WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
EasyJet disponibiliza Starbucks nos voos
A easyjet vai passar a disponibilizar em todos os seus voos um conjunto de produtos seleccionados da multinacional Starbucks.
Assim, os passageiros da companhia aérea low-cost poderão comprar o Starbucks VIA Ready Brew, um café torrado naturalmente disponível nas versões Italian Roast e nutty Colômbia, uma selecção de quatro chás Tazo (English Breakfast, Earl Grey, Refresh e Passion varieties) ou o Starbucks Gourmet Hot Cocoa.
Apea
Anac abre audiência pública para oferecer mais transparência nos preços das tarifas aéreas
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu audiência pública para simplificar a informação dada aos passageiros sobre o preço final do transporte aéreo, inclusive os adicionais.
O objetivo é disciplinar as companhias para que dêem mais transparência aos valores cobrados.
Pela proposta, todos os itens que fazem parte da prestação do serviço de transporte aéreo – como adicional de combustível nos voos internacionais – devem estar incluídos no valor informado ao passageiro.
Já os opcionais – como cobranças por vendas via telefone, loja ou agente de viagens; serviço de bordo; bagagens extras e outros – poderão ser incluídos nas tarifas ou ainda cobrados à parte do bilhete de passagem, mas será proibida sua identificação no bilhete como taxa (esse campo no bilhete é destinado exclusivamente à tarifa de embarque, que varia de acordo com o aeroporto).
Atualmente, ao consultar o preço de uma passagem aérea – seja na loja, internet, telefone ou agência de viagem – o passageiro recebe informação do preço da passagem e, somente ao final da compra, toma conhecimento de valores como tarifa de embarque, adicional de combustível e adicional de emissão, normalmente cobrados no campo taxa.
A cobrança desses adicionais, embora legítima, dificulta a comparação de preço entre as empresas. Pode, também, fazer com o que consumidor opte por uma empresa com base em uma tarifa menor e seja surpreendido com o preço final maior do que o da concorrente, em razão de cobranças não padronizadas de adicionais.
Proposta semelhante da Anac vai abordar também a informação sobre o preço final do transporte aéreo de cargas, já que atualmente há a cobrança do adicional de combustível, dificultando a pesquisa de preço entre as concorrentes. Da mesma forma, por ser um custo agregado ao transporte aéreo de carga, deverá estar incluído obrigatoriamente na tarifa do serviço, sendo proibida sua cobrança em separado.
Os textos das duas resoluções podem ser acessados no site da Anac, no endereço www.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicas.asp. As contribuições podem ser enviadas por qualquer pessoa interessada, até as 18 horas do dia 23 de fevereiro de 2010, no endereço eletrônico audiencia.bilhetedepassagem@anac.gov.br, por meio de formulários próprios disponíveis no site da agência.
Outra audiência pública da Anac está recebendo contribuições sobre a proposta de tornar mais transparente para o mercado os preços praticados pelas companhias aéreas, tanto nos voos domésticos quanto internacionais. Atualmente, a Anac recebe das empresas brasileiras somente os dados das tarifas domésticas comercializadas em 67 rotas (ligação entre origem e destino final, desconsiderando escalas).
Com a nova regulamentação, as empresas nacionais e estrangeiras passarão a informar as tarifas praticadas em todas as rotas operadas, permitindo à Anac acompanhar completamente o mercado de transporte aéreo regular de passageiros no Brasil. As sugestões para essa audiência pública podem ser enviadas até às 18h do dia 19 de fevereiro, em formulário próprio para o e-mail audienciapublica.tarifa@anac.gov.br.
Mercado e Eventos
GRU E EZE
Gol desenvolve programa para gestão de resíduos de manutenção de aeronaves
A companhia Gol desenvolveu um programa próprio para a gestão de resíduos provenientes da manutenção de aeronaves em suas bases operacionais.
Atualmente, oito bases da empresa já estão utilizando o programa para destinar 100% de seus resíduos, e outras 18 estão em estágio adiantado de implementação. A companhia mantém estudos para reproduzir a mesma experiência em todos os aeroportos nos quais opera.
