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quinta-feira, 10 de junho de 2010

Avianca cresce 20% vendas e firma parceria com banco para atender nova classe média







Renato Pascowitch, diretor executivo da Avianca

Quase dois meses depois de anunciar a troca do nome de OceanAir por Avianca, a companhia aérea contabiliza resultados positivos. "Em maio crescemos 20% em vendas em relação ao mês de março, quando ainda éramos OceanAir. Se compararmos com maio de 2009, o incremento chega a 29%", revelou Renato Pascowitch, diretor Executivo da Avianca, em entrevista exclusiva ao MERCADO&EVENTOS. Em um intervalo de três meses, a ocupação também registrou um salto de 70% para 80% em maio deste ano. Nesse período, a Avianca passou a operar com duas aeronaves A319 e contratou novos funcionários para a área de serviços como pilotos e comissários como profissionais técnicos e de manutenção.

"Mantemos nosso perfil de produto caraterizado por maio espaço entre as poltronas, conforto e bom serviço de bordo. Agora, com os Airbus A319 promovemos mais um diferencial: um programa de entretenimento de bordo de última geração", completou. Para este ano, o planejamento da Avianca é crescer a oferta de voos onde já opera. Este mês, a companhia elevou o número de frequências para Salvador (BA). A cidade de São Paulo que já tinha uma frequência diária para a capital baiana ganha mais dois voos. "Além disso, teremos mais um voo conectando Salvador a Petrolina (PE). Nossa ideia é incrementar fortemente as ligações entre os destinos que atendemos, possibilitando que os trechos de ida e volta sejam realizados em um dia", explicou Pascowitch.

Essa operação será viabilizada, sobretudo, pela chegada dos Airbus 319. A companhia conta com três aviões em uso, sendo dois para voos de ponte aérea e um para a rota Porto Alegre-São Paulo-Brasília-Salvador. A quarta aeronave chega até o final do ano. "Ainda estamos analisando em qual rota iremos aproveitá-la", ressaltou o diretor, mencionando que a meta da Avianca é crescer 30% em market share até dezembro deste ano. Atualmente, a companhia tem 3% de participação no mercado da aviação comercial. Essa nova malha aérea também beneficiará o público das classes C e D, considerados os novos consumidores de viagens.

"Estamos estudando novos instrumentos de compra para esse passageiro com um grande banco. As negociações estão bastante avançadas e a previsão é anunciar esse acordo no início do segundo semestre", adiantou. A proposta, segundo Pascowitch, é criar mecanismos, talvez um cartão para que esse passageiro possa comprar bilhetes da Avianca parcelados e em prazos mais longos. Além disso, iremos implantar um atendimento nos aeroportos que servirão de apoio para os passageiros que nunca viajaram de avião. "Estamos ainda avaliando novas formas de distribuição dos bilhetes aéreos a exemplo do que fez a Gol ao abrir loja direcionada ao público final e com facilidades no pagamento.

Já para 2011, Renato Pascowith adianta que os planos são mais ousados. "Vamos iniciar voos em novos destinos nacionais. Ainda não posso revelar, mas iremos aumentar nossa presença na região Nordeste. E também teremos boas notícias no campo internacional", enfatizou. O executivo informou ainda a companhia lançará o sistema integrado de distribuição de passagens da Avianca Brasil com a Avianca internacional. O processo já começou e a previsão é anunciá-lo até o final do ano que vem. As agências brasileiras poderão comercializar as rotas das duas companhias. "Também faremos a fusão do programa de fidelidade Amigo com o programa Avianca Plus. Os atuais 650 mil usuários do Amigo poderão acumular pontos em viagens ao exterior", afirmou.

mercado e eventos

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