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quarta-feira, 14 de março de 2012

Beneficiários do fundo Aerus reivindicam integralidade de pensões e aposentadorias

Beneficiários do fundo de pensão Aerus lotaram a audiência pública da Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, na manhã desta terça-feira (13), para reivindicar a integralidade das pensões e aposentadorias a que teriam direito.

O Aerus ruiu com a falência da Varig, uma de suas maiores devedoras. Com isso, cerca de 10 mil aeronautas e aeroviários recebem atualmente valores irrisórios que não condizem com suas contribuições da época da ativa.

– Um fundo como este se sustenta em dois pilares: trabalhadores e empresas. Quando um destes pilares é comprometido, fica difícil manter. A crise pela qual passou o setor aéreo no mundo inteiro nos anos 90 também contribuiu para o problema – opinou o diretor de Fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Manoel Lucena dos Santos.

O diretor admitiu que pouco pode fazer no momento, a não ser aguardar uma decisão do Judiciário que, segundo acredita, pode sair dentro de 30 a 40 dias. A decisão refere-se a uma ação movida pela Varig contra a União para reaver perdas causadas por defasagens tarifárias durante os anos 80. Aposentados veem no processo, que está no Supremo Tribunal Federal (STF), uma chance de receber ao menos parte do dinheiro.

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, criticou a Secretaria de Previdência Complementar, responsável pela intervenção no Instituto Aerus de Seguridade Social, em abril de 2006.

– A Secretaria não fiscalizou como deveria. Se tivesse feito, não teria deixado a situação chegar a este ponto. O governo tem sim responsabilidade, junto com os empregadores, e agora tem que refletir e se apressar em fazer um acordo, pois estamos diante de um problema social grave – cobrou.

Construção de entendimento

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Subcomissão, informou que pretende conversar com o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, e com a Casa Civil para a construção de um entendimento. O senador também disse que poderá ir ao Supremo Tribunal Federal para cobrar agilidade na decisão do processo.

Drama

Paulo Paim alertou para a situação “dramática”, vivida por milhares de famílias que dependem da “míngua aposentadoria do INSS”.

– A situação se arrasta e houve até quem fizesse greve de fome. É um massacre que se faz sobre essa gente que tantos serviços prestou a este país. Os aposentados não têm dinheiro para pagar um plano de saúde e comprar remédios. Muitos já perderam todos os seus bens. Quantos mais ainda vão morrer sem receber seus direitos? Até quando persistirá este impasse? – protestou Paim.

O senador disse estar otimista e afirmou acreditar em uma solução, seja por via judicial ou por acordo.

– A audiência de hoje é a retomada de mobilização do Congresso Nacional – completou.

Fundo

Criado em 1982 pela Varig, Cruzeiro e Transbrasil, o Aerus é uma entidade fechada de previdência que reúne empresas ligadas ao setor aéreo e é mantida basicamente com duas fontes de custeio: dos trabalhadores e das empregadoras. Até 1991, havia uma terceira fonte de arrecadação obtida pela cobrança de taxa de 3% incidente sobre as tarifas aéreas nacionais. A perda, segundo os beneficiários, prejudicou a instituição e também é alvo de ação judicial.

Homenagem

A audiência pública desta terça-feira foi marcada pela comoção. A Subcomissão em Defesa do Emprego e da Previdência Social fez uma homenagem póstuma ao advogado Luís Antônio Castagna Maia, que defendeu os aposentados e pensionistas do Aerus durante anos e morreu, em janeiro de 2012, vítima de um câncer de estômago, sem ver um desfecho para a causa.

– Tenham certeza de que ele é um orgulho para o Brasil, não só para a família. Vale a pena lutar por pessoas como ele – disse, Paulo Paim, após a exibição de um vídeo sobre a vida do advogado.

Familiares, colegas de trabalho e aposentados e pensionistas do Aerus também deram depoimentos emocionados sobre ‘Dr. Maia’, como era conhecido o advogado. Os participantes do Aerus também homenagearam o senador pela atuação em defesa de sua causa. Chorando, Paulo Paim se disse indignado pelo fato de os prejudicados não terem recebido ainda seus direitos depois de tantos anos de luta. Mas disse estar certo de que a justiça será feita.