“Depois de termos estruturado um programa próprio de tratamento de efluentes e resíduos sólidos em nosso Centro de Manutenção em Confins (MG), que é referência na indústria, queremos reproduzir experiência semelhante nos processos realizados nos aeroportos”, conta Alberto Correnti, diretor de manutenção da Gol.
Em seu Centro de Manutenção, a Gol segue a rígidos padrões ambientais: todo o óleo e efluentes químicos produzidos durante o processo de manutenção são tratados antes do descarte de forma a não prejudicar o meio ambiente.
Para limpeza interna das aeronaves, a companhia utiliza toalhas industriais que são lavadas por empresas especializadas para evitar qualquer tipo de desperdício. Também, desde 2003, a Gol adotou o método de lavagem a seco para a superfície das aeronaves, usando apenas 10% da água habitualmente utilizada nas lavagens comuns.
Além de ser ambientalmente correta, alinhada às políticas de responsabilidade ambiental da companhia, a gestão de resíduos estendida às bases, permite maior controle à Gol em relação ao consumo e utilização de materiais.
Em consonância com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a metodologia dá destinação diferenciada e adequada para cada tipo de resíduo gerado nos processos de limpeza e manutenção. No ano de 2009, mais de 14 toneladas de resíduos passaram por tratamento até sua destinação final, o que representa cerca de 30% do total (os outros 70% são tratados por terceiros). Em um futuro próximo, pretendemos tratar 100% dos resíduos gerados nesses processos.
O tratamento de resíduos provenientes da manutenção de aeronaves, sempre foi uma preocupação da companhia, que até então o fazia nas bases operacionais por intermédio da administração aeroportuária. “O desenvolvimento de um processo próprio, que está totalmente alinhado às legislações ambientais e melhores práticas da indústria, é um passo importante para a Gol”, diz Correnti. A medida antecipa a tendências na gestão ambiental na indústria da aviação: “Ao centralizar o processo com a própria companhia, fazemos esse tema ser mais um ponto de nossa gestão ambiental e política de sustentabilidade”, complementa o diretor de manutenção da Gol.
Jornal de Turismo
TAP Portugal = SATA Internacional
Avião desmontado é apreendido a caminho da fronteira
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu nesta quinta-feira um avião de pequeno porte desmontado que estava sendo transportado para Mirassol D’Oeste, região da fronteira com a Bolívia. A apreensão ocorreu no Trevo do Lagarto, durante vistoria no caminhão baú que fazia o transporte do avião. Todo o material vinha da cidade de Rio Verde, em Goiás.
Segundo o delegado que lavrou ocorrência, na nota emitida pela Sefaz o caminhão iria realizar o transporte de sucatas de avião. Pelas características da carga apreendida, trata-se apenas de um avião que poderia ser montado e usado normalmente.
A Polícia Civil agora irá investigar se o transporte do avião para a região de fronteira tem relação com o tráfico de drogas.
O Documento
Avião com 52 a bordo faz pouso de emergência na Indonésia
Todos os passageiros e tripulantes sobreviveram.
Aeronave saía de Berau em voo para Samarinda.
Investigador observa aeronave da empresa do voo doméstico Trigana Air em terreno de Balikpapan, na Indonésia (Foto: Fachmi Rachman/AFP)
Autoridades afirmaram que o avião que carregava 47 passageiros e cinco tripulantes fez um pouso de emergência após decolar de Berau em um voo para Samarinda. Todos os passageiros sobreviveram e alguns tiveram ferimentos leves (Foto: AFP)
Segunda caixa-preta de avião que caiu no mar do Líbano é encontrada
A caixa-preta estava no mesmo local da primeira, encontrada no domingo passado (7), com os dados do voo. O objeto contem diálogos entre os pilotos e a torre de controle. As duas foram localizadas a 45 metros de profundidade, no litoral de Naame, a poucos quilômetros de Beirute.
