WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Frota da Lufthansa terá mais 146 aviões até 2016
JetBlue junta -se oficialmente a IATA
A JetBlue Airways tornou-se membra oficial da International Air Transport Association (IATA) nesta terça-feira.
"Em nome dos 12.500 membros da tripulação da JetBlue, é uma honra representar a JetBlue na Reunião da IATA 2010 em Berlim", disse Dave Barger, presidente e CEO da JetBlue Airways.
Ao longo dos últimos anos, temos focado no crescimento de nossa rede na América Central, América Latina e América do Sul, além do nosso núcleo da rede norte-americana.
"Juntamente com nossa conectividade crescente a nível internacional - assim como os nossos acordos com a Aer Lingus, American, Lufthansa, South African, tudo isso lnos encaminhou para a nossa vontade de nos unirmos a comunidade internacional de companhias aéreas liderada pela IATA."
A JetBlue, que recentemente assinou um acordo de interline com companhias aéreas , vai agora juntar-se A mais 57 companhias aéreas membros da IATA, incluindo Lufthansa, American Airlines e ANA.
Em fretamentos, Azul voa para BUE e Bariloche
Com a certificação para operações internacionais, a Azul Linhas Aéreas começou a voar para Buenos Aires e Bariloche, na Argentina.
Para Buenos Aires, a operação é feita em fretamento para a operadora Calcos, iniciados no último feriado e realizados em todos os feriados até novembro.
Para Bariloche, o fretamento é da Agaxtur e será realizado durante a temporada de inverno. Os vôos partem de Campinas (SP) e Porto Alegre.
panrotas
Enquanto um Presidente compra Avião, o outro..
O presidente peruano Alan Garcia voltou a usar o avião presidencial FAP-356 Boeing 737-528, viajando em uma viagem a Washington, em 01Jun2010.
Vale lembrar que, desde 2007, quando o governo de Alan Garcia, considerado ostensivo, tentou leiloar as aeronaves por 18,5 milhões de euros, sem sucesso.
Curso de Piloto de Combate é realizado na AMAN
Resende
O Centro de Instrução e Aviação do Exército Brasileiro (CIAvEx) está na AMAN realizando um exercício de final do Curso de Piloto de Combate. Esta atividade tem duração de duas semanas, com encerramento marcado para o próximo dia 18.
Nos dias 16 e 17 de junho, será realizada uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem em Quatis, com o uso de seis aeronaves Pantera e 10 do tipo Esquilo. Também haverá movimentação de tropas motorizadas e mecanizadas do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve, organização militar sediada em Valença, e de cadetes dos cursos Avançado e de Cavalaria da AMAN.
Vinte e um militares realizam o Curso de Piloto de Combate, sendo 17 do Exército Brasileiro, dois da Marinha do Brasil e dois da Força Nacional de Segurança. Outros cinco realizam o Curso de Sargento Aviador e Apoio.
Toda a Operação será acompanhada pelo "Olho da Águia", equipamento de comando e controle que capta e transmite imagens em tempo real para o escalão superior. As imagens serão transmitidas em um posto de comando, que foi montado no Polígono de Tiro da AMAN.
Diário do vale
EADS : Site também para os Chineses
Dez anos depois de ter sido criada em Inglês, Alemão, Francês, e castelhano, a plataforma de Internet da EADS, www.eads.com, acaba de lançar seu site na China .
A EADS, Fortaleceu a conexão entre diferentes pontos presentes no grupo, especialmente aqueles da Airbus e da Eurocopter, que já existe em chinês.
As instruções de navegação são adaptadas ao mercado local .
O novo site reflete o excelente crescimento da empresa desde a sua fundação, bem como tornar-se uma plataforma para a exibição de dez anos de sucesso na EADS.
Southwest Brinca com Etiquetas e dá Show de Marketing
Além de bombardear os passageiros com propagandas na televisão , agora também investiram na mídia assim:
Para as próximas seis semanas a Southwest estará adesivando os lados de cerca de 50 aviões em toda a frota.
O ponto do decalque é estratégico: Indica o porão de carga na barriga do avião para que assim os passageiros de outros aviões possam ver que estão perdendo o maravilhoso mundo das malas livres de cobrança.
Jesse James e sua réplica do Red Baron
Parece que além de motocicletas , Jesse James tem outro hobby, o de colecionar aviões. parece que não pôde participar no Ebay com uma réplica do avião do Barão Vermelho.
Inicialmente, ele a colocou em leilão através da sua empresa West Coast Choppers no eBay, mas foi misteriosamente retirada pouco depois.
Homologações 2010
O SNA acompanha e atualiza mensalmente todas as homologações efetuadas na subsede de São Paulo. Confira abaixo as tabelas referentes ao ano de 2010.
sna
WEB POLL
A British Airways tem mantido sua posição como o site de empresa de aviação como a mais fácil de se usar no Reino Unido, mas as transportadoras de baixo custo têm melhorado dramaticamente seus resultados e posiçoes nos últimos 12 meses.
