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domingo, 6 de junho de 2010

Colisão de aviões de passageiros evitada no Sul da Índia


A quase colisão entre um avião da Air India e outro da Jet Airways sobre Tiruchirappalli , no sul da Índia , foi evitada neste último sábado por causa do alerta e a ação oportuna dos pilotos das duas aeronaves, comunicaram as fontes hoje, neste domingo.

Os aviões juntos estavam transportando 242 pessoas.

Ambos os aviões, enquanto se aproximavam do espaço aéreo de Tiruchirappalli e chegaram muito perto um do outro, mas o piloto da Indian Airlines reduziu a altitude e trouxe o avião para baixo.
O piloto da Jet Airways por sua vez, aumentou a altitude para aumentar a distância entre eles.

A Direção-Geral de Aviação Civil (DGCA) ordenou uma investigação sobre o incidente.
CRIENGLISH

Pequeno avião caiu ontem em um edifício comercial desocupado

cena do acidente em Bohemia


BOHEMIA NY- Um pequeno avião caiu ontem em um edifício comercial desocupado e pegou fogo, perto do Aeroporto MacArthur de Long Island,
funcionários do Aeroporto comunicaram que a aeronave apresentou um problema no motor pouco depois de decolar e ao tentar retornar para o aeroporto, bateu.

Fontes próximas à investigação identificaram que estavam a bordo da aeronave o piloto David Rowe e o instrutor de vôo David Jensen.

David Jensen, que estava no banco direito do avião, sofreu queimaduras de terceiro grau, enquanto Rowe sofreu queimaduras leves. Ambos foram levados de helicóptero para Stony Brook University Medical Center Unidade de Queimados.
FOXNEWS

Governo paulista volta a ser acionista de 40% da Vasp


O Tribunal de Justiça de São Paulo anulou assembleia geral da Vasp, realizada em 1996, que aumentou o capital social da empresa por meio da emissão e incorporação de ações de duas empresas do Grupo Canhedo. A assembleia fez murchar a participação do estado de São Paulo que era de 40% para 4,61%. Com a decisão do Tribunal paulista, o Tesouro estadual voltou a ser acionista de 40% da Vasp.

O que poderia ser comemorado como uma vitória virou um grande abacaxi, diante do decreto de falência da Vasp e das dificuldades da companhia honrar seus compromissos com os credores. A Lei de Recuperação Judicial (Lei 11.101/05), conforme o seu artigo 2º, não se aplica a empresas públicas e nem a sociedades de economia mista. Ainda não se sabe como, na prática, a conclusão do tribunal vai entrar em vigor.

A decisão, por votação unânime, é da 3ª Câmara de Direito Privado, que atendeu em parte ao pedido da Fazenda do estado. A turma julgadora negou ao Tesouro estadual o pedido de indenização por danos morais e patrimoniais, o que faria do estado também credor da Vasp e poderia injetar nos cofres públicos uma bolada milionária.

Em 1990, a Voe Canhedo S.A. adquiriu em leilão 60% das ações da Vasp. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instalada em 1992 para investigar a transação e o motivo do governo paulista ter pago US$ 53 milhões ao Consórcio Voe Canhedo, dias antes de a Vasp ser vendida ao mesmo grupo por US$ 45 milhões.

Após a privatização, a empresa entrou em processo de sucateamento. Em 2005 foi decretada a intervenção na companhia aérea por decisão da 14ª Vara do Trabalho, que atendeu pedido formulado em ação civil pelo Ministério Publico do Trabalho. A Vasp entrou em processo de falência e recuperação judicial e, em 2008, por não cumprir o plano aprovado pelos credores, teve a quebra decretada pelo então juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, Alexandre Lazzarini.

Manobra
O caso em julgamento envolveu pedido da Fazenda do estado contra a Voe Canhedo para anular duas assembleias gerais extraordinárias da Vasp, realizadas em junho de 1999. As assembléias aumentaram o capital social da companhia aérea, por meio da incorporação de ações de emissão de duas empresas do Grupo Canhedo (Brasília Táxi Aéreo — Brata — e Hotel Nacional), acionista majoritário e controlador da Vasp. O aporte de capital diluiu a participação da Fazenda estadual, que viu seu poder acionário minguar de 40% para 4,61%.

Além da anulação do que foi deliberado nas duas assembleias gerais, o estado pediu indenizações por supostos danos morais e materiais. Em primeira instância, a 13ª Vara da Fazenda Pública julgou procedente os pedidos da Fazenda. Anulou as duas assembleias e mandou a Voe Canhedo pagar indenização por danos morais e materiais.

A massa falida da Vasp e a Voe Canhedo entraram com recurso no Tribunal de Justiça para anular a sentença de primeiro grau. A corte, por votação unânime, reformou em parte a sentença. Manteve a anulação das assembleias, mas julgou improcedentes os pedidos de indenização. Pelos danos morais, a Fazenda do estado perdeu algo estimado em cerca de R$ 146 milhões. Os danos materiais deveriam ser apurados em liquidação de sentença.

A turma julgadora entendeu que os danos materiais reclamados pelo estado era um “prejuízo imaginário”, pois nada foi demonstrado no processo. Os supostos danos morais foram negados com o argumento de que a lesão subjetiva não passava de desconforto político que não deveria ser reconhecido em relação a pessoa jurídica.

