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A Emirates Airlines está contratando comissários de voo brasileiros. No último dia 09 de maio já realizou um Open Day, em São Paulo e volta a realizar o evento no próximo dia 16 na mesma cidade.
Meio aéreo
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
O primeiro período de greve dos tripulantes da British Airways terá início em 18 de Maio e terminará no dia 22 do mesmo mês.
Na totalidade, a greve vai durar vinte dias, divididos por quatro períodos, e para esta primeira fase a companhia aérea britânica também já anunciou que vai recorrer ao leasing de aviões e contratação de tripulações de outras companhias britânicas e da Europa para garantir cerca de 60% dos voos de longo curso e mais de 50% dos voos de médio curso com partida do aeroporto de Heathrow.
A companhia calcula que as operações dos aeroportos de Gatwick e London City não devem ser afetadas neste primeiro período. A greve por melhores condições de trabalho irão continuar de 24 a 28 de Maio, de 30 de Maio a 3 de Junho e de 3 a 9 de Junho.
A alguns dias atrás, a ANA (All Nippon Airways) começou a oferecer o serviço Nintendo Zone, no segundo terminal de Tóquio Haneda Airport. O serviço vai até o dia 31 de maio e oferece conteúdos exclusivos.
Os usuários podem usar seu Nintendo DS para responder um teste sobre a ANA, ver uma galeria de imagens de jatos de Pokemon, para quem não sabe, esta empresa que possui vários aviões com desenhos de Pokemon, e também poderão retirar um cupom de 5% de desconto para usar nas lojas do aeroporto. Se nada disso agradar, quem quiser pode fazer o download de jogos via WFC.
Aeronave apresentada essa semana é voltada para missões de combate |
O projeto foi iniciado há apenas dois anos e servirá como plataforma de testes para novas tecnologias.
O Phantom Ray tem asas com 15 metros de envergadura, 10 metros de comprimento e consegue voar a até 12 mil metros de altura. Ele viaja a 988km/h, ou 0.8mach, quase a velocidade do som.O avião foi projetado de maneira a passar praticamente despercebido por radares - seu motor, por exemplo, fica escondido no corpo da nave para reduzir a assinatura infra-vermelha. Qualquer arma colocada a bordo também permaneceria escondida, aparecendo somente quando necessária.
A nave é voltada para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento e pode ajudar a bloquear ataques eletrônicos e a fazer reabastecimentos aéreos. Em julho, começam os testes com os sistemas que ajudarão a determinar as futuras necessidades de um combatente e, conseqüentemente, possíveis melhorias no projeto.
Já há nove vôos programados a partir de dezembro.
A Boeing Defense, Space & Security, que projetou o Phantom Ray, tem sede em St. Louis, nos Estados Unidos, valor estimados em US$34 bilhões e cerca de 68 mil funcionários.
O Hotel Costa Verde, na Costa Rica, disponibiliza para aluguel para temporadas um chalé feito a partir da fuselagem de um antigo avião Boeing 727 de 1965, que costumava fazer uma rota que ia da Colômbia até a África do Sul. Sugestivo, o nome do chalé é 727 Fuselage Home Suite.
O avião fica sobre um pedestal de 15 metros de altura, e o chalé tem dois quartos, um com uma cama queen size e outro com duas camas queen size, cada um com sua própria cozinha e banheiros e do lado de fora há deque para pequenas festas ou reuniões, com vista para a floresta tropical e para o oceano pacífico. Custa R$ 895 por um mês inteiro.
Para montar o chalé, os donos do empreendimento recuperaram o avião de um ferro-velho de aeronaves de San Rose, capital da Costa Rica. O Hotel Costa Verde fica no Parque Nacional Manuel Antonio, próximo à cidade de Quepos, na Costa Rica.
A polícia da Alemanha informou hoje que estava examinando um avião que partiu da capital da Letônia, Riga, para Berlim, após a companhia aérea receber uma ameaça de bomba anônima. O Fokker 100, a tripulação e seus 74 passageiros são mantidos em uma zona de segurança especial no aeroporto Tegel, na capital alemã, informou um porta-voz da polícia local, sem dar mais detalhes.
