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terça-feira, 5 de abril de 2011

Procon autuará TAM pela venda de assentos conforto



O Procon de São Paulo irá autuar a companhia aérea TAM pela cobrança do serviço assento conforto que, mediante cobrança de valor adicional ao da passagem, permite ao passageiro sentar na primeira fileira do avião ou nas proximidades das saídas de emergência, onde os assentos são mais espaçosos.

A entidade de defesa do consumidor lavrou ontem um auto de infração, e encaminhou notificação à empresa aérea, que poderá receber uma multa entre R$ 400 e R$ 6 milhões. A TAM poderá recorrer da decisão.

"A TAM se aproveita desse espaço maior entre a primeira fileira e as próximas à saída de emergência, que existem em todos os aviões praticamente, para arrecadar valor maior de tarifa de assento conforto", afirma o assistente de direção do Procon, Marcio Marcucci.

A empresa assinalou, por meio de nota, que ainda não tem conhecimento da autuação. "A TAM cumpre todas as normas vigentes no País e configura internamente suas aeronaves de acordo com os padrões internacionais das empresas que prezam pela qualidade de serviço."

Para a diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki, a política das empresas de aviação no País precisa ser transparente. "Cobrar por um serviço que não tem diferencial é desrespeitar o consumidor. O conforto está muito distante daquele que o passageiro tem na primeira classe ou executiva nos voos internacionais."

INSPIRAÇÃO

Pegando carona nas companhias de baixo custo norte-americanas e europeias, as aéreas brasileiras estão cada vez mais cobrando por serviços que antes eram básicos, como poltronas minimamente espaçosas, serviço de bordo ou marcação antecipada de assentos. TAM, Gol, Webjet e Azul já oferecem os 'extras'' ao passageiro.

A Webjet, que passou a cobrar por serviço de bordo oferecido além do padrão, assim como faz a Gol, inovou na cobrança de marcação antecipada de assentos.

Para escolher no ato da compra onde quer sentar na Webjet, gasta-se R$ 5 (poltronas comuns) ou R$ 10 (assentos conforto). Quem não quiser, fica sujeito à marcação aleatória na hora do check-in. (com AE)


VOAPOA

Londrina usou extração de DNA imediata em acidente aéreo


Arquivo Folha
Três pessoas morreram no acidente do dia 28 de janeiro na zona sul de Londrina
O Instituto de Criminalística dispõe de tecnologia que permite extrair o DNA de ossos em menos de um minuto, operação que demorava até 72 horas pelo método tradicional. A inovação científica garante mais agilidade na elucidação de crimes e na conclusão de inquéritos policiais.

De acordo com informações da Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública), o método foi fundamental na confirmação da identidade das vítimas do acidente aéreo ocorrido em janeiro em Londrina. Em muitos acidentes as vítimas só podem ser identificadas pelo DNA ósseo, porque os corpos estão carbonizados.

A nova técnica de extração de DNA de ossos foi apresentada durante o encontro nacional de laboratórios forenses e despertou o interesse dos laboratórios de Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás. Peritos do Japão, China, Turquia, Canadá, EUA e França já fizeram contato para conhecer mais detalhes sobre a técnica.
BONDE

Mesmo sem caixa-preta, destroços e corpos ajudarão a contar a história do voo AF-447

Perito criminal com 30 anos de carreira e mais de 50 cadáveres submersos no currículo, Renato Pattoli argumenta que a análise dos recém-encontrados restos mortais dos passageiros do voo AF 447 pode, sim, contribuir para esclarecer pontos do acidente e, provavelmente, levará à identificação dos corpos – mesmo após 23 meses da queda do avião da Air France no oceano Atlântico.

Segundo o especialista, que atua desvendando crimes pelo Instituto de Criminalística de São Paulo, as condições são teoricamente boas para a conservação dos tecidos e ossos. Como explica o especialista, falando sempre “em tese”, a falta de oxigênio do ambiente aquático, somada à pouca luminosidade e à baixa temperatura das águas, faz com que a decomposição dos corpos seja retardada.

“A decomposição anaeróbia (sem oxigênio) é mais lenta. E fica ainda mais demorada sem luz e em água fria. Também não parece que houve contaminação, como por produto químico. O avião entrou na água, desceu e ficou lá, em condição única, pelo que especula-se. Existe, sim, chance de encontrar materiais que possam ser examinados e que ajudem nas investigações, mesmo com todo esse tempo passado”, afirma Patolli. O avião, que seguia do Rio de Janeiro para Paris, desapareceu na noite de 31 de maio de 2009 com 228 pessoas a bordo.

