WELCOME ABOARD
Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo,
postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!!
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A holding Avianca Taca será conhecida apenas com
a marca Avianca a partir de amanhã (terça-feira), em apresentação
oficial da nova logomarca, em Bogotá (Colômbia).
De acordo com o anúncio
da holding, no ano passado, a partir do lançamento oficial, a marca
Avianca será adotada
como nome comercial da Aerovias del Continente
Americano e Tampa Cargo, na Colômbia, além da própria Avianca; da
Aerolineas Galápagos, no Equador; e das companhias do Grupo Taca: a Taca
International Airlines, incorporada em El Salvador; a Líneas Aéreas
Costarricences, incorporada na Costa Rica; a Transamerican Airlines, no
Peru; e a Aviateca, da Guatemala. No Brasil, a incorporação da Ocean Air já havia
determinado o desaparecimento da marca brasileira, conhecida somente
como Avianca.
No meio do deserto, um Boeing 727 foi programado para cair, os tripulantes precisam sair antes da aeronave se espatifar.
A queda de um jato, filmada por todos os ângulos, uma experiência inédita, pra aumentar a segurança das viagens de avião.
Esta superprodução, destaque no fantástico
A superprodução "Acidente aéreo" mostra a queda de um jato, filmada por
todos os ângulos, uma experiência inédita, pra aumentar a segurança das
viagens de avião e tornar as viagens aéreas ainda mais seguras.
No meio do deserto, um Boeing 727 foi programado para cair. Os
tripulantes correm risco. Eles precisam saltar de paraquedas minutos
antes de o avião se espatifar.
Nota: O vídeo da reportagem não pôde ser exibido por questões contratuais.
Veja trecho do vídeo captado direto da tela da TV:
Na última segunda-feira, 27 de maio, a Embraer informou que a sua
família de jatos regionais EMBRAER 170/190, os E-Jets, continua
estabelecendo recordes. Com um pouco mais de nove anos em operação, a
frota mundial já transportou cerca de 460 milhões de passageiros e
alcançou, este mês, a marca de 10 milhões de horas de voo, com um índice
médio de conclusão de missão de 99,9% e a realização de sete milhões de
ciclos de voo.
Segundo a empresa, a família de E-Jets acumula mais de 1.200 pedidos
firmes e quase 1.000 jatos entregues em todo o mundo, tendo como
clientes mais de 60 companhias aéreas em 43 países dos cinco
continentes. Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação
Comercial, afirmou: “Este marco é particularmente notável dada a
duração média dos voos dos E-Jets, que é relativamente curta. A alta
utilização das aeronaves tem contribuído para atingir essa marca apenas
nove anos após o primeiro voo comercial. De fato, um de nossos clientes
está voando uma média de 12 horas por dia em cada um dos seus E-Jets.”
O acúmulo das horas de voo da frota mundial teve início depois da
entrega de um E170 para a LOT Polish Airlines, primeiro operador de
E-Jet, em março de 2004. Desde então, as companhias aéreas em todo o
mundo já descobriram as capacidades da família de aeronaves para operar
em uma ampla gama de aplicações em negócio, tão diversas quanto as
regiões em que os aviões voam.
A aplicação de E-Jets não se limita a
rotas de curta distância. A Virgin Australia utiliza o E190 em voos sem
escalas entre Perth e as Ilhas Cocos (Keeling), uma viagem que é
superior a quatro horas de duração voando sobre a água. Já a Air Canada
opera seus E190 em algumas rotas na América do Norte com cerca de cinco
horas de voo.
Ainda segundo a Embraer, os E-Jets são projetados para, uma vez em
solo, retornar rapidamente à operação, o que pode levar menos de 20
minutos. Isso ajuda a aumentar as taxas de utilização diária e tem
contribuído para alcançar a marca de 10 milhões.
Além disso, esses jatos
comerciais podem ser monitorados pelo sistema de diagnóstico AHEAD-PRO,
onde possíveis falhas técnicas são identificadas ainda durante o voo,
permitindo que as estações em terra estejam preparadas para qualquer
tipo de manutenção necessária. Isso também reduz os atrasos de solo e
mantém a utilização em um nível elevado.
Um
caça americano F-15 caiu no mar nesta terça-feira, depois que o piloto
conseguiu ejetar da aeronave na costa da ilha japonesa de Okinawa,
anunciou a Aeronáutica americana.
"Um caça da
base aérea de Kadena sofreu um problema que terminou com a ejeção do
piloto no Oceano Pacífico, 110 km ao leste de Okinawa", afirma um
comunicado militar.
"Equipes de resgate americanas e japonesa saíram em busca do piloto,
que aparentemente se ejetou sem danos e está em contato com os
socorristas", completa a nota.
A base de Kadena fica na ilha de Okinawa, sul do Japão, onde estão mobilizados mais da metade dos 47.000 soldados americanos no país.
A Etihad Airways tem planos de recrutar cerca de 50 pilotos atualmente em atividade na parceira Air Berlin.
De acordo com o Breaking Travel News,
a iniciativa faz parte de um grande plano de expansão internacional da
companhia de Abu Dhabi e as mudanças tiveram início em abril, com a
chegada de seis pilotos de aeronaves B737 que estão sendo treinados para
operarem modelos B777.
As demais transferências ocorrerão nos próximos
meses, contemplando pilotos de A320, A330 e B777.
A Air Europa, companhia aérea do grupo espanhola Globalia, já confirmou
o início a 16 de Dezembro da sua segunda rota entre Madrid e o Brasil,
para São Paulo, indicando ainda que através de code-share com a GOL
propiciará ligações entre a maior metrópole brasileira e a capital
baiana, Salvador, para onde já voa. PRESSTUR
O integrante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
Ricardo Machado Ruiz disse nesta segunda-feira que o aeroporto de
Congonhas, em São Paulo, enfrenta um problema concorrencial "crítico".
"Congonhas é duopólio, vivemos problema crítico (lá), não é nem um
triopólio", comentou, durante seminário sobre concorrência nos
aeroportos que acontece nesta segunda-feira em São Paulo.
Ao
comentar sobre o ato de concentração Gol-Webjet, o conselheiro
considerou Santos Dumont, no Rio de Janeiro, como o aeroporto mais
concorrencial, te
A Secretaria de Aviação Civil
(SAC) abriu consulta pública para proposta de política de alocação de
slots no Aeroporto de Congonhas que tem o intuito de abrir o aeroporto a
novas companhias aéreas, notadamente a Azul. A versão final do
documento deve ser divulgada até o final de junho, informaram na semana
passada representantes do governo ao Broadcast, serviço de notícia em
tempo real da Agência Estado.
ndo em vista que, na época em que o caso foi estudado,
as quatro companhias tinham conjunto de slots (horários de pousos e
decolagens) bem posicionados, tendo em vista as faixas de horário e sua
distribuição entre as empresas. EM.COM.BR
Sem autorização para cidades, PF pode usar drones em área costeira. Ação conjunta da FAB e PF no Paraná serviu de teste para uso em eventos.
A Força Aérea vai usar drones (veículos aéreos não tripulados, vants,
na sigla em português) para monitorar os estádios do jogo de abertura e
da decisão da Copa das Confederações, nos dias 15 e 30 de junho, no
estádio Mané Garrincha e no Maracanã, respectivamente. As aeronaves irão
voar sobre e ao redor das estruturas, em uma faixa entre 2 mil e 5 mil
metros de altitude.
Vant da FAB será usado para vigiar palcos da Copa
das Confederações (Foto: Tahiane Stochero/G1)
"Vamos usar os vants para monitorar os estádios com segurança e sem
interferir no tráfego aéreo, que terá restrições durante as partidas. A
altitude dos vants vai variar, dependendo das especificações do terreno,
se há montanhas perto que podem interferir no envio das imagens, e do
nosso interesse em ter uma maior qualidade das imagens", disse ao G1 o brigadeiro Mário Luís da Silva Jordão, diretor do Centro de Operações Aéreas da FAB
A Força Aérea Brasileira possui quatro drones Hermes, fabricados pela
israelense Elbit, mas pretende usar durante a competição apenas os dois
aparelhos mais novos, que chegaram ao país neste ano.
Além de câmeras, os drones contam ainda com radares e sensores para
radiografar a área e seguir o movimento de pessoas ou de veículos,
segundo o coronel Donald Gramkow, comandante do Esquadrão Hórus, tropa
da Aeronáutica que opera os aviões não tripulados.