Anderson Vieira

Agência Senado

Gol solicita à Anac operação de voos regulares para os EUA

Caso aprovado, novo voo entre Brasil e EUA será operado aos domingos, segundas, quartas, quintas e sexta-feiras
Caso aprovado, novo voo entre Brasil e EUA será operado aos domingos, segundas, quartas, quintas e sexta-feiras.

A Gol protocolou solicitação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos regulares entre o Brasil e os Estados Unidos com escala na Venezuela, informou a companhia aérea em comunicado ao mercado nesta terça-feira.

Caso aprovado, o novo voo será operado aos domingos, segundas, quartas, quintas e sexta-feiras, com saída do aeroporto de Guarulhos (SP).
terra

Anac certifica TAM para serviços de manutenção


São Paulo - O TAM MRO, unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) da TAM, foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para prestar serviços de manutenção em aeronaves ATR-72 com matrícula brasileira e seus componentes. A autorização permite ampliar a oferta a terceiros e atender novos clientes. Desde julho de 2010, o TAM MRO estava certificado para o atendimento de aeronaves ATR-42.

A nova certificação da Anac autoriza o TAM MRO a fazer diversos procedimentos de manutenção em ATR-72. Entre eles, instalação e remoção de motores, hélices e trens de pouso, além de ações corretivas. Pela agência brasileira, a unidade já estava autorizada a atender aeronaves Airbus (A318 / A319 / A320 / A321 / A330), Boeing (767), Fokker (Fokker100) e ATR (ATR-42) com matrícula brasileira.

Segundo nota da TAM, atualmente, a unidade trabalha para expandir o atendimento a clientes externos com o objetivo de crescer 20% em média por ano até 2016, aumentando a receita com serviços prestados a terceiros, que hoje correspondem a 18% de seu faturamento total. A meta é elevar essa participação a mais de 40% até 2016.

Em 2011, o TAM MRO realizou 135 checks e quase 145 mil reparos de componentes. O número de checks é 19,7% superior ao obtido em 2010. No último ano, na mesma base de comparação, o atendimento a terceiros cresceu 57,1% (em número de checks realizados) e 20,4% (em número de reparos de componentes).

veja

FORTUNE MAGAZINE CLASSIFICA A UNITED EM 1o LUGAR NO RANKING DAS COMPANHIAS MAIS ADMIRADAS DO MUNDO


COMPANHIA LIDERA O SETOR EM INVESTIMENTOS DE LONGO PRAZO E COMPETITIVIDADE GLOBAL.

A revista FORTUNE elegeu a United Airlines como Companhia Aérea Mais Admirada em seu ranking anual do setor.
Além disso, a revista classificou a United em 1º lugar nas categorias competitividade global e investimento de longo prazo em uma pesquisa realizada entre 12 companhias aéreas globais.

"Gostaria de agradecer aos meus colegas pelo trabalho em conjunto que possibilitou à nossa companhia se tornar a Nº 1 do mundo no ranking da revista FORTUNE", disse Jeff Smisek, Presidente e CEO da United Continental Holdings.
Uma pesquisa conduzida entre executivos de empresas e companhias aéreas, conselhos de administração e analistas do setor determinou o ranking. Os participantes da pesquisa avaliaram as companhias com base nos seguintes critérios: inovação, gestão de pessoas, uso de ativos corporativos, responsabilidade social, qualidade da gestão, solidez financeira, investimentos de longo prazo, qualidade dos produtos e serviços, e competitividade global.

Os resultados serão divulgados na edição de 19 de março da revista e estarão disponíveis online no site http://money.cnn.com/magazines/fortune/most-admired/2012/industries/2.html.
segs

COPA AIRLINES com novo programa de passageiro frequente



A Copa Airlines dá as boas-vindas ao seu novo programa de passageiro frequente MileagePlus, que entrou em vigor no último dia 3, resultado da fusão entre United Airlines e Continental Airlines, e que reúne os melhores benefícios dos premiados programas de passageiro frequente OnePass e MileagePlus.

