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quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aeroporto de Marselha bloqueado por manifestantes

Estudantes têm tido um papel activo nas manifestações contra reformas do sistema de pensões propostas por Sarkozy

Muitas pessoas foram forçadas a estacionar os seus veículos a vários quilómetros de distância do aeroporto e optaram por fazer o caminho a pé. Até ao momento ainda não foram cancelados vôos.

O bloqueio mobilizou várias centenas de contestatários, entre as quais membros da Air France, do Carrefour, professores, funcionários dos correios e assalariados da petroquímica.

A situação está a fazer aumentar ainda mais a tensão em Marselha, onde já poucos transportes circulavam. O porto da cidade está bloqueado, impedindo o desembarque de tanques de petróleo, e há lixo acumulado nas ruas devido a uma greve de nove dos serviços de recolha.

“Há agora um risco sério de segurança e de saúde em Marselha”, referiu Michel Sappin, responsável do Governo, citado pela BBC online. Segundo a mesma fonte, Marselha é neste momento o principal foco do protesto contra a proposta do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de rever as reformas, incluindo a subida da idade mínima dos 60 para os 62 anos

Os sindicatos franceses – que contam actualmente com enorme apoio da população – apelaram hoje à continuidade das greves e à organização de mais manifestações na próxima semana.

CORREIO DA MANHÃ

Piloto morre em queda de ultraleve no interior de São Paulo

Um homem morreu na queda de um ultraleve em uma fazenda em Araraquara, a 273 km de São Paulo, na quarta-feira (20). Peritos da Aeronáutica vão fazer uma vistoria no local, nesta quinta-feira (21), para tentar apurar as causas da queda.

Há informações de que a aeronave não explodiu e de que houve uma pane logo depois da decolagem. O ultraleve caiu no meio de uma plantação de cana-de-açúcar entre Araraquara e o distrito de Bueno de Andrada. Com o impacto da queda, o piloto, de 43 anos, sofreu politraumatismo e morreu no local.

Um tratorista que trabalhava na região foi quem encontrou a aeronave e chamou o Corpo de Bombeiros.

Segundo informações iniciais, o homem pilotava aeroplanos há um ano e meio. Ele teria, inclusive, sofrido um problema com a mesma aeronave no final de 2009 que o obrigou a fazer um pouso forçado. Após esse acidente, ele teria gastado uma grande quantia em dinheiro para reformar o ultraleve.


GLOBO.COM

Denúncia de bomba em avião da TAM foi alarme falso, afirma polícia


A Polícia Federal informou, na madrugada desta quinta-feira, que a denúncia de bomba em um avião da TAM em São Paulo foi um alarme falso e nenhum artefato foi encontrado.

O voo 3520, que partiria do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, rumo a Brasília, foi cancelado na noite de quarta por conta da denúncia de que havia uma bomba a bordo. A Polícia Federal realizou uma varredura na aeronave e os 95 passageiros e seis tripulantes tiveram de ser reacomodados em outros dois voos.
e-band

Vocalista do Iron Maiden pilota avião do Liverpool na viagem para a Itália


Bruce Dickinson iron maiden
Bruce Dickinson no aeroporto John Lennon: vida
entre rock e aviões (Foto: Reprodução)

O Liverpool chegou à Itália nesta quarta-feira, para o jogo de quinta com o Napoli pela Liga Europa, pelas mãos de um músico famoso: Bruce Dickinson, vocalista do grupo britânico Iron Maiden e piloto de avião.

Segundo o jornal "Daily Mail", a assessoria dos Reds confirmou que o avião da companhia Astraeus foi pilotado por Dickinson, que trabalha para a empresa. O voo saiu do aeroporto John Lennon, em Liverpool, em direção à Itália.

Porém, as principais estrelas do time treinado por Roy Hodgson não estavam no avião: Gerrard e Fernando Torres foram poupados e não viajaram para o confronto com o Napoli. O volante brasileiro Lucas também não entrará em campo pela Liga Europa.

globo esporte

Belga é condenada por matar rival amorosa ao sabotar paraquedas


As duas mulheres, membros do mesmo clube de paraquedismo, faziam salto em conjunto com o homem com quem mantinham caso.


Uma mulher belga foi considerada culpada de matar sua rival amorosa ao sabotar seu paraquedas durante um salto há quatro anos. Els Clottemans, 26, foi condenada após um julgamento de quatro semanas que atraiu as atenções dos belgas.