A 3ª Câmara de Direito Privado entendeu que a única razão do estado consistia no dever de anulação das assembleias gerais da Vasp. Para os desembargadores, o voto da acionista controladora da Vasp, Voe Canhedo, deveria ser impugnado, pois teria sido proferido com abuso de direito.

“Não prevalece mesmo a deliberação impugnada, notadamente em função de que a controladora, Voe Canhedo, por ostentar interesse conflitante com o da companhia, não poderia votar, de acordo cm previsão da Lei das Sociedades Anônimas”, afirmou o relator, desembargador Donegá Morandini.

Ou seja, o tribunal entendeu que a Voe Canhedo não poderia deliberar sobre a incorporação das empresas Brata e Hotel Nacional, uma vez que estas companhias pertenciam ao mesmo grupo econômico. Esse quadro se caracterizou por conflito de interesses. O voto conflitante — emitido pelo representante da Voe Canhedo — foi decisivo na deliberação de incorporação das duas companhias e, portanto, passível de anulação.

Quebra da Vasp
Em setembro de 2008, o juiz Alexandre Alves Lazzarini, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, decretou a falência Vasp, com o argumento de que a empresa não tinha condições de cumprir o plano de recuperação judicial elaborado depois que a Justiça do Trabalho determinou a intervenção da empresa.

Um grupo de credores trabalhistas pediu a falência requisitando créditos que ultrapassam R$ 1 milhão. O argumento é o de que a Lei de Recuperação Judicial (Lei 11.101/05) prevê que quando o plano de recuperação judicial não é cumprido, deve ser decretada a falência do devedor.

No caso, a Vasp se comprometeu a quitar as dívidas trabalhistas, já reconhecidas pelo juiz da falência, no prazo de um ano depois de assinado o termo de recuperação. Mas isso não ocorreu.

O despacho que concedeu o processamento da recuperação judicial da Vasp foi dado em 7 de outubro de 2005. A decisão que permitiu a recuperação judicial da devedora foi concedida em 24 de agosto de 2006. A Assembleia Geral dos Credores que aprovou o plano ocorreu em 26 de agosto de 2006. Os funcionários tinham de receber o dinheiro até 24 de agosto de 2007.

Hoje a Vasp tem uma dívida estimada em cerca de R$ 3,5 bilhões. A massa falida conseguiu arrecadar R$ 2 milhões com leilões de bens da companhia. A empresa chegou a ocupar a segunda posição no mercado aéreo.

Os bens da companhia aérea começaram a ser vendidos em junho do ano passado. Nem todos os bens foram levados à venda.

conjur

TAM: Confira como foi a pintura do A319 Vintage

Vídeo que mostra como foi realizada a pintura do A319 Vintage


Temos Vagas:Projetista



Dados da Vaga

Título da vaga:

Projetista Catia V4/ V5

Data de entrada: 27.05.2010
Quantidade: 4 vagas
Descrição da vaga:
  • Projetista de produtos. Irá atuar na área de projetos de fuselagem de aviões e interiores.
  • Possuir vivência com o módulo de superfícies.
  • Superior em Engenharia ou Tecnólogo de Projetos.
  • Inglês e francês fluentes.
Observações:
  • Benefícios: Combustível
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo) ou Prestador de serviços (PJ)
  • Horário: Das 8h às 17h.
  • Informações adicionais: Local de trabalho, região de São José dos Campos-SP.
Faixa Salarial: De R$ 3.001,00 a R$ 4.000,00
Idiomas: Inglês (Fluente)
Francês (Fluente)
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica, Desenho Industrial, Engenharia de Produção/ Industrial, Industrial, Técnica
Níveis Hierárquicos: Profissional especializado com curso superior (completo/cursando), Especialista
Cidades:
  • CACAPAVA - SP (2 vagas)
  • SAO JOSE DOS CAMPOS - SP (2 vagas)

Opine sobre esta vaga fechar Fechar


SNA convoca reunião com Azul Linhas Aéreas para expor reivindicações


Diante da série de denúncias e reclamações contra a Azul Linhas Aéreas, o SNA convocou uma reunião na tarde de (31/05) com representantes do RH da empresa para averiguar o que está acontecendo e saber se as reivindicações poderão ser atendidas.

Em pesquisa realizada recentemente, a empresa detectou um foco de insatisfação geral dos tripulantes em relação às condições de trabalho, principalmente em relação a escalas (estavam sofrendo pressões para que voassem mesmo em dias de folga), uniformes e alimentação. Neste último tópico, 90% se mostraram insatisfeitos.

Posteriormente, foi realizada uma nova pesquisa, mais ampla e, a partir dos resultados obtidos, irão montar um plano de ação para procurar corrigir os pontos de maior insatisfação e tentar solucionar ou amenizar os problemas. Dentro de aproximadamente três semanas, será convocada outra reunião para apresentar os resultados.

A Azul se comprometeu a melhorar a distribuição das horas de voo, de acordo com o previsto na regulamentação profissional. Está também providenciando alterações em relação à alimentação, aumentando o número de bases de catering para refeições aquecidas. E, ainda, estudando a possibilidade de pagamento do PRL em 2010.

