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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pousada em Congonhas




Se você é da Aviação e está procurando onde morar
ou pernoitar, venha nos visitar!



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Vagas Limitadas!

Homenagem ao Piloto Rafael Delgado Sobrinho

homenagem a Rafael Delgado Sobrinho

A nossa soliedariedade à Familia e Colegas do grande piloto Cmte Rafael Delgado Sobrinho,
que foi aluno e professor na Helischool,
no Hangar Fontoura em 1.999.


Cmte Rafael Delgado Sobrinho
O helicóptero da TV Record caiu na manhã desta quarta-feira (10) dentro do Jockey Club, na zona sul de São Paulo. O acidente com o helicóptero "Águia Dourada", modelo Esquilo, ocorreu por volta das 7h20.

Rafael Delgado SobrinhoO Cmte Rafael Delgado Sobrinho faleceu e o cinegrafista da emissora Alexandre da Silva Moura, o Alexandre “Borracha”, ficou gravemente ferido e foi levado para o hospital Itacolomi Butantã, antigo pronto-socorro Iguatemi.

Às 7h25, o helicóptero Águia 14 foi ao local para prestar socorro. Sete equipes do Corpo de Bombeiros também seguiram para a região.

Rafael Delgado SobrinhoInformações iniciais são de que o piloto tentou fazer um pouso de emergência ao perceber que o helicóptero estava instável no ar, mas ele não conseguiu realizar a manobra e a aeronave caiu. Ainda não se sabe o motivo do acidente.

Segundo o tenente coronel Ricardo Beltran Crespo, comandante do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), o Jockey é um ponto de referência para pilotos de helicóptero por se tratar de uma das inúmeras rotas para esse tipo de aeronave na cidade. Ainda, de acordo com Crespo, a aeronave havia decolado do Campo de Marte, na Zona Norte.

Pane no rotor de cauda

O comandante do helicóptero da TV Globo, Dato de Oliveira, que viu a queda da aeronave, conversou via rádio minutos antes com o comandante do helicóptero da TV Record. Oliveira e Sobrinho sobrevoavam a mesma região, na Avenida Morumbi, captando imagens de um assalto a banco. Segundo Oliveira, o colega reclamou de uma pane no rotor de cauda, nas pás traseiras, e que tentaria pousar no Jockey.

“Quando ele relatou o problema, decidi acompanhá-lo para ver o que estava acontecendo. Esse é um problema difícil de acontecer, porque o rotor de cauda é vital para o helicóptero. Se você o perde, você entra em giro”, explica Oliveira.

Segundo ele, o piloto Rafael Delgado Sobrinho era um profissional experiente. “Era um amigo de muito tempo, uma pessoa muito tranquila. Foi uma fatalidade mesmo”, disse. A preocupação de Oliveira ao pousar no gramado era desligar a bateria e a bomba de combustível, o que foi logo feito, evitando uma explosão.

O Cmte Rafael Delgado Sobrinho tinha 45 anos. Ele trabalhou na TV Record de maio de 1999 a dezembro de 2007, retonando à emissora em outubro de 2008. Rafael deixa mulher e três filhos.

ACECAM

'Piloto foi até herói', diz comandante da Aeronáutica sobre acidente com helicóptero da TV Record


O tenente coronel Ricardo Beltran Crespo, chefe Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa IV), da Aeronáutica, afirmou nesta quarta-feira que o piloto Rafael Delgado Sobrinho, 45 anos, que morreu nesta quarta-feira na queda de um helicóptero da TV Record, em São Paulo , pode ser considerado herói por ter conseguido evitar que o aparelho caísse sobre veículos, imóveis ou pessoas. O piloto morreu e o cinegrafista da Record que estava na aeronave ficou ferido e está internado. Por meio de rádio, Rafael relatou ao piloto de um helicóptero da TV Globo que sobrevoava a mesma região de São Paulo que teve problemas no rotor de calda, que é a hélice da parte de trás do helicóptero.

- O piloto foi até herói de ter conseguido trazer o helicóptero para uma área como esta, desabitada, o que é difícil em São Paulo - disse o comandante.

O tenente coronel disse que nenhuma hipótese será descartada na investigação sobre a queda do aparelho. O órgão tem prazo de um ano para concluir a investigação, mas ele espera esclarecer o acidente com rapidez.

Segundo Crespo, serão investigadas causas técnicas, como o possível problema no rotor de cauda, e as condições de tempo, como a possibilidade de rajadas de vento no momento em que o piloto tentava fazer o pouso de emergência. O tenente coronel explicou ainda que será checada a manutenção da aeronave e o treinamento do piloto, além das condições físicas e psicológicas do profissional no momento do acidente. A fabricante do helicóptero, a Helibras, já se dispôs a colaborar na investigação, acrescentou. O cinegrafista da Record, que sobreviveu ao acidente, e o piloto e o cinegrafista da TV Globo, que viram o acidente também serão ouvidos. Além disso, o Seripa já solicitou a gravação das conversas de Rafael Sobrinho durante o voo à torre de controle do Aeroporto de Congonhas.