"Recebemos a ordem de serviço para o uso dos Vants na Copa das
Confederações e ainda estamos avaliando de onde ele deve decolar. Pode
ser de um aeroporto ou de uma pista particular. No Rio há mais
dificuldade, porque temos que evitar montanhas ou torres no percurso",
disse o coronel.
Em Brasília, além do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino
Kubitschek, a FAB avalia o uso de uma pista particular nas imediações do
Mané Garrincha e do aeroporto de Formosa. Já no Rio, vários aeródromos
foram avaliados, mas também não há ainda uma definição.
No Aeroporto Santos Dumont fica a pista mais próxima do Maracanã, a
cerca de 7 quilômetros. O aeroclube de Jacarepaguá apresentaria
obstáculos no caminho até o estádio, o que exigiria dos drones voos mais
altos, informou o oficial. Já a Base Aérea de Campo dos Afonsos tem
boas condições para ser a escolhida.
Apesar de não possuírem pilotos a bordo, as aeronaves são coordenadas
em terra a partir de uma base, onde os pilotos administram a rota e
recebem, em diversos monitores, os dados e imagens captados pelos
drones. Os vants precisam de uma pista com cerca de mil metros de
comprimento para que possam decolar com segurança.
"Não há risco nenhum para as pessoas ao sobrevoarmos os estádios. E nem
sempre estaremos em cima da multidão, mas posicionados em regiões
próximas, em que é possível ver os arredores e buscar imagens que nos
interessam ao centro de comando de aérea, como a movimentações de
públicos específicos. Durante as partidas há um espaço aéreo segregado,
em que não é possível o tráfego de aeronaves. Só helicópteros da polícia
irão transitar por ali", explica o coronel Gramkow.
Pilotos da PF monitoram voos de vant em contêiner
com centro de controle (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Pilotos da FAB monitoram voos de drones em ação
com a PF no Paraná (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Deslocamentos dos times
Na Rio +20, evento que discutiu a preservação do meio-ambiente e reuniu
mais de 100 líderes internacionais no Rio de Janeiro, em 2012, o vant
da FAB vigiou diuturnamente o Rio Centro, onde o evento ocorreu.
Gramkow diz que sentiu a necessidade de um vant monitorando o percurso
das comitivas de chefes de Estado e que acompanhar o deslocamento das
seleções entre hotéis e estádios poderia ser uma nova aplicação dos
vants, tanto da FAB quanto os modelos da Polícia Federal, na Copa das
Confederações e na Copa do Mundo.
A Polícia Federal, que possui dois Vants do modelo Heron, da Israel
Aeroespace Industries (IAI), não poderá usá-los sobre multidões nos
estádios. Os drones da PF são os únicos civis autorizados pela Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) a operar no país, sendo proibido o uso
de aviões não tripulados sobre áreas habitadas. A agência ainda estuda
uma regulamentação sobre voos de drones civis no país.
Os vants da FAB podem operar sobre as cidades porque são militares,
explica o chefe do Centro de Inteligência e Análise Estratégica da PF,
delegado Disney Rossetti.
"Estamos terminando nossa fase de avaliação para verificar se iremos
usar os vants na Copa das Confederações. Por parte da PF, temos
condições de operar, mas há uma restrição para uso em área urbana. Nossa
ideia é fazer voos nas regiões costeiras de algumas cidades-sede,
somando forças e enviando imagens que podem ajudar no monitoramento da
segurança", diz Rossetti ao G1.
As cidades em que a PF poderia usar os vants para monitoramento são
Salvador, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro, que receberão jogos da
Copa das Confederações.
Por parte da PF, temos condições de operar vants na Copa das
Confederações, mas há restrição para área urbana. Nossa ideia é fazer
voos nas regões costeiras de algumas cidades-sede"
Delegado Diseny Rossetti, chefe do
centro de inteligência da Polícia Federal
Ação conjunta nas fronteiras
Na semana passada, pela primeira vez, os drones da FAB e da Polícia
Federal operaram juntos na fronteira do Paraná para coibir o tráfico de
drogas na divisa com o Paraguai. A ação resultou na apreensão de 200 kg de maconha e no intercâmbio de ideias
e procedimentos para que os vants militares e policiais passem a operar
conjuntamente com mais frequência, principalmente no combate ao crime
organizado nas fronteiras (veja no vídeo ao lado imagens da ação conjunta).
Segundo o coronel Gramkow, com certeza o teste "servirá de base para
uma ação conjunta nos grandes eventos, como a Copa do Mundo".
"A FAB tem uma atribuição militar, e a nossa missão é policial, de
inteligência. Estamos integrando técnicas e táticas e estreitando uma
aliança para trabalho conjunto. Há uma troca de experiências diferentes
que pode ser levada para o futuro", afirmou o delegado Rossetti.
A PF pretende comprar mais dois vants israelenses Heron e construir uma
nova base para operá-los no Norte do país, focando a proteção da
Amazônia. Atualmente, os aviões não tripulados ficam em São Miguel de
Iguaçu, a cerca de 45 km de Foz de Iguaçu (PR), e coletam dados de
inteligência para investigações de combate ao contrabando e tráfico de
drogas e armas.
Uso na visita do Papa indefinido
Já para a visita do Papa Francisco ao Brasil durante a Jornada Mundial
da Juventude (JMJ), em julho, o emprego dos drones ainda não está
definido.
"O emprego dos vants ainda não foi solicitado pelo Ministério da
Defesa, mas, se houver a convocação, estamos prontos para operar durante
a visita do Papa. O vant é uma excelente ferramenta para o
monitoramento de multidões, pois pode voar 16 horas ininterruptas, com
flexibilidade. Ele consegue ser uma extensão dos nossos olhos e permitir
monitorar áreas além do alcance de helicópteros ou câmeras fixas", diz o
brigadeiro Jordão.
A ideia inicial da FAB seria usá-lo durante a missa que o Papa fará em Guaratiba, no dia 28, para o encerramento da JMJ com público previsto de 2 milhões de pessoas.
Já a PF considera que seria "complicado" o uso durante a visita do Papa
para o controle policial do público em áreas como na praia de
Copacabana, onde Francisco falará com os jovens. "É uma situação mais
crítica, temos que avaliar a conveniência e os riscos. Mas, neste, caso a
vigilância com helicópteros pode render melhores resultados", avaliou o
delegado Disney Rossetti.
Brasília - O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal
de Justiça, concedeu, na última sexta-feira, medida liminar para sustar
uma ação que tramita na 58º Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, e que
determinava à Gol Linhas Aéreas assumir e honrar títulos firmados contra
a extinta Varig. O ministro também entendeu que o juízo competente para
resolver todas as medias urgentes relativas à Varig é da 1ª Vara
Empresarial fluminense, que cuida do processo de recuperação judicial
daquela empresa arrematada pela Gol.
Marco
Buzzi concedeu medida liminar para sustar ação que determinava à Gol
Linhas Aéreas assumir e honrar títulos firmados contra a extinta VarigA Gol recorreu ao STJ, em conflito de competência,
sob a alegação de que o juízo trabalhista estaria adotando atos que a
obrigam a honrar títulos firmados contra a Varig. Para a defesa da Gol, a
companhia arrematou judicialmente a Unidade Produtiva Varig (UPV), "com
o compromisso de que a transferência patrimonial não implicaria
assunção do passivo da empresa (Varig)". O juízo trabalhista
estaria contrariando esse acordo.
Juízo da recuperação
De acordo com o relator do
conflito, ministro Marco Buzzi, o STJ firmou jurisprudência no sentido
de que a competência para processar e julgar execuções trabalhistas ou
de outra natureza propostas contra a Varig e a VGR Linhas Aéreas S/A é
do "juízo universal". Ele acolheu a consideração de que, quando da
arrematação judicia, ficou mesmo ressalvado, nos termos da Lei
11.101/05, que "a transmissão patrimonial não implicaria a assunção do
passivo da empresa em recuperação pela arrematante".
Diante
dos precedentes, segundo ele, ficam evidentes os pressupostos da medida
liminar – plausibilidade do direito alegado e risco de dano irreparável
–, porque constam dos autos
informações indicando que o juízo trabalhista determinou a realização
de atos executivos, inclusive a "constrição" de ativos da Gol.
O mérito do conflito de competência será julgado pela Segunda Seção do STJ, em data ainda a ser definida. JB
Pela primeira vez um aeroporto brasileiro receberá um voo de uma
aeronave Boeing 747-8F. O cargueiro da Atlas Air fará um pouso-teste
para homologação da aeronave nesta terça-feira, dia 28, às 13h45, no
Aeroporto Internacional de Viracopos.
