WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Os funcionários da Singapore Airlines e o Facebook
É contra as regras ...
Nenhum tópico relacionado ao trabalho deve ser abordado no Facebook ou outra rede social.
A regra é rigorosa com a Singapore Airlines.
A empresa, também conhecida pelos passageiros como os melhores do mundo, tomou esta decisão após descobrir que vários de seus funcionários violaram regras internas no Facebook.
De acordo com o jornal Straits Times, vários membros da tripulação receberam uma carta de advertência depois de terem escrito comentários maldosos sobre os passageiros, sobre a escala de serviço, sobre seus dirigentes e até seus próprios colegas da tripulação.
Você nunca sabe quem se esconde nas proximidades?"
"Nossos funcionários podem, obviamente, terem uma conta no Facebook e Twitter", mas "o nosso regulamento especifica que não se deve e não se pode comentar sobre casos ou clientes para proteger a marca e a privacidade dos outros empregados ou clientes ", disse um porta-voz da empresa.
Em seu site, o sindicato dos trabalhadores da Singapore Airlines aconselha seus membros a não postarem comentários sobre o seu trabalho dentro da empresa ", porque você nunca sabe quem se esconde e que são realmente seus amigos."
20minutes
Teste do bafômetro
Dallas (Texas / E.U.A.) - Um voo da transportadora E.U. American Airlines foi adiado por quatro horas no aeroporto internacional de Dallas (Texas), após o piloto ter sido forçado a deixar o cockpit para realizar um teste etílico ,afim de verificar a presença de álcool no sangue.
O avião, um Boeing 757-200, AA1211, que iria fazer a ligação entre o Aeroporto Internacional de Dallas e Fort Worth International Airport Cancun (México), com um número de passageiros não relatado, estava pronto para partir, quando o piloto foi forçado a deixar o cockpit para fazer um teste destinado a verificar o nível de álcool no sangue.
Embora ele tivesse comiunicado que não havia consumido nenhuma bebida não sabemos que informações foram prestadas para ser realizado este teste ou quem poderia ter feito este pedido.
O piloto teve que deixar a aeronave e fazer a medição, os resultados não foram divulgados.
Os passageiros foram, então, desembarcados e a empresa forneceu no terminal alimentos e bebidas até que um novo piloto apareceu.
A empresa não forneceu informações sobre o assunto , porém, a FAA, a agência federal E.U. de Aviação Civil, está aguardando os resultados antes de se pronunciar.
LAN Airlines tentará competir com a Air France na rota Santiago - Paris.
Air Transat e seus pilotos fazem acordo preliminar
A Air Transat e seus pilotos, representados pela Associação dos pilotos (ALPA), concluíram as negociações relativas a um novo acordo trabalhista.
O acordo, que abrangerá por 48 meses e irá expirar em 01 de maio de 2014, será votada ainda a ratificação nas próximas semanas pelos seus membros.
A "Air Transat sempre manteve excelentes relações de trabalho com seus empregados e representantes sindicais, e estamos satisfeitos com o presente acordo", afirmou Allen B. Graham, presidente e CEO da Air Transat.
Andar de avião não é como ter sexo
O presidente da companhia discorda do princípio de que «o cliente tem sempre razão». Aliás, na sua opinião, «normalmente, o cliente não tem razão nenhuma».
O seu grande motivo de orgulho? «Finalmente desfizemos o mito de que viajar de avião era uma espécie de experiência sexual única. Não é.
É apenas uma forma de chegar do ponto A ao ponto B».
tvi24
Queda de avião em Dubai mata dois
Boeing 747 da UPS se acidentou logo após levantar voo; autoridades acreditam em falha técnica.
DUBAI - Um avião da companhia de carga UPS caiu nesta sexta-feira, 3, em uma área próxima a Dubai, nos Emirados Árabes, informaram as autoridades locais. Dois corpos foram retirados do local do acidente.
Há informações de que o avião teria caído sobre uma movimentada estrada a cerca de 10 quilômetros do aeroporto, mas a agência estatal de notícias WAM informou que a queda teria ocorrido em uma área não povoada. As fontes, que falaram sob condição de anonimato, não forneceram mais detalhes.
