Considerado o maior avião cargueiro a ser fabricado no Brasil, o KC-390 terá uma parte de sua produção em Gavião Peixoto (306 km de São Paulo). Atualmente em fase de desenvolvimento de protótipos, a estimativa da Embraer é que o primeiro voo do gigante aconteça no final de 2014.
Projeto do avião de transporte militar KC-390, que a Embraer desenvolve e terá parte da produção em Gavião Peixoto |
De acordo com a multinacional, a primeira encomenda deve ser entregue em 2016. O avião tem cartas de intenção de compra, além do Brasil, de países como Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca -no total de 60 unidades.
O KC-390 é um projeto da FAB (Força Aérea Brasileira) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave -capaz de transportar 20 toneladas a uma velocidade de 870 km/h, e reabastecer outros aviões no ar.
A fabricação em Gavião Peixoto incluirá as asas do avião, as fuselagens, a montagem final, pintura e entrega do produto.
A unidade da Embraer no município é conhecida como de defesa e segurança. A pista de pouso e decolagem tem 4.967 metros de comprimento e outros 95 de largura.
Atualmente, segundo a multinacional, a unidade emprega 1.877 pessoas. A estimativa de geração de emprego da Embraer na fase de construção dos hangares é de 350 empregados. O número de vagas para a produção do avião não foi divulgado.
folha de são paulo