Antes que me perguntem, tivemos a "informação de cocheira", portanto nada ainda oficial, mas como dizem por aí , onde há fumaça , há fogo.
Segundo relatos a Trip estará selecionando Comissários de Voo em Campinas nos dias 06, 07 e 08 de Outubro.
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
Hoje, quinta-feira, 1º de outubro, começou a operar oficialmente a nova operadora Olímpics Ailines
Depois de um longo processo de privatização da empresa estatal agora denominada Olympic Airlines, manteve o quadro funcional (algo em torno de 5.000 empregados) e também é responsável pela manutenção 21 aeronaves.
Em 29 de Setembro realizou o primeiro voo, porém sua estréia com inauguração oficial foi realizado hoje.
Além de seus tradicionais voos para Atenas a nova companhia irá operar 17 rotas internas e outras 19 rotas internacionais, devido a privatização dispensou-se 48 rotas da antiga Olympic Airlines.
A AIR COMET , companhia aérea espanhola, há vários meses está enfrentando graves dificuldades econômicas e financeiras devido à crise que afeta o sector da aviação em geral.
Hoje a empresa está em uma situação extrema e fontes do setor alegam que Gerardo Díaz Ferrán, presidente da companhia, começou a se conectar com os concorrentes para tentar encontrar potenciais compradores.
Por agora, estes contatos estão em uma fase inicial, portanto, não há dados confiáveis, mas parece que existe um forte contato com a Spanair.
A venda da Air Comet poderia pôr fim à atual e gritante situação de falta de liquidez que a Air Comet está atravessando, assim como várias greves no ar que têm ocorrido nos últimos meses.
A Sol Linhas Aéreas, nova empresa de aviação regional com sede no Paraná, iniciou ontem (31) a venda de passagens para as rotas que atenderão as cidades de Cascavel, Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu.
O voo inaugural acontece no dia 12 de outubro, saindo de Cascavel, com destino a Curitiba. Inicialmente, a empresa terá três voos diários de ida e volta entre Cascavel e a capital.
O empresário Marcos Solano, presidente da empresa, afirma que a Sol chega para contribuir com a integração e o desenvolvimento da região. “Nossa meta é voar com 75% dos lugares ocupados”, enfatizou.
A companhia paranaense vai operar com uma aeronave turboélice, fabricada na República Tcheca. O avião, modelo Let 410, tem capacidade para 19 passageiros. A empresa pretende operar com cinco aeronaves até dezembro e expandir as rotas para as cidades de Pato Branco, Londrina, Guarapuava, Francisco Beltrão, Umuarama e Chapecó.
Avião Revue
O presidente do conselho diretor e CEO da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, assina hoje (1/09), em Petrópolis, um convênio com a General Eletric para manutenção de turbinas de suas aeronaves. O trabalho será desenvolvido pela Celma, empresa com sede na cidade de Petrópolis, que presta serviços à GE.
O convênio contará com a presença do presidente da GE para o Brasil, João Geraldo Ferreira, do presidente da Celma GE, Marcelo Soares e diretores da Azul.Airbus comemora aprovação de combustível 50% sintético A conquista abre caminho para o combustível 100% sintético |
A Airbus dá boas vindas à última etapa da aprovação do uso de 50% de combustível sintético na aviação comercial pela ASTM International*, uma das maiores organizações de desenvolvimento de padrões voluntários do mundo. Os combustíveis sintéticos líquidos para aeronaves podem ser produzidos a partir de biomassa, gás natural ou carvão e são conhecidos como combustíveis xTL.
“Esse importante marco abre caminho para a mistura de 100% xTL produzida inteiramente com matéria prima orgânica como, por exemplo, sobras de serragem”, disse Christian Dumas, Vice-Presidente de Desenvolvimento Sustentável e Eco-Eficiência da Airbus. “Essa nova especificação é um grande passo rumo à redução do impacto ambiental causado pela indústria da aviação e representa uma conquista significativa para o planejamento de combustíveis alternativos da Airbus”, acrescentou.
