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sexta-feira, 1 de junho de 2012
Aviões ficarão sem máscara de oxigênio em banheiros
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RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
Os aviões devem ficar até dois anos sem máscaras de oxigênio nos
banheiros. Esse é o prazo que a FAA (agência americana de aviação)
estipulou para achar uma solução técnica para o assunto.
DE SÃO PAULO
Brasil e EUA retiram máscaras de oxigênio de banheiros de aviões
O tema será discutido pela FAA com autoridades internacionais de aviação --Anac, inclusive-- e com a indústria. A remoção das máscaras dos banheiros foi concluída na última sexta-feira nos Estados Unidos e no Brasil, como antecipou a Folha.com.
A mudança se deveu ao temor, pela FAA, de que o gerador químico de oxigênio dos banheiros fosse usado como explosivo em ato terrorista.
No Brasil, passageiros de TAM e GOL, pelo menos, ainda não foram avisados da mudança. As duas companhias detêm 80% do mercado. Sem a máscara, quem estiver no banheiro fica sujeito aos riscos de uma eventual despressurização em voo.
Nesse cenário, em altitude de cruzeiro (12 mil metros), um passageiro tem entre 7 e 20 segundos até começar a ser afetado pela falta de oxigenação no cérebro, que causa confusão mental, depois coma e, no limite, morte.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
O procedimento de um avião que despressuriza é descer até ser possível respirar sem máscaras, o que leva cerca de dois minutos.
Empresas aéreas nacionais dizem seguir a determinação da Anac. Esta, por sua vez, informa que vai discutir qual o procedimento a ser adotado nas aeronaves das empresas aéreas nacionais.
Fonte: Folha.com
GOL informa demissão de 190 TRIPULANTES.
- A Gol informou nesta sexta-feira que demitiu 190 tripulantes.
A empresa afirma que os desligamentos estão "em continuidade ao seu processo de adequação à nova realidade do mercado, para manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação.
Em nota, disse que está em constante diálogo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas e que manterá o atendimento aos 63 destinos nacionais e 13 internacionais que compõem sua malha.
As demissões na empresa devem chegar a mil. Desde o início do ano, a companhia aérea já havia cortado 500 vagas --demitiu 1.200 e contratou 500. Desse total, 205 são tripulantes (pilotos e comissários).
Em um comunicado aos tripulantes, a diretoria de operações da companhia justificou os cortes argumentando sobre a necessidade de adequar a competitividade e a rentabilidade da empresa a um "novo cenário no ambiente econômico".
Antes de iniciar as demissões, porém, a companhia abriu um programa para atrair voluntários, que puderam se inscrever até o dia 17.
Junto com a sua controlada Webjet, a Gol tem hoje cerca de 20 mil colaboradores.
REDUÇÃO DE CUSTOS
A Gol deu início a um agressivo plano de redução de custos depois de amargar um prejuízo de R$ 710 milhões no ano passado.
Apesar de o setor ter crescido 16%, a companhia perdeu dinheiro, principalmente, por conta de uma forte pressão de custos e pela valorização do real.
O combustível de aviação, por exemplo, aumentou mais de 20%. O insumo representava 38% dos custos da companhia no primeiro trimestre do ano passado. Hoje, já responde por 44%.
Entre as medidas adotadas pela Gol está a redução no número de comissários, de 4 para 3 por aeronave.
Desde 2010, após uma mudança nas regras, a Anac, agência reguladora do setor aéreo, liberou as empresas a voar com três comissários. Antes da Gol, a Webjet já havia adotado o procedimento.
LANCHE PAGO
A companhia também cortou serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço pago.
Hoje são 180 voos, de um total de 800. Mas, até o fim do semestre, o lanche pago estará disponível em todos os voos com mais de uma hora e 15 minutos de duração.
A Folha apurou que a nova onda de demissões não será acompanhada de mais cortes na operação. Trata-se de adequação ao já anunciado corte de cem voos (10% da malha).
Pela primeira vez, a companhia planeja encerrar o ano com uma redução da oferta de assentos. A previsão é reduzir a oferta em 2%.
PROTESTO
Ontem, comissários de bordo fecharam parcialmente a avenida Washington Luís, ao lado do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), em protesto contra demissões de tripulantes pelas companhias aéreas e também pela redução de comissários nos aviões --a Gol adotou a redução recentemente.
O ato, segundo o sindicato da categoria, reuniu cerca de 300 pessoas. De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o número de manifestantes era menor: em torno de 60.