- Vamos averiguar a documentação da aeronave, a manutenção e o fabricante dela já disse que vai nos ajudar. Vamos ver também o aspecto psicológico, fisiológico e técnico do piloto e o treinamento dele - explicou.

Crespo afirmou que também será verificada a habilitação do piloto - que deve ser renovada a cada um ou dois anos, de acordo com o tipo - e se os dois ocupantes do aparelho usavam os cintos se segurança necessários - abdominal e suspensório. O helicóptero, um EC 350, havia decolado do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, para sobrevoar a cidade.
12 HORAS

Ethiopian Airlines não descarta sabotagem em queda de avião

Mohamed Azakir/Reuters

A companhia Ethiopian Airlines anunciou nesta quarta-feira (10) que não descarta "nenhuma possibilidade, inclusive a de um ato de sabotagem", no acidente do dia 25 de janeiro na costa do Líbano.

"A investigação ainda está no começo e ainda é cedo para especular sobre as causas do acidente. A companhia não descarta nenhuma possibilidade, inclusive a de um ato de sabotagem, até que o resultado do inquérito seja conhecido", disse a Ethiopian Airlines em comunicado.

Nesta terça-feira (9), o ministro libanês da Saúde, Mohammad Jawad Khalife, afirmou que o Boeing 737-800 da Ethiopian que transportava 90 pessoas entre Beirute e Addis Abeba "explodiu em pleno voo" logo depois de decolar do aeroporto de Beirute:

- O avião explodiu em pleno voo e a fuselagem, assim como as pessoas a bordo, foram jogadas no mar, em diferentes lugares.

Khalife disse que a explosão explica por que alguns dos corpos resgatados estavam desmembrados.

Esta é a primeira vez que um funcionário do governo libanês afirma em público que o avião explodiu minutos depois de decolar durante uma tempestade.

Um funcionário do ministério da Defesa havia indicado no dia do acidente que o Boeing se desintegrou em quatro partes antes de cair. Várias testemunhas afirmaram ter visto uma bola de fogo no mar.

Depois do acidente com o avião etíope, o governo libanês descartou imediatamente a hipótese de um ato de sabotagem.

A cabine do piloto, a parte traseira do aparelho e outros pedaços foram encontrados, assim como as caixas pretas.

Vários especialistas consultados pela agência France Presse assinalaram que o mau tempo pode não ter sido a única causa da catástrofe e cogitaram um problema de motor ou da parte hidráulica do aparelho.

R7

Temos Vagas: Engenheiro aeronáutico


Vaga:Engenheiro aeronáutico
Código da vaga: 1031485
Data de atualização:10/02/2010
Quantidade:1 vaga
Descrição:Desejável experiência em aviação.
Conhecimento em informática.
Ter disponibilidade para residir em Macaé.
Exigências:
  • Superior completo
Faixa salarial:A combinar
Benefícios:A combinar
Níveis hierárquicos:Especialista com Curso Superior
Área(s) de atuação:Transportes
Cidades:MACAE/RJ (1 vaga)

Emprego Certo

Demanda por voos domésticos em janeiro cresceu 31.6% na comparação com 2009



A demanda pelos voos domésticos em janeiro cresceu 31,6%, em comparação ao mesmo mês de 2009, e 13,07% nos voos internacionais realizados por companhias brasileiras, segundo os Dados Comparativos Avançados publicados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Janeiro, por ser um mês de férias e de maior volume de fretamentos, leva ao aumento no volume de passageiros transportados, explica o analista Paulo Bittencourt Sampaio.

- O consumidor perdeu o medo de investir em viagens, passada a crise, e voltou a viajar. A previsão é que fevereiro apresente também excelentes resultados no que diz respeito à demanda de passageiros no mercado doméstico e também no internacional - avalia o especialista.

Pelos dados da Anac, desde julho de 2009 o setor tem apresentado crescimento expressivo no mercado doméstico, com alta de 26% em julho, 22% em agosto, 30% em setembro, 42% em outubro, 38% em novembro e 37,7% em dezembro do ano passado.

Entre as companhias aéreas com melhores desempenhos em janeiro, mais uma vez o destaque é a TAM , que mantém a liderança do mercado com 42,8% de participação, seguida pela Gol (40,9%). As empresas de menor porte já respondem por 16,1% do mercado doméstico, com destaque para a Webjet (6,68%), a Azul (4,99%), OceanAir (2,2%) e a Trip (1,64%). A ocupação manteve-se alta no mercado doméstico no mês de janeiro, com 77,5%.

