WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
domingo, 31 de maio de 2009
31 de Maio - Dia do Comissário de Bordo
Hoje é um dia muuuito especial, a todos os nossos amigos desejamos aqui nossos sinceros votos e a parabenização por esta data e pela escolha certa de nossa profissão , afinal, voar é tudo!
Começa a operar a Rio Linhas Aéreas
Começou a operar nesta sexta-feira (29) a primeira empresa de transporte aéreo de cargas com base em Curitiba. A Rio Linhas Aéreas e a Smart Cargo fizeram uma parceria para atuar no segmento de logística e distribuição de cargas, com foco inicial no mercado nacional. O lançamento da nova empresa aconteceu nesta quinta-feira (28), no hangar da Jetsul Transportes, no aeroporto Afonso Pena.
"A região de Curitiba estava mal servida em rotas cargueiras e nós criamos um canal para dar agilidade ao escoamento da produção, a exportação e a importação das empresas de alta tecnologia do parque industrial local, que fornecem produtos de alto valor agregado, com baixo peso e volume", afirma Mauro Martins, diretor da Rio. "Nosso empreendimento é uma prova da confiança no potencial do Paraná e de Curitiba, que é o 5º maior pólo cargueiro internacional do país e ocupa apenas o 10º posto no mercado doméstico."
"Este é um passo arrojado e muito importante, que o mercado demandava em termos de logística, e dará um impulso aos nichos de fabricação que Curitiba tem com produtos de alto valor agregado e baixo peso, como centralinas, bicos injetores, celulares, pescas para computador", disse o presidente regional do Sindicato da Indústria de Componentes para a Indústria Automotiva no Paraná (Sindipeças), Benedito Kubrusly.
A nova companhia começa com uma aeronave, um Boing 727-200, com capacidade para 26 toneladas, e deve ter mais uma em seis meses, cada uma voando 250 horas mês, transportando todo tipo de carga. No momento a operação da Rio com a Smart envolve 190 empregados e aproximadamente 30 veículos para fazer a logística de distribuição em terra. O faturamento pode chegar a R$ 70 milhões ao ano. Em um ano a intenção é ter de quatro a seis aeronaves. Uma das facilidades oferecidas pela Rio será o alfandegamento das cargas.
Fonte: Aeroblog
GOL vai cai cobrar por serviço de bordo e aumentar opções
Lanche cobrado
A boa notícia: a partir de segunda-feira, quem voar pela Gol saindo do Aeroporto de Cumbica poderá comer mais do que amendoim e beber refrigerantes. Serão oferecidos vários tipos de sanduíche, cappuccino, achocolatados, chás diversos, chocolates, vinhos importados etc.
A má notícia: a Gol cobrará por tudo isso. Será a primeira no Brasil a adotar um modelo que algumas companhias aéreas de baixo custo na Europa e nos EUA já utilizam: a cobrança do serviço de bordo. De graça, portanto, apenas a dupla amendoim e refrigerante. Já barrinhas de cereal, nem pagando: foram aposentadas pela Gol. Inicialmente, só os voos de Cumbica para Recife, Belém, Salvador e Porto Alegre terão a novidade, que será estendida aos poucos para todas as rotas.
Fonte: CONTATO RADAR
Vara empresarial decide caso da Varig
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou ontem, por oito votos a dois, o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a competência para decidir sobre o pagamento dos créditos previstos no quadro geral de credores e no plano de recuperação judicial da Varig Linhas Aéreas é mesmo da Primeira Vara Empresarial do Rio de Janeiro, e não da Justiça do Trabalho. O voto condutor foi o do ministro Ricardo Lewandowski, relator de um recurso extraordinário ajuizado por uma exfuncionária da empresa contra decisão da Segunda Seção do STJ, de abril de 2007. Ao manter o acórdão do STJ, a maioria absoluta do STF deu relevo ao princípio da "universalidade do juiz falimentar", no sentido de que é preciso preservar, na sua integralidade, o sistema instituído pela Lei 11.101/05, que deu nova regulamentação à recuperação judicial, à extrajudicial e à falência do empresário e da sociedade empresária. A constitucionalidade dessa lei foi proclamada na sessão plenária de anteontem, no julgamento de uma ação proposta pelo PDT.
O ministro-relator sublinhou que a Lei 11.101 garante o pagamento dos créditos trabalhistas sem que a Justiça do Trabalho precise executá-los. E acrescentou: "É no plano de recuperação que se define a forma de pagamento". Na mesma linha, Celso de Mello disse que, se acolhido o recurso em julgamento, ficaria desarticulado o sistema instituído pela nova Lei de Falências, cujo principal objetivo foi "preservar as atividades produtivas e a função social de empresas em situação de crise financeira, viabilizando também a preservação e oferta de empregos, sem prejudicar o interesse dos credores".