FONTE: folha.com
UNESCO apoia a iniciativa da Airbus para projetar o mundo de amanhã
A UNESCO está apoiando o desafio da Airbus “Fly Your Ideas”, um concurso para estudantes o qual tem como objetivo inspirar uma nova geração de engenheiros. Um relatório detalhado da UNESCO sobre a capacidade futura em engenharia destaca uma lacuna de habilidades de engenharia que ameaça a indústria e o crescimento. A aviação não é uma exceção. Não há engenheiros aeronáuticos suficientes se formando atualmente para atender às necessidades da indústria e aproximadamente metade deles mudam para outras carreiras quando estão qualificados.
Por meio da competição Fly Your Ideas, a Airbus está oferecendo aos alunos uma visão sobre o mundo da aviação. É uma maneira de aumentar o interesse dos estudantes sobre a indústria. O concurso global acabou de abrir para sua terceira temporada e desafia alunos de todo o mundo a criar novas idéias para uma indústria aeronáutica mais sustentável. Esse concurso envolve três fases com cinco equipes a serem escolhidas como finalistas no verão de 2013, cada um deles com a oportunidade de ganhar um prêmio de 30 mil euros. Todas as equipes têm o apoio de um mentor da Airbus durante o desenvolvimento de seus projetos e, nesta nova temporada, um especialista da Airbus oferecerá conselhos durante os principais estágios da competição.
Charles Champion, vice presidente executivo de engenharia da Airbus e Patrono do Fly Your Ideas, diz: “os engenheiros podem mudar o mundo. Com o Fly Your Ideas, queremos estimular os jovens sobre a aviação e as fascinantes oportunidades que ela tem”.
Ele continua: “as habilidades tecnológicas estão mudando e ter a melhor habilidade técnica não é sempre suficiente para garantir um toque de inovação, para promover uma ideia, ou as habilidades de relacionamento necessárias para liderar equipes multiculturais e ser efetivo em nossa indústria global. O Fly Your Ideas oferece aos alunos de todas as disciplinas a chance de inovar e trabalhar junto em equipes multidisciplinares internacionais. Da mesma maneira que fazemos aqui na Airbus”.
A Dra Lidia Brito, Diretora da Divisão de Política de Ciência e Capacitação da UNESCO, diz: “A Airbus está oferecendo aos alunos uma oportunidade rara de aplicar o aprendizado de sala de aula em um ambiente do mundo real – e com acesso a profissionais seniores da indústria da aviação. A competição Fly Your Ideas é um marco de como a indústria e o mundo acadêmico podem trabalhar em conjunto com o objetivo de diminuir a distância entre a sala de aula e a sala de reuniões. Ela sublinha o papel central da engenharia em criar nosso futuro sustentável e promove a chance dos alunos experimentarem essa aventura”.
O desafio Fly Your Ideas faz parte do Future by Airbus – uma visão pioneira de uma aviação sustentável em 2050. Alunos universitários de outras nacionalidades ou disciplinas – da engenharia ao marketing; da administração às ciências; da tecnologia da informação ao design – estão convidados a participar. As propostas devem abordar os principais problemas que a indústria enfrenta: “energia”, “eficiência”, “crescimento acessível”, “crescimento de tráfego”, “experiência do passageiro”, ou “simpatia da comunidade”.
FONTE: Aviação Brasil.
Emirates lança campanha musical ‘Harmony’
Depois de lançar a plataforma global de marca Hello Tomorrow, a Emirates convida os passageiros a criarem um mix musical com a nova fase da campanha, intitulada Harmony.
A ação estimula a interação dos passageiros com uma composição musical especialmente gravada por profissionais de diversas partes do mundo, que utilizaram instrumentos tradicionais como harpa, tambor, guitarra, baixo, saxofone e flauta indiana.
Quem visitar o site da campanha “Harmony” poderá navegar pelos vários arranjos instrumentais e mesclá-los para criar diferentes versões. O arranjo geral foi feito para garantir que todas as combinações instrumentais soem perfeitas juntas.
Os participantes também podem incluir seus próprios talentos ao mix – basta gravar uma performance por webcan ou microfone e fazer upload dos arquivos para a “Harmony Gallery”. Os melhores serão carregados para o canal da companhia aérea no YouTube.
“A Emirates conecta mais de 120 destinos no mundo, cada um com suas tradições culturais, que estão sendo constantemente remodeladas e reinterpretadas conforme novas ideias entram em jogo. Como ponte entre esses destinos, a Emirates está perfeitamente posicionada para juntar tais ideias, e o objetivo da nossa campanha Harmony é conseguir isso pela música”, disse Maurice Flanagan, vice-presidente executivo da Emirates Airline & Group.
“A Emirates é apaixonada por música. Além de ser parceira das orquestras sinfônicas de Sydney, Melbourne e São Francisco, a companhia oferece 700 canais dos mais diferentes gêneros no sistema de entretenimento de bordo”, continuou Flanagan. “Agora estamos levando nossa paixão adiante, pedindo aos passageiros que nos ajudem a criar uma viagem musical única, que vai mostrar os muitos destinos que atendemos. Não importa se você é profissional, amador ou simplesmente gosta da oportunidade de mostrar o que pode fazer com um par de panelas e uma colher de pau, nós queremos que você se envolva.”