A área de combustíveis alternativos da Airbus estima que aproximadamente 30% do combustível de aviação que será utilizado em 2030 poderá ser composto por biocombustível sustentável se o cultivo de matéria-prima não alimentar de alta produtividade alcançar maturidade até a metade da próxima década.
Um grande passo no processo de introdução progressiva dos combustíveis alternativos ocorreu em 1° de fevereiro de 2008 quando, pela primeira vez na história da aviação comercial, uma aeronave civil (Airbus A380) equipada com motores Rolls-Royce, voou utilizando uma mistura composta de 40% de combustível sintético derivado de gás natural GTL fornecido pela Shell.
A Airbus acredita na cooperação internacional e entre indústrias para o desenvolvimento de combustíveis alternativos e sustentáveis. A empresa e seus parceiros já percorreram um longo caminho no estudo de combustíveis alternativos. Além de compartilhar suas pesquisas sobre o tema com parceiros europeus (CALIN, Alfa-Bird), em novembro de 2007, a Airbus, juntamente com a Qatar Airways, Qatar Petróleo, Qatar Combustíveis, Parque de Ciências e Tecnologia de Qatar, Rolls Royce e Shell Cia. Ltda. de Petróleo Internacional, assinaram um acordo para pesquisar, em detalhes, os benefícios operacionais e ambientais gerados pelo uso do combustível GTL na aviação.
Defesa Net
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, presidiu na última sexta-feira, dia 18 de setembro, a solenidade que comemorou os 113 anos de nascimento do Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira. O evento teve a presença de autoridades da Marinha, Exército, Supremo Tribunal Militar e Forças Auxiliares. Foi no então Campo dos Afonsos, em maio de 1931, que o Marechal se tornou o primeiro comandante do Grupo Misto de Aviação.
Durante a solenidade, aeronaves C-130 e P-95, da FAB, fizeram sobrevoos. Um desfile militar contou com a presença do Colégio Newton Braga, entidade apoiada pelo Comando da Aeronáutica, e pelo Projeto Colibri, programa sócio-educativo implantado pela BAAF, além das unidades sediadas na Base Aérea dos Afonsos. Sobrevoaram o Lendário Campo dos Afonsos dois C-130 Hércules e dois P-95 Bandeirante Patrulha. Ainda, para compor um cenário de volta ao passado, uma aeronave K-263 “Curtiss Fledgling” e um veículo modelo Itamaraty Executivo compuseram o cenário do desfile da tropa, respectivamente a aeronave que deu início ao CAN e o veículo que atendeu ao então Ministro da Aeronáutica Eduardo Gomes em 1967.
O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito passou em revista à tropa e, depois da execução do toque de Marechal-do-Ar, depositou flores no busto de Eduardo Gomes. O busto e a insígnia ficaram sob a guarda de cadetes da Academia da Força Aérea.
ANR
Mooney M20 similar a aeronave acidentada.
Um pequeno avião caiu perto de Muncie, Indiana ontem (30 de setembro de 2009),
após o piloto, aparentemente,ter perdido a consciência no controle da aeronave.
O piloto era o único ocupante do 2003 Mooney M20M (registo N400DE) quando ela caiu em um campo agrícola.
Ele não sobreviveu ao acidente.
O piloto tinha deixado de responder ao controle de tráfego aéreo , O acidente ocorreu às 12:30 . A aeronave está registrada para David Eyde.
O avião partiu Gerald Ford International Airport (GRR) em Grand Rapids, Michigan às 9:43 AM EDT e rumou para o norte para Traverse City, MI antes de voltar ao sul e em direcção MIE. na em que parte do vôo, o piloto parece ter perdido a consciência, quer por razões médicas (como um ataque cardíaco) ou devido à falta de oxigênio.
O F-16 da Guarda Nacional Aérea interceptou a aeronave e observou o piloto estava caído em seu assento quando o avião circulou perto FL250 (aproximadamente 25.000 pés). O avião continuou a voar por conta própria por quase uma hora antes de colidir com o campo.