Segundo as autoridades aéreas de Dubai, o tráfego do aeroporto não foi afetado. O avião, um Boeing 747-700, viajava para Colônia, na Alemanha. A queda ocorreu pouco após a decolagem e acredita-se que tenha sido causada por falhas técnicas.
As suspeitas de que a aeronave não era comercial se confirmaram quando a UPS confirmou por meio de comunicado que um de seus aviões se envolveu em um acidente em Dubai e que estava investigando para obter mais detalhes.
Em outubro de 2009, um Boeing 707 da Azza Transport, uma companhia sudanesa, caiu em um deserto perto de Dubai, deixando seis mortos. Desde então, a empresa foi proibida de operar no país.
estadão
Um vilão chamado Estados Unidos
É possível encontrar em terras norte-americanas aviões usados com até 30% de desconto, influenciando diretamente os negócios dos vendedores brasileiros.
Um país em crescimento e outro ainda buscando a recuperação econômica. É nesse cenário que o Brasil aparece como comprador e os Estado Unidos como vendedores de aeronaves usadas. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais continuam sendo os maiores mercados, mas os executivos são unânimes em dizer que a região Nordeste passou a ocupar uma posição de destaque os últimos anos.
Challenger 650 da Bombardier
avião revue
Passageiros substituem carregadores de malas
Outra das ideias da Ryanair é por os passageiros a carregar malas. Em Julho de 2002, num voo para Dublin, o piloto anunciou aos passageiros que a equipa de handling tinha pouca gente e não conseguiria carregar toda a bagagem. A menos que as pessoas se voluntariassem para carregar as malas, haveria um grande atraso no voo. Pouco tempo depois, vários passageiros desceram para levar as malas para dentro.
«Os aeroportos são locais estupidamente complicados, tudo porque temos esta norma inútil de retirar as malas aos passageiros no início da viagem para a devolver novamente no final. Livremo-nos dessa treta toda. O passageiro leva a mala com ele, leva-a para a pista e carrega-a no avião», diz.
tvi24h
"Lista Negra" da União Europeia integra mais duas companhias
A Comissão Europeia atualizou a ‘lista negra’ de companhias aéreas, acrescentando duas transportadoras do Gana. Segundo um comunicado do executivo europeu, a companhia Meridian Airways está proibida de realizar operações na União Europeia devido aos maus resultados obtidos nas inspeções efetuadas, seja nos aviões da transportadora seja nos equipamentos utilizados no espaço europeu.
A Comissão Europeia impôs ainda restrições à Airlift International, por esta revelar “padrões muito inferiores” aos requeridos pelas normas internacionais. Segundo o Comitê da Segurança Aérea, apenas um dos aviões desta companhia pode operar na União Europeia, pois as aeronaves inspecionadas e outras duas que estão estacionadas não cumprem os requisitos mínimos. Ao todo, são 283 companhias aéreas que atualmente integram a lista da União Europeia.
jornal de turismo
Subindo e descendo na vertical
avião revue
Air France-KLM pretende criar nova companhia de baixo custo
O grupo franco -holandês Air France-KLM tem em mãos um projeto para criar uma nova companhia aérea de baixo custo, a "Air France Express".
De acordo com as informações da "AFP", que cita fontes internas, caso o grupo consiga chegar a um acordo com os sindicatos, a nova low cost pode ser criada já em 2011, tendo como bases Marselha, Nice e Toulouse, na França.
Publituris
Dois pilotos por voo? Ryanair acha que é um desperdício
Actualmente, todos os aviões voam com dois pilotos. É uma norma de segurança: para o caso de um dos pilotos ter um problema que o impeça de pilotar (por exemplo um ataque cardíaco), há sempre outro que pode aterrar o avião.
A Ryanair acha que é um desperdício: «por que é que todos os aviões têm de ter dois pilotos? Na verdade, só é preciso um. Vamos retirar o segundo. Deixemos que o raio do computador o pilote», sugere o presidente da companhia, Michael O¿Leary.
