MRM), atividade que envolve a manutenção de aeronaves, nos seus recursos pessoais e materiais.
Em conjunto com o CRM, esta ferramenta de prevenção precisa ser encarada como fundamental para minimizar os fatores que contribuem para ocorrências aeronáuticas, como inspeções de manutenção realizadas incorretamente, pertinência de situações perigosas, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), ergonomia, segurança do trabalho, saúde do mantenedor e controle de riscos ambientais em hangares, oficinas e linhas de voo.
Visando a excelência na execução dos serviços e a redução no índice de acidentes decorrentes dos fatores "material" e "manutenção", a filosofia do CRM deverá fazer parte do cotidiano das organizações e unidades mantenedoras. A abordagem da Segurança Operacional é pioneira e inovadora no âmbito da Força Aérea Brasileira.
CR
A companhia aérea britânica British Airways anunciou nesta sexta-feira (6) que encerrou seu primeiro semestre fiscal, que terminou em setembro, com prejuízo de 292 milhões de libras (R$ 834 milhões).
O resultado foi pior do que o lucro de 52 milhões de libras registrados no mesmo período do ano passado.
A receita da British acumulou 4,1 bilhões de libras, uma queda de 14% na comparação anual. Ao mesmo tempo, os custos da companhia no período recuaram 8,7%.
"A aviação permanece em recessão com a Iata (associação internacional do setor) prevendo que a indústria vai perder US$ 11 bilhões neste ano", afirmou em nota o executivo-chefe da empresa, Willie Walsh.
Diante dos resultados, a companhia afirmou que vai demitir cerca de 3 mil funcionários até março de 2010, reduzir em 6% a capacidade para o inverno, além "realizar mudanças permanentes" na maneira com que leva seus negócios.
A maioria da novas demissões deve ocorrer fora do Reino Unido. "Com a receita da British sendo provavelmente 1 bilhão de libras menor neste ano, cortes de custos futuros são essenciais", afirmou o executivo.
No ano fiscal de 2008-2009, a British registrou um prejuízo de 375 milhões de libras. Na ocasião, a empresa afirmou que os resultados haviam sido seriamente afetados pela alta nos preços dos combustíveis.
G1
A conferência de dois dias, apresentada pelos organizadores da Conferência e Apresentação da ATC Global, está sendo organizada pela Autoridade Geral da Aviação Civil dos EAU (GCAA).
Existe uma série de desafios nos céus da região - desde a administração de um rápido crescimento do tráfego aéreo e o preenchimento de buracos na cobertura de radares e da infraestrutura, até a necessidade de um órgão de coordenação estratégica e a falta de coordenação regional. A conferência oferecerá um fórum muito necessário para a discussão e debate dessas questões, cuja resolução é essencial para a sustentabilidade e segurança das ambiciosas estratégias de desenvolvimento da aviação no Oriente Médio.
De acordo com Marc Baumgartner, presidente e CEO da IFATCA (a Federação Internacional de Associações de Controladores de Tráfego Aéreo), que será um dos palestrantes na conferência:
"O crescimento futuro no Oriente Médio será feito por todos os interessados trabalhando em conjunto e próximos, desenvolvendo uma compreensão das várias necessidades e exigências da Gestão de Tráfego Aéreo (ATM).
Na IFATCA, nós estimulamos que a colaboração entre todos os interessados seja celebrada. Eventos como esse são vitais para estabelecer a base para essa colaboração."
Tomadores de decisão chave da ATM regional e global falarão e estarão presentes na conferência. Entre os palestrantes que darão o tom estão o Dr. Majdi Sabri, vice-presidente regional da IATA Oriente Médio e Norte da África; Mohammed Khonji, diretor regional da ICAO; e Marc Baumgartner, presidente e CEO da IFATCA. Eles serão acompanhados por representantes graduados de organizações como o Ministério da Defesa dos EUA; a Autoridade Geral da Aviação Civil (GACA) da Arábia Saudita; o Escritório Nacional dos Aeroportos (ONDA) - Marrocos; Negócios da Aviação Civil - Reino do Bahrain; a FAA; EUROCONTROL; JATCA; Air Arabia; Emirates; EUROMED Aviation Project, e muitos outros.
Os dignitários também se reunirão no primeiro Jantar de Gala da ATC Global Middle East, que será realizado na primeira noite da conferência. As atividades culminarão no terceiro dia do evento com um tour guiado pelo Sheikh Zayed Centre for Air Traffic Movement (Centro para Movimento do Tráfego Aéreo Xeique Zayed) do GCAA - o maior e mais avançada instalação de ATM no Oriente Médio.
