O Exército dos Estados Unidos disse que o incidente envolveu um avião militar e estão sendo feitas investigações para determinar a causa do pouso emergencial.
DESÁSTRES AÉREOS
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
Numa altura em que está a vender 500 mil lugares a €10 para viajar para a Europa em Setembro e Outubro (até à meia-noite de amanhã), a companhia irlandesa Ryanair reforça a sua presença no mercado português.
Dez meses depois de ter instalado a primeira base em Portugal, no Porto, a transportadora de baixo custo inaugura hoje a rota Porto-Carcassone, sul de França, com uma frequência de dois voos semanais.
O objetivo é aumentar o número de rotas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, através de um investimento de €58 milhões. A partir de novembro, a Ryanair voará para sete novos destinos a partir do Porto: El Prat (Barcelona), Bolonha (Itália), Bremen e Munique (Alemanha), Maastricht (Holanda), Marraquexe (Marrocos), e Valência.
EXAME EXPRESSO
Já ouvimos falar muito de mitos em aviação. Lembro uma vez no início dos anos 1.980 eu estava começando minha carreira na aviação e ouvia histórias de trotes em “calouros” na Central de Reservas da VARIG – SAORARG, onde pediam que o novato levasse a chave do aeroporto para o Sr. Davi (Gerente do Aeroporto de Congonhas da VARIG) para abrir o aeroporto que estava “fechado”. Em outro trote pediam que levassem a chave reserva do avião, pois o piloto tinha esquecido a cópia dele em casa, enfim várias histórias com as quais demos muitas risadas.
Mas não é que depois de 30 anos, já comemorados intensamente nesse blog, fui outro dia almoçar na casa de meu Tio Adriano Farias, que é comandante da GOL e ele começou a contar-me a história da chave do avião. confesso que achei que ele estava me pregando uma peça e ia em seguida tirar um sarro da minha cara….
Não era!!!
Eis a prova
Essa é a chave que a Boeing entrega aos comandantes que vão a buscar aviões novos em suas fábricas e ela é a chave da cabine de comando daquela aeronave.
Pois é quando a gente acha que sabe tudo… acabei descobrindo que o mito era a mais pura verdade.
E você lembra algum mito, ou trote de sua área?
consolidando
Graças a Easyfly, os clientes podem receber uma atualização sobre o estado da sua reserva, portão de embarque, o início da abordagem, a confirmação de voo, cartão de embarque, o itinerário, e as notificações de outros detalhes dos seus voos diretamente para seu dispositivo móvel, basta se inscrever através de seu site / EasyFly mexicana.com.
Foi essa interpretação do consórcio europeu sobre a sentença, divulgada em comunicado prévio à publicação do relatório final da OMC onde ressalta que o sistema de créditos reembolsáveis dos países de Airbus não geraram "perdas de benefícios", tampouco de "postos de trabalho" a Boeing.
A nota assinala que "os resultados estão alinhados às versões prévias das conclusões dos painéis da OMC" e acrescenta que a "Airbus, a UE e os estados-membros estão analisando o relatório" com vistas a uma "possível revisão por parte do órgão de apelações da OMC".
A interpretação da Airbus, que coincide com a qual antecipou em março quando a OMC entregou às partes um relatório preliminar sobre a demanda de Washington contra os países da UE que participam da filial de EADS, também ressalta que a OMC rejeita que as subvenções a Airbus obrigassem a Boeing a reduzir seus preços.
Outro ponto chave para Airbus é que a sentença da OMC não detecta que o sistema de empréstimos reembolsáveis que recebeu o gigante europeu da aviação para o lançamento de seu programa A350 foi instrumento que obedece à relação de associados entre Governo e indústria.
"As demandas dos Estados Unidos (EUA) que concernem o A350 foram rechaçadas", assegura Airbus, que também ressalta que não se pôde estabelecer que as ajudas francesas ao A330-300 foram ilegais.
Além disso, na interpretação da sentença que faz Airbus, a empresa aeronáutica europeia assegura que a demanda de compensações por parte dos EUA é "legalmente improcedente".
A sentença atende a um processo aberto em 2004 pelo gigante americano na OMC para denunciar o sistema de créditos reembolsáveis da Airbus, quando o fabricante europeu ia embarcar na fabricação do A350.