Em declarações à Bloomberg, o polémico presidente explica que, caso algum dos seus pilotos tenha efectivamente um problema, como um ataque cardíaco, haveria sempre alguém a bordo, entre a tripulação, capaz de aterrar o avião. «Se o piloto tivesse alguma emergência, tocava o alarme, chamava a hospedeira, e ela podia assumir a situação».
Ele quer cobrar tudo
O¿Leary ficou conhecido por fazer sugestões polémicas numa tentativa de tornar as viagens de avião cada vez mais baratas, ou não fosse a Ryanair uma low-cost. O presidente já quis cobrar preços indexados ao peso dos passageiros, retirar bancos dos aviões para que algumas pessoas pudessem viajar de pé e até cobrar o uso das casas-de-banho a bordo.
Uma ideia que ainda não abandonou, a julgar pelas suas declarações à agência: cada avião tem três casas-de-banho e O¿Leary quer acabar com duas nos voos de curta duração, o que permitiria libertar espaço para transportar mais pessoas por voo. Quanto à única casa-de-banho que restaria, seria paga, claro. Um euro por utilização.
O presidente da Ryanair sempre defendeu que os passageiros não são «flores de estufa» e que não precisam de ser apaparicados com almofadas grátis, cobertores e chá. «Por tarifas mais baixas, suportam tudo», diz.
tvi24
Macapá ganha voo Internacional Regular
1x por semana, será a quantidade de voos que a Air Caraibes irá realizar para Macapá a partir de Cayenne. O voo será realizado com Embraer 190.
eagle sky
Amsterdã abre a primeira biblioteca em aeroporto
L.R.O. - O Livro Proibido.
Apesar do meio aeronáutico ter descoberto há muito tempo a valiosa ligação lógica entre "demanda e capacidade", tanto da infraestrutura aeroportuária, quanto do controle de tráfego aéreo, não soube o que fazer com ela. Nada do que vem sendo publicado sobre gargalos na aviação civil brasileira é fato novo. O que estamos colhendo hoje é exatamente aquilo que vem sendo semeado nos últimos vinte anos.
CELSOBIGBLOG
Em março, usuário saberá tamanho de lugar já na compra
As companhias aéreas têm até o fim do mês para enviar a documentação com a medição de suas aeronaves para a Anac e mais seis meses, no máximo, para adotar uma etiqueta informativa no sistema de reservas de passagens. Dessa forma, em março, os passageiros poderão contar com uma nova informação para garantir uma viagem aérea mais agradável. Ao adquirir um bilhete para voos domésticos ou internacionais, o usuário poderá escolher as aeronaves com maior espaço entre as poltronas. Uma etiqueta da Anac identificará o espaço útil no momento da compra. O Selo Anac, com a Etiqueta Anac, será exibido nos sistemas de vendas de passagens e colado nos aviões das empresas brasileiras.
Em 2007, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que tem 1,90 metro, assumiu o desconforto pessoal com a classe econômica das aeronaves e disse ter determinado à Anac que revisse o ''espaço vital'' entre as poltronas. Inicialmente, a proposta previa que a etiqueta Anac fosse voluntária, ou seja, as empresas optariam por aderir ou não. No entanto, após consulta pública sobre o assunto, no fim do ano passado, a agência decidiu que todas as companhias aéreas do Brasil que operam voos regulares com aviões com mais de 20 assentos deverão obrigatoriamente utilizar a nova identificação.
msn
Feriado de preços baixos na GOL
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes vai oferecer tarifas promocionais para todos os trechos de sua malha nacional e internacional nos dias 5 e 6 de setembro, que antecedem o feriado da Independência do Brasil.
Os clientes já podem comprar os bilhetes baratos pelo site da companhia. As tarifas baixas não possuem restrição de compra antecipada nem de estadia mínima, e podem ser utilizadas em apenas um trecho nos voos domésticos. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves.
Informações: www.voegol.com.br
brasilturis
Suspeita de bomba fecha quatro terminais do aeroporto de Miami
O Aeroporto Internacional de Miami, na Flórida, Estados Unidos, fechou quatro de seus seis terminais nesta sexta-feira (3), depois que os scanners de segurança do complexo consideraram que uma mala despachada pelo check in poderia conter uma bomba. Um passageiro, suposto dono da bagagem, foi levado sob custódia.
