WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
terça-feira, 20 de julho de 2010
Preso homem que estava com 18 Macaquinhos no aeroporto da Cidade do México
Um homem foi detido no aeroporto internacional da Cidade do México depois que as autoridades notaram uma protuberância "misteriosa" em suas roupas.
Havia 18 pequenos macacos em extinção amarrados ao corpo do homem através de um cinto. Esta história faz com que a cabeça encontrada em uma mala, há algumas semanas parece normal.
Roberto Cabrera, de 38 anos , chegou na sexta-feira em Lima no Peru, quando a segurança do aeroporto notou a protuberância e realizou uma pesquisa que revelou o corpo de18 macacos "acondicionados" em diferentes bolsas amarradas à cintura. Dois dos macacos já estavam mortos.
Cabrera foi acusado de tráfico de uma espécie em extinção.
Cabrera defendeu seu comportamento , alegando que embora pareça esquisito, disse à polícia que ele não transportou os macacos em uma mala de roupas para evitar a radiação das máquinas de raios-X.
CNN
British Airways : Tripulação rejeita proposta
A contenda em curso entre a British Airways e a sua tripulação de cabine parece que não termina tão cedo após os trabalhadores terem recusado a mais recente proposta de negócio da transportadora.
Ambos os lados foram indo e voltando nesses 18 meses de negociação por melhores salários, condições de trabalho e a reintegração de vantagens de viagens.
A votação de 20 de junho foi de 3.419 votos contra 1.686 a favor da proposta . Isto é uma notícia terrível para a BA, na semana passada, o CEO Willie Walsh, disse à mídia que esperava terminar este conflito o mais rapidamente possível.
bussiness week
Turkish Airlines introduz "Comfort Class"
Atenção Aeronautas do Grupo Varig
O SNA continua alertando sobre o prazo para ajuizar as ações trabalhistas contra o grupo Varig, que irá prescrever no dia 30 de julho.
Esclarecemos que o prazo prescricional foi interrompido pelo protesto judicial processo n. 00788-001-10-00-1 proposto pelo SNA perante a 1VT de Brasília/DF em junho de 2008. No entanto, com o reinício da contagem do prazo iniciando da data de interrupção, o prazo de dois anos para ajuizamento das reclamações trabalhistas terá seu termo final em julho de 2010.
sna
Webjet vai cobrar pela comida servida a bordo
Terceira companhia de aviação comercial do País, com 6,14% de participação de mercado, a Webjet Linhas Aéreas iniciará a partir do dia 3 de agosto um projeto experimental para a venda de alimentos a bordo de seus aviões, em parceria com a LSG Sky Chef''s.
A princípio, o novo serviço será oferecido em dois voos da companhia que fazem a ligação entre São Paulo e Salvador. A mudança no serviço de bordo coincide com a contratação de dois novos executivos para a diretoria da Webjet: entraram Fernando Sporleder, ex-TAM, na vice-presidência de operações, e André Fernando de Almeida, que teve passagem por empresas como Telemig Celular e PricewaterhouseCoopers, na diretoria de vendas e marketing.
aeronauta
Smiles: A Volta da Promoção Tão Esperada! Trechos a Partir de 4 mil Milhas
A grande maioria dos leitores estava aguardando a volta dessa real promoção de emissão de trechos nacionais (exceto Fernando de Noronha) e internacionais (exceto Caribe) com milhas reduzidas.
Emissão de 16 de junho a 30 de setembro de 2010.
Válida para vôos de 03 de agosto a 30 de setembro de 2010 operados pela Varig ou Gol.
Trechos nacionais podem ser emitidos a partir de 4 mil milhas e internacionais a partir de 6 mil milhas.
Leia as regras da promoção e boas viagens aos associados Smiles!
Fiquem de olho no Fidelidade Tam que costuma responder sem fazer muito alarde as promoções do Smiles!
aquela passagem
Fidelidade TAM: Já Emite Trechos A partir de 4 mil Pontos
Como cantamos a bola no post sobre a promoção Smiles, o Fidelidade Tam foi previsível e já está permitindo há alguns dias a emissão de trechos nacionais usando apenas 4 mil pontos. Hoje ele aproveitou para divulgar o fato.