O especialista conta que, inicialmente, os dois elementos mais importantes para fazer o diagnóstico do que aconteceu são os bulbos capilares e os ossos. A raiz do cabelo, diz ele, guarda informações do DNA por tempo quase indefinido – “até das múmias” – e os ossos podem servir para estudar a causa da morte dos passageiros.

“Dependendo de como está o osso, podemos descobrir se houve uma pancada forte, uma perfuração, os dois, ou uma explosão. Sem dúvida, se os ossos estiverem em condições mínimas de conservação, será possível trazer novos elementos para a apuração que tenta esclarecer o episódio”, afirma. “De toda forma, se houve alguma explosão muito forte, que tenha deixado os corpos expostos a altíssimas temperaturas, todo o trabalho pode ser prejudicado. Cada caso é um caso.”

Há outras variáveis na tarefa, no entanto. Como explica o perito criminal, há animais necrófagos no oceano, como o camarão, que podem ter se alimentado dos restos mortais, dependendo da profundidade exata em que estão os destroços encontrados domingo (3). “Se sobrou algum tecido, a análise fica ainda mais rica. Mas isso depende muito de que tipo de bicho está em volta e tem acesso ao ambiente em que estão os corpos”, argumenta.

Caixa-preta é importante, mas não é tudo

Em resposta a questionamentos do UOL Notícias, a Airbus, fabricante do avião que caiu em 2009, confirmou que há esperança que, além dos corpos e dos destroços encontrados, sejam ainda recuperadas as chamadas caixas-pretas da aeronave, dispositivos que podem ter guardado informações importantes do funcionamento do Airbus antes do acidente.

Segundo Liana Sucar-Hamel, gerente de Comunicação da América Latina & Caribe da Airbus, as caixas-pretas são ferramentas “essenciais” para a compreensão do episódio. Segundo ela, no entanto, não é possível garantir que elas terão capacidade de serem lidas, depois de terem passado tanto tempo submersas. “Não há nenhuma resposta absoluta para estas questões (capacidade de leitura). Como elas dependem do caso e condições, no entanto, continuamos a ser muito otimistas que a descoberta produzirá resultados legíveis dos gravadores”, afirmou.

De toda forma, como explica Respicio Antônio do Espirito Santo Junior, professor de Transporte Aéreo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), somente o fato de terem sido encontradas novas partes da fuselagem já merece ser comemorado. Segundo ele, analisando marcas nas peças é possível determinar – ou se obter indícios – de qual foi a dinâmica da queda.

“Dependendo do estado de conservação da fuselagem, dá para tentar esclarecer se aeronave explodiu, se pegou fogo. Também dá para ter uma noção dos pontos específicos que foram rompidos. Se ela foi desmembrada aqui ou ali, de cima para baixo ou de baixo para cima”, exemplifica, sempre adotando o tom teórico – e não específico desse caso. “Pelo o que se sabe até agora, o avião teria entrado de barriga na água. Essas peças comprovam isso?”

O especialista se diz esperançoso para que a cabine dos pilotos seja encontrada. Segundo ele, é possível que muitos dos painéis, medidores e ponteiros ainda estejam no ponto em que estavam no momento do acidente. “A caixa-preta é importante, mas o resto também. Há outras formas de se entender um acidente aéreo”, afirma ele, que encara esse tipo de investigação determinante para a redução de tragédias do tipo.

“Qualquer avanço como o de domingo (quando os novos destroços foram encontrados) é sempre bem-vindo. Quanto mais se sabe de um acidente, maiores são as formas de elaborar formas de prevenção.”


Acidente com o voo 447 da Air France

Foto 2 de 7 - Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigação e Análises da França (BEA, na sigla em francês), apresenta fotos do acidente com o voo 447 da Air France durante coletiva de imprensa em Le Bourget (França), nesta segunda-feira (4). Segundo o governo francês, corpos de passageiros que estavam no avião, que caiu sobre o Atlântico há quase dois anos, foram encontrados dentro de fuselagem achada no mar no domingo (3). O voo 447, que fazia o trajeto Rio-Paris, desapareceu dos radares em 31 de maio de 2009 com 228 pessoas a bordo Mais AFP

UOL NOTÍCIAS

Aeronave da Varig/GOLé atingida por urubu antes de pouso em Aracaju

ARACAJU e SÃO PAULO - Uma aeronave da Varig/GOL, vinda de Salvador, foi atingida por um urubu antes de pousar no Aeroporto de Aracaju, na tarde deste domingo. O impacto danificou o trem de pouso do avião, mas o piloto conseguiu realizar o pouso com segurança. Ninguém ficou ferido.