Na quarta-feira, a polícia chegou a prender dois russos no aeroporto Tegel, suspeitos de planejar o sequestro de um avião. Os homens, porém, foram libertados após se descobrir que eles eram funcionários de uma companhia aérea retornando de um treinamento. As informações são da Dow Jones.A parceria militar entre Brasil e Rússia tem dificuldades de avançar porque o governo russo não aceita transferir tecnologia, disse na sexta-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Ele integra a comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que viajou à Rússia. Durante a visita, foi assinado um plano de ação para a agenda bilateral que prevê maior cooperação entre os dois países no setor. Segundo Jobim, no entanto, não há o fechamento de novos negócios.
"Eles não transferem tecnologia", disse Jobim a jornalistas.
A Rússia entrou na concorrência promovida pelo governo brasileiro para a compra de novos caças para a Aeronáutica, mas não passou para a fase final da licitação.
"A desclassificação deles do FX2 foi por causa disso (falta de transferência de tecnologia)", comentou o ministro da Defesa, sem citar um prazo para o anúncio da escolha pelo governo.
Além do Rafale, da Dassault, também estão na disputa para fornecer 36 caças à Força Aérea Brasileira a norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen.Pesquisa realizada pelo Portal 2014 entre as doze cidades-sede do Mundial mostra que a Infraero, empresa que administra a infraestrutura aeroportuária do país, adiou os investimentos em nove dos treze aeroportos internacionais que receberão os turistas durante o evento. Somadas, as intervenções adiadas chegam a R$ 3 bilhões, 68% do que será investido na modernização ou ampliação de terminais de passageiros ou na infraestrutura para pouso e decolagem de aeronaves nas capitais da Copa.
O Ministério do Esporte calcula que 600 mil turistas estrangeiros e 3,1 milhões brasileiros circularão no país durante o Mundial. Devido à distância entre as sedes da competição, os torcedores privilegiarão o transporte aéreo.
Desde que o Brasil foi escolhido para sede do Mundial, em 2007, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) pedem pressa ao governo federal. Para os organizadores, a infraestrutura aeroportuária é o principal calcanhar de aquiles da preparação brasileira, superando mesmo o atraso na construção dos estádio. O medo é que os constantes adiamentos da Infraero tragam de volta justamente durante a Copa os apagões aéreos de 2006, quando acidentes e greves de funcionários colocaram em evidência os gargalos do setor aéreo.
Nem mesmo as três sedes que disputam a abertura do Mundial escaparam dos adiamentos. Os aeroportos internacionais de Belo Horizonte (Confins), Brasília (Juscelino Kubitschek) e São Paulo (Guarulhos/Cumbica), que concentrarão a maior parte do embarque e desembarque de turistas ao longo da Copa, têm obras atrasadas.
Os aeroportos de Manaus, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre e Campinas também enfrentam problemas para tocar as obras. Apenas Salvador, Rio de Janeiro (Galeão), Recife e Natal (S. Gonçalo do Amarante) estão em dia com as datas fixadas pela Infraero.
O levantamento se baseou em dois cronogramas da Infraero divulgados em março e maio deste ano (veja tabela), o último com alterações substanciais noa prazos de obras. A reportagem também ouviu a superintendência dos aeroportos pesquisados. Ao todo, são treze obras que continuam no papel devido a revisões e atrasos no processo de licitação ou mudanças nos projetos.
São Paulo, Brasília e Belo Horizonte
Um dos casos mais graves é o do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que no ano passado operou acima da capacidade. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), o fluxo de Cumbica chegou a 21,6 milhões de passageiros em 2009, ultrapassando em 1,1 milhão a capacidade. A construção do terceiro terminal, no entanto, está marcada para maio de 2012.
O início da construção do sistema de pista e pátio de Cumbica estava previsto para janeiro de 2005, mas não avançou. O Tribunal de Contas da União encontrou indícios de sobrepreço e paralisou a obra em 2008. Após revisão do órgão, o valor da obra caiu de R$ 370,5 milhões para R$ 232,5 milhões.
Outro aeroporto que opera acima da capacidade é o Juscelino Kubitschek, em Brasília. No entanto, uma revisão no projeto adiou a primeira fase da ampliação sul do terminal de passageiros de fevereiro de 2009 para setembro de 2010. Segundo o Snea, o JK passou em 22% sua capacidade no ano passado, chegando a 12,2 milhões de passageiros.
Prazo: até 2013
Apesar dos adiamentos, o superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero, Jonas Maurício Lopes, declarou na semana passada que a reforma ou modernização dos aeroportos estarão prontas até dezembro de 2013. “Todos os dezesseis aeroportos localizados nas doze cidades-sede da Copa de 2014 estarão em condições de atender plenamente as demandas exigidas pelo megaevento esportivo até dezembro de 2013", confirmou Lopes.
