WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
GOL vai vender assento "sem vizinho"
Com um desembolso que parte de R$ 25 reais adicionais, passageiro vai poder voar sem ninguém do lado nos voos da ponte aérea
Avião da GOL Linhas Aéreas: a partir de
25 reais a mais, passageiro poderá comprar assento sem ninguém ao lado
nos voos da ponte aérea
Para se acomodar sem vizinho, o passageiro deverá desembolsar a partir de 25 reais a mais. Com isso, poderá escolher um lugar nas fileiras 2 a 7 do lado direito da aeronave e 3 a 7 do lado esquerdo. Nestes espaços, as poltronas do meio estarão bloqueadas.
Em nota à imprensa, a GOL lembrou que também passou a comercializar os assentos localizados nas saídas de emergência, com mais conforto para as pernas.
Nos dois casos, clientes que compram bilhetes com a tarifa flexível ou utilizam o "Smiles Any Day" poderão utilizar o benefício sem custo adicional.
A estratégia deve aumentar a margem de lucro da GOL com a venda de serviços extras. Depois de um prejuízo de 710,4 milhões de reais no ano passado, a companhia aérea lançou mão de uma série de medidas para cortar custos e obter receitas marginais. Entre elas, estão a venda de milhas Smiles, a adoção de serviço de bordo pago, o afastamento de centenas de funcionários e a redução no número de voos diários.
EXAME
Autor da manobra que quebrou vidros do STF já voltou a pilotar
Vidraças do STF ficaram destruídas após voo rasante de avião da FAB
O piloto responsável pela manobra que assustou a Esplanada dos Ministérios, em 1º de julho, quebrando grande parte dos vidros do STF (Supremo Tribunal Federal), alguns do Palácio do Planalto e outros das redondezas da Praça dos Três Poderes, cumpriu suspensão de 25 dias e já voltou a voar desde o dia 26 de julho.
As investigações realizadas pela FAB (Força Aérea Brasileira) são de que, de fato, o estrago na Praça dos Três Poderes foi provocado pelo excesso de velocidade que o Mirage passou pelo local, já que o piloto excedeu a velocidade adequada para a demonstração, chegando a 1.100 quilômetros por hora.
A FAB afirmou que, após receber orientações do comando operacional da unidade aérea, ele foi liberado para voltar a comandar aeronaves.
A reforma do STF foi custou aproximadamente R$ 35 mil e, de acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, a substituição dos vidros está programada para ocorrer entre os dias 13 e 17 de agosto.
R7
China Southern Airlines compra de 40 aviões da Boeing
Hong Kong - A China Southern Airlines, uma das três maiores companhias aéreas chinesas, disse nesta sexta-feira que sua unidade Xiamen Airlines, na qual detém participação de 51%, fechou a compra de 40 aviões Boeing B737 para aumentar sua capacidade e modernizar a frota.
A preço de lista, a encomenda sairia por US$ 3,36 bilhões, mas a Boeing ofereceu "certos descontos" no contrato, segundo comunicado da China Southern Airlines.
As aeronaves serão entregues entre 2016 e 2019 e a Xiamen Airlines usará empréstimos bancários e fundos operacionais para financiar a compra, disse sua controladora. As informações são da Dow Jones.
VEJA
A GOL abriu o processo seletivo para segunda turma do Programa de Estágio de 2012. Ao todo, serão 25 vagas distribuídas entre a sede da companhia, em São Paulo, e o Centro de Manutenção de Aeronaves, em Belo Horizonte/Confins. A empresa busca jovens profissionais com iniciativa para novas ideias, com um forte senso de equipe e que estejam alinhados com os seus valores corporativos. As vagas contemplam estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Aviação Civil, Engenharia, Economia, Matemática, Estatística, Turismo, Ciências Contábeis, Marketing e Comunicação Social, com conclusão prevista para 2014. Entre os benefícios, os jovens profissionais receberão bolsa auxílio compatível com o mercado, vale transporte, vale refeição, recesso remunerado, seguro de acidentes pessoais e benefício viagem. Para se inscrever, os candidatos devem cadastrar seus currículos no site da companhia - www.voegol.com.br/trabalhenagol, e acessar o link do Programa de Estágio. As inscrições estarão abertas até o dia 12. O processo será composto por testes on-line, dinâmica de grupo e entrevista com os gestores. O início das atividades está previsto para outubro.
A GOL abriu o processo
seletivo para segunda turma do Programa de Estágio de 2012. Ao todo,
serão 25 vagas distribuídas entre a sede da companhia, em São Paulo, e o
Centro de Manutenção de Aeronaves, em Belo Horizonte/Confins.
A empresa busca jovens profissionais com iniciativa para novas ideias, com um forte senso de equipe e que estejam alinhados com os seus valores corporativos. As vagas contemplam estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Aviação Civil, Engenharia, Economia, Matemática, Estatística, Turismo, Ciências Contábeis, Marketing e Comunicação Social, com conclusão prevista para 2014.
Entre os benefícios, os jovens profissionais receberão bolsa auxílio compatível com o mercado, vale transporte, vale refeição, recesso remunerado, seguro de acidentes pessoais e benefício viagem.
Para se inscrever, os candidatos devem cadastrar seus currículos no site da companhia - www.voegol.com.br/trabalhenagol, e acessar o link do Programa de Estágio. As inscrições estarão abertas até o dia 12. O processo será composto por testes on-line, dinâmica de grupo e entrevista com os gestores. O início das atividades está previsto para outubro.
12 HORAS AÉREA
Governo português aprova operação de privatização da TAP
LISBOA, 2 Ago (Reuters) - O
governo português aprovou nesta quinta-feira as operações de
privatização da TAP S.A., controladora da companhia aérea estatal TAP,
como previsto no plano de recuperação econômica ao país, anunciou o
Conselho de Ministros do país europeu.
A operação, disse o Conselho, deverá acontecer em duas fases: uma venda direta a um ou mais investidores e uma oferta pública reservada a trabalhadores da empresa.
"As operações previstas nas duas fases podem ser feitas total ou parcialmente, numa ou mais vezes, simultaneamente ou em momento anterior ou posterior entre si", informou o Conselho.
Não foram fornecidos detalhes sobre o prazo para realizar as operações.
A TAP faz parte do programa de privatizações previstas no programa de resgate externo da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Portugal, com o objetivo de reforçar o peso das empresas privadas na economia, a exemplo da ANA --gestora das infraestruturas dos aeroportos de Lisboa, Porto Algarve e Açores.
A TAP S.A., que engloba o serviço de transporte aéreo e a unidade portuguesa de manutenção e engenharia, teve um lucro de 3,1 milhões de euros em 2011, face ao lucro recorde de 62 milhões de euros em 2010, com o aumento de passageiros transportados compensando o aumento dos custos de combustível.
REUTERS BRASIL
A operação, disse o Conselho, deverá acontecer em duas fases: uma venda direta a um ou mais investidores e uma oferta pública reservada a trabalhadores da empresa.
"As operações previstas nas duas fases podem ser feitas total ou parcialmente, numa ou mais vezes, simultaneamente ou em momento anterior ou posterior entre si", informou o Conselho.
Não foram fornecidos detalhes sobre o prazo para realizar as operações.
A TAP faz parte do programa de privatizações previstas no programa de resgate externo da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Portugal, com o objetivo de reforçar o peso das empresas privadas na economia, a exemplo da ANA --gestora das infraestruturas dos aeroportos de Lisboa, Porto Algarve e Açores.
Segundo a imprensa, a privatização da TAP poderá atrair o
interesse de várias companhias aéreas internacionais, como o grupo IAG,
que resultou da fusão entre a British Airways e a Ibéria, que já disse
estar interessada; a Latam, maior companhia aérea da América Latina, que
nasceu da fusão da chilena LAN e da brasileira TAM; a colombiana
Avianca, a alemã Lufthansa e a Qatar Airways.
A TAP S.A., que engloba o serviço de transporte aéreo e a unidade portuguesa de manutenção e engenharia, teve um lucro de 3,1 milhões de euros em 2011, face ao lucro recorde de 62 milhões de euros em 2010, com o aumento de passageiros transportados compensando o aumento dos custos de combustível.
REUTERS BRASIL
Aeronáutica abre inscrições para 96 vagas para controle aéreo
A Aeronáutica abre nesta sexta-feira (3) as inscrições do concurso para
96 vagas no Curso de Formação de Sargentos, na especialidade de
Controle de Tráfego Aéreo, para o ano de 2013. O candidato deve ter
ensino médio completo.
O Curso de Formação será ministrado sob regime de internato, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), e terá a duração aproximada de um ano.
Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e terá remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.
As inscrições devem ser feitas de 3 a 16 de agosto pelo site www.fab.mil.br. A taxa é de R$ 60.