A UE respondeu a denúncia com uma reivindicação equivalente às ajudas que recebe a Boeing por meio das agências governamentais dos EUA.
yahho
A oferta da Boeing de 34,50 dólares por ação significa um prêmio de 41 por cento em relação ao fechamento das ações na terça-feira, de 24,43 dólares.
A fabricante de aeronaves afirmou que planeja pagar a aquisição com dinheiro em caixa.
A Argon ST desenvolve sensores e redes que podem ser instalados em submarinos e jatos de combate para ajudar a localizar fontes de rádio, sons submarinos, luz e calor.
A companhia está focada em uma área que atrai o interesse de empresas do segmento de defesa, já que o governo dos Estados Unidos quer gastar mais em pesquisa e desenvolvimento para guerras não-tripuladas e menos em outras áreas.
A Argon ST será uma unidade autônoma da nova divisão da Boeing de sistemas de rede e espaço, afirmou a Boeing, adicionando ainda que espera que o negócio seja concluído no final do terceiro trimestre de 2010.
o globo
Esclarecemos que o prazo prescricional foi interrompido pelo protesto judicial processo n. 00788-001-10-00-1 proposto pelo SNA perante a 1VT de Brasília/DF, em Junho de 2008, no entanto, com o reinicio da contagem do prazo iniciando da data de interrupção, o prazo de 02 anos para ajuizamento das reclamações trabalhistas, terá seu termo final em Junho de 2010.
O SNA disponibilizará seu departamento jurídico aos aeronautas do grupo Varig, para ajuizamento das ações trabalhistas.
SNA
A corrida para a publicidade da companhia aérea russa Aeroflot tem respondido às publicidades da companhia de baixo custo Avianova.
O mais recente lançamento da Aeroflot será um calendário em que as comissárias estarão completamente nuas.
O Calendário 2011 da Aeroflot destina-se a ser oferecidos como brindes para VIPs e ainda não foi oficialmente revelado, ao contrário das mulheres que compõe suas páginas.
A única concessão do vestiário para as fotos é usar saltos agulha, chapéu vermelho, e luvas brancas - que o serviço exige.
As inspecções foram realizadas nos E.U, diretamente nas instalações de dois dos maiores Caterers do mundo a LSG Sky Chefs e a Gate Gourmet , e um outro grande fornecedor, a Flying Food Group.
Os três fornecedores operaram 91 cozinhas que fornecem mais de 100 milhões de refeições por ano.
Os relatórios do FDA apontam armazenamento de alimentos em temperaturas impróprias, uso de equipamentos imundos e empregam trabalhadores com práticas de higiene deficientes. Em alguns, havia baratas, moscas, ratos e outros sinais de controle de pragas inadequada.
Roy Costa, consultor de saúde pública e sanitarista da Flórida, disse : "Apesar dos melhores esforços do FDA e da indústria, a situação dos alimentos servidos em voo é preocupante, e representa um risco real de doenças e podem lesionar dezenas de milhares de passageiros diariamente.São Condiçãões de se abrirem as portas para surtos da intoxicação alimentar, diz Costa, que se ofereceu para rever os relatórios obtidos pelo FDA E.U.A. HOJE.
Todos os três fornecedores(Caterers) dizem que trabalham duro para garantir uma alimentação segura. E as companhias aéreas dizem que controlam a comida que vai para seus aviões.
Chefs tem normas "abrangentes e multifacetadas de controle de qualidade para assegurar que nossos clientes recebam alimentos seguros, saudáveis e de alta qualidade", disse o porta-voz da LSG Sky Chefs
A Gate Gourmet disse que os resultados são levadoss muito a sério "e que a empresa utiliza um auditor independente para a garantia da qualidade.
Glenn Caulkins , da Flying Food Group também diz que as instalações da empresa são sujeitas a auditorias independentes para a garantia de qualidade.
USA TODAY
O mês de Maio foi um mês positivo para o Aeroporto de Lisboa, voltando ao crescimento após o conturbado mês de Abril. No mês passado 1,17 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto de Lisboa crescendo assim 4,2% em relação ao mesmo período de 2009.
No topo das principais companhias aéreas não há mudanças, apenas o reforço da liderança da TAP, companhia escolhida por 639 mil passageiros e crescimento de 8% contrastando com a perda de 3% da Easy Jet, escolhida por 113 mil passageiros.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras alcançou este mês a marca de 2 mil funcionários, ou 2 mil tripulantes-Azul, como são chamados internamente todos os que trabalham na companhia aérea. A empresa, que começou a operar em dezembro de 2008, quer fechar o ano de 2010 com 2,7 mil funcionários.
A alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e no Porto de Itaguaí realizam leilões de mercadorias apreendidas voltados para pessoas jurídicas, amanhã, dia 30 de junho.
No Galeão, o evento acontece às 10h, na Ponta do Galeão s/nº, no prédio administrativo da Infraero (Auditório Brigadeiro Hélio Costa), na Ilha do Governador.
As mercadorias estarão expostas para visitação pública hoje, até as 16h, no depósito do novo Terminal de Cargas da Infraero (Teca Novo).
Dentre as diversas mercadorias a serem leiloadas destacam-se a enorme quantidade de materiais de informática como notebooks, netbooks, placas-mãe, de vídeo, e outros de tipos, além de processadores, HD"s, centenas de pentes e cartões de memória, componentes eletrônicos em geral, aparelhos de telefonia celular, peças para motocicletas, para câmeras fotográficas profissionais, aparelhos para edição de áudio e vídeo, peças para navios e aviões, entre outras centenas de produtos.
Na alfândega no Porto de Itaguaí, também voltado para pessoa jurídica, acontece amanhã, às 10h, entre as mercadorias sobressaem mais de 60 mil bolsas femininas; artigos de bazar; mais de 6 mil rolos de tecidos diversos; mini-games, totalizando 18 lotes, avaliados em R$ 1,355 milhão.
O serviço de entrega dos Correios deve ser normalizado nos próximos dias. Ainda esta semana, a empresa deve contratar duas linhas para o Nordeste, o que deve resolver os problemas de atraso nas entregas. A informação é do presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio.
Em março, a empresa viveu o pico da crise, quando sete das dez linhas aéreas que fazem o transporte pararam. “Passamos pela crise operacional. Não chegamos ao nível de excelência, mas já estamos em um nível confortável”, disse Custódio ao sair de reunião com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra.
O presidente dos Correios defendeu a criação de uma empresa subsidiária para cuidar do transporte de cargas. Segundo ele, o atual sistema de licitação, muitas vezes, provoca o atraso nas encomendas urgentes. “Várias empresas deixaram de operar. A TAM e a Gol não fazem esse transporte e a atual Lei de Cabotagem [que trata de transporte de mercadorias] proíbe licitações internacionais para contratar empresas para o serviço”, completou.
Agência Brasil
A reunião que estava inicialmente agendada para a última segunda-feira foi remarcada para amanhã, quando, enfim, representantes do município recebem membros do Daesp para discutir possíveis reformas no aeroporto local. A intenção é adequar as instalações para poder receber aeronaves maiores que os atuais ATR de 40 lugares e, assim, tentar manter ao menos uma ida e uma volta com ligação a Congonhas.
Isso porque já está definido que a partir de 1º de agosto a Pantanal Linhas Aéreas, única que operava com este destino, vai transferir os desembarques e embarques de Congonhas para Guarulhos, dificultando o turismo de negócios em Marília.
“O prejuízo é certo e em agosto os voos diretos vão para Guarulhos. Pretendemos agora integrar Marília em alguma rota para termos ao menos uma ida pela manhã e um retorno no fim do dia partindo de Congonhas”.
Entre os pontos que devem integrar a lista de reformulações, conforme adiantado pela TAM, proprietária da Pantanal, devem constar melhor compactação da pista, ampliações no prédio e adequação da brigada de incêndio.
DIÁRIO DE MARÍLIA
O carioca Nelson Lamartine, 57 anos, conheceu o mundo - literalmente - antes de ingressar no universo do empreendedorismo. Por mais de 30 anos ele dedicou sua vida à aviação. Em 1979 começou a trabalhar na Varig e pilotou os aviões da empresa até aparecerem os problemas financeiros da companhia. Em seguida, virou piloto particular, mas nessa época, em paralelo a vida pelos ares, Lamartine já conduzia seus negócios. “Meus filhos eram pequenos e frequentávamos muitas festinhas de aniversário. Foi aí que tive a ideia de montar um bufê infantil com minha esposa”, lembra. Nascia o embrião da casa de festas Folia Encantada.
Durante um ano o casal fez planos e pesquisou a melhor maneira de começar o empreendimento. Há 15 anos, em um terreno de 1.200 metros quadrados na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ergueram a casa especializada em festas infantis. “Fomos a feiras do setor de festas e diversão na Flórida (EUA) e visitamos casas do mesmo ramo em São Paulo para ver como funcionava”, afirma Cristina, mulher de Lamartine e sócia no empreendimento. “Tudo para saber como era desde o primeiro parafuso a ser usado até a vassoura para encerrar a limpeza”.
O casal afirma que, na época, o Rio de Janeiro carecia de bufês infantis. “No Rio, só havia uma casa especializada em festas infantis”, afirma Lamartine. Dois anos depois de abrir a primeira unidade da Folia Encantada, a quantidade de reservas viabilizou a abertura de um segundo bufê. E três anos mais tarde o casal abriu uma terceira unidade, todas no mesmo terreno, somando um investimento de aproximadamente R$ 250 mil.
Atentos ao mercado, Cristina e Lamartine percebera que alguns empresários começavam a alugar espaços para fazer outros tipos de festas - de debutante e bar mitzvahs, por exemplo. A demanda convenceu Lamartine. “Em 2005 tomei coragem e comprei um terreno de 10 mil metros quadrados no Itanhangá [bairro do Rio de Janeiro]”, diz. Com um investimento de R$ 3 milhões, o empresário fundou o Espaço Lamartine, dedicado a eventos que comportam de 200 a 700 pessoas, sejam casamentos, festas de debutantes ou eventos corporativos. Agora, enquanto Cristina e os filhos administram os bufês infantis, o Espaço Lamartine fica por conta do ex-piloto, que deixou de vez a profissão dois anos depois de começar a trabalhar como piloto particular. “As viagens, fossem turísticas ou de negócios, muitas vezes demoravam e eu acabava ficando tempo demais longe da família e da empresa”, afirma o empresário.
Hoje, o faturamento do Espaço Lamartine cresce entre 30% e 40% ao ano, enquanto que os ganhos com os bufês infantis aumentam cerca de 7% ao mês.
As empresas aéreas vêm há tempos buscando fórmulas para baratear o preço das passagens aéreas. Foi-se a época em que elas forneciam cafés da manhã suntuosos para os passageiros no aeroporto de Congonhas antes do embarque. Hoje, se o consumidor ganhar uma barra de cereais já deve se dar por satisfeito. E se ele chegar ao aeroporto sem comer passa fome.
Para reduzir custos, as empresas aéreas vêm tomando uma série de medidas. O espaço entre as poltronas foi sensivelmente diminuído, a ponto de tornar extremamente penosa a viagem dos passageiros de alta estatura e prejudicando o conforto de todos. Outras tendências surgiram nos Estados Unidos, como o não fornecimento de alimentação durante os vôos internos, a cobrança pela bagagem despachada e por maior espaço para as pernas. A primeira delas já está sendo adotada aqui no Brasil.
Nos Estados Unidos quem faz um vôo entre Chicago e Honolulu, que tem mais do que sete horas de duração, recebe da companhia aérea apenas duas rodadas de refrigerante. Se quiser mais, tem a opção de comprar pacote de "snacs", ou seja, salgadinhos diversos, que são absolutamente inadequados para alimentar os passageiros.
Não é por outra razão que essa cobrança pela comida acabou institucionalizando a farofa nos aviões. Cada passageiro leva para a aeronave a alimentação que bem entender. A maioria leva hambúrgueres e batatas fritas, vendidas no próprio aeroporto, mas há quem leve ovo cozido, frutas e diversos outros tipos de alimentos.
Como as empresas aéreas passaram a cobrar pela alimentação nos vôos internos, muito provavelmente os consumidores brasileiros passarão também a levar lanche para dentro das aeronaves, o que não pode ser proibido, já que o Código de Defesa do Consumidor veda, no seu art. 39, I, a prática da chamada "venda casada". Se a alimentação é vendida no interior da aeronave, o passageiro não pode ser impedido de levar sua própria alimentação.
Se a empresa aérea vende lanche no interior na aeronave, nada impede que o consumidor leve de casa o seu próprio lanche, ou mesmo algum produto por ele adquirido no próprio aeroporto antes do embarque. Obviamente que existem limites para esse comportamento, já que os demais consumidores não podem ser importunados, com o cheiro de comidas exóticas, por exemplo.
Dentro do bom senso, o consumidor pode levar sua própria alimentação e sucos, até. Não pode levar para o interior da aeronave bebidas alcoólicas, porque a ingestão exagerada de álcool pode comprometer a segurança do vôo. A farofa no avião, portanto, está permitida.
monitor mercantil