Agora bem que o Fidelidade poderia voltar com aquela promoção bem balanceada de emissão de passagens internacionais usando pontos mais dinheiro que já fez sucesso no passado. Hora dela mostrar que também tem promoção para oferecer e que não apenas corre atrás da concorrência!
aquela passagem
Mico Boliviano: Como é que liga?
O presidente Evo Morales, da Bolívia, está deprimido. Comprou um brinquedinho e não pode brincar. O brinquedo, no caso, é um jatinho de fabricação francesa que custou ao erário boliviano US$ 38 milhões. A depressão se deve ao fato de que não existe no país um único piloto que saiba decolar com esse tipo de avião. Sugestão a Morales: passear de carona com o colega venezuelano Hugo Chávez que tem um jatinho idêntico.
blog do vinna
Entrevista com aeromoça brasileira da Qatar
A Qatar Airways realizou recentemente Open Day para contratar comissários de voo brasileiros.
portal meio aéreo
Gol planeja aposentar o 737-300
A Gol Linhas Aéreas revelou planos para aposentar finalmente o 737-300.
Em uso na companhia desde sua fundação em 2001, a aeronave vem sendo gradualmente substituída pelo 737NG, mais econômicos e tecnologicamente mais avançados.
Durante os últimos dois anos, o 737-300 foi sendo tirado da malha aérea da companhia, permanecendo em voos específicos como para Porto Seguro, porem, esse ano, a aeronave é utilizada em caráter de reserva, substituindo outros jatos em situações de urgência.
Atualmente a Gol possui somente um 737-300, que será devolvido a seu arrendador até o final de agosto.
De acordo com Fernando Rockert de Magalhães, diretor vice-presidente técnico da Gol, o próximo passo da companhia é certificar seu Centro de Manutenção, localizado no aeroporto de Confins/MG, junto à FAA, órgão da aviação americana, até o final de 2011, abrindo a possibilidade de dar manutenção à aeronaves de terceiros, pois o Centro ja é homologado pela ANAC para a manutenção a jatos 737-300, 737NG e 767.
flight life
EADS completa dez anos
Há dez anos a EADS – European Aeronautic Defence and Space Company (Companhia Européia de Aeronáutica, Defesa e Espaço), surgia, fruto de uma parceria entre Alemanha, Espanha e França.
Composta de diversos segmentos, a EADS é conhecida por abrigar a Airbus, uma das maiores fabricantes de jatos comerciais do mundo, assim como é acionista na Dassault Aviation.
A EADS possui sua sede principal na cidade de Leiden, na Holanda.
flight life
Que maré! Comissária da AF é presa por furto
Polícia prende comissária de voo que roubava passageiros enquanto dormiam
Uma comissária de voo da companhia aérea francesa Air France foi presa após roubar bens como joias, relógios, cartões de crédito, cheques e dinheiro de passageiros enquanto eles dormiam em ao menos 142 voos.
Identificada apenas como Lucie R., 47, a comissária confessou os furtos perante a polícia. Lucie contou que atuava principalmente na classe executiva, em voos de longa distância da França para diferentes pontos da Ásia, segundo o jornal "Le Figaro".
A aeromoça esperava a que os passageiros dormissem para retirar suas posses, especialmente dinheiro vivo.
A investigação da Polícia começou no último dia 5 de janeiro, quando cinco passageiros de um Boeing 777 da Air France, que fazia a rota entre Tóquio e Paris, denunciaram o roubo de cerca de 4.000 euros em moeda estrangeira.
Após meses de investigação, a polícia interrogou Lucie na sexta-feira passada (16). Ela foi formalmente acusada em 26 casos por delitos de roubos e tentativa de roubos agravados, reconhecidos por ela mesma.
Desde janeiro passado houve furtos em ao menos 142 voos. A assaltante confirmou que iniciou a prática em março de 2009 "por problemas financeiros".
Segundo o "Le Figaro", Lucie tinha um estilo de vida muito superior à de sua renda, e que possuía joias com pedras preciosas e outros bens caros. Também foram encontrados em seu apartamento cartões de crédito e talões de cheques de outras pessoas.
contato radar
20 DE JULHO DE 1873 - NASCE ALBERTO SANTOS-DUMONT
Alberto Santos Dumont foi o sexto filho de Henrique Dumont, engenheiro formado pela Escola Central de Artes e Manufaturas de Paris, e Francisca de Paula Santos. O casal teve ao todo oito descendentes, três homens e cinco mulheres: Henrique dos Santos Dumont, Maria Rosalina Dumont Vilares, Virgínia Dumont Vilares, Luís dos Santos Dumont, Gabriela, Alberto Santos Dumont, Sofia e Francisca.