Nota divulgada pela Infraero detalha um pouco mais os números e afirma que 18 das 25 intervenções nos aeroportos internacionais da Copa ficarão prontas entre 2010 e 2012. "O restante dos empreendimentos ou já está com projeto pronto ou não precisará de projeto, como é o caso dos módulos operacionais – por se tratar de fornecimento e instalação de equipamentos de mercado", diz a empresa na nota.
OBRAS ATRASADAS | |||||||
Aeroporto | Obra | Custo inicial (mi/R$) | Data de início e conclusão previstas 1° prazo | Novo custo (mi/R$) |
Data de início e conclusão previstas novo prazo
| Motivo dos atrasos | Situação atual |
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos | Construção do sistema de pista e pátio |
370,5
| Janeiro de |
232,5
| Agosto de | Revisão financeira do TCU | Obra parada -contratação do IPT para realizar perícia judicial |
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos | Construção da pista de táxi - saída rápida | 19 | Janeiro de 2010 Dezembro de 2011 | 10 | Setembro de 2010 Junho de 2011 | Atraso no projeto básico e executivo | Projeto básico e executivo em elaboração |
Aeroporto Internacional de Manaus – Brigadeiro Eduardo Gomes | Reforma e ampliação do terminal de passageiros | 358,2 | Janeiro de 2009 Fevereiro de 2014 |
326,4
| Fevereiro de 2011 | Atraso no projeto básico | Elaboração do projeto básico (31% pronto) |
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (DF) | Fase 1 da ampliação sul do terminal de passageiros | 892,12 | Fevereiro de 2009 Abril de 2013 | 732,4 | Informação não divulgada | Atraso nos projetos básico e executivo | Elaboração dos projetos básico e executivo (30% prontos) |
Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (MG) | Reforma e modernização do terminal | 224,6 | Fevereiro de 2009 Outubro de 2013 | 231,9 | Setembro de 2010 Outubro de 2013 | Atraso no projeto básico | Projeto básico em elaboração (55% prontos) |
Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (MG) | Reforma e ampliação da pista de pouso e pátios | 162,4 | Abril de 2010 Outubro de 2013 | 166,9 | Julho de 2011 Outubro de 2013 | Atraso no processo licitatório | Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo |
Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba – Afonso Pena | Ampliação do pátio e pista de táxi | 31,2 | Junho de 2009 Março de 2011 | 8,2 | Novembro de 2010 Agosto de 2011 | Atraso no projeto básico e executivo | Elaboração dos projetos básico e executivo (67% prontos) |
Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba – Afonso Pena | Ampliação do terminal de passageiros | 38,9 | Abril de 2010 Julho de 2013 | 40,2 | Janeiro de 2012 Julho de 2013 | Atraso no processo licitatório | Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo |
Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins | Ampliação do Terminal de Passageiros |
263,7
| Setembro de | 275,7 | Junho de 2011 Junho de 2013 | Atraso no projeto básico | Elaboracão do projeto básico (25%) |
Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá– Marechal Rondon | Reforma e ampliação do terminal de passageiros |
85,3
| Dezembro de 2009 Julho de 2013 | 87,5 | Janeiro de 2012 Julho de 2013 | Atraso no processo licitatório | Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo |
Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho | Ampliação do terminal de passageiros e pátio | 360,2 | Abril de | 345,8 | Julho de 2011 Junho de 2013 | Atraso no processo licitatório | Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo |
Aeroporto de Campinas/São Paulo - Viracopos | Reformas e construção de terminais | 740 | Julho de 2011 Maio de 2014 | 571 | Dezembro de 2011 Novembro de 2013 | - | Elaboração do termo de referência para contratação dos projetos básico e executivo |
OBRAS DENTRO DO PRAZO | ||||||
Aeroporto | Obra | Custo inicial (milhões/R$) | Data de início e conclusão previstas 1° prazo | Novo custo (milhões/R$) |
Data de início e conclusão previstas novo prazo
| Situação atual |
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos | Construção do 3°terminal de passageiros |
1,01 bi
| Maio de |
653,8
| Agosto de | Obras previstas para agosto de 2011 |
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos |
Construção de módulos operacionais
