
Estará acontecendo dia 04/08/09 na AZUL Linhas Aéreas - Sede em Alphaville - Seleção para Cmros. de Voo.
Atualize o seu currículum via internet e boa sorte!
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
Aqui está uma lista das 5 principais companhias aéreas com base em passageiros transportados para o ano de 2008:
RANK AIRLINE THOUSANDS RANK AIRLINE MILHARES1. Ryanair 57,647 Ryanair 57.647
2. Air France-KLM * 53,316 Air France-KLM * 53316
3. Lufthansa 42,151 Lufthansa 42.151
4. easyJet 35,417 easyJet 35.417
5. British Airways 29,054 British Airways 29.054
RANK AIRLINE THOUSANDS RANK AIRLINE MILHARES1. Southwest Airlines 101,921 A Southwest Airlines 101.921
2. American Airlines 92,772 American Airlines 92772
3. Delta Air Lines ** 71,843 Delta Air Lines ** 71.843
4. United Airlines 63,070 United Airlines 63070
5. China Southern Airlines 57,961 China Southern Airlines 57961
Aqui está uma lista das 5 principais companhias aéreas regulares de transporte de passageiros baseado na Quilómetros percorridos para o ano de 2008:
INTERNACIONAL & DOMÉSTICA:
RANK AIRLINE MILLIONS RANK AIRLINE MILHÕES1. American Airlines 211,987 American Airlines 211.987
2. United Airlines 176,706 United Airlines 176.706
3. Delta Air Lines ** 169,895 Delta Air Lines 169.895 **
4. Air France * 131,845 Air France * 131.845
5. Continental Airlines 129,433 Continental Airlines 129.433
NOTAS:
* A Air France ea KLM se fundiram em 2004, mas operam redes separadas.
Delta Air Lines ea Northwest Airlines se fundiram em 2008. Northwest Airlines teve 49.671 mil em 114,608 milhões de passageiros transportados e em regulares de transporte de passageiros-quilômetros percorridos.
AIRWISE
A EasyJet aderiu às fileiras das companhias patrocinadoras do futebol Inglês.
Assim, enquanto que o Emirates e Etihad estão apoiando Arsenal e Man City's respectivas tentativas para um lugar no topo da Premier League , a EasyJet optou por regressar a sua casa-base clube Luton Town, em suas tentativas de voltar para o campeonato de futebol.
Foi assinado por um período de dois anos o patrocínio na camisa , negócio que a companhia aérea diz que permite investir na comunidade local, e ajudar o Luton na sua campanha de volta para o campeonato.
As próximas duas aeronaves que a webjet irá receber serão: PR-WJR e o PR-WJQ.
O WJR era ex-Varig e ex-Garuda. Na Varig a aeronave voou com o prefixo de PP-VPT. Esse 737-300 iniciou operações em 1997.
Já o WJQ era ex-Air New Zealand, ex-Freedom Air e ex-Pro Air. Começou a operar em 1998.
Agora é só esperar pela data de chegada as aeronaves.
Eaglesky
.- Um voo da companhia cingapuriana SilkAir com destino a Cingapura ficou retido ontem durante cinco horas no aeroporto da ilha filipina de Cebu devido a uma ameaça de bomba, informaram fontes oficiais.
O avião já estava na pista de decolagem do aeroporto de Mactan, em Cebu, quando um funcionário do aeroporto recebeu uma mensagem no telefone celular alertando da presença de uma bomba a bordo."Vamos rezar por nossos irmãos que vão morrer no ar no avião da SilkAir rumo a Cingapura", afirmou a mensagem, procedente de um número desconhecido pelo funcionário aeroportuário.
Dan Francia, diretor do aeroporto, ordenou inspecionar o avião e, depois que as forças de segurança e seus cães treinados em detectar bombas não encontraram nenhum artefato, deu o sinal verde para a decolagem, com duas horas de atraso."A mensagem parecia verdadeira", disse Francia.
As autoridades investigam o remetente da mensagem, pois divulgar ameaças de bomba falsas é um crime punido com fortes multas e penas de prisão nas Filipinas. EFEA companhia aérea confirmou que irá continuar a servir pequenos-almoços nos voos que descolem até às 10h00 mas a partir dali, nos voos com menos de duas horas e meia, vai substituir -los por sanduíches e aperitivos e bebidas.
A imprensa internacional cita um porta-voz da British Airways que confirmou que a companhia está a fazer “algumas mudanças para poupar dinheiro”, mas garantiu que "não há intenção de vender comida nesses voos”.
A British Airways prevê um prejuízo operacional de cem milhões de libras no segundo trimestre, está em negociações com sindicatos para aprovação do plano de redução de custos.
PRESSTUR
A partir do aeroporo Sá Carneiro, no Porto, os clientes da Ryanair vão poder viajar para Gran Canária e Tenerife. A 'low cost' irlandesa está a oferecer 20 mil lugares gratuitos.
Segundo um comunicado da empresa "a Ryanair irá adicionar duas novas rotas desde a base do Porto para Gran Canária e Tenerife, a partir de 26 e 28 de Outubro, respectivamente".