Em 1874 a família se mudou da Fazenda de Cabangu, localizada em Palmira, Minas Gerais, onde vivia, para Valença, no Rio de Janeiro. Aí adquiriu a Fazenda do Casal, junto à estação ferroviária de mesmo nome. Foi nesse lugar que Santos Dumont começou a dar mostras, por assim dizer, dos trabalhos aeronáuticos que tanto destaque lhe trariam, pois, conforme declarações dos seus pais, com apenas um ano de idade ele costumava furar balõezinhos de borracha para ver o que tinham dentro. E foi em Valença que ocorreu o batismo de Santos Dumont, na Matriz de Santa Teresa, em 20 de fevereiro de 1877, pelo padre Teodoro Teotônio da Silva Carolina.
Em 1879 os Dumont venderam a Fazenda do Casal e se estabelecerem no Sítio do Cascavel, em Ribeirão Preto, onde compraram a Fazenda Arindeúva, de José Bento Junqueira, de mil e duzentos alqueires. A propriedade, que logo ganhou o nome de Fazenda Dumont, em poucos anos se transformaria no maior estabelecimento agrícola do Brasil.
Santos Dumont lembraria com saudosismo os tempos passados na fazenda paterna, onde desfrutava da mais ampla liberdade.
Ao ler as obras do escritor francês Júlio Verne, nasceu em Santos Dumont o desejo de conquistar o ar. Os submarinos, os balões, os transatlânticos e todos os outros meios de transporte que o fértil romancista previu com tanta felicidade exerceram uma profunda impressão na mente do rapaz. Anos depois, já adulto, ele ainda lembrava com emoção as aventuras vividas em imaginação:
Pelos livros de Camille Flammarion e Wilfrid de Fonvielle ele conheceu a história da navegação aérea. Aprendeu que fora na França que o balão a hidrogênio havia sido inventado, que os primeiros vôos haviam sido efetuados e que as maiores aeronaves haviam sido construídas. Sentiu-se atraído por esse país de grandeza e progresso.
Demoiselle
De Março a Junho de 1907 fez experiências com o aeroplano com asa de madeira n° 15, e com o dirigível n° 16, misto de dirigível e avião, mas desiste desses projetos por não obter bons resultados. O número 17 seria cópia do número 15.
Em Setembro, no Rio Sena, faz experiências com o n° 18, um deslizador aquático.
Testa o primeiro modelo de um aeroplano em Novembro de 1907, um pequeno avião apelidado pelos franceses de Demoiselle, devido a sua graciosidade e semelhança com as libélulas. Todavia, durante as primeiras experiências, o "nº 19" sofreu um acidente, ficando seriamente avariado. Pesando 110 quilos, o Demoiselle era uma aeronave com motor de 35 HP e estrutura de bambu.
Em Dezembro de 1908 exibe um exemplar do Demoiselle na Exposição Aeronáutica, realizada no "Grand Palais" de Paris.
Obtém o primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aeroclube da França em Janeiro de 1909.
Aproveitando características e formato do "nº 19", foi criado o "Demoiselle nº 20". Sua fuselagem era construída de longarinas de bambu com juntas de metal e as asas cobertas de seda japonesa, tornando-o leve, transparente e de grande efeito estético.
Em Setembro do mesmo ano estabelece o recorde de velocidade voando a 96 km/h num ‘‘Demoiselle’’. Faz um vôo de 18km, de Saint-Cyr ao castelo de Wideville, considerado o primeiro reide da história da aviação.
Com esta pequena aeronave ele ia visitar amigos em seus Castelos, bateu recordes de velocidade e de distância de decolagem.
O Demoiselle era um avião pequeno, de tração dianteira, com a hélice girando no bordo de ataque da asa alta de grande diedro, o leme e o estabilizador eram de contorno poliédrico, montados em uma estrutura em forma de cruz e unidos à fuselagem por meio de uma junta que permitia o movimento do conjunto em todas as direções.