Nos voos internacionais, a ocupação nas empresas brasileiras foi ainda maior: 81,9%. A TAM também lidera o mercado internacional, com 81,4%. A Gol tem 18,4% de participação nos voos para o exterior.

O GLOBO

Governo americano vai advertir American Airlines por falhas na manutenção



Duas agências federais americanas pretendem advertir a companhia aérea American Airlines por supostas falhas na manutenção das aeronaves, informa o Wall Street Journal.

Segundo fontes ligadas ao caso, o inspetor geral do departamento de Transportes está a ponto de publicar um relatório que evidencia as falhas da American Airlines para identificar e solucionar rapidamente os problemas de manutenção em 2008, afirma o jornal.

"As supostas falhas vão desde reparos malfeitos do sistema de decolagem a repetidos adiamentos de outros consertos e manutenções mecânicas, até trabalhos executados sem as autorizações necessárias", destaca o WSJ.

Independente deste relatório, a Administração Federal da Aviação (FAA) vai demandar em breve uma multa civil pelos problemas de manutenção que datan mais ou menos do mesmo período.

A multa deve ficar entre 10 e 20 milhões de dólares, o maior valor solicitado pela instituição, segundo o Wall Street Journal.

A FAA solicitou a multa por problemas vinculados aos reparos de cabos que ficam próximos ao trem de pouso das aeronaves McDonnell Douglas MD-80, uma falha que manteve em terra toda a frota de MD-80 da companhia por algum tempo.

Os cancelamentos de voos por estas falhas afetaram mais de 300.000 passageiros.

A companhao se recusou a fazer comentários.

De acordo com os sindicatos do setor, a maior parte dos problemas de manutenção denunciados estão resolvidos.

AFP

Tecnologia permite comunicação nos ares


Quando um celular está sendo utilizado, para fazer ou receber ligações, ele emite ondas eletromagnéticas. Dentro de um avião, a intensidade dessas ondas pode causar algum tipo de interferência na parafernália de bordo e dificultar a navegabilidade.

O sistema da empresa suíça OnAir, que será utilizado no Brasil pela TAM ainda neste semestre, traz uma tecnologia que reduz as emissões de rádio dos dispositivos a bordo. Com isso, oferece a segurança necessária para uma viagem sem turbulências.

O superintendente de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Dino Ishikura explica que a novidade é parecida com a tecnologia usada por estações de rádio-base terrestres. “A diferença é a própria estação, que está dentro do avião, e não no solo”, diz. Nesse sentido, o sinal dos celulares são emitidos até a central exclusiva que os repassa para um satélite linkado com a terra, finalizando a comunicação. “O processo de certificação está em fase final, e até agora a Anac já conduziu uma série de discussões técnicas com a solicitante (TAM), em que foram avaliados todos os aspectos do projeto e operação do sistema”, afirma Ishikura.

Os relatórios da Anac para a liberação do uso da tecnologia no Brasil são complementos de outros realizados pela European Aviation Safety Agency (Easa), responsável pela segurança dos ares no Velho Mundo. Segundo o supervisor-geral de marketing da TAM, José Racowski, a liberação da agência europeia deu respaldo para que muitos países procurassem a certificação do produto. “A tecnologia é totalmente segura e o sinal tem a melhor qualidade possível, pois é controlável. A central dentro do avião só é ativada quando ela atinge três mil metros de altura, e apenas 12 celulares vão poder estar simultaneamente conectados com a terra. Acima disso, o sistema bloqueia automaticamente o serviço. Outro detalhe é que os telefones dentro da aeronave não poderão comunicar-se entre si”, pontua.

O executivo comenta que o número limitado é suficiente para a quantidade média de passageiros a bordo de um voo doméstico, algo em torno de 174. “Se tivermos uma demanda muito alta existe a possibilidade de aumentar esse número. Para isso, seria instalada uma segunda antena”, diz Racowski. A empresa espera a martelada final da Anac para pôr em prática o experimento, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já autorizou a fase de testes, salientando que só funcionarão aparelhos registrados por ela. Nada de importados.

A solicitação foi feita à superintendência de aeronavegabilidade da Anac – órgão responsável pela certificação de produtos aeronáuticos no Brasil – em 2008. De lá para cá, nenhum outro pedido foi feito, apesar de existirem outras tecnologias compatíveis com outros modelos de avião. Ou seja, nenhuma outra companhia aérea brasileira manifestou interesse em oferecer o serviço. A assessoria de comunicação da Gol, maior concorrente da TAM, afirmou que, “no momento não tem nada a divulgar sobre o assunto”.

O fato de apenas os modelos A319, A320 e A321 terem sido escolhidos para o pontapé inicial, não significa que a abertura do sistema para rotas internacionais está fora dos planos da TAM. Segundo a empresa, se a novidade conquistar os passageiros, a malha nacional será prioridade. Com planejamento, não tardaria até a companhia sair dos limites do território brasileiro.