O Boeing 737 da Ethiopian Airlines caiu em 25 de janeiro passado, poucos minutos depois da decolagem do aeroporto internacional de Beirute. No momento, uma forte tempestade e trovoadas atingiam a região. Todas as 90 pessoas a bordo morreram.
Overbooking é motivo de indenização a consumidor
Decisão do juiz do 1º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a Delta Airlines a indenizar em R$ 3 mil um passageiro que comprou um bilhete de Nova York para Nashville, mas não pôde embarcar por conta de overbooking. Para o juiz, a relação estabelecida entre as partes é de consumo, aplicando-se para o caso o Código de Defesa do Consumidor, apesar de a parte ré (Delta Airlines) entender que a legislação aplicável ao caso seria a Convenção de Montreal, que unificou algumas regras sobre o transporte aéreo internacional.
O autor adquiriu, juntamente com sua família, passagens aéreas para viajar de Nova York para Nashville. Mas apesar de terem adquirido os bilhetes com antecedência, não puderam embarcar devido a ocorrência de overbookin, situação que provocou uma espera de 12 horas no aeroporto, sem conforto e apoio da companhia aérea. O overbooking acontece quando a empresa área vende mais passagens do que a capacidade da aeronave.
Conforme o que dispõe o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, "a empresa responde objetivamente pelos danos ocasionados aos consumidores em razão de falha na prestação dos serviços, sendo imprescindível a demonstração de culpa por parte da demandada", diz a norma consumerista.
Para o magistrado, a indenização por danos morais é devida, já que o descumprimento do contrato ocasionou desconforto à parte autora e á sua família, causando ao autor abalo à honra subjetiva, já que foi tratado com desrespeito pela companhia aérea, que vendeu mais passagens do que a capacidade da aeronave. "Feridos alguns dos direitos da personalidade da parte autora restam caracterizados os danos morais", concluiu o juiz.
Da decisão, cabe recurso.
Twittimes – Assistir a Copa do Mundo na África 2010 (Visa) 10
Uma promoção para quem quer assistir a copa do mundo e não tem $$VERBA$$. O Twittimes é a nova promoção da Visa, utilizando o Twitter, que vai dar uma passagem e Assistir a Copa do Mundo na África.
Cadastre-se na promoção, selecione o time do seu coração, anote a tag correspondente a ele e divulgue-a em suas mensagens postadas no Twitter. Acompanhe o ranking no site para saber se o seu time está liderando a tabela! Os torcedores do time com mais citações irão ganhar 1 número da sorte para concorrer a 1 viagem com acompanhante para assistir um jogo da Copa do Mundo da FIFA 2010.
Para aumentar as chances, você pode twittar e usar a tag sempre que quiser, como no meu exemplo abaixo:
No dia 28/02, o time que tiver a tag mais usada no twitter será selecionada como ganhador, o sorteio acontecerá entre todas as pessoas que se cadastraram no time vencedor, e o ganhador irá viajar e assistir a Copa do Mundo na África.
Avianca incorpora novo Airbus A320-214
A Avianca recebeu um novo Airbus A320-214 da Sky Holding Company. O equipamento foi adquirido em parceria com a Oaktree Capital. “É com prazer que a Avianca recebe este 13º Airbus A320, resultado de uma transação de venda e ‘lease back’ com a Sky” comentou o CFO da companhia aérea, Gerardo Grajales.
“Temos planos de crescimento ambiciosos para os próximos dois anos e um apoio de US$ 500 milhões da Oaktree Capital para esta transação, que é a primeira de muitas outras para nós”, disse o fundador e CEO da Sky, Richard Wiley.
panrotas
Air Minas inicia linha entre Belo Horizonte-Montes Claros
A Air Minas Linhas Aéreas irá iniciar a linha Belo Horizonte (Aeroporto da Pampulha) – Montes Claros com voos diários, no próximo domingo, (21/02), com tarifas a partir de R$ 159,00 por cada trecho. No dia seguinte, 22 de fevereiro, inicia-se o voo Montes Claros – Belo Horizonte.