Um júri ouviu como ela cortou partes fundamentais do paraquedas de Els Van Doren, 38, por ciúmes do relacionamento da mulher com um paraquedista. Em 2006, Van Doren sofreu uma queda de mil metros de altura depois que seus dois paraquedas falharam porque suas cordas haviam sido cortadas.
As duas mulheres, membros do mesmo clube de paraquedismo, faziam um salto em conjunto com o homem, identificado como Marcel Somers, que tinha ligações amorosas com ambas.

Foto: AP

Els Clottemans, 26 anos, é condenada pela morte de Els Van Doren



A acusação diz que o triângulo amoroso serviu de motivo para o assassinato de Van Doren. Clottemans nega as acusações.

De acordo com o juiz, Michel Jordans, a mulher terá sua pena determinada em outra audiência, e pode ser condenada à prisão perpétua. O juiz disse que os 12 membros do júri afirmaram acreditar que ela cometeu o crime e que ele foi premeditado.

Apesar da condenação, não havia provas concretas contra a mulher. Ela foi condenada com base no fato de que ela tinha o conhecimento e teve a oportunidade de sabotar o equipamento de Van Doren, além de ter um motivo, pois queria ficar com o paraquedista envolvido no caso.

Mãos dadas

Os três haviam treinado o salto, que seria de mãos dadas, no chão. Mas, na hora do salto, Clottemans pulou do avião alguns segundos depois dos outros dois. Van Doren, então com 38 anos, morreu ao cair em um jardim na vila de Opglabbeek, depois que seus dois paraquedas falharam. A queda foi gravada por uma câmera presa ao capacete da vítima.

A polícia descartou a possibilidade de suicídio, já que testemunhas dizem que Van Doren tentou se salvar. “Ela tentou de tudo”, disse à TV belga Luc Deijgers, piloto do avião de onde pularam os passageiros, todos paraquedistas experientes. “Ela tentou acionar o paraquedas reserva, que não abriu. Isso nunca acontece”.

A vítima era casada e mãe de dois filhos, mas tinha um caso com Somers, que, por sua vez, também mantinha uma relação com Clottemans.

Foto: AP

Van Doren tentou abrir seu paraquedas, mas descobriu que as cordas haviam sido cortadas



Em carta dirigida à imprensa em 2007, Clottemans contou que sempre soube que era a número 2 para Somers e que Van Doren era a número 1. "Não tinha problemas com isso na época, (porque) tinha uma imagem tão ruim de mim mesma que só podia imaginar ser número 2”. Segundo ela, Somers a levou "por um mau caminho".

Clottemans descreveu a vítima como uma amiga próxima, a “única pessoa que me conhecia”, e nega com veemência participação em sua morte.

Já Somers dá um relato diferente, segundo o Independent. Ele disse que era impossível se livrar de Clottemans e que ela apareceu na casa dele sem ser convidada nas duas noites anteriores ao voo trágico. Somers diz que Clottemans dormiu no sofá, enquanto ele e Van Doren dormiram na cama.

Os paraquedas de Van Doren estavam na casa de Somers, e Clottemans teria tido oportunidade de sabotá-los, dizem os investigadores.

A ré foi presa em 2007, e seu julgamento deve se estender até 20 de outubro, segundo o jornal local Le Soir. O caso, apelidado de “assassinato do paraquedas”, ganhou tanto destaque na Bélgica que um enredo inspirado na história foi usado no principal seriado de suspense da televisão do país.

último segundo

Queda de avião mata 5 pessoas em região montanhosa da Colômbia


BOGOTÁ (Reuters) - Os cinco ocupantes de um avião Cessna 206 morreram na quarta-feira quando a aeronave caiu em uma região montanhosa do noroeste da Colômbia, o segundo acidente do tipo em menos de uma semana no país sul-americano, informou a Aeronáutica.

O acidente aconteceu nos arredores do povoado de San Antonio de Prado, no departamento de Antioquia, minutos depois de o pequeno avião decolar do aeroporto Enrique Olaya Herrera, na cidade de Medellín.

A aeronave se dirigia para o município de Vigía del Fuerte, uma região de floresta sobre o rio Atrato.

Na sexta-feira, os quatro ocupantes de um Cessna 172 morreram na queda do avião durante o pouso em uma área de montanhas no departamento de Santander, no nordeste da Colômbia.

Uma comissão da Aeronáutica, integrada por membros do Serviço Aéreo de Resgate e investigadores, chegou ao local do acidente para reunir a informação necessária que possa estabelecer as causas da queda.

o globo

Notícias » Mundo » Mundo Primeiro julgamento civil dos ataques de 11/9 começará em junho


O primeiro julgamento civil dos atentados de 11 de setembro de 2001 começará em junho de 2011 a pedido da família de uma das vítimas, informou hoje um juiz de Nova York.

