A TAM afirma que a aquisição da Trip não impactará na sua estratégia para a Pantanal, já que são empresas independentes. Mas, especialistas dizem que esperam que a TAM incorpore os voos da Pantanal às suas rotas e acabe com a marca.
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segunda-feira, 4 de abril de 2011
Com aquisição da Trip pela TAM, destino da Pantanal é incerto
A TAM afirma que a aquisição da Trip não impactará na sua estratégia para a Pantanal, já que são empresas independentes. Mas, especialistas dizem que esperam que a TAM incorpore os voos da Pantanal às suas rotas e acabe com a marca.
Estrutura improvisada em aeroporto de São Luís cai e fere uma funcionária da Gol
A queda de uma placa de acrílico com cinco metros de largura e dois de altura, instalada no prédio onde funcionando temporariamente o aeroporto de São Luís, feriu uma funcionária da Gol na tarde de domingo (3).
Procuradoria investiga interdição em aeroporto
Ela caiu no chão e foi socorrida no próprio aeroporto. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero em São Luís, a funcionária não teve ferimentos graves.
A placa de acrílico foi colocada na entrada do prédio da administração para adequar o espaço para receber passageiros, segundo a Infraero. Com o vento forte ocorrido na tarde de ontem, a placa caiu.
O local é usado há mais de uma semana como área de check-in. O terminal de passageiros da capital está interditado desde o dia 24 de março com risco de desabamento da cobertura.
Todas as operações de embarque e desembarque estão sendo feitas de forma precária, utilizando o antigo terminal de passageiros. Uma tenda foi montada em frente para abrigar os passageiros que irão embarcar.
Em duas ou três semanas, segundo a Infraero, deverão ficar prontas as duas estruturas metálicas com coberturas de lona que estão sendo montadas na área do aeroporto. Elas serão climatizadas e darão mais conforto aos passageiros, segundo a empresa.
A Infraero está adaptando o antigo galpão da Vasp para abrigar o desembarque de passageiros, com a instalação de esteiras de bagagem, que estão paradas.
Atualmente, a devolução das bagagens é feita em um balcão.
folha.com
O excêntrico bilionário Branson desembarca no Brasil
O bilionário e excêntrico empresário britânico revela com exclusividade à DINHEIRO seus planos para trazer a companhia aérea Virgin ao País e diz que pretende investir também em energia renovável e telefonia celular
Por Rosenildo Gomes Ferreira, enviado especial a Manaus
Os empresários europeus, em geral, e os britânicos, em particular, cultuam a discrição. Como muitos deles são oriundos de famílias aristocráticas, não é fácil encontrá-los em badalações. A não ser que se trate de um chá ou jantar beneficente em prol de alguma causa social ou ambiental.
isto é dinheiro
TAM é condenada a pagar R$ 6 mil de indenização por extravio de bagagem
O juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, Fernando Cézar Barbosa de Sousa, condenou a TAM Linhas Aéreas S/A a pagar R$ 6 mil de indenização, a título de danos morais, por extravio de bagagem.
A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última 5a.feira (31/03).
Segundo os autos (nº 50573-85.2009.8.06.0001/0), em agosto de 2008, I.S.M., que reside nos Estados Unidos, veio a Fortaleza visitar os pais e os filhos.
Ao constatar que a mala não estava na esteira, procurou, imediatamente, uma funcionária da companhia e disse que havia trazido produtos caros para presentear os familiares.
A empresa fez ocorrência interna, mas não devolveu a bagagem. Insatisfeita, entrou com ação de indenização por danos morais. Alegou ter voltado ao aeroporto por diversas vezes, sem conseguir reaver os bens.
A TAM argumentou que a passageira não comprovou a existência dos bens reclamados e nem que os objetos estariam dentro da mala extraviada. Além disso, não teria aceitado a proposta de indenização oferecida pela companhia área.
Na sentença, o juiz considerou que o extravio ficou provado, caracterizando o dano moral não “diretamente vinculado ao valor dos objetos existentes na bagagem, mas tão somente à existência de pertences”.
