WELCOME ABOARD
Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo,
postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!!
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Seguem aqui notícias sobre aviação atualizadas.
Até breve!
Grata! Daniele Carreiro
Turkish Airlines (TK) has ordered 15 Airbus A330-300s, according to a statement released to the Istanbul Stock Exchange. The order is valued at $3.5 billion at list prices. Four aircraft should be delivered in 2014, six in 2015 and five in 2016.
TK is also considering options for five more -300s as well as a possible order for more Boeing 777-300ERs.
According to the carrier’s website, it operates 10 A330-300s, seven A330-200s, two A330-200Fs and 12 777-300ERs. TK has a total fleet of 187 aircraft.
A GOL Linhas Aéreas anunciou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, sem restrições, a aquisição da Webjet Linhas Aéreas S.A (“Webjet”) pela VRG Linhas Aéreas S.A (“VRG”), subsidiária da GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A aprovação ocorreu mediante a celebração de um Termo de Compromisso de Desempenho (“TCD”) entre VRG, Webjet e o CADE para atingimento de determinadas eficiências operacionais, especificamente com relação à manutenção, pela VRG e Webjet, de um índice de regularidade mínima (85%) na utilização dos horários de operação (HOTRAN) no aeroporto de Santos Dumont. A capacidade atual de cada uma das empresas nesse aeroporto foi mantida.
A aquisição de 100% do capital da Webjet, anunciada em 01 de agosto de 2011 já havia sido aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 03 de outubro de 2011. Com a decisão a Companhia adotará medidas operacionais com foco em promover maior eficiência e melhores serviços aos clientes.
A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. ampliará em 20% a capacidade atual doestacionamento local. Atualmente o Aeroporto de Guarulhos possui 4.138 vagas, distribuídas da seguinte forma:
· 550 vagas no bolsão próximo ao terminal 4, com transfer gratuito para os terminais 1 e 2;
· 630 vagas no terminal de cargas, de fácil acesso ao transfer gratuito para os terminais 1 e 2, localizado no terminal 4;
· 2.958 vagas no estacionamento principal.
O investimento até a Copa de 2014 é de cerca de R$ 3 bilhões e envolve outras melhorias com foco noconforto e segurança do usuário. O estacionamento é um dos principais.
Para o fim do ano, o pátio atual ganhará nova sinalização, câmeras de segurança, pintura de faixas e nova iluminação, e irá gerar cerca de 500 novas vagas com a reestruturação. Além disso, o bolsão em frente ao terminal 4 passará por reformas e será reativado, gerando mais 240 vagas. Portanto, o Aeroporto terá até o final do ano cerca de 4,9 mil vagas, um aumento de cerca de 20%.
Até março de 2013 será construído um novo edifício garagem, com capacidade para 2.386 vagas. Até o final da concessão, serão construídos mais dois novos edifícios garagem. Com as reformas e os novos prédios o estacionamento do aeroporto terá capacidade para 10 mil vagas, até a Copa de 2014.
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A, nova administradora do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, acaba de divulgar que deverá implantar um novo terminal voltado especificamente para voos internacionais.
O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros, como a implantação de um hotel e centro de compras que deverão ser finalizados antes da Copa do Mundo de 2014.
Segundo a Concesionária, que passou a administrar o aeroporto de Guarulhos desde o (dia 15 de agosto) e esta concessão durará 20 anos, os investimentos até 2014, deverão ser de R$ 2 milhões.
Isto deverá incluir a construção do terminal 3 com capacidade para receber 12 milhões de passageiros/ano; um estacionamento com capacidade para 10 mil novas vagas; maior pátio para aeronaves com 36 novas posições; saídas rápidas de pista de pouso e decolagens; 22 novas pontes de embarque; melhorias na sinalização, segurança, iluminação e limpeza.
Com a construção do novo terminal 3, os passageiros deverão contar com um atendimento automático, fazendo sozinhos o check-in e o despacho das malas. O Terminal 4, que começou a operar neste ano, com a Wej Jet, será responsável por absorver os grandes eventos e como ele é distante dos demais, a Concessionária pretende facilitar o acesso a esse terminal.
O consórcio que venceu o leilão de concesão do Aeroporto André Franco Montoro, em Cumbica (SP) é formado pelo grupo Invepar, pela operadora sul-africana ACSA e pela Infraero. Para a assinatura do Contrato de Concessão foi formada a Sociedade de Propósito Específico, que deu origem à concessionária, tendo o grupo Invepar e a ACSA 51% das ações, e a Infraero, 49%.
O Lan Airlines, LA 455, foi o primeiro voo comercial operado pelo recém chegado Boeing 787 da companhia. A aeronave decolou de Santiago na última segunda-feira, 1 de outubro, com 176 passageiros, às 10h20, rumo a Buenos Aires, e retornou à capital chilena às 16h53. Essa rota será operada, a partir de agora, com 22 frequências semanais e, gradualmente, outros destinos passarão a receber o 787. Durante o primeiro ano de operação estão programados voos para Los Angeles, Lima, Madrid e Frankfurt.
Para Ignacio Cueto, gerente geral da LAN, ser a primeira companhia do continente americano e a quarta do mundo a operar o novo Dreamliner é motivo de orgulho. “Estamos iniciando uma nova era na frota da LAN. O 787 se incorpora para fazer história e revolucionar a indústria com sua tecnologia de última geração”.
O comandante do voo, Jaime Quiroga, descreveu a reação dos passageiros que fizeram esta primeira viagem. “Estavam impressionados com a experiência que vivenciaram a bordo”.
Entre as novidades, as cabines contam com um sistema eletrônico de escurecimento das janelas – que têm superfície 40% maior do que os outros aviões – e iluminação dinâmica que permite criar melhor ambientação. Para acomodar as bagagens de mão os espaços também foram ampliados em 30%
“Estamos muito satisfeitos em continuar nossa longa relação com a CFM”, disse Paulo Kakinoff, presidente da GOL Linhas Aéreas. “A qualidade e a confiabilidade da família de motores CFM56 têm sido fundamental para nos ajudar a crescer e a alcançar os nossos objetivos de proporcionar aos nossos passageiros o melhor serviço possível, utilizando aviões seguros, modernos e com alta eficiência no consumo de combustível. Com base em nossa longa experiência, nossas expectativas são altas em relação ao novomotor LEAP e estamos ansiosos para introduzi-lo em nossa frota.”
A GOL é cliente da CFM desde que iniciou suas operações, em janeiro de 2001, e transformou-se em uma empresa ágil e inovadora que opera uma frota de aeronaves novas, modernas e de alta tecnologia. A GOL oferece mais de 810 voos diários em 51 rotas domésticas brasileiras e 12 destinos internacionais. Sua frota atual é composta por 128 aeronaves Boeing Next-Generation 737-700/-800 com motores CFM56-7.
“A frota atual da GOL Linhas Aéreas é totalmente equipada por motores CFM56. Certamente estamos honrados pela empresa ter confiado a sua futura frota de aviões ‘single-aisle’com o novo motor LEAP”, disse Jean-Paul Ebanga, presidente e CEO da CFM International.
“Nós estamos com a GOL desde o início”, disse Doug Izarra, gerente geral de vendas da CFM, presente hoje na cerimônia de assinatura.”Nós construímos uma relação extremamente sólida com a equipe da GOL e acredito que compreendemos tanto as suas preocupações como seus objetivos. O LEAP é um motor verdadeiramente revolucionário e o 737 MAX com o motor LEAP vai ajudar a GOL a alcançar muitos dos seus objetivos, proporcionando alta eficiência no consumo de combustível, além da melhor confiabilidade da indústria e um excelente custo de propriedade”.
O motor LEAP-1B, resultado de um esforço de colaboração exaustiva de seis anos com a Boeing, é o motor exclusivo para a nova variante 737, tendo sido aprimorado exclusivamente para o avião. O 737MAX dá continuidade a um relacionamento de 30 anos entre a CFM e a Boeing. Os motores CFM são os únicos para todas as aeronaves 737 vendidas desde 1981.
Os motores LEAP incorporam tecnologias revolucionárias nunca antes vistas no segmento de aeronaves “single-aisle”. O novo motor combina técnicas avançadas de design aerodinâmico, materiais mais leves e mais duráveis e tecnologias ambientais de ponta, tornando-se uma grande inovação em tecnologia de motores.
Como resultado, os operadores do MAX 737 vão atingir um consumo de combustível até 13% menor em relação ao melhor 737 equipado com o motor CFM56 da atualidade; uma redução equivalente nas emissões de carbono; uma redução de 50% nas emissões de NOx em comparação com as exigências atuais da ICAO CAEP/6 (Proteção Ambiental da Aviação da Organização Internacional de Aviação Civil); e uma redução de 75% do ruído das aeronaves. Tudo isso em conjunto com os benefícios da confiabilidade da CFM e os baixos custos de manutenção.