Segundo o juiz, o julgamento é contra a companhia aérea United Airlines e o fabricante de aviões Boeing por não terem sido capazes de garantir um nível de segurança suficiente para prevenir esse ataque.

Mark Bavis, um jogador de hóquei profissional nascido em Massachusetts (Estados Unidos), estava no voo 175 de United Airlines quando os terroristas lançaram o avião contra as torres do World Trade Center, um atentado que causou cerca de 3 mil mortes.

O juiz Alvin Hellerstein decidiu nesta quarta-feira que o julgamento, o primeiro civil dos atentados terroristas de 11 de setembro, será realizado de 13 de junho a 22 de julho de 2011, segundo revelam os documentos registrados nesta quarta-feira nesse tribunal.

Segundo ele, será julgado se as medidas de segurança tomadas foram corretas.

A família de Bavis decidiu processar a companhia aérea United Airlines e o fabricante de aviões Boeing, por não terem tomado medidas de segurança suficientes para impedir que terroristas armados entrassem no avião.

Segundo os familiares da vítima, o fabricante de aviões Boeing deveria ter protegido melhor a porta que separa a cabine dos pilotos, para que os terroristas não pudessem controlar o avião.

"As pessoas querem saber o que de fato se passou naquele dia", afirmou nesta quarta-feira ao jornal New York Daily News o representante da família de Mark Bavis, Donald Migliori, quem acrescentou: "Nós sabemos o que aconteceu naquele dia. O importante deste julgamento é contar essa história e tornar pública essa informação".

terra

Legacy 650 recebe certificação da Anac e da Easa


SÃO PAULO - A Embraer informou hoje que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês) certificaram o jato executivo Legacy 650. Esta aeronave da categoria large com alcance estendido é baseada no super midsize Legacy 600, que conta com cerca de 200 unidades entregues em todo o mundo.

?As certificações ocorrem um ano após o lançamento do programa na última convenção da NBAA", destaca o vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de aviação executiva, Luís Carlos Affonso. O executivo complementa que desta forma, a empresa poderá iniciar as entregas da aeronave em 2010, como planejado. ?O Legacy 650 cumpriu todos os requisitos originais estabelecidos, em particular o alcance de 3.900 milhas náuticas, que possibilita à aeronave ligar importantes cidades e abre novos mercados para a Embraer?, afirma.

A Embraer também informou hoje que assinou um acordo com a Transpaís Aéreo para estabelecer o primeiro centro de serviços de jatos executivos no México para as aeronaves Phenom 100 e Phenom 300. A empresa é uma subsidiária do Lomex Group Aeronautics Division, um representante de vendas da Embraer no México desde março de 2008.

Em nota a empresa explica que decidiu expandir a parceria com o grupo para melhor atender aos clientes e oferecer suporte técnico para a crescente frota de jatos das categorias entry level e light na região.

?Estamos muito satisfeitos em oferecer aos clientes de jatos executivos Embraer no México um centro autorizado de serviços local para melhor atender às necessidades de inspeção e manutenção?, afirma Scott Kalister, diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer para os EUA, Canadá, México e Caribe, no segmento de aviação executiva.

O centro de serviços da Transpaís é certificado pela autoridade aeronáutica mexicana (DGAC) e está programado para iniciar inspeções, manutenção programada e não programada, retoques na pintura e serviços no interior para o Phenom 100 e Phenom 300 a partir de primeiro trimestre de 2011, após completar o treinamento requerido para os técnicos da empresa e dispor do ferramental e equipamento necessários.

Chile

A fabricante brasileira informou ainda que nomeou a Aerocardal Ltda. como representante autorizado de vendas no Chile para toda a linha de jatos executivos. O anúncio foi feito na 63ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (National Business Aviation Association -NBAA) dos Estados Unidos, que está sendo realizada em Atlanta, na Geórgia.

Em nota o diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a América Latina, no segmento aviação executiva, afirma que espera que o novo acordo com a Aerocardal permita expandir a presença da empresa no Chile.

Manutenção

A Embraer anunciou também que assinou seu 100º contrato na América do Norte para o programa de manutenção Embraer Executive Care (EEC). Atualmente, 65% da frota norte-americana, incluindo aeronaves Phenom 100, Phenom 300, Legacy 600 e o jato executivo de transporte é atendida pelo programa.

Além de um programa virtual de monitoramento de manutenção, a Embraer tem uma rede de centros autorizados de serviços que contam com estoques de peças e equipes treinadas. A Empresa também mantém centros de distribuição de peças estrategicamente localizados em São José dos Campos (Brasil); Ft. Lauderdale, Estado da Flórida, e Louisville, Estado de Kentucky (EUA); Villepinte (França); Beijing (China) e Cingapura.
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