LEIA TAMBÉM:Avião da TAP que ia do Rio a Lisboa faz pouso forçado em Salvador

O avião ficou em manutenção na pista por mais de três horas. Dezenas de passageiros que seguiam para Salvador ficaram indignados e não embarcaram. Em nota, a Gol informa que "prestou o atendimento necessário aos clientes, conforme prevê a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)."

- Ninguém deu informação para a gente. Houve um tumulto e, só depois, um funcionário nos orientou a seguir para o guichê para remarcar a passagem - diz a enfermeira Márcia Perrucho.

A empresa também disponibilizou ônibus para Salvador, mas muitas pessoas não aceitaram. O avião precisou ser isolado no pátio do aeroporto para perícia.

Segue abaixo a íntegra da nota da companhia aérea:

"A GOL informa que a aeronave programada para fazer o voo 1806, de Salvador (BA) com destino ao Aeroporto Santa Maria, em Aracajú (SE), precisou passar por manutenção não-programada após a aterrissagem. A companhia destaca que prestou o atendimento necessário aos clientes, conforme prevê a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A GOL esclarece, também, que preza pelos mais altos padrões de segurança, de maneira que eventuais alterações nos horários de voos são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários às operações aéreas. A GOL lamenta que essas medidas causem desconforto aos passageiros, mas reitera que ações como essas visam garantir a segurança operacional, item prioritário de sua política de gestão.

Atenciosamente,

GOL Linhas Aéreas Inteligentes"

O GLOBO

Feira apresenta assento especial de avião para gamers

Feira internacional de projetos de ambientação para interiores de aviões apresenta propostas elegantes e incomuns, como a cadeira conceitual NFW, voltada para gamers.

Salvo os aviões de transporte pesado da FAB, as aeronaves de um modo geral são sempre muito luxuosas e com cadeiras bem confortáveis.

As companhias aéreas estão sempre em busca de oferecer o melhor a seus passageiros, embora alguns pacotes da classe econômica, às vezes, pareçam negar esta intenção.


Brasileiros retornando de Suriname a bordo de avião da FAB, em 2010: pouco luxo.
(Crédito: tribunadonorte.com.br)

Para mostrar o empenho em oferecer o melhor, a indústria aeroviária comparece em peso ao Aircraft Interiors Expo, feira que acontece entre os dias 05 a 07 de abril em Hamburgo, na Alemanha. Como o próprio nome sugere, o evento presta-se a exibir as opções de design inovador para interiores de aviões, com entretenimento, conectividade e serviços ao passageiro, comparando soluções das maiores empresas aéreas do mundo, em um total de 500 exibidores.

Entre as novidades apresentadas, encontra-se o assento conceitual futurista “Not For Wimps” (NFW), criado para oferecer ao passageiro uma estimulante experiência de jogo durante o voo. A empresa Contour Aerospace uniu-se à Factorydesign para produzir o protótipo, “tecnologicamente avançado, mas que também reflete as mudanças sociais na maneira como os passageiros querem passar seu tempo durante um voo”, afirma análise do site I Stock Analyst.


O NFW parece um belo projeto para jogar no avião ou na sala de casa.
(Crédito: Dvice.com)

“O protótipo Not For Wimps foi projetado especificamente para jogar a bordo, incluindo alto-falantes integrados nas laterais superiores do assento, a habilidade de criar uma bolha de supressão de ruído em torno do jogador e um grande monitor suspenso na frente de cada assento por um braço de fibra de carbono revestida com Kevlar”, informa o site Kotaku.

Não há previsão de entrada do produto em linha de montagem, mas mesmo sem o avião, é uma ideia incrível para qualquer Geek que gosta de jogar.

GEEK

Divulgadas fotos dos restos do avião da Air France que foram encontrados

Descobertos os restos do avião da Air France. // Reuters (Reuters)
Na noite de 31 de maio de 2009 o voo AF 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris, desapareceu dos radares com 228 pessoas a bordo.
Descobertos os restos do avião da Air France. // Reuters (Reuters)
Somente 50 corpos foram encontrados logo após o desastre, mas agora, com uma nova fase de buscas, o governo francês descobriu novos restos do avião e vários corpos junto da fuselagem.
Descobertos os restos do avião da Air France. // Reuters (Reuters)
A descoberta foi feita com o auxílio de submarinos e o governo francês pretende resgatar os corpos encontrados e as peças do avião, esperando encontrar a caixa-preta do voo e descobrir qual foi a causa do acidente.
BLOG DO EDUARDO DANTAS

Boeing recomenda inspecção aos 737


A Boeing, fabricante de aviões norte-americana, recomendou a todas as companhias aéreas que operem com os aviões 737 que os inspeccionem. O objectivo é detectar problemas na fuselagem, componente dos aviões que poderá estar mais desgastado devido às longas viagens que este modelo opera.