O piloto ia sentado abaixo da asa logo atrás das rodas. O comando era composto por um volante que controlava, através de cabos, o conjunto leme/estabilizador. Os cabos de sustentação da asa e reforço de estrutura eram cordas de piano. construído em apenas em quinze dias, o Demoiselle nº 19 tinha como fuselagem uma única haste de bambu, com seis metros de comprimento, e a asa era formada por uma estrutura simples.
O motor a explosão, de 20 hp, refrigerado a água, era de dois cilindros opostos e foi projetado pelo próprio Santos Dumont e construido pela fábrica Dutheil & Chalmers. Possuia ainda um estabilizador na frente e embaixo do avião e dois lemes laterais situados logo abaixo da asas. Tais ítens foram logo abandonados, pois não contribuiram em nada para aumentar a estabilidade do aparelho.
Posteriormete, Santos-Dumont alterou-o, desenhando novamente a asa para aumentar sua resistência e colocou um motor Antoniette de 24 hp na parte de baixo, entre as pernas do piloto, transmitindo o torque à hélice por meio de uma correia. Este ficou conhecido como nº 20 e foi descrito pela Scientific American de 12 de dezembro de 1908 como: "... de longe a mais leve e possante máquina desse tipo que jamais foi produzida.", e mais, "Um número de pequenos vôos foram feitos e não se apresentou nenhuma dificuldade particular em mantê-lo no ar.
Por causa do tamanho reduzido de seu monoplano, Santos-Dumont foi capaz de transportá-lo de Paris "para Sait-Cyr na parte traseira de um automóvel (...) Esta é a primeira vez que temos conhecimento de que um automóvel tenha sido usado para transportar um aeroplano montado, da cidade para um lugar apropriado no campo, onde o aviador pudesse levar adiante seus experimentos."
Ainda apresentando alguns problemas de estrutura e baixa potência, que Santos=Dumont tentou compensar, o modelo nº 21, possuia uma fuselagem triangular composta por três hastes de bambu e nova asa, mais resistente e de maior envergadura, além da redução no comprimento do avião. Retorna a solução inicial de motor de dois cilindros contrapostos, instalado sobre as asas, atuando diretamente sobre a hélice.
O projeto do nº 22, era basicamente igual ao nº 21. Santos-Dumont apenas experimentou, nos dois modelos, vários motores de cilindros opostos e refrigerados a água, com potências variando entre 20 e 40 hp, constrídos por Dutheil & Chalmers, Clément e Darracq. Assim estes dois modelos demonstraram qualidades bastantes satisfatórias para a época, sendo produzidos em quantidade, uma vez que Santos-Dumont, por pincípios, jamais requereu patente por seus inventos.
Apresentou um exemplar do Demoiselle na Exposição Aeronáutica, realizada no Grand Palais de Paris em Dezembro de 1907.
Santos Dumont obteve o primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aeroclube da França em Janeiro de 1909.
Em Setembro do mesmo ano estabeleceu o recorde de velocidade voando a 96 km/h num ‘‘Demoiselle’’. Fez ainda um vôo de 18km, de Saint-Cyr ao castelo de Wideville, considerado o primeiro reide da história da aviação.
ifr online
Queda de avião deixa dois mortos nos EUA
Dois homens morreram no sábado (17), quando o pequeno avião em que estavam caiu em uma rua da cidade de South Portland, no Maine (EUA) pouco depois de decolar do Portland International Jetport, informaram as autoridades.
O Aerostar Yak-52, prefixo N52MY (foto acima), uma aeronave soviética de treinamento introduzida em 1970, caiu por volta das 15:30 (hora local) na Western Avenue, uma rua movimentada, onde estão localizados shoppings, lojas, escritórios e duas fábricas de semicondutores.
O acidente com o avião de dois lugares matou o piloto, Mark Haskell, 42, e Thomas Casagrande, 66 anos, de acordo com o médico legista do estado. Suas cidades de origem não foram divulgados. Não houve relatos de feridos no chão.
"Ele veio forte e direto para o chão", disse ele .
Investigadores da FAA (Federal Aviation Administration) foram chamados ao local.
desástres aéreos
O avião S-38 “Flying Zebra” vai cruzar o Atlântico
Em agosto a réplica do avião anfíbio Sikorsky S-38 “Flying Zebra” vai partir para uma viagem que cruzará o Oceano Atlântico para levantar fundos para as entidades de caridade da Europa, Aviation Without Borders e Luftfahrt ohne Grenzen (LOG – Asas de Ajuda).
