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quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Queda de avião deixa mortos no Laos


Há 44 mortos após queda de avião no Rio Mekong.
Aeronave de companhia local ia da capital, Ventiane, até Pakse, sul do país.


mapa acidente aéreo laos (Foto: Arte/G1)
Um avião da companhia aérea Lao Airlines caiu nesta quarta-feira (16) no Laos matando todas as 44 pessoas que estavam a bordo, segundo o Ministério de Relações Exteriores do país asiático.
"Posso afirmar agora, segundo nossas informações, que as 44 pessoas a bordo morreram, incluindo cinco tailandeses", afirmou Sek Wannamethee, porta-voz do ministério.
Segundo a imprensa local, que cita a companhia, a aeronave ia da capital, Ventiane, até a cidade de Pakse, no sul do país.
O jornal tailandês "Bangkok Post" informou que a aeronave caiu no rio Mekong quando tentava se aproximar do aeroporto de Pakse.
As autoridades informaram que o avião caiu a 8 quilômetros de um aeroporto na província de Champasak, sul do Laos.
A imprensa local afirma que as condições meteorológicas eram ruins na região na hora do acidente.
Imagens da TV local mostraram o aeroporto meio submerso no Rio Mekong, e o que aparentemente seriam corpos em suas margens.
A empresa aérea do Laos opera voos domésticos e presta serviços internacionais para países como Camboja, China, Tailândia, Vietnã e Cingapura.
Avião da Laos Airlines é visto em 16 de julho de 2003 no aeroporto de Vientiane (Foto: AFP)Avião da Laos Airlines é visto em 16 de julho de 2003 no aeroporto de Vientiane fonte G1

Mercado aéreo do Brasil é 'o pior dos mundos', diz presidente da Embratur


Flávio Dino (Foto: Brizza Cavalcante/Agência Câmara)

Flávio Dino (Foto: Brizza Cavalcante/Agência Câmara)
Na tentativa de frear a escalada dos preços das passagens aéreas no mercado doméstico brasileiro durante a Copa do Mundo de 2014, o presidente da Embratur, Flávio Dino, solicitou nesta terça-feira (15) que órgãos de defesa econômica e o Ministério Público investiguem eventuais abusos no setor aeronáutico. Na visão de Dino, as atuais regras do mercado aéreo nacional são o “pior dos mundos”.
“O pior dos mundos é mercado monopolizado com liberdade tarifária plena, que é o que temos hoje no Brasil”, disse ao G1 o presidente da Embratur.
O dirigente do órgão responsável por promover o turismo no país protocolou representações no Ministério Público e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) alertando sobre as tarifas exorbitantes cobradas nas semanas do mundial. Ele também enviou um ofício para o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, pedindo que a pasta investigue eventuais irregularidades nas práticas empresariais das companhias aéreas do país.
 
O pior dos mundos é mercado monopolizado com liberdade tarifária plena, que é o que temos hoje no Brasil."
Flávio Dino, presidente da Embratur
Dino defende a implantação de um teto para as tarifas aéreas e a autorização temporária para que companhias aéreas estrangeiras operem no mercado interno. A proposta do dirigente é que se estabeleça um teto com base no preço médio das passagens nos últimos 12 meses.

Para ele, como as empresas que atuam no setor detêm concessões públicas, o Executivo federal teria a prerrogativa de intervir para controlar os preços.
“Temos liberdade tarifária, mas não pode ser absoluto. Se a liberdade tarifária vigorasse em outros meios de transporte, o metrô custaria R$ 200. Em todo o serviço público você pode, quando a oferta está desequilibrada, intervir para colocar parâmetros. É uma decisão política. Defendo uma espécie de teto do bom senso”, ponderou.
O presidente da Embratur quer que o Ministério Público intermedie um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as companhias aéreas para impedir que as empresas cobrem tarifas fora da realidade devido à grande quantidade de turistas que deve circular pelo país durante a Copa. Conforme Dino, a Embratur tem percebido um aumento "arbitrário" dos lucros das empresas aéreas que operam no país. "Temos de defender o turismo para evitar que o legado de imagem da Copa do Mundo vá para a lata do lixo", ressaltou.

Aéreas defendem preço livre
Em nota divulgada na noite desta terça (15), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) defendeu o regime de liberdade tarifária das passagens aéreas no país, vigente desde 2002. A associação, que representa as companhias Avianca, Azul, Gol, TAM E Trip, sustenta que "o tabelamento de preços não trouxe benefícios para os consumidores".
"O número de passageiros transportados triplicou, saltando de pouco mais de 30 milhões de pessoas para mais de 100 milhões em 2012, enquanto o preço médio dos bilhetes caiu 43%", argumenta a entidade.

A Abear justificou o preço elevado das passagens na época da Copa devido à alta demanda, "atípica, muito concentrada em dias e horários específicos", segundo a nota. Informou ainda que discute com o governo e outras companhias como "atender a esse quadro".

A entidade também culpou o sistema tributário pelos preços elevados dos voos domésticos, especialmente sobre o combustível.
Ponte aérea
Reportagem publicada nesta segunda (14) pelo jornal "Folha de S. Paulo" revelou que as tarifas aéreas no período do mundial da Fifa do ano que vem estão até dez vezes mais caras do que as registradas em um dia normal.
Mesmo se for comprado com antecedência de oito meses, um bilhete de ida e volta para a ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio) chega a custar R$ 2.393 no dia 12 de junho, data da abertura da Copa, informou a publicação. O valor corresponde a pouco menos do que uma passagem de ida e volta para Nova York (EUA), por exemplo.
Flávio Dino atribui os preços estratosféricos que estão sendo praticados nas semanas da Copa à “falta de bom senso” dos empresários do setor aéreo brasileiro. De acordo com ele, as altas tarifas podem gerar um prejuízo na imagem do Brasil como destino turístico.
“Temos à disposição algumas alternativas para tentar equilibrar o setor aéreo. Alguém tem de articular o bom senso. Como vamos explicar para os turistas estrangeiros que uma ponte aérea entre Rio e São Paulo custa a mesma coisa que uma passagem do Brasil para os Estados Unidos ou para a Europa. Se o céu é o limite para os preços, o inferno será nosso destino”, ironizou Dino
g1

Bando de pássaros em voo faz sinal de 'ponto e vírgula' ao lado de avião



Bando de estorninhos forma sinal de ponto e vírgula no céu da capital italiana, ao lado de um avião se aproximando para o pouso (Foto: Max Rossi/Reuters)Bando de estorninhos forma sinal de ponto e vírgula no céu da capital italiana, ao lado de um avião se aproximando para o pouso (Foto: Max Rossi/Reuters)
Um bando de estorninhos, pássaros que costumam fazer voos coletivos em grupos de milhares, formou uma figura inusitada perto do aeroporto internacional de Fiumicino, em Roma. O fotógrafo Max Rossi registrou o momento em que as aves vistas de longe lembraram o sinal de ponto e vírgula ( ; ), durante o pouso de um avião.
As estranhas formações são resultado do próprio instinto de sobrevivência dos estorninhos, que se protegem de predadores voando juntos. Durante o voo incrivelmente coordenado, essas aves acabam formando diferentes figuras.
g1

Imagens mostram passageiro pousando avião após desmaio do piloto


Imagens feitas por um helicóptero da Força Aérea da Grã-Bretanha mostram o momento em que um passageiro pousou um avião em um aeroporto no centro do país após o piloto ter desmaiado.
John Wildey tenta pousar avião | Foto: BBC
Passageiro teve ajuda pelo rádio para aterrissar o avisão depois que piloto desmaiou
John Wildey foi guiado por instrutores de voo para um pouso seguro no aeroporto no condado de Humberside depois de diversas tentativas.
O helicóptero que filmou o pouso pertence à equipe de resgate da Força Aérea, que foi chamada para ajudar na aterrissagem.
"Foi como assistir a um filme e fazer parte dele. As coisas estavam por um fio e não se sabia como poderiam se desenrolar. Você espera que tudo saia bem, mas, no fundo, pensa: isso tem potencial para ser um desastre", disse o tenente Ian Griffiths, que participou da operação.
Um exame póstumo revelou que o piloto, que era amigo do passageiro, morreu de causas naturais.
video

            

            

            

            

            

            

       

            

        


bbc brasil

Aos 85 anos, Iberia apresenta nova logomarca

Aviação , O primeiro A-330 a receber a nova pintura poderá ser visto a partir de meados do próximo mês
O primeiro A-330 a receber a nova pintura poderá ser visto a partir de meados do próximo mês
Mais forte, moderna e competitiva. Essa é a ideia que a companhia aérea espanhola Iberia quer transmitir com sua nova logomarca, desenvolvida após entrevistas a mais de nove mil pessoas. A nova imagem, que já aparece no primeiro Airbus 330, começará a ser vista a partir do próximo mês. “Não se trata de mudar apenas o logotipo da companhia, a nova imagem vai além disso, chegando a cada um dos cantos da Iberia: a mudança será reconhecida em todos os produtos que oferecemos e nos serviços que prestamos a nossos clientes”, disse o CEO da Iberia, Luis Gallego. 

Segundo a companhia, a nova imagem deve simbolizar o plano de transformação da empresa aérea, iniciado há alguns meses. O novo logotipo tem a cultura espanhola como inspiração, destacando as cores da bandeira da Espanha. O primeiro Airbus 330 a receber a pintura já com a nova marca deverá ser visto a partir de meados de novembro, equipado com as novas cabines econômica e business. A companhia aérea espanhola completou 85 anos e opera, diariamente, cerca de 600 voos. 
panrotas

Aos 85 anos, Iberia apresenta nova logomarca

Aviação , O primeiro A-330 a receber a nova pintura poderá ser visto a partir de meados do próximo mês
O primeiro A-330 a receber a nova pintura poderá ser visto a partir de meados do próximo mês
Mais forte, moderna e competitiva. Essa é a ideia que a companhia aérea espanhola Iberia quer transmitir com sua nova logomarca, desenvolvida após entrevistas a mais de nove mil pessoas. A nova imagem, que já aparece no primeiro Airbus 330, começará a ser vista a partir do próximo mês. “Não se trata de mudar apenas o logotipo da companhia, a nova imagem vai além disso, chegando a cada um dos cantos da Iberia: a mudança será reconhecida em todos os produtos que oferecemos e nos serviços que prestamos a nossos clientes”, disse o CEO da Iberia, Luis Gallego. 

Segundo a companhia, a nova imagem deve simbolizar o plano de transformação da empresa aérea, iniciado há alguns meses. O novo logotipo tem a cultura espanhola como inspiração, destacando as cores da bandeira da Espanha. O primeiro Airbus 330 a receber a pintura já com a nova marca deverá ser visto a partir de meados de novembro, equipado com as novas cabines econômica e business. A companhia aérea espanhola completou 85 anos e opera, diariamente, cerca de 600 voos. 
panrotas

CVM nega pedido de abertura de capital da Azul


O processo de abertura de capital da companhia aérea Azul está formalmente cancelado. O registro de companhia foi indeferido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em parecer com data de terça-feira (15) no site do órgão regulador do mercado brasileiro de capitais.
Na semana passada, o presidente da Azul, David Neeleman, havia dito ao "Valor" que a Azul estava acompanhando o mercado e que a oferta de ações em bolsa não deveria ocorrer neste ano, mas, "talvez", em 2014.
"A gente está esperando o mercado. Não sei [quando vai ser], você me fala como vai ser o mercado para os IPOs. Acho que não neste ano, que está fechando já, estamos em outubro. Talvez ano que vem", disse Neeleman, no dia 8 deste mês.
O pedido de abertura de capital fora aberto em maio na CVM. Fontes de mercado estimavam em R$ 1 bilhão o valor que a operação poderia atingir.
A companhia detém 17% do mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros, segundo dados da Agência Brasileira de Aviação Civil (Anac).
uol

Depois de 14 anos, Klaus Kühnast deixará a Tam

Aviação , Klaus Kühnast: 14 aos de Tam
Klaus Kühnast: 14 aos de Tam
Foram cerca de 14 anos na Tam (depois de dez de Varig e menos de dois anos na Continental Airlines) e com o que chama de fim de um ciclo, o diretor de Vendas Indiretas, Klaus Kühnast, anunciou hoje para sua equipe que em alguns meses deixará a companhia. "Tudo está sendo feito em total transparência com a diretoria da Tam, só tenho a agradecer, mas fechou-se um ciclo", disse ele com exclusividade aoPortal PANROTAS.

Segundo Kühnast seu substituto, um brasileiro, já está contratado mas só deve chegar em um mês. Haverá cerca de dois meses de transição e aí sim, no começo de fevereiro, ele deixará a empresa. Sobre seu futuro profissional ele prefere deixar para depois o anúncio, mas garante que não irá para outra empresa do mercado e sim partir para um "voo solo". Havia rumores de que ele assumiria a consolidação do Grupo Flytour, mas pela declaração de Kühnast, isso não deve ocorrer.

Klaus Kühnast, sem dúvida um dos nomes mais conhecidos, queridos e respeitados do turismo, assume que foi uma decisão difícil mas diz que se sente realizado com o que conquistou na empresa. 

Momentos marcantes? Ele lista quatro: a conquista da liderança no doméstico; a expansão internacional da Tam; a mudança de sistema, que teve impacto grande no trade; e a fusão com a criação da Latam.

Confira abaixo o comunicado de Klaus Kühnast ao mercado:

"Gostaria de compartilhar com vocês uma decisão muito importante em minha carreira.

Nos últimos meses, tenho pensado e planejado muito meus próximos passos profissionais. Após algumas boas conversas com a direção da TAM, decidi seguir novos rumos. Por isso, deixarei a Companhia dentro de alguns meses.

Confesso que, mesmo sendo uma decisão minha, este momento não é simples. Amo esta empresa e a nossa indústria. São 14 anos de TAM e 25 de aviação. Não é fácil deixar algo pelo qual sou tão apaixonado.

Sou muito grato a Deus e tenho um grande orgulho de fazer parte de uma empresa tão sólida, potente e criativa, em que tive a oportunidade de aprender e me desenvolver tanto, ao mesmo tempo em que contribuí com várias etapas do seu desenvolvimento e do seu crescimento.

Mas este não é ainda um e-mail de despedida. Nos próximos dias, anunciaremos o meu substituto, e eu participarei pessoalmente de todo o processo de transição. Inclusive terei encontros com clientes e parceiros para definir o prosseguimento de nossas ações conjuntas.

Continuo contando com cada um para juntos melhorarmos cada vez mais o resultado de nossas empresas.

Um grande abraço,

Klaus Kühnast
Diretor de Vendas Indiretas"
panrotas

TAM também reduz preço de passagens para Copa


Depois da Avianca, a TAM também recuou e baixou (um pouco) os preços de passagens aéreas para quem viajar na Copa.
O valor se refere às passagens para a abertura (12 de junho, em São Paulo) e final da Copa (13 de julho, no Rio).

Às 11h de hoje, o preço de ida e volta entre os aeroportos de Santos Dumont (Rio) e Congonhas (São Paulo) para abertura da Copa saía a R$ 1.733,14. A pesquisa é para ida em 11 de junho e volta em 13 de junho.

A tarifa ainda é alta, mas está 28% menor do que os R$ 2.393 de sexta-feira, quando fiz a pesquisa que subsidiou a reportagem da Folha que mostrava o aumento que as empresas aéreas promoveram nos preços de passagens para a Copa.

Para assistir à final da Copa, a viagem entre Congonhas e Santos Dumont (saída dia 11 de julho e retorno dia 14) também caiu os mesmos 28%, para R$ 1.733,14.
Foi a segunda vez que a TAM reduziu os preços. De quinta para sexta da semana passada, o valor havia caído de R$ 2.743 para R$ 2.393.

A compra de uma passagem nos mesmos trechos, em março –fora da temporada, portanto– sai por R$ 227 ida a volta.

REDUÇÃO

O corte nas tarifas para a Copa se dá depois de haver insatisfação de passageiros nas redes sociais e após o governo federal questionar publicamente as empresas aéreas.

A Embratur, ligada ao Ministério do Turismo, apresentou denúncia ao Cade, órgão de defesa da concorrência, na qual classifica de abusivos os valores das tarifas para o torneio.

O presidente do órgão, Flávio Dino, propôs estabelecer um teto de preço para as passagens durante a Copa.

folha de são paulo