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sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atenção Tripulantes da WhiteJet

 
 

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) solicita que todos os tripulantes da Whitejet Airways entrem em contato urgentemente com o sindicato pelo e-mail mateus.ghisleni@aeronautas.org.brou pelo telefone (11) 99958-3153 para tratar de assuntos relacionados aos salários, ao FGTS, às férias e às diárias atrasadas.
O SNA está atento aos problemas trabalhistas enfrentados pelos aeronautas da empresa e, por isso, precisa que os interessados entrem em contato para oferecer mais informações e instruções sobre as ações que estão em curso.

SNA

Comissárias de bordo que ficam dentro dos aviões não têm direito a periculosidade


 
 


A presença de comissários de bordo dentro dos aviões durante o processo de abastecimento não gera situação de risco capaz de ensejar o pagamento do adicional de periculosidade. Com esse entendimento, a Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reverteu condenação que havia sido imposta à Trip Linhas Aéreas.
 
A comissária de bordo que buscava ter direito ao adicional foi admitida pela Total Linhas Aéreas em setembro de 2003, empresa que acabou sucedida pela Trip. Alegou que sempre prestou serviços em condições de risco, pois era obrigada a permanecer no interior da aeronave durante os períodos de abastecimento, os quais, além de demorados, envolviam combustível altamente inflamável.

A Trip afirmou que a funcionária  tinha conhecimento do baixíssimo índice de acidentes em aeronaves e que, estatisticamente, o avião é o meio de transporte mais seguro, registrando um óbito a cada milhão de passageiros embarcados. Ressaltou que a Trip nunca registrou qualquer acidente, classificando de "exagerados e descabidos" os argumentos da comissária. A empresa acrescentou que é padrão o procedimento de abastecimento antes do início das escalas de voo e que o ambiente interno do avião é plenamente seguro e protegido.

A 27ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte (MG) julgou improcedentes os pedidos, o que levou a comissária a recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Este deu provimento ao pedido, levando em consideração perícia que apontou as condições de trabalho como perigosas devido à proximidade com o caminhão-tanque de combustível. Por tal razão, o TRT condenou a Trip pagar o adicional de periculosidade, além de reflexos nas horas extras, férias, 13º salário e outras verbas.

A companhia aérea recorreu da decisão ao TST sustentando que a empregada estaria protegida pela fuselagem do avião em caso de acidentes e que sua exposição ao risco era eventual e por tempo ínfimo.  A  Turma reviu a decisão com base no artigo 193 da CLT, sob o fundamento de que os aeronautas não têm direito ao adicional porque não desenvolvem atividades diretamente na área de abastecimento, permanecendo a bordo dos aviões durante o processo de colocação de combustível.

Para o relator da matéria na Turma, ministro João Oreste Dalazen, a mera presença do trabalhador no interior da aeronave durante o abastecimento não configura situação de risco capaz de ensejar o deferimento do adicional. Com isso, foi dado provimento ao recurso da empresa para restabelecer a sentença que havia julgado improcedentes os pedidos da comissária.
(Fernanda Loureiro/CF)

AMBITO JURÍDICO

SNA se reúne com a AVIANCA

 
Nesta terça-feira, 24 de setembro, na sede da AVIANCA Linhas Aéreas, representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e da companhia se reuniram para debater irregularidades que foram apresentadas pelos tripulantes da empresa no dia 5 agosto.
Confira os assuntos debatidos:

Modelo de remuneração por Km: o SNA solicitou uma análise sobre a mudança da forma de remuneração de Km voado para horas de voo. A empresa aceitou avaliar a nova proposta de remuneração;

Não cumprimento de período de descanso após término de jornada de sobreaviso em que o tripulante é acionadoa empresa entendeu que deve haver o descanso, após período de sobreaviso, e verificará se existe essa ocorrência nas escalas publicadas;

Acionamento no período de sobreaviso para programação que se inicia após seu término: nesse caso, o SNA entendeu que o sobreaviso deve ser estendido até 90 minutos antes do horário de apresentação para o voo. A AVIANCA entende que o sobreaviso deve ser remunerado como programado. O Sindicato enviará as decisões da justiça do trabalho existentes sobre o assunto para a empresa realizar um estudo;

Acionamento de tripulantes técnicos para testes de run up sem remuneração: a empresa aérea confirmou que esta prática pode ocorrer. A remuneração para esse acionamento será estudada pelo departamento de recursos humanos da AVIANCA;

Não pagamento de voos cancelados: a empresa afirmou que cumpre o Artigo 27 da Convenção e remunera a maior escala entre as executadas e programadas;

Publicação e utilização do “REPO”: foi explanado pelo SNA que a alocação dessa programação não é regulamentada e traz insatisfação para o grupo de tripulantes que têm suas escalas alteradas considerando essa utilização. A empresa concordou em reavaliar o uso do “REPO”;

Tripulante extra sem assento confirmado, principalmente, em deslocamento para treinamentos: a empresa estudará as possibilidades de embarque com assento positivo para os aeronautas, que se deslocam para cumprir treinamentos em  simulador;

Não fornecimento de itens de uniforme: a AVIANCA está em processo de definição do modelo de malas e informou que vai verificar as demais questões apontadas sobre uniforme;

Não pagamento de horas de ensino: a companhia alegou que essa remuneração está inclusa no salário base;

Não pagamento de diárias de refeição nos horários de simulador: a empresa afirmou que efetua esse pagamento corretamente, conforme a escala programada;

Obrigação de atestado médico em 48 horas: a AVIANCA informou que aceita os atestados por comunicação eletrônica e exige o documento original apenas no retorno do afastamento. A forma de apontamento dos afastamentos médicos será reavaliada pela empresa;

Pagamento de salário diferenciado durante o período de treinamento: foi questionado o fato de ser paga uma remuneração inferior ao salário base. A empresa avaliará a remuneração desse período e apresentará os resultados na próxima reunião;

Alterações de escala: foi proposto uma reavaliação na forma de apresentação de mudanças na escala existente. Serão verificadas as possibilidades de aperfeiçoamento da forma utilizada atualmente;

O SNA se compromete em informar sobre todas as negociações com a companhia e reitera que continuará lutando pelos direitos dos aeronautas.

A Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Primeiro LAN BRASIL???




Foi fotografado nesta segunda-feira (23/09) no Aeroporto de Hamburg Finkenwerder, Alemanha (XFW) o Airbus A320-214 com prefixo de teste D-AXAI (cn 5801). A aeronave realizava um voo com a fuselagem em primer (sem pintura da companhia), a cauda nas cores da LAN, porém as naceles dos motores apresentam o nome "Brasil" com o mesmo estilo usado pela TAM. Conforme informações da Lista AeroHobby, este  Airbus tem reservada a matrícula chilena CC-BFR."
 
DIRETO DA PISTA

Vietjet compra US$8,6 bilhões em aviões Airbus e planeja IPO

Empresa vietnamita comprará a maioria dos aviões A320 usando empréstimos de bancos estrangeiros.

 

 

Kham/Reuters
Jato A320, fabricado pela Airbus, da VietJet se preparando para decolar no aeroporto internacional Noi Bai, em Hanoi
Jato A320, fabricado pela Airbus, da VietJet se preparando para decolar no aeroporto internacional Noi Bai, em Hanoi

Hanoi - A ambiciosa companhia aérea de baixo custo VietJet concordou em comprar até 92 jatos Airbus avaliados em cerca de 8,6 bilhões de dólares entre 2014 e 2022, em um movimento para aumentar sua presença no crescente mercado de aviação regional.


A empresa vietnamita comprará a maioria dos aviões A320 usando empréstimos de bancos estrangeiros, disse o diretor-geral, Luu Duc Khanh, à Reuters, por telefone.
O acordo é o mais recente pedido de grande porte de uma companhia aérea asiática por aviões da Airbus e sua rival Boeing.
Dos 92 jatos, 62 foram pedidos firmes oferecidos a preço de tabela durante o período de oito anos, com outras 30 opções de compra. A companhia aérea também planeja fazer o leasing de mais oito aviões.
A empresa também poderá fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em Hong Kong ou Cingapura em 2015 para financiar sua expansão fora do Vietnã, disse Khanh.
"Este acordo é um marco para nossa companhia, significa que estamos a caminho de ser uma companhia aérea multinacional de baixo custo." (Por Nguyen Phuong Linh)

EXAME

Avianca prevê aumentar em 30% o número de assentos em 2014

Segundo o executivo, aumento virá da substituição de aviões Fokker 100 para aviões com capacidades até 60% maiores.

Passageiros aguardam voo da Avianca no aeroporto internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia
Avião da Avianca: companhia foi o destaque positivo do setor em julho, com crescimento de 47,24 por cento na demanda por assentos

Brasília - A Avianca Brasil pretende aumentar em 30 por cento sua oferta de assentos em 2014 em relação a este ano, disse nesta quinta-feira à Reuters o vice-presidente Comercial e de Marketing da empresa, Tarcício Gargioni.


Segundo o executivo, o aumento do número de assentos virá da substituição de aviões Fokker 100, com capacidade para 100 passageiros, para aviões com capacidades até 60 por cento maiores, da Airbus.
Segundo o executivo, o crescimento é sustentável, pois a companhia segue com elevado índice de ocupação dos assentos.

"Temos o maior índice de ocupação da indústria, uma média acima de 81 por cento", disse.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Avianca foi o destaque positivo do setor em julho, com crescimento de 47,24 por cento na demanda por assentos, num mês em que o setor como um todo teve queda de 1,71 por cento ante igual período de 2012.

O movimento de expansão da Avianca ocorre em um cenário em que as líderes do mercado doméstico, a TAM, da Latam, e a Gol, estão reduzindo as ofertas de voos.

Gargioni disse que no ano que vem a Avianca desativará todos os Fokker 100 de sua frota doméstica no Brasil, que estão sendo trocados por modelos maiores da Airbus, como o A318 e o A320.
Atualmente a empresa possui 12 Fokker 100 e deve desativar quatro deles até dezembro, enquanto sete Airbus serão incorporados à frota, dos quais quatro já foram recebidos.

Assim, a perspectiva é que a Avianca Brasil tenha no fim de 2013 uma frota de 27 aviões da Airbus.
A ideia é, em 2014, desativar os 8 Fokker restantes. "A gente planeja desativar todos os Fokker, mas não definimos quantos Airbus vamos trazer", disse.

Segundo o executivo da Avianca, a substituição das aeronaves e a expansão da oferta de assentos estão dentro do pacote de 2,7 bilhões de reais em investimentos previstos pela companhia para o período 2010-15.

EXAME

 

Infraero usa smartphone para agilizar serviço



A Infraero vai implantar um projeto que permite o uso do QR Code (código de barras que pode ser lido por smartphones para ler e acessar informações eletronicamente) para gravar informações sobre a localização de vagas em estacionamentos de aeroportos administrados pela empresa. O primeiro estacionamento da Rede a receber a novidade será o edifício-garagem do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE), com implementação prevista até o fim de 2013.

O projeto prevê a distribuição de códigos de barras bidimensionais ao longo do estacionamento contendo as informações dos setores em que eles estão afixados, como as coordenadas e a numeração da área geral. A medida tem custo zero para a Infraero, pois o software é livre e toda a sinalização será feita pela própria empresa. A intenção da Infraero é implantar o sistema em todos os estacionamentos da Rede até o fim do primeiro semestre de 2014.

O usuário que possuir um smartphone com um aplicativo capaz de ler os QR Codes poderá obter as coordenadas exatas e gravar as informações sobre o local onde o carro está estacionado. Estes programas podem ser obtidos de forma gratuita nas lojas de aplicativos das principais marcas de celulares.

A tecnologia QR é utilizada de forma ampla por vários prestadores de serviço, inclusive em aeroportos. Empresas aéreas, por exemplo, disponibilizam a leitura de cartões de embarque por meio de códigos de barra em celulares, e aeroportos como os de Sidney, Melbourne e Brisbane, todos na Austrália, oferecem serviços de entretenimento para os passageiros que podem ser baixados por QR Code para seus celulares.

Para informar o público sobre a novidade, será também iniciada uma campanha de divulgação da facilidade nos aeroportos que a receberem. A princípio, serão produzidos banners e panfletos, que serão dispostos ao longo dos terminais, informando sobre a novidade e orientando sobre como usar os códigos. “A implantação do QR Code para os usuários do estacionamento tem como objetivo oferecer mais uma comodidade aos clientes da Infraero e um diferencial de conforto para o público usuário”, pontuou Claiton Faria Resende, superintendente de Negócios Comerciais da Infraero.

 Convergência Digital - Carreira

TAM é condenada a pagar R$ 25 mil a passageira do ES que perdeu voo


A companhia aérea TAM foi condenada a pagar uma indenização de R$ 25 mil a uma passageira capixaba, que não conseguiu embarcar de Lisboa para o Brasil devido a uma falha da empresa. A condenação foi feita pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), nesta segunda-feira (23) e a decisão é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça por má prestação de serviço. Por meio de nota, a TAM informou que apenas se manifestará nos autos do processo.

Airbus A-319 da empresa Tam Linhas Aéreas saiu de Boa Vista às 9h30 com cinco horas de atraso  (Foto: Vanessa Lima)Aeronave da TAM (Foto: Vanessa Lima)

A passageira comprou, no dia 18 de junho de 2009, dois bilhetes de passagem na companhia para viajar de Vitória à Lisboa para visitar a mãe. A data de partida para a capital portuguesa ocorreu no dia 28 de junho do mesmo ano. O retorno ao Brasil seria no dia 8 de julho de 2009, segundo consta no processo.
Acompanhada do filho, de apenas um ano de idade,  a passageira foi visitar a mãe em Portugal por uma semana, mas, na hora de voltar, não conseguiu embarcar no voo por um erro da empresa, que contou a passagem como já utilizada.

A mulher alega que o equívoco da companhia fez com que ela e o filho ficassem quase sete meses no país. Ela diz que chegou a ser intimada pelo governo de Portugal a se retirar de forma voluntária do país. Ela ainda pontuou que o filho ficou privado da relação paternal e que o casamento acabou porque o marido não acreditou que tudo não passou de má prestação do serviço. Na ação ainda foram pedidos danos materiais, pois a vítima alegava que, como houve abandono de lar, as contas de casa e alugueis estavam atrasados e que, tanto ela como o filho, precisaram de atendimento médico e psicológico depois do ocorrido.

“Em sendo assim, a reparação dos danos morais deve proporcionar a justa satisfação à vítima e, em contrapartida, impor ao infrator impacto financeiro a fim de impedi-lo da prática de novo ilícito, porém, de modo que não signifique enriquecimento sem causa do ofendido”, informou o relator do processo, desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho.

Ausência de provas

Quanto aos danos materiais, o magistrado não constatou provas para determinar o pagamento, já que a passageira ficou cinco meses em Portugal sem contatar a empresa aérea.
“Certamente, se tivessem adquirido novas passagens seriam reembolsados, todavia, não lograram êxito em comprovar o nexo de causalidade entre o evento danoso, qual seja, a falha na emissão da passagem, e o prejuízo material então aduzido.
Desta feita, não se pode impor a responsabilidade à empresa aérea pelo alegado abandono de lar do marido, tampouco o pagamento de faturas em atraso como conta de luz, água, contrato de locação e despesas médicas, já que não estão devidamente conexos com o ato ilícito cometido”, finalizou o magistrado.
A defesa da passageira, feita pelos advogados Fernando Talhate de Souza e Adriana Goulart Dias comemorou o parecer favorável, mas salientou que recorrerá da decisão, pois os danos a cliente não foram contemplados no processo.

"A decisão proferida representa, sem dúvidas, uma vitória para os autores, mas é uma vitória parcial. Com relação aos danos morais, o valor da condenação, apesar de majorado, não cumpre as suas funções: compensar o dano sofrido pela vítima e punir o agente infrator, desestimulando a prática, por ele, de atos de mesma natureza. Nos parece claro, ainda, que a gravidade da conduta praticada pela empresa e a vasta extensão do dano impõem uma condenação em valor superior ao arbitrado na decisão reformatória. Isso ainda mais se considerarmos que a condenação imposta será rateada entre os dois autores (mãe e filho).

A decisão será objeto de recurso, tanto em razão do reduzido valor da condenação por danos morais arbitrado quanto em razão da existência de provas dos danos materiais negados", explicou o advogado.
G1

Para atender rapaz autista, aeroporto organiza embarque igual há 5 anos

 

Jovem de 21 anos é recebido em Heathrow pelos mesmos funcionários.
Tudo tem que ser igual, do contrário ele pode entrar em pânico.

 

Um jovem com autismo severo e transtorno obsessivo compulsivo que viaja quatro vezes ao ano entre o Reino Unido e os EUA, a cada vez que voa, é recebido no Aeroporto de Heathrow por funcionários que se organizam para fazer parecer que tudo está  igual à vez anterior.
Como informa a rede BBC, sem essa "operação", devido a sua condição, o rapaz de 21 anos pode entrar em pânico  e inviabilizar a viagem.

Há cinco anos, as mesmas pessoas esperam por ele no mesmo balcão de check-in, depois que ele passou pelas mesmas lojas. Em seguida, ele embarca no mesmo portão e vai para os assentos de numeração igual.
“Sem esse procedimento, a gente não subiria no avião. Tem que correr tudo de forma absolutamente igual, ou terminamos com um problema”, disse a mãe de Aaran Stewart, Amanda.

O rapaz reage mal à menor mudança. "É baseado em rotina. Se há algum atraso, ele vai pensar que você tentará mudar algo, o que então vai deixá-lo em pânico", explica a mãe. O autismo é caracterizado por déficit na comunicação e na interação social, além de áreas restritas de interesse e comportamentos repetitivos.

O chefe de apoio a passageiros de Heathrow, Mark Hicks, informou que normalmente cerca de 2.500 pessoas com deficiências diversas, como cegos ou idosos com mobilidade reduzida, passam pelo aeroporto.

Aeroporto de Heathrow (Foto: Christian Kober/ AWL Images/Getty Images)Aeroporto de Heathrow (Foto: Christian Kober/ AWL Images/Getty Images)
G1

 

Publicada em 26/9/2013 13:14:00 Lan Airlines testa nova solução de entretenimento a bordo



A Thales e a Sita anunciaram a união das soluções Thales’ GateSync™ e Sita e-Aircraft Connectivity Services. O objetivo das empresas é proporcionar o in-flight entertainment (IFE) aos passageiros por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. A solução está sendo testada no Aeroporto de Santiago, no Chile, pela Lan Airlines, com conteúdo solicitado pelos passageiros, como músicas, filmes, notícias, séries de televisão, jogos, compras online e informações sobre voos e destinos transmitidos da cabine do avião.

Com a evolução das comunicações aeronáuticas sem fio, dos dispositivos móveis e com o crescimento da nova geração de aeronaves, o projeto da Thales e da Sita não pretende oferecer somente serviços de IFE, mas também novas formas de operação das aeronaves. Com esta tecnologia, as companhias aéreas poderão reduzir os custos e acelerar o tempo de resposta para as demandas, pois os dados solicitados com urgência poderão ser transmitidos através de uma rede sem fio para uma frota aérea inteira.

“A Sita e a Thales estão desbloqueando o máximo de benefícios viáveis às aeronaves que já estão conectadas. Esta tecnologia não é apenas para entretenimento à bordo. Pode ser utilizada para todos os dados”, disse o vice-presidente de redes integradas da Sita, Sebastien Fabre.
PANROTAS

Avião da United Airlines faz pouso de emergência após piloto sofrer infarto



Um avião da United Airlines com destino a Seattle, com 165 pessoas a bordo, fez um pouso de emergência no aeroporto de Boise, em Idaho, na quinta-feira à noite, depois que o piloto sofreu um ataque cardíaco, informou uma porta-voz do aeroporto. Ele morreu após ser levado às pressas para um hospital local.

"Recebemos uma chamada do voo 1607 da United por volta de 19h55 declarando uma emergência. Eles disseram que o piloto tinha sofrido um ataque cardíaco", disse porta-voz do aeroporto Patty Miller, acrescentando que o avião pousou às 20h08.

Todos 160 passageiros e os outros quatro membros da tripulação do avião, que seguia de Houston para Seattle, desembarcaram e ficaram à espera de outro piloto para continuar a viagem.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Após pane elétrica, voo da Avianca faz pouso de emergência, diz leitor

 

Situação teria ocorrido no dia 15 à noite em Cuiabá.
Técnicos da empresa avaliaram a situação do avião, mas voo prosseguiu.


Seguidos problemas técnicos em dois voos da Avianca ocorreram no dia 15 de setembro no aeroporto de Cuiabá, diz o administrador Paulo Pinho.
Segundo ele, o último avião teve que fazer um pouso de emergência logo depois da decolagem devido a problemas elétricos que teriam afetado a estabilidade da aeronave.

As imagens enviadas por Paulo ao G1 mostram o momento posterior ao pouso do avião.
O primeiro voo, número 6387 e agendado para às 19h45, teve que ser cancelado por problemas técnicos. Os passageiros foram obrigados a esperar outro avião que vinha de Brasília.

A segunda aeronave teria chegado às 21h40 e todos embarcaram. "Quando o avião estava na pista preparando a decolagem houve pane elétrica; as luzes se apagaram e aparentemente as turbinas também", diz Paulo.

Bilhete de embarque do voo 6387 (Foto: Paulo Pinho/VC no G1) 
Bilhete de embarque do voo 6387
(Foto: Paulo Pinho/VC no G1)
 
Técnicos da Avianca teriam ido até a aeronave, ainda com todos os passageiros a bordo, e ficado por lá durante 20 minutos. "O piloto disse que a situação estava resolvida e que o voo iria prosseguir".
"Logo após a decolagem, uma nova pane elétrica ocorreu, novamente as luzes e as turbinas se apagaram e o avião perdeu estabilidade, todos pensaram que o avião iria cair", disse ele.

O piloto teria conseguido estabilizar o voo e, depois de 40 minutos sobrevoando o aeroporto de Cuiabá, pousou o avião. 
O G1 entrou em contato com a Avianca na segunda-feira (23) à tarde para pedir esclarecimentos sobre o ocorrido, mas não obteve resposta até a veiculação da matéria.     
VC NO G1

Infraero lança projeto de localização em estacionamentos


A Infraero vai implantar um projeto que permite o uso do QR Code, código de barras que pode ser lido por smartphones, para gravar informações sobre a localização de vagas em estacionamentos de aeroportos administrados pela empresa.

 O primeiro estacionamento a receber a novidade será o edifício-garagem do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, cuja implantação deve ser concluída até o fim de 2013. A intenção da empresa é implantar o sistema em todos os estacionamentos até o fim do primeiro semestre de 2014.



O projeto prevê a distribuição de códigos de barras bidimensionais ao longo do estacionamento contendo as informações dos setores em que eles estão afixados, como as coordenadas e a numeração da área geral.

O usuário que possuir um smartphone com um aplicativo capaz de ler os QR Codes poderá obter as coordenadas exatas e gravar as informações sobre o local onde o carro está estacionado. Estes programas podem ser obtidos de forma gratuita nas lojas de aplicativos das principais marcas de celulares.

“A implantação do código QR Code para os usuários do estacionamento tem como objetivo oferecer mais uma comodidade aos clientes da Infraero e um diferencial de conforto para o público usuário”, pontuou o superintendente de Negócios Comerciais da Infraero, Claiton Faria Resende.
PANROTAS

Aplicativo do iPhone leva motoristas à pista de aeroporto no Alasca



Ao menos dois automóveis foram parar no meio da pista de um aeroporto do Alasca depois de receberem instruções equivocadas de seu iPhone, informaram autoridades aeroportuárias da área.


"Tivemos duas incursões nas pistas, no dia 6 e no dia 20 de setembro", disse à AFP Angie Spear, diretora de Marketing e de Comunicação do aeroporto internacional de Fairbanks, que fica no centro do Alasca.

"Em ambos os casos, as pessoas envolvidas explicaram que haviam seguido as instruções dadas por seu iPhone para chegar ao aeroporto", acrescentou, esclarecendo que as incursões inesperadas não causaram acidentes.

Segundo Angie Spear, o aplicativo de mapas do iPhone 5 fez os motoristas circularem pela zona reservada aos aviões privados, separada do terminal comercial por uma pista de decolagem.

O aplicativo "não lhes dizia especificamente que atravessaram a pista (de decolagem), mas conduzia à pista de trânsito vizinha. De lá, a pessoa podia ver o prédio (do terminal) e atravessava a pista de decolagem" para chegar ao destino, continuou Spear.

Dezenas de painéis e sinais luminosos informam os usuários do aeroporto da proibição de circular nas pistas, "mas as pessoas estavam tão concentradas em seus telefones que, em vez de parar, acreditavam mais em seus aparelhos do que nos painéis" indicativos, lamentou Spear.

O aeroporto advertiu a Apple do erro em 6 de setembro, mas, de acordo com Spear, a empresa esperou até esta quarta-feira - 20 dias depois - para agir, simplesmente eliminando as instruções para chegar ao aeroporto.

"Até o momento, não corrigiram. O aplicativo diz apenas que as informações não estão disponíveis".
Ao ser contactada pela AFP nesta quarta-feira, a Apple não se manifestou.
EM.COM.BR

Piloto que pousou helicóptero em praça de Curvelo é preso novamente


Piloto escondia aeronave em um sítio na região de Pompéu Divulgação/Polícia Civil 
 
Foi preso pela novamente na noite de ontem (24), o piloto Felipe Ramos Morais, que será apresentado hoje (25), na delegacia de Pompéu, região central do Estado. Morais foi detido pela 1ª vez em maio deste ano, após pousar um helicóptero em uma praça de Curvelo.

O homem estava com a autorização para pilotar vencida desde 2009 e a aeronave também era irregular. Ele chegou a ser liberado para regularizar sua situação, mas voltou a usar o helicóptero.
Segundo a Polícia Civil, o documento da aeronave estava vencido desde o dia 7 de setembro deste ano. Ainda de acordo com as investigações, ele foi detido outras vezes e, em uma da ocasiões, foi flagrado transportando mais de 200kg de cocaína pura. O suspeito é de Goiânia (GO) e usava um sítio para guardar o helicóptero.


Irregularidades
Na época em que foi detido em Curvelo, delegado regional , André Pelli, explicou que a aeronave já estava sendo procurada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) desde que  o piloto conseguiu fugir com ela de forma irregular de um pátio em Santa Fé do Sul [SP]. O helicóptero havia sido apreendido no dia 24 de fevereiro por estar impedida de voar, com a inspeção anual de manutenção vencida e o certificado de aeronavegabilidade cancelado.

— Pelo que nos disseram, ele conseguiu aplicar uma espécie de golpe nos funcionários. Disse que ia pegar alguma coisa dentro da aeronave e fugiu com ela.
Uma circular do órgão que controla o espaço aéreo brasileiro foi encaminhada para a delegacia da cidade solicitando que a polícia monitorasse uma possível passagem do piloto pelo local, o que, segundo Pelli, indica que a ANAC já suspeitava da viagem do homem à cidade mineira.

— Eu moro perto do aeroporto. Quando vi um helicóptero branco, avisei aos investigadores que poderia ser ele, mas ninguém pousou na pista. Então, liguei para a Polícia Militar, que confirmou que a aeronave estava pousando na praça pública, onde acontecia um evento de motociclistas, cheio de pessoas. Então eu pedi que eles o segurassem, e conseguimos confirmar o prefixo repassado pela ANAC.

Detido, Morais explicou que havia saído de Sete Lagoas, na região central do Estado, no mesmo dia, e que estava fazendo voos panorâmicos com os participantes da festa. Pelli diz que o piloto "vivia disso".

Diante das irregularidades, o homem chegou a ser encaminhado para o presídio de Curvelo, onde ficou à disposição da Justiça. Ele foi autuado pelo crime de atentado contra a segurança de transporte aéreo, previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro.
R7

Avião quebra e deixa pista do aeroporto de Teresina interditada

Três voos tiveram atrasos por causa do problema no Petrônio Portela.
Aeronave foi rebocada por um carro e duas viaturas do Corpo de Bombeiros


Avião de pequeno porte quebra e pista do aeroporto de Teresina é interditada (Foto: David Vale)Avião de pequeno porte quebra e pista do aeroporto de Teresina é interditada (Foto: David Vale)

O trem de pouso de um avião de pequeno porte quebrou quando a aeronave tentava aterrissar no Aeroporto Petrônio Portela em Teresina. O incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) e a pista foi interditada durante uma hora, o que impossibilitou outros pousos e decolagens. Voos das empresas aéreas Tam, Gol e Azul que deveriam chegar a capital foram direcionados para as cidades de São Luís (MA) e Fortaleza (CE). Novos embarques também foram suspensos.

 "O trem de pouso recolheu encostando a parte dianteira da fuselagem da aeronave na pista de 10 a 15 metros. Era um avião que fazia uma aerofotogrametria ( levantamento aéreo fotográfico) e nele estavam o piloto, o co-piloto e o técnico em fotogrametria. Estão todos bem", diz Wilson Estrela, superintendente da Infraero no Piauí.

 Avião de pequeno porte quebra e pista do aeroporto de Teresina fica interditada (Foto: David Vale) 
Avião de pequeno porte quebra e pista
do aeroporto de Teresina fica


Segundo o geólogo Cássio Guimarães, os passageiros foram avisados por volta das 11h45 que o vôo 1764 da empresa aérea Gol, que vinha de Brasília e tinha previsão de chegada para as 12h30, não seria realizado.
“Sou de São Paulo e estou na capital realizando um trabalho para uma empresa. Vim com um amigo receber outro funcionário que veio nos ajudar, no entanto, o voo que ele chegaria atrasou. O avião foi desviado para São Luís e ainda não temos previsão de quando deve retornar para Teresina”, disse.

Passageiros buscam informações no balcão da Infraero  (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Passageiros buscam informações no balcão da Infraero (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
Muitos passageiros ficaram esperando o problema ser revolvido e, enquanto isso, filas extensas foram formadas no check in. A ginecologista Simone Madeira que embarcaria para Fortaleza as 12h40min aguardou a decolagem por mais de meia hora. Ela estava preocupada porque faria escala no Aeroporto de Guarulho (SP) de onde seguiria para Alemanha.

 A ginecologista Simone Madeira aguardou a decolagem por mais de meia hora.  (Foto: Gilcilene Araújo/G1) 
A ginecologista Simone Madeira aguardou
a decolagem por mais de meia hora.
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
“Estou indo encontrar meu marido na Alemanha, mas vejo que serei prejudicada por falta de resolutividade da Infraero. Falta estrutura neste terminal aéreo e isso é um absurdo. Não há um veículo que possa fazer o reboque deste avião mais rápido?", questiona Simone Madeira.
Uma hora após o incidente, a aeronave só foi retirada da pista com o auxílio de um carro e duas viaturas do Corpo de Bombeiros. Os voos que estavam previstos foram realizados aos poucos. Sobre a chegada das aeronaves que foram destinadas para São Luís e Fortaleza, até às 13h45 não havia previsão de chegada em Teresina.

G1

 

Caças F-16 autônomos são testados pela Força Aérea americana

 

F-16 atingiu uma altitude de 12,2 quilômetros com velocidade de Mach 1.47, o equivalente a 1,8 mil quilômetros por hora.

 

Boeing
Boeing F-16
Boeing F-16: até agora, seis F-16 foram remodelados com a nova adaptação tecnológica
São Paulo - A Força Aérea dos Estados Unidos realizou testes para desenvolver aviões de guerra autônomos que serão utilizados em exercícios militares. Em fotos reveladas pela Boeing, um caça F-16 é visto no ar sem o auxílio de um piloto.

 De acordo com a empresa, a aeronave partiu de uma base no estado da Flórida e se dirigiu ao Golfo do México. O F-16 atingiu uma altitude de 12,2 quilômetros com velocidade de Mach 1.47, o equivalente a 1,8 mil quilômetros por hora.

Para garantir a segurança do voo, a Boeing afirmou que o caça autônomo foi escoltado por aeronaves controladas por pilotos. Até agora, seis F-16 foram remodelados com a nova adaptação tecnológica. Eles deverão ser utilizados para testes da Força Área, possibilitando aos militares treinarem com alvos verdadeiros no céu.
Em entrevista ao canal britânico BBC, ativistas ligados ao movimento Campaign to Stop Killer Robots, que luta contra a utilização em larga escala de robôs nos campos de batalha, mostraram preocupação com a nova aeronave autônoma. O professor de robótica Noel Sharkey, participante da campanha, afirmou que um caça não operado por um piloto teria dificuldades em distinguir com clareza um alvo inimigo.

EXAME

Airbus anuncia série de A330 mais leve e econômica






A Airbus anunciou hoje, durante o Aviation Expo China, em Pequim, o lançamento da nova série de A330-300, mais leve e indicada para operar em destinos domésticos e regionais. Para a montadora, a China será um dos mercados mais importantes para o novo modelo, por conta do tráfego crescente.

“A variação mais leve do A330-300 é uma solução da Airbus para mercados com grande concentração populacional, de tráfego aéreo e de rápido crescimento. É uma aeronave que traz confiança para os operadores, mesmo em espaço aéreo limitado”, disse o presidente e CEO da Airbus, Fabrice Bregier.

O anúncio na China, segundo o presidente da montadora, não foi casual. “Apresentamos hoje a aeronave porque entendemos que há grande demanda para este tipo de equipamento, que pode conectar mega-cidades como Pequim, Xangai, Chengdu e Guangzhou.”

COMPARAÇÃO
De acordo com a companhia, o novo A330-300 terá capacidade para transportar até 400 passageiros – dependendo da configuração da aeronave –, tem o consumo de combustível 15% menor do que o modelo vigente no mercado, além de disponibilizar do mesmo tipo de tecnologia dos modelos A350 XWB e A380 – tais como novas funcionalidades na cabine do piloto, poltronas mais finas, wi-fi, entretenimento a bordo em HD e iluminação diversificada.


PANROTAS

BRICS mudarão mapa de aviação civil do mundo


Segundo previsões da empresa Airbus, a China e a Índia, países membros da BRICS estão mundando o mapa de aviação civil do mundo.

Até 2032, a região da Ásia-Pacífica será o maior mercado de aviação regional do mundo, ultrapassando a Europa e os EUA.


Estima-se que até 2032, a procura global por avião de passageiro e de carga vai chegar a 29.220, cujo valor total movimentará 4,4 trilhões de dólares.

O crescimento rápido da aviação chinesa será um fator crucial para alavancar o desenvolvimento da aviação mundial no futuro.
 Por seu lado, a Índia registra um crescimento mais acelerado, seguido pela China e pelo Brasil. Dividido por região, a aviação anual da Ásia-Pacífica registra o maior crescimento, cujo nível de 5,5% é superior ao nível médio global durante o mesmo período.

Tradução:Sílviajing 
CRJ ONLINE

Cooperação na aviação civil entre China e países de língua portuguesa em debate em Macau


O relacionamento entre Macau e os países de língua portuguesa tem permitido a assistência mútua no sector da aviação civil, disse quarta-feira em Macau o presidente da Comissão Executiva da CAM – Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau.

Na abertura da quarta conferência dos aeroportos da China e dos países de língua portuguesa, Deng Jun adiantou que “nesse sentido, a China, os países de língua portuguesa e Macau traçaram um objectivo comum que é a formação conjunta de profissionais da indústria da aviação.”

“Para este objectivo, o Aeroporto Internacional de Macau tem utilizado a vantagem do seu posicionamento como ponte entre as entidades da aviação civil da China e dos países de língua portuguesa”, fundamentalmente na área da formação e intercâmbio, disse ainda Deng, citado pela agência noticiosa portuguesa Lusa.

Simon Chan, presidente da Autoridade da Aviação Civil de Macau, falou do desenvolvimento do transporte aéreo, das novas rotas abertas nos últimos três anos depois da última conferência e dos novos operadores a voar para Macau, criando, com os serviços prestados, um papel de plataforma que permite abrir portas a outros utilizadores das cidades vizinhas.

A mesma ideia de cooperação foi sublinhada pela Secretária-Geral Adjunta do Fórum Macau, Rita Santos, que salientou que aquela plataforma pode ser aproveitada em busca de um novo patamar de cooperação e desenvolvimento “no âmbito do transporte aéreo, da administração de aeroportos e de troca de informações entre entidades reguladoras da avião civil da China e dos países de língua portuguesa, obtendo assim resultados frutíferos.”
(macauhub)

Brasileiros premiados pela Airbus apresentam-se em fórum



Começou ontem e vai até sábado, dia 28, em Cartagena, na Colômbia, a terceira edição anual do Fórum Mundial de Educação de Engenharia (WEEF). A equipe Levar, do Brasil, que venceu o desafio Airbus Fly Your Ideas 2013, apresentará seu projeto no evento.


A equipe Levar, formada por cinco estudantes da Universidade de São Paulo (USP), ganhou o prêmio principal de 30 mil euros em junho deste ano. A equipe de brasileiros venceu os outros 618 grupos participantes. O projeto apresentado foi um sistema de carregamento e descarregamento de bagagens para compartimentos de carga de aviões que reduz a carga de trabalho dos funcionários, com uma solução de amortecimento de ar inspirado por mesas de hóquei.

“Participar do Fly Your Ideas dá aos estudantes a oportunidade de desenvolver seu potencial para ser criativos e inovadores.Isso apoia o desenvolvimento de capacidades essenciais de empregabilidade e oferece a chance de interação vital entre universidades e a Airbus”, comenta o vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus, Charles Champion.
PANROTAS

Pilotos dormem em pleno voo em avião de companhia britânica


Dois pilotos de um avião de grande porte de uma companhia britânica dormiram ao mesmo tempo na cabine durante um voo, deixando a aeronave, repleta de passageiros, voando no piloto automático sem supervisão, informou nesta quinta-feira (26) o tabloide "The Sun".


Um dos pilotos a bordo do Airbus 330, que rumava para o Reino Unido, acabou acordando e despertando seu colega. Nenhum deles sabe exatamente quanto tempo ficaram dormindo, disse o jornal.



O incidente ocorreu em 13 de agosto.
Piloto e copiloto tinham programado tirar cochilos de 20 minutos em turnos. Mas, após mais de uma hora de voo, ambos dormiram.

Eles próprios reportaram o incidente à autoridade britânica de aviação civil, creditando a culpa às jornadas de trabalho mais longas durante o período de férias de verão.

O "Sun" afirma ter visto uma cópia do relatório, que não menciona o nome da companhia.
A autoridade disse que não podia confirmar o incidente.

"A fadiga é uma questão séria e precisa de atenção cuidadosa, e é por isso que saudamos as novas propostas da União Europeia para dar aos órgãos reguladores mais poderes para supervisionar as informações e os sistemas de manejo de risco por fadiga das companhias", disse um porta-voz.
G1

Fã dos Mamonas Assassinas guardava o que pode ter derrubado o avião

Causas do acidente dos Mamonas Assassinas pode ser revelada

mamonas assassinas
Matéria atualizada as 14:16 do dia 26/09

Um fã da Banda Mamonas Assassinas procurou a equipe do programa Balanço Geral da TV Record para revelar que durante 17 anos guardava em sua casa, em segredo, alguns pertences que ele recolheu na Serra da Cantareira em São Paulo, local onde caiu o avião com os integrantes. Junto com estes pertences estava um ítem que nunca foi encontrado e que pode revelar os motivos do acidente. Ele achou uma das rodas do avião
A história foi revelada no programa de hoje do Balanço Geral e a peça foi mostrada  pelo apresentador Geraldo Luiz.
O pneu estava com um risco profundo e no mesmo local ela adentrava no ferro da roda. O que foi levantado é a hipótese dela ter batido na rocha e derrubado o avião
Ainda não se sabe o que acontecerá apartir de agora, o que se sabe é que uma perícia de especialistas em aviação nesta roda, pode descobrir se caso ela pode ter batido na rocha e feito o avião cair.
Veja abaixo a reportagem feita pelo apresentador Geraldo Luiz para o programa Balanço Geral da Record:

Geraldo Luís foi ao encontro deste fã em Santo André, região metropolitana de São Paulo. Milton Barão da Silva, de 45 anos, afirma ter um grande segredo da banda morta há 17 anos em um acidente aéreo. Segundo ele, uma maleta guarda o mistério. Veja!

Segundo reportagem da Revista Veja, Erros de comunicação podem ter matado os Mamonas Assassinas

A torre não entende o piloto. O piloto não entende a orientação da torre. Nesse meio tempo, há uma troca de torres, pois os operadores do tráfego aéreo precisam atender a mais dois aviões que se preparam para pousar no aeroporto de Guarulhos. Na troca, uma torre não sabe a orientação que a outra passou e ninguém mais se entende – mas todos acham que está tudo bem.
 
Resultado: às 23h15min58 seg, o piloto do Learjet prefixo PT-LSD deixa de falar com a torre e, dois segundos depois, o avião se espatifa sobre a Serra da Cantareira, matando os cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas e mais dois tripulantes, também da equipe.
 
Esta é a conclusão de um relatório confidencial da Aeronáutica, ao qual a revista Veja teve acesso, e revelou em sua edição de 29 de maio de 1996, poucos meses depois do acidente com os Mamonas, na noite de 2 de março de 1996. O relatório é baseado na caixa preta e nas gravações.
Foi possível reconstituir o que aconteceu, especialmente nos últimos trágicos três minutos – e como, segundo a revista, “a incompetência e o azar mataram os Mamonas”.
 
 
TUDO ERRADO - O avião decolou de brasília – onde fizeram o último show – quando faltavam dois minutos para as 10 horas da noite de 2 de março. A 15 minutos do pouso em Guarulhos, o Learjet perdeu contato com brasília e passou a comunicar-se com Guarulhos. Está tudo normal, o tempo é bom, o vento também, e tudo indica que não haverá nenhum problema. Cinco minutos após o primeiro contato, a 40 km da pista, a torre pede ao co-piloto que informe a sua posição.
Aí, o início da tragédia: ele diz que é “180″, mas não era. Era 170. A torre manda que vire 10 graus. Ele vira.
 
Minutos depois a torre pede ao co-piloto para informar a velocidade do vento. Ele consulta o equipamento de bordo, que informa um vento de 400 km por hora – velocidade impossível, quase um tufão. Nesse momento, o co-piloto percebe que o equipamento não está funcionando e diz à torre que não tem condições de falar do vento. A torre concorda que a velocidade era um dado absurdo e o desconsidera. Até aqui, problema nenhum. As condições do vento eram normais.
 
Prossegue a revista, em sua matéria “Três Minutos Fatais”: “Há tranquilidade no avião, tudo corre bem, mas os Mamonas estão a cinco minutos e 29 segundos da morte. O avião está a 18 km da pista.”(…) “Coisas estranhas começam a ocorrer. Mesmo assim, limita-se a informar ao co-piloto sua posição e diz para, daí em diante, comunicar-se com outra central, a Torre Guarulhos. (…)
 
“Sete segundos mais tarde o avião dos mamonas informa para a nova torre.” – Sierra delta arremetendo.”
Começou o desastre. Faltam três minutos e 32 segundos para o choque. (…) “Agora quem fala com a torre não é mais o co-piloto Takeda. É o próprio piloto Jorge Luiz Germano Martins, que será encontrado morto com o microfone no colo. Ele informa que levantará o avião e fará a volta para tentar o pouso de novo. A manobra é correta, só que o retorno deveria ser feito virando à direita. 
 
O piloto informa que fará “curva à esquerda” e a torre não o corrige, mandando “curva à direita”. Em seguida, nova falha de comunicação.” – Prossiga então para o setor sul – diz a torre.” – Afirmativo, setor norte – responde o piloto.” Estava tudo errado. A torre diz “sul” e o piloto entende “norte”. Se fosse na direção “sul”, o avião faria o retorno. Como ia na direção errada, rumava para a Serra da Cantareira. Havia ainda uma chance. 
 
O piloto, mesmo sem saber se ia para a serra, informa que fará a curva para ficar de novo, de frente para a pista. Se fizesse essa manobra, não haveria acidente. Mas a torre pede que não faça isso, pois há outros dois aviões prontos para pousar e terá de monitorá-los. Pede ao piloto que volte a comunicar-se com a torre original. À torre original, o piloto informa que, em vez de fazer a curva que pretendia, está “alongando a perna do vento”, ou seja, está seguindo reto.” – O.K. – diz a torre – mantenha a perna do vento”.
 
Faltam dez segundos para a morte. O avião dos Mamonas não tem aparelhos de bordo para detectar obstáculos à frente. Segue reto. Não há nenhum sinal de pânico ou tumulto na tripulação. Mas, para os passageiros, leigos no assunto, há motivo para tensão, pois o avião não pousou como deveria. Ninguém suspeita que há uma enorme montanha ali na frente.
“- Afirmativo – diz o piloto, seguindo a orientação de manter-se em linha reta. Faltam dois segundos.”O avião se estraçalha na Serra da Cantareira. Eram 23h16minutos.” 
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Operação da PF: avião carregado de drogas pega fogo e policial é morto

Caso aconteceu em um canavial de Bocaina; um traficante foi capturado e os outros fugiram.


Avião cai e pega fogo em canavial de Bocaina Reprodução/Rede Record
Um avião carregado de drogas pegou fogo em um canavial de Bocaina, no interior de São Paulo. Durante a operação, um policial federal foi baleado e morto.
Os policiais federais aguardavam a aterrissagem da aeronave em uma pista clandestina. Com a aproximação do avião, integrantes da quadrilha, que aguardavam a entrega de drogas e armamento em solo, perceberam a presença dos policiais e começaram a atirar. Um policial federal, de 40 anos, foi baleado no peito.
Ele chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital. O piloto da aeronave tentou arremeter, mas o avião caiu em seguida e pegou fogo no canavial. O piloto conseguiu escapar com vida do acidente. Ele foi capturado com ferimentos na cabeça e nos braços. Os traficantes fugiram.

 
Avião cai e pega fogo em canavial de Bocaina Reprodução/Rede Record
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