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Hoje é um dia muuuito especial, a todos os nossos amigos desejamos aqui nossos sinceros votos e a parabenização por esta data e pela escolha certa de nossa profissão , afinal, voar é tudo!
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou ontem, por oito votos a dois, o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a competência para decidir sobre o pagamento dos créditos previstos no quadro geral de credores e no plano de recuperação judicial da Varig Linhas Aéreas é mesmo da Primeira Vara Empresarial do Rio de Janeiro, e não da Justiça do Trabalho. O voto condutor foi o do ministro Ricardo Lewandowski, relator de um recurso extraordinário ajuizado por uma exfuncionária da empresa contra decisão da Segunda Seção do STJ, de abril de 2007. Ao manter o acórdão do STJ, a maioria absoluta do STF deu relevo ao princípio da "universalidade do juiz falimentar", no sentido de que é preciso preservar, na sua integralidade, o sistema instituído pela Lei 11.101/05, que deu nova regulamentação à recuperação judicial, à extrajudicial e à falência do empresário e da sociedade empresária. A constitucionalidade dessa lei foi proclamada na sessão plenária de anteontem, no julgamento de uma ação proposta pelo PDT.
O ministro-relator sublinhou que a Lei 11.101 garante o pagamento dos créditos trabalhistas sem que a Justiça do Trabalho precise executá-los. E acrescentou: "É no plano de recuperação que se define a forma de pagamento". Na mesma linha, Celso de Mello disse que, se acolhido o recurso em julgamento, ficaria desarticulado o sistema instituído pela nova Lei de Falências, cujo principal objetivo foi "preservar as atividades produtivas e a função social de empresas em situação de crise financeira, viabilizando também a preservação e oferta de empregos, sem prejudicar o interesse dos credores".
Fonte: Gazeta Mercantil
A Gol Linhas Aéreas criou uma diretoria de segurança operacional. Na prática, a companhia vai reunir em uma só área quatro gerências que hoje são ligadas diretamente à presidência da empresa:
safety, security, fatores humanos e quality assurance.
Segundo o Comandante Sérgio Quito, que será o responsável pela diretoria, a Gol se antecipa a uma lei que entrará em vigor a partir de dezembro de 2010, para que as empresas operem mais focadas na segurança de voo, se antecipando a possíveis problemas.
"Na verdade, saímos da forma reativa. Não esperamos acontecer algo para aprendermos com ele. Agora estamos na forma preditivas, vamos atuar na prevenção", explicou o comandante Quito.
Além das áreas de safety (identificação e gestão de riscos operacionais) e security (prevenção contra atos ilícitos), a Gol se destaca pela criação das áreas de fatores humanos (gestão de pessoas direcionada à relação do homem com a máquina e o meio na operação aérea) e de quality assurance (gestão da qualidade, aplicação de medidas corretivas, preventivas e de melhoria contínua de processos operacionais), ambas inéditas no Brasil.
Redução de riscos
Junto às demais áreas operacionais subordinadas à vice-presidência técnica, liderada pelo Comandante Fernando Rockert de Magalhães, a diretoria de segurança operacional estabelece a segurança de voo como princípio básico da companhia, também servindo de órgão disseminador e fiscalizador da prevenção e redução de riscos.
Comandante Quito informou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está finalizando o programa de segurança de voo para orientar as empresas a criarem áreas dedicadas a isso nas companhias. "Para implantarmos definitivamente o nosso programa, temos que levá-lo à avaliação da Anac e esta tem até dezembro deste ano para concluir as normas que vão orientar o projeto nacional", disse Quito, ressaltando que a Gol formalizou a sua Diretoria seguindo regras internacionais.
"Mais do que criar uma nova diretoria, moldamos nossa estrutura organizacional para refletir a importância do tema da segurança para a empresa", disse por comunicado o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr.
Fonte: Gazeta Mercantil
Justiça concedeu sentença favorável a Dinamite
A sentença favorável ao deputado foi publicada nesta sexta-feira (29) no site do Tribunal de Justiça do Rio. De acordo com informações do TJ, durante uma viagem do Rio a Boston (EUA), Dinamite teve as malas extraviadas e resolveu processar a empresa.
A American Airlines já entrou com recurso para anular a decisão, que será julgada pela Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio.
Três dias sem malas
Roberto Dinamite relatou no processo que, durante a viagem ocorrida em 2007, ele só conseguiu recuperar as malas três dias depois do extravio e, mesmo assim, porque resolveu ir ao aeroporto de Boston buscar informações sobre suas bagagens.
Dinamite acusou a American Airlines de descaso. Segundo ele, a empresa não prestou assistência e nem deu informações sobre a localização das malas.
A empresa aérea afirmou que agiu de acordo com o contrato de transporte e entregou, posteriormente, a bagagem em perfeitas condições.
Fonte: Aviation News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber no dia 14 de julho o primeiro dos dois jatos Emb-190, da Embraer, comprados por cerca de R$ 150 milhões para substituir os dois velhos Boeing-737 da Presidência. O preço final é cerca de R$ 30 milhões inferior ao praticado pela concorrência.
Segundo o Palácio do Planalto, as entregas estavam previstas para setembro e dezembro. A primeira, do jato de matrícula 2900, foi antecipada de forma a permitir que Lula utilize o modelo nacional nas viagens regionais programadas para o segundo semestre.
O Emb-190 presidencial teve a autonomia original expandida e pode chegar a qualquer capital da América Latina sem escalas e até a África ou ao hemisfério norte com uma só parada.
O interior terá 36 assentos do mesmo tipo oferecido na classe executiva comercial. Para a assessoria direta do presidente, haverá 11 poltronas. Na cabine reservada, fica o gabinete de trabalho, uma suíte com cama de casal, chuveiro e saleta com terminal de vídeo. As comunicações via satélite são protegidas e codificadas eletronicamente, permitindo que as atividades de inteligência, comando e controle do governo possam funcionar a bordo.
Fonte: Blog do Poder Aéreo
A companhia mineira irá incrementar mais um voo; trata-se de um voo direto entre Ipatinda e Guarulhos. O voo AG6621 sai de Pampulha às 1600LT e pousa em Ipatinga às 16030LT e de lá decola às 16050LT para Guarulhos, pousando às 1820LT.
No voo de volta a aeronave decola de cumbica às 0750LT para Ipatinga, chegando às 0920LT, do interior mineiro decola para a capital às 0940LT pousando às 1010LT.
Fonte: Eaglesky