Em apenas dois pontos se mostrou irredutível: não vai usar trolley ao invés de bandejas e não vai aderir à licença maternidade de seis meses.
sna

Grupo Águia quer nova aérea operando até o fim do ano


o Grupo Águia, que atua em diversos segmentos do turismo, e já foi dono da Webjet, tenta nova incursão no ramo da aviação, desta vez, com uma nova empresa, ainda sem nome, para atender especificamente o mercado executivo. Segundo o presidente da nova empresa, Paulo Enrique Coco, que já foi presidente da Webjet e da Transbrasil, além de ter dirigido a Rio Sul, do Grupo Varig, a intenção é que a empresa já esteja operando até o fim do ano.

A frota da empresa, ainda em formação, será composta por helicópteros e jatos. O lançamento deve ocorrer já no segundo semestre. Coco trouxe para sua equipe executivos que participaram da criação da Webjet. Geraldo Souza Pinto, que era diretor de Operações e mantém a mesma função, e José Carlos Martins, diretor administrativo e financeiro. Pedro Mattos, diretor de TI do Grupo Águia, participa do processo de implementação da nova empresa como diretor da área comercial.
panrotas

Aeroportos e aéreas embarcam na paquera rápida


Num sinal promissor para a combalida indústria de aviação, as companhias aéreas e os aeroportos voltaram a se paquerar.

Num sinal promissor para a combalida indústria de aviação, as companhias aéreas e os aeroportos voltaram a se paquerar.

Quando o tráfego aéreo desaba, como nos últimos dois anos, as aéreas eliminam rotas e diminuem a frequência dos voos, prejudicando os aeroportos. Quando o tráfego aéreo volta a crescer, as empresas renovam sua programação de voos.

Enquanto isso, os aeroportos tentam manter o volume de passageiros com iniciativas para preservar os voos atuais e atrair novas companhias aéreas que preencham as lacunas.

Os dois lados se reúnem no equivalente do setor aéreo para os bailes de solteiros: as conferências em que as aéreas buscam aeroportos que prometem novos e lucrativos mercados, e em que os aeroportos tentam seduzir as aéreas para que propiciem mais tráfego de passageiros.

"É como 'speed-dating' para aéreas e aeroportos", disse mês passado Daniel Burkard, diretor de desenvolvimento de negócios do Aeroporto Internacional Domodedovo, de Moscou, numa convenção do tipo em Toulouse chamada Routes Europe.

Diferentemente da maioria dos eventos do setor, em que uma série de convidados realiza palestras e os participantes fazem contatos nos intervalos, os eventos do Routes são criados para propiciar contato direto. A organização do evento - com salões repletos de mesas - lembra um torneio de bridge. Cada aérea recebe pelo menos uma mesa, onde os responsáveis pelo planejamento das rotas ficam abertos a conversas.

Os aeroportos marcam reuniões com aéreas específicas durante dias inteiros de sessões de 20 minutos. Projetam-se cronômetros nas paredes e um mestre de cerimônias avisa quantos minutos faltam em cada sessão.

O evento de Toulouse reuniu dezenas de aéreas e aeroportos de lugares tão distantes quanto Canadá e Paquistão. A participação subiu 17% em relação à conferência europeia de 2009, disse Nadine Wenn, porta-voz da empresa que organiza os eventos, a Route Development Group Ltd. A empresa, sediada em Manchester, Inglaterra, foi uma das primeiras a organizar esse tipo de reunião, 15 anos atrás.

A conferência europeia ocorreu ao mesmo tempo em que as aéreas mundiais divulgavam alta de 5,8% no tráfego nos primeiros quatro meses do ano, se computado o número de passageiros transportados e a distância que voaram, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata. A recuperação estava até mais vigorosa antes que o vulcão islandês Eyjafjallajökull entrasse em erupção em 15 de abril, gerando caos no transporte aéreo europeu e transatlântico.

O preço médio das passagens continua bem menor que antes da crise econômica, algo que prolonga os problemas financeiros das aéreas. Mas executivos do setor dizem que as passagens geralmente sobem depois que o tráfego de passageiros aumenta. Um sinal disso é que as passagens mais baratas nos Estados Unidos e na Europa estão bem mais caras agora do que na mesma altura de outros anos recentes, dizem analistas.

O contínuo crescimento das aéreas mais baratas é outro fator que impulsiona o desenvolvimento de novas rotas. Os aeroportos, que lucram com as compras e refeições dos viajantes, não importa em qual avião embarcam, estão agora ansiosas para atrair aéreas barateiras. No evento de Toulouse, as maiores aéreas de baixo custo da Europa, como a irlandesa Ryanair Holdings PLC, a britânica easyJet PLC e a Wizz Air Hungary Airlines Ltd., da Hungria, foram as mais cobiçadas pelos aeroportos.

"Os aeroportos estão descobrindo que precisam atrair mais aéreas baratas para continuar crescendo", disse Janos Barits, gerente de desenvolvimento de rotas da Wizz Air.

Raramente se fecham acordos nas conferências Routes. Mas as reuniões são úteis para negociar, descobrir tendências e obter informações exclusivas sobre o setor, dizem participantes.

"Estudamos os mercados onde não voamos assim como os mercados em que operamos", disse Robert Hill, diretor de planejamento de rotas da American Airlines, da AMR Corp., entre uma sessão e outra. Hill disse que as conferências da Routes são "muito valiosas", em parte porque a American pode descobrir quais os destinos novos que seus concorrentes estão atendendo.