A preferência da Embraer pelos caças suecos Gripen, tão criticada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, não é nova. Há exatos dez anos, quando o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso abriu a concorrência para escolher o novo caça da Força Aérea Brasileira, a empresa produziu um relatório técnico a pedido da Aeronáutica apontando as qualidades e problemas dos concorrentes. O destaque foi o Gripen, que competia na época com os russos Mig e Sukhoi e com o francês Mirage 2000, da Dassault. Os americanos F-16 e F-18 eram carta fora do baralho porque o governo americano não permitia a transferência de tecnologia. Meses depois, a Embraer firmou uma sociedade com um consórcio formado pelas francesas Thales, Dassault e Snecma. Naquela ocasião, os concorrentes fecharam parcerias com empresas locais. Obviamente a escolhida da Dassault foi a Embraer. E a preferência da Embraer passou a ser os Mirage 2000.
O governo mudou, a concorrência foi adiada e agora, dez anos depois e já sem os franceses na sociedade, a Embraer volta a preferir os Gripen. Ao contrário do que pensa Jobim, um declarado defensor dos Rafale da Dassault, a Embraer tem motivos para opinar sobre qual caça ela prefere. Pelo que prevê o edital de concorrência, seja quem for o vencedor ele terá de firmar uma parceria com a Embraer para transferência de tecnologia. Não bastasse esse motivo, a Dassault é uma rival importante da Embraer no mercado mundial de aviação executiva. Hoje cambaleante, graças à crise mundial, a Dassault depende dos bilhões de dólares que o governo brasileiro pode pagar pelos Rafale para se reerguer. Colaborar com a recuperação da companhia francesa não vai ajudar os milhares de brasileiros que foram demitidos pela Embraer no início do ano a reaver seus empregos.
Já a Força Aérea Brasileira tem opiniões divididas. Os pilotos, que gostam de aviões possantes, grandes e bem-sucedidos em operações de combate preferem os F-18 da Boeing. Já o comando da Aeronáutica tem dito em conversas reservadas que prefere os Gripen. Os Rafale só encontram o apoio de Lula e Jobim. Mas talvez seja o deles que importa.
Poder Aéreo
A Air France/KLM desistiu oficialmente de participar da concorrência para a escolha de novos investidores na CSA Czech Airlines, da República Tcheca. Hoje a empresa checa é majoritariamente controlada pelo Governo do país (91,5%), mas as autoridades locais buscam investidores privados que desejem assumir o controle acionário da companhia.
Aviação Comercial
Estão abertas as inscrições para o Programa Trainee 2010 da Líder Aviação para a Unidade de Operações de Helicópteros e Diretoria Financeira.
As inscrições podem ser feitas através do site www.lideraviacao.com.br ou www.hunting.com.br, até o dia 25 de outubro de 2009.
Os candidatos devem ter formação superior concluída entre julho/2007 a dezembro/2009, nos cursos de Engenharia Aeronáutica; Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Economia; Ciências Contábeis ou Administração de Empresas.
É necessário ter domínio de informática (pacote Office), inglês fluente, disponibilidade para trabalhar nas cidades de Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, São Tomé/RJ, Vitória/ES e Navegantes/SC.
Os candidatos selecionados receberão remuneração e benefícios compatíveis com o mercado. O programa tem duração de 09 meses, período em que os trainees participam de treinamentos nas principais bases da empresa e desenvolvem projetos.
Com mais de 50 anos de experiência no mercado, a Líder Aviação oferece soluções completas e personalizadas em aviação executiva com segurança, agilidade e qualidade. Presente nos principais aeroportos.
Fator Brasil
A Netjets Transportes Aéreos (NTA) confirma, em declaração enviada aos trabalhadores com os quais pretende rescindir o vínculo laboral, a decisão de reduzir, em cerca de 16%, o seu quadro de pessoal, o que poderá afetar uma centena de pessoas em Portugal. Na Europa, esta redução de efectivos não deverá ir além dos 5%.