O MileagePlus é um dos 20 programas de passageiro frequente da rede de companhias aéreas da Star Alliance, que, por ser o mais amplo em nível mundial, oferece aos sócios mais alternativas para acumular e resgatar milhas. A Star Alliance reúne 27 companhias aéreas que operam mais de 21 mil voos diários para cerca de 180 países e se conectam com mais de 1.250 aeroportos, garantindo acesso a 990 salas VIP ao redor do mundo. Na Colômbia, conta com um expressivo número de sócios.


Esta novidade representa um fato significativo na história da Copa Airlines, já que consolida a relação com seu aliado estratégico United e reafirma o compromisso da companhia aérea de disponibilizar um serviço de padrão mundial para seus clientes.


O MileagePlus foi eleito, por 8 anos consecutivos, o melhor programa de passageiro frequente pelos leitores da revista Global Traveler. Além disso, em 2011 e pelo segundo ano seguido, recebeu o prêmio FrequentTraveler como melhor programa Elite de uma empresa


brasilturis

Falha técnica causa cancelamentos de voos da Delta para Nova York


SÃO PAULO - Problemas técnicos em aeronaves da Delta Airlines causaram o cancelamento de dois voos de São Paulo para os Estados Unidos, no domingo e nesta segunda-feira. Segundo relato de passageiros, a tripulação informou que falhas na comunicação com o satélite impediram os voos.

No domingo, o voo que sairia às 20h25 do Aeroporto Internacional de Guarulhos nem chegou a decolar. O engenheiro Ary Fagundes Bressane Neto, de 29 anos, tenta desde domingo seguir sua viagem para os Estados Unidos. Ele conta que, por volta das 21h, o comandante informou que uma peça precisaria ser trocada. Os passageiros foram impedidos de descer do avião. Tiveram que aguardar, sentados, o conserto.Depois do conserto, a aeronave taxeava na pista quando a tripulação informou que o voo seria cancelado.

- Saímos da avião por volta da 1h, sem ter comido nada. Foi um estresse. Tinha mulheres com crianças. Uma delas até passou mal - relata o analista.

Nesta segunda, ele e a esposa embarcaram no voo no mesmo horário, com destino a Nova York, mas menos de três horas de viagem, a aeronave retornou.

- Estávamos em Cuiabá, pelo que vimos no mapa, quando o piloto anunciou que retornaríamos por problemas de comunicação no satélite. Hoje (terça-feira), vou chegar mais cedo no aeroporto para fazer uma denúncia à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) antes de tentar embarcar novamente - diz Bressane Neto.

Alguns passageiros que fizeram pacote turístico reclamam da perda de diárias e hotéis americanos. A securitária Karine Ramos precisou telefonar para os Estados Unidos com receio de ter a reserva do hotel cancelada. Ela e uma amiga pretendiam ficar dez dias nos Estados Unidos, em férias.

- Deveríamos ter chegado em Nova York às 5h desta terça. Passamos nervoso, sem falar na fila longa e demorada no aeroporto para sermos atendidos. Prometeram que vamos embarcar às 20h30. O que os resta é torcer para que tudo dê certo -diz. Outros passageiros preferiram comprar bilhetes de outras companhias áreas.

Procurada, a Delta disse que está apurando o que aconteceu. A Anac também informou que vai verificar o problema com a companhia aérea.

yahoo

Fuscacóptero


Ser pobre é uma ARTE!!!

Sem comentários.

