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NEW YORK - As ações da JetBlue Airways Corp (JBLU) subiram nesta segunda-feira devido as esperanças de que a companhia aérea poderia beneficiar com uma greve de pilotos na transportadora rival Spirit Airlines Inc.
Dow Jones
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Segundo o assessor da presidência do BNDES, Licinio Velasco Junior, o estudo leva em conta a configuração atual da Infraero "norteado para deixar a empresa pronta para uma eventual abertura de capital", caso o governo atual ou o próximo se decida por vender ações da estatal no mercado.
A abertura do capital da Infraero, vista como forma de melhorar a gestão e eficiência dos aeroportos do Brasil, entretanto, só poderia ocorrer num prazo de dois anos após a conclusão do levantamento, frisou Velasco, diante da série de etapas necessárias para adequar a Infraero a nova governança.
Entre as mudanças está prover a estatal de condições de fazer investimentos no sistema aeroportuário do país. Atualmente, os recursos para investimentos decorrem de aportes do Tesouro Nacional.
Segundo um levantamento separado da consultoria McKinsey, financiado pelo BNDES, a Infraero tem investido cerca de 600 milhões de reais por ano e essa necessidade de capital precisa ser triplicada para os próximos anos para adequar os aeroportos do país a um fluxo de passageiros que deverá crescer em média 5 por cento ao ano nos próximos 20 anos. Hoje, praticamente todos os 20 principais aeroportos do país apresentam algum tipo de gargalo.
Nos estudos do BNDES, o banco vai analisar os resultados da primeira concessão à iniciativa privada de um aeroporto no país, o de São Gonçalo Amarante, no Rio Grande do Norte. O projeto do aeroporto tem investimento previsto de 450 milhões a 600 milhões de reais, dos quais a instituição de fomento poderá financiar até 80 por cento do total, disse Velasco. A Infraero espera que o leilão do aeroporto ocorra em 2011.
ESTADÃO
Companhia manteve a liderança nas operações domésticas, com market share de 40,9%, e nas linhas para o exterior, com 87,9% .
São Paulo- A TAM Linhas Aéreas alcançou em maio uma taxa de ocupação (load factor) de 77,8% em seus voos internacionais, com expressivo crescimento de 12,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2009, registrando o melhor índice da história da companhia para esse mês, de acordo com o que mostram os dados divulgados hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A taxa de ocupação internacional apresentou crescimento pelo oitavo mês consecutivo, num desempenho influenciado pelo crescimento de 22,5% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 3,1% na oferta de assentos (ASKs). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o load factor internacional foi de 76,5%, superando em 5,8 pontos percentuais a ocupação do mesmo período de 2009.
A TAM manteve a liderança tanto no mercado internacional quanto no doméstico. No segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, o market share da companhia foi de 87,9% em maio e de 84,3% no acumulado de cinco meses. No mercado doméstico, a participação foi de, respectivamente, 40,9% e 42,1%.
FATOR BRASIL
Fontes de ambas as empresas informaram neste domingo à Agência Efe que a UE tem até 15 de julho, em princípio, para dar uma resposta, mas quer fazer uma análise exaustiva do pedido e pede informações sobre rotas comuns e planos de expansão, o que pode atrasar a decisão até outubro.
A fusão das companhias aéreas pode criar uma espécie de monopólio em algumas rotas, o que pode ser considerado irregular pelo ente regulador europeu, que as obrigaria a abandonar algum dos trajetos.
Além disso, ainda falta a decisão da UE sobre a joint venture entre Iberia, British Airways e American Airlines, para a exploração conjunta de rotas no Atlântico Norte. As autoridades americanas já deram seu sinal verde a essa operação.
Em abril, Iberia e British Airways selaram o acordo de sua fusão, que cria uma das maiores companhias aéreas do mundo, com uma frota de mais de 400 aviões e voos para 200 destinos.
A operação originará a terceira maior companhia aérea da Europa, atrás da Lufthansa e da Air France-KLM, e a quinta maior do mundo, depois das europeias e das americanas Delta Air Lines e American Airlines.
EPA
As passagens com desconto são para os dias do jogo do Brasil ou seja, dias 15/06/2010 e 20/06/2010, das 10h00 às 20h00; dia 25/06/2010, das 6h00 às 16h00.