Para se ter idéia a Virgin Atlantic cedeu seu 2º lugar para a Easyjet.
O levantamento é anual e realizado pela agência WEBCREDIBLE.
A Ryanair também saltou para a oitava posição em 2010.
MOTOR MAIS EFICIENTE
hangar do heinz
Avião colide com bando de aves ao decolar na Holanda
Durante a subida inicial, a tripulação percebeu um princípio de incêndio no motor esquerdo da aeronave (CFM56) e, imediatamente, o desligou e ativou o sistema de supressão de incêndio do motor.
O avião, que partia para realizar o voo AT-685 a partir de Amesterdan, na Holanda, para Nador, em Marrocos, com 156 passageiros e seis tripulantes a bordo, retornou ao aeroporto de Schiphol aterrissando na pista 18R em segurança, poucos minutos depois.
Testemunhas confirmaram que uma colisão com pássaros foi a causa da falha do motor e do incêndio que se seguiu. Estranhamente, as testemunhas relataram que o incêndio ocorreu no motor da asa direita (veja as fotos abaixo).
A Royal Air Maroc informou que o avião colidiu com um bando de pássaros na partida do aeroporto de Schiphol e que, um motor e parte da fuselagem, sofreram danos substanciais. Informou ainda que assim que iniciu-se o incêndio no motor, o mesmo foi desativado e o sistema de supressão de incêndio foi ativado. O comandante do Boeing relatou ter visto pássaros grandes, possivelmente gansos.
O Departamento de Investigação de Acidentes da Holanda (Dutch Onderzoeksraad) informou que a aeronave partiu da pista 18L quando encontrou um bando de gansos durante a decolagem, que atingiu um motor e o trem de pouso. Segundo o órgão, o avião pousou em segurança 17 minutos depois da decolagem.
Os gravadores de dados de voo foram retirados da aeronave e foram encontrados em bom estado. Uma investigação está em curso. O Onderzoeksraad não identificou qual o motor que ingeriu os pássaros.
Hoje, a Onderzoeksraad disse ao site Aviation Herald que o motor esquerdo ficou danificado pelo ataque das aves, enquanto o motor do lado direito permaneceu sem danos.
Fotos divulgadas pela Schiphol TV mostram danos nas lâminas do motor da asa esquerda, bem como danos na superfície de entrada da turbina.
Um caminhão de bombeiros em alta velocidade - que ia em direção a sua posição na pista - capotou, porém, sem deixar lesionados (vídeo abaixo).
desastres aereos
Temos vagas: TAM - Estagiário Fale com o Presidente
|
|
|
Courtney Love arma cena em aeroporto
Courtney Love criou uma cena no aeroporto de Los Angeles, nos Estados Unidos, na última terça-feira, dia 8. Ela chegou falando alto no meio da área de espera, que estava cheia de pessoas.
Uma fonte conta ao Gossip Center que foi pedido para que a cantora da banda Hole desligasse seu celular, já que ela estava incomodando os presentes. Além disso, ela atrapalhou a fila do detector de metais ao abrir os braços, impedindo a passagem.
Para completar, ela discutiu com a segurança quando os profissionais descobriram que ela carregava uma garrafa de água, o que não é permitido.
ESTRELANDO
Azul faz parceria com Vai Voando e oferece passagem em até 12 vezes sem comprovação de renda
Com o objetivo de promover as viagens aéreas ao público da nova classe média – e demais clientes ainda não acostumados a viajar de avião - a Azul Linhas Aéreas Brasileiras firmou uma parceria com a Vai Voando, uma empresa especializada na venda de passagens aéreas através do modelo pré-pago, no qual o cliente programa sua viagem com antecedência e tem acesso a descontos e créditos diferenciados.
Ao comprar a passagem aérea, o cliente pode pagar em até 12 parcelas, sem juros e sem comprovação de renda. A Vai Voando tem parceria com outras companhias aéreas nacionais e em breve estará presente em lojas e quiosques. Atualmente, a compra é feita pela Internet.
Pela proposta da Vai Voando, o pagamento é feito antes da viagem, o que reduz os custos financeiros, e o cliente é quem escolhe o número de parcelas. A taxa de embarque já está incluída no preço. A boa notícia é que o cliente viaja sem dívidas.
Para ilustrar, uma passagem aérea de Campinas para Salvador, por exemplo, pode ser paga, por exemplo, em 12 parcelas de R$ 47,75. Outro exemplo é um bilhete aéreo de Porto Alegre para Recife, em 12 parcelas de R$ 105,63. Os valores de ida e volta. Para conhecer estas e outras opções, basta acessar http://www.vaivoando.com.br/azul/
Embraer recomenda inspeção de fuselagens devido a risco de fissuras
A Embraer recomendou, por precaução, que as autoridades aeroviárias incluam, no procedimento de manutenção das aeronaves, a inspeção de fuselagens no que diz respeito ao surgimento de fissuras.
