Problema envolve 13 das 25 obras programadas e afeta oito cidades-sede
Pesquisa realizada pelo Portal 2014 entre as doze cidades-sede do Mundial mostra que a Infraero, empresa que administra a infraestrutura aeroportuária do país, adiou os investimentos em nove dos treze aeroportos internacionais que receberão os turistas durante o evento. Somadas, as intervenções adiadas chegam a R$ 3 bilhões, 68% do que será investido na modernização ou ampliação de terminais de passageiros ou na infraestrutura para pouso e decolagem de aeronaves nas capitais da Copa.
O Ministério do Esporte calcula que 600 mil turistas estrangeiros e 3,1 milhões brasileiros circularão no país durante o Mundial. Devido à distância entre as sedes da competição, os torcedores privilegiarão o transporte aéreo.
Desde que o Brasil foi escolhido para sede do Mundial, em 2007, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) pedem pressa ao governo federal. Para os organizadores, a infraestrutura aeroportuária é o principal calcanhar de aquiles da preparação brasileira, superando mesmo o atraso na construção dos estádio. O medo é que os constantes adiamentos da Infraero tragam de volta justamente durante a Copa os apagões aéreos de 2006, quando acidentes e greves de funcionários colocaram em evidência os gargalos do setor aéreo.
Nem mesmo as três sedes que disputam a abertura do Mundial escaparam dos adiamentos. Os aeroportos internacionais de Belo Horizonte (Confins), Brasília (Juscelino Kubitschek) e São Paulo (Guarulhos/Cumbica), que concentrarão a maior parte do embarque e desembarque de turistas ao longo da Copa, têm obras atrasadas.
Os aeroportos de Manaus, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre e Campinas também enfrentam problemas para tocar as obras. Apenas Salvador, Rio de Janeiro (Galeão), Recife e Natal (S. Gonçalo do Amarante) estão em dia com as datas fixadas pela Infraero.
O levantamento se baseou em dois cronogramas da Infraero divulgados em março e maio deste ano (veja tabela), o último com alterações substanciais noa prazos de obras. A reportagem também ouviu a superintendência dos aeroportos pesquisados. Ao todo, são treze obras que continuam no papel devido a revisões e atrasos no processo de licitação ou mudanças nos projetos.
São Paulo, Brasília e Belo Horizonte
Um dos casos mais graves é o do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que no ano passado operou acima da capacidade. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), o fluxo de Cumbica chegou a 21,6 milhões de passageiros em 2009, ultrapassando em 1,1 milhão a capacidade. A construção do terceiro terminal, no entanto, está marcada para maio de 2012.
O início da construção do sistema de pista e pátio de Cumbica estava previsto para janeiro de 2005, mas não avançou. O Tribunal de Contas da União encontrou indícios de sobrepreço e paralisou a obra em 2008. Após revisão do órgão, o valor da obra caiu de R$ 370,5 milhões para R$ 232,5 milhões.
Outro aeroporto que opera acima da capacidade é o Juscelino Kubitschek, em Brasília. No entanto, uma revisão no projeto adiou a primeira fase da ampliação sul do terminal de passageiros de fevereiro de 2009 para setembro de 2010. Segundo o Snea, o JK passou em 22% sua capacidade no ano passado, chegando a 12,2 milhões de passageiros.
Prazo: até 2013
Apesar dos adiamentos, o superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero, Jonas Maurício Lopes, declarou na semana passada que a reforma ou modernização dos aeroportos estarão prontas até dezembro de 2013. “Todos os dezesseis aeroportos localizados nas doze cidades-sede da Copa de 2014 estarão em condições de atender plenamente as demandas exigidas pelo megaevento esportivo até dezembro de 2013", confirmou Lopes.
Nota divulgada pela Infraero detalha um pouco mais os números e afirma que 18 das 25 intervenções nos aeroportos internacionais da Copa ficarão prontas entre 2010 e 2012. "O restante dos empreendimentos ou já está com projeto pronto ou não precisará de projeto, como é o caso dos módulos operacionais – por se tratar de fornecimento e instalação de equipamentos de mercado", diz a empresa na nota.