PASSAGENS E TURISMO
A proposta de criação de um novo Código Aeronáutico deverá ser votada na quarta-feira da próxima semana. Entre os pontos de maior destaque está o aumento do limite de participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras. Atualmente em 20%, a proposta eleva o limite para 49% e é defendida com vigor pelo ministro da defesa, Nelson Jobim. O ministro vê a elevação do capital estrangeiro como ponto mais urgente do novo código e chegou a propor ao relator do projeto, deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) que essa proposta fosse votada em separado e antes do código.
O argumento do ministro é de que a elevação do limite pode aumentar a competição no setor, hoje dominado por TAM e Gol, com mais de 80% do mercado. A proposta, no entanto, não foi aceita. “O que vai garantir maior competição é o aumento da infraestrutura, mais pistas e melhores aeroportos”, diz Rocha Loures. Mesmo assim, Loures se diz favorável ao aumento do limite.
No mercado comenta-se que a companhia irlandesa de baixo custo Ryanair espera apenas a aprovação da elevação do limite de participação de capital estrangeiro em companhias aéreas nacionais para comprar 49% da Webjet, empresa de Guilherme Paulus, ex-dono da CVC.
EXAME
O BOM DIA conversou com um dos empresários, que por enquanto não quer a divulgação de seu nome ou de valores do investimento.
A assessoria de imprensa da Gol confirmou a abertura dos serviços de cargas para o início de julho.
Segundo a assessoria, no último ano o setor de cargas da empresa aérea adotou postura agressiva no mercado de encomendas expressas, com o lançamento de um amplo portfólio de serviços e plataforma logística integrada a malha área com cerca de 860 voos diários.
A Gol começou a operar no Aeroporto Moussa Tobias (Bauru-Arealva) em fevereiro deste ano, com voos de segunda a sexta-feira, com saída de Congonhas, em São Paulo, às 11h30 até Bauru – e decolagem de Bauru para Congonhas às 13h30 com chegada à capital às 14h22.
A chegada da empresa a Bauru foi antecedida de um longo período de expectativa.
Entre os serviços oferecidos pela unidade de cargas da Gol está o Voo Certo, que atende clientes com necessidades urgentes e permite despachar a carga no primeiro voo disponível e retirá-la no destino em até duas horas, a partir da chegada da aeronave.
Outro serviço é o Gollog Express, em que o cliente tem a remessa entregue no endereço de destino até as 18h do dia seguinte ao despacho. A também atendimento especial a clientes corporativos.
Há também serviço de carga destinado ao envio de documentos e de pequenas encomendas, com peso até 250 gramas.
A Gollog começou a funcionar em janeiro de 2001 e já transportou 326 mil toneladas. Tem frota de 360 veículos e faz a captação e distribuição de cargas e encomendas em 1.200 municípios do Brasil.
Para este ano, a meta da empresa é chegar a 120 franquias na rede.
Aeroporto
Inaugurado em 2006, o Aeroporto Moussa Tobias tem hoje três empresas em operação: Gol, Passaredo e Pantanal.
A TAM Linhas Aéreas marcou para agosto o início de suas operações com aeronaves próprias na cidade, na linha Bauru-Congonhas.
Em visita recente ao município, o governador Alberto Goldman culpou o governo federal pelos aparelhos para pousos e decolagens ainda não funcionarem.
Com a alegação de que o Estado não tem fôlego financeiro e agilidade administrativa para modernizar seus aeroportos, o governo prepara a privatização de grande parte do setor.
Segue uma tabela com quais empresas e aeronaves as seleções foram para o mundial de futebol da FIFA.
eagle skyO primeiro grande teste para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, será só em 2013, com a Copa das Confederações, mas já neste ano o terminal começa a ser beneficiado com a "internacionalização" da capital mineira.
A cidade ganha, ainda neste ano, mais uma ponte para a Europa, com a rota para a Alemanha, mais voos para os Estados Unidos e frequências ampliadas para França e Portugal.
A American Airlines decidiu aumentar, a partir deste mês, de três para quatro frequências semanais em Confins. O representante da American Airlines para Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, Celso Picchioni, informou que será mais um voo BH/Miami, com conexão para outras 250 cidades do mundo.