O Expresso apurou junto a fontes sindicais que a empresa está a propor indenizações de dois meses de salário por cada ano de trabalho, a todos os funcionários que aceitarem a proposta de rescisão voluntária, até ao dia 10 de Outubro. Passada essa data, a NTA avançará com um processo de despedimento coletivo, pagando apenas um mês por cada ano de trabalho, conforme estipula a lei."As condições económicas globais levaram a uma diminuição de actividade aérea da NTA. A sociedade verificou um aumento significativo da sua actividade entre 2006 e 2008 e de forma a poder responder à procura dos seus serviços nesse período, aumentou o seu quadro de pessoal em todas as áreas e departamentos. Em Setembro de 2009, tinha um total de 606 trabalhadores", pode ler-se na declaração apresentada aos funcionários.
Exame Expresso
Um grupo de 250 pessoas participou na tarde de ontem (30/09) de uma simulação de atendimento a vítimas de acidente aéreo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O Exercício de Emergência e Acidente Aéreo Completo (Exeac), organizado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foi realizado em um ponto próximo da pista de pousos e decolagens e contou com representantes de diversos órgãos nacionais, estaduais e municipais. O objetivo foi testar as atuais condições de atuação das equipes de socorro e corrigir possíveis falhas.
Considerado uma das grandes alternativas para desafogar o tráfego aéreo brasileiro, e com sua ampliação sendo definida, Viracopos provou que também conta com um sistema bem organizado de ação em caso de acidentes. Prova dessa estrutura é que, mesmo com a ação acontecendo, o aeroporto continuou com seu movimento normal.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que essa atividade seja realizada anualmente em todos os aeroportos do País. O simulado prepara e avalia todo o planejamento de cada local para a atuação dos órgãos que trabalham com a segurança dos terminais. A ação também serve para avaliar a capacidade de atuação do poder público.
O exercício partiu da ideia de que uma aeronave de grande porte se aproximava com o trem de pouso travado e, por esse motivo, teria de fazer uma aterrissagem forçada. A bordo, estariam 90 passageiros. Nos tanques do avião, 8 mil quilos de combustível.
Uma aeronave real foi utilizada na atividade. Equipes e veículos se deslocaram para o lugar onde ela estava estacionada e iniciaram os procedimentos. Pessoas fizeram o papel de passageiros para dar mais autenticidade à ação. Alguns até gritavam de dor e pediam socorro. Integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e socorristas do Corpo de Voluntários de Emergência, formado por funcionários das empresas que operam dentro e na região de Viracopos, prestaram o atendimento. Esses voluntários passaram por uma semana de treinamento. Após o término, o saldo foi positivo.
Cosmo Online
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou em Copenhague (Dinamarca), nesta quarta-feira, dia 30, da nova aeronave batizada de Bartolomeu de Gusmão, o VC-2. Na chegada, o presidente foi a cabine de comando e mostrou a Bandeira Nacional.
A nova aeronave, operada pelo Grupo de Transporte Especial (GTE), foi recebida pelo Governo Brasileiro, na última sexta-feira, em solenidade na Base Aérea de Brasília com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
CECOMSAER
Parece uma cena de um filme de Hitchcock e é, na verdade, assustador. Um grande grupo de pássaros parece "atacar" um avião da Germania Airlines que decola do aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha, com 80 pessoas a bordo, rumo a Kosovo. Na foto dá para ver manchas de sangue na fuselagem e na entrada da turbina direita da aeronave. Acredita-se que dezenas de aves tenham sido sugadas pela turbina, o que colocou seriamente o avião sob risco de queda ao atingir cerca de 360 quilômetros por hora.
O piloto reportou danos no motor à torre de controle e aterrissou com segurança 45 minutos depois de voar em círculos.
Um "ataque" similiar levou à aterrissagem forçada de um avião no Rio Hudson (EUA) em janeiro deste ano: todos os 115 passageiros sobreviveram e o piloto virou herói nacional.
O Globo
O governo japonês vai intervir na Japan Airlines (JAL) para garantir a sua liquidez e aliviar a "excessiva" preocupação suscitada pela situação financeira precária da principal companhia aérea nacional. "É da responsabilidade do Governo acabar com os rumores negativos ou com a preocupação excessiva que rodeia a JAL", disse hoje Seiji Maehara, ministro dos Transportes japonês, citado pela agência noticiosa local Kyodo.
