A Procuradoria Regional da República da 3ª Região enviou ofício na segunda-feira à presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, pedindo para que sejam feitas diligências junto à TAM e outras empresas que utilizem aeronaves Airbus para verificar se os tubos pitot foram substituídos nas frotas. O tubo pitot é o sensor de velocidade das aeronaves e foi apontado como uma das prováveis causas do acidente com o voo 447 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris com 228 pessoas a bordo.
No ofício, o procurador regional da República Sérgio Monteiro Medeiros lembra que a Air France anunciou a "a substituição das peças como medida para prevenir novos desastres". O procurador pede também que a Anac obtenha com a TAM e outras empresas, caso elas já tenham adotado algum plano de substituição dos pitots, prazos para a conclusão dessa manutenção e a obrigatoriedade de dar "conhecimento à opinião pública, em homenagem aos princípios da publicidade e da eficiência", informando tudo o que for feito e os resultados obtidos. A TAM é citada pelo procurador por ter em sua frota grande quantidade de modelos Airbus.
"Não se trata de medida açodada, é claro, pois o transporte aéreo, ainda que reputado o mais seguro do mundo (...) vem sofrendo graves turbulências em sua reconhecida credibilidade", disse Medeiros, acrescentando que "todo investimento em segurança é mais do que justificado, exigível".
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