‘’Um dos objetivos principais é atender principalmente as necessidades dos passageiros de negócios com destino a capital mineira que precisam se deslocar até Belo Horizonte e retornar para suas residências no mesmo dia", afirmou Urubatan Helou, diretor e presidente da Air Minas.
A frota atual em operação é de 05 (cinco) aeronaves Brasília EMB 120 com capacidade para 30 passageiros cada uma, e em breve mais uma aeronave deve ser liberada para uso.
Mercado e Eventos
UPS poderá demitir 300 pilotos
A UPS anunciou esta semana que caso a empresa de logística e a associação de pilotos IPA (Independent Pilots Association) não conseguirem encontrar uma solução que permita salvaguardar postos de trabalho do grupo de voo, ela terá que tomar o que chamou de “decisão dolorosa” de demitir cerca de 300 dos seus 2.800 pilotos, informou a Aviation Week.
A dipensa, caso ocorra, teria início em Maio deste ano e viria a somar-se com outras medidas já implementadas visando adequar os recursos da empresa à demanda do mercado, como a retirada de operação de aeronaves mais antigas, o congelamento de salários da gerência e a redução no número de cargos administrativos.
Contato Radar
Avião da Gol retorna logo após decolagem na Bahia
O internauta I. Santos, de Niterói (RJ), afirmou que a aeronave teria decolado às 23h15 e sofrido "uma severa pane na sua turbina da direita, cerca de cinco minutos após a decolagem".
"Um forte estrondo, seguido do reflexo das chamas na turbina, causou pânico", relata o internauta, que também reclamou do atendimento prestado pela companhia. "A ocorrência foi considerada como absolutamente rotineira e nem ao menos um copo d'água foi oferecido aos assustados passageiros".
A Gol informou que a aeronave teve de passar "por uma manutenção não-programada". O avião teria decolado às 21h45 e foi obrigado a retornar, pousando no aeroporto de Salvador.
A companhia também afirmou que foi providenciado um voo extra com destino ao Rio de Janeiro à 0h51 desta quarta-feira (10).
Desástres Aéreos
SNA cobra da GOL/VRG participação nos lucros e outros direitos
ATENÇÃO!
Convocamos todos os aeronautas da GOL/VRG para Assembléia Geral Extraordinária HOJE dia 11.02.2010, às 14h30 em primeira chamada e às 15h00 em segunda chamada, na sub-sede do SNA em São Paulo – Avenida Washington Luiz, 6.817 sala 101, bairro Campo Belo – para discutir e deliberar sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para aeronautas da empresa.
Participem! É de seu interesse! Depois não adianta reclamar!
Categoria Unida é Categoria Forte!
GE é condenada a indenizar Transbrasil
A 23ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve decisão que condena a General Eletric Capital Corporation (GE) a pagar uma indenização estimada em US$ 40 milhões à Transbrasil. A companhia aérea obteve o direito de receber em dobro o valor dos títulos de crédito que a empresa norte-americana teria mandado indevidamente a protesto e que serviram de base para o seu pedido de falência, decretado em 2001. Além disso, deve ser indenizada por perdas e danos decorrentes da cobrança indevida. A Transbrasil acumula dívida de R$ 1,8 bilhão. Cabe recurso contra a decisão da Corte estadual.
A GE havia protestado sete títulos da Transbrasil relativos ao aluguel de aeronaves, entre 1995 e 1997, com valor total de US$ 20 milhões. Em 1999, a companhia aérea emitiu sete notas promissórias para saldar a dívida e, um ano depois, foi feita uma renegociação entre as empresas. Ainda assim, a GE protestou um desses títulos, o que acabou levando ao pedido de falência da Transbrasil.
A briga judicial entre as empresas começou em 2000. Naquele ano, a Transbrasil ajuizou uma ação para anular a dívida. A 22ª Vara Cível de São Paulo acatou o pedido da empresa, mas a GE recorreu ao TJSP. Em novembro, o julgamento começou com dois dos três votos a favor da companhia aérea, mas foi interrompido por pedido de vista. Na decisão de ontem, os três desembargadores que compõem a 23ª Câmara Cível reconheceram que a dívida havia sido saldada em 109%, antes mesmo do protesto.