Nas breves sessões, os aeroportos precisam agir rapidamente. O diretor executivo da Routes, Nigel Mayes, calcula que dos 20 minutos mais de 5 sejam gastos com apresentações e trivialidades.

Isso deixa no máximo 15 minutos para os participantes apresentarem suas ofertas.

"São 20 minutos corridos", disse Khaled Khabbazeh, analista de dados de tráfego do Aeroporto Internacional Rainha Alia, em Amã, Jordânia. Mesmo assim, diz, é uma ótima maneira de se divulgar.

Os aeroportos pagam à Routes até US$ 4.000 por pessoa que enviarem à conferência. As aéreas, por outro lado, participam de graça porque os organizadores querem que muitas delas estejam presentes.

A Routes foi fundada em 1995 pela Airport Strategy & Marketing Ltd., uma consultoria de Manchester que oferece serviços para aeroportos e agora é subsidiária da Routes. Os gerentes da ASM não conseguiam marcar reuniões entre seus clientes e as aéreas, então desenvolveram a abordagem das sessões rápidas. A primeira conferência do tipo foi realizada em Cannes, na França, e só atraiu 60 pessoas, disse o diretor operacional da Routes, David Stroud. Hoje em dia, os seis eventos que a empresa realiza por ano atraem mais de 5.000 pessoas, afirma a ASM.

Valoreconomico

ATENÇÃO AERONAUTAS DA TAM “URGENTE”


OS SINDICATOS NACIONAIS DE AERONAUTAS E AEROVIÁRIOS AVANÇAM NAS NEGOCIAÇÕES DA PLR

Em audiência realizada hoje no MPT/São Paulo para mediação do PLR TAM, na presença do Procurador Regional do Trabalho, Dr. Sidney Alves Teixeira, com a participação dos representantes da empresa, do Sindicato Nacional dos Aeronautas representado pelos diretores executivos João Pedro, Geani Pires, Marco Reina, acompanhados do Assessor Jurídico, Dr. Luiz Fernando Basto Aragão e do Assessor Econômico, Cláudio Toledo, do Sindicato Nacional dos Aeroviários representado pela Vice-Presidente Selma Balbino e pelos diretores Luiz Cardoso e Reinaldo Barbosa, a empresa manifestou expressamente que apresentará nova proposta em reunião a realizar-se dia 14 de junho de 2010, às 14 horas no Rio de Janeiro.

Os sindicatos convocarão assembléias para avaliação e deliberação da nova proposta apresentada pela empresa.

Foi agendada para o dia 29 de junho de 2010, às 11 horas, audiência no MPT/São Paulo para conclusão das negociações.

Convocamos a todos os aeronautas da TAM a permanecerem atentos e mobilizados aguardando convocação do seu sindicato.

Juntos chagaremos lá!

sna

Embraer: preparada para a Copa do Mundo


A Embraer prepara-se para apoiar os clientes da aviação comercial no final do 2010 FIFA World Cup, em parceria com a AdoAir Maintenance, uma divisão da AdoAir Aviation Group, com sede em Joanesburgo, África do Sul.

Esta empresa foi nomeada pela Embraer Authorized Service Center em 2009. A empresa possui certificação e estrutura para apoiar os jatos executivos da Embraer, e estará disponível 24 horas por dia para oferecer aos clientes qualquer tipo de apoio e serviços necessários durante a Copa do Mundo.

"Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos clientes serviços de alta qualidade durante este evento único, que é a realização da Copa do Mundo", disse Edson Carlos Mallaco, porta-voz da empresa brasileira.

TransBrasil poderá voltar a operar


A dívida que causou a morte da Transbrasil foi anulada pela Justiça e a americana GE, que exerceu o papel de cobradora, pode ter de indenizar os antigos donos da empresa

Um dos mais polêmicos episódios da história da aviação brasileira ganhou nesta semana um novo e decisivo capítulo. A extinta Transbrasil, que desligou toda a sua operação em dezembro de 2001 num conturbado processo de falência, teve a dívida que levou a companhia à morte anulada pela Justiça.

Pela segunda vez, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou indevidos os US$ 22,5 milhões cobrados naquela época pela americana General Electric Capital, a GE, que fazia a manutenção das dez aeronaves da frota. As notas promissórias executadas, segundo a sentença, já haviam sido pagas pela empresa brasileira.

Mais do que o próprio ganho de causa, é o valor da condenação que impressiona. A GE terá de ressarcir todo o lucro cessante e os prejuízos causados à Transbrasil pela utilização das notas promissórias, além de pagar em dobro a quantia cobrada indevidamente – ou seja, cerca de US$ 45 milhões.

Corrigida pela inflação, a indenização pode chegar a US$ 190 milhões. Mas não só. Às vésperas da falência, quando a empresa aérea ensaiava uma fusão com a americana Continental, a Merrill Lynch calculou em US$ 250 milhões o preço da Transbrasil – quantia que, segundo a consultoria Economática, em valores atuais seria de US$ 1,047 bilhão.


Procurada pela reportagem, a GE não se manifestou sobre a condenação nem detalhou os planos da empresa. No entanto, na defesa apresentada pelo advogado Willian Marcondes Santanta, a GE garantiu que vários contratos que foram concretizados depois da assinatura das promissórias, renegociando a dívida principal, não foram cumpridos, o que motivou a companhia a executar os títulos.