Deste modo, a low cost irlandesa vem alargar a sua oferta para a primeira e recém anunciada base portuguesa no aeroporto do Porto.
Para celebrar esta adição, a Ryanair vai disponibilizar 20 mil lugares gratuitos (excluindo taxas e encargos) para viagens às ilhas Canárias, a partir de 26 de Outubro e até 19 de Dezembro.
As reservas podem efectuar-se através do site da companhia aérea até à meia noite do dia 5 de Agosto.
Faro-Liverpool com tarifas a partir de 10 euros
A Ryanair vai também disponibilizar passagens a 10 euros, neste caso com taxas incluidas, para quem quiser viajar do Porto até Liverpool entre 27 de Outubro e 27 de Março.
As reservas podem também ser feitas no site da empresa até à meia noite do dia 5 de Agosto.
SAPO PT
A Procuradoria Regional da República da 3ª Região enviou ofício na segunda-feira à presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, pedindo para que sejam feitas diligências junto à TAM e outras empresas que utilizem aeronaves Airbus para verificar se os tubos pitot foram substituídos nas frotas. O tubo pitot é o sensor de velocidade das aeronaves e foi apontado como uma das prováveis causas do acidente com o voo 447 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris com 228 pessoas a bordo.
No ofício, o procurador regional da República Sérgio Monteiro Medeiros lembra que a Air France anunciou a "a substituição das peças como medida para prevenir novos desastres". O procurador pede também que a Anac obtenha com a TAM e outras empresas, caso elas já tenham adotado algum plano de substituição dos pitots, prazos para a conclusão dessa manutenção e a obrigatoriedade de dar "conhecimento à opinião pública, em homenagem aos princípios da publicidade e da eficiência", informando tudo o que for feito e os resultados obtidos. A TAM é citada pelo procurador por ter em sua frota grande quantidade de modelos Airbus.
"Não se trata de medida açodada, é claro, pois o transporte aéreo, ainda que reputado o mais seguro do mundo (...) vem sofrendo graves turbulências em sua reconhecida credibilidade", disse Medeiros, acrescentando que "todo investimento em segurança é mais do que justificado, exigível".
terra
"É um trimestre difícil, porque é o mais fraco da indústria nacional. É um trimestre desafiador, especialmente em um ano de crise, mas tem o benefício de um câmbio menor e do petróleo menor também", disse o vice-presidente de Finanças da TAM, Líbano Barroso, a jornalistas em evento no Rio de Janeiro.
"Teremos um resultado compatível com a dinâmica do segundo trimestre", acrescentou Barroso.
A TAM divulgará seu resultado de abril a junho no próximo dia 11.
O vice-presidente da companhia aérea minimizou os efeitos da gripe H1N1 sobre o resultado do segundo trimestre, ao afirmar que a doença diminuiu a procura para voos com destino a Buenos Aires somente nas últimas três semanas, embora na semana passada os números da empresa já apontem para uma recuperação.
Barroso disse que o mercado doméstico já está mostrando sinais de superação da crise. A previsão do executivo é que em julho o mercado doméstico tenha crescido 20 por cento, após uma expansão de 9 por cento em junho ante o mesmo mês do ano passado.
"Isso se deve ao período de alta estação, mas que quando comparado ao ano passado mostra também um ganho em termos de estímulo de preço e de uma reação da economia", disse ele.
Conforme o executivo, as passagens domésticas e internacionais estão, em média, de 15 a 20 por cento mais baratas do que no ano passado.
O Globo
Bruxelas, 28 jul (EFE).- A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) confirmou nesta terça-feira o extravio diário de 10 mil malas no território do bloco, número que sobe para 90 mil bagagens no mundo, e disse que tomará medidas de maneira imediata.
O comissário de Transportes da União Europeia (UE), o italiano Antonio Tajani, reconheceu, em entrevista coletiva, que a investigação que Bruxelas iniciou em março confirmou que os números são tão ruins quanto a imprensa anunciava, por isso Bruxelas elaborará e proporá melhoras nos próximos meses.
No último ano, cerca de 32,8 milhões de malas se extraviaram no mundo todo, 20% a menos que em 2007, mas, mesmo assim, Tajani disse não estar satisfeito e qualificou os números de "excessivos e inaceitáveis".
O comissário não quis apontar culpados nem precisar que companhias ou aeroportos acumulam mais casos de extravios, ao entender que esse não é seu trabalho, mas sim propor melhoras.
Entre as causas dos extravios, a Comissão indicou erros humanos do pessoal das companhias aéreas, erros técnicos, criminalidade e até descuidos do passageiro, mas ressaltou que nenhum destes motivos se destaca acima de outro.
Para acabar com o problema, a Comissão Europeia aposta em iniciar novos instrumentos para melhorar o controle das malas e revisar a norma em vigor.
Precisamente, aposta em criar agências nacionais, até agora inexistentes, para dar um acompanhamento contínuo à gestão de bagagens.
EFE
As acções da EADS subiram, apesar da queda de 23% nos lucros da primeira metade do ano.