A informação consta de nota de esclarecimento da Embraer enviada à Bolsa de Valores de São Paulo (BM FBovespa), em resposta a uma reportagem publicada no último dia 3 pelo jornal "O Globo".
A matéria, que faz referência a um texto do "Wall Street Journal", afirma que a agência reguladora de aviação americana (FAA, na sigla em inglês) recomendou a companhias aéreas regionais que tomem precaução especial com modelos Embraer 135, 145, 170 e 190, alguns deles em operação desde 1996.
A FAA determinou a inspeção, após testes realizados pela Embraer revelarem o surgimento de rachaduras na fuselagem. Os procedimentos simulavam problemas durante decolagens, aterrissagens e outras manobras.
A Embraer argumenta, no entanto, que a reportagem refere-se a testes que simulam condições de estresse "muito acima do normal", e que tais testes são comuns na indústria aeronáutica.
"Nenhuma aeronave em operação apresentou o problema, pois tais fissuras foram constatadas em testes de estresse que simulam condições muito mais adversas do que aquelas encontradas no dia-a-dia das operações das empresas aéreas", diz a companhia na nota.
O GLOBO
LEBOMBO BARRADO
Era um desejo de boa sorte (good luck) à seleção da casa, conhecida como Bokke. O voo baixo fez a torcida ir à loucura e começar a partida em um ritmo frenético, com brancos e negros apoiando a seleção nacional, exatamente como o então presidente Nelson Mandela havia planejado no início do torneio.
O avião, batizado de Lebombo (nome de uma cadeia de montanhas na África do Sul), entrou para a história do país e, em 2004, passou a fazer parte do Museu da South African Airways.
Em 1996, o voo baixo de um avião da SAA foi repetido quando a seleção de futebol da África do Sul, também jogando em casa, decidiu a Copa de Nações da África contra a Tunísia. A ideia deu certo, e os Bafana Bafana, com campanha surpreendente (assim como a seleção de rúgbi), venceram a Tunísia na final, conquistando seu primeiro título continental.
Confira a tabela da Copa do Mundo
Atualmente, o time de futebol da África do Sul é bastante limitado. Como mostrou reportagem de ÉPOCA, mesmo treinada por Carlos Alberto Parreira, a equipe é encarada como uma zebra e parece ter poucas chances de avançar para a segunda fase.
No dia 11, os Bafana Bafana abrem a Copa do Mundo contra o México, em Johannesburgo, e depois encaram o Uruguai e a França. O grupo é difícil, e a desconfiança é enorme, mas o país tem um importante histórico de protagonizar grandes surpresas quando joga em casa. Se um Boeing sobrevoar o estádio Soccer City em 11 de junho, é bom que mexicanos, uruguaios e franceses tomem cuidado para não entrar para a história como a seleção de rúgbi da Nova Zelândia e a de futebol da Tunísia.
revista dasafios
Rasante? Dessa vez, não!
Quem viu o filme "Invictus" certamente se lembra da cena em que um Boeing 747 da South African Airways (SAA) surpreende de forma arrasadora os espectadores no estádio, onde seria disputada a final da Copa do Mundo de Rugbi de 1995 - vencida pela África do Sul - dando uma rasante ali, minutos antes do início da partida, com uma mensagem de boa sorte ao time local pintada sob as suas asas.
Pois bem: o piloto daquela proeza, Laurie Kay, hoje aposentado, estava pronto para repetí-la nesta sexta-feira, na abertura da Copa do Mundo de Futebol. Mas a Fifa disse não.
"Os preparativos foram feitos. O pessoal na SAA topou a idéia mas quem manda é a Fifa" - disse Kay.
Delia Fischer, porta-voz da Fifa, confirmou a proibição: "É proibido fazer isso. Nenhum avião receberá permissão para sobrevoar quaisquer estádios da Copa. O espaço aéreo está fechado num raio de um quilometro ao redor de cada um".
o globo
Avianca prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão em quatro anos no Brasil
Em entrevista ao site da EXAME, presidente da aérea descarta entrar na guerra de preços e aposta em conforto para crescer.
No primeiro semestre de 2010, o faturamento da empresa deve ser 20% superior ao de igual período de 2009 - mesma taxa de crescimento médio dos últimos dois anos, segundo o executivo. Em 2010, ela quer encerrar o ano com 4% de market share - que atualmente é de cerca de 2,7%. Para isso ela não aposta em guerra de preços, mas em conforto. Veja os principais trechos da entrevista de José Efromovich ao site da EXAME.
EXAME - Qual será o foco de investimentos da Avianca em 2010?