De acordo com o advogado Cristiano Zanin Martins, do escritório Teixeira, Martins & Advogados, que representa a Transbrasil no processo, só o valor da indenização por perdas e danos ainda não foi definido. "Será feita uma perícia para o cálculo do valor", diz Martins. A base para isso será o valor da companhia aérea, quando ela ainda operava, e das dívidas geradas pela paralisação das suas atividades.
Para o advogado da Transbrasil, a decisão do TJSP revela um paradoxo. "O mesmo Poder Judiciário que decretou a falência da empresa agora reconhece que o título no qual o pedido se baseou é indevido", diz. "E, agora, esta situação é irreversível." Em setembro, a discussão chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve, por maioria, a falência da companhia. Mas, na decisão, os ministros deixaram claro que o processo de falência não impediria a Transbrasil de prosseguir na busca por uma possível indenização.
A GE vai aguardar a publicação da decisão para estudar que medidas adotará contra o entendimento do TJSP. "Isso é só mais uma etapa de uma longa batalha", afirma o diretor de relações institucionais da GE para a América Latina, Alexandre Alfredo. Ele afirma que, assim como as perdas e danos, o valor corrigido dos títulos em discussão ainda não foi calculado. Para o executivo, a Transbrasil não foi à falência apenas em razão das cobranças da GE, "mas por problemas operacionais, financeiros, administrativos e de mercado, que assolaram a companhia". O diretor ressalta que a GE jamais agiu de ma-fé na sua atuação processual e que acredita na reversão da decisão da Corte. "Continuamos confiantes na Justiça."
Valor EconômicoPassaredo lança voo do Recife a Ribeirão Preto
O interior de São Paulo está mais perto do Recife. No próximo dia 29 de março, começa a operar o primeiro voo da pequena companhia Passaredo entre a cidade de Ribeirão Preto e a capital pernambucana. O voo será feito por um dos jatos Embraer ERJ – 145. A capacidade da aeronave é para 50 passageiros.
As operações serão diárias. Os voos sairão de Ribeirão Preto às 23h30 e chegarão no Recife às 2h30. Para a volta, o avião decolará do Recife às 3h e chegará em Ribeirão Preto às 6h. “Vamos oferecer para nossos passageiros mais uma opção de voo para o Nordeste brasileiro. O estudo que fizemos nessa região mostrou uma grande demanda entre esses destinos”, destaca José Luiz Felício Filho, presidente da empresa. Antes de anunciar a nova frequência para o Recife, a empresa já voava para a capital baiana.
Gerente de novos negócios da Empresa Pernambucana de Turismo, Gilson Azevedo diz que o voo deve facilitar sobretudo negócios entre o interior paulistano e o Nordeste, ambos com economia fortemente marcada pela presença da cana-de-açúcar. “Existe uma ligação forte com o interior de São Paulo, sobretudo por causa do setor sucroalcooleiro”, avalia.
A nova rota deve facilitar também o fluxo de turistas de lazer. “O poder aquisitivo da região é muito alto. A (operadora) CVC já sinalizou a criação de pacotes para serem comercializados lá, com foco nos resorts, no turismo de luxo de sol e mar”, diz Gilson.
“Desde maio do ano passado, que estamos conversando, alimentando esse namoro com a companhia. Acreditamos que outro destino em Pernambuco possa ser atendido pela empresa. Talvez, Caruaru”, avalia Gilson. A companhia deve receber mais sete novas aeronaves até o fim do ano.
A criação da rota abre também possibilidades para outras ligações. A volta do Recife permite conexões com aeroportos como os de Pampulha (Minas Gerais), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Brasília e Curitiba.
Segundo a companhia, o jato é equipado com eficientes motores de baixo nível de ruído e consumo de combustível, um equipamento indicado para aviação regional.