Especialistas do esquadrão antibombas foram acionados para examinar a bagagem, mas até 5h30 desta sexta (no Brasil), não havia confirmação de que a mala cotinha mesmo explosivos.
A suspeita de bomba levou ao esvaziamento de quatro terminais. As autoridades também pediram o bloqueio das vias de acesso ao aeroporto.
Autoridades do aeroporto informaram que os passageiros que ainda têm voos que decolam de Miami que consultem as companhias aéreas antes de rumarem para o complexo, pois voos foram transferidos para outros terminais.
piaui net
Suposta bomba é encontrada no aeroporto de Congonhas
Ameaça de uma suposta bomba no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, levou na noite desta quinta-feira (02) o Gate até o local para investigar o objeto; ninguém ficou ferido
Um suposto pacote explosivo foi encontrado na noite de quinta-feira no aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo.
Parte da área de embarque foi isolada, mas não causou transtornos aos passageiros. Segundo a PM, não há registro de tumulto, correria ou confusão naquele horário.
A Polícia Civil vai solicitar as imagens do circuito interno de segurança do aeroporto para tentar identificar quem possa ter deixado o pacote no local.
diário do grande abc
TAM defende projeto que possibilita estrangeiro ter 100% da empresa aérea
Sem Mexicana, AeroMexico pretende adquirir mais aviões
direto do voo
Air China escolhe o 787-9
A Air China assinou um contrato com o fabricante norte- americano Boeing para a compra de 15 aeronaves do modelo 787-9. O negócio é estimado em US$ 3,19 bilhões. O acordo substitui um pedido anterior, feito em 2005, para 15 aviões 787-8.
Os 787-9 devem ser entregues à companhia chinesa entre o fim de 2015 e meados de 2018. Com os novos aviões, a companhia espera aumentar a oferta de assentos em 11%, em relação a 2009.
A Air China, que faz parte da Star Alliance, tem 224 aeronaves em sua frota, com modelos Boeing e Airbus, e voa para 28 países.
aeromagazine
Avião cai 30s após decolar, afunda em lagoa e deixa um morto
Uma aeronave de pequeno porte caiu apenas 30 segundos depois de levantar voo e afundou em uma lagoa na cidade de Redwood, no Estado americano da Califórnia, informa nesta quinta-feira a agência AP. Uma mulher foi encontrada morta ao lado do avião e a polícia ainda procura ao menos outro tripulante.
O avião caiu na lagoa logo após decolar do aeroporto de San Carlos. Equipes de resgate encontraram o corpo de uma mulher, aparentemente na casa dos 40 anos, flutuando na água ao lado da aeronavem e seguem procurando por outra pessoa que também estaria a bordo, informou o chefe do Corpo de Bombeiros local, Dave Pucci.
As autoridades não souberam informar se a vítima pilotava a aeronave ou se era apenas um passageiro. Testemunhas informaram que a mulher não era o piloto e que haveria ao menos outra pessoa a bordo. Eles disseram que o avião teria flutuado na água antes de afundar minutos mais tarde.
terra
Mercúrio vaza em porão de aeronave e interdita avião da Gol em Brasília
Substância estava em bagagem de voo que ia de Brasília para Salvador.
Aeronave está interditada, e passageiros foram colocados em outro avião.
O vazamento de mercúrio no porão de uma aeronave da Gol na manhã desta quinta-feira (2) causou tumulto em um vôo que ia de Brasília para Salvador. O vazamento da substância tóxica foi constatado pelos funcionários da companhia em uma das malas que estava no porão.
Após análise do material, o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal constatou que o líquido era mercúrio, substância altamente tóxica. A aeronave está interditada no pátio do aeroporto Juscelino Kubitschek desde o final da manhã desta quinta. Os 142 passageiros que estavam no vôo foram acomodados em outra aeronave com destino a Salvador.