Cmte Duton

TRIP Linhas Aéreas recebe nova aeronave ATR-72 -600


Com chegada de turbo-hélice de última geração, companhia aérea chega à marca de 37 aviões desse modelo e passa a ter a maior frota de ATRs em operação no mundo
A TRIP Linhas Aéreas, maior companhia regional da América do Sul, recebeu no último dia 4, seu 37º turbo-hélice ATR, um ATR 72-600, nova geração de aeronaves da fabricante francesa. Com a chegada, a brasileira – que já possui a 3ª maior frota de aeronaves do País – passa a ter, também, a maior frota de ATRs em operação no mundo. Atualmente, a TRIP conta com 56 aeronaves, sendo 18 dos modelos ATR-72, com capacidade para 68 passageiros, 19 do modelo ATR-42, que comporta até 48 pessoas, 9 jatos Embraer 175 e 10 E-jets 190.
As características das aeronaves ATR fazem desses modelos opções mais adequadas para voos regionais, ideais para operar rotas de curta distância e baixa densidade de passageiros. ‘Além disso, são apropriadas para pousos em pistas mais curtas, como as encontradas em aeroportos de médias e pequenas cidades, o que é essencial para nossa operação’, reforça Evaristo Mascarenhas, diretor de marketing e vendas da TRIP Linhas Aéreas.
Mais sustentáveis, as aeronaves ATR emitem menor quantidade de CO2 por passageiro, 20 % menos do que outros modelos. ‘Os ATRs são mais econômicos, com menor utilização de combustível e importante redução nos níveis de poluição e ruído’, evidencia Mascarenhas. O executivo lembra, ainda, que a aeronave não possui poltrona do meio, ‘o que aumenta bastante o conforto do passageiro’, diz.
O novo ATR 72-600 da TRIP irá desempenhar rotas que abrangem as cidades mineiras de Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia. As aeronaves ATR da TRIP Linhas Aéreas são equipamentos turbo-hélices, fabricados pelas empresas Aeroespatiale (França) e a Alenia (Itália), que fazem parte do consórcio AIRBUS. A família ATR apresenta índices de regularidade e pontualidade de 99% e é utilizada em mais de 60 empresas aéreas em todo o mundo.
Sobre a TRIP Linhas Aéreas (www.voetrip.com.br)
Com mais de 13 anos de atividade, a TRIP é hoje a maior companhia aérea regional do Brasil e também da América do Sul com a maior frota de ATRs em operação no mundo. Com 56 aeronaves que operam em 88 cidades do País, é controlada pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros. A TRIP tem como um de seus investidores a norte-americana Skywest Inc., maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, que possui 20% de participação no capital da companhia. Em 2010 a TRIP registrou faturamento bruto de R$ 747 milhões.
segs

Avianca vai operar rota direta entre Bogotá e Havana


A partir do dia 30 desse mês, a Avianca vai operar diretamente a rota entre Bogotá – Havana - Bogotá. Dessa forma, a companhia aérea oferece e mais opções de viagem, tanto para o turismo emissor e receptor da América Latina e no Caribe.

A ligação entre Colômbia e Cuba será operada em aeronaves Airbus A319 com 120 passageiros, 12 na Classe Executiva e 108 na Classe Econômica, às segundas e sextas-feiras.

O vôo partirá do aeroporto Eldorado, em Bogotá, às 9h 05 e chegará no aeroporto José Martí,, em Havana, às 13h 31. O retorno de Havana a Bogotá está previsto para 18h 15, chegando à capital da Colômbia, às 20:30.

Para Fabio Villegas Ramirez, presidente da Carrier, a nova rota da Avianca procura consolidar procura consolidar opções de conectividade para o mercado turístico da América Latina, que busca alternativas de descanso e prazer em Caribe. “Estamos satisfeitos em oferecer aos nossos clientes, esta nova rota para Havana, um destino conhecido pela sua história e atrativos naturais", observou o presidente.

Os horários de voos disponíveis nos sistemas de reserva, vai permitir que os passageiros do Caribe tenham acesso a conexões para as principais cidades da Avianca, na Colômbia, bem como as principais capitais da região, tais como: Caracas, Quito, Panamá e São Paulo, entre outros.

Mais informações nos sites: www.avianca.com ou www.taca.com
mercados e eventos

Airbus e 6 companhias aéreas denunciam taxa carbono


Em carta dirigida aos chefes de governo francês, alemão, britânico e espanhol, a Airbus e seis companhias aéreas europeias se associaram para denunciar a taxa carbono instaurada pela UE, informou neste domingo à AFP uma fonte ligada ao dossiê.

A Airbus e as companhias British Airways, Virgin Atlantic, Lufthansa, Air France, Air Berlin e Iberia, afirmam na correspondência quererem "alertar" os dirigentes "para as consequências econômicas" desta taxa que representa uma ameaça "inadmissível" para seu setor de atividade.

A iniciativa, revelada no final deste domingo pelo Financial Times, faz parte de uma polêmica aberta com a revelação, nesta semana, de represálias comerciais chinesas a Airbus, segundo o grupo EADS, matriz deste grupo construtor europeu.