Fonte: TJ/Ceará/direitoce
F-X2: Espera continua para decisão da compra dos caças
Entre setembro de 2009 e janeiro de 2011, a concorrência F-x2 do Brasil mais parecia uma luta de poder do que um processo de avaliação, com a liderança política do estado favorecendo o Dassault Rafale e a força aérea preferindo uma das duas outras alternativas. Nesta narrativa, o lance vencedor pertenceria ao lado vitorioso de uma batalha interna dentro da burocracia brasileira, com a maioria das apostas sobre o Rafale – o qual ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva declarava ser o favorito.
No entanto, a dinâmica da competição, que vale pelo menos US$ 6 bilhões, mudou completamente no dia 6 de dezembro de 2010, quando Lula passou a decisão do F-X2 para a sua sucessora e ex-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, que assumiu a presidência em 1º de janeiro de 2011.
Em vez de um impasse, o programa F-X2 de repente deu uma guinada, três anos após a Força Aérea Brasileira formalmente reabrir o processo de aquisição.
Ao invés de escolher entre três propostas originais apresentadas em fevereiro de 2009, Rousseff estendeu o processo de avaliação para uma nova análise, que levará pelo menos vários meses.
Ao mesmo tempo, a proposta de Dilma também é de equilibrar as despesas projetadas no contrato do F-X2 contra um de seus outros principais objetivos domésticos – manter uma economia estável.
Embora o produto interno bruto do Brasil ter acelerado, apesar da recessão global, a inflação ainda está subindo mais rápido do que as metas do governo. Em uma tentativa de colocar um freio nos crescentes preços ao consumidor, Dilma reduziu os gastos do governo, com o ministério da carteira de aquisição de defesa ter sofrido alguns dos cortes mais profundos – de 26,5% neste ano.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, minimizou o impacto que os potenciais cortes poderiam ter sobre a avaliação do F-X2, mas deixou uma margem de manobra, talvez, com uma declaração com palavras colocadas cuidadosamente dizendo que o corte orçamental não iria “necessariamente” atingir o projeto F-X2 neste ano.
De qualquer maneira, Jobim aponta que os gastos para oos novos caças não serão registrados, até 2012 ou 2013, mesmo que o vencedor seja escolhido este ano. A seleção também seria seguida por um longo período de negociação de preços com a empresa vencedora que, conforme Jobim, durou 12 meses durante a recente aquisição de submarinos da Marinha Brasileira. A mudança na liderança política tem dado uma nova esperança aos concorrentes do Rafale – o Boeing F/A-18E/F Super Hornet e o Saab Gripen NG.
“Estamos encorajados com o que temos visto desde que Rousseff assumiu no início deste ano”, disse Joe McAndrew, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para a Europa, Israel e as Américas da Boeing , diz, observando que o resultado será “julgado na procedência do avião e no valor dos [econômicos] offsets”.
A confiança da Boeing também pode ser complementada por outros sinais de que a dinâmica na concorrência está se afastando do Rafale.
No mês passado, Dilma Rousseff foi amplamente divulgada na mídia por ter dito a Timothy Geithner, secretário do Departamento do Tesouro dos EUA, que o Super Hornet era o seu favorito na avaliação.
O endosso do relato de Dilma seguiu com a recente revelação de que Frederico Curado, diretor-executivo da Embraer, também apóia a escolha do Super Hornet. Em um documento diplomático, de janeiro de 2009, Curado informou ao então embaixador americano, Clifford Sobel, que ele “espera privadadamente que a Boeing ganhe”, embora a posição oficial da Embraer sobre o F-X2 é neutra.