| 55,7 | Fevereiro de | - | - | Obras previstas para fevereiro de 2011 |
Aeroporto de Campinas/São Paulo - Viracopos | Implantação de módulo | 5 | Outubro de 2010 Dezembro de 2011 | - | - | Obras previstas para outubro de 2010 |
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (DF) | Implantação de módulos operacionais | 4 | Agosto de 2012 Junho de 2013 | - | - | Obras previstas para agosto de 2012 |
Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães | Construção da torre e ampliação do pátio e terminal | 43,3 | Março de 2011 junho de 2013 | 44,4 | - | Obras previstas para março de 2011 |
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão/Antônio Carlos Jobim | Reformas e construção de terminais | 648,4 | Setembro de 2008 Setembro de 2012 |
566,5
| - | Obras em andamento |
Aeroporto Internacional de Pernambuco - Gilberto Freyre | Construção da torre de controle | 19,7 | Maio de 2011 Abril de 2012 | 19,2 |
-
| Obras previstas para maio de 2011 |
Aeroporto Internacional de Natal - São Gonçalo do Amarante | Construção do pátio e pista de pouso e decolagem | 95 | Junho de 2004 Novembro de 2011 | - | - | Obras em andamento |
TAAG quer impor-se a nivel mundial |
Namibe - A TAAG (Linhas Aéreas de Angola) apresentou hoje, quinta-feira, no Namibe, o novo projecto da companhia que visa dar outra dinâmica aos seus serviços para atingir a excelência operacional e comercial.
O plano, apresentado aos chefes de escalas nacionais, poderá dar uma nova dinâmica aos serviços da TAAG em termos de eficiência operacional.
O membro da comissão de gestão da TAAg, Rui Carreira, disse aos órgãos de comunicação social local que o novo plano visa a transformação e motivação do pessoal e serviços prestados aos clientes.
Em 2009, informou, a TAAG incidiu toda a atenção ao estabelecimento da credibilidade técnica da empresa do ponto de vista da segurança de voo e operacional.
Este ano e nos seguintes, a sua acção incidirá, essencialmente, na melhoria da prestação de serviços aos clientes.
"Melhor prestação de serviço aos nossos clientes é o nosso lema. Queremos oferecer a eles (passageiros) um serviço personalizado e mais direccionado", sublinhou.
Acrescentou que a credibilidade técnica operacional da companhia foi alcançada com obtenção do primeiro certificado nacional passado pelo ENAVIP (entidade aeronáutica nacional), com a retomada de voos para a Europa e ainda com a obtenção do certificado Yoza que é uma auditoria de segurança operacional da IATA.
Garantiu existir segurança nos serviços da TAAG, por isso, a compamhia teve avaliação positiva em várias auditorias.
Abordando sobre o incumprimento de horários e cancelamento de voos, disse que a empresa já fez um diagnóstico profundo de todas as causas de irregularidades e considera ser necessário tomar decisões.
angola press
A Secretaria de Segurança de Voo do SNA repassa resposta do CENIPA sobre a pista de Curitiba:
“Em relação ao ofício encaminhado à Infraero sobre as condições da pista do Aeroporto de Curitiba, vimos informar que já iniciamos contratação de mão-de-obra especializada para realizar o processo de recomposição de pavimento de toda a extensão da pista 15/33 do SBCT. Veja abaixo o cronograma do processo de contratação/execução da obra.
Até a conclusão da programação descrita no cronograma e comprometida com o Sistema de Segurança de Aviação Civil, a Infraero adotou medidas e procedimentos que garantem a segurança das operações, a saber:
- Aprimoramento da inspeção operacional, realizada quatro vezes ao dia com a observação das condições superficiais do pavimento;
- Recomposição imediata de qualquer irregularidade no pavimento da pista 15/33;
- Medição mensal do coeficiente de atrito da pista;
- Descontaminação do pavimento, caso seja observado perda do coeficiente de atrito, conforme parâmetros de segurança estabelecidos pela Resolução nº88 da ANC e IAC 4302.”
Atenciosamente,
Divisão de Prevenção e Controle - CENIPA
SNA
Dias felizes para a Air Asia ,que aparece com a notícia de que seu canal móvel está aparentemente, quebrando recordes de reservas a partir de um telefone.
A companhia estima que durante uma recent e promoção ,projetada para empurrar e alavancar os consumidores a fazerem suas reservas via web e celulares , levou a "centenas de milhares de Ringgit da Malásia" intervalo durante um único dia.