O concurso terá exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.
O exame de escolaridade será realizado no dia 23 de setembro, nas cidades de Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos/SP, Campo Grande, Porto Alegre/Canoas/RS, Curitiba, Brasília e Manaus.
CORREIO DO ESTADO
O Curso de Formação será ministrado sob regime de internato, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), e terá a duração aproximada de um ano.
Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e terá remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.
As inscrições devem ser feitas de 3 a 16 de agosto pelo site www.fab.mil.br. A taxa é de R$ 60.
O concurso terá exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.
O exame de escolaridade será realizado no dia 23 de setembro, nas cidades de Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos/SP, Campo Grande, Porto Alegre/Canoas/RS, Curitiba, Brasília e Manaus.
CORREIO DO ESTADO
Juiz condena empresa aérea Webjet por extravio
O juiz da 3ª Vara Cível de Belo Horizonte, Christyano Lucas Generoso,
condenou a Webjet Linhas Aéreas ao pagamento de indenização de R$ 5,3
mil pelos danos sofridos por uma passageira que teve sua bagagem
extraviada. Sobre o valor devem incidir juros e correção monetária. A
decisão é do último dia 30 de julho.
A passageira afirmou ter sofrido danos morais e materiais devido ao extravio de sua bagagem que foi despachada em um voo da Webjet entre Belo Horizonte e Florianópolis em 26 de dezembro de 2010. Diante dessa situação pediu a condenação da companhia aérea pelos prejuízos sofridos.
A Webjet contestou alegando que a passageira não comprovou os prejuízos relatados. Informou que a bagagem não foi extraviada, pois foi entregue à autora da ação após três dias. A companhia aérea requereu a improcedência dos pedidos.
O juiz constatou, baseado em documentos do processo, que houve o extravio de bagagem. Para ele, ainda que Webjet negue o extravio, já que a bagagem foi restituída em três dias, certo é que a passageira ficou sem seus pertences durante esse período. Em seus argumentos, o magistrado se baseou também no Código de Defesa do Consumidor que trata de falhas na prestação de serviços. “A ré não comprovou culpa exclusiva do autor nem de terceiro, devendo, assim ressarcir os danos causados”, acrescentou.
Segundo o juiz, “o extravio de bagagem gera transtornos indenizáveis, seja pelo próprio sentimento de perda de objetos pessoais, em uma viagem, seja pela própria indignação causada pelo defeito no serviço”. Tendo em vista o caráter pedagógico e compensatório da indenização, foi estipulado o valor R$ 5 mil de indenização por danos morais a serem pagos à passageira.
O julgador entendeu também que houve danos materiais, pois a passageira juntou documentos que demonstram gastos de R$ 314,03 devido ao extravio da bagagem, valor a ser ressarcido pela Webjet.
Essa decisão por ser de primeira instância, está sujeita a recurso.
Processo nº: 0024.11.100.164-0
DENUNCIO.COM
A passageira afirmou ter sofrido danos morais e materiais devido ao extravio de sua bagagem que foi despachada em um voo da Webjet entre Belo Horizonte e Florianópolis em 26 de dezembro de 2010. Diante dessa situação pediu a condenação da companhia aérea pelos prejuízos sofridos.
A Webjet contestou alegando que a passageira não comprovou os prejuízos relatados. Informou que a bagagem não foi extraviada, pois foi entregue à autora da ação após três dias. A companhia aérea requereu a improcedência dos pedidos.
O juiz constatou, baseado em documentos do processo, que houve o extravio de bagagem. Para ele, ainda que Webjet negue o extravio, já que a bagagem foi restituída em três dias, certo é que a passageira ficou sem seus pertences durante esse período. Em seus argumentos, o magistrado se baseou também no Código de Defesa do Consumidor que trata de falhas na prestação de serviços. “A ré não comprovou culpa exclusiva do autor nem de terceiro, devendo, assim ressarcir os danos causados”, acrescentou.
Segundo o juiz, “o extravio de bagagem gera transtornos indenizáveis, seja pelo próprio sentimento de perda de objetos pessoais, em uma viagem, seja pela própria indignação causada pelo defeito no serviço”. Tendo em vista o caráter pedagógico e compensatório da indenização, foi estipulado o valor R$ 5 mil de indenização por danos morais a serem pagos à passageira.
O julgador entendeu também que houve danos materiais, pois a passageira juntou documentos que demonstram gastos de R$ 314,03 devido ao extravio da bagagem, valor a ser ressarcido pela Webjet.
Essa decisão por ser de primeira instância, está sujeita a recurso.
Processo nº: 0024.11.100.164-0
DENUNCIO.COM
Aeromexico recebe primeiro jato Embraer 170
CURIOSIDADES DA AVIAÇÃO
A aviação militar russa entre as duas guerras
No dia 12 de agosto será comemorado o 100º aniversário da Força Aérea da Rússia. A sua história está recheada de páginas heróicas e dramáticas.
O desenvolvimento da aviação russa
entre as duas guerras mundiais foi complexo e contraditório. Apesar de
se ter tratado de um tempo de paz, e de o desenvolvimento da aviação
militar decorrer de forma planejada, os pilotos militares soviéticos
tiveram de participar ativamente em ações de combate durante diversos
conflitos armados localizados. No final dos anos 30, eles tomaram
conhecimento das táticas modernas de combate aéreo durante os confrontos
militares entre soviéticos e japoneses no lago Khasan, no rio Khalkhin
Gol na Mongólia e durante a guerra civil de Espanha.
Os
duelos aéreos especialmente renhidos ocorriam nos céus de Espanha nos
anos de 1936-1939. A URSS prestou auxílio em grande escala ao governo
espanhol. Foram fornecidos caças modernos para a época I-15 e I-16, como
refere o historiador militar Vladimir Ivanov:
“A
experiência de combates demonstrou que esses aviões correspondiam às
exigências daquele tempo, eles serviam para combater mas, como qualquer
material de guerra, também tinham defeitos. O armamento relativamente
fraco, por exemplo, o I-16 tinha duas metralhadoras. Foi logo ordenado o
reforço do armamento, o que foi feito. O I-16 passou a ter 4
metralhadoras e, mais tarde, armas de grande calibre.”
Em
agosto-setembro de 1936, nos céus de Espanha se deram os primeiros
combates entre a aviação soviética e a alemã, foi lá que apareceram os
primeiros Messerschmitt. Também os pilotos alemães ganhavam em Espanha a
sua experiência de combate. E foi lá que eles tiveram as suas primeiras
baixas e não nos anos de guerra da URSS com a Alemanha nazista.
Não eram só os pilotos que ganhavam experiência em situações de combate, mas também o pessoal técnico:
“Os
mecânicos aprendiam a reparar os aviões debaixo de fogo inimigo. Em
períodos de tempo limitado eles conseguiam pôr os aparelhos danificados
de novo em condições de voar e eles voltavam a descolar. Tudo isso foi
útil mais tarde na Segunda Guerra Mundial, portanto nisso Espanha
participou.”
Os novos aviões de combate foram usados
nas batalhas de Khalkhin Gol. Aí se ganhou uma experiência preciosa de
uma utilização massiva da aviação que foi útil nos anos da Segunda
Guerra. Tendo em conta a experiência dos conflitos localizados, foram
elaboradas as exigências relativamente aos novos aviões Yak-1, MiG-3 e
LaGG-3. Estes entraram ao efetivo imediatamente antes da guerra.
Nas
chamadas “viagens de trabalho especiais”, que era como se chamava a
participação dos aviadores soviéticos em todos esses conflitos, morreram
cerca de 6 mil homens. Se trata de um número elevado, e há que
considerar que em Espanha, por exemplo, a URSS não participou
oficialmente na guerra, sublinhou o historiador. Só participaram
voluntários. Por outro lado, tudo isso ajudou a força aérea a elaborar a
sua tática e estratégia, assim como os construtores a determinar as
características quanto aos novos aparelhos de combate.
VOZ DA RÚSSIA
Reestruturação da Iberia prevê perda de empregos
Madrid, 03 ago (Lusa) -- O plano de reestruturação da Iberia, em que está a trabalhar o grupo International Airlines (IAG), que controla a companhia, vai estar concluído no final de setembro e implicará a perda de empregos, lamentou o conselheiro delegado.
Citado num comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores de Espanha, Willie Walsh salientou que o plano incluirá provavelmente "uma redução de tamanho [da companhia] a curto prazo, a remodelação da rede para se alcançarem maiores receitas unitárias e uma reavaliação de todos os aspetos do negócio".
O objetivo, apontou, é "conseguir uma base de custos competitiva e um serviço que permita um crescimento rentável a curto prazo".
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