CONECTIVIDADE - Além da possibilidade de se comunicar através de chamadas de voz, outros serviços aumentam ainda mais a expectativa dos conectados de plantão. O sistema OnAir contratado para operar no Brasil permite ainda o acesso à internet a partir de dispositivos móveis com modem e envio de SMS. Mais: a tecnologia GPRS (formato de dados para GSM) estará ativa o tempo inteiro. Usuários de smartphones poderão usar os aplicativos de seus gadgets de forma irrestrita, ao contrário do que ocorre com a função de voz.

O sinal percorrerá o mesmo trajeto das chamadas telefônicas, e será cobrado pelas próprias operadoras de telefonia móvel. “Não teremos relação direta com os custos dos serviços. Nosso objetivo é nos aproximarmos das operadoras para mostrá-las como isso pode ser vantajoso para os clientes”, conclui José Racowski.

Um bom exemplo é o da Austrália, onde nos primeiros quatro meses de implantação do serviço 11 mil passageiros aderiram à troca de mensagens, segundo a companhia Quantas.

JC Online

Fiscalização chega à torre do Santos Dumont



O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) irá intensificar as vistorias no aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, após receber mais de 150 reclamações em menos de uma semana sobre o barulho provocado pelos aviões nos bairros de Botafogo e Laranjeiras, zona sul.


A partir desta quarta-feira (10), técnicos do Inea ficarão de plantão na torre de controle do aeroporto, registrando os movimentos das aeronaves, uso das rotas de pouso e condições atmosféricas.

O objetivo é exigir o cumprimento do acordo firmado entre Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e Inea, em vigor até que os estudos sobre ruídos exigidos pelo Inea e contratados pela Infraero estejam concluídos.

Segundo o acordo, a Anac deveria remanejar os voos, permitindo que o número de movimentos – pousos e decolagens - fosse de no máximo 23 por hora. O Decea se comprometeu a utilizar a rota 2 de pouso exclusivamente quando as condições atmosféricas afetassem a segurança.

Outro ponto acordado foi o fechamento do aeroporto entre 23h e 6h. O horário limite para chegada e partida das aeronaves ficou fixado em 22h30, com tolerância de atrasos de meia hora. Com relação a esse quesito não há registros de desrespeito.

R7

Ivete Sangalo fala sobre seu jatinho: “é um luxo necessário”


Foto: Divulgação

A cantora Ivete Sangalo é a entrevistada desta quarta-feira (10), no programa “SBT Repórter”. No maior clima de Carnaval, a equipe comandada pelo repórter Luiz Bacci conseguiu falar com o furacão baiano, que além de enfrentar maratona de shows não deixa a maternidade de lado.

Por sinal, seu primeiro herdeiro, Marcelo, não fica uma noite sem ter a mamãe ao seu lado. “Até que eu me adapte, até que ele se adapte a essa vida minha, eu não durmo fora de casa. Então, todos os contratos que forem fechados neste ano de 2010 serão assim: eu volto para casa para dormir”, contou.

Veveta, como é conhecida entre seus amigos e familiares, também falou sobre ter um jatinho. “É um luxo necessário. O que aparentemente pode ser um luxo, para mim, viabilizou mil vezes o meu tempo, otimizou muito. Depois do avião, passei a ter mais compromissos do que antes. Eu consigo bater uma bola boa. E agora, depois da maternidade, então?”

CHIADO

Helicóptero do Exército cai em base de São Pedro da Aldeia e fere dois oficiais


Um helicóptero do Exército Brasileiro caiu, nesta quarta-feira, na Base Aérea Naval de São Pedro Da Aldeia, na Região dos Lagos, durante exercício de pilotagem tática.

Um major e um tenente ocupavam a aeronave. Os dois tripulantes sofreram ferimentos leves. Após receberem atendimento no local, foram encaminhados para o Hospital Central do Exército (HCE), onde seguem em observação.

De acordo com o Comando Militar do Leste (CML), os oficiais não correm risco de morte. A Aeronáutica vai abrir procedimento investigativo para apurar as causas do acidente.

SRZD

Milan assina novo contrato de patrocínio na sexta-feira


DUBAI — O clube italiano de futebol Milan vai assinar na próxima sexta-feira um contrato de patrocício com a companhia aérea Emirates Airlines, propriedade do governo de Dubai, anunciou nesta quarta-feira o porta-voz da empresa de aviação.

"A Emirates Airlines fechará oficialmente o contrato com o Milan", declarou à AFP Boutrous Boutrous, sem informar o valor ou a duração do contrato.

As informações que circularam sobre o custo para a Emirates "são errôneas", disse apenas.

"Estamos orgulhosos de patrocinar um clube tão prestigiado como o Milan", acrescentou.