Notas aos editores
1. Sobre a United Business Media Limited
A UBM foca em duas atividades principais: distribuição, definição de alvos e monitoramento de informações no mundo inteiro; e o desenvolvimento e monetização de comunidades e mercados B2B. O negócio da UBM informa mercados e atende a comunidades comerciais profissionais - de médicos a desenvolvedores de jogos, de jornalistas a negociantes de joias, de fazendeiros a farmacêuticos - com eventos integrados, online, produtos de informação impressos e comerciais. Nossa equipe de 6.500 pessoas em mais de 30 países é dividida em equipes de especialistas que atendem essas comunidades, reunindo compradores e vendedores, ajudando-os a fazer negócios e seus mercados para trabalhar de modo efetivo e eficaz.
Veja mais informações visitando o site www.unitedbusinessmedia.com
2. Sobre a ATC Global
Eclipsando todos os outros eventos da indústria, a ATC Global 2010 celebrará seu 20º aniversário em março próximo, e desenvolveu uma nova aparência moderna, novas características e entusiasmantes novos formatos para garantir que você continue a tirar o máximo proveito de sua visita de 3 dias.
A ATC Global está na dianteira das tendências e desenvolvimentos em ATM, contando com a presença de aproximadamente 5000 profissionais da indústria de mais de 95 países e fornecendo um networking educacional de múltiplas camadas, e oportunidades de negócios para todos os níveis qualquer que seja seu envolvimento em Controle de Tráfego Aéreo e em Gestão de Tráfego Aéreo.
Veja mais informações visitando o site www.atcevents.com
Yahoo
Madrid, 09 Nov (Lusa) - A companhia aérea espanhola Ibéria acusou hoje os sindicatos dos tripulantes de cabine de não quererem evitar a greve de terça e quarta-feira, na Espanha, que levará ao cancelamento de quase 368 voos, entre eles onze na rota Lisboa/Madrid.
Em comunicado, a empresa acusa os dois sindicados (CTA-Vuelo e Sitcpla) de "não terem o mínimo interesse" em alcançar um acordo, que tentam bloquear pedindo mais dinheiro e "novas exigências".
A Ibéria pede, além disso, aos tripulantes de cabine que cumpram os serviços mínimos durante os próximos dois dias, explicando ter iniciado 33 expediente disciplinares pelo incumprimento dos serviços mínimos durante os dois dias de greve de Outubro.
aeiou
O caça mais moderno em operação hoje na Europa marcará presença no show aéreo que mais cresce no mundo, o Dubai Airshow.
Integrante da frota da RAF (Royal Air Force), o caça vai a Dubai para reforçar as atividades de marketing do consórcio fabricante (constituído por EADS, Alenia Aeronautica e BAE Systems).
“É com grande prazer que voarei o Typhoon no Dubai Airshow pela primeira vez. Durante oito minutos e meio terei a oportunidade de realmente mostrar ao público o que o Typhoon pode fazer em um dos shows aéreos mais prestigiados do mundo”, disse Scott Loughran, piloto encarregado de realizar a demonstração.
O evento, a ser realizado do dia 15 ao dia 19 deste mês, é o mais importante do Oriente Médio e contará com 850 expositores vindos de 50 países.
CR
O PV Piasecki-18 é semelhante a este Piasecki H-25. (Photo by E.U. Marinha)
Um PV-18 (HUP-1 Retriever) caiu a uma milha a sul de Adelanto Airport (52CL) em Adelanto, Califórnia, matando os três ocupantes a bordo.
O acidente aconteceu no sábado (7 de novembro de 2009 ) no Condado de San Bernardino, Califórnia (área do deserto de Mojave).
O piloto Joseph "Joe" William Pike foi morto juntamente com dois outros ocupantes.
Embora ainda seja desconhecida a causa do acidente, o acidente ocorreu depois que a aeronave partiu para Flabob Airport (RIR), em Riverside, Califórnia.
O helicóptero caiu perto de Victor Street, uma milha a sul do aeroporto. Parecia que o helicóptero atingiu linhas de energia , mas não está claro se esta é a causa do acidente . Embora pareça que o helicóptero atingiu linhas de alimentação antes de o acidente, é difícil dizer se esta foi a causa do acidente (embora certamente um fator de contribuição).