A aeronave, pilotada pelo proprietário Tom Schrade e auxiliado pelo piloto campeão mundial de planadores Bruno Gantenbrink e pelo astronauta e cosmonauta Dr Ulf Merbold, partirá de Minneapolis, nos EUA, e voará através do Canadá, Groelândia, Islândia, Escócia, Inglaterra, para chegar em Frankurt, Berlin e Hamburgo, na Alemanha. A aeronave é uma combinação de asas originais e uma réplica da fuselagem.
Famosa por sua aparição no filme O Aviador, de 2004, a aeronave S-38 com o esquema de pintura de uma Zebra comemora a tentantiva de circunavegação ao redor do planeta numa aeronave S-38 em 1930, feita pelos aventureiros e fotógrafos norte-americanos Martin e Osa Johnson.
Cada milha necessária para completar o voo poderá ser patrocinada com €10, com o doador recebendo um certificado assinado pelo piloto.
cavok
A festa dentro do avião da seleção espanhola
O jornal espanhol Marca filmou a viagem de volta para casa da Fúria, após o título mundial. Brincadeiras e muita festa no voo. Teve até trenzinho! Um momento do vídeo chamou atenção. Repararam na foto abaixo? Casillas e amada Sara Carbonero voltaram juntinhos. Fofos!
clube do bolinha
Incidente com Boeing 737 da Turkish Airlines em Viena
O motor direito danificado
Pouco depois, a tripulação de outro avião, um Boeing 767-300, que aguardava para decolar, relatou à Torre de Controle que havia objetos estranhos na pista.
A pista 34 foi imediatamente fechada e, numa inspeção, foram encontrados vários pedaços da capota do motor espalhados pela pista.
O motor do lado direito (CFM56) do TC-JFV foi identificado como o que perdeu parte da sua carenagem na área do reversor.
Não houve feridos e após inspeção, a pista 34 foi reaberta.
O Airbus A320-200, prefixo TC-JPN, foi enviado para Viena em substituição a aeronave avariada, e é esperado um atraso de cinco horas no voo de retorno a Turquia.
Veja fotos com a sequência dos acontecimentos:
O Boeing 737-8F2, prefixo TC-JFV, da Turkish Airlines, segundos antes de tocar a pista
É possível identificar claramente a carenagem do motor direito solta
Na área dos winglets uma peça solta pode ser vista
Em cima da cauda, duas partes da cobertura do motor podem ser vistas 'voando'
Logo após a aterrissagem do avião da Turkish, O Airbus A320-214, prefixo OE-LBS, da Austrian Airlines decolou pela mesma pista, sem colidir com os detritos, felizmente
O Boeing 767-3Z9/ER, prefixo OE-LAZ, da Austrian Airlines, partiu logo após o Airbus A320, também sem sofrer nenhum dano
Os bombeiros removeram os detritos da pista
Em busca de outros fragmentos
Os bombeiros recolheram todas os pedaços dos fragmentos da aeronave turca
Toda a pista foi inspecionada em busca de objetos estranhos. Ao fundo, um Airbus na aproximação final à pista 29
desástres aéreos
Como escolher os melhores lugares no avião
Os lugares mais frios
Evite os lugares junto às portas de entrada e de emergência se não quiser passar frio. Apesar das portas serem seladas, estes pontos são mais vulneráveis à temperatura negativa do exterior.
Os lugares com a melhor vista
O passageiro só aprecia verdadeiramente a vista se estiver sentado à frente das asas. A configuração das cadeiras muda de acordo com o avião, mas fique no máximo na sétima fila para garantir a vista.
Os lugares com mais barulho
Na zona das asas, o motor ouve-se com mais facilidade, pois é onde ele está. Evite esta zona se quiser silêncio.
Os lugares com mais espaço para as pernas
A saída de emergência dá ao passageiro um espaço 23% maior, em média, do que os outros lugares. Mas os lugares só podem ser reservada no próprio dia da viagem, tal como na primeira fila.
Os lugares mais seguros
Os lugares do fundo do avião têm uma probabilidade maior de sobrevivência em caso de acidente, 69%. Na frente do avião que é a área mais perigosa a probabilidade é de 49%.