A Emirates Airlines já patrocina o clube inglês Arsenal, cujo estádio leva o nome da companhia de Dubai, assim como o Hamburgo alemão, o Paris Saint Germain e o Olympiakos grego.

AFP

Modelo do helicóptero da TV Record é de linha usada por polícias e forças armadas

Helicóptero AS-350 BA é fabricado por empresa europeia.
Aeronave estava com licenças e seguros em dia.

Linha é usada na aviação civil e por organizações de polícia. (Foto: Divulgação)

O helicóptero da TV Record que caiu na manhã desta quarta-feira (10) no Jockey Clube, na Zona Oeste de São Paulo, era um AS-350 BA, da empresa Eurocopter France.

O modelo faz parte da linha de helicópteros Ecureuil – ou Esquilo, em português –, que representa grande parte do mercado brasileiro civil e é um dos principais helicópteros operados por organizações policiais e militares, sendo usado em funções como treinamento, utilitário e ataque.

De acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave de prefixo PT-YRE tinha todos os registros, seguros e inspeções em dia. O modelo monoturbina tem capacidade para até cinco passageiros e pode decolar com peso máximo de 2.100 quilos.


O helicóptero da TV Record caiu por volta das 7h20 desta quarta-feira (10) no gramado do Jockey, depois de rodopiar no ar. A aeronave havia decolado do Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista, por volta das 6h30.

O piloto Rafael Delgado Sobrinho morreu com a queda, segundo a TV Record.

Ainda de acordo com a emissora, o cinegrafista Alexandre Silva de Moura, conhecido como Borracha, foi retirado com vida da aeronave e levado para o Hospital Itacolomy, no Butantã, Zona Oeste. Até as 9h45, ele passava por exames na UTI. Uma nota com o estado de saúde dele deve ser divulgada nesta manhã.

Foto: Juliana Cardilli/G1

HELICÓPTERO caiu em área do Jockey Club de São Paulo (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Chegou de viagem, mas sua mala não? Saiba o que fazer!



Todos os passageiros descem do avião e se posicionam em frente à esteira de bagagens, esperando para recolherem os seus pertences. Malas de todas as cores e tamanhos passam diante de seus olhos, menos a única que lhe interessa: justamente aquela que traz suas roupas, seus calçados e suas compras feitas durante a viagem. Saiba como proceder nesse caso.

Sua bagagem é considerada extraviada caso não seja entregue no seu ponto de destino. Neste caso, formalize a reclamação no balcão da companhia aérea e preencha o Registro de Ocorrência. Se a empresa se recusar a se responsabilizar pelo caso ou se você precisar de ajuda, acione um fiscal de Aviação Civil, o qual pode ser encontrado na Seção de Aviação Civil, presente nos principais aeroportos brasileiros.

Confirmado o extravio da bagagem, a empresa tem um prazo máximo de 30 dias para localização e entrega da mesma. Após o prazo, o passageiro deve ser indenizado. Antes do embarque, o passageiro tem a opção de pagar uma taxa estipulada pela empresa e fazer uma declaração de valores atribuídos à bagagem e o valor da indenização será o declarado e aceito pela empresa. Nos casos de danos à bagagem, o procedimento deve ser o mesmo. Os objetos destruídos ou danificados devem ser reportados, para efeito de indenização.

Nos vôos internacionais, a Convenção de Varsóvia limita a responsabilidade da companhia em U$ 20 (vinte dólares) por quilo de bagagem extraviada. A indenização integral do conteúdo da mala também só pode ser requerida se o passageiro tiver feito previamente uma Declaração Especial de Interesse, discriminando o conteúdo despachado. Poderá o consumidor recorrer ao judiciário se o problema do extravio tenha causado danos morais.

Quando estiver se preparando para viajar, lembre-se de identificar externamente todas as suas bagagens, com telefone e endereço para contato. Carregue preferencialmente objetos de valor e documentos na bagagem de mão, a qual pode ter aproximadamente 5 Kg e fica sob inteira responsabilidade do passageiro. Alguns cuidados antes do embarque contribuem para uma chegada mais tranqüila!

*Hélio Franco Gehring Júnior

Airbus e Boeing não tão otimistas





A evolução do mercado de interesse para a Airbus e a Boeing, os dois maiores fabricantes de aviões do mundo, esperam que a queda na demanda por novos aviões deverá continuar, pelo menos para os próximos dois anos, tendo em conta os programas de ajustes que as companhias aéreas continuam a aplicar, caracterizadas por uma redução de rotas e frotas para lidar com a contração em todos os mercados.

Passagens de avião para os estudantes mais criativos


A iniciativa do Turismo do Algarve e da companhia aérea Ryanair começa no próximo dia 15 (segunda-feira) e destina-se a todos os jovens com pelo menos 18 anos.