José Efromovich - Continuamos nosso projeto de implementar quatro aeronaves diferentes das que estávamos operando. Isso demanda gente, treinamento, mão-de-obra, implementação das bases. Até o final de julho, esses aviões novos vão fazer ponte-aérea e alguns aeroportos como Porto Alegre, Guarulhos, Brasília e Salvador. O grupo adquiriu 72 Airbus novos e 12 Boeings 787 novos. E esses aviões estão disponíveis para o grupo. Somos a única empresa nesse país com a flexibilidade de desviar aviões que seriam alocados na frota de El salvador ou Costa Rica, por exemplo. Cerca de 1,5 bilhão de dólares será investido no Brasil nos próximos quatro anos.
EXAME - A Avianca Brasil pretende ter rotas para o exterior?
Efromovich - Temos planos para o segundo semestre, de solicitar a autorização para atender o mercado do exterior. A Avianca internacional atende quase 30 países. Se formos atendidos pela Anac, esperamos ter rotas para o exterior em outubro, novembro. Não temos autorização final concedida, então não vamos especular. Lima é um destino, interessante. Equador, Colômbia... Lugares na América do Sul.
EXAME - Mesmo com apenas um mês de nova marca, já perceberam alguma mudança?
Efromovich - Transportamos 210.000 passageiros em maio de 2010, comparado com 160.000 passageiros no mesmo mês de 2009. Isso já é Avianca. Já vínhamos, com as nossas aeronaves, atendendo o mercado brasileiro com um produto diferenciado. Temos mais espaço, lanche quente nos voos. No ano passado, tivemos um dos maiores índices de pontualidade. Nos últimos meses, introduzimos uma aeronave com espaço, o melhor serviço, pontualidade e um sistema de entretenimento que o mercado brasileiro nunca viu: um monitor individual de televisão. Vamos terminar o ano com 18 aeronaves. Estamos alocando quase 40% a mais de assentos. Cerca de 37% a mais que o fim de 2009.
EXAME - Porque a Avianca optou pela reestruturação, em 2009?
Jose Efromovich - Reestruturamos porque algo não andava bem. O que desencadeou a reestruturação foi que vínhamos crescendo muito acentuadamente desde que adquirimos o controle acionário da Avianca [o grupo brasileiro comprou o controle da Avianca em 2004]. A Avianca continuou a crescer com a Ocean Air dentro. Mas, pela dificuldade de encontrar aeronaves no mercado, incorporamos o possível. Num momento, tínhamos 34 aeronaves, sendo seis modelos diferentes na frota (Boeings e Fokkers de diferentes modelos e Embraer Brasília). Não era o mais adequado para o nosso projeto naquele momento. Vendemos as aeronaves próprias, devolvemos as que não eram próprias e ficamos com 14 Fokkers padronizados. E começamos a reestruturação.
EXAME - Como avalia esse período de mudança de nome da empresa?
Efromovich - A mudança de nome não foi um processo cosmético. Existe um porquê. Em 2008, em abril, nós decidimos por um processo grande de reestruturação da empresa. No início de 2009, visávamos a busca de um produto diferenciado para o mercado, então focamos todas as nossa forças para o passageiro e, nesses dois anos, nós conseguimos isso. Em 2009, fomos considerados a melhor empresa do setor, segundo a pesquisa "Espaço do Passageiro", disponibilizada no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A antiga Ocean Air firmou um produto diferenciado no mercado. Sem crescer em oferta de assentos, só consolidando a reestruturação proposta. A partir de abril de 2010, começaram a chegar novos aviões e, com isso, o crescimento efetivo a partir da consolidação do projeto idealizado dois anos atrás. Com o projeto consolidado e aviões novos chegando, por que não incorporar um nome que tem uma história de 90 anos? A Avianca é a segunda empresa mais antiga em operação no mundo. Esses três elementos fizeram a gente mudar de nome.
EXAME - Os senhores pretendem competir com as duas líderes do mercado nos próximos anos?
Efromovich - Hoje competimos direto com TAM, Gol na ponte-aérea. Temos número de voos menor, mas é concorrente direto. Óbvio que imaginar, num curto espaço de tempo, sermos maiores que uma dessas duas seria meio utópico. Nosso nicho é um produto diferenciado e um crescimento voltado para o produto diferenciado. Isso faz a gente crescer de forma gradual e vagarosa. Não falo que vamos tomar 10% de mercado das grandes, mas o mercado está crescendo.
EXAME - Haverá uma guerra de preços em 2010?
Efromovich - As promoções acontecem. É uma indústria que vive de promoções, e elas são cíclicas. No ano passado, houve uma oferta de assentos muito grande, todas as empresas trouxeram aeronaves novas, menos a Avianca. Mas o mercado cresceu numa velocidade maior, principalmente nos últimos 12 meses. Houve uma certa acomodação que deixou o mercado mais estável. O crescimento doméstico esse ano será grande. Espera-se de 15% a 20%. Alguns dizem que passa de 25%. Não há motivo óbvio para uma nova guerra de preços, como em muitos segmentos econômicos. No passado, alguns voos eram feitos a preços que não pagavam o combustível. Esse ano, se isso acontecer será de forma mais leve e, com certeza, a Avianca não vai se encaixar nesse processo.
EXAME - Os senhores pretendem competir com as duas líderes do mercado nos próximos anos?
Efromovich - Hoje competimos direto com TAM, Gol na ponte-aérea. Temos número de voos menor, mas é concorrente direto. Óbvio que imaginar, num curto espaço de tempo, sermos maiores que uma dessas duas seria meio utópico. Nosso nicho é um produto diferenciado e um crescimento voltado para o produto diferenciado. Isso faz a gente crescer de forma gradual e vagarosa. Não falo que vamos tomar 10% de mercado das grandes, mas o mercado está crescendo.
EXAME - Haverá uma guerra de preços em 2010?
Efromovich - As promoções acontecem. É uma indústria que vive de promoções, e elas são cíclicas. No ano passado, houve uma oferta de assentos muito grande, todas as empresas trouxeram aeronaves novas, menos a Avianca. Mas o mercado cresceu numa velocidade maior, principalmente nos últimos 12 meses. Houve uma certa acomodação que deixou o mercado mais estável. O crescimento doméstico esse ano será grande. Espera-se de 15% a 20%. Alguns dizem que passa de 25%. Não há motivo óbvio para uma nova guerra de preços, como em muitos segmentos econômicos. No passado, alguns voos eram feitos a preços que não pagavam o combustível. Esse ano, se isso acontecer será de forma mais leve e, com certeza, a Avianca não vai se encaixar nesse processo.
exame
Avianca cresce 20% vendas e firma parceria com banco para atender nova classe média
Quase dois meses depois de anunciar a troca do nome de OceanAir por Avianca, a companhia aérea contabiliza resultados positivos. "Em maio crescemos 20% em vendas em relação ao mês de março, quando ainda éramos OceanAir. Se compararmos com maio de 2009, o incremento chega a 29%", revelou Renato Pascowitch, diretor Executivo da Avianca, em entrevista exclusiva ao MERCADO&EVENTOS. Em um intervalo de três meses, a ocupação também registrou um salto de 70% para 80% em maio deste ano. Nesse período, a Avianca passou a operar com duas aeronaves A319 e contratou novos funcionários para a área de serviços como pilotos e comissários como profissionais técnicos e de manutenção. mercado e eventos |
Juiz diz que Infraero não pode ser multada por barulho de aviões
A Justiça Federal Seção Judiciária do Distrito Federal divulgou, nesta quarta-feira (9/6), a decisão do juiz federal substituto José Márcio da Silveira e Silva, que garantiu à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) o direito de não ser penalizada administrativamente pelo Governo do Distrito Federal por causa do barulho dos aviões. A empresa também não será obrigada a suspender as operações de pouso e decolagem das aeronaves.
A Infraero entrou com ação por estar continuamente sendo notificada e multada por causa do ruído causado pelas aeronaves nas manobras de pouso e decolagem no aeroporto, com base em lei distrital que instituiu obrigatoriedade de silêncio no período compreendido entre às 22h e às 7h. Na ação, a empresa pede que mais nenhuma penalidade seja imposta em decorrência desse fato, bem como sejam suspensos todos os procedimentos administrativos já instaurados.
Para o juiz, o transporte aéreo é assunto de interesse nacional, que ultrapassa os interesses locais e caberia à União, por meio da Anac, impor limites ou restrições ao ruído das aeronaves ou aos horários em que os voos podem ser realizados. Interditar a operação de aeronaves, no horário compreendido entre 22h e 7h da manhã, no entender do magistrado, implicaria prejuízo à ordem pública, em razão da descontinuidade do serviço de transporte aéreo.
Da decisão, cabe recurso, mas segundo o Ibram, o órgão ainda não foi notificado oficialmente e só após isso terá uma posição sobre o assunto.
correio brasiliense
Passaredo investe R$ 90 milhões, amplia frota e inicia rotas para Goiânia e Uberlândia
Ricardo Sampaio, Ricardo Cagno e Leticia Motta, da Passaredo |
Com o objetivo de ampliar sua participação no segmento da aviação regional a Passaredo Linhas Aereas decidiu investir R$ 90 milhões na aquisição de 5 novas aeronaves ER-145, com capacidade de 50 lugares cada e iniciar a partir do dia 21 deste mês duas operações diárias, a partir do Rio de Janeiro para Goiânia e Uberlândia.
A companhia também inaugura no mês que vem um centro de manutenção em Ribeirão Preto. Segundo Ricardo Cagno, diretor comercial o objetivo é de chegar ao final deste ano com uma frota de 11 aeronaves. " Nosso objetivo é ampliar nossa participação em cidades de médio porte que tem demanda para o mercado nacional", adiantou.
O dirigente junto com a diretoria da Passaredo participou hoje de um jantar oferecido pela empresa para 100 agentes de viagens no Porcão Rio´s. Na ocasião, o gerente comercial Ricardo Sampaio destacou os planos de expansão da companhia aérea. "Com as novas aeronaves pretendemos ampliar nosso leque de operações e atualmente já voamos para 20 destinos no país".
Durante o jantar a representante Comercial da Passaredo, no Rio de Janeiro, Leticia Motta sorteou kits e passagens da Passaredo. O gerente de marketingm Keko Correa confirmou que na quinta-feira acontece o lançamento do voo para agentes de viagens em Goiânia e em seguida será a vez de Uberlandia.
O voo do Rio para Goiânia terá saídas às 12h52 e 20h33 com retorno às 6h30 e 14h52. A tarifa de inauguração será de R$ 199 cada trecho. Já o voo do Rio para Uberlandia tem saída às 8h57 e 16h54 com retorno às 10h57 e 18h44. A tarifa será de R$ 239 por trecho.
mercado e eventos
TAM Cargo participa da 3ª Feira e Congresso de Logística e Movimentação de Cargas
A TAM Cargo, unidade de cargas da TAM Linhas Aéreas, levará seu portfólio de produtos e serviços para a 3ª Feira e Congresso de Logística e Movimentação de Cargas, que será realizada até o dia 11 deste mês, em Joinville (SC).
De acordo com o diretor de Cargas da TAM, Carlos Amodeo, a região Sul representa um mercado estratégico para as atividades da TAM Cargo no país. "Este evento tem importância fundamental para nos posicionarmos e apresentarmos nossos produtos e diferenciais para os seis mil visitantes aguardados na feira", afirma Amodeo.
O portfólio da TAM Cargo foi planejado para atender a diferentes necessidades: "TAM Cargo Próximo Voo", para encomendas urgentes; "TAM Cargo Próximo Dia", entregue no dia seguinte ao do envio; "TAM Cargo Convencional", ideal para o transporte de grandes volumes; e o "TAM Cargo Internacional", para importação e exportação de cargas na modalidade aeroporto-aeroporto.
fator brasil
TST nega liberação de recursos da conta bancária da Fácil, bloqueados desde 2009
A Empresa Fácil Brasília Transporte Integrado - responsável pela arrecadação e distribuição dos valores do sistema de bilhetagem do transporte público do DF - continua com os recursos do sistema bloqueados em sua conta bancária. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou, nesta terça-feira (08/06), a liminar que pedia a liberação da conta, que está bloqueada desde fevereiro do ano passado, para pagar as dívidas trabalhistas do Grupo Canhedo, referentes à massa falida da empresa área Vasp. A Corte entendeu que não seria adequado que a Fácil entrasse com um mandado de segurança, já que a empresa não é dona da conta, apenas a administra.
O bloqueio da conta da empresa Fácil foi feito após uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região do Distrito Federal de penhorar os valores para serem encaminhados às dívidas da Vasp. No entendimento do TRT, como a empresa pertence a Wagner Canhedo Filho e repassa recursos desta conta a outras empresas integrantes do Grupo Canhedo - Viplan, Lotaxi Transportes Urbanos e Condor Transportes Urbanos -, o dinheiro para quitar as dívidas trabalhistas da Vasp deveriam ser retiradas deste conta.
Segundo a assessoria de imprensa do TST, a empresa Fácil não fez esse repasse e por esse motivo, a conta continua bloqueada. Então, a entidade entrou com um mandado de segurança, recusado pelo TRT e mantido pelo TST, alegando ser uma associação sem fins lucrativos e, por isso, não integra do Grupo Canhedo, acrescentando que os valores bloqueados pertenciam a todo o sistema de transporte do DF.
De acordo com o advogado da Fácil, André Puppin, a empresa não é dona da conta, apenas administra os recursos que são repassados posteriormente às outras empresas de transporte público. "Quando a pessoa coloca crédito em seu cartão da Fácil, o dinheiro vai para essa conta. No final do mês, cada empresa de ônibus conta os passageiros que utilizaram os serviços com o cartão, encaminha para a Fácil e saqua sua parte na conta. Então, o dinheiro não é necessariamente do Grupo Canhedo", explica.
O advogado ressalta que não há como saber a quantidade de cada empresa e por isso a penhora pode prejudicar o sistema de transporte público. "O dinheiro pertence à coletividade, não é justo que todos paguem as dívidas do Grupo Canhedo", afirma.
Já a assessoria de imprensa da Fácil informou que as contas não estão bloqueadas pelo TST. "O que ocorreu foi o bloqueio de um valor que seria pago a uma empresa do Sistema de Transporte Coletivo do Distrito Federal", diz em nota. Segundo a empresa, o fato não prejudica a movimentação financeira do Passe Livre.
Passe Livre
Questionado se os constantes problemas do Passe Livre têm algo a ver com esse bloqueio, André Puppin alertou que não. "O Governo faz o repasse e o dinheiro é encaminhado direto para os cartões dos estudantes. Não fica bloqueado, então, não interfere em nada", explica.
Entenda o caso
Em dezembro de 2004, o TRT da 10ª Região começou a apreciar o processo contra a Viação Área São Paulo (Vasp) do Grupo Canhedo, que, no momento, está suspenso. Segundo denunciado pelo reclamante do processo, a folha de pagamento dele teria sumido, embora ele não tenha sido dispensando na época e tenha conseguido trabalhar normalmente.
Já em dezembro de 2009, o Grupo Canhedo foi acusado de dispensar funcionários por justa causa, sem que eles tenham praticado quaisquer atos previstos no artigo 482 da Constituição das Leis Trabalhistas (CLT). De acordo com declaração do juiz do caso, Raul Amorim, ao Correio Braziliense na época do processo, existiam indícios de que a prática de despedir trabalhadores às escondidas, era percebido quando os funcionários notavam a falta de folhas de pagamento e eram demitidos por justa causa.
correio brasiliense
Museu TAM reabre para o público no dia 13 de junho
O Museu TAM, realização dos irmãos Rolim e João Francisco Amaro, reabre suas portas para o público no domingo, dia 13. Em 1993, preocupados em preservar para as futuras gerações a história da aviação, os dois comandantes tiveram a ideia de criar o Museu Asas de um Sonho - hoje chamado Museu TAM.
O museu, que conta a história da aviação, homenageando seus criadores, construtores, mecânicos, heróis e pilotos, foi aberto ao público em novembro de 2006 com o objetivo de preservar a memória da aviação por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental.
Gerido pela EDUCTAM - Educação, Assistência e Cultura, associação sem fins lucrativos fundada pela TAM em 1993, o museu conta com o benefício da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, criada pelo Ministério da Cultura para incentivar projetos culturais e artísticos.
Mais informações no site www.museutam.com.br.
tg online
Polícia Apreende Avião Carregado com Droga
Agentes do Departamento Antinarcóticos da Polícia Nacional do Paraguai interceptaram, nesta terça-feira (08), uma pequena aeronave que decolaria de uma propriedade rural no município de Capitán Bado, fronteira seca com o Brasil, carregada com cerca de 400 quilos de maconha.
De acordo com o Diário Última Hora, a ação policial ocorreu em terras pertencentes ao estancieiro paraguaio Tomás Duarte, nas proximidades da linha imaginária que delimita os limites do Paraguai com o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul.
Como resultado da ação, Carlos Ramón Insaurralde, piloto, foi preso em flagrante e conduzido à delegacia local. Informações preliminares apontam que a escala do monomotor em Bado teria sido forçada por problemas mecânicos. O destino final do carregamento era o Brasil.
sopabrasiguaiaRomeno sobrevive a voo de 1h30 escondido em trem de pouso
Um romeno de 20 anos conseguiu viajar escondido no trem de pouso de um avião entre Viena, na Áustria, e Londres, na Grã-Bretanha, sobrevivendo a temperaturas de até -41ºC.
Acredita-se que o homem somente conseguiu sobreviver à viagem de cerca de 1h30 porque a aeronave voou a uma altitude baixa, para evitar uma tempestade, enfrentando assim temperaturas menos baixas.
O romeno foi detido ao ser descoberto na chegada ao aeroporto de Heathrow, a oeste de Londres, no domingo.
Ele tinha alguns hematomas e sofria de hipotermia, segundo relatos divulgados pela imprensa austríaca.
Segundo afirmou à BBC um porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres, o homem deverá ser multado antes de ser entregue ao serviço britânico de imigração.
Trabalho
O homem teria aparentemente passado por um buraco na cerca do aeroporto de Schwechat, em Viena, antes de subir no trem de pouso do primeiro avião que viu, sem saber o seu destino.
O avião pertencia a um xeque dos Emirados Árabes Unidos e estava estacionado na pista do aeroporto austríaco desde quinta-feira.
Ele voou sem passageiros para Londres, onde o romeno teria caído do avião após o pouso, antes de ser preso.
Segundo a imprensa austríaca, o homem disse que queria apenas sair de Viena para procurar trabalho em outro lugar.
A Romênia é membro da União Europeia desde 2007, mas a maioria dos países do bloco ainda adota restrições à imigração de romenos para trabalhar. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Pilotando seu próprio avião, John Travolta chega à África e torce pela Austrália
Travolta chegou ao país da Copa pilotando seu próprio avião. Ele é embaixador de uma companhia aérea australiana e desembarcou na África do Sul usando um cachecol com as cores da seleção da Austrália.
CLIQUE NO PLAYER ABAIXO PARA VER O VÍDEO
espn
EMBAIXADOR RUSSO CONSIDERA AVIÃO PRESIDENCIAL BOLIVIANO CARO
Golubev reconheceu que o governo boliviano "é livre para realizar qualquer compra com qualquer país", mas disse que "o custo do avião francês é bastante gordo" em comparação ao modelo Antonov que a Rússia ofereceu por US$ 30 milhões.
Air France e Cathay Pacific introduzem "airbags" nos aviões
Todos os aviões construídos nos Estados Unidos desde Outubro têm de ser desenhados de forma a satisfazer a exigência de manter os passageiros conscientes num caso de um impacto provocar a uma desaceleração a um ritmo superior a 16 vezes a força da gravidade. A ideia é que os "airbags" provoquem uma desaceleração mais lenta em caso de acidente, permitindo que os passageiros não percam os sentidos e possam fugir de eventual incêndio.
Apesar de muitos dos assentos existentes satisfazerem a norma denominada por regra dos 16G sem necessitarem do “airbags”, outros necessitam de ser adaptados para satisfazer a regra que também vai entrar em vigor na Europa, no próximo ano, segundo a Agência Europeia de Segurança para a Aviação.
“O problema com os nossos lugares da classe económica é que têm uma estrutura rígida e um impacto da cabeça é mais difícil de controlar”, disse o CEO da Chathay Pacific Tony Miller à Bloomberg. “Por isso necessitamos dos ‘airbags’”.
A Bloomberg avança que é possível sobreviver a cerca de 80% dos acidentes de aviação, sendo que um estudo da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido concluiu que 25 acidentes onde houve um impacto, concluiu que assentos mais forte e melhores dispositivos de segurança poderiam ter evitado 62 mortes.
jornal de negocios
SATA em greve entre 2 e 5 de Julho
Os tripulantes de cabine da SATA Air Açores, que asseguram as ligações entre as ilhas do arquipélago, vão paralisar entre 2 e 5 de Julho em protesto contra o alegado incumprimento do acordo da empresa relativamente às carreiras profissionais.
O vice-presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Henrique Martins, disse à Agência Lusa que a decisão foi "aprovada por unanimidade" numa assembleia-geral realizada em Ponta Delgada.
"Os associados mandataram o sindicato para apresentar um pré-aviso de greve para os dias 2, 3, 4 e 5 de Julho", afirmou o dirigente sindical, acrescentando que a greve visa contestar "a política de recursos humanos que a SATA Air Açores tem adoptado".
Henrique Martins acusou a transportadora aérea açoriana de "não cumprir o acordo de empresa que assinou em Fevereiro", frisando que está em causa "a nomeação de chefes de cabine com carácter temporário, contra o que está estipulado no acordo da empresa".
Para o dirigente sindical, trata-se de uma situação que "arruína a carreira profissional" dos tripulantes de cabine, assegurando que o sindicato "tentou resolver a situação" com a SATA, mas a empresa "mostra-se intransigente".
"Ninguém está a falar de dinheiro, mas que se cumpra o acordo de empresa", afirmou, criticando ainda o "reduzido" número de tripulantes, alegadamente porque "a empresa insiste em economizar".
A SATA Air açores possui 40 tripulantes de cabine, mas, segundo o sindicalista, trata-se de um "quadro pequeno" para assegurar a operação, principalmente no período de Verão.
Contactada pela Lusa, fonte da SATA disse que a empresa não tem conhecimento formal da greve, pelo que considera prematuro pronunciar-se.
jornal de notícias
Brasil e Argentina buscam acordo em aviação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e sua homóloga argentina estão fechando uma data para uma reunião que deve incluir a negociação dos acordos bilaterais, segundo informou a assessoria de imprensa da Anac. O encontro pode ser realizado em Buenos Aires ou no Rio de Janeiro, mas o dia exato ainda não foi marcado.
No entanto, a Anac considera uma evolução por parte da Argentina porque até poucos dias atrás não havia uma disponibilidade de negociar uma data.
dci
Temos vagas: TRIP LINHAS AÉREAS - Analista de Inventário de Vôo
Analista de Inventário de Vôo
| |||
Nome: | TRIP LINHAS AÉREAS | ||||||||||||||||||||||||
Descrição Sumária: | Serviços de transporte aéreo de passageiros. | ||||||||||||||||||||||||
Ramo de Atividade: | Transportes | ||||||||||||||||||||||||
Porte: | Grande | ||||||||||||||||||||||||
Nacionalidade: | Brasileira | ||||||||||||||||||||||||
Qualificações da empresa: Saiba mais | Legenda fechar
| ||||||||||||||||||||||||
Dados da Vaga | |||||||||||||||||||||||||
Título da vaga: | Analista de Inventário de Vôo |
Data de entrada: | 08.06.2010 |
Quantidade: | 1 vaga |
Descrição da vaga: |
|
Observações: |
|
Faixa Salarial: | A Combinar |
Áreas Profissionais: | Administrativo Comercial, Aviação/ Aeronáutica, Estatística /Matemática /Atuária, Administrativa |
Níveis Hierárquicos: | Profissional especializado com curso superior (completo/cursando) |
Cidades: |
|