Fonte: Gazeta Mercantil
Gol integra áreas com diretoria de segurança
A Gol Linhas Aéreas criou uma diretoria de segurança operacional. Na prática, a companhia vai reunir em uma só área quatro gerências que hoje são ligadas diretamente à presidência da empresa:
safety, security, fatores humanos e quality assurance.
Segundo o Comandante Sérgio Quito, que será o responsável pela diretoria, a Gol se antecipa a uma lei que entrará em vigor a partir de dezembro de 2010, para que as empresas operem mais focadas na segurança de voo, se antecipando a possíveis problemas.
"Na verdade, saímos da forma reativa. Não esperamos acontecer algo para aprendermos com ele. Agora estamos na forma preditivas, vamos atuar na prevenção", explicou o comandante Quito.
Além das áreas de safety (identificação e gestão de riscos operacionais) e security (prevenção contra atos ilícitos), a Gol se destaca pela criação das áreas de fatores humanos (gestão de pessoas direcionada à relação do homem com a máquina e o meio na operação aérea) e de quality assurance (gestão da qualidade, aplicação de medidas corretivas, preventivas e de melhoria contínua de processos operacionais), ambas inéditas no Brasil.
Redução de riscos
Junto às demais áreas operacionais subordinadas à vice-presidência técnica, liderada pelo Comandante Fernando Rockert de Magalhães, a diretoria de segurança operacional estabelece a segurança de voo como princípio básico da companhia, também servindo de órgão disseminador e fiscalizador da prevenção e redução de riscos.
Comandante Quito informou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está finalizando o programa de segurança de voo para orientar as empresas a criarem áreas dedicadas a isso nas companhias. "Para implantarmos definitivamente o nosso programa, temos que levá-lo à avaliação da Anac e esta tem até dezembro deste ano para concluir as normas que vão orientar o projeto nacional", disse Quito, ressaltando que a Gol formalizou a sua Diretoria seguindo regras internacionais.
"Mais do que criar uma nova diretoria, moldamos nossa estrutura organizacional para refletir a importância do tema da segurança para a empresa", disse por comunicado o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr.
Fonte: Gazeta Mercantil
Malas extraviadas rendem R$ 6 mil de indenização para Roberto Dinamite
Presidente do Vasco ficou três dias em Boston sem as bagagens.
American Airlines recorreu e aguarda julgamento.
A companhia aérea American Airlines foi condenada a indenizar, por danos morais, o presidente do Vasco e deputado estadual Roberto Dinamite (PMDB). A indenização é de R$ 6 mil.
Justiça concedeu sentença favorável a Dinamite
A sentença favorável ao deputado foi publicada nesta sexta-feira (29) no site do Tribunal de Justiça do Rio. De acordo com informações do TJ, durante uma viagem do Rio a Boston (EUA), Dinamite teve as malas extraviadas e resolveu processar a empresa.
A American Airlines já entrou com recurso para anular a decisão, que será julgada pela Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio.
Três dias sem malas
Roberto Dinamite relatou no processo que, durante a viagem ocorrida em 2007, ele só conseguiu recuperar as malas três dias depois do extravio e, mesmo assim, porque resolveu ir ao aeroporto de Boston buscar informações sobre suas bagagens.
Dinamite acusou a American Airlines de descaso. Segundo ele, a empresa não prestou assistência e nem deu informações sobre a localização das malas.
A empresa aérea afirmou que agiu de acordo com o contrato de transporte e entregou, posteriormente, a bagagem em perfeitas condições.
Fonte: Aviation News
Luciano Huck compra avião de US$ 6 milhões
O apresentador Luciano Huck acaba de comprar, por US$ 6 milhões (cerca de R$ 12 milhões), um jato executivo Premier 1, informa a revista "Veja". A aeronave, fabricada pela americana Raytheon, tem capacidade para quatro passageiros, além do piloto e do co-piloto.
Huck já tem um helicóptero, um Robinson 44, comprado há três anos.
Fonte: Aviation News
Etanol: Avião experimental americano será usado em cursos de treinamento
Anac diz que coeficiente de atrito da pista do Santos Dumont está no nível acima do aceitável
A reportagem do jornal “O Globo”, da quinta-feira passada, dizia que a camada porosa do asfalto está vencida desde dezembro de 2007.
O Notam (aviso aos aeronautas) em vigor para o Santos Dumont informa que devem ser “suspensas as operações com aeronaves de mais de 20 toneladas em condição de pista molhada”.