Perdeu o voo? Pega um cineminha. Parece “piada de bom gosto”, mas não. É verdade de bom gosto mesmo. Estava eu passeando pelo terceiro piso do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, quando avistei um cinema. Cinema? Na hora pensei que pudesse ser um restaurante temático e tals, mas não. Um cinemaço em pleno aeroporto!
O Aero Guion conta com 3 salas que juntas somam 451 lugares. No momento, 4 filmes estão em cartaz, dentre os quais o recente e badalado filme de Quentin Tarantino, “Bastardos Inglórios” – que já assisti em São Paulo. Além disso, o cinema tem um agradável café, sem falar no balcão de doces e, óbvio, pipoca. Pra finalizar o “servição”, a última sessão começa por volta das 21h e a entrada inteira custa honestos R$ 12 – tendo em vista que muitos cinemas do País chegam a cobrar até R$ 20.
O Homem Terminal
Instruções para confecção da CIV ELETRÔNICA – Helicópteros
Estas instruções são exclusivamente para o arquivo “CIV MODELO HEL.xls”. O arquivo foi elaborado para impressão em papel A4 na posição “paisagem”(landscape). O usuário somente terá acesso aos campos em que irá preencher, estando todos os outros bloqueados (instruções, fórmulas, etc).
O interessado deverá ainda mandar confeccionar capa dura para a nova CIV, que recomendamos as medidas de 21,3 cm por 30 cm. A capa dura frontal deverá ainda ter uma parte flexível para permitir a consulta da CIV.
Recomenda-se ainda uma folha em branco entre a capa e o início da parte impressa da CIV, lembrando que deverá ter a capa de rosto e as instruções de preenchimento da CIV, também disponíveis no arquivo.
Uma vez identificada e montada a CIV do interessado, o lançamento de horas voadas deve ser feito sequencialmente da folha 1 até a 99.
O interessado preencherá normalmente os campos “ANO”, “DATA”, “MODELO DA ANV”, “IDENTIFICAÇÃO DA ANV”, designativos de decolagem e pouso (“DE”, “PARA”), “OBSERVAÇÕES” e “POUSOS”. Neste caso o usuário poderá se beneficiar com os recursos do Microsoft Excel® para lançamento de vários vôos, como os recursos de copiar dados já lançados;
O lançamento da conferência deve ser feito manualmente, como nas CIVs tradicionais, nas folhas 100 a 105 e o usuário deve também lembrar-se de assinar as folhas 1 a 99, quando impressas e afixadas na CIV.
Para o lançamento de horas voadas deve preencher o campo respectivo entre as células “AI” a “AR” de cada folha de lançamento, sendo que as horas nas células da esquerda e os minutos nas células da direita de cada campo (“DIURNO”, “NOTURNO”, etc).
As células de preenchimento das horas voadas, quando o valor for menor que 1 hora, deve ser preenchido com o valor “0″ (zero). As células dos minutos devem ser preenchidas com o valor real voado, sem a conversão em décimos de hora, pois a própria planilha faz essa conversão e lança na parte que será impressa;
Os campos “INSTRUTOR DE VÔO”, “NAVEGAÇÃO”, “INSTRUM. REAL”, “SOB. CAP.” e “SIMULADOR”, não seguem as duas regras anteriores e devem ser preenchidas pelo interessado, diretamente na faixa de impressão, devendo, portanto, calcular inclusive os décimos de hora voados. Somente a soma no final da folha não precisa ser preenchida.
As células “AG” e “AH” servem de conferência para o lançamento dos dados. Elas confrontarão os dados lançados nos campos “DIURNO”e “NOTURNO” com os dados lançados nos campos “DUPLO COMANDO”, “PILOTO EM COMANDO” e “CO-PILOTO”. Caso esteja algum desses dados em desacordo, estas células ficarão vermelhas, respectivamente, a da esquerda (“AG”) para o lançamento de horas e a da esquerda (“AH”) para o lançamento dos minutos.
Não há a necessidade de se imprimir as folhas de 1 a 99 e deixar todas na CIV, apenas aquelas preenchidas e conferidas (conferência das folhas 100 a 105). É pelo campo da conferência que a ANAC saberá quantas folhas de lançamentos de vôos que a CIV possui. Todas as demais deverão estar impressas e preenchidas, exceto a última folha, que embora impressa, deverá somente ser preenchida no encerramento da CIV.