No entanto, o principal trunfo da Boeing foi no dia 20 de março, quando o presidente dos EUA, Barack Obama se reuniu com Rousseff em sua primeira visita ao Brasil. De acordo com funcionários da Casa Branca, Dilma levantou a proposta do Super Hornet em primeiro lugar durante uma reunião privada e Obama repetiu as garantias de seu governo sobre a transferência completa da tecnologia – o ponto-chave na oferta da Boeing. Há uma visão fortemente sustentada em alguns setores do governo e da indústria brasileira de que as políticas de exportação dos EUA podem não ser realizadas. Em outubro de 2009, Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes, diretor de projetos para o comando de tecnologia aeroespacial do Brasil, foi pego numa câmera emitindo um aviso durante uma palestra sobre a experiência de sua organização com o processo de controle de exportação dos EUA. Uma das principais preocupações era uma aparente incoerência na aplicação das políticas dos EUA, que obrigou a Força Aérea Brasileira a bagunçar repetidamente os programas anteriores, disse Gomes.
A apresentação de Gomes foi celebrada com uma imagem do F/A-18E com um “X” vermelho estampado sobre ele – não sendo um grande endosso do chefe da organização de pesquisa de aeronáutica da Força Aérea Brasileira. Por outro lado, a relação de segurança entre os EUA e o Brasil continuou a evoluir desde 1977, quando o Brasil retirou unilateralmente a cooperação militar com os EUA.
Em 2008, o Departamento de Defesa dos EUA iniciou um grupo de trabalho bilateral com o Brasil pela primeira vez em seis anos. Em novembro passado, EUA e Brasil assinaram um acordo geral de segurança de informações militares, o que permite aos EUA trocar informações secretas com o Brasil.
O acordo foi assinado apesar de sérios desentendimentos diplomáticos. Apenas dois meses antes, a administração de Lula se recusou a apoiar os esforços dos EUA para aceitar sanções das Nações Unidas sobre o Irã. “Houve significativa política de ‘levantar poeira’ entre os EUA e o Brasil, especialmente sobre o Irã, e ninguém fez qualquer menção da transferência de tecnologia”, diz McAndrew. Antes, o Wikileaks havia indicado o Super Hornet como um favorito secreto das autoridades brasileiras, em comparação a proposta da Saab, que gozava anteriormente do status. Em janeiro de 2010, o jornal Folha de São Paulo vazou um resumo do relatório da Força Aérea de uma avaliação de 27 mil páginas, que teria classificado o Gripen NG como primeira escolha do serviço para substituir os Mirage 2000-5 da fabricante Dassault.
Bengt Janer, diretor da campanha da Saab Gripen no Brasil, disse que a Força Aérea do Brasil e a indústria brasileira de defesa têm uma chance de se tornar parte de uma cadeia de fornecimento com a próxima geração do caça monomotor da Suécia.
“Apesar de estarmos propondo um programa de desenvolvimento que poderia ser visto como um negócio arriscado”, Janer diz, “este programa de desenvolvimento é baseado em um caça que foi vendido para cinco países. A Força Aérea viu isso antes e eles disseram que isso é o que eles querem.”
O crescimento de vendas da Saab é menor sobre as forças políticas de desenvolvimento do que de capacidade industrial, diz ele. “O que é transferência irrestrita de tecnologia?” Janer pergunta, fazendo referência ao requisito da Força Aérea para a liberação de exportação. “O que é que realmente interessa para um país como o Brasil? É um radar? É um motor? O Saab proposta é que compartilhar a tecnologia com o Brasil na integração dos diferentes sistemas.”
A Suécia pode faltar na qualidade de estrela de uma visita de Estado dos EUA ou por um presidente francês, mas o Gripen tem sido totalmente apoiado pelas lideranças políticas do seu país. Além de várias visitas feitos pelo Ministro da Defesa, Sten Tolgfors, em 2009, o Brasil também foi pessoalmente pressionado pelo Rei e Rainha da Suécia.
Se algum país alegou vantagem política na competição até agora, entretanto, foi a França. No dia da independência brasileira, 7 de Setembro, em 2009, durante a visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ele garantiu a promessa de Lula de que o Brasil iria comprar 36 Rafales para a França em troca de compra 12 KC-390. Esse negócio foi seguido por um longo período de ajuste de preço. Em agosto, os relatórios locais tinham o Rafale como a aeronave de maior chance no ranking na avaliação da força aérea, apesar de ele ainda ser o mais caro. A classificação teria sido alterado para fazer a transferência de tecnologia mais importante do que o custo operacional.
cavok
Ameaça de bomba obriga avião a aterrar em Atenas
NC
Cuidado ao manobrar!
De tempos em tempos a gente gosta de homenagear um dos nossos clientes na fachada do escritório de SP. Já foram a GM, o Bradesco e agora a Embraer.
Nossos criativos tiveram a idéia de estacionar um avião no pátio da agência.
Ficou na dúvida? Passe pela Avenida dos Tajuras, 314 e você vai ver. Mas tome cuidado se for estacionar. O Phenom é um pouquinho maior do que os carros. :-)
ag2
Corpos estão entre destroços de avião da Air France, diz ministra francesa
PARIS - Corpos de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu sobre o Atlântico há quase dois anos, após decolar do Rio de Janeiro, foram encontrados dentro de uma grande parte da fuselagem localizada no mar no domingo. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pela ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet.
Veja também:
Estadão ESPN - Andrei Netto fala sobre novos destroços
Especial - Passo a passo do voo AF 447
Lista - Tudo o que foi publicado sobre o acidente
De acordo com Nathalie, alguns corpos no interior do avião poderiam vir a ser identificados. "É uma parte importante do avião, cercada por destroços. É uma parte que permaneceu praticamente intacta, em uma única peça", disse a ministra. Segundo ela, essa descoberta "dá aos investigadores esperanças de localizar rapidamente as caixas-pretas do avião".
Ao ser indagada por um jornalista se tratavam-se de "vestígios" dos restos mortais dos passageiros da aeronave, a ministra francesa afirmou: "Mais do que vestígios, há corpos".
O voo AF 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo. Somente cerca de 50 corpos foram encontrados, pouco após a catástrofe.
Buscas. O secretário-executivo dos Transportes, Thierry Mariani, também afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à radio France Info, que corpos foram localizados na área da fuselagem. "Em razão do aspecto sensível, guardamos os detalhes para as famílias das vítimas, que serão informadas com prioridade", disse Mariani.
A descoberta da fuselagem ocorre pouco após o início da quarta fase de buscas do avião, no dia 25 de março, em uma nova área de 10 mil quilômetros quadrados que não havia sido vasculhada até então. Esta quarta fase de buscas era considerada como a "operação da última chance" para encontrar as caixas-pretas do avião.
"Pudemos identificar nas fotos que foram tiradas por um dos robôs submarinos diferentes elementos do avião, principalmente os motores", disse Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigação e Análises da França (BEA, na sigla em francês), órgão responsável pelas investigações sobre as causas do acidente. "Na realidade, é a descoberta da fuselagem", afirmou Troadec. Até então, a única grande peça do avião da Air France localizada tinha sido o leme do Airbus.
No domingo, o BEA havia informado que além dos motores, partes das asas também haviam sido encontradas. Troadec afirmou ainda que como o barco americano Alucia, utilizado atualmente nas buscas, não está equipado para retirar a fuselagem do oceano, uma nova expedição será iniciada nas próximas semanas para resgatar os destroços.
Caixas-pretas. Os investigadores do BEA não têm certeza, no entanto, se as caixas-pretas, caso sejam encontradas, estarão conservadas o suficiente para que os dados técnicos gravados e as conversas dos pilotos possam ser analisadas. "As caixas-pretas estão mergulhadas há quase dois anos. É preciso encontrá-las e que elas estejam em estado de funcionamento. É uma das incertezas da operação", disse o secretário-executivo dos Transportes.
Os especialistas do BEA afirmam que é indispensável encontrar as caixas-pretas do avião para identificar as causas do acidente. "É importante para as famílias das vítimas e para a aviação civil compreender as causas desse acidente para evitar acidentes semelhantes", afirmou Mariani. Até o momento, o BEA afirma que os sensores de velocidade do avião, os chamados tubos pitot, são um dos elementos que provocaram problemas no avião, mas não a causa do acidente.
estadão
Avião da ONU cai na República Democrática do Congo; seis corpos são resgatados
Um avião da missão da ONU na República Democrática do Congo (RDC) caiu nesta segunda-feira durante a aterrissagem no aeroporto da capital, Kinshasa. Pelo menos seis corpos foram retirados dos destroços do avião. As informações são da agência de notícias “AFP”.