Lugares mais limitados
Na primeira fileira e na saída de emergência, os bancos reclinam menos e os braços da cadeira são fixos (não podem ser erguidos).
Os lugares mais espaçosos para a bagagem
Escolha lugares nas últimas filas. Em alguns voos, quem entra primeiro no avião é quem vai fica no fundo do avião. Se a primeira vaga de passageiros tiver muita bagagem, o resto sofre para encontrar um local para colocar a bagagem.
O luxo do avião de Rosalba chama a atenção
O luxo do avião que conduz a senadora e candidata ao governo do Estado Rosalba Ciarlini (DEM) pior todos os recantos do Rio Grande do Norte tem chamado mais a atenção por onde aterrissa do que ela.
Só é o que o povo falou neste final de semana no Seridó aonde a aeronave pousou.
Mas…
Pra quem declarou na justiça eleitoral que vai torrar R$ 12 milhões de reais na campanha para o governo do Estado isso não é nada.
blog do robson
Lula põe avião da FAB na campanha de Dilma
O uso abusivo do avião na campanha é caracterizado pelo transporte, para comícios como o de sexta (16), no Rio, do maior cabo eleitoral e principal instrumento da propaganda da candidata.
Quando foi ao comício de sexta, no Rio, Lula nem se preocupou em inventar evento oficial. A agenda previa só "19h Compromisso privado".
Além do uso do avião e de viaturas, a visita presidencial envolve uma centena de pessoas (e diárias), entre assessores, seguranças etc.
Terroristas são fascinados por aviões, diz especialista
O 11 de Setembro e outros atentados impulsionaram mudanças na segurança de aeroportos e aeronaves.
Desde o 11 de Setembro, quando o maior ataque terrorista da história deixou quase 3 mil mortos em Nova York e Washington, autoridades em todo o mundo – e em especial nos EUA – pautam o reforço da segurança de aeroportos e aviões às contínuas tentativas de usar as aeronaves como arma do terrorismo.
Mas esse contínuo esforço para evitar novos ataques ironicamente vem transformando os aviões em um objeto cada vez mais cobiçado pelos terroristas. “Se alguém explode uma bomba em um shopping, não obtém o mesmo efeito porque não há tanto esforço e dinheiro por trás da segurança dos shoppings”, explicou, em entrevista ao iG, Arnold Barnett, professor de Ciência e Administração do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Segundo Barnett, considerado o principal especialista americano em segurança da aviação, os terroristas são “fascinados” por aviões. “Um ataque em um avião passa uma mensagem mais forte. As pessoas ficam consternadas e com a sensação de que não estão seguras em nenhum lugar, de que não há nada que o governo possa fazer para protegê-las.”
De acordo com o jornal “The New York Times”, o governo americano gastou US$ 40 bilhões para reformular a segurança aérea desde os ataques de 11 de Setembro de 2001. O maior atentado terrorista da história também motivou a criação da Administração de Segurança de Transportes, agência que assumiu a responsabilidade por decisões que antes eram tomadas pelas próprias companhias, e unificou os processos de segurança em todo o país.
Antes do 11 de Setembro, a maioria dos aeroportos contava com sistemas simples: passageiros passavam por detectores de metais ou eram revistados, enquanto bagagens eram inspecionadas por aparelhos de raio x ou cães farejadores.
Tais procedimentos não impediram que terroristas embarcassem com facas e canivetes nos quatro aviões que foram sequestrados no 11 de Setembro. Depois dos ataques, a segurança do cockpit, como é conhecida a cabine dos pilotos, foi reforçada. As portas que separam a área do resto da aeronave são mais fortes e, em alguns casos, até duplicadas: uma só se abre após a anterior se fechar.
Segundo o professor Barnett, a inspeção de bagagem também recebeu atenção redobrada. “Hoje é preciso chegar mais cedo ao aeroporto para despachar as malas, pois os testes são demorados”, explicou. Segundo ele, como em cada país os procedimentos de segurança são similares, mas não idênticos, é comum que os EUA façam uma segunda verificação nas malas se o voo tiver origem em um país cujas regras são consideradas menos rígidas.