A casa-mãe da Airbus voltou a sofrer com os atrasos, nomeadamente no programa do avião militar A400M. O grupo teve um encargo extraordinário de 71 milhões de euros com este avião, mas o acordo firmado com os vários países parceiros do projeto devolveu alguma esperança.
Entretanto, no que toca ao escândalo da venda de acções aquando dos atrasos do A380, o relatório da autoridade francesa dos mercados financeiros deu como provado o uso de informação privilegiada por parte do antigo patrão Noel Forgeard, mas ilibou os atuais dirigentes.
Euronews
AEROPORTO DE ROISSY, França — Um airbus A-320 da Air France que fazia a ligação entre Roma e Paris registrou um problema técnico em um sensor Pitot "modificado" em 13 de julho, anunciou a companhia.
"Houve uma pane de alguns segundos, sem consequências", declarou à AFP um porta-voz da Air France.
"Uma análise está em andamento com a construtora, e o Escritório de Investigações e Análises (BEA) está investigando as causas do incidente", acrescentou.
"Trata-se de uma sonda modificada", prosseguiu o porta-voz, destacando que o sensor que falhou não é do mesmo modelo do que foi questionado no caso da queda do voo 447 entre Rio de Janeiro e Paris, que deixou 228 mortos em 1º de junho.
Os sensores Pitot foram questionados por dois sindicatos de pilotos pouco após o acidente do voo 447 da Air France, o que levou a companhia a acelerar a substituição das sondas por um modelo mais recente.
Encarregado da investigação técnica do acidente do voo 447, o BEA afirmou que os Pitot eram "um elemento, mas não a causa" da catástrofe.
AFP
A Dassault Aviation, uma das três empresas candidatas a fornecer um lote inicial de 36 aviões de combate para a Força Aérea Brasileira que atendam os requisitos do Projeto F-X2, incluiu em sua proposta a construção dessas aeronaves no Brasil, cuja montagem seria realizada nas instalações da Embraer.
Jean-Marc Merialdo, Diretor da Dassault no Brasil, informou que essa proposta atende perfeitamente a premissa do Ministério da Defesa de que a transferência de tecnologia é “condição chave” para a definição do resultado do processo de seleção do Projeto F-X2, cujo vencedor será divulgado entre o final de agosto e início de setembro. Além disso, a montagem do Rafale pela Embraer irá colaborar com a retomada do nível de emprego na empresa brasileira, que no ano passado dispensou mais de 4 mil funcionários.
Além da Dassault, participam da licitação a Boeing, ofertando o F/A-18E/F, e a Saab com seu novo Gripen NG.
Segundo o Comando da Aeronáutica, a oferta da Dassault está sendo estudada pelas autoridades envolvidas no processo seletivo da mesma forma que está sendo feito com as propostas da Boeing e Saab.
Tecnologia e Defesa
SÃO PAULO - A Boeing recebeu uma encomenda de sete aeronaves do modelo 777-300ER da companhia aérea turca Turkish Airlines, no valor de cerca de US$ 1,9 bilhão.
Segundo as informações divulgadas hoje pela empresa americana, com este pedido, ao todo são doze aeronaves do mesmo modelo encomendadas pela empresa turca, que já havia pedido cinco delas em abril. Hoje, a Turkish Airlines opera uma frota de 65 aviões da Boeing.
O vice-presidente de vendas para Europa da Boeing afirmou que esta encomenda adicional confirma os planos de expansão da empresa e a confiança que tem no 777-300ER para o alcance de suas metas.
Época Negócios
A TAM não descarta participar de licitações para privatizações de aeroportos no país, disse nesta terça-feira o vice-presidente financeiro da companhia, Líbano Barroso. O executivo informou que o tema será analisado, mas frisou que ainda não há qualquer decisão definitiva relativa à entrada da empresa aérea na administração de aeroportos.
"A TAM enquanto companhia aérea, não tem esse interesse. Mas os acionistas controladores da TAM têm o foco de serem investidores e desenvolvedores de negócios na infraestrutura aeroportuária. Enquanto operadores, não está no nosso objetivo de negócio. Mas vamos avaliar, sim", afirmou, no Rio.
Barroso explicou que a disponibilidade de uma infraestrutura eficiente resulta em menores custos operacionais, ao justificar um possível interesse na administração de aeroportos. Ele ressaltou que o Brasil necessita de investimentos para melhorar a operação dos aeroportos.
"Uma infraestrutura que não funciona pode onerar sua ocupação. Quantos mais voos por dia uma aeronave puder fazer, mais se está rentabilizando seu ativo", observou.
O governo prepara o marco para a concessão de aeroportos no país. Na última sexta-feira, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que pretende finalizar uma proposta para ser levada ao governo ainda esta semana.
Entre as diretrizes do modelo que será proposto, está a permissão para se fazer concessões em bloco ou de forma individual, a limitação de participação de empresas aéreas, que serão impedidas de ter controle sobre aeroportos e a liberação, sem qualquer limitação, de capital estrangeiro.
folha online