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quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ryanair : Visa Electron x MasterCard




A Ryanair anunciou mudanças na sua estrutura de taxas sobre formas de pagamento. Assim, pagamentos efetuados com cartões MasterCards pré-pagos são gratuitos, enquanto que com Visa Electron passam a custar 5 euros por passageiro e por voo. Especialistas estimam custo da transacção em menos de um euro.


Sobre a taxa de cinco euros por segmento cobrada pela utilização de um cartão Visa Electon, a Associação de Cartões do Reino Unido garante que o custo efetivo de processar um cartão de débito é "significativamente menor" do que uma libra.
A título exemplificativo, a Ryanair cobra 40 euros por uma reserva de ida e volta para uma família de quatro pessoas, mesmo que pagos em simultâneamente com o mesmo cartão, numa única operação bancária.
É, portanto, uma forma encoberta de tornar, injustificadamente, os bilhetes mais caros.

Aviation Classics: Douglas DC-3 "Rose"


O Museu Asas de Um Sonho, localizado na cidade paulsta de São Carlos e que pertence à TAM, recebeu no ano de 2007 uma das mais clássicas aeronaves já fabricadas: um Douglas DC-3, que foi doado pela Boeing Company. A aeronave, chamada "Rose", realizou um longo vôo entre a cidade americana de Corona e o Brasil, repleto de escalas técnicas e uma dessas paradas ocorreu no município amazonense de Tabatinga em 24/08/2007.

Registrado por Alexandre Cavalcanti, o DC-3 acima é um veterano da II Guerra Mundial; foi fabricado em 1943 para a U.S. Air Force na versão C-53D e participou do dia D, data do desembarque das tropas aliadas na Normandia (06/06/1944). Um detalhe interessante é que este avião ainda possui marcas de bala na fuselagem, cicatrizes do ponto de virada do último grande conflito armado em escala global.

Manaus Spotting

United Airlines coloca Internet Wi-Fi dentro de seus Aviões



A tecnologia é algo que não possui limites. Muitas vezes, aos que viajam, é possível escutar dentro de aviões que a utilização do celular não é permitida, bem como alguns outros apetrechos que possam prejudicar os controles de bordo das aeronaves. Em uma investida ousada, a United Airlines criou uma promoção denominada Try-Before-Your-Buy.

Os passageiros que abrirem uma conta para adentrarem na internet a bordo ganharão uma sessão, sem custo algum, para utilizarem o produto. Esse serviço, batizado de GoGo – realização da empresa de comunicações Aircell –, permite o ingresso à rede Wi-Fi de laptops, smathphones e PDA’s. Cada um poderá consultar e-mails, receber e enviar mensagens instantâneas e acessar redes corporativas.

Além disso, os aviões já estão equipados com tomadas AC, que permitem ao cliente utilizar o notebook sem preocupação de a bateria acabar. A promoção citada no início deste artigo permanecerá em vigor até o último dia deste ano para os vôos entre o aeroporto Kennedy, em Nova York, e a San Francisco, Califórnia – sem escalas!

Passagem de avião

AEROMÉXICO vai reestabelecer voo direto com a China


Cidade do México e Xangai. Falta apenas a autorização da administração da Aviação Civil da China para o retorno da linha que foi suspensa em maio deste ano, conseqüência das restrições impostas por Pequim a viajantes procedentes do México, na época da crise provocada pela gripe A. Posteriormente, o vôo ficou como cancelado.

A Aeroméxico era a única empresa que mantinha uma ligação de vôo direto entre um país latino-americano e a China. A rota tinha uma parada técnica em Tijuana, na região norte do México, utilizando equipamento Boeing 777, com capacidade para 280 passageiros e começou em 27 de maio de 2008 objetivando impulsionar os negócios bilaterais entre os dois países e fomentar o turismo de chineses no México.

BRASILTURIS

Funcionários da Aerolíneas Argentinas terminam greve


Os trabalhadores da Aerolíneas Argentinas terminaram hoje uma greve de várias horas que levou a companhia a atrasar vários voos - inclusive para São Paulo - e a desviar outros que chegavam a Buenos Aires para Montevidéu e Assunção, informaram fontes da empresa.

Os voos atrasados tinham como destino, além de São Paulo, Sydney, Auckland e Bogotá, cujos passageiros permaneceram retidos por várias horas no aeroporto de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires e o mais importante do país, até que a suspensão da greve.

A greve foi convocada pela Associação Argentina de Aeronavegantes (AAA), devido a conflitos internos nesse grupo, que comissários de bordo, mas outros cinco sindicatos do setor aeronáutico do país se juntaram ao protesto.

"Após a suspensão da greve, a Aerolíneas começou a regularizar gradativamente suas operações", afirmou a companhia, administrada pelo Estado argentino desde julho de 2008 e que está em processo de desapropriação para o grupo turístico espanhol Marsans. EFE

G1

Peru ganhará companhia aérea de bandeira



Surge uma nova companhia aérea no Peru?

A Comissão de Transportes e Comunicações do país aprovou o Projeto de Lei 3519, que declara de interesse público a criação de uma companhia aérea de bandeira nacional.

O nome da aérea, segundo o projeto, será Aerolíneas Del Peru. De acordo com o projeto, os acionistas serão divididos entre governos regionais, detendo 70% da empresa, e algum sócio privado cujo país de procedência faça limites com o Peru.

A iniciativa foi apresentada pela congressista nacional Susana Vilca, que foi apoiada por membros da bancada de Aliança Parlamentar, enquanto a Unidade Nacional absteve-se da votação. Além disso, a Comissão dos Transportes e Comunicações aprovou também um projeto de lei que apenas pilotos peruanos farão trechos domésticos.
Panrotas

Azul se destaca em premiação



A tecnologia da Azul Linhas Aéreas recebeu, na noite de ontem (01/12), destaque no Prêmio Info. Paulo Nascimento, diretor comercial e TI da Azul, consagrou-se duplamente. O executivo foi eleito CIO do ano pelo Prêmio Info e pelo Prêmio CIO do Ano (categoria Transporte). As duas vitórias foram garantidas por votação popular e a cerimônia de premiação aconteceu no Terraço Abril, em São Paulo.
Mercado e Eventos

Confins (MG) ganha voo da Trip para Maceió (AL)


A partir do dia 20/12, Minas Gerais terá ligação direta com Maceió. O anúncio foi feito pelo diretor de Marketing da Trip Evaristo Mascarenhas de Paula, à Secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, Linhas Aéreas,em reunião realizada nesta terça-feira, dia 01/12, no gabinete da Setur. Os voos serão diários, com partidas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. A empresa anunciou que, também em dezembro, será lançada a nova rota que liga Vitória a Belo Horizonte, com voos diretos e diários.

Para a secretária de Turismo, Érica Drumond, “as novas rotas permitem fortalecer as ações de promoção e comercialização do destino Minas Gerais nesses mercados. A Setur pretende incentivar a visita de turistas de outros Estados a Minas Gerais, para isto, vamos intensificar as ações junto aos operadores de Maceió e Vitória. A notícia também favorece os mineiros que passam a contar com mais opções para as viagens fora do Estado”, afirma.

De acordo com o diretor de marketing da companhia aérea, Evaristo de Paula, “a Trip está investindo para que o Aeroporto de Confins se transforme no novo hub da empresa. Com essa malha, fortalecemos o tráfego de negócios entre as cidades, uma vez que o Estado de Minas Gerais tem o terceiro maior parque industrial do País, além de contribuir para o fluxo turístico no Estado”, revela.
Panrotas

Motim a Bordo




Fuel Dump


Big photo shows a photo taken by Mark Hsiung showing the fuel dump of the Boeing 777 and the inset shows a passenger photo of the dump.

A foto tirada por um passageiro mostra o despejo de combustível do Boeing 777 .

Um Boeing 777-200ER da Saudi Arabian Airlines teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto JFK, no último sábado (28/11) , depois de ter problemas com o travamento da porta.


Depois de decolar, devido a um problema de engrenagema, a porta traseira esquerda de aterragem estava ainda em aberto. O piloto declarou uma emergência e por motivos de segurança e problemas de peso, a tripulção decidiu alijar combustível, circulando por duas vezes, antes do desembarque.

A aeronave pousou em segurança, e ninguém a bordo ficou ferido.

de arte após a aterragem. Nas suas observações, o passageiro postou fotos do despejo de combustível a partir do interior, dando uma perspectiva única.



Alarme de seqüestro


Bombaim: Pilotos da Kingfisher em um voo de Hong Kong , acidentalmente acionaram um alarme de seqüestro enquanto a aeronave se aproximava do aeroporto de Mumbai, na noite de terça-feira.

Fontes disseram que a aeronave estava a 10 milhas do aeroporto quando o alarme disparou e o motivo foi uma falha de sistema com a radiotelefonia da aeronave, de acordo com um porta-voz da Kingfisher Airlines, o falso alarme disparou.

Loja a bordo



Hoje, a Iberia está abrindo sua Loja nova a bordo ou "loja on-board", com um catálogo totalmente novo que pode ser visto no site da companhia www.iberia.com e na revista de bordo Ronda Iberia.
http://www.vabiberia.es/

Greve na Finnair


A companhia aérea finlandesa Finnair teve que abandonar 35 vôos nesta terça-feira.

A greve espontânea por um número de empregados da companhia aérea causou o abandono de vôos e deixou os passageiros sem o meio de transporte.
400 passageiros ficaram presos durante a greve, que convocada, em protesto contra os planos de transferência de 620 funcionários.
A Finnair sofreu perdas de mais de 20 milhões de euros no terceiro trimestre do ano.

Bebê morre sufocada acidentalmente pela mãe



A tragédia ocorreu em 24 de novembro em um avião da United Airlines , que foi desviado para o aeroporto de Heathrow em Londres.
Uma mãe acidentalmente sufocou sua filha até a morte durante o vôo depois que ela adormeceu durante a amamentação.

Com quatro semanas de idade, a bebê foi viajar com a mãe egípcia de Washington, DC para o Kuwait, com o intuito de apresentá-la aos parentes e familiares.
A Tripulação da United Airlines foi alertada pela mãe de 29 anos aos berros.

Um médico que viaja no avião tentou sem sucesso ressuscitar o bebê.

O avião, que estava sobre o Atlântico, a 33.000 pés, foi desviado para o aeroporto de Londres Heathrow .

A bebê foi levada para o Hospital de Heathrow,No entanto, já estava morta.
O atestado de óbito foi dado pelo Great Ormond St Hospital, em Londres.

Não foram efetuadas detenções no incidente trágico.

A polícia ainda aguarda os resultados ; Entretanto, a morte está sendo tratada como "inexplicável".

A Associação de mães e Especialistas no assunto têm combatido contra a amamentação na cama, onde as mães podem adormecer - como a mãe, a bordo do vôo United fez.

Lufthansa Latina



A companhia aérea alemã Lufthansa abriu sua conta no Twitter para a Venezuela, México e Argentina, com o nome @ LufthansaLatina, onde para seus seguidores a empresa passa a oferecer promoções atraentes, incluindo um concurso para aqueles que começaram a seguir antes de 1º de Dezembro de 2009.

Jens Bischof, vice-presidente da Lufthansa para as Américas, comentou assim sobre o lançamento do projeto:

Aqueles que nos seguem , serão os primeiros a saberem sobre as atividades da Lufthansa no mercado latino-americano, de tarifas especiais, novas parcerias, e até mesmo as últimas informações sobre nossos produtos e serviços. Ao mesmo tempo, usamos o Twitter como um canal de retorno imediato, a fim de melhor maneira de apoiar o nosso universo em expansão de clientes na América Latina ".

Lufthansa en Twitter

Lufthansa no Twitter


No Twitter
Lufthansa: @ LufthansaLatina

Avianca divulga voos adicionais para a alta temporada

avianca_voosaltatemporada

A Avianca divulgou que a partir desta segunda-feira (01/12) até 31 de Janeiro de 2010 estará acrescentando 720 frequências adicionais aos 350 voos diários operados pela empresa, além de outros 250 voos charters ao exterior, informou o jornal colombiano Portafolio.

Ao todo a empresa ofertará 70 mil assentos adicionais no mercado colombiano e 10 mil no mercado internacional.

As 720 novas frequências atenderão a Aruba, México e Panamá na América Central e Miami, Nova Iorque e Washington nos EUA, partindo de Bogotá, Cali e Medellim. Outras 11 cidades colombianas também receberão acréscimos em voos domésticos.

Os 250 voos charters, por sua vez, terão como destinos as cidades de San Andrés-Isla (Colombia), Punta Cana (República Dominicana), Montego Bay (Jamaica), Cancún (México), San Juan (Porto Rico) e Cidade do Panamá. A primeira, San Andrés-Isla, partindo de Bogotá, Cali e Medellin e as demais sendo servidas somente a partir de Bogotá.

CR

F6F-3 Hellcat é retirado do Lago Michigan para restauro

Warbird é retirado do Lago Michigan




Grumman F6F-3 Hellcat

Grumman F6F-3 Hellcat

Hellcat-3

Outro warbird da Segunda Guerra Mundial está sendo arrancado das águas do Lago Michigan próximo a Chicago após ficar submergido por décadas. Na segunda-feira, dia 30 de novembro, uma empresa de salvamento levantou um quase intacto Grumman F6F-3 Hellcat de uma profundidade de cerca de 250 pés (76 metros) das águas próximo a Waukegan, ao norte da cidade. A aeronave afundou em 1945 durante um voo de treinamento para pouso num porta-aviões.

Hellcat-4

De acordo com um reporter do jornal WLS em Chicago, o piloto era o Tenente Walter Elcock, que ainda está vivo e reside em Atlanta, Geórgia. Seu neto estava junto quando o Hellcat emergiu da água na segunda e teve a honra de poder sentar no cockpit.

Em abril de 2009, um bombardeiro de mergulho Douglas SBD Dauntless foi recuperado do Lago Michigan próximo a Waukegan.

Os esforços de retirada da aeronave da água estão sendo patrocinados pela empresa Enterprise Rent-A-Car, uma companhia com o nome do porta-aviões da Segunda Guerra Mundial USS Enterprise. A razão: o pai do CEO dessa companhia, Andrew Taylor, foi um piloto de Hellcat que serviu a bordo do Enterprise.

Os planos para aeronave são de desmontá-la e transportá-la para Pensacola, Flórida, onde deverá ser completamente restaurada e remontada para ficar exposta no National Naval Aviation Museum.

Blog do Vinnna

Companhias estudam investir em aeroportos



Em meio à discussão se a concessão de aeroportos no país vai sair da gaveta, o setor privado já dá sinais de querer participar desse processo. Para a Azul, o foco é investir em terminais de passageiros. A A-port, controlada pela construtora Camargo Corrêa, quer ser gestora e operadora de aeroportos. E a TAM, a maior companhia aérea do país, já informou, em meados de julho, que a holding TAM Empreendimentos e Participações (TEP), tem interesse em participar da concessão e que a viabilidade do negócio ainda seria analisada.
A participação da iniciativa privada está garantida por meio de dois dispositivos principais: o projeto de concessão de aeroportos, que deverá ser apresentado na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permite a irrestrita participação de grupos estrangeiros, mas limita companhias aéreas nacionais a ter posição minoritária. E a Azul mantém seu interesse mesmo com esse limite.

Esses são alguns dos principais pontos do marco regulatório dos aeroportos concluído pela agência Nacional de Aviação Civil (Anac), diz a presidente Solange Vieira. Há diversos modelos: o aeroporto inteiro, blocos de aeroportos com um terminal rentável e outro não, e apenas terminais de passageiros (dentro de aeroportos). A concessão será onerosa: vence quem oferecer o maior valor.
"Não vejo motivo para uma empresa aérea se desanimar por causa do limite (minoritário de participação). Nós poderemos ter interesse em investir em terminais próprios", diz o diretor de Relações Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano. O presidente da A-port, Roberto Deutsch, confirma que a proposta da Anac dá condições para a participação da empresa nesse processo. A A-port tem quatro concessões de aeroportos na América Latina e administra mais cinco aeroportos na região. Assim como Solange Vieira, Deutsch acredita que a concessão vai ser realizada. "O difícil é fazer acontecer, mas a Anac está fazendo seu papel".
O especialista em aviação da Bain & Company, André Castellini, afirma que é "fundamental" para o país que o projeto vingue.
"Acho que precisa de uma decisão (para a concessão acontecer). Tem tempo para executar a obra se a Infraero mudar um pouco o histórico dela, que não é adequado para o que a gente precisa", diz Solange Vieira.
A Infraero responde que passa por mudanças. "Estamos trabalhando para esse fim, justamente para mudar procedimentos. Como exemplo, temos a parceria com o Departamento de Engenharia do Exército, que vai acelerar muito o tempo de execução de projetos e obras", diz o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse no dia 26 de novembro que iria apresentar uma proposta de decreto da concessão dos aeroportos ao presidente Lula em 10 dias. Antes disso, o projeto vai ser analisado pelos ministérios da Fazenda, Planejamento, Turismo, Casa Civil, Defesa e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O ministério da Defesa informa que o projeto de concessão não se restringe aos aeroportos administrados pela Infraero, mas abarca também os controlados por governos estaduais e municipais.
Aeroportos no Brasil

Por reajuste, aviação civil ameaça greve no Natal

Os trabalhadores da aviação civil de todo o País ameaçam entrar em greve na véspera do Natal deste ano, caso as empresas aéreas não concedam aumento real nos salários das categorias. A afirmação foi feita hoje pelo presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT), Celso Klafke, durante manifestação no Aeroporto Internacional André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos (SP).


Cerca de trezentos manifestantes participaram da atividade promovida por sindicatos de aeroviários e pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), todos filiados à Central Única de Trabalhadores (CUT). Os trabalhadores querem aumento de 10% sobre os salários, criação de novos pisos, além de pleitos sociais.


Amanhã, os sindicatos reúnem-se com representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) para dar continuidade às negociações pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho das categorias. A data-base das categorias é 1º de dezembro. Segundo nota do sindicato, "as empresas afirmam que não podem reajustar os salários acima da inflação e propõem aumento de cerca de 4% aos trabalhadores". O SNEA também quer ampliar de 30 para 60 dias o período para compensação de horas extras.

G1

Cargueiro militar vira problema para Airbus


A Airbus quer tirar do chão pela primeira vez seu problemático avião de transporte militar A400M já na semana que vem, mas problemas políticos e financeiros podem impedir o voo do avião pan-europeu.

O A400M é um dos projetos de defesa mais ambiciosos da Europa. A controladora da Airbus, a European Aeronautics Defence & Space Co., fechou acordo com mais sete países da Organização do Tratado do Atlântico Norte para construir 180 aviões por 20 bilhões de euros (US$ 30 bilhões). Ambos os lados comemoraram o acordo como um modelo de integração europeia e prova da expertise do continente no concorrido setor aeroespacial. A EADS prometeu entregar o primeiro A400M este ano e absorver qualquer estouro do orçamento.

Mas quando os atrasos se multiplicaram nos últimos anos a EADS tentou renegociar o contrato. O programa já passou uns três anos do cronograma. O diretor-presidente da EADS, Louis Gallois, já disse que a empresa vai perder pelo menos 2,4 bilhões com o acordo, e que esse valor pode subir ainda mais.

Autoridades de defesa congelaram o contrato este ano e prometeram fechar um novo acordo até o fim do ano. O tempo está se esgotando, dizem ambos os lados, porque é preciso se preparar para o futuro com o sem o A400M.

Autoridades de defesa de seis governos europeus e da Turquia planejam se reunir hoje em Berlim para determinam um posicionamento conjunto para as negociações com a EADS. Elas têm que decidir se ainda querem que a EADS construa o avião, com quanto do estouro do orçamento vão arcar e qual será o o novo cronograma de entrega dos aviões se aceitarem manter o projeto.

A agência pan-europeia de compras de material de defesa, a Occar, contratou a PriceWaterhouseCoopers para auditar o programa e permitir que as autoridades compreendam melhor os custos e a situação do programa.

The Wall Street Journal

Pescadores acham destroços que podem ser de avião desaparecido

Pedaço do que parece ser a fuselagem de uma aeronave
Pedaço do que parece ser a fuselagem de uma aeronave

Pescadores do município de Itacaré (436 km ao sul de Salvador) acharam nesta terça-feira, dia 1º, ossos, pertences e destroços, que podem ser dos tripulantes e do Cessna C-310, prefixo PT-JGX, da empresa Aero Star, que desapareceu no dia 2 de maio do ano passado, quando se aproximava do aeroporto de Ilhéus. Estavam a bordo da aeronave os empresários ingleses, Sean Woodhdhall, Ricky Every, Allan Kempson e Nigel Hodgefs, além do piloto Clóvis Revault (lotado na Casa Civil do governo da Bahia) e o co-piloto Leandro Veloso, ambos brasileiros.

Os destroços foram encontrados a 16 milhas de Itacaré, onde ainda estaria grande parte da aeronave, em meio a um lamaçal, a 42 metros de profundidade, segundo o pescador Jorge Francisco dos Santos. “Estávamos perseguindo um cardume de peixes, quando avistamos os destroços”, disse o pescador. Ainda de acordo com Santos, no loal há um fêmur, uma carteira com documentos, uma hélice e restos de fuselagem, com as letras SNA-310.

A Marinha e a Polícia Federal estiveram no local e recolheram o material, que foi levado para a sede da PF, em Ilhéus, para ser periciado. Segundo o Capitão Celso, assessor de Comunicação Social do comando do 2º Distrito Naval, em Salvador, nesta quarta, 2, começa a ser feita a análise dos achados, que são indícios de ser da aeronave. Ele adiantou que, logo pela manhã, a Marinha vai checar o local e um navio está sendo deslocado da capital com mergulhadores e todo o equipamento necessário para fazer a investigação.

Nesta terça, a PF abriu um novo inquérito, que será conduzido pela delegada Denise Dias. O delegado chefe da PF de Ilhéus, Cristiano Barbosa Sampaio, disse que, nesta quarta, uma equipe vai fazer o isolamento do local, para que a Aeronáutica possa fazer a investigação.

O acidente ocorreu quando os empresários estavam chegando a Ilhéus, onde planejavam implantar um resort de luxo, com previsão de investimento de R$ 500 milhões. A aeronave desapareceu após deixar a capital com destino ao aeroporto Jorge Amado.

O empresário Sean Woodhdhall estava envolvido em escândalos imobiliários em países da Europa e do Caribe. Depois do acidente no sul da Bahia, o terreno foi colocada à venda.

A Tarde online

Avião faz pouso de emergência em Cumbica


Um avião da empresa aérea TAM, com 169 passageiros, fez na tarde desta terça-feira (1) um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, após o piloto detectar um problema na aeronave. O voo seguia para Buenos Aires, na Argentina, mas retornou ao aeroporto. Segundo a Infraero, não houve feridos.

O avião foi rebocado para o pátio de aeronaves. De acordo com a assessoria de imprensa da TAM, o voo 8018 (Guarulhos-Buenos Aires) decolou às 14h51, mas, devido a um "problema técnico", voltou para São Paulo, pousando às 16h38. Os passageiros foram acomodados em hotéis e a TAM disse que os colocaria em na aeronave que partiria para Buenos Aires às 18h30.
G1