Após 11 de Setembro, segurança das cabines e inspeção de malas ganharam atenção redobrada
É o caso do Canadá, onde uma falha na inspeção do aeroporto de Toronto permitiu que supostos militantes do sikhismo (religião criada na Índia que combina hinduísmo e islã) despachassem uma mala com explosivos que causaram o pior atentado da história canadense, em 23 de junho de 1985. A bomba destruiu um avião da Air India sobre o Oceano Atlântico, próximo a Irlanda, que seguia em direção a Mumbai, matando todas as 328 pessoas a bordo – a maioria canadense.
Um relatório publicado em junho deste ano determinou que uma das principais falhas de segurança na época foi a não utilização da medida conhecida como “reconciliação de passageiro e bagagem”, segundo a qual o avião só decola depois de ser confirmado o embarque dos passageiros relacionados a cada uma das malas despachadas.
A medida também não foi utilizada no atentado de Lockerbie, na Escócia. Em 21 de dezembro de 1988, homens ligados ao governo da Líbia despacharam malas com explosivos no Aeroporto de Heathrow, em Londres, mas não embarcaram no voo da Pan American World Airways, cujo destino era Nova York. O avião explodiu sobre a cidade escocesa, matando todos os 259 a bordo e mais 11 em terra. Atualmente na maioria dos países, a decolagem só é feita após a reconciliação de passageiros e bagagens.
Sapato, líquidos, listas
Atentados terroristas frustrados também estimularam mudanças na segurança dos aeroportos. Em 22 de dezembro de 2001, o britânico Richard Reid tentou acionar explosivos que escondia no sapato durante um voo da American Airlines que seguia de Paris para Miami. Após o incidente, o governo americano impôs como norma que os passageiros tirem os sapatos ao passar por postos de controle antes do embarque.
Em 9 de agosto de 2006, o serviço secreto britânico prendeu um grupo de terroristas britânicos que planejava misturar líquidos explosivos durante sete voos da Inglaterra para os EUA e Canadá, explodindo os aviões sobre o Atlântico. Como resultado, passageiros de todo o mundo – incluindo do Brasil – só podem carregar líquidos em pequenas quantidades na bagagem de mão.
Em maio de 2010, o paquistanês naturalizado americano Faisal Shahzad, acusado de ter abandonado um carro com explosivos na Times Square, em Nova York, conseguiu embarcar em um voo para Dubai mesmo após ter seu nome incluído em uma lista de passageiros com restrições para voar.
A falha ocorreu porque, até então, as companhias aéreas tinham 24 horas para verificar a lista de passageiros proibidos após receberam a notificação de que um novo nome fora adicionado. Agora, o prazo é de duas horas.
Scanners corporais
Falha semelhante ocorreu no Natal de 2009, quando o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab foi preso ao tentar explodir um avião que fazia a rota Amsterdã-Detroit. Em novembro, o nome do nigeriano foi incluído na mais ampla lista de monitoramento, mas não em uma relação menor de passageiros que precisam passar por revista detalhada antes de entrar nos EUA – ou podem até mesmo ser proibidos de embarcar em voos para o país. O episódio motivou uma revisão nas normas de inteligência dos EUA, entre elas um reforço nos critérios para inclusão de pessoas nas listas de observação.
O fato de os aparelhos de inspeção não terem detectado os explosivos que o nigeriano escondeu na cueca estimulou o uso de scanners corporais nos EUA e em alguns países da Europa. Os aparelhos – que chegam a quatro aeroportos brasileiros este mês – provocam polêmica porque capturam imagens “sob as roupas” dos passageiros. Além de alguns viajantes se irritarem com a falta de privacidade, também há reclamações sobre a maior lentidão do processo de embarque. Como cada passageiro leva mais tempo para passar pelos postos de controle, as filas aumentam.
Funcionário do governo americano demonstra uso de scanner corporal em em Chicago, Illinois (15/03)
Favorável ao uso de scanners corporais, o professor Barnett acredita que o incômodo é um preço razoável a se pagar para evitar uma catástrofe. “As consequências de um ataque terrorista com aviões são enormes. Se o 11 de Setembro não tivesse ocorrido, talvez não houvesse as guerras no Afeganistão e no Iraque”, argumentou.
Futuro
Para o professor, parte da resistência dos americanos em relação aos scanners corporais está relacionada à sensação de que o risco de um atentado terrorista já não é tão grande. Afinal, quase dez anos após o 11 de Setembro, nenhum grande ataque ocorreu.