Tudo o que os candidatos têm a fazer é enviar uma frase que inclua as palavras «Ryanair», «Algarve» e «Hotel Stella Maris» – juntamente com o nome pessoal e do estabelecimento de ensino, com a idade e data de nascimento – para o endereço vamosaoalgarve@ryanair.com. A frase mais criativa ganha, sendo o premiado divulgado no dia 23 de Fevereiro no sítio da Internet www.visitalgarve.pt.

Destak



Ryanair perde presença on-line contra a easyJet



Ryanair
já perdeu quase 60% da sua presença on-line (visibilidade online) desde setembro de 2009, segundo novos resultados das análises de Greenlight agência de marketing especializada em motores pesquisa na Internet.

Vueling incremento de 94.8% de passageiros em janeiro


A companhia aérea low cost, Vueling divulgou suas estatísticas de janeiro, notavelmente o número dos seus passageiros, atingidu a marca de 675.307 passageiros transportados durante o primeiro mês de 2010, com um aumento de 94,8 por cento comparado ao mesmo mês de 2009, mês em que alcançou 346.661 passageiros.

Piloto de helicóptero da TV Record morre após queda de aeronave no Jockey Club



O piloto do helicóptero da TV Record Rafael Delgado Sobrinho morreu na manhã desta quarta-feira (10) após a queda da aeronave dentro do Jockey Club, na zona sul de São Paulo. O acidente com o helicóptero "Águia Dourada", modelo Esquilo, ocorreu por volta das 7h20. Além do piloto, o cinegrafista da emissora Alexandre da Silva Moura, o Alexandre “Borracha”, ficou gravemente ferido e foi levado para o hospital Itacolomi Butantã, antigo pronto-socorro Iguatemi.

Às 7h25, o helicóptero Águia 14 foi ao local para prestar socorro. Sete equipes do Corpo de Bombeiros também seguiram para a região. Os primeiros socorros às vítimas foram prestados por funcionários do Jockey.
Informações iniciais são de que o piloto tentou fazer um pouso de emergência ao perceber que o helicóptero estava instável no ar, mas ele não conseguiu realizar a manobra e a aeronave caiu. Ainda não se sabe o motivo do acidente.

Perfil

O piloto Rafael Delgado Sobrinho tinha 45 anos. Ele trabalhou na TV Record de maio de 1999 a dezembro de 2007, retonando à emissora em outubro de 2008.

12 HORAS

Fotos do acidente com o helicóptero da TV Record



Desástres Aéreos

Site da Anei

O site da Anei está em fase final de implantação. A opinião dos associados será de suma importância para compor seu conteúdo e permitir seu melhor uso. Acesse o site pelo endereço http://www.anei.org.br/ e dê a sua opinião no espaço "Fale Conosco".


Aeroportos no Brasil

Novo A319 para a TAM


Chegou em Guarulhos, o novo A319 da TAM, matrícula PT-TMB, procedente de Hamburgo com escala na ilha do Sal. Com isso a TAM passa a ter 22 A319. Sendo que o PT-TMC deve chegar dentro de alguns dias.

EAGLESKY

Air Guaraní, uma nova empresa no Paraguai, dirigida por brasileiros


A DINAC corresponde à ANAC e DAC brasileiros e desde o final do ano passado tornou-se responsável pela coordenação geral das atividades aéreas no Paraguai

Investidores brasileiros agregados na empresa Pluma Internacional estão desde ontem em Assuncion para formalizar a criação da Air Guarani, a nova empresa aérea com capital brasileiro e paraguaio que terá sede no Paraguai e que deverá iniciar operações com quatro aviões Embraer, dois 175 e dois 195.

Executivos, técnicos e consultores chegaram ao aeroporto Silvio Pettirossi sendo recebidos pelo presidente da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), Ceferino Farias, além de dirigentes do organismo regulador da aviação civil paraguaia. Hoje, a comitiva brasileira está reunida com a direção da DINAC para assentar as bases da empresa, nos trâmites de certificação da companhia.

Na semana passada, a apresentação do plano estrutural da nova companhia foi realizado em Florianópolis. A sede da Pluma, empresa fundada em 1966, está em Curitiba.

A DINAC corresponde à ANAC e DAC brasileiros e desde o final do ano passado tornou-se responsável pela coordenação geral das atividades aéreas no Paraguai, devidamente registrada junto à OACI. A primeira empresa a receber certificado da DINAC foi a Aero Regional Paraguaya AS, cujo primeiro voo foi realizado no último dia de 2009, com um Boeing 737, realizando charter para a Isla Margarita, na Venezuela.
BGA

BA038: Retração dos flaps preveniu colisão com sistema ILS


Investigadores acreditam que uma rápida redução nos flaps do 777-200ER da British Airway,s que caiu no aeroporto de Heathrow , ajudou a salvar uma possível colisão com as antenas do sistema de pouso por instrumentos, ILS.