A American Airlines anunciou um aumento de quase 40 voos em sua malha aérea até o final do ano. A inauguração do segundo voo diário regular entre São Paulo e Nova York, o primeiro diurno, em 1º de outubro, marcou o início da expansão recorde. O próximo passo está previsto para dezembro, quando os voos de Brasília e de Belo Horizonte para Miami passarão a ser diários – hoje são quatro por semana. Já as cidades de Salvador e Recife passarão a contar com operações independentes, com cinco frequências semanais cada uma, com destino a Miami.
Além disso, o número de frequencias semanais operadas entre São Paulo e Dallas subirá de sete para dez, entre 13 de dezembro e 13 de fevereiro. Enquanto isso, a rota São Paulo-Miami também passará de 26 para 28 voos por semana, entre 13 de dezembro e 1 de março. Durante o mesmo período, o Rio de Janeiro terá o acréscimo de mais quatro frequencias semanais para Dallas, passando a ter voos diários. A capital fluminense terá, ainda, um segundo voo diário para Miami.
Com isso, até dezembro de 2012, a companhia aérea somará um total de 111 voos semanais em operação a partir de sete cidades brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Manaus – para os Estados Unidos. Segundo Dilson Verçosa Jr., diretor de Vendas da American Airlines para o Brasil, até 2008, o acordo bilateral Brasil-Estados Unidos disponibilizava 105 frequencias entre os dois países, para todas as empresas aéreas. “Até dezembro, a American contará com mais voos entre os dois países do que há pouco tempo era permitido para toda a operação aérea”, comemora.
Paulo Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas, é o entrevistado do jornalista e empresário João Doria Jr., no programa Show Business, que vai ao ar amanhã, 20 de outubro.
Kakinoff destacou a integração entre a empresa e a Webjet, compra anunciada há 15 meses, mas que só nesta semana foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “Agora, com esta aprovação, definiremos a estratégia para a Webjet, inclusive se manteremos ou não o nome”.
Em outro momento da entrevista, Kakinoff falou também sobre o desempenho da empresa em 2012. “Tivemos prejuízo recorde no segundo trimestre desde ano, de R$ 715 milhões, e ainda não temos perspectivas de números positivos, mas isso faz p
arte do processo da reestruturação”, afirmou.
No processo de retomada de crescimento, a Gol irá expandir a quantidade de destinos e aumentar os voos internacionais, por meio da parceria de codeshare fechada com a Delta Airlines.
O Show Business é exibido pela Rede Bandeirantes aos sábados, às 23h50, logo após o CQC, e reapresentado na madrugada de domingo depois do programa Canal Livre.
Para atender a demanda da indústria de petróleo e gás, a Lufthansa Cargo iniciou uma operação entre Cabo Frio e a Europa. Para isso, utilizam-se os cargueiros MD11 que servem a rota Frankfurt – Viracopos nove vezes por semana e faz a ligação para Cabo Frio com serviço rodoviário regular às terças-feiras. O objetivo é principalmente garantir a importação de peças e maquinário para a extração de petróleo que vêm de várias partes do mundo para a Região dos Lagos. Os caminhões são da West Cargo.
De acordo com Eduardo Faria, Especialista Regional de Planejamento e Marketing para a América do Sul, Caribe e Flórida, desde que os voos de passageiros para o Rio de Janeiro foram retomados, há um ano, o mercado tem se mostrado muito bom para o transporte de frutas e produtos farmacêuticos. As frutas, basicamente, vêm do Nordeste. “A expectativa da rota é de crescimento, especialmente com os eventos futuros, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada”, disse Faria. Recentemente, a Lufthansa Cargo foi a companhia escolhida para trazer os cavalos que participaram do Athina Onassis Horse Show também no Rio de Janeiro.
No ano passado, a Lufthansa Cargo, a maior empresa de carga aérea da Alemanha, transportou cerca de 1,9 milhão de toneladas de carga e correio em todo o mundo, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. No Brasil, atualmente, a empresa oferece mais de 500 toneladas de capacidade de carga por semana em 10 frequências cargueiras e 20 de passageiros com serviços partindo de Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas), Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro (Galeão) e Porto Alegre para os centros de distribuição de Frankfurt e Munique, na Alemanha.