Hangar da empresa: a quebra foi decorrente da cobrança de um título de
US$ 22,5 milhões pela GE, que já estava quitado

A GE poderá recorrer dos valores cobrados, mas não terá o direto de tentar provar a existência da dívida. Já o advogado da Transbrasil, Cristiano Martins, garantiu que a empresa continuará insistindo na reversão do processo de falência no Superior Tribunal de Justiça – o que, na prática, daria à empresa condições de administrar seus ativos e passivos ou até voltar a operar.

“Há vários cenários possíveis para a Transbrasil após o reconhecimento da cobrança indevida dessa dívida milionária. Passado o período de disputa judicial, as possibilidades serão analisadas”, garante Martins.

Quando a Transbrasil fechou as portas, em 2001, respondia por 20% do mercado aéreo brasileiro, mantinha mil funcionários diretos e administrava espaços nos principais aeroportos do País, os quais valiam cerca de R$ 1,5 bilhão em direto de uso. “A cifra da indenização ainda é desconhecida, mas a Transbrasil precisará ser ressarcida de todas essas perdas”, reforça Martins.


A polêmica, no entanto, terá trechos turbulentos. O advogado Thomas Felsberg, especialista em falência, afirma que há margens na decisão que podem ser contestadas pela GE. “O grande desafio da Transbrasil será provar que a cobrança culminou em falência”, diz Felsberg. “Não sabemos qual era a real situação financeira da companhia.”

O embate vai longe. Seja qual for o último capítulo da novela Transbrasil – criada em 1955 por Omar Fontana, filho de Attilio Fontana, fundador da Sadia –, a decisão da Justiça reforça a tese de que a empresa brasileira pode ter sido injustamente derrubada pela GE, numa das maiores guerras que os céus brasileiros já viram.
aeroblog

Novo site da Noar Linhas aéreas

Fonte: www.voenoar.com.br
aeroblog

British Airways pede desculpas por propaganda com Osama Bin Laden

A companhia aérea britânica British Airways (BA) divulgou um pedido de desculpas depois que uma fotografia em uma revista voltada para os funcionários mostrou um cartão de embarque no nome de Osama Bin Laden, líder da organização Al-Qaeda.

A imagem apareceu na primeira página da revista LHR News (foto) e visava promover os benefícios do check-in via internet. A revista é voltada para os funcionários da BA no aeroporto de Heathrow, em Londres.

A propaganda mostrava um passageiro segurando um iPhone que mostrava um cartão de embarque em nome de Bin Laden/Osama, cadeira 07-C.

Um porta-voz da BA pediu desculpas pela propaganda e acrescentou: "Um erro foi cometido e nós estamos trabalhando para descobrir como isto ocorreu".

Primeira classe

A propaganda mostra um passageiro feliz chegando para fazer um check-in enquanto outro apenas segura seu iPhone e mostra o cartão de embarque virtual que traz o nome de Osama Bin Laden.

Neste cartão de embarque virtual o terrorista mais procurado do mundo é classificado como "passageiro frequente", e o número de sua cadeira o coloca na parte da frente do avião, mais provavelmente na primeira classe.

O cartão mostra que o voo parte no dia 26 de outubro de 2010 com destino não especificado.

A BA pediu desculpas pelo erro em sua conta no Twitter depois de ter sido alertada a respeito da imagem por outros usuários da rede de microblogging.

A companhia aérea já está envolvida em uma longa disputa com seus funcionários, a tripulação de seus aviões, a respeito de condições de trabalho e benefícios para estes funcionários.

Popout

desástres aéreos

Brasil ganhara nova empresa aérea: Laguna Linhas Aéreas

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o funcionamento jurídico da companhia Laguna Linhas Aéreas.

A nova companhia, pretende entrar ambiciosamente no mercado, operando com 48 aeronaves e oferecendo cerca de 96 destinos em 14 estados.

Anteriormente conhecida como Laguna Taxi Aéreo, a nova empresa aérea de transporte publico e regular de passageiros terá sua sede principal em São José dos Campos/SP.

A Laguna terá uma frota composta dos modelos Fokker 100, para 118 passageiros e Fokker 50, com capacidade para 50 passageiros.

A nova empresa pretende atuar no mercado regional, oferecendo voos para as grandes cidades como Campinas, Curitiba, Salvador, Vitória, Florianópolis e etc, partindo de cidades como Londrina, Maringá, Araxá, Franca, Bauru, Limeira, entre outras.

flightlife

EAB 201O - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP - 17 A 20 DE JUNHO


ifronline

FAA determina inspeção estrutural em mais de mil jatos da Embraer

Testes feitos na Embraer revelaram rachaduras na fuselagem

E-jet - foto Embraer


A Autoridade Federal de Aviação dos EUA (FAA) determinou que sejam feitas inspeções detalhadas em mais de mil aviões produzidos pela Embraer, depois de testes estruturais feitos pela empresa brasileira terem revelado rachaduras na fuselagem que poderiam ameaçar a segurança dos voos, informa o Wall Street Journal.

Em três diretrizes de segurança divulgadas nesta terça-feira, a FAA determinou que as empresas aéreas regionais norte-americanas que usam jatos Embraer dos modelos 135, 145, 170 e 190 tomem precauções especiais para assegurar a integridade estrutural das aeronaves. Essas diretrizes se seguem a orientações dadas anteriormente pelas autoridades brasileiras e por propostas anteriores feitas pela própria FAA.