Durante a aproximação, a aeronave encontrava-se configurada para pouso, com flaps em 30º, porem, no momento em que ambos os motores perderam potência total devido à formação de gelo nas células de combustível, o comandante reduziu os flaps para 25º, possibilitando um planeio maior, evitando as antenas.

Flightlife

Anac adia mais uma vez distribuição dos slots em Congonhas


A Agência Nacional de Aviação Civil remarcou para o dia 1º de março, às 14h, em Brasília, a sessão pública para distribuição de 355 slots (horários de pouso e decolagem) que não estão sendo utilizados no Aeroporto de Congonhas.

A sessão estava agendada para as 14h de hoje (10 de fevereiro), porém a Agência ainda aguarda a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o direito da ANAC de incluir na redistribuição 61 slots que a Pantanal operava em Congonhas e que são de interesse direto da TAM, em processo de aquisição da companhia.

Mercado e Eventos

Avião hotel na Holanda

Este avião da Alemanha Oriental utilizado na Guerra Fria foi transformado em uma suíte de hotel de luxo, e está estacionado no Aeroporto Teuge na Holanda.

Além do cockpit da Guerra Fria, o pacote inclui 3 TVs de tela plana, uma sauna, serviço de quarto 24h e 7 dias por semana, uma jacuzzi e um leitor Blu-Ray.



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Quer reservar uns dias? Entre no site do hotel: http://www.hotelsuites.nl/
Blogidéias

Qatar Airways inicia voos para o Brasil em 30 de maio

O Boeing 777-200 que vai fazer o serviço Doha-São Paulo (GRU) (foto Boeing)
O Boeing 777-200 que vai fazer o serviço Doha-São Paulo (GRU) (foto Boeing)

A Qatar Airways, companhia de bandeira do Catar – país do golfo Pérsico –, começa a voar diariamente para o Brasil no dia 30 de maio. E vai operar com um Boeing 777-200 em três classes. Segundo uma fonte do Portal PANROTAS, o voo será direto de Doha, a capital do país, para São Paulo (GRU). Depois o avião seguirá para Ezeiza, em Buenos Aires (Argentina).


Segundo o acordo entre os dois países, estão aprovadas 14 frequências semanais, sendo uma para o transporte de carga.
Panrotas

Tam renova certificação internacional Iosa


A Tam Linhas Aéreas e a Tam Airlines, esta com sede em Assunção, no Paraguai, obtiveram o registro de renovação Iosa (Iata Operational Safety Audit) até janeiro de 2012. O certificado é o mais completo e aceito atestado internacional de segurança operacional na aviação civil.

A revalidação do registro Iosa foi conferida às duas companhias aéreas após a conclusão da auditoria realizada pela Argus Pros, organização independente e credenciada pela Iata (International Air Transport Association). O processo envolveu diversas áreas de ambas as empresas, que atenderam a aproximadamente 940 requisitos relacionados com a segurança das operações.

Desde janeiro de 2007, a Tam possui o registro Iosa. A certificação foi ratificada pela Iata em 2008 e novamente agora, em janeiro de 2010. Com a renovação do registro Iosa, a Tam atende a mais um requisito para o ingresso na Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, integrada atualmente por 23 das maiores companhias aéreas do mundo e por três empresas regionais.

A expectativa é de que o processo de integração à aliança seja concluído no segundo trimestre deste ano. A renovação dos registros da Tam Linhas Aéreas e da Tam Airlines está publicada no site oficial da Iata (www.iata.org/registry).
Mercado e Eventos

American vence e Jal fica na Oneworld


A Delta e a Skyteam bem que tentaram mas a Japan Airlines, a Jal, que está em processo de concordata, escolheu ficar na Onwworld, aliança liderada pela American Airlines.

“Acreditamos que a Jal e o governo do Japão fizeram a escolhe correta para os muitos acionistas da empresa aérea, para os interesses nacionais e para os viajantes entre o Japão e os Estados Unidos”, disse o chairman e CEO da American Airlines, Gerard Arpey.

“Reiteramos nosso compromisso em apoiar o caminho da Jal de volta ao sucesso. A qualidade da Onewaorld não tem rivais na aviação e oferece à Jal uma malha mais presente do que qualquer outra aliança”. A Oneworld, especialmente American, British Airways e Qantas, iniciam agora um trabalho mais próximo da empresa aérea japonesa, incluindo a injeção de capital. Os benefícios da aliança para a Jal chegam a US$ 2 bilhões em três anos.
Panrotas

Companhias aéreas desafiam Anac



As companhias aéreas estão desafiando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de, desde o mês passado, terem sido proibidas de vender seguro de viagem embutido nas passagens aéreas, com a opção já selecionada que induz o cliente à compra, as empresas estão descumprindo a determinação do órgão regulador. O Correio fez o teste no sistema de venda de bilhetes na internet das três companhias notificadas pela Anac em janeiro — Gol, TAM e Azul —, mas a armadilha da assistência de viagem pré-selecionada persiste (confira na imagem ao lado). A Anac instaurou processo administrativo contra as três empresas, que serão notificadas nos próximos dias e poderão ser multadas pela infração.