Segundo a Anac, a condição de pista molhada é diferente de qualquer ocorrência de chuva. A pista possui uma camada porosa que absorve a água e a condição de pista molhada é avaliada tecnicamente pela Infraero a partir da medição da lâmina d´água na pista.
Fonte:Aeroblog
EMB-190 da FAB será entregue em julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber no dia 14 de julho o primeiro dos dois jatos Emb-190, da Embraer, comprados por cerca de R$ 150 milhões para substituir os dois velhos Boeing-737 da Presidência. O preço final é cerca de R$ 30 milhões inferior ao praticado pela concorrência.
Segundo o Palácio do Planalto, as entregas estavam previstas para setembro e dezembro. A primeira, do jato de matrícula 2900, foi antecipada de forma a permitir que Lula utilize o modelo nacional nas viagens regionais programadas para o segundo semestre.
O Emb-190 presidencial teve a autonomia original expandida e pode chegar a qualquer capital da América Latina sem escalas e até a África ou ao hemisfério norte com uma só parada.
O interior terá 36 assentos do mesmo tipo oferecido na classe executiva comercial. Para a assessoria direta do presidente, haverá 11 poltronas. Na cabine reservada, fica o gabinete de trabalho, uma suíte com cama de casal, chuveiro e saleta com terminal de vídeo. As comunicações via satélite são protegidas e codificadas eletronicamente, permitindo que as atividades de inteligência, comando e controle do governo possam funcionar a bordo.
Fonte: Blog do Poder Aéreo
Pilotos da Portugália voltam à greve
A TAP já recebeu o pré-aviso de greve dos pilotos da Portugália e está a preparar um plano para minimizar os efeitos deste protesto.
Uma fonte da companhia garantiu que todos os passageiros da Portugália irão ter uma solução caso o seu voo seja cancelado.
O Sindicato dos Pilotos, apesar de não querer gravar declarações, confirma que a decisão de partir para um período tão prolongado de greve, já a partir do próximo dia 4 de Junho e por dez dias, foi aprovado ontem à noite em assembleia geral. Logo depois da reunião o pré-aviso de greve foi enviado para a administração da Portugália.
Entretanto, hoje, numa carta enviada a todos os sócios do Sindicato, a direcção desta estrutura escreve que “após uma ronda de negociações sem sucesso, que incluiu três reuniões com a administração” decidiram partir para a greve.
Uma fonte da companhia confirmou os encontros e disse que “à partida estava tudo a correr bem” e que “nada apontava para este desfecho”.
Os pilotos da Portugália exigem mais períodos de descanso e que há relativamente pouco tempo efectuaram seis dias de greve.
Na altura a administração falou em prejuízos elevadíssimos e que a manterem-se poderiam levar a empresa à falência.
Fonte: Aviation News
Combustível de avião atinge novo máximo de 2009; Preço do barril de petróleo sobe 28% em Maio
Mais uma novidade para a Air Minas
A companhia mineira irá incrementar mais um voo; trata-se de um voo direto entre Ipatinda e Guarulhos. O voo AG6621 sai de Pampulha às 1600LT e pousa em Ipatinga às 16030LT e de lá decola às 16050LT para Guarulhos, pousando às 1820LT.
No voo de volta a aeronave decola de cumbica às 0750LT para Ipatinga, chegando às 0920LT, do interior mineiro decola para a capital às 0940LT pousando às 1010LT.
Fonte: Eaglesky
Polícia fecha mais duas rádios piratas na Zona Leste de SP
Sinal da rádio chegava a um raio de pelo menos cinco quilômetros.
A polícia e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) continuam a caça às rádios piratas. Neste sábado (30), mais duas foram fechadas, na Zona Leste de São Paulo. Uma delas na Vila Jacuí.
A antena da rádio pirata podia ser vista da rua. A emissora clandestina funcionava no mesmo prédio de uma igreja evangélica, que fica na Estrada do Imperador, na Vila Jacuí. Policiais e fiscais da Anatel encontraram os equipamentos de transmissão. Os aparelhos permitiam que o sinal chegasse a um raio de pelo menos cinco quilômetros.
Uma vistoria da subprefeitura também identificou irregularidades no imóvel, que foi lacrado. Blocos de concreto foram colocados na calçada para dificultar o acesso.
“Tinha uma rádio aí em cima, mas isso não tinha nada a ver com a igreja”, disse José Carlos Santos, membro da Igreja.
As duas pessoas identificadas como responsáveis pela rádio foram autuadas pela Anatel. Elas já prestaram depoimento na delegacia do bairro e foram liberadas, mas vão responder a um processo na Justiça Federal.
Desde quarta-feira (27), quando três voos foram desviados do aeroporto de Congonhas por causa de interferência na comunicação, foram fechadas sete rádios piratas na região metropolitana.
Fonte : G1