AirAsia não vai divulgar os números exatos, mas está confiante de que um marco foi alcançado.
Gerry Samuels, fundador do provedor de telefonia móvel do sistema AirAsia, disse que a partir de suas discussões com muitas companhias aéreas , parece que os volumes obtidos estão, certamente, quebrando recordes.
Os cursos são voltados ao público externo e têm a finalidade de preparar examinadores da aviação civil para realizar verificações de proficiência técnica de tripulantes pelo RBHA 91, RBHA 135, RBAC 121, RBHA 141 e RBHA 142.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail capacitacao.gpno@anac.gov.br. São cinquenta vagas disponíveis.
Poderão participar pilotos instrutores de empresas aéreas, escolas de aviação civil, centros de treinamento, aeroclubes e órgãos de segurança pública.
Confira o calendário dos cursos:
Conteúdo programático
Aspectos técnico-operacionais:Projeto que aumenta capital estrangeiro na aviação entra em pauta antes do recesso
A participação de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras pode subir de 20% para 49%. O aumento está previsto em projeto que atualiza o Código Brasileiro de Aeronáutica, submetido ontem a debate, na Câmara. O relator do Projeto de Lei que aumenta a participação de capital estrangeiro, deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), afirmou que pretende apresentar seu relatório no dia 25 deste mês. Em seguida, o projeto deve ser votado no plenário antes do recesso de julho.
A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, que participou ontem das discussões, disse que o aumento da participação de capital estrangeiro vai fortalecer as empresas brasileiras, aumentando as opções dos passageiros e possivelmente reduzindo o preço das passagens.
Entre as principais mudanças que o Código pode sofrer estão o aumento do capital estrangeiro nas companhias aéreas nacionais, rapidez no ressarcimento do extravio de bagagem e aumento de multa para companhias em caso de overbooking (venda de passagens em número superior à capacidade da aeronave).
Até a data de entrega do relatório, o relator pretende realizar mais 4 audiências públicas para ampliar a discussão.
O diretor-adjunto de Relações Parlamentares da Agência Brasileira de Viagens (Abav), João Quirino Junior, também participante da audiência pública, afirmou que o aumento de capital estrangeiro promoverá a competitividade das empresas, melhorando os serviços prestados.
Participaram ontem da audiência pública na Câmara dos Deputados a Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (anac), Solange Vieira, O chefe do Departamento de Política de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Fernando Soares e o diretor-adjunto de Relações Parlamentares da Agência Brasileira de Viagens (Abav), João Quirino Junior.
VALOR ECONÔMICONa passada terça-feira, Ruben van Assouk foi o único sobrevivente de um acidente de aviação que matou as outras 103 pessoas a bordo (92 passageiros e 11 tripulantes), na Líbia. Ruben, de oito anos, sofreu múltiplas fracturas nos membros inferiores, mas conseguiu sair com vida do acidente.
Mas o (afortunado?) rapaz ão foi o único a sobreviver à brutalidade da queda de um avião: A 30 de Junho de 2009 Bahia Bakary, uma menina francesa de 13 anos, foi a única sobrevivente quando um Airbus A310 da companhia Yemenia, que fazia a travessia entre Sanaa e Comoros, se despenhou no oceano Indico. Morreram 152 pessoas. Bahia foi projectada para a água e conseguiu sobreviver agarrada a destroços. O auxílio só chegou nove horas depois.
Francesca Lewis de 13 anos sobreviveu dois dias, presa ao banco de avião em que viaja, numa selva remota no Panamá. O acidente aconteceu no dia 24 de Dezembro de 2007, quando o avião se despenhou ao encontrar uma tempestade. Vestia apenas calções e camisola e tinha um braço partido. Mesmo assim conseguiu sobreviver à hipotermia.
Em 2008 foi a vez de um menino sudanês de apenas dois anos, Mohammed el-Fateh Osman, ser o único sobrevivente da queda de um Boeing 737 em Port Sudan. Morreram 115 pessoas. O menino sofreu queimaduras na cara e foi encontrado por um nómada.
Erika Delgado perdeu os pais e o irmão quando o avião em que viajavam caiu perto de Bogotá. O acidente aconteceu a 11 de Janeiro de 1995 e causou 51 vítimas mortais. Foi encontrada por um agricultor a quem confessou que Deus lhe tinha dito para ficar quieta até chegar ajuda. Tinha apenas nove anos quando o acidente aconteceu.