"Se a companhia está a ser prejudicada por boatos, o Governo tem de assegurar que não há impacto nas operações da JAL ou na sua liquidez", acrescentou. Maehara, no entanto, expressou confiança de que a companhia aérea consiga superar sozinha o actual momento, não necessitando de recorrer ao governo. O responsável destacou ainda que, por agora, não há ameaça de uma falta de liquidez imediata.
"A recuperação da JAL é perfeitamente possível", disse o titular da pasta dos transportes. Na semana passada, o Governo reuniu uma equipa de peritos para supervisionar o plano de reestruturação da companhia aérea, que deve ser apresentado no final de Novembro.
A Japan Airlines registou no primeiro trimestre deste ano fiscal prejuízos de 754 milhões de euros, a pior prestação dos últimos seis anos, e espera terminar o ano ainda no vermelho, com 480 milhões euros de perdas. O plano de reestruturação elaborado pela empresa inclui o corte de 6 800 postos de trabalho nos próximos três anos, para além da eventual suspensão de meia centena de voos, incluindo 21 rotas internacionais. Além disso, a companhia aérea do Japão mantém contactos com as norte-americanas American Airlines e Delta Airlines, em busca de uma eventual aliança que lhe permita resolver os seus problemas financeiros.
Com a redução dos custos, a JAL espera poder ainda aceder a outras fontes de financiamento privado que lhe deverão garantir até 763 mil milhões de euros de liquidez. A companhia aérea recebeu em Junho um crédito de 100 mil milhões de ienes de um consórcio que integra, entre outros, o Banco de Desenvolvimento do Japão e que o governo apoiou em troca da companhia aceitar colocar-se temporariamente sob a supervisão do Ministério dos Transportes.
Apea
A britânica British Airways e a espanhola Iberia anunciaram que estão em negociações formais para a fusão das duas companhias. Caso seja concretizado, o negócio criaria a terceira maior empresa aérea do mundo. As companhias, no entanto, já avisaram que as conversas devem durar vários meses.
Empresas aéreas de todo o mundo estão em dificuldades devido ao aumento dos preços do petróleo, que representam cerca de 40% dos custos de operação. Cerca de 40 pequenas companhias do setor já anunciaram falência ou pediram recuperação judicial neste ano pressionadas pela disparada do barril.
Sem muito dinheiro em caixa, British Airways e Iberia negociam uma fusão por meio de troca de ações. As duas empresas já possuem participações acionárias minoritárias uma na outra. A nova companhia teria valor de mercado de 8,4 bilhões de dólares, uma frota de 450 aeronaves, receitas anuais de 16 bilhões de euros e voaria para cerca de 200 destinos. Com a Iberia, a British Airways ganharia presença significativa em um mercado onde ainda é tem participação tímida: a América Latina.
As duas empresas planejam manter as marcas separadas após a fusão. No entanto, haveria economia de despesas administrativas, maior poder de barganha com fornecedores e sinergias na venda de bilhetes. Se as conversas caminharem como esperado, British Airways e Iberia poderiam ainda incluir a American Airlines nas negociações, criando um gigante transatlântico do setor aéreo.
A British Airways demonstrou interesse no negócio pela primeira vez há 16 meses. A Iberia, entretanto, rejeitou as negociações por decisão de seu principal acionista, o banco espanhol Caja Madrid. Com a piora nas condições de mercado, o banco mudou de opinião e passou a enxergar a fusão com bons olhos.
As conversas entre BA e Iberia seguem uma onda de consolidação no setor. Em 2004 a holandesa KLM se uniu à Air France. Neste ano, as americanas Delta e Northwest anunciaram uma fusão que criou a maior empresa aérea do mundo. A alemã Lufthansa já demonstrou interesse em se unir à portuguesa TAP.