Desde o início das operações em Belo Horizonte, há dois anos, a American Airlines mantinha os três voos. Atualmente, tem voado com 85% de ocupação.
Informações de mercado garantem também que a Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), que já opera cinco voos semanais ligando Belo Horizonte a Lisboa, vai operar nos sete dias da semana, dada a demanda crescente em Confins.
Já a TAM, segundo o subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde, inaugura em agosto um voo de Confins para a cidade de Frankfurt, na Alemanha.
O governo de Minas trabalha para ampliar a frequência do voo para Paris para pelo menos três vezes por semana. Para ele, o aeroporto tem potencial para atrair novos voos nacionais e criar novas linhas internacionais. "Vamos ter mais empregos qualificados e dar maior capacidade de realização a todos", disse.
O TEMPO
O corte de rotas levou a Varig a encerrar junho de 2006 com 10,51% de presença no mercado interno. Naquela ocasião, a Gol e a TAM foram as mais favorecidas, pois absorveram praticamente toda a demanda da rival em dificuldades. A TAM reforçou sua liderança, e a Gol saltou da terceira para a segunda posição. De um mês para outro, a fatia de mercado doméstico somada das duas pulou para 82,69% - para nunca mais baixar dos 80%.
Pequenas decolam
Se as líderes se fortaleceram em um momento de crise da Varig, a progressiva perda de mercado de ambas deve-se à ascensão das pequenas companhias aéreas regionais. Apesar de algumas competidoras terem ficado pelo caminho nesses anos, o segundo pelotão da aviação civil brasileira está ampliando sua fatia, estimulado pela expansão da economia, aumento de renda e surgimento de centros urbanos regionais por todo o país.
Segundo os dados da Anac divulgados nesta segunda-feira (14/6), o maior salto entre maio de 2009 e o mês passado foi da Webjet. A empresa controlada por Guilherme Paulus - o fundador da operadora de turismo CVC - passou de 3,99% para 6,26% de participação de mercado. Com isso, ocupa agora a terceira posição no ranking das aéreas brasileiras.
Em seguida vem a Azul, com 5,93%, ante 4,16% no mesmo mês de 2009. A Avianca cresceu de 2,88% para 3,17% de mercado. Já a Trip passou de 1,32% para 2,53%. Enquanto isso, a fatia da Gol baixou de 42,02% para 40,18%. Já a TAM apresentou um recuo mais forte: de 44,91% para 40,88%. Assim, a soma de participações caiu de 86,93% para 81,06%.
exameOs voos entre o Rio de Janeiro e Frankfurt serão realizados em horário nobre: decola do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, às 21h48 e chega a Frankfurt às 14h40 (hora local). O percurso inverso, com início em 11 de agosto, parte de Frankfurt às 22h40 (hora local) e chega ao Rio às 6h09.
"Vamos aumentar nossa oferta para Frankfurt com os dois novos A330 que encomendamos para atender à forte demanda de passageiros para esse importante centro de negócios na Europa - como evidenciam as altas taxas de ocupação, no patamar de 80%, registradas pelo nosso voo entre São Paulo (Guarulhos) e Frankfurt, lançado em novembro de 2007. Nos primeiros cinco meses deste ano, a ocupação média mensal desse voo subiu para 82%", afirmou, em nota, o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco.
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Nome: | TRIP | ||||||||||||||||||||||||
Descrição Sumária: | Transportes aéreos regionais. | ||||||||||||||||||||||||
Ramo de Atividade: | Transportes | ||||||||||||||||||||||||
Porte: | Grande | ||||||||||||||||||||||||
Nacionalidade: | Brasileira | ||||||||||||||||||||||||
Qualificações da empresa: Saiba mais |
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Dados da Vaga | |||||||||||||||||||||||||
Título da vaga: | Supervisor Técnico de T.S - Troubleshooting Aeronáutico |
Data de entrada: | 11.06.2010 |
Quantidade: | 2 vagas |
Descrição da vaga: |
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Observações: |
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Faixa Salarial: | De R$ 3.001,00 a R$ 4.000,00 |
Idiomas: | Inglês (Intermediário) |
Áreas Profissionais: | Aviação/ Aeronáutica |
Níveis Hierárquicos: | Profissional com ensino médio/profissionalizante |
Cidades: |
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