Um porta-voz da FAA disse ontem que a Embraer e outros fabricantes de aviões fazem testes rotineiros e contínuos de fadiga de material, anos depois de as aeronaves entrarem em serviço, e que as últimas diretrizes refletem o que foi verificado nesses testes.

Testes no solo que simulam os estresses sofridos pelos aviões em decolagens, aterrissagens e outras manobras indicaram que em cercas circunstâncias podem acontecer danos em pontos específicos das aeronaves. Um porta-voz da FAA ressalvou, porém, que os testes são elaborados de modo que um avião em serviço sempre tem um número menor de decolagens e pousos menor do que o número máximo realizado nas simulações em solo. Tais testes são usados “para identificar mudanças necessárias para manter segurança operacional contínua”, acrescentou.

A FAA determinou inspeções mais frequentes nas partes das peças estruturais e da camada de alumínio localizadas perto dos parabrisas das cabines dos modelos 135 e 145. No caso dos modelos 170 e 190, mais novos, as inspeções vão focalizar outras áreas das aeronaves.

Segundo as diretrizes, “rachaduras causadas por fadiga e não detectadas nas áreas afetadas poderiam afetar adversamente a integridade estrutural desses aviões”.

poderaéreo

‘Fumaça’ vai para Portsmouth em agosto

portsmouth-boston-int-air-show

A ‘Esquadrilha da Fumaça’ participará do Boston-Portsmouth Air Show deste ano. O evento ocorrerá entre os dias 28 e 29 de agosto no Portsmouth International Airport em Portsmouth.

Já confirmaram presença no evento as equipes de demonstração ‘Blue Angles’ e dos ‘Golden Knights’ do Exército dos EUA. Aeronaves da USAF, USN (F-16, T-6, F-15E, KC-10, C-17, UH-60, F/A-18 e KC-135) e ‘warbirds’ (B-25) também estarão no evento.

Para mais informações clique no link da foto acima.

poder aéreo

Município do Rio testa VANT Skylark para vigilância

Município começa a testar hoje aviões não tripulados que vão auxiliar no patrulhamento de grandes eventos, no Choque de Ordem e que podem flagrar até abusos de servidores na rua. Serão três aeronaves ao custo de R$ 1,2 milhão.

Os miniaviões espiões Skylark 1-LE vão invadir, hoje, os céus do Rio numa demonstração na Restinga de Marambaia — no Centro de Avaliações do Exército (CAEx)— para a prefeitura. É a primeira vez que vai acontecer a apresentação dos veículos aéreos não tripulados israelenses pela empresa que está fechando a negociação com o município.

Três equipamentos devem ser comprados para ajudar não somente na fiscalização de festas, como Réveillon e Carnaval, mas também para flagrar abusos de servidores, como o recebimento de propina em casos de operações nas ruas.

A alta tecnologia vai custar R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. A compra, no entanto, está esbarrando num problema de tráfego aéreo. É preciso autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo para que os modelos sejam usados na cidade — que seria a primeira do País a adotá-los.

Há risco de acidente e um plano de voo deve ser previamente apresentado ao órgão competente. “Nosso interesse é grande, mas não podemos ter um abacaxi em mãos. Assim que esse problema for solucionado, podemos fechar a negociação”, disse o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.

Usados em operações militares no Líbano, Faixa de Gaza, Iraque e Afeganistão, as aeronaves que devem ser adquiridas pela prefeitura sobrevoam por quase duas horas e vão auxiliar no mapeamento de encostas, ajudar no monitoramento de deslizamentos e em atuações das equipes de Choque de Ordem nas praias e no entorno do Maracanã.

A tecnologia permite que as operações sejam realizadas inclusive durante a noite. “Com a aquisição do Skylark, vamos racionalizar a mão de obra nas ruas. A ideia é que, em grandes eventos, a gente possa fazer uma distribuição melhor dos agentes, porque teremos um olhar de cima detalhado da situação”, disse ele, lembrando que os equipamentos serão usados na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.

Vigilância de encostas e controle de favelas

As imagens que serão captadas pelos miniaviões formarão um banco de dados digital da Prefeitura do Rio. O material vai servir para que as secretarias municipais de Urbanismo e a de Obras façam o controle do processo de favelização na cidade. Além disso, o que for captado poderá auxiliar os trabalhos de investigação das polícias Civil e Militar, já que as câmeras conseguem flagrar assaltos e bandidos armados.

“Não temos papel de polícia, mas se tivermos algo que pode auxiliá-los, claro que faremos isso. As imagens da CET-Rio já foram requisitadas várias vezes e o mesmo deve acontecer com o que for captado pelos nossos Skylarks”, disse o secretário da Ordem Pública, Alex da Costa.