“Isso (a prática) pode ser enquadrado no Código Brasileiro de Aeronáutica, sendo passível de multa”, afirmou Marcelo dos Guaranys, diretor de Regulação Econômica da Anac. Ele explicou que, como a determinação não foi cumprida, foi aberto o processo administrativo. As empresas já poderiam ser multadas desde já, mas a Anac está definindo a melhor forma de puni-las. Isso porque, pela regulamentação vigente, o valor das multas variam de R$ 5 mil a R$ 10 mil, o que é muito pouco se a penalidade for aplicada a cada companhia.

Como também é possível que o valor seja multiplicado pelo número de bilhetes que foram alvo da irregularidade, a agência está buscando, então, uma forma de levantar o número de passagens em que foi feita a venda embutida do seguro sem o consentimento do consumidor. “Posso aplicar uma multa de R$ 10 mil para cada empresa que fez isso ou posso multiplicar (o valor) pelo número de passagens que foram vendidas (com o seguro). Aí vai doer, né?”, provoca Guaranys. A tarifa do seguro, a partir de R$ 3,00, varia conforme a companhia e a permanência no destino.

Reservas
A agência tem acesso ao sistema de reservas das empresas, mas esse mecanismo não faz a discriminação de passagens comercializadas com ou sem o seguro de viagem. Por isso, o direitor destaca a importância de o consumidor encaminhar denúncias à Anac, para facilitar o levantamento. Guaranys negou que seja praxe as companhias descumprirem determinações da agência. “Estamos retificando esses ofícios, com as informações da multa que pode ser aplicada, para que percebam que a conversa é séria.”

Procuradas, as companhias aéreas enviaram respostas com os mesmos argumentos quando a prática foi denunciada pelo Correio, em 9 de janeiro. A TAM informou que “o cliente tem duas oportunidades para recusar o serviço de assistência à viagem, a segunda delas na própria finalização da compra” e que “se não escolher se aceita ou recusa, a operação não será completada”. A Gol informou que “durante a compra, o passageiro tem a opção de adquirir ou não o seguro e a sua compra final precisa ser confirmada”. A Azul, que não havia sido citada na primeira reportagem, informou que respondeu a todos os questionamentos na semana passada e que “até o presente momento desconhece qualquer fato novo relacionado ao assunto”.

Blog da vida moderna

Madonna deixa o hotel no Rio e pega helicóptero

Previsão é que ela tenha ido para SP para encontro com José Serra.
Diva chegou ao Rio na terça-feira e deve ficar até o carnaval.


Segundo funcionários da empresa, Madonna seguiu para São Paulo

A cantora Madonna deixou o Hotel Fasano, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, por volta das 11h10 desta quarta-feira (10), e seguiu em direção ao heliponto da Lagoa, também na Zona Sul. Madonna não estava acompanhada dos filhos.

Segundo funcionários da empresa que operam os voos fretados de helicóptero, a diva pop seguiu para São Paulo, onde tem encontro marcado com o governador José Serra.

G1

Anac prorroga inscrições para bolsas em cursos de pilotos de avião


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prorrogou para até 25 de março o período de inscrições do processo seletivo para 213 bolsas de estudo em cursos de Piloto Privado (139 vagas) ou de Piloto Comercial (74 vagas).

O prazo seria encerrado na próxima sexta-feira, dia 12. As vagas são oferecidas em convênio com 19 aeroclubes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins.

Podem participar homens e mulheres, de 18 a 35 anos. Para se inscreverem, os interessados terão que apresentar certificado de aprovação no curso teórico, documento de aprovação no exame da Anac e comprovante de que já realizaram pelo menos 25% da carga horária de voos necessária para a categoria - nove horas para piloto privado e 29 horas para piloto comercial. (Acesse aqui o edital e a ficha de inscrição)

Os candidatos passarão por prova teórica e avaliação prática de proficiência em aeronave de instrução. A prova objetiva foi remarcada para o dia 18 de abril, às 9h, na cidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição.

Os aprovados na prova objetiva - com pelo menos 70% de aproveitamento - terão a documentação analisada de acordo com o número de vagas disponíveis no aeroclube escolhido e serão submetidos ao exame de Proficiência Técnica, também de caráter eliminatório. Somente depois dessa etapa é que os aprovados terão direito às bolsas. As aulas práticas serão agendadas diretamente com o aeroclube. A ANAC fará o acompanhamento, a assessoria e a fiscalização dos aeroclubes. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: capacitacao.ger5@anac.gov.br.

O Globo