Em depoimento à Polícia Federal, o dono da bagagem de onde o produto vazou negou que a substância fosse dele. Segundo a polícia, ele disse que uma vizinha entregou a bagagem para ele levar. O vôo vinha do Pará, com destino final em Salvador. O dono da bagagem assinou um termo circunstanciado, comprometendo-se a comparecer à Justiça posteriormente. Ele foi liberado pela polícia após o depoimento.
Em nota, a Gol informou que nenhum dos 142 passageiros foi exposto à substância. Já os 20 trabalhadores que trabalhavam no carregamento da aeronave foram examinados por profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assim que a substância foi identificada. Eles já foram liberados, e devem realizar novos exames nos próximos dias.
Já as bagagens atingidas pela substância tóxica ainda não têm prazo para serem entregues aos passageiros. A companhia aérea contratou uma empresa especializada para remover o mercúrio e limpar as bagagens. A ponte de embarque e o pátio do aeroporto onde a aeronave está estacionada até o fim da limpeza.
g1
Justiça manda TAM aumentar distância entre poltronas de avião
Assentos das novas aeronaves da companhia deverão ter espaço de 84 cm.
A Justiça concedeu ao Ministério Público, na última quarta-feira (1º), uma decisão liminar que pede o aumento da distância entre as poltronas dos aviões da companhia aérea TAM. De acordo com decisão do juiz Claudio Emanuel Graziotto, após ação civil pública proposta pela Promotoria do Consumidor da Capital, as novas aeronaves da empresa deverão ter cerca de 84 cm de distância entre os assentos.
A Justiça determina ainda que as poltronas deverão medir, no mínimo, 50 cm. A liminar estabelece multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da determinação.
A Promotoria do Consumidor de São Paulo investigou os assentos de aviões das empresas TAM e Gol, que ainda não se manifestou sobre a proposta de TAC (Termo de Ajustamento e Conduta).
A apuração recaiu sobre as duas empresas porque elas são as detentoras de aproximadamente 90% do mercado.
A distância atual entre os bancos, segundo estudo elaborado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é inadequado e põe em risco a segurança, saúde e até a vida dos passageiros – um desrespeito ao CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Depois da recusa da empresa aérea de celebrar um TAC para solucionar o problema, o promotor de Justiça Giovane Serra Azul Guimarães entrou com a ação no último dia 26.
Entretanto, os passageiros mais altos não devem comemorar ainda porque a liminar concedida foi parcial. A Justiça concordou que o problema do espaçamento entre os assentos existe há alguns anos, mas preferiu aguardar uma resposta da companhia aérea para saber qual a viabilidade técnica e o prazo necessário para fazer a adaptação nas aeronaves que estão em funcionamento.
Na noite desta quinta-feira (2), o R7 tentou, mas não conseguiu contato com as assessorias de imprensa das duas empresas aéreas.
r7
França e Reino Unido descartam compartilhar porta-aviões
Os ministros da Defesa da França e do Reino Unido, Hervé Morin e Liam Fox, respectivamente, descartaram nesta sexta compartilhar porta-aviões, mas disseram que cooperarão para pôr em comum capacidades militares em outros campos, citando o avião de transporte militar A400M ou os aviões-tanque.
Fox assegurou que é "irreal" que ambos os países compartilhem porta-aviões, como foi especulado ultimamente em alguns meios de comunicação, durante uma entrevista coletiva conjunta com Morin ao término de uma reunião entre ambos em Paris.
Morin citou como pontos-chave da cooperação o A400M, os aviões-tanque ou uma eventual cooperação sobre os meios navais, mas reiterou que não contemplam um acordo comum em relação aos porta-aviões.
Ambos os ministros desmentiram assim a informação publicada no dia 31 de agosto por The Times, na qual se afirmava que a França e o Reino Unido estavam dispostos a compartilhar os porta-aviões para economizar custos e manter o poder militar.
TERRA
Senhora do Loreto une aviação
Senhora do Loreto, padroeira universal da aviação, assinalou este ano o 90.º aniversário da sua elevação. A aldeia de Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova cumpriu mais uma vez a tradição e recebeu profissionais da Força Aérea Portuguesa e da aviação civil, na passada segunda-feira, dia 30 de Agosto.
“A história do culto a Nossa Senhora do Loreto tem duas partes distintas: a antiga, só com o povo de Alcafozes, que conservou esta tradição e esta devoção. Depois, a partir dos anos 60 a vinda da Força Aérea Portuguesa (FAP) e mais tarde das companhias de aviação. São duas fases completamente distintas historicamente”, diz o padre Adelino Lourenço.
Ao certo não se sabe a origem desta tradição e como a Senhora do Loreto aparece numa aldeia recôndita do concelho raiano.
“Esta primeira fase penso que tem um valor enorme, porque a gente que dizem ser rude, fechada e ignorante, foi a que manteve, à sua maneira, não só a imagem, como o culto, a capela e a devoção a Nossa Senhora”, realça o pároco.
Esta segunda fase surgiu depois da intervenção de um natural da localidade. “Um senhor que estava bem relacionado em Lisboa, com gente da Força Aérea falou da existência da capela e da devoção à Senhora”, acrescenta. Foi o suficiente para que o então subsecretário da aeronáutica Kaúlza de Arriaga viesse até Alcafozes assistir aos festejos. Foi a partir daí que a FAP começou a participar nas cerimónias e mais tarde junta-se-lhe a TAP.
“Um outro conterrâneo que estava na TAP, convida os colegas para vir à sua terra e hoje praticamente a festa religiosa da segunda-feira é mais uma oferta do povo ao pessoal da aviação”, concretiza Adelino Lourenço.
Na sua homilia, o padre destacou a veracidade dos sentimentos, não só da população, como daqueles que, vindos de fora, vivem com fé e devoção a festa a Nossa Senhora do Loreto.
“É preciso dar muita importância a este valor de populações de aldeias isoladas, que durante anos e anos, décadas e séculos tiveram habilidade, bom senso e sabedoria para guardar e conservar, à sua maneira, tradições, cultos, costumes, canções”, disse. Mas, também não esqueceu aqueles que, percorrendo o mundo podem transmitir “a pureza do nosso viver, diferente das grandes metrópoles”.
Emília Macedo, da Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine é uma presença histórica nesta festa. “A determinada altura da vida da empresa há um dos nossos directores gerais de operações de voo, que era muito amigo de um brigadeiro da Força Aérea, que estava habituado a sobrevoar Alcafozes nos festejos e começa a incentivar os tripulantes para que viessem homenagear a Senhora”, recorda.
E lembra que, na altura ele nomeava uma tripulação completa e dispensava duas carrinhas para o pessoal vir à missa de segunda-feira e regressar a Lisboa.
Há pouco mais de 40 anos, a TAP integrou as comemorações e desde aí que Emília Macedo, acompanha estes festejos, apesar do interregno com o 25 de Abril.
“Ao fim de alguns anos, reparámos que a capela estava degradada e a própria imagem da santa estava muito danificada. Então, os três sindicatos de voo reuniram-se e a muito custo, conseguimos levá-la para Lisboa, para restaurar. Foi aí que se descobriu que era uma imagem autêntica do século XVIII. Mandámo-la chipar, registar e veio para cá protegida e é património nacional”, diz Emília Macedo.
As cerimónias foram, mais uma vez, bastante participadas, contando com uma forte representação da FAP, com a presença do seu Chefe de Estado Maior, guarda de honra e terno de clarins, que acompanhou a missa presidida pelo pároco, Adelino Lourenço, coadjuvado pelo capelão da Força Aérea.
A procissão foi sobrevoada pela esquadrilha de aviões F16 e por aviões civis, que lançaram pétalas sobre o andor, transportado por cadetes da FAP.
As festas contaram, ainda, com representantes de diversas companhias aéreas, sindicatos e associações de aviação civil, todos devidamente uniformizados.
A TAP em conjugação de esforços com a FAP quer manter viva a tradição, sem a alterar. E dão a sua ajuda às diversas comissões de festa que se sucedem. “Nós só queremos que estes festejos tenham mais brilho com a presença de gente ligada à aviação”, conclui.
jornal reconquista