O equipamento é lançado através de um elástico ou por minicatapulta. O raio de ação é de 15 quilômetros e as imagens são repassadas por vídeo em tempo real. O controle é feito por uma estação móvel do tamanho de notebook. O trajeto feito pelo miniavião pode ser feito minutos antes, já que a montagem do aparelho é feita em apenas 10 minutos.


pilotopolicial

Red Bull Air Race - avião tocou a superfície do rio

Matt Hall

CLOSE CALL: Matt Hall clips the water but pulls away safely on the Detroit River. Picture: Getty Images Source: The Courier-Mail

Matt Hall da Austrália, teve um susto durante a primeira sessão de qualificação no Red Bull Air Race em Windsor, quando o avião tocou a superfície do rio Detroit, mas o piloto ex- da RAAF recuperou-se rapidamente e voltou em segurança para Corrida.

couriermail

Regras da Anac: mais direitos e riscos a passageiros de aéreas


Assegurar o direito à informação e à reparação material em caso de problemas com voos. Esses são os principais objetivos da resolução 141/2010, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que passa a valer a partir de 15 de junho, bem às vésperas das férias escolares de julho - um dos picos de movimentação nos aeroportos. Como mostra reportagem de Luciana Casemiro, publicada na edição deste domingo do Globo, a resolução, que, de maneira geral, representa um avanço à assistência aos passageiros, é veementemente criticada pelas entidades de defesa do consumidor por criar regras para casos de preterição. Ou seja, casos em que as empresas deixam de embarcar passageiros com passagem comprada ou reserva confirmada.

É que, para os especialistas, isso é o mesmo que overbooking, como é chamada a sobrevenda de bilhetes, prática considerada ilegal.

- Overbooking é uma prática ilegal. Criar regras sobre como as empresas devem agir nesses casos é legalizar a prática. É reconhecer que o overbooking pode acontecer, quando nós temos brigado para que isso não ocorra. Se preterição não é overbooking, isso deveria estar claro na resolução, assim como o fato de que é vedada tal prática - argumenta Maíra Feltrin Alves, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Roberto Pfeiffer, diretor-executivo da Fundação Procon-SP, lembra que a resolução foi motivada pela ação civil pública movida pela entidade em parceria com o Idec, em 2006, depois do caos aéreo que prejudicou milhares de brasileiros. Apesar de avaliar positivamente a resolução, Pfeiffer destaca que faltou clareza em alguns pontos.

O diretor-executivo da Fundação Procon-SP diz se preocupar ainda com o escalonamento da assistência material aos passageiros, que estabelece, por exemplo, fornecimento de alimentação apenas após duas horas de atraso.

A Anac nega que a resolução discipline o overbooking. A norma, argumenta a agência, "trata da conseqüência nos casos de sobrevendas/reservas ou preterição de embarque (quando a empresa deixa de transportar algum passageiro com bilhete já emitido para determinado voo)".

oglobo

Trip começa a oferecer "check-in" online


A Trip (www.voetrip.com.br) acaba de integrar o sistema de "web check-in" nos cerca de 70 aeroportos brasileiros em que opera. A partir da ação, os clientes podem fazer o "check-in" pela internet no período entre dois dias e 90 minutos antes do horário do voo.
diretodapista

UNIDADES DE MEDIDA - Metros ou Pés; Quilômetros ou Milhas???????

O Sistema Métrico Internacional, também conhecido como SI é baseado num grupo de sete unidades básicas coerentes na qual todas as derivações necessárias são rapidamente feitas. O fator de conversão universal adotado é o número 10. Esse sistema é usado rotineiramente na ciência e na vida diária de cada um de nós, exceto em um país: EUA.

As unidades de medidas nos EUA são uma coleção ímpar de itens que vêm da história britânica. As unidades de comprimento e distância são milhas náuticas, milhas terrestres, jardas, pés entre outras. Para se ter uma idéia, e por motivos de harmonização com o sistema métrico internacional, o valor da polegada foi modificado para exatos 2,53 cm. (para continuar lendo clique em "MAIS INFORMAÇÕES")
Diferentemente do SI, os fatores de conversão nos EUA são números irregulares como 5,280; 3 e 12, para exemplificar.
Se houvesse possibilidade o restante do mundo poderia ignorar perfeitamente as unidades de medidas americanas, porém, como já disse no outro tópico, os EUA são responsáveis por grande parte do desenvolvimento da aviação no mundo, além disso, some-se ao fato que os EUA foram os grandes vencedores da II Guerra, e com isso puderam impor sua indústria de aviação ao resto do mundo. Consequência?? Os instrumentos de aviões passaram a ser lidos em pés, a pressão do ar em
polegadas de mercúrio, e temperatura em Farenheit (somente para exemplificar). As bizarras unidades de medida americanas passaram então a contaminar a aviação mundial, e sem surpresa alguma vimos, em 1951, a ICAO padronizar em seus regulamentos a língua inglesa como língua oficial e as medidas usadas nos EUA como sistema de medidas padrão na aviação.
Pilotos e controladores no mundo todo - exceto nos EUA - estão acostumados e usam o SI em suas vidas. As estimativas mentais de quantidade, velocidade, distância, entre outros, são baseadas nesse sistema. Porém a ICAO, os instrumentos na cabine e as instruções ATC forçam tais pilotos/ ATC a fazer um rearranjo mental para o conforto americano. Eles devem mentalmente fazer a conversão de pés para metros, de milhas para quilômetro, entre outras conversões. Isso não é só moralmente injusto como também pode afetar significantemente a segurança de vôo, ao diminuir a concentração e capacidade de julgamento do piloto/ ATC durante momentos críticos como aproximação em mal tempo ou dezenas de aeronaves em sua responsabilidade (no caso do ATC ).
Para fins de curiosidade, segue alguns dados do sistema métrico americano:
O artigo primeiro da seção 8 da Constituição dos EUA dá ao Congresso daquele país poderes para "fixar os padrões de pesos e medidas" para a nação. Data desse artigo?? O ano de 1789.
O sistema métrico de Thomas Jefferson (na época trabalhando como primeiro secretário de Estado) é um sistema que lembra um pouco o SI em várias maneiras. A maior desvantagem desse sistema é o fato que ele não pensou em dar nomes ou prefixos para os múltiplos das unidades. Consequentemente, seu sistema foi sobrecarregado com uma carga enorme de nomes. Por exemplo: ele dividiu a unidade básica de distância (1 pé) em 10 polegadas. Então, cada polegada foi dividida em dez linhas, e cada linha dividida em 10 pontos (reparem que a divisão foi feita usando o fator de conversão universal do SI, o dez). Para distâncias maiores, 10 pés equivalia a uma década, 100 pés equivaliam a 10 acres, 1000 pés equivaliam a um furlong (medida antiga inglesa) e 10.000 pés valem uma milha (o que faz com que a milha de Jefferson seja o DOBRO da milha terrestre tradicional).
hangardoheinz