A Passaredo Linhas Aéreas voa hoje com uma frota 100% nacional para 18 destinos: Uberlândia, Goiânia, Cuiabá, Brasília, Barreiras, Salvador, Vitória da Conquista, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, São José do Rio Preto, Ji-Paraná, Marília, Presidente Prudente, Bauru, Porto Alegre e Ribeirão Preto. A empresa teve início com transporte rodoviário. Começou oficialmente a operar no dia 1º de outubro de 1978.
TARIFA - Atualmente, no site da companhia, a passagem de Ribeirão Preto para Salvador é vendida por R$ 346.
Segundo informações extraoficiais, a empresa pretende cobrar inicialmente R$ 200 como preço do bilhete promocional na primeira fase do voo. Mas o valor da tarifa ainda não foi oficialmente confirmado pela Passaredo.
Jornal do Comércio
Air France-KLM tem prejuízo de US$ 405 mi no 3º trimestre fiscal
A companhia aérea Air France-KLM anunciou nesta quarta-feira que teve uma perda líquida de 295 milhões de euros (US$ 405 milhões) no terceiro trimestre do exercício fiscal 2009-2010, entre outubro e dezembro.
Apesar do número negativo, o resultado é melhor se comparado com o ano passado, quando as perdas foram de 508 milhões de euros (US$ 698 milhões).
Em comunicado, o grupo disse que o entorno econômico "continua sendo difícil" para o setor, apesar dos sinais de recuperação dos últimos meses. Com este, já são cinco trimestres consecutivos com prejuízo.
A política de redução de custos da companhia permitiu limitar o impacto da queda do faturamento, que no terceiro trimestre foi de 15%.
Para o exercício 2010-2011, o conjunto de medidas adotadas para reduzir custos e o aumento previsto das receitas, entre outras decisões, "permite" aproximar a companhia do objetivo de voltar ao equilíbrio operacional, completa a nota.
Folha Online
Aviação Executiva: Cessna entrega o 300º Mustang
A Cessna Aircraft Company anunciou que, menos de três anos depois do lançamento do jato Mustang, acaba de montar o 300º exemplar da aeronave, modelo básico da família Citation. O avião se encontra na fábrica da Cessna, em Independence, no estado americano do Kansas, e será agora entregue a um cliente na Austrália.
“Trata-se, de fato, de um avião com uma grande receptividade no mercado, pois, mesmo tendo sido lançado em 2007, já atinge um volume de vendas dessa monta. E é sempre muito bom ressaltar que, desses 300 Mustangs, mais de 50 estão no Brasil – o maior mercado mundial depois dos EUA”, afirma Leonardo Fiuza, diretor comercial da TAM Aviação Executiva, representante da Cessna no Brasil desde 1982.
Com um preço básico de US$ 3 milhões nos EUA, o Mustang é um jato equipado com duas turbinas Pratt & Whitney e aviônicos Garmin. Tem capacidade para um piloto e cinco passageiros e possui uma autonomia de 2.130km, podendo voar a uma velocidade cruzeiro de 630km/h, a 41 mil pés de altitude.
Aviação Brasil
Infraero muda escala de trabalho de funcionários no carnaval
Funcionários vão usar coletes e distribuir guias.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) reformulou a escala de trabalho dos funcionários para garantir o atendimento e evitar confusões durante o carnaval. A expectativa é que o movimento nos principais aeroportos aumente 2% entre esta quinta-feira (11) e a quarta-feira de Cinzas (17), na comparação com o mesmo período do ano passado.
A Infraero afirma que o esquema de reforço no atendimento deve durar até 21 de fevereiro. Mais de mil funcionários devem usar coletes com as frases "Posso Ajuda?" e "May I Help You?", além da logomarca da empresa.
Devem ser distribuídos 500 mil exemplares de um guia para o passageiro, com informações sobre viagens. O "manual" foi elaborado pelo Ministério da Defesa, pelo Comando da Aeronáutica e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Até as 8h desta quinta, a situação permanecia tranquila nos principais terminais aéreos do país, de acordo com o site da Infraero. Dos 434 voos previstos, 35 atrasaram (8,1% do total) e dez foram cancelados (2,3%).
g1