Faça o download do arquivo: CIV MODELO HEL.xls e bons voos!
IFR Online
O segmento dos ultraleves é a mais popular forma de voar em Portugal. Até à data, já foram emitidas 1.181 licenças de piloto de ultraleve pelo INAC - Instituto Nacional de Aviação Civil (das quais estarão válidas apenas 420) e encontram-se registadas 385 aeronaves deste tipo no Registo Aeronáutico Nacional.
Expresso
"De acordo com informações do acidente aéreo que temos no momento, é provável que todos os membros da tripulação morreram", disse uma fonte próxima à investigação, citada pela agência de notícias Interfax.
"Operações de resgate continuam e as chances de encontrar sobreviventes são muito pequenas", acrescentou.
Dez pessoas estavam a bordo do avião, um Tupolev-142, da Frota do Pacífico.
Familiares de vítimas do avião da Air France que caiu no Oceano Atalântico em junho deste ano participaram da cerimônia de inauguração de um memorial no Rio de Janeiro.
O Airbus A330 caiu no mar por causas ainda desconhecidas depois de decolar do Rio de Janeiro no dia 31 de maio em direção a Paris. O memorial conta com um grande painel de vidro com gravuras que simbolizam 228 andorinhas, o número de vítimas do voo 447. A homenagem foi instalada no Mirante de Leblon.
RIO - O maior avião de transporte de carga do mundo vai pousar na Região dos Lagos na quinta-feira. Com capacidade para transportar até 150 toneladas, o Antonov An-124 vai trazer dois helicópteros de grande porte que serão usados no apoio logístico às plataformas de petróleo da Bacia de Campos. O avião vai decolar da Noruega e pousar no Aeroporto Internacional de Cabo Frio
Fabricado na Ucrânia, o Antonov An-124 é um peso-pesado projetado para transportar cargas grandes e pesadas que jamais poderiam ser transportadas por aviões de carga convencionais, como o Boeing 747. Ele só é superado pelo Antonov AN-225, que não faz vôos comerciais e foi construído para transportar apenas o Furan (ônibus espacial russo).
Devido as suas características especiais, o Antonov não pode pousar em qualquer aeroporto. Com pista de 2.800 metros, o aeroporto de Cabo Frio possui características físicas e operacionais necessárias para receber a aeronave:
- Com a ampliação da pista e outras melhorias operacionais, o aeroporto é hoje a melhor solução logística para importação de carga aérea pela indústria do petróleo -- disse Francisco Pinto, administrador do aeroporto, que é operado pela Companhia Costa do Sol.
Segundo o secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, Carlos Victor Mendes, a operação de quinta-feira mostra a importância da indústria do petróleo para a economia fluminense.
- Esta importância vai aumentar com o início da exploração das reservas situadas na camada pré-sal. O aeroporto de Cabo Frio está pronto para atender à indústria do petróleo e ao turismo, que sofrerá um impacto positivo com a Copa do Mundo de 2014 e com os Jogos Olímpicos de 2016 - previu.
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DXER), Henrique Ribeiro, garantiu que até o fim do ano estarão prontas as obras de remodelação, ampliação, iluminação e construção da ciclovia da RJ-102, que liga Cabo Frio a Búzios. O primeiro trecho, conhecido como Estrada do Guriri, já está pronto.
- A estrada vai promover a integração dos municípios da Região dos Lagos e criar uma via de acesso segura e moderna para Búzios. Será muito usada pelos turistas que chegaram à Região dos Lagos pelo aeroporto de Cabo Frio - disse Ribeiro.
O Globo
Um grupo formado por cerca de 30 pessoas, entre elas aposentados e ex-funcionários da Varig, extinta companhia de aviação, fizeram deste domingo um protesto no Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul da cidade, munidos com faixas e cartazes. O ato faz parte do movimento ‘Acordo Já’, que tem o intuito de pedir agilidade no entendimento entre a falida empresa, o Instituto Aeros e o Governo Federal para o pagamento de rescisões trabalhistas e benefícios previdenciários.
Uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Ministério do Turismo mostrou que o turista brasileiro que pretende começar a viajar pelo país prefere o ônibus e o carro na hora de viajar em vez do avião. Pesquisa que ouviu 2,3 mil pessoas mostrou que 40,2% dos potenciais clientes do setor de turismo pretendem viajar de ônibus, enquanto 35,5% pretendem ir de automóvel e 24,1% dizem que vão usar o transporte aéreo.
G1