A 16 de Agosto de 1987, um avião embateu num poste de electricidade pouco depois de ter descolado, acabando por se despenhar no subúrbio de Romulusa. Morreram 158 pessoas. Duas estavam a caminhar na rua. Cecelia Cichan tinha quatro anos e viajava com a família. Sobreviveu mas com queimaduras graves. Cichan criou um site que funciona como memorial de vítimas de acidentes de aviação. No site pode ler-se que apesar de não se lembrar bem do acidente, não há um dia que não recorde as pessoas que viajavam no voo 225.
Vesna Vulovic sobreviveu a uma queda de 10 mil metros quando o avião onde viajava explodiu no ar. O mergulho, que consta no livro de recordes do Guinness, aconteceu no dia 26 de Janeiro de 1972. Vulcovic foi sagrada heroína no bloco soviético. Há quem defenda que o acontecimento foi fabricado. A primeira coisa que pediu quando foi encontrada foi um cigarro.
Juliane Koepcke tinha 17 anos quando o avião em que viajava com a mãe se despenhou sobre a floresta amazónica. Morreram 91 pessoas no acidente que aconteceu no dia 24 de Dezembro de 1971. Sobreviveu 10 dias, entre piranhas e crocodilos, com uma clavícula partida e várias lacerações graves até receber auxílio. Hoje é bibliotecária em Munique na Alemanha.
Em 1960, dois jactos de passageiros colidiram em Nova Iorque. O único sobrevivente foi Stephen Baltz, um menino de Illinois, na altura com apenas 11 anos. Apesar de ter falecido no dia seguinte, devido a graves queimaduras e excesso de fumo inalado, ainda conseguiu descrever o acidente.
aeiou
A vítima relatou que o furto possa ter ocorrido ontem de madrugada. A polícia trabalha com a hipótese do ladrão ter entrado pelo telhado e nenhum suspeito foi detido até agora. Não foi confirmado se outras peças foram levadas da empresa.
Em Sorriso há várias aeronaves agrícolas usadas para pulverização em fazendas.
só noticias
Bimotor caiu em terreno de colégio em bairro da capital amazonense |
O piloto do avião da Al Afriqiyah que caiu na quarta-feira perto de Trípoli, com um saldo de 103 mortos e um único sobrevivente, não assinalou nenhum problema técnico na aeronave antes do acidente, informou nesta sexta-feira (14) o presidente da comissão investigadora, Neji Dhau.
"O piloto não assinalou problema algum. Até o último momento, as coisas transcorreram normalmente entre o piloto e a torre de controle", declarou Dhau.
"O que posso confirmar no momento é que o avião se chocou no chão ante de chegar à pista", acrescentou, precisando que os investigadores não descartam nenhuma hipótese no momento.
Segundo as convenções internacionais, a Líbia deve coordenar a investigação, na qual também participa o país construtor da aeronave comprada pela companhia líbia Al Afriqiyah, neste caso a França.
A comissão investigadora está integrada principalmente por dois especialistas franceses do Birô de Investigações e Análises (BEA, um organismo francês), cinco funcionários do construtor aeronáutico Airbus, assim como investigadores líbios, sul-africanos e observadores holandeses.
Nesta sexta se unirão a esta comissão especialistas americanos do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB), já que o motor e o sistema de navegação do avião acidentado são de fabricação americana.
Por outro lado, a companhia aérea anunciou que a bordo do avião se encontravam 67 holandeses, 13 sul-africanos e 13 líbios, incluindo 11 tripulantes.
O Airbus A330 procedente de Johannesburgo também transportava quatro belgas, dois austríacos, um alemão, um britânico, uma francesa e um zimbabuano, segundo comunicado da empresa publicado em seu site.
A nacionalidade de um dos passageiros ainda não foi determinada.
Apenas um menino holandês de 9 anos sobreviveu ao acidente. Ele quebrou as duas pernas, foi hospitalizado e se encontra bem.
O menino Ruben, natural de Tilburg (sul da Holanda), voltava de um safári na África do Sul com o irmão Enzo, de 11 anos, a mãe Trudy, 41, e o pai Patrick, 40, todos mortos na tragédia.
"A Al Afriqiyah expressa sua gratidão a todos os que transmitiram suas condolências às vítimas e agradece ao pessoal do aeroporto que participou na busca das vítimas", concluiu o comunicado.