O acidente aconteceu pouco depois das 14h (horário local), e chovia forte no momento da aterrissagem.
Testemunhas informaram à AFP que o avião se partiu em vários pedaços na queda, que ficaram espalhados pela pista.
A causa do acidente ainda é desconhecida, assim como o número de passageiros que estava a bordo.
Nenhuma fonte da Monusco (Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo) foi localizada para dar mais detalhes do acidente e identificar os passageiros que estavam no avião.
A missão de paz da ONU na RDC, localizado na África Central e cinco vezez maior que a França, é uma das maiores da organização.
Apesar dos acidentes aéreos serem frequentes na região, este é o primeiro envolvendo um avião da ONU.
uolnews
Avião Caça dos EUA cai na Alemanha
Um avião de guerra da Força Aérea Americana caiu na cidade de Wittlich, na região oeste da Alemanha, neste sábado, mas não houve vítima. O piloto conseguiu se ejetar e já foi hospitalizado.
Autoridades afirmaram que a aeronave, modelo Thunderbolt, estava realizando voo de treinamento quando teve a pane.
O avião caiu a 25 quilômetros da base aérea dos EUA na Alemanha. Segundo uma testemunha, quando o caça se se chocou ao chão, houve grande explosão e muito fogo.
srzd
Equipes acham corpos no Airbus da Air France
Segundo os familiares, as três operações de busca anteriores não foram feitas com o rigor necessário e terminaram sem sucesso
Dois anos depois da tragédia, os investigadores que rastreiam os restos do avião da Air France que caiu no Atlântico localizaram corpos de vítimas e "uma grande parte" do aparelho, que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela ministra de Transportes da França, Nathalie Kosciusko-Morizet. Falando à rádio France Inter, a ministra disse que se trata de "uma parte importante do avião".
As equipes de investigação e busca não confirmaram a descoberta de corpos nos destroços, mas o chefe da agência que cuida do caso confirmou nesta segunda que a maior parte do corpo do avião foi encontrado. "Até agora, tínhamos apenas alguns destroços descobertos, boiando", disse à imprensa Jean-Paul Troadec, chefe do Escritório de Investigação e Análise (BEA) francês.
A ministra disse ainda que, depois da descoberta do domingo, cresceu a expectativa de que seja possível localizar as caixas-pretas do avião. A tragédia matou 228 pessoas e, por enquanto, não foi totalmente explicada. O BEA, que comanda a busca e também a apuração das causas da queda do Airbus, anunciou a descoberta dos novos restos do avião no domingo, fruto de uma grande operação de rastreamento.
De acordo com o informe da BEA, os restos foram identificados pelos investigadores como pertencentes ao Airbus A330-203 que fazia o voo AF447. A atual fase das buscas, iniciada em novembro do ano passado, era a quarta realizada pelos franceses e respondia a uma reivindicação dos familiares das vítimas, que ressaltam que a localização dos restos é imprescindível para conhecer as causas do acidente.
Segundo os familiares, as três operações anteriores não foram feitas com o rigor necessário e terminaram sem sucesso - afinal, não acharam as caixas-pretas, elemento essencial para esclarecer as causas da tragédia. No conjunto de hipóteses levantadas para a causa do acidente estão falhas nos sensores de velocidade do ar. A Airbus, fabricante da aeronave, chegou a recomendar a troca da peça.
veja
Avião que seguia do Rio a Nova York retorna após pane em radar
Um avião da Delta Airlines, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Atlanta, nos Estados Unidos, foi obrigado a retornar na madrugada desta segunda-feira ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Segundo a Infraero, a aeronave sofre uma pane no radar meteorológico.
O avião havia decolado às 23h30 da noite de domingo e, quando estava próximo a Brasília, teve de cancelar o voo e voltar, pois a falha detectada no radar impediria o sobrevoo na Amazônia.
Antes de aterrissar, a aeronave despejou o combustível no mar. Segundo a companhia aérea, o avião deve decolar hoje ao meio-dia.
band
Avião cai e mata um nos EUA
Um avião monomotor caiu e provocou a morte de uma pessoa nos EUA, na tarde de domingo (3). Segundo as autoridades, o avião caiu logo após levantar voo do aeroporto internacionalde Oakland, por volta das 15h40 (10h40, no horário de Brasília). Segundo o porta-voz da Federal Aviation Administration, Ian Gregor, apenas o piloto, cujo nome não foi divulgado, estava à bordo do avião. Uma testemunha entrevistada pela TV americana KGO disse que ouviu o motor do avião parar antes de sua queda.
uol
Piloto se distrai e tem o braço dilacerado por hélice de avião em Goiás
O piloto André Luis Abdalla,41, teve o braço direito dilacerado pela hélice de um avião monotor nesta quinta-feira (31) em Goiás. Natural de Londrina (PR), ele sofreu o acidente quando desceu da aeronave, ainda em funcionamento, e levantou o braço para se comunicar com um colega, que estava em outro monotor, na Escolinha de Aviação Brigadeiro Eppinghaus, no quilômetro 5 da rodovia GO-070, saída para Inhumas (49 quilômetros de Goiânia).
Socorrido pelos funcionários da escola, André foi levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), onde chegou consciente e com o braço praticamente no osso. Após avaliação médica de emergência, ele passou por uma cirurgia na tarde de ontem. A equipe do Serviço de Cirurgia Vascular da unidade optou por não amputar o membro temporariamente, mas a possibilidade ainda não foi descartada.
Após o procedimento cirúrgico, o piloto foi transferido para unidade de terapia intensiva (UTI). Até o final da tarde desta sexta-feira (1º), o quadro de saúde de André era regular, segundo o boletim médico. O caso foi registrado no posto policial do HUGO, mas, ao que tudo indica, trata-se de um acidente de trabalho.
André Luís concluiu o processo relativo à profissão de piloto há cerca de três anos. No momento do acidente, ele se preparava para um pequeno sobrevoo para checar um monomotor Cessna, que levaria hoje até a região Norte do Brasil.
Queda de avião no Novo México mata 4 pessoas
A queda de um avião GulfStream G650 no aeroporto de Roswell, no Novo México (EUA), provocou a morte de quatro pessoas na manhã deste sábado, informaram as autoridades locais.
Uma emissora local informou que, segundo a Polícia de Roswell, o avião realizava um voo de teste quando caiu sobre a pista.
O aeroporto permaneceu fechado por várias horas, mas retomou suas operações durante a tarde.
A Administração Federal de Aeronáutica (FAA, por sua sigla em inglês) informou que as vítimas eram dois pilotos e dois engenheiros que realizavam testes de decolagem e aterrissagem.
g1
Avião da Southwest Airlines abre buraco durante voo
Um buraco aberto na fuselagem em pleno voo obriga avião da Southwest Airlines a aterragem forçada e paraliza 79 aviões da companhia, afetando cerca de 300 voos nos Estados Unidos.
Para além dos prejuizos para a maior operadora de aviões Boeing 737 nos Estados Unidos, o buraco que se abriu na fuselagem do avião durante um voo que ontem ligava Phoenix a Sacramento aterrorizou seriamente os 118 passageiros e cinco tripulantes do voo 812.
O incidente, que se ficou a dever à fadiga dos materiais, segundo alguns analistas do sector da aviação citados pela comunicação social americana, obrigou à paragem de 79 Boeing 737 dos 552 que a Southwest Airlines detém. Isso implicou o cancelamento de 300 voos.
Alguns passageiros relataram mais tarde que o burtaco aberto na cabine tinha cerca de 30 centímetros de largura por um metro de comprimento.
Algumas fotos entretanto divulgadas dão uma ideia aproximada do tamanho do buraco, mostrando ainda as máscaras de oxigénio penduradas sobre os bancos.
exame expresso
'Imagine estar no avião e ver comissários com cara de pânico'
A apresentadora da Globo News TV, Maria Beltrão, que estava no voo da TAP que fez pouso forçado em Salvador na madrugada deste sábado, diz que o susto dos passageiros começou quando os comissários de bordo serviam o jantar. Em relato à Globo News TV, Maria contou que houve um estrondo e começou uma correria de comissários, entrando e saindo da cabine do piloto e fechando portas.
- Pediram licença e recolheram o jantar. Diziam "o comandante já vai avisar". Imagine estar no avião e ver comissários com cara de pânico - disse Maria.
Nos fundos da aeronave, passageiros diziam.
- Eu tô vendo fumaça ali, tô vendo fumaça no motor.
Maria Beltrão diz que o sentimento foi de pânico, que durou cerca de 10 minutos, seguido de um silêncio sepulcral. Os passageiros, segundo ela, ficaram completamente perdidos, pensando o pior. Só então o comandante informou que havia um problema no motor e que o avião faria um pouso em Salvador.
- É muito drama psicológico - relatou Maria.
A apresentadora disse então que os comissários passaram a apresentar novamente o procedimento comum de decolagem, de informar os passageiros sobre os procedimentos em pouso de emergência, quando são indicadas as portas de emergência e o uso das máscaras de oxigênio.
- Ficamos pensando será que vamos pousar no mar, descer por aquele tobogã. Não sei se é praxe repetir o procedimento, mas aí que o pânico foi generalizado no avião - contou.
Maria Beltrão diz que houve uma vibração estranho e ela conseguiu uma certa frieza para lembrar que é comum desligar um dos motores, para acalmar o marido, que viajava com ela no avião, um Airbus A 330. Segundo ela, a aeronave parecia nova.
- Pousamos bem, calmamente, não foi um pouso abrupto - disse Maria, demonstrando um sentimento de alívio.
o globo
Avião da TAP faz aterragem de emergência no Brasil
Um dos aviões da TAP que fazia ligação ente Rio de Janeiro, Brasil, e Lisboa, Portugal, com 227 passageiros a bordo, teve de executar uma aterragem de emergência, razões de segurança, em Salvador, Baía, onde foi descoberto uma avaria técnica, disse à Lusa fonte da companhia.
Carina Correia, porta-voz da TAP, referiu que o que aconteceu com o avião da TAP “Foi uma avaria num dos reactores”, na qual o comandante decidiu que era necessária uma re-avaliação técnica, o que acabou por acontecer em Salvador, Baía, Brasil.
A porta-voz da TAP confirmou também que saiu um avião Airbus A330 vazio, com capacidade para 230 passageiros , que chegará amanhã à no decorrer do dia de hoje, domingo, com os passageiros retidos no aeroporto de Salvador. Alguns dos passageiros mostraram-se assustados e preocupados com o problema, queixando-se da falta de comunicação e divulgação de informação da empresa com os passageiros retidos
ipjornal
CEO da Airbus defende o futuro da aviação sustentável
Logo após o lançamento da European Aviation Vision 2050, o presidente e CEO da Airbus, Tom Enders, enfatizou a necessidade da Europa investir na melhoria de sua infraestrutura, em prol do desenvolvimento econômico e social do mundo.
O evento discute as possibilidades de como o setor poderá transportar 16 bilhões de passageiros e 400 milhões de toneladas por ano, seguindo uma demanda de uma rede de transporte sustentável.
“A aviação mantém 33 milhões de empregos e 8% de PIB, portanto nosso investimento reflete nos benefícios econômicos e sociais”, revelou Enders. De acordo com o levantamento Global, Airbus Passenger 2050, sete em cada 10 pessoas esperam voar em aeronaves mais eco eficientes. “Serão necessários maiores avanços para atender essa demanda, que dobra a cada 15 anos, sem afetar o meio ambiente”, concluiu o CEO da fabricante francesa.
PANROTAS