O presidente da EADS, Louis Gallois, disse na quinta-feira que Pequim se recusava a aprovar as encomendas de 45 aparelhos (10 superjumbos A380 e 35 aviões de longo curso A330) feitas pelas companhias chinesas, devido à taxa carbono europeia.

A taxa, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2012, obriga as companhias que operam na União Europeia, qualquer que seja sua nacionalidade, a comprar o equivalente a 15% de suas emissões de CO2, ou seja 32 milhões de toneladas, para lutar contra o aquecimento climático.

pernambuco.com

Hackers chineses tiveram acesso a dados do F-35


Segundo site Alert 5, um oficial dos Estados Unidos que não quis se identificar afirmou que os computadores da fabricante britânica BAE Systems foram invadidos por hackers chineses que roubaram dados do programa F-35, destinado à fabricação das aeronaves stealh multifuncionais em uso pela US Navy (Marinha dos Estados Unidos).

O incidente teria sido descoberto há três anos e alguns elementos do programa JSF (Joint Strike Fighter) foram comprometidos, mas dados de apenas alguns aspectos do avião foram acessados. A fabricante britânica ainda não se pronunciou sobre o possível roubo de informações.

Mesmo que o incidente tenha de fato ocorrido, a companhia britânica aparentemente ainda goza de prestígio dentro do programa. No final do mês passado a BAE Systems anunciou que fornecerá um software para o sistema de informações autonômicas logísticas do F-35 para a Lockheed Martin, em um contrato de 5,7 milhões de libras (U$$ 8,9 milhões ou R$ 16,1 milhões).

O programa computacional, chamado trilogiView, gera, distribui e permite visualização de publicações técnicas interativas essenciais para a operação e manutenção da aeronave.

Atualmente, além da BAE Systems e da Lockheed Martin, a Northrop Grumman (EUA) também fabrica os F-35. O programa de desenvolvimento do caça supersônico foi iniciado nos Estados Unidos, com a Lockheed Martin, e hoje tem participação de Austrália, Canadá, Dinamarca, Holanda, Itália, Noruega, Reino Unido e Turquia.

Os países parceiros são classificados pelo governo dos EUA em níveis de 1 a 3, representativos do empenho financeiro, qualidade e quantidade de transferência tecnológica e a participação de companhias sediadas em suas fronteiras que participam do projeto. O Reino Unido, onde fica sediada a BAE Systems, é o único parceiro de nível 1, o mais alto (Itália e Holanda são nível 2 e os demais, nível 3).

hangar do vinna

Brasil doará a Cabo Verde Aviões de Patrulha Maritima Bandeirante

O ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, manifestou ontem a intenção do seu governo de doar aviões Bandeirantes para auxiliar Cabo Verde no patrulhamento da sua zona marítima. Ele ressaltou, porém, que o processo de doação depende de aprovação do Congresso Nacional (Parlamento), além de preparação das aeronaves pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Para já, e a confirmar-se, este será um dos resultados da visita que o ministro cabo-verdiano da Defesa, Jorge Tolentino, está a efectuar neste momento ao Brasil. Hoje, sábado, a sua delegação visita a base do Exército no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Ontem, em Brasília, Tolentino e Amorim acertaram os aspectos da cooperação nas áreas da defesa e segurança entre Cabo Verde e o Brasil. Para Amorim, o Brasil pretende contribuir para o aumento da segurança na região do Atlântico onde Cabo Verde está situado, contribuindo com isso "para a paz e a segurança no Atlântico".

Além da defesa dos domínios marítimos de Cabo Verde, Jorge Tolentino mostrou particular interesse na experiência brasileira nas áreas de segurança marítima e de busca e salvamento.

Acertado ficou também que o Brasil dará apoio técnico e científico a Cabo Verde para o levantamento da sua plataforma continental. De salientar que a Marinha brasileira já fez levantamento semelhante da plataforma da Namíbia e está a trabalhar no mesmo sentido com Angola, informou a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa.