G1
As autoridades islandesas vão manter o aeroporto fechado ao tráfego aéreo e desviaram para o aeroporto de Akureyri, no norte do país, voos que chegaram dos EUA esta sexta-feira.
A nuvem de cinzas movimenta-se agora em direcção oeste e sudoeste e alcançou nas últimas horas, pela primeira vez desde o início da erupção há um mês, localidades situadas a oeste do vulcão, como a de Selfoss.
A erupção do vulcão continua estável, e a nuvem de cinza e gás subiu até seis mil metros de altitude devido a ventos fortes e a uma corrente de ar instável procedente do sul da Islândia, informou o Instituto Meteorológico Islandês.
SAPO.PT
US-TRANSPORT-AIR-STORAGE
A US Airways anunciou nesta quinta-feira que deu por terminadas as negociações iniciadas com o objetivo de se fundir com a United Airlines, apesar de considerar que o processo de consolidação do setor deve continuar.Ambas empresas haviam anunciado há algumas semanas o início de conversações, em meio a uma série de medidas adotadas pelo setor em sua batalha contra o alto custo do petróleo e as consequências da crise mundial. As duas companhias aéreas reclamaram publicamente políticas para consolidar o setor.
AFP
A Polícia Federal de Pernambuco vai apresentar na manhã desta sexta (14), no aeroporto internacional do Recife, o aparelho de escaneamento corporal denominado “Body Scan”. O dispositivo, fabricado por uma empresa alemã, é capaz de detectar drogas, armas e explosivos eventualmente escondidos em cavidades, em partes íntimas ou amarrados ao corpo das pessoas.
jcA empresa Boeing revelou o seu mais recente projeto. Batizado de Phantom Ray, é um avião a jato de 11 metros de comprimento, 15 metros de envergadura e que consegue voar em uma altitude superior a 12 mil metros, em uma velocidade de 988 km/h. O jato foi desenhado para ser de difícil detecção por radares e o motor fica instalado bem profundamente dentro da fuselagem, para ser mais difícil a detecção por calor em infravermelhos. Seu grande trunfo, contudo, é ser controlado remotamente, o que tira o piloto do perigo e permite manobras que um piloto humano não resistiria ao executar. O avião pode ser alternativa para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento. O Phantom Ray foi desenvolvido em dois anos e está agendado para testes no meio do ano, com lançamento oficial no mercado em dezembro.
RIO - Depois de sucessivos adiamentos, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta terça-feira que pretende encaminhar na próxima semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o relatório técnico sobre a aquisição de caças para renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).
No ano passado, o Brasil abriu licitação para a compra de 36 aviões de combate num acordo que pode superar os 4 bilhões de dólares. A negociação pode, eventualmente, subir para 100 caças.
Estão na disputa o caça Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18 fabricado pela norte-americana Boeing.
-Estou terminando este relatório. É algo complicado. Espero terminar na semana que vem a fase de exposição de motivos para encaminhar ao presidente - disse Jobim, após participar da troca de generais no Comando Militar do Leste no Rio de Janeiro.
Jobim reconheceu que o processo de escolha dos caças está atrasado.
- Eu tenho viajado muito. É verdade - acrescentou o ministro, que acredita que o processo de escolha por Lula deve ocorrer ainda neste primeiro semestre.
Recentemente, Jobim afirmou que a FAB optou pelos caças franceses após análise técnica da aeronave. Ao ser questionado sobre a escolha nesta terça-feira, o ministro desconversou.
- Cada dia com a sua agonia - afirmou.
Lei da Anistia
O ministro minimizou a decisão da Corte de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) de julgar a Lei da Anistia do Brasil. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela manutenção da atual Lei da Anistia, julgando improcedente a ação apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a aplicação da lei aos torturadores do regime militar.
- A decisão da Corte da OEA não tem efeitos internos. O que importa sobre a anistia está definido pelo Supremo Tribunal Federal, que é uma corte superior à da OEA - disse Jobim.
A Lei da Anistia, de agosto de 1979, beneficiou aqueles que teriam cometido crimes políticos ou por motivação política entre setembro de 1961 e agosto de 1979. Entre eles, os que tiveram direitos políticos suspensos e representantes sindicais punidos pela legislação vigente no regime militar, que vigorou no país entre 1964 e 1985.
O GLOBO