Pedro Janot, presidente da Azul
O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, ministrou uma palestra hoje, na Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil de São Paulo (Britcham-SP), com o tema “Os desafios de uma nova empresa aérea no Brasil”. E qual é o maior desafio? “Hoje é o duopólio. As duas companhias [Tam e Gol] entraram em uma guerra tarifária que abalou todo o mercado”, disse Janot, durante sua apresentação.
De acordo com o executivo, quando a Gol entrou no mercado ela tinha tarifa menores, mas o cenário mudou e ela aumentou preços e manteve os mesmos serviços. “As altas tarifas com baixa qualidade de serviço não são boas para a companhia. Não sei que mercado eles querem atingir. E a Tam até perdeu market share nos últimos meses”, pontuou.
Além disso, Pedro falou sobre a expectativa da companhia para o final do ano. “Vamos transportar nosso passageiro dois milhões”, referindo-se sobre o fluxo de passageiros da aérea. Em agosto a companhia transportou o milionésimo cliente. Neste mesmo mês a companhia registrou um crescimento de 26%, em relação ao mesmo período de 2008. No entanto, o próximo milionésimo cliente que o presidente pretende atingir é no programa de milhagens Tudo Azul. A meta é atingir o número até o final do ano. Atualmente, o Tudo Azul possui 500 mil associados.
Questionado se ainda existe espaço para outras companhias low cost como Ryan Air e Easy Jet no Brasil, Janot foi direto. “Sim. Diferente do que já foi dito por outras companhias, nós temos chance para ampliar o mercado, que hoje é pobre”, alfinetou o dirigente, pontuando mais uma falha na aviação brasileira. “Ou a aviação avança, ou teremos outro apagão aéreo. O presidente da Infraero muda sempre e a Anac é uma criança que obedece a pressão política e se acovarda. Isso precisa mudar”.
Para encerrar, Janot pediu mais uma vez o apoio dos agentes de viagens para vender o produto Azul e sorteou passagens da companhia. “Vendam. Não estou pedindo um favor. Estou pedindo que mostrem nosso produto para o público final”, encerrou.
Panrotas
De acordo com o executivo, quando a Gol entrou no mercado ela tinha tarifa menores, mas o cenário mudou e ela aumentou preços e manteve os mesmos serviços. “As altas tarifas com baixa qualidade de serviço não são boas para a companhia. Não sei que mercado eles querem atingir. E a Tam até perdeu market share nos últimos meses”, pontuou.
Além disso, Pedro falou sobre a expectativa da companhia para o final do ano. “Vamos transportar nosso passageiro dois milhões”, referindo-se sobre o fluxo de passageiros da aérea. Em agosto a companhia transportou o milionésimo cliente. Neste mesmo mês a companhia registrou um crescimento de 26%, em relação ao mesmo período de 2008. No entanto, o próximo milionésimo cliente que o presidente pretende atingir é no programa de milhagens Tudo Azul. A meta é atingir o número até o final do ano. Atualmente, o Tudo Azul possui 500 mil associados.
De acordo com Janot, em 2013, a Azul voará para 26 cidades e contará com 57 aeronaves.
Questionado se ainda existe espaço para outras companhias low cost como Ryan Air e Easy Jet no Brasil, Janot foi direto. “Sim. Diferente do que já foi dito por outras companhias, nós temos chance para ampliar o mercado, que hoje é pobre”, alfinetou o dirigente, pontuando mais uma falha na aviação brasileira. “Ou a aviação avança, ou teremos outro apagão aéreo. O presidente da Infraero muda sempre e a Anac é uma criança que obedece a pressão política e se acovarda. Isso precisa mudar”.
Para encerrar, Janot pediu mais uma vez o apoio dos agentes de viagens para vender o produto Azul e sorteou passagens da companhia. “Vendam. Não estou pedindo um favor. Estou pedindo que mostrem nosso produto para o público final”, encerrou.
Panrotas
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