Portal Exame
Na presença de seus principais clientes do mundo dos negócios, como a IBM, Siemens e Henkel, as companhias passarão a oferecer descontos exclusivos, liberação de franquia de bagagens, liberação de penalidades e tarifas promocionais em trechos específicos para as empresas que se associarem as duas aéreas.
Outra novidade é a possibilidade do resgate conjunto de pontos nos programas de fidelidades das companhias, que juntas contam com 2,5 milhões de membros.
Para Carlos Henrique Barbosa, gerente comercial da Avianca, o anúncio junto aos clientes serve para reforçar a idéia de que as companhias são, na verdade, uma coisa só. “Estamos nesse processo de sinergia e, cada vez mais, estamos integradas. Temos, inclusive, um contrato de codeshare que irá se expandir para mais cinco destinos até o final do ano”, aponta Barbosa.
A Avianca e OceanAir aproveitaram a ocasião para divulgar, também, a renovação da frota aera do grupo, com a aquisição de 72 novas aeronaves – entre elas os modelos A-330 da Airbus e B-787 DreamLiner da Boeing.
Jornal de Turismo
A TAP considera que os prejuízos que a companhia teve com a greve dos pilotos, na semana passada, "pode ser a diferença entre ter um resultado equilibrado e ter prejuízo no final do ano". A previsão global feita no início do ano para o fecho de contas de 2009 aponta para um resultado positivo de 8 milhões de euros. No entanto, como os custos da greve rondam os 5 milhões de euros por dia referentes a quebra de receitas e despesas adicionais, o aumento da despesa pode ser a diferença entre ter um resultado equilibrado e ter prejuízo no final do ano. Esta ideia está também expressa na carta que Fernando Pinto enviou aos pilotos, e na qual responsabiliza a direcção do sindicato dos pilotos pela convocação da greve, que configuram "dias negros na história recente da nossa companhia". Lamentando o facto de outras companhias aéreas terem feito campanhas para ficarem com os passageiros que não conseguiram voar na TAP, Fernando Pinto garante que "a TAP continua disponível para encontrar soluções dentro das suas possibilidades, num processo de diálogo sério e equilibrado", mas assegura que a administração "não deve, nem pode, "comprar" o diálogo". No entanto, Fernando Pinto termina a carta com uma nota positiva: "A situação tem, paradoxalmente, um aspecto positivo. É que constatámos o enorme e incansável esforço desenvolvido por todos os que trabalharam neste período, em particular os mais expostos na "linha da frente" no contacto com os passageiros e nas áreas mais ligadas à operação e coordenação, e que enfrentaram com inexcedível profissionalismo e dedicação a difícil situação que lhes foi criada". No total, a TAP fretou 12 aviões e recorreu também a 20 autocarros, que fizeram não só as ligações entre Lisboa, Porto e Faro, mas também o transporte para hotéis, e providenciou alojamento por atraso nos voos oferecidos a cerca de 1.200 passageiros. |
Acionistas da companhia aérea Gol interessados na nova emissão de ações da empresa podem fazer os pedidos de reserva a partir desta quarta-feira. O prazo se encerra HOJE . Para os demais interessados, o período de reserva somente começa na sexta-feira, dia 2 de outubro, e conclui no próximo dia 7. O processo de bookbuilding (pesquisa) e fixação do preço por ação será concluído no dia seguinte.
A Gol vai oferecer ao mecado 17,27 milhões de ações ordinárias, outras 17,27 milhões de ações preferenciais --a emissão primária-- além de outras 17,27 milhões de ações preferenciais (emissão secundária). A oferta será feita em âmbito doméstico e internacional.
A oferta também compreende ações da Gol negociadas no exterior (ADRs) e pode ter um lote suplementar de 6,9 milhões de ações preferenciais e 3,4 milhões de ações ordinárias, de acordo com a demanda. Após a oferta global, a fatia do Fundo "Asas" (controlador) na empresa cai de 76,2% para 66,2%.
A Gol calcula que a oferta de ações deve levantar recursos líquidos em torno de R$ 625 milhões para reforço da balança patrimonial, o que deve garantir à companhia 'maior flexibilidade operacional, permitindo responder rapidamente às mudanças no mercado e explorar oportunidades'.
Folha Online
A Tap Manutenção e Engenharia Brasil S.A. entregou à Gecas, duas aeronaves ERJ145 que imediatamente iniciaram sua operação na Passaredo Linhas Aéreas, após realização de Check C.
As aeronaves com número de série 145597 e 145607 eram operadas pela PB AIR, uma empresa aérea da Tailândia, e passaram a integrar a frota da empresa brasileira, com os novos prefixos PR- PSH e PR-PSI respectivamente. A Passaredo já contava com duas aeronaves do mesmo modelo em sua frota, além de mais seis aeronaves Brasília EMB120.
O serviço foi realizado nos hangares da Tap M&E Brasil, em Porto Alegre e incluiu reparos estruturais, várias modificações em sistemas mecânicos e eletrônicos e a recuperação completa de interiores. Também foi feita a revisão geral nos trens de pouso, recuperação da APU, execução de revisão geral/reparo em todos os componentes Hard Time e substituição dos motores para incorporação de AD.
Mercado e Eventos
“Nos últimos 20 anos, esta conferência tem sido um ótimo fórum de comunicação para prover informações atualizadas aos nossos clientes e fornecedores, recebendo o retorno deles e assegurando que suas solicitações relativas aos jatos comerciais da Embraer estão sendo devidamente analisadas”, disse Mauricio Aveiro, Diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer – Aviação Comercial. “Nosso comprometimento é com a satisfação do cliente e este evento reforça tal objetivo junto aos nossos clientes e fornecedores.”
A Embraer realiza esse encontro mundial com operadores desde 1988, começando com a aeronave EMB 120 Brasilia, abordando a frota de ERJ 145 em 1998 e incluindo a família de E-Jets em 2006.
Jornal de Turismo
Quem tem animal sabe: sempre que o programa é uma viagem, é um imbróglio decidir onde ou com quem o cachorro ou o gato ficará. Levá-los acaba sendo uma opção mais comum quando a viagem é feita de carro e não é tão longa.
E quem vai viajar para longe mas não quer desgrudar do bichinho? Ou porque é muito apegado ou porque não confia em ninguém, esse tipo de dono de animal de estimação existe. E, para eles, há uma saída: embarcá-los em um avião.
Voar com animal de estimação envolve taxas e burocracia
Conheça as normas das companhias aéreas para transportar pets
Isso mesmo. A Lufthansa, por exemplo, transportou em 2007 quase 56 mil animais -cerca de 35 mil foram na cabine, pertinho do passageiro. Mas essa opção é só para quem tem animais pequenos.
"É muito simples viajar com o seu animal", diz Mariane de Figueiredo. Ela trouxe da Holanda, em agosto, dois gatos e garante não ter tido problemas. Já animais maiores são normalmente transportados no setor de bagagens, em um ambiente climatizado. O nervosismo, relatado por alguns donos que já viajaram com seus animais, acaba no fim do voo. Depois, você pode curtir a viagem com o seu animal.
Editoria de Arte/Folha Imagem | ||
Proibido para humanos
Foram exatamente a dificuldade de viajar com bichos e a preocupação que os voos no setor de bagagens costumam despertar nos donos os maiores motivos da criação da Pet Airways (www.petairways.com), empresa aérea que transporta vários tipos de animais -menos humanos.
A companhia americana, que começou a voar em julho, adaptou aviões Beech 1900, que comportam 19 passageiros, colocando caixas de transporte no lugar dos assentos. Os animais vão na cabine principal, acompanhados por "pet attendants" (atendentes de animais, em inglês).
A companhia garante que os animais terão intervalos regulares para ir ao banheiro, alimentação e atenção especial antes e depois do embarque e desembarque.
Tanto cuidado tem lá suas desvantagens: as viagens da Pet Airways duram mais tempo do que as de outras companhias. A Pet Airways opera apenas voos internos dentro dos EUA.
Voar com animal de estimação envolve taxas e burocracia
Conheça as normas das companhias aéreas para transportar pets
Folha Online