O principal motivo para a recomendação da empresa foi a dificuldade que, na passada sexta-feira, um Boeing 737 da companhia Southwest teve ao viajar entre os estados norte-americanos de Arizona e Califórnia. O avião foi obrigado a aterrar de emergência em Yuma, antes de chegar ao destino, Sacramento.

Depois deste problema, a Southwest Airlines já cancelou 70 voos, o que levou a Boeing a emitir um comunicado a todas as companhias que voam com o modelo 737 para que “ os modelos antigos sejam inspeccionados em pontos determinados de união da fuselagem.”
IONLINE

Exército dos EUA retira aviões da Líbia



O exército norte-americano retirou, segunda-feira, os seus aviões de combate envolvidos na campanha da coligação internacional da Líbia, informou o Pentágono.

Os EUA tinham previsto retirar os seus aviões a partir do fim-de-semana, mas no domingo a administração norte-americana acedeu ao pedido da NATO para realizar ataques na Líbia até segunda-feira devido ao «mau tempo recente».

Segundo um porta-voz do Pentágono, o capitão Darryn James, desde as 23 horas de segunda-feira que nenhum avião de combate dos EUA levantou voo. Ainda assim, acrescentou, os aparelhos estão prontos a descolas «no caso de a NATO fazer um pedido».
A BOLA PT

Veja como partes do avião da Air France foram encontradas


O governo francês encontros partes do avião Airbus da Air France que caiu durante o voo AF 447 em 31 de maio de 2009, matando 228 pessoas. Para achar os destroços, os investigadores utilizam robôs-submarinos de tecnologia norte-americana.

Veja mais vídeos do Bom Dia Brasil

Especialistas afirmam que o relevo plano da região onde os destroços estão aumentam as chances das caixas-pretas da aeronave serem encontradas. As caixas-pretas registram as conversas dos pilotos e os parâmetros do voo.

Foi a quarta expedição atrás dos restos do avião da Air France. Imagens divulgadas pelo governo francês mostram as duas turbinas, o trem de pouso, parte de uma asa e de uma fuselagem do avião. As fotos foram tiradas pelo Remus 6000, um submarino-robô que chegou a dez metros de distância dos destroços.

Os restos do avião foram encontrados a 3.900 metros de profundidade no Oceano Atlântico, em uma área relativamente plana - o que pode facilitar outras buscas. As imagens mostram que os destroços encontrados estão em uma área com 600 metros de extensão.

O chefe das investigações francês também revelou que corpos foram encontrados. Quando jornalistas pediram mais detalhes, uma ministra do país interrompeu a coletiva que anunciou a descoberta dos destroços - em respeito aos familiares das vítimas.

Para os especialistas em oceanografia, o avião caiu exatamente na região onde agora foi encontrado. Nessa região, as correntes marinhas profundas são lentas - demoram até 500 anos para dar uma volta no planeta.

Tecnologia antiga

A tecnologia de varredura usada pelo Remus 6000 não é nova. É usada rotineiramente pela indústria do petróleo e para a confecção de mapas submarinos.

Desde a Guerra Fria, russos e norte-americanos já usavam veículos submarinos para pesquisar o fundo do mar. São máquinas com autonomia tanto de energia como de operação.

Ettore Barros, professor de robótica da USP, explica que veículos para rastrear o fundo do mar usam coordenadas dadas pelos especialistas para executar manobras com um sistema automático de navegação.- sem intervenção do homem.

Durante a operação, é possível registrar fotos da região investigada. As imagens são produzidas por meio de um sonar emitido pelo Remus 6000. Para Paulo Sumida, professor de oceanografia da USP, os franceses teriam tecnologia suficiente para desenvolver rastreadores, sem precisar recorrer à tecnologia norte-americana.

Até o começo de abril de 2011, foram encontrados apenas 50 dos 228 corpos dos passageiros que estavam a bordo do voo AF 447. Parentes das vítimas brasileiras ainda não foram oficialmente comunicados sobre a localização de novos corpos.

BOM DIA BRASIL

Único sobrevivente de queda de avião da ONU no Congo ainda não foi identificado

Há um sobrevivente entre os 33 passageiros e tripulação do voo das Nações Unidas que ontem se despenhou no Congo, depois de falhar a pista na aterragem em Kinshasa. Não se sabe contudo quem é nem para quem trabalhava este sobrevivente.


Read original post from: Publico.pt