OBRAS ATRASADAS | |||||||
Aeroporto | Obra | Custo inicial (mi/R$) | Data de início e conclusão previstas 1° prazo | Novo custo (mi/R$) |
Data de início e conclusão previstas novo prazo
| Motivo dos atrasos | Situação atual |
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos | Construção do sistema de pista e pátio |
370,5
| Janeiro de |
232,5
| Agosto de | Revisão financeira do TCU | Obra parada -contratação do IPT para realizar perícia judicial |
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos | Construção da pista de táxi - saída rápida | 19 | Janeiro de 2010 Dezembro de 2011 | 10 | Setembro de 2010 Junho de 2011 | Atraso no projeto básico e executivo | Projeto básico e executivo em elaboração |
Aeroporto Internacional de Manaus – Brigadeiro Eduardo Gomes | Reforma e ampliação do terminal de passageiros | 358,2 | Janeiro de 2009 Fevereiro de 2014 |
326,4
| Fevereiro de 2011 | Atraso no projeto básico | Elaboração do projeto básico (31% pronto) |
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (DF) | Fase 1 da ampliação sul do terminal de passageiros | 892,12 | Fevereiro de 2009 Abril de 2013 | 732,4 | Informação não divulgada | Atraso nos projetos básico e executivo | Elaboração dos projetos básico e executivo (30% prontos) |
Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (MG) | Reforma e modernização do terminal | 224,6 | Fevereiro de 2009 Outubro de 2013 | 231,9 | Setembro de 2010 Outubro de 2013 | Atraso no projeto básico | Projeto básico em elaboração (55% prontos) |
Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (MG) | Reforma e ampliação da pista de pouso e pátios | 162,4 | Abril de 2010 Outubro de 2013 | 166,9 | Julho de 2011 Outubro de 2013 | Atraso no processo licitatório | Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo |
Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba – Afonso Pena | Ampliação do pátio e pista de táxi | 31,2 | Junho de 2009 Março de 2011 | 8,2 | Novembro de 2010 Agosto de 2011 | Atraso no projeto básico e executivo | Elaboração dos projetos básico e executivo (67% prontos) |
Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba – Afonso Pena | Ampliação do terminal de passageiros | 38,9 | Abril de 2010 Julho de 2013 | 40,2 | Janeiro de 2012 Julho de 2013 | Atraso no processo licitatório | Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo |
Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins | Ampliação do Terminal de Passageiros |
263,7
| Setembro de | 275,7 | Junho de 2011 Junho de 2013 | Atraso no projeto básico | Elaboracão do projeto básico (25%) |
Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá– Marechal Rondon | Reforma e ampliação do terminal de passageiros |
85,3
| Dezembro de 2009 Julho de 2013 | 87,5 | Janeiro de 2012 Julho de 2013 | Atraso no processo licitatório | Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo |
Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho | Ampliação do terminal de passageiros e pátio | 360,2 | Abril de | 345,8 | Julho de 2011 Junho de 2013 | Atraso no processo licitatório | Elaboração do termo de referência pela Infraero para licitação dos projetos básico e executivo |
Aeroporto de Campinas/São Paulo - Viracopos | Reformas e construção de terminais | 740 | Julho de 2011 Maio de 2014 | 571 | Dezembro de 2011 Novembro de 2013 | - | Elaboração do termo de referência para contratação dos projetos básico e executivo |
OBRAS DENTRO DO PRAZO | ||||||
Aeroporto | Obra | Custo inicial (milhões/R$) | Data de início e conclusão previstas 1° prazo | Novo custo (milhões/R$) |
Data de início e conclusão previstas novo prazo
| Situação atual |
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos | Construção do 3°terminal de passageiros |
1,01 bi
| Maio de |
653,8
| Agosto de | Obras previstas para agosto de 2011 |
Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos |
Construção de módulos operacionais
| 55,7 | Fevereiro de | - | - | Obras previstas para fevereiro de 2011 |
Aeroporto de Campinas/São Paulo - Viracopos | Implantação de módulo | 5 | Outubro de 2010 Dezembro de 2011 | - | - | Obras previstas para outubro de 2010 |
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (DF) | Implantação de módulos operacionais | 4 | Agosto de 2012 Junho de 2013 | - | - | Obras previstas para agosto de 2012 |
Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães | Construção da torre e ampliação do pátio e terminal | 43,3 | Março de 2011 junho de 2013 | 44,4 | - | Obras previstas para março de 2011 |
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão/Antônio Carlos Jobim | Reformas e construção de terminais | 648,4 | Setembro de 2008 Setembro de 2012 |
566,5
| - | Obras em andamento |
Aeroporto Internacional de Pernambuco - Gilberto Freyre | Construção da torre de controle | 19,7 | Maio de 2011 Abril de 2012 | 19,2 |
-
| Obras previstas para maio de 2011 |
Aeroporto Internacional de Natal - São Gonçalo do Amarante | Construção do pátio e pista de pouso e decolagem | 95 | Junho de 2004 Novembro de 2011 | - | - | Obras em andamento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário