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quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Efromovich de olho na LAN



Após realizar a fusão entre Avianca e TACA, o dono do Grupo Synergy, Gérman Efromovich, demonstrou que sua busca por expansão na América Latina não para por aí.

O empresário deixou claro que, havendo os recursos, o que for considerado benéfico para o novo Grupo Avianca-TACA será sempre um objetivo, e seguir crescendo é possível.

A posição de Efromovich é referência direta à possibilidade de comprar parte das ações de Sebastián Piñera, que seriam colocadas à venda caso ele fosse eleito o novo presidente do Grupo LAN. O empresário chegou a dizer que antes de se concretizar o acordo com a TACA foi discutida a possibilidade de uma participação na LAN, onde possui um bom ciclo de amizades.

Segundo Efromovich, se o lote de ações tivesse um preço conveniente a compra seria avaliada, continuando o processo de expansão do Grupo Synergy no mercado.

Haroldo Fiuza

Webjet anuncia novos voos



Segundo o presidente da Webjet, Wagner Ferreira, no dia 15 de dezembro começam os voos diretos São Paulo (Guarulhos) – Fortaleza, com duas frequências diárias, e Guarulhos – Natal, com um voo diário.

Também entra em operação mais um voo diário na rota Guarulhos-Salvador. Será o quarto voo na rota e apenas para atender a demanda da temporada. A Webjet também terá nove fretamentos aos sábados e seis aos domingos na temporada para Recife, Porto Seguro, Maceió, Navegantes (SC), e Salvador.
Panrotas

Azul voará para Floripa (SC), afirma David Neeleman



Poucos dias após anunciar uma operação para Natal (RN), a Azul, de David Neeleman, confirma interesse em voar para Florianópolis (SC). O pedido já está nas mãos da Anac, mas o fundador da companhia já dá a rota como certa.

“Não temos dúvidas que Florianópolis também será atendida pela Azul. Se tudo der certo, iniciaremos em dezembro, afirmou ele, durante a Feira das Américas, no Rio de Janeiro.
Panrotas

Agência americana aprova procedimentos de segurança no Aeroporto de Guarulhos




"Os procedimentos de segurança adotados pela Infraero neste aeroporto (Guarulhos) são excelentes"
. Esta é a afirmação de Frederick Cartes, um dos representantes da Transportation Security Administration (TSA), agência do governo dos Estados Unidos que cuida dos aspectos de segurança nos aeroportos, que esteve em reunião na última quarta-feira com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF).

O grupo é formado ainda pelos técnicos norte-americanos Rob Rottman e Todd Christiansen, que realizaram visitas de cooperação técnica aos aeroportos brasileiros que recebem voos daquele país, como parte de um acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos para a troca de experiências sobre os requisitos de segurança contra atos ilícitos previstos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
O grupo visitou visitou Confins (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP) e demonstraram estar satisfeitos com a infraestrutura e procedimentos adotados. A avaliação positiva foi transmitida no encontro com o presidente Murilo Barboza, ocasião em que fizeram um primeiro balanço do programa.

A programação teve início em agosto e segue até o fim do ano, passando ainda pelos aeroportos de Salvador (BA) e Manaus (AM).

Em Guarulhos, o grupo visitou e conheceu, em detalhe, durante a semana de 21 a 25 de setembro, os procedimentos de acesso às áreas controladas e restritas, inspeção de passageiros, empregados e de carga aérea, de credenciamento, de funcionamento e de utilização dos equipamentos de raio-X, vigilância eletrônica.

Em setembro, eles visitaram o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, durante três dias. O superintendente do aeroporto, Mario Jorge de Oliveira, acompanhou o começo e o encerramento dos trabalhos, oportunidade em que a equipe da TSA destacou, com louvor, todos os procedimentos de segurança realizados naquele aeroporto, não apontando nenhuma recomendação. Mencionou também o empenho e profissionalismo da equipe da Infraero.
Aeroportos no Brasil

Embraer lança novo jato Legacy 650

O novo avião executivo custará cerca de US$ 29,5 milhões e terá um alcance adicional de 926 km em relação ao modelo anterior.


Novo jato Legacy 650 fabricado pela Embraer

O novo avião executivo custará cerca de US$ 29,5 milhões e terá um alcance adicional de 926 km em relação ao modelo anterior

A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, anunciou o lançamento do novo jato Legacy 650. O avião, voltado para o público executivo, foi desenvolvido com base na plataforma do Legacy 600 com a mesma capacidade de até 14 passageiros.

O preço de tabela do novo jato é de cerca de 29,5 milhões de dólares. Nas mesmas condições, o Legacy 600 tem preço de tabela de 27,45 milhões de dólares. O custo de desenvolvimento da aeronave, segundo informou a companhia, já estava nos seus planos de investimentos de pesquisa e desenvolvimento para o ano de 2009 e 2010.


As primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre do ano que vem.

O Legacy 650 voará até 7.223 km sem escalas com quatro passageiros, ou 7.038 km com oito passageiros, o que representa cerca de 926 km de alcance adicional ao do Legacy 600.

De acordo com a Embraer, este aumento no alcance foi obtido por meio de extensas mudanças na aeronave, tais como reforço da asa e dos trens de pouso, maior capacidade de combustível e motores mais eficientes e potentes.

Em relação à parte interna do avião, os padrões de funcionalidade e conforto continuam os mesmos do Legacy 600, com três zonas de cabine distintas e espaçosa cozinha, além do maior compartimento de bagagem acessível em vôo da aviação executiva.

Outra diferença dos dois jatos é quanto aos níveis de ruído da cabine, que foram reduzidos no novo Legacy com a instalação de um isolamento acústico de última geração. Além disso, a conexão para acesso à Internet em alta velocidade foi melhorada com um sistema mais moderno.

O jato executivo poderá voar sem escalas de Londres (Reino Unido) para Nova York (EUA); de Dubai (Emirados Árabes Unidos) para Londres ou Cingapura; de Miami (EUA) para São Paulo (Brasil); de Cingapura para Sydney (Austrália); ou de Mumbai (Índia) para a Europa central.

De acordo com a companhia, além do alcance maior, o Legacy 650 também possui um excepcional desempenho sob condições de elevadas temperaturas e altitudes, o que permite com que o avião opere em aeroportos situados a até 4.206 metros (13.800 pés) acima do nível do mar.

"Estamos continuamente focados em manter nossos produtos atualizados e competitivos", disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente executivo da Embraer.
PORTAL EXAME

Legacy 650- Primeiras encomendas


A EMBRAER anunciou ontem, durante o primeiro dia da NBAA, a venda dos dois primeiros exemplares do avião executivo Legacy 650, lançado ontem pela fabricante.

A primeira proprietária do novo modelo será a alemã AAM GmbH (Aicraft Asset Management), que encomendou as duas aeronaves em questão, a serem operadas pela empresa de fretamento DC Aviation.

Lufthansa faz voo inaugural com A 380; entrega é em março do ano que vem



O enorme grou (símbolo da Lufthansa) se elevou aos céus pela primeira vez – na terça-feira, 6 de outubro, o primeiro Airbus A380 da Lufthansa decolou de Toulouse para fazer seu voo inaugural sobre o sul da França. “Um momento realmente emocionante”, comentou o comandante Jürgen Raps, membro da diretoria da Lufthansa Passage. “Mal posso esperar por voar nosso primeiro A380 de Finkenwerder para Frankfurt em março próximo”, acrescentou o piloto-chefe. Já há dois anos e meio, ele foi um dos então quatro pilotos de linha em todo o mundo a adquirir a licença para o Airbus A380.

O principal propósito do voo inaugural do novo avião-símbolo, exibindo no leme o grou da Lufthansa com mais de quatro metros, foi testar amplamente todos os sistemas de bordo. Como a tripulação da cabine de comando da Airbus não registrou nenhuma irregularidade, em breve deverá acontecer o voo de transferência para a fábrica da Airbus em Hamburgo-Finkenwerder, onde a decoração interior da ampla cabine com cerca de 550 assentos deverá ser concluída até o final do ano. A Lufthansa encomendou um total de 15 A380, cinco dos quais deverão ser entregues no próximo ano.
Egom

Heathrow é o pior aeroporto do mundo, diz pesquisa

O aeroporto de Heathrow, em Londres, ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o título de "pior aeroporto do mundo". A opinião é de pessoas de mais de 160 países, entrevistadas por membros do Priority Pass, programa independente de acesso aos lounges de empresas aéreas.

De acordo com reportagem do jornal britânico The Daily Telegraph, os entrevistados fizeram uma média de 17 voos em 2008. E não adiantou o Heathrow ter registrado melhoras no quesito pontualidade dos voos e nem ter reduzido o tempo médio de atraso em oito minutos. Ainda assim, ele é pior.

"Os viajantes que participaram dessa pesquisa pegaram quase 250.000 voos no último ano, o que significa que eles entendem algo sobre aeroportos", disse Jonathan French, chefe de marca do Priority Pass. "Infelizmente, o Heathrow segue firmemente assentado como o aeroporto que o mundo ama odiar".

O segundo terror dos passageiros, de acordo com o estudo, é o Charles de Gaulle, em Paris, seguido pelos aeroportos internacionais de Los Angeles, Frankfurt e Miami.

Viajeaqui

Primeiro Airbus da OceanAir chega em março


O diretor executivo da OceanAir, Renato Pascowitch, garantiu para março a chegada do primeiro A-319 da empresa. A aeronave terá configuração de 132 lugares em classe única. "Com espaço de 32 polegadas entre as poltronas, ou seja, com bastante conforto", diz ele, que anuncia também o sistema de entretenimento de bordo individual, já usado pela Avianca, do mesmo grupo.

De acordo com ele, pelo menos quatro A-319 já estão garantidos para 2010, mas há possibilidade de mais. Antes disso, em dezembro deste ano, a OceanAir recebe mais um MK-28, que operará para Salvador, Juazeiro e Florianópolis.
Panrotas

Licença ambiental faz Infraero rever 2ª pista



O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza, informou ontem que entregará à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na próxima semana, um novo plano diretor de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos com mudanças que, segundo ele, irão minimizar os impactos ambientais da construção da segunda pista de pouso e decolagem. A Infraero decidiu deslocar a futura pista em 400 metros na direção da Rodovia Santos Dumont e em 200 metros na direção da pista atual. Com isso, a terceira pista, cuja construção está prevista na segunda fase de ampliação, em 2025, também será deslocada em 200 metros.

Com essas alterações e outras mudanças pontuais nas áreas de hangaragem de aeronaves e dos terminais, o presidente da Infraero acredita que os impasses que impediam o licenciamento ambiental da obra estarão superados e a construção da segunda pista poderá ter início. Para os proprietários de terras nada muda. O rearranjo de pista e demais espaços ocorrerá dentro das áreas declaradas de utilidade pública e em processo de desapropriação. Nessa área, existem 48 nascentes e 438 hectares de vegetação nativa remanescente, sendo 235 hectares de cerrados, 173 de floresta estacional semidecidual e 29,7 de campos de várzea.

O impacto dessas propostas de mudanças sobre os remanescentes vegetais e nascentes ainda não foi avaliado pela Prefeitura. O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo de Oliveira, afirmou que estão sendo realizados os ajustes necessários e que será preciso sobrepor a proposta da Infraero com os estudos ambientais para ter uma avaliação do impacto. “Teremos um parecer da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que certamente apontará as condicionantes. Depois disso, será feito o projeto final para ser apresentado ao licenciamento. A Infraero tem se mostrado disposta a alterar o projeto para chegar a um que tenha propostas ambientalmente mais adequadas”, afirmou.
Aeroportos no Brasil

Avião de carga americano se acidenta no Uruguai

MONTEVIDÉU — Um avião da empresa americana Centurion Cargo sofreu nesta terça-feira um "acidente menor" no aeroporto de Carrasco, que serve a Montevidéu, e seus cinco tripulantes saíram ilesos, disseram fontes oficiais.



"Foi um acidente menor, ocorrido às 03H00 da manhã (05H00 GMT), quando pousava; houve uma ruptura da roda principal do trem de pouso", explicou o porta-voz da Força Aérea (FAU), coronel Mariano Rodrigo.

O aparelho "é um trirreator MD11 da empresa Centurion Cargo de bandeira americana, que opera semanalmente em Montevidéu", acrescentou.


Ciência Técnica permite embarque de líquido em avião

Desde 2006, passageiros de aviões vem se deparando com uma medida de segurança considerada por muitos bastante incômoda: a proibição de transportar líquidos na aeronave.

Frascos de perfume, garrafinha de água e até mesmo tubos de pasta de dente são confiscados em aeroportos do mundo todo – especialmente naqueles considerados locais de maior segurança.


Técnica permite embarque de líquido em avião

Agora, esse procedimento pode estar com os dias contados: um grupo de físicos alemães decidiu testar uma maneira mais simples e menos invasiva de evitar o embarque de substâncias explosivas ou que possam ser usadas em ataques terroristas.

No centro de pesquisa Forschungszentrum Jülich, eles desenvolveram uma nova forma de espectroscopia, um método que usa radiação eletromagnética para identificar materiais.

O novo método é chamado espectrografia Hilbert, e trabalha com um número maior de freqüências, de alguns gigahertz a muitos terahertz. Para transformar o espectro eletromagnético em um sinal elétrico capaz de avisar sobre a presença de fluídos suspeitos, foi acoplado à máquina um aparelho nanoeletrônico que detecta sinais.

Os primeiros experimentos mostraram que, medindo apenas quatro freqüências variando de micro-ondas a terahertz, foi possível identificar rapidamente líquidos como água, etanol, propanol e acetona. Mas tem um detalhe: as análises, por enquanto, foram todas feitas em recipientes plásticos.

O estudo ainda precisa de mais tempo para ser aperfeiçoado, mas os resultados iniciais foram publicados na IOP Superconductor Science and Technology.

INFOPLANTÃO

Atlanta: grande susto com avião da Delta Airlines



Cerca de 200 pessoas, entre passageiros e tripulação, escaparam a um acidente aéreo, após o Boeing da Delta Airlines, em que viajavam, ter aterrado na pista secundária do aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos.

De acordo com a Agência de Aviação Federal (FAA), citada pelo site brasileiro «Terra», o voo 60 da companhia aérea, vinha do Rio de Janeiro, e por sorte não encontrou nenhum avião na pista de táxi aéreo do aeroporto Hartsfield, o maior em número de passageiros do mundo.

O Boeing 767 aterrou cerca de uma hora antes do amanhecer da última segunda-feira. A visibilidade era boa no momento da aterragem, mas os pilotos estariam sob pressão para aterrar, já que não notificaram os controladores aéreos de que havia uma emergência médica a bordo.

As pistas principais são fortemente iluminadas com luzes brancas, enquanto as pistas secundárias têm iluminação azul.

Uma aeronave que se aproxima em piloto-automático será automaticamente alinhada com a pista activa, mas por vezes a tripulação assume o controle do avião na última fase antes de tocar no solo. É nesta altura que o erro pode acontecer.

IOL

Lei preocupa empresas de taxi aéreo em São Paulo


Norma visa restringir tráfego das aeronaves na cidade

Com a maior frota de aeronaves do planeta, a cidade de São Paulo poderá viver um impasse. A lei número 13.430, criada pelo Vereador Chico Macena e aprovada pela Câmara Municipal, estabelece algumas restrições para o uso dos helipontos, são 272 no município, podendo diminuir a circulação das aeronaves na cidade.


A nova regra, que ainda depende da aprovação do Prefeito Gilberto Kassab, decreta que os helipontos só poderão funcionar se tiverem condições de operar a partir de um estudo de impacto de vizinhança, que deve medir a poluição sonora e do ar.

Além disso, entre as outras normas a serem seguidas estão: funcionamento dos helipontos e heliportos das 7h às 20h; distância de 500 metros de torres, antenas, universidades, escolas e hospitais; comprovação de regularidade dos helipontos e heliportos já instalados no prazo de 30 dias após a publicação da lei; cobrança em dobro da multa estabelecida para o infrator, no caso de desacato à intimação para regularização das novas cláusulas, entre outras.

Jorge Bitar Neto, Proprietário da Helimarte, empresa que atua na prestação de serviço de taxi aéreo, acredita que se a lei entrar em vigor, o transporte aéreo de São Paulo será muito afetado.

“O prejuízo será grande. Serão poucos helipontos na cidade, pois todos possuem alguma proximidade com hospitais, escolas, torres e faculdades. Com isso, os que sobrarem irão receber uma carga enorme de pousos por serem únicos, aumentando os problemas de barulho e risco de congestionamento. O fluxo de aeronaves será limitado, prejudicando a locomoção de centenas de pessoas. Existe também o risco de o trânsito de São Paulo aumentar”, pondera.

Webtranspo

Porta que se desprendeu do avião com grupo Skank é encontrada


A porta que se desprendeu do avião onde estavam os integrantes do grupo Skank, em 19 de julho deste ano, foi encontrado no último sábado (17) por um morador de Capelinha (MG). A Líder Aviação, empresa responsável pela aeronave, informou que foi notificada sobre o encontro nesta terça-feira (20). O responsável por localizar a porta será gratificado, mas o valor da recompensa não foi divulgado.

A aeronave enfrentou problemas após a decolagem, em Capelinha, e perdeu a porta durante o voo. Segundo a assessoria de imprensa do grupo, a cabine sofreu despressurização e o piloto teve de fazer um pouso de emergência no mesmo local de onde o avião tinha decolado, em uma fazenda na cidade.

A empresa informou que a localização da porta da aeronave para auxiliar no processo investigativo sobre as causas do problema. A peça vai passar por perícia, que será feita por técnicos da empresa de aviação e do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Aeronáutica.

Os integrantes do grupo Skank tiveram de trocar a aeronave logo após o problema no voo até Belo Horizonte. De acordo com a assessoria de imprensa da banda, o Skank fez um show em Capelinha (MG), em 18 de julho deste, onde pernoitaram.

Correio da Bahia

Queda de avião de carga mata seis tripulantes nos Emirados Árabes Unidos

Seis tripulantes sudaneses morreram na queda de um avião de carga nos Emirados Árabes Unidos, próximo ao aeroporto de Sharjah, nesta quarta-feira (21), segundo as autoridades.



O acidente ocorreu em uma área não-residencial dos Emirados, um dos sete membros da federação dos Emirados Árabes Unidos.


Foto: AP

Equipes de resgate trabalham nesta quarta-feira (21) no local do acidente aéreo nos Emirados Árabes Unidos. (Foto: AP)





O local do acidente (Foto: APA / EPA / Ali Haider)



Imagens gravadas pelo celular após a explosão

TAP: Eventual fusão com TAAG e TAM é boa ideia




Uma possível fusão da TAP com a companhia aérea angolana TAAG e brasileira TAM é segundo Fernando Pinto, presidente executivo da TAP "um conceito com algum sentido", mas que este, apesar de ser uma boa ideia, ainda não é o momento certo.
Fernando Pinto falava durante o seminário sobre Reestruturação do Sistema de Transporte Aéreo de Angola, organizado pelo Ministério dos Transportes angolano, que se realizou naquele país onde reforçou a necessidade da TAAG de dar mais atenção aos detalhes para sair definitivamente da lista negra da União Europeia relembrando o processo de reestruturação por que passou a companhia aérea portuguesa em 2000.
Nesse ano, o plano de recuperação da empresa englobou a criação de conceitos inovadores, como serviços diferenciados, preços competitivos, comunicação intensa entre empregados e direcção e o congelamento de salários.
Opção Turismo

Mitsubishi recebe encomenda de aviões



O fabricante japonês de aviões Mitsubishi Aircraft informou hoje que assinou um memorando de entendimento com a norte-americana Trans States Holding para a encomenda de até 100 aviões regionais. Desse total, 50 são encomendas firmes e 50 são opções.

O memorando segue-se a uma série de mudanças de design que incluíram uma nova versão de 100 lugares do modelo MRJ. A primeira entrega do modelo será no início de 2014 para a All Nippon Airways, que ao todo fez 15 encomendas firmes e 10 opções.

A Mitsubishi Aircraft, subsidiária da Mitsubishi Heavy Industries, está tentando quebrar o domínio da brasileira Embraer e da canadense Bombardier no segmento de aviões regionais. Mas o grupo também enfrenta concorrência de empresas da Rússia e da China apoiadas pelo governo.

AE


A NOVELA DA PODA DE ÁRVORES



Levantamento da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico constatou que entre 40% e 70% dos passageiros que compram bilhetes aéreos para decolar de Joinville acabam partindo de Navegantes ou Curitiba. Usam a BR-101.

Segundo o secretário Eni Voltolini, as condições climáticas, restrição de destinos e o valor alto das tarifas são as principais causas dos números. Na tentativa de encontrar alternativas para otimizar o uso do Aeroporto de Joinville, haverá uma conversa entre a administração municipal e as companhias aéreas. A ideia é que GOL e TAM testem destinos novos.

"Queremos estudar um intervalo de carência para que as opções sejam colocadas a disponível por alguns meses e, dependendo da viabilidade, se transformem em opções definitivas", explica. A ideia é ter voos diarios para Guarulhos (SP) e Porto Alegre (RS). E que um avião passe a noite em Joinville.
A novela, Não percam os próximos capítulos

  • 2 DE ABRIL
Protocolado pedido para corte de árvores no entorno do Aeroporto de Joinville.
  • 14 DE ABRIL
Fatma libera poda de árvores.
  • 26 DE JUNHO
Prefeitura de Joinville declara área no entorno do aeroporto como de utilidade pública.
  • 17 DE JULHO
Fundema lança edital para o corte das árvores.
  • 6 DE AGOSTO
Nenhuma das 18 empresas que retiraram o edital para o corte das árvores preenche os requisitos exigidos pela Fundema.
  • 12 DE SETEMBRO
Fundema anuncia mudanças no edital para facilitar contratação de empresa que cortará a vegetação.
  • 22 DE SETEMBRO
Anac determina restrições às operações no Aeroporto de Joinville.
  • 23 DE SETEMBRO
Definido o nome da empresa que vai fazer o corte das árvores.
  • 25 DE SETEMBRO
Empreiteira começa os cortes das árvores.
  • 20 DE OUTUBRO
80% das árvores estão cortadas, mas Infraero ainda não tem data para quando vai pedir nova inspeção da Anac.

  • Próx. Capítulo....Não Percam

Aeroporto Gatwick, em Londres, é vendido por US$ 2,5 bilhões



O administrador britânico de aeroportos BAA, que pertence ao grupo espanhol Ferrovial, venderá o aeroporto londrino de Gatwick, o segundo mais importante do Reino Unido, por 1,51 bilhão de libras (US$ 2,5 bilhões) ao fundo Global Infrastructure Partners (GIP), com sede em Nova York.

"A BAA anuncia que chegou a um acordo para vender 100% de seus interesses no aeroporto de Gatwick a um entidade controlada pela Global Infrastructure Partners (GIP) por 1,51 bilhão de libras", afirma um comunicado oficial.

O GIP já possui o London City Airport, o aeroporto mais próximo do novo bairro de negócios de Canary Wharf.

A BAA informou que o dinheiro da venda, que deve ser concluída em dezembro e depende da aprovação das autoridades europeias, será usado principalmente para pagar a dívida do grupo.

O operador britânico de aeroportos foi adquirido em 2005 por um consórcio liderado pela construtora espanhola Ferrovial por 10,23 bilhões de libras.

A BAA informou que do valor total, 55 milhões de libras estarão condicionados ao futuro resultado de tráfego e à estrutura de capital do GIP.

O diretor geral do grupo, Colin Matthews, afirmou que a BBA se concentrará nas melhorias de Heathrow e seus outros aeroportos.

As autoridades de concorrência do Reino Unido determinaram que a BAA venda três dos sete aeroportos que possui na Grã-Bretanha - dois em Londres e um na Escócia - para acabar com uma dominação considerada prejudicial aos passageiros e às companhias aéreas.

A BAA recordou que aceitou vender Gatwick, na zona sul de Londres, em setembro de 2008.

Em março recebeu a ordem de vender até o início de 2011 os aeroportos de Stansted - ao nordeste de Londres - e o de Edimburgo ou Glasgow, na Escócia.

BAA, que também possui o aeroporto de Aberdeen, na Escócia, e o Southampton, no sul da Inglaterra, apelou da decisão e espera uma resposta.
O Imparcial - MA

GOL Conclui Oferta de Ações e Reforça sua Posição de Caixa em R$627,1 Milhões



A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BMF&BOVESPA: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia a conclusão de sua oferta global de ações, que resultou no aumento de sua posição de caixa em R$627,1 milhões.

A nova posição de caixa da GOL, que atualmente representa mais de 20% de sua receita líquida dos últimos 12 meses, aliada a suas demais vantagens competitivas como: (i) liderança em frequências entre os principais aeroportos domésticos brasileiros, (ii) liderança na América Latina em baixos custos operacionais, número de afiliados (6,4 milhões) em seu programa de milhagem e vendas via e-commerce; e (iii) estado da arte em práticas de governança corporativa, posicionam a GOL como uma empresa solidamente estruturada para se beneficiar do crescimento do transporte aéreo no Brasil e América Latina.

"O sucesso da oferta de ações incluiu a GOL entre as companhias aéreas mais capitalizadas do mundo. Essa posição gera valor aos acionistas, pois permite que a Companhia desenvolva seu plano estratégico com flexibilidade e foco na geração de resultados", afirmou Leonardo Pereira, vice-presidente Financeiro e diretor de Relações com Investidores.

Fator Brasil


Celular perdido provoca atraso de três horas em voo na Espanha

Avião da Jet2

Jet2 se desculpou por atraso, que atribuiu a procedimento de segurança

Uma passageira de um avião que tinha acabado de pousar em um aeroporto na Espanha provocou um atraso de três horas no voo seguinte da aeronave ao deixar um celular ligado cair em um escoadouro para ventilação de ar.

Como o aparelho estava ligado, os coordenadores da companhia aérea, Jet2, se recusaram a permitir a decolagem da aeronave para o seu próximo destino, Newcastle, na Grã-Bretanha, até que ele fosse encontrado.

Passageiros que aguardavam o embarque no aeroporto de Murcia, no sudeste da Espanha, tiveram de esperar enquanto os engenheiros desmontavam a área do cockpit e os assentos da frente do avião.

Após o incidente, a companhia agradeceu a paciência dos clientes e atribuiu a necessidade de atrasar o vôo aos procedimentos de segurança.

"Sem dúvida houve o inconveniente de esperar até que recuperássemos o telefone, mas celulares ou outros aparelhos de comunicação ligados têm de ser removidos da aeronave a fim de garantir o maior nível de segurança para os nossos passageiros", disse um porta-voz da companhia.

"Gostaríamos de lembrar a todos os passageiros que não liguem seus telefones antes de chegar ao terminal do aeroporto."

BBC

TRIP Linhas Aéreas anuncia planos para 2010 durante a 37ª Feira das Américas


Durante a 37ª Feira das Américas, promovida pela Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV) entre 21 e 23 de outubro, no Rio de Janeiro, a TRIP Linhas Aéreas, líder da aviação regional na América Latina, confirma seus investimentos para 2010 da ordem de US$ 198 milhões. Para fortalecer a atuação da companhia no Brasil, está programada a aquisição de mais 8 aeronaves, que possibilitarão a expansão da malha aérea, além de estimular o desenvolvimento econômico das regiões de atuação.


Em 2009, a companhia recebeu 6 aeronaves, sendo quatro jatos Embraer 175 e 2 ATR’s 72-500, totalizando 27 aeronaves, o que permitiu ampliar o número de destinos atendidos de 65, no início do ano, para os atuais 73. A meta da empresa é fechar o ano com 30 aeronaves e 80 cidades atendidas.

“Nosso objetivo é integrar pessoas e desenvolver a mais eficiente rede de aviação regional do País. Para isso, temos incorporado em nossa frota aeronaves de última geração, além de ampliar as ofertas de destinos e freqüências”, explica José Mário Caprioli, presidente da TRIP. Segundo o executivo, num país de dimensões continentais como o Brasil há muito espaço para crescimento e a expectativa da companhia é ter uma frota de 63 aeronaves em cinco anos, atendendo mais de 110 cidades.

Em junho, a empresa iniciou operações no aeroporto de Santos Dumont, que interligam a capital do Rio de Janeiro a mais de 50 cidades de todas as regiões do País, sendo 12 destinos com voos diretos: Belo Horizonte (Confins), Juiz de Fora e São João del-Rei (MG); Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos (SP); Curitiba e Londrina (PR); Cabo Frio (RJ); Goiânia (GO); Cuiabá (MT) e Vitória (ES).

Neste ano, a TRIP iniciou também voos para as cidades como Foz do Iguaçu (PR), Petrolina (PE), Lençóis, Ilhéus e Porto Seguro (BA), Aracaju (SE) e Bonito (MS), além do aumento de freqüência de voos para diversos destinos de todas as regiões do País.

“Em 2008 transportamos mais de 1 milhão de passageiros e nossa meta, até o final deste ano, é transportar 1,6 milhão de pessoas, com uma média de ocupação de 63%”, informa Caprioli. O executivo antecipa que dentro do planejamento da companhia estão previstas importantes novidades para as regiões Nordeste e Sul.

Há cinco anos, a empresa cresce em média 70%, resultado de uma sólida gestão e modelo de negócios. A TRIP conta com participação de 1,70% no mercado nacional de aviação, porém, é líder no segmento de aviação regional (aeronaves abaixo de 90 assentos), onde o market share corresponde a 72%.

No primeiro semestre de 2009, a companhia teve um faturamento bruto de R$ 183,9 milhões, o que representa um crescimento de 43% se comparado ao mesmo período de 2008, quando acumulou R$ 128,6 milhões em sua operação. O lucro líquido no semestre foi de R$ 17,1 milhões, contra R$ 1,05 milhão no mesmo período do ano passado. O destaque da companhia durante o período é seu EBITDA (lucros que precedem juros, impostos, depreciação e amortização) que registrou um volume de R$ 22,1 milhões e margem de 12,03%, enquanto o volume do primeiro semestre de 2008 foi de R$ 5,3 milhões, significando um aumento comparado de quatro vezes.

37º Congresso Brasileiro das Agências de Turismo – Feira das Américas, de 21 a 23 de outubro, das 13h às 19h, no Rio Exhibition & Convention Center, Av. Salvador Alende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro | Estande TRIP: no 238.

Fator Brasil

GOL espera elevar taxa de ocupação com acordos com aéreas estrangeiras




A GOL Linhas Aéreas espera aumentar em 3,5 pontos percentuais a sua taxa de ocupação devido às parcerias já anunciadas com a Iberia, American Airlines, Air France-KLM e AeroMexico.
O presidente da companhia brasileira, Constantino Junior, afirmou que esse crescimento deve acontecer até meados do ano que vem, quando a implantação dos acordos já estiver consolidada.

A GOL acertou-se com as quatro empresas estrangeiras para alimentar os voos dessas companhias a partir do Brasil. Constantino Junior não deu expectativas de receita, mas deixou claro que haverá um crescimento da demanda por voos da GOL por conta desses acordos.

"Além do aumento de demanda natural (dos acordos), haverá o estímulo dos programas de milhagens Smiles" disse o empresário, que participou hoje de feira organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

O executivo afirmou ainda que a expectativa da companhia continua sendo buscar as tarifas mais competitivas. Constantino lembrou que a GOL tem mantido tarifas competitivas com os ônibus convencionais em 100% de seus destinos domésticos.

"Essas iniciativas mais o crescimento da classe média e o aumento do poder aquisitivo têm permitido que o mercado cresça muito", avaliou.

O Globo

Prejuízo da americana UAL Corp. cai 92,8% no trimestre




A UAL Corp., controladora da United Airlines, informou que seu prejuízo diminuiu significativamente no terceiro trimestre deste ano, para US$ 57 milhões (US$ 0,39 por ação), de US$ 792 milhões (US$ 6,22 por ação) no mesmo período do ano passado. A queda foi de 92,8%. Na mesma base de comparação, a receita caiu 20%, para US$ 4,43 bilhões. Os resultados superaram as projeções dos analistas, que esperavam prejuízo de US$ 0,94 por ação e receita de US$ 4,34 bilhões. A receita por assento disponível por milha, considerado o melhor medidor de receita para empresas aéreas, caiu 17% no terceiro trimestre. A taxa de ocupação (load factor) subiu para 85,8% no mesmo período, de 83,2%, enquanto a capacidade diminuiu 14%.

Em relação aos custos previstos para este ano, a UAL fez estimativas melhores. O custo por assento disponível por milha ficará entre estável e 0,5% menor. Em julho, a companhia havia afirmado que o custo poderia subir até 0,5% neste ano. Na semana passada, a Southwest Airlines deu início aos anúncios de resultados do setor aéreo no terceiro trimestre e relatou queda de 86% no prejuízo, para US$ 16 milhões (US$ 0,02 por ação). No entanto, a companhia alertou que os custos do combustível provavelmente vão pressionar o lucro. As informações são da Dow Jones.
Exame

EAA-euroAtlantic airways tem Boeing 767-300 cargueiro em voos de teste


A companhia aérea privada portuguesa euroAtlantic airways (EAA) já tem em fase de testes o seu novo avião Boeing 767-300ER Cargo, reconvertido.

De acordo com informação da empresa presidida por Tomáz Metello, as operações exclusivas de carga deverão s

er iniciadas nos primeiros dias de Dezembro.


Os voos programados de testes (quatro a cinco) do primeiro B767-ER BDSF (Bedek Special Freighter) mundial são efectuados por pilotos de testes de fábrica.


A EAA anunciou este investimento estratégico durante o 34º Congresso Nacional da APAVT’2008 “Turismo, Novos Mercados, Novas Oportunidades”, realizado em Macau.


De acordo com o presidente da euroAtlantic airways, “os estudos de mercado e performances deste avião, apontam bons resultados e rentabilização". "As capacidades do B767-300 ER Cargo, para o sector da importação e exportação, de mercados como Portugal, Angola, Brasil e espaço da CPLP em geral, são bastante atractivas", disse Tomáz Metello, citado no comunicado.“

Características

A uma distância de 5.800 Km. (3.100 milhas náuticas), o Boeing 767-300ER Cargo pode transportar 56.000 Kgs (56 Ton.) (125 Mil Libras) de bens e produtos essenciais.

Aumentando o raio de acção para 6.900 Km. (3.700 milhas náuticas) mostra apenas uma pequena quebra na capacidade, 51.000 Kgs. (51 Ton.), considerando um voo directo. Segundo a EAA, é a "única opção estratégica que Portugal dispõe nas tonelagens de carga atrás referidas”, se comparados com os Hércules C1130 que podem transportar cerca de 13.000 Kgs (13 Ton.) (35.000 Libras) voando em tectos mais baixos e a baixa velocidade.

A empresa

A euroAtlantic airways foi fundada e é detida maioritariamente por Tomáz Metello, detendo uma participação na Pestana Turismo SGPS, através da Companhia Ibérica de Turismo Global – CITG. Exerce também o controlo accionista do Operador Turístico Sonhando (marcas terraBrasil, terraÁfrica ou terraEuropa de maior visibilidade) e da rede de agências de viagens Intervisa, adquirida na sequência de uma autorização da AdC, detendo ainda a maioria do capital e gestão da STP Airways, a companhia de bandeira de São Tomé e Príncipe e ainda outros investimentos no segmento da hotelaria e turismo.

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