Captain's Choice Tour Manaus 2010


13 de junho: o Canguru voador australiano volta a Manaus
manausspotting

Emirates contratará 700 pilotos nos próximos 18 meses

Seguindo a tendência de um plano de frota e de novas rotas, a Emirates pretende contratar 700 pilotos pelos próximos 18 meses.

A companhia inicia o processo seletivo hoje (04/06) em Madrid e pretende contratar pilotos de todos os continentes, incluindo a América do Sul.

Comandante Alan Stealey, vice presidente de operações de voo da Emirates, revelou que a companhia espera contratar primeiros oficiais para sua frota em expansão, enquanto irá promover comandantes experientes para a equipe do A380.

“Até o fim desse ano contrataremos 250 pilotos. Para o ano que vem, esperamos dobrar esse número e recrutar 500 novos pilotos.” revelou Stealey.

Pilotos experientes podem se cadastrar no site de recrutamentos da Emirates através desse link (em inglês)

flightlife

Landim e Ciro, campeões de gastos com avião


Nos cinco primeiros meses do ano, os deputados federais gastaram R$ 1,8 milhão em aluguel de aviões. Entre os piauienses, os mais gastadores são os deputados Paes Landim (PTB, que gastou R$ 36,6 mil, e Ciro Nogueira (PP), que gastou R$ 35,1 mil. O partido de Ciro Nogueira foi o segundo colocado em despesas com aluguel de aviões. Todos os parlamentares piauienses gastaram R$ 96 mil, sendo que somente os deputados Paes Landim e Ciro Nogueira gastaram R$ 71,7 mil.
blog do pessoa

Claudia Leitte passa sufoco em avião antes de show

AgNews
Claudia Leitte se apresentou nesta sexta (4) em Ourinhos, interior de SP

A cantora Claudia Leitte passou momentos de sufoco antes de uma apresentação na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, na noite desta sexta (4). O avião em que ela estava fez duas tentativas de pouso e só conseguiu descer em Bauru, cidade próxima a da apresentação.

Em seu Twitter, Claudia registrou a aflição que viveu.

- Duas tentativas frustradas de pouso. Estamos distantes da cidade. O show estava previsto para começar à meia noite...

Logo depois, a cantora e sua equipe seguiram de microônibus até Ourinhos. Em seu microblog, ela demonstrou-se preocupada com o público e afirmou que o trajeto entre uma cidade e outra demoraria cerca de uma hora e meia.

No fim do espetáculo, a baiana fez questão de registrar que o show “foi incrível”.

- Valeu a pena essa aventura. Foram mais de oito horas de viagem pra ver quase 8o mil pessoas dando um espetáculo! Amei!
r7

Pane obriga avião do governador do Tocantins fazer pouso improvisado

O avião em que viajava o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), teve de arremeter o pouso após um incidente ocorrido na noite de ontem (4), em Gurupi (230 km de Palmas), no sul do Estado. A aeronave teve de abortar a descida logo após o início do procedimento por causa de pane na iluminação da pista.

Segundo um integrante da segurança do governador que estava no avião, e pediu para não se identificar, ao se aproximar da pista o piloto foi surpreendido pelo fato de as luzes terem sido apagadas. Ao menos 50 policiais civis e militares foram chamados pela segurança do Palácio Araguaia e chegaram ao aeroporto. Outro assessor de Gaguim disse que a funcionária responsável pelo aeroporto só foi localizada momentos depois do incidente. Enquanto isso, à espera da solução do problema, o piloto, por alguns minutos, teve de sobrevoar a área do aeroporto.

A aeronave pousou apenas após a improvisação de dois carros com faróis acesos na cabeceira da pista. Ninguém ficou ferido. Ainda conforme o membro da segurança do governador, duas horas antes do pouso outra equipe foi até o aeroporto e constatou que não havia nenhum problema com os equipamentos. A Secretaria de Comunicação informou que vai solicitar às polícias Civil e Federal investigação do caso.

A administração do aeroporto informou que houve um problema no sistema de energia e balizamento da pista, que foi solucionado em seguida, e o avião pousou com segurança.

jornaldiadia