Assim que os arquivos forem enviados para o microsite Harmony, o remetente receberá um email com o link do vídeo. Da galeria, os links para os vídeos podem ser facilmente compartilhadas via Facebook, Twitter e e-mail.
A plataforma de marca Hello Tomorrow foi lançada em abril deste ano com publicidade em meios de comunicação impressos, TV e online, incluindo outdoors na Times Square de Nova York e na estação central de Milão.
Para participar, visite www.emiratesharmony.com
FONTE: Aviação Brasil.
GOL está entre as maiores aéreas no Facebook no mundo
A GOL está entre as dez maiores companhias aéreas no Facebook no mundo, ocupando a 6ª posição, de acordo com o ranking da Socialbakers.com. A companhia, que está na rede social desde 2010, no período de um ano conquistou mais de 518.820 fãs e tornou-se uma das empresas brasileiras mais influentes no Facebook.
A principal ação que contribuiu para o sucesso da fanpage foi o “Voo dos Namorados”. A promoção resultou em um aumento de 177 mil novos fãs, em apenas quatro dias. O Voo dos Namorados rendeu 201 mil comentários e 164 mil “curtir”, com uma média de 2,5 mil comentários por minuto.
Atualmente, a fanpage da GOL tem 752.681 fãs e está disponível em www.facebook/voegol.
Fonte: Aviação Brasil.
Demanda por passagens aéreas no Brasil bate recorde em abril
Os dados do mês de abril reforçam o cenário nos primeiros quatro meses deste ano, com alta de 10,3% na oferta de lugares e elevação de 6,8% na procura por bilhetes (demanda). No transporte aéreo internacional, a demanda caiu 1,5% em abril de 2012 quando comparada com o mesmo mês de 2011. A oferta também teve redução de 1,7% no mesmo período. No acumulado dos primeiros quatro meses, houve crescimento de 1,8% na demanda internacional, enquanto a oferta diminuiu em 2,2%. Entre os voos internacionais, a ocupação média foi de 81% em abril, pouco acima dos 80,9% de abril de 2011.
A Anac destacou que a participação das empresas de menor porte no mercado doméstico cresceu 33% em abril. Com isso, a participação delas subiu de 19% para 25,3%. Avianca e Trip registraram o maior crescimento em abril. A fatia da Avianca aumentou de 2,6% para 5%; e a da Trip saltou de 2,7% para 4,3%. A Trip está se juntando com a Azul.
TAM e Gol, as duas maiores empresas do setor, acumularam fatia de 74,7%. O número é 7,8% menor que o mesmo mês de 2011, quando essas companhias respondiam, juntas, por 81% do market share. Separadamente, a TAM tem 39,9% e a GOL, 34,8%.
Fonte: Aviação Brasil.
Passaredo poderá voar para o aeroporto de Congonhas
A Passaredo Linhas Aéreas aguarda a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar voos para o aeroporto de Congonhas, na capital. Hoje, a companhia atua somente em Guarulhos.
A empresa já possui a liberação de 16 rotas nos fins de semana com saídas de Congonhas. Segundo o diretor-presidente José Luiz Felício Filho, o interesse da Passaredo é atuar também durante a semana. “Já fizemos o pedido da liberação a Anac para voos na semana também, e estamos aguardando essa autorização para entrarmos em Congonhas”, disse.
Com investimentos de US$ 580 milhões, a Passaredo terá mais 26 novas aeronaves até 2015. Hoje são 14 aviões na frota. Nesta terça-feira (29), a companhia recebeu em Ribeirão Preto o primeiro avião desse pacote, o ATR 72-600, que entrará na rota até julho.
Além do interesse em entrar em Congonhas, a companhia aérea também promete uma campanha mais agressiva no preço das passagens. “Será uma queda entre 10% e 15% no valor das passagens por conta dessas novas aeronaves”, explicou Felício Filho.
Fusão
Felício Filho descartou a possibilidade de fusão da Passaredo com alguma companhia aérea nacional. “Não temos esse interesse”, disse.
Hoje, a empresa possui acordo para operações regionais de longo prazo com a Gol. “Ficamos com os trechos regionais e a Gol com os nacionais, de acordo com o que foi firmado”. Com as novas aeronaves, a Passaredo também aposta no serviço de cargas expressas, previsto para começar até julho. “A origem das receitas fica diversificada com o transporte de cargas”, acrescentou.
Fonte: www.jornalacidade.com.br/Aviação Brasil
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