Fonte: A Nação


Cabo Verde tem uma extensa zona económica marítima mas nenhuns meios para a patrulhar. A cada vez mais frequente presença de arrastões chineses e sul coreanos nas aguas da Guiné-Bissau e, também, de Cabo Verde torna particularmente urgente a formação de meios aéreos e navais de patrulha das águas destes dois países lusófonos e, particularmente, de Cabo Verde. As aguas de Cabo Verde são também usadas cada vez mais frequentemente pelos narcotraficantes que usam a Nigéria e a Guiné-Bissau como plataforma intermédia para os mercados europeus.

Este país lusófono procura assim estabelecer parcerias com o Brasil ou com Portugal por forma a comprar aviões de patrulha naval. Isto mesmo admitiu o porta-voz do Conselho do Ministério da Defesa cabo-verdiano, o major António Silva Rocha, que disse brevemente o ministro Jorge Tolentino iria ao Brasil negociar a aquisição de aparelhos deste tipo ainda em 2012. A Cabo Verde vai também contactar Portugal com a mesma intenção, no quadro do grupo técnico de trabalho com o ministro de Defesa português sobre a Economia do Mar.

Estes aparelhos – provavelmente da Embraer – irão assim reunir-se aos helicópteros de origem chinesa que estão em fase final de negociação. Cabo Verde não tem recursos suficientes para adquirir sozinho estes meios e por isso está em busca de uma parceria lusófona que deverá produzir frutos ainda antes do final de 2012.

Na verdade e havendo esta e a necessidade da Guiné-Bissau e uma total ausência de meios na Guiné e escassa no Cabo Verde o bom senso mandaria que estes meios aéreos deviam ser adquiridos em comum, usados em comunhão, com o apoio logístico português (manutenção, gestão e treinamento) e material (aviões) e financeiro do Brasil. Estes poderiam ser assim os primeiros de uma verdadeira “força aérea lusófona”, rentabilizando ao máximo estes meios, garantindo negocio no Brasil (Embraer) e em Portugal (Ogma) e defendendo a soberania destes dois países lusófonos da África Ocidental aos quais se poderia depois juntar São Tomé e Príncipe, numa fase posterior.

Fonte: Quintus

hangar do vinna

Foto exibe avião danificado 4 meses antes de queda em Nova Odessa, SP

Imagens feitas por peritos da Polícia Civil em novembro do ano passado mostram o monomotor, que caiu em Nova Odessa, no interior de São Paulo, no último sábado (10), com a asa esquerda danificada. O problema na peça pode ter causado o acidente segundo a polícia, que agora busca o responsável pelo conserto da aeronave. O suspeito pode ser indiciado por homicídio culposo (sem a intenção de matar).

A aeronave caiu próxima ao quilômetro 116 da Rodovia Anhanguera, em um sítio perto da divisa com a cidade de Americana. Duas pessoas morreram: o empresário Silvio Gaspar, da empresa de aviação RV Brasil, de 62 anos; e o instrutor de voo Luiz Ricardo Pazini, de 27 anos. O monomotor estava em um voo de instrução e havia saído do Aeroporto Municipal de Americana.

Nesta segunda-feira (13), o delegado seccional de Americana, Paulo Fortunato, levantou a nova linha de investigação. Para ele, o incidente ocorrido no ano passado, quando a porta do hangar se deslocou pressionada pelo vento da turbina de um jato e atingiu as aeronaves que estavam no local, pode ter causado um problema mecânico. Este defeito no avião teria resultado na queda do monomotor no sábado.

Avião, que caiu em Nova Odessa e resultou na morte de duas pessoas (Foto: Reprodução EPTV)Asa do monomotor invadiu janela do helicóptero
no hangar (Foto: Reprodução EPTV)

Nesta terça, Fortunato informou que o laudo feito pela polícia à época mostra que o dano causado na aeronave do acidente deste final de semana foi na asa esquerda, justamente a peça que não foi localizada por inteiro entre os restos da aeronave no local do acidente. O delegado aguarda agora o laudo final da perícia, que deve sair em 30 dias.

“Pode ser que algum mecânico tenha procedido aos reparos. Se isso tiver mesmo acontecido, o responsável poderá ser indiciado por homicídio culposo”, explicou o delegado.

g1