Aviões top da Gulfstream, Bambardier e Dassault lideram a lista de preferência entre os poderosos. Saiba quem tem qual modelo
Rafael Freire, especial para o iG
Construído em alumínio e ligas metálicas, o G550 possui dois motores de Rolls Royce BR 710, que o fazem atingir até 900 km/h. Foto: Divulgação
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1-Gulfstream G550 Quem tem:EIKE BATISTA
Construído com alumínio e ligas metálicas, o G550 possui dois motores de Rolls Royce BR 710, que o fazem atingir até 900 km/h. Outro trunfo do modelo é ser dono do recorde de autonomia, percorrendo 13.521 quilômetros entre a capital coreana de Seul e Orlando, nos Estados Unidos, sem escalas. O jato leva até 18 pessoas e, assim como seus concorrentes, também conta com toda a estrutura de um verdadeiro apartamento de luxo, com dois banheiros, TV por assinatura, internet, telefone por satélite, fax, forno de micro-ondas, minirrefrigerador para bebidas, CD e DVD player, miniducha para banhos rápidos, guarda-roupas compacto e pia para lavar as mãos. O G550 custa cerca de US$ 60 milhões e é um dos jatinhos do bilionário Eike Batista, o homem mais rico do Brasil.
2- Bombardier Global XRS Quem tem: EDIR MACEDO O Bombardier Global Express XRS é um sonho até para quem já tem o seu jatinho particular. No Brasil, sabe-se que pelo menos dois estão na ativa. Um deles a serviço da mineradora Vale e o outro é do bispo Edir Macedo, dono da Rede Record. O avião tem autonomia de mais de 11 mil quilômetros e atinge até 907 km/h. O Global XRS custa US$ 54,4 milhões e pode ser configurado para até 18 passageiros, mas o parão é de 13. Desta forma ele oferece o que existe de mais avançado em itens de conforto, como dois banheiros, TV por assinatura, internet, telefone por satélite, fax, forno de micro-ondas, minirrefrigerador para bebidas, CD e DVD player, miniducha para banhos rápidos e guarda-roupas compacto, entre outros mimos. Outro ilustre proprietário de uma unidade do Global XRS é a apresentadora Americana Oprah Winfrey.
3- Dassault Aviation Falcon 7X Quem tem: ABÍLIO DINIZ O modelo é o mais sofisticado da linha de jatos executivos da Dassault Aviation e tem autonomia de voo de 11 mil quilômetros, que é suficiente para viajar de São Paulo a Paris, sem escalas. O valor médio do 7X é de US$ 50 milhões. Com três motores Pratt & Whitney, ele pode transportar até 19 passageiros. O interior do jatinho foi projetado pelo estúdio Designworks USA, empresa do grupo BMW, em parceria com a Dassault Aviation. Para desfrutar da configuração mais luxuosa, o ideal são oito passageiros. Neste caso conta com dois banheiros, cozinha, telefone via satélite, internet, fax e sistema multimídia com DVD e Blu-Ray players. Entre seus proprietários está o empresário brasileiro Abílio Diniz, sócio do Grupo Pão de Açúcar.
O Legacy 600 é um dos aviões executivos mais avançados do portfólio da brasileira Embraer. Ele é capaz de transportar 16 passageiros em três zonas distintas de cabine. O refinado interior oferece poltronas revestidas em couro, divã, aparador lateral e mesas para refeição ou reunião. O avião também tem cozinha, banheiros na parte traseira, guarda-roupas, armários e sistema de entretenimento com DVD e comunicação via satélite. O jato tem autonomia de 6 mil quilômetros, podendo voar sem escalas de Manaus a Nova York, nos EUA. Mais de 180 jatos Legacy 600 operam atualmente em 29 países. Entre eles está o do piloto Rubens Barrichello, que pagou R$ 38 milhões pelo modelo.
5- Gulfstream V Quem tem: ROBERTO CARLOS
O modelo Gulfstream V é da mesma família do G550. A diferença entre os dois é que o V é um pouco menor. Entre outros mimos de conforto ele tem cozinha, pia, mesas dobráveis, dois banheiros, TV por satélite, telefones em cada assento e umidificador de ar. O jatinho tem autonomia de cerca de 11 mil quilômetros. Essa, aliás, foi a caracterísica que mais atraiu o cantor Roberto Carlos, um de seus proprietários no Brasil. O rei pagou cerca de US$ 25 milhões pelo modelo para cumprir a agenda de turnês internacionais.