O especialista acredita, porém, que as medidas de segurança já existentes tendem a ser aperfeiçoadas, mas não eliminadas. “É preciso ter em mente que a ameaça é para sempre”, afirmou. “Por isso, as autoridades tentarão tornar os procedimentos menos incômodos.”
Nos EUA, foi determinado que o funcionário que analisa a imagem obtida pelo scanner corporal não pode ser o mesmo que aborda o passageiro, numa tentativa de reduzir constrangimentos. Além disso, já estão em fase de testes máquinas capazes de detectar explosivos em sapatos sem que as pessoas precisem descalçá-los e de determinar se líquidos em bagagens de mão são perigosos.
Além disso, um projeto de lei que aguarda votação no Congresso obriga a Administração de Segurança dos Transportes a apoiar um programa privado que acelera o processo de embarque para pessoas “confiáveis” dispostas a pagar pelo serviço. A proposta segue outro caminho estudado pelas autoridades: distinguir quais passageiros são de alto risco e liberar os demais de algumas medidas.
Para o professor Barnnett, a ideia levanta nova questão: “Hoje o governo confia em mim e me deixa passar no aeroporto”, afirmou. “Mas se amanhã eu virar terrorista, como vão saber que ainda sou confiável?”
último segundo
Autoridades francesas apreendem 134 kg de cocaína nos bancos de avião colombiano
| O valor comercial estimado dos 134 quilos de cocaína é de cerca de oito milhões de euros. |
Avião movido a energia solar está no ar há sete dias
Há duas semanas o Solar Impulse, um avião movido a energia solar, voou por 26 horas sem parar. Um feito impressionante para um avião com uma pessoa à bordo, mas comparado ao que realizou a aeronave não tripulada Zephyr, pode ser considerado uma brincadeira de criança. O Zephyr quebrou todos os recordes na última semana ao ficar no ar por sete dias e ainda está voando no momento em que você lê esta matéria, na tentativa de fincar a marca de 14 dias de vôo contínuo, sem nenhum tipo de reabastecimento de combustível - apenas com a força da energia solar.
Com 22,5 metros de envergadura e apenas 50 quilos, o Zephyr tem painéis de energia solar extremamente finos e leves em suas asas. A energia é usada para recarregar baterias de litium, que são usadas para mover as engrenagens da aeronave durante a noite. As mais de 168 horas de vôo do Zephyr perfazem o dobro do recorde não oficial de vôo não tripulado de maior duração, que é de 82 horas, 37 minutos em 2008.
As aplicações potenciais para uma aeronave não tripulada incluem a observação da terra e uso para as comunicações, tanto para os setores civis quanto para os militares. A versão atual do Zephyr é 50% maior que a anterior, feita em 2006.
estadão
Avião bateu num contentor
O avião da TAAG quando bateu num contentor no aeroporto de Ondjiva
Fotografia: Venâncio Amaral
Um avião da TAAG com 66 passageiros a bordo bateu com uma asa num contentor quando rodava na placa do aeroporto de Ondjiva. O acidente aconteceu por volta das oito horas da manhã de sexta-feira. Os passageiros tiveram que desembarcar e aguardar que o avião fosse inspeccionado para verificar se continuava apto a voar em segurança.
De acordo com o director da Empresa Nacional de Navegação Aérea, António Sangabi, o sistema de reabastecimento das aeronaves do aeroporto de Ondjiva ainda não é o adequado, uma vez que obriga os aviões a movimentarem-se até ao posto de combustível instalado numa das extremidades da placa, num contentor. O responsável da ENANA informou que a situação já foi participada ao Instituto Nacional de Aviação Civil para apurar se a falha foi da responsabilidade do piloto ou do guia da pista.
O avião apenas sofreu danos ligeiros numa mangueira de aço da asa, mas que não afectou a operacionalidade do aparelho. António Sangabi disse que para evitar incidentes semelhantes é preciso montar em Ondjiva um sistema de reabastecimento que não obrigue os aviões a manobras na placa.
A Sonangol montou no aeroporto de Ondjiva um sistema de armazenagem e abastecimento de aviões através de um sistema de tubagem subterrâneo que aguarda apenas pela sua inauguração.
O sistema vai permitir que as aeronaves recebam combustível na placa, sem terem de fazer manobras arriscadas.
jornal de angola