Existem apenas duas aeronaves no mundo que se enquadram na categoria
F: o Boeing 747-8F e o Airbus A-380F. As aeronaves da categoria F
possuem, entre as extremidades da asa, entre 65m e 80m. O Boeing 747-8F
tem 68,5m de envergadura, transporta até 854,3m³ de carga, tem 76,4m de
cumprimento e mede 19,5m de altura.
O diretor-presidente da concessionária Aeroporto Brasil Viracopos,
Luiz Alberto Küster, e o diretor de Operações da concessionária, Marcelo
Mota, além do diretor da Atlas para o Brasil, Luis Fernando Del Valle, e
o gerente de Operações da Atlas no Brasil, Alberto Augusto Barbosa, vão
acompanhar o pouso da aeronave e atenderão a imprensa no local.
A Avianca foi eleita a melhor companhia aérea na edição de 2013 do
“Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente”. O
prêmio é um raio-x das empresas que mantêm compromisso de qualidade em
seu relacionamento com o cliente. É a primeira vez que a Avianca recebe o
prêmio, que está em sua 14ª edição.
“Receber um prêmio que destaca justamente o atendimento ao
cliente significa que estamos no caminho certo. Nossa estratégia é
priorizar a satisfação dos passageiros, e isso nos motiva cada vez mais a
aprimorar nossas práticas de atendimento, em todas as etapas do voo,
para que voar Avianca seja uma experiência cada vez mais agradável”,
afirma o vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio
Gargioni.
De acordo com a revista Consumidor Moderno e a quarta maior
empresa de pesquisa de mercado do mundo, Instituto GfK, que realizaram o
trabalho em parceria, a avaliação, apuração e análise das estratégias
de cada empresa e avaliação técnica de seus canais de comunicação
(telefone, internet, e-mail e redes sociais) duraram seis meses. Na
última etapa, os finalistas de cada categoria foram submetidos a um
teste feito por um cliente fictício que utilizou todos os mecanismos de
atendimento da empresa – telefone, redes sociais, e-mails, entre outros.
Relatórios e ação penal
mostram falta de procedimentos, de segurança e fiscalização da unidade
de elite. Fuzilamentos e indisciplina estão sendo investigados
Rio - Fuzilamentos do alto, quedas de
helicópteros, uso de carteira falsa por pilotos e de aeronave para
aulas, fraudes para encobrir acidentes, empréstimos ilegais de peças
para empresas privadas e ações operacionais desastradas expõem o
descontrole histórico do Saer (Serviço Aeropolicial, da Polícia Civil)
nas últimas duas décadas.
Levantamento de casos operacionais e
administrativos polêmicos do Saer desde a década de 1990, relatórios de
acidentes e um processo criminal revelam que ilegalidades em ações, como
os fuzilamentos mostrados por vídeos este mês, não são aleatórias no
Saer.
Integram uma sequência de irregularidades, desde
pelo menos 1993, o que denota a falta de procedimentos e de fiscalização
da unidade de elite pela Polícia Civil.
Relatório do Sipaer (Serviço de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) publicado em 2001,
sobre três acidentes de 1997, já identificava “inexistência de uma
cultura de segurança de voo na organização”, “clima de informalidade e
de descaso com relação a regras básicas de segurança”, “onde poucas
regras existem e podem, mesmo assim, ser quebradas sem que haja sanções
ou reprovações”.
Filme recente mostrou a perseguição aérea e o fuzilamento do carro onde estava o traficante Matemático
O Saer funciona com autonomia maior que
a de outras unidades da Polícia Civil, praticamente à margem da
fiscalização da corporação, e alheio às diretrizes atuais da Secretaria
de Segurança.
A chefe de Polícia, Martha Rocha, admitiu a falta
de controle e procedimentos, em entrevista, ao afirmar que “não havia
protocolo de uso do equipamento nem análise das filmagens”.
Filme recente mostrou a perseguição aérea e o
fuzilamento do carro onde estava o traficante Márcio Pereira, o
Matemático, morto por disparos de metralhadora de uso restrito das
Forças Armadas.
No outro, policiais civis atiram do helicóptero,
desfazem o local da morte na favela do Rola e removem corpo até bar,
onde estariam traficantes mortos, para forjar auto de resistência.
Martha Rocha condenou o procedimento das ações de
Matemático e da Coordenadoria de Recursos Especiais com o Saer, na
Favela do Rola, e disse que investiga os casos. Ação criminal sobre Saer na Justiça revelou várias irregularidades
Uma ação criminal sobre o Saer na Justiça que
trata originalmente do empréstimo de inúmeras peças “caríssimas” de
helicópteros da Polícia Civil à Riana Táxi Aéreo, empresa privada, entre
1996 e 2002, revela outras irregularidades.
Os membros do então CGOA (Coordenadoria Geral de
Operações Aéreas, hoje Saer) emprestavam peças e faziam uma “cautela” a
mão, sob o “título de empréstimo” , como comprovantes, diz o Ministério
Público. O MP pede a condenação de dois ex-integrantes, Antônio
Hermsdorff Maia e Antônio Carlos Graça.
Eles alegaram que as peças eram enviadas para
manutenção, apesar de os recibos relatarem “empréstimos” e do depoimento
de um técnico de manutenção de aeronaves, conforme quem a manutenção
era feita no CGOA (hoje Saer) e não fora.
Ao longo do processo, ficam evidentes muitas
irregularidades no serviço aéreo a partir da década de 90. Um caso
flagrante de descontrole foi a queda de um helicóptero AS 350 BA, após
decolar, em novembro de 1997.
No comando, embora sem formação de piloto e com
carteira falsa - nunca verificada, estava o assistente do CGOA, José
Carlos Nogueira.
As aeronaves que voam no espaço aéreo da Indonésia desfrutarão, em
breve, de uma melhor comunicação terra-ar, a partir de um novo serviço
contínuo de enlace (datalink) de dados, fornecido pela SITA, líder
mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo.
As tripulações das companhias aéreas e os controladores de tráfego
aéreo do Jakarta Flight Information Region (FIR) irão em breve utilizar a
nova tecnologia, que substitui os serviços de voz e passa a trocar
mensagens relacionadas com o Controle de Tráfego Aéreo, incluindo os
serviços de rota como o Automatic Dependent Surveillance (ADS) e
Controller-Pilot Data Link Communications (CPDLC). Com a solução de
provisão de datalink, a estação de trabalho ADS-CPDLC da SITA permitirá a
fácil e rápida implementação destes serviços. Os controladores de
tráfego aéreo estão, atualmente, em fase de preparação dos procedimentos
operacionais internos e treinamento operacional de Air Traffic Control
(ATC). A próxima fase será um teste operacional do ADS / CPDLC.
Os serviços do Future Air Navigation System (FANS) garantem uma
comunicação mais suave entre os controladores e os pilotos, baseada em
elementos de mensagens pré-formatadas simples e padronizadas. Também
fornecem uma posição mais confiável de rastreamento de aeronaves, o que
aumenta a segurança e a eficiência das operações de tráfego aéreo.
Modelo de Airbus é atração e oferece vista aérea de Grand Slam, em Paris.
Mini-avião é sustentado por cabos de aço que passam por cima da quadra central (Foto: AP)
Os astros do show ainda estão no saibro de Roland Garros. Os tenistas
são os protagonistas do Grand Slam, que é realizado em Paris, capital da
França. No entanto, os espectadores da competição ganharam um motivo
para tirar os olhos da quadra e olhar para os céus.
Na edição 2013 do
evento, um mini-avião rouba a cena no estádio principal, Philippe
Chatrier. Acoplado a uma câmera, o protótipo de Airbus oferece uma vista
aérea dos jogos para as transmissões de televisão. O mini-avião faz
parte da publicidade de uma companhia aérea que patrocina o torneio
francês.
O segundo Grand Slam da temporada chega ao seu terceiro dia sem surpresas. No domingo, Roger Federer e Serena Williams estrearam com vitória. Na segunda-feira foi a vez de Rafael Nadal e Maria Sharapova vencerem seus jogos. Nesta terça, Novak Djokovic e Victoria Azarenka entram em quadra. Entre os brasileiros, Rogerinho foi eliminado na chave de simples, e Bruno Soares (duplas e duplas mistas), Marcelo Melo (duplas) e André Sá (duplas) também entram em ação.
Câmera acoplada a mini-avião